Sie sind auf Seite 1von 71

Curso: Tecnlogo em Manuteno Industrial Mdulo: Tcnicas de Comunicao e Expresso

Professor: Afonso Vieira


studiocompasso@gmail.com https://www.facebook.com/afonso.vieira.3152

Mdulo: Tcnicas de Comunicao e Expresso


O que vamos estudar:

Produo de textos em diversos gneros;


Metodologias para apresentao de trabalhos acadmicos; Tcnicas de comunicao em pblico;

Linguagem verbal e no-verbal; Etiqueta nos Negcios;

TCC - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO


Introduo
O propsito deste mdulo apresentar subsdios para elaborao do TCC, de maneira a favorecer o desenvolvimento de competncias especficas, visando formao de profissionais capazes de buscar, compreender e aplicar o conhecimento cientfico. O Trabalho de Concluso de Curso TCC requisito essencial e obrigatrio para obteno do diploma de tecnlogo. Trata-se de uma atividade escolar de sistematizao do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente rea de formao profissional. A critrio de cada Habilitao Profissional, o TCC poder deve ser elaborado de forma individual.

TCC - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO


1. ESCOLHA DO TEMA O aluno dever definir o tema de seu trabalho levando em considerao os seguintes aspectos:

A. Tendncias, preferncias pessoais e profissionais. O trabalho a ser desenvolvido dever permitir o alcance do objetivo curricular e o aprimoramento da formao profissional, fomentando a qualificao do aluno para o mundo do trabalho. O entusiasmo, a dedicao, o empenho, a perseverana e a deciso para superar obstculos dependem, naturalmente, do ajustamento do perfil do pesquisador ao tema escolhido. A observncia deste aspecto impulsionar sobremaneira o desenvolvimento do trabalho.
B. Aptido: no basta gostar do tema, preciso ter aptido, ser capaz de desenvolv-lo. Aptido, neste caso, poder ser entendida como base cultural e cientfica adequada (experincia na rea de conhecimento, relao direta com o currculo da habilitao etc.). Temas de carter filosfico exigem aptido ou capacidade para abstrao, enquanto que assuntos de carter cientfico exigem correspondentes conhecimentos bsicos e especficos.

TCC - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

C. Tempo: na escolha do tema, o tempo deve ser um fator a ser considerado. O tempo disponvel para realizao do trabalho deve ser compatvel com o nvel de dificuldade (complexidade) do tema selecionado. D. Recursos: o fator econmico deve ser ponderado, uma vez que o desenvolvimento de determinadas pesquisas exige a realizao de viagens e/ou a aquisio de alguns materiais/equipamentos. O aluno dever analisar a facilidade de acesso s fontes de pesquisa e a existncia ou no de material bibliogrfico disponvel e atual. E. Relevncia: o tema deve ser escolhido de maneira que o estudo realizado possa trazer uma contribuio efetiva na soluo de algum problema. Dever contemplar certo grau de inovao seja na abordagem, seja no produto final.

TCC - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

2. AVALIAO A avaliao do TCC compreende: I. avaliao contnua do processo de elaborao do TCC pelo Professor Responsvel ou Orientador; II. avaliao do trabalho pelos docentes da Habilitao Profissional, dentro do mbito de cada componente curricular; III. apreciao dos trabalhos pela para a Banca de Validao. A avaliao do TCC envolver apreciao do trabalho escrito/prtico e da apresentao oral.

ESTRUTURA DO TCC
I. ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

1. Capa;
2. Folha de Rosto; 3. Pgina de Avaliao; 4. Dedicatrias e Agradecimentos (0pcionais); 5. Sumrio: indicao dos assuntos (ttulos das partes, captulos e sees do trabalho) e respectivas pginas, que tem como propsito facilitar

a localizao dos contedos de interesse do leitor;


6. Lista de Tabelas e Figuras; 7. Resumo: em um pargrafo com at 250 palavras, constitudo por uma breve narrativa sobre o contedo do trabalho.

ESTRUTURA DO TCC
II. ELEMENTOS TEXTUAIS

1. Introduo
Fazem parte da Introduo os seguintes itens: a) Tema; b) Delimitao do Tema / Assunto delimitar o tema em termos de profundidade, extenso, tempo e espao; c) Justificativa motivo(s) da escolha do tema: qual a importncia, a relevncia e a pertinncia do objeto de estudo; d) Objetivos o que se pretende alcanar com o desenvolvimento do trabalho, quais os resultados previsveis;

ESTRUTURA DO TCC
1. Introduo (cont.)

e) Hiptese(s) suposies a serem confrontadas no


final do trabalho; f) Referencial terico trata-se da indicao do estado da arte, o conhecimento atualizado, em termos tericos do tema e do assunto tratados; g) Metodologia relato de quais caminhos, em termos de pesquisa e experimentos, foram percorridos para o alcance dos objetivos estabelecidos. Fluxograma e cronograma das atividades.

ESTRUTURA DO TCC
III. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS 1. Apndices todo o material pertinente para ilustrao

e/ou complementao do trabalho elaborado


pelo autor, tais como: questionrios, formulrios, tabulao de dados, grficos, transcrio de

entrevistas etc.);
2. Anexos todo material pertinente para ilustrao e/ou complementao do trabalho NO elaborado pelo autor (Leis, Decretos, cpias de documentos, artigos, ilustraes etc.); 3. Referncia bibliogrfica bibliografia efetivamente utilizada para a produo do trabalho. A apresentao deve seguir as Normas da ABNT (NBR 6023).

ESTRUTURA DO TCC
2. Desenvolvimento
Corresponde ao corpo nuclear do trabalho, que tem como finalidade explicar, discutir e demonstrar.

- Explicar tornar evidente o que estava implcito, descrever, classificar e definir.


- Discutir comparar as vrias posies sobre o assunto.

- Demonstrar aplicar a argumentao apropriada natureza do trabalho.

ESTRUTURA DO TCC
2. Desenvolvimento (cont.)

Constitui-se por:
a) Anlise da ideia principal (decomposio do todo em partes); b) Enumerao dos pormenores relevantes: discusso dos detalhes e apresentao de argumentos a favor e contra; c) Apresentao dos dados da pesquisa: planejamento, tipo, instrumentos utilizados e seus principais resultados; d) Tcnicas utilizadas para anlise da pesquisa e sua justificativa;

e) Discusso e verificao das hipteses e sua variveis, apresentadas como suposio na Introduo, confrontando-as com o problema e suas variveis.
f) Apresentao dos argumentos que foram construdos e que daro validade aos resultados esperados.

ESTRUTURA DO TCC
3. Concluso Visa:

a) recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa;


b) consolidar os argumentos construdos; c) comprovar ou rejeitar a(s) hiptese(s) expostas no desenvolvimento; d) recapitular o que foi proposto na Introduo, seguindo, na medida do possvel, a ordem em que foram apresentados.

ESTRUTURA DO TCC
A apresentao da Referncia Bibliogfica deve seguir as Normas da ABNT (NBR 6023).

a) Livros
AULETE, Caldas. Dicionrio contemporneo da lngua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1964. 5v. b) Peridicos CINCIA HOJE. So Paulo: Sociedade brasileira para o progresso da cincia, v. 27, n 160, jun.

2001.
c) Artigo de jornal RAGGIO, A. Secretrios de Sade pedem descentralizao. GAZETA MERCANTIL, So Paulo, 14 mar. 1997, p. A-8. d) CD-Rom EMPRAPA, Pantanal: um passeio pelo paraso ecolgico. Rio de Janeiro: Sony Music, 1990. e) Sites Internet CARLOS, C. S. (1997) As ideias do Norte. http:/www.uol.com.br/fsp/mais/fs121004.htm. Acesso em 13 ago. 1999.

Linguagem

verbal
e no verbal

As vrias linguagens
A linguagem tem um funcionamento e a finalidade de sua produo a comunicao. Como e do que ela formada? Observe as figuras e anote palavras que as descrevam. Tenha em mente as ideias que elas sugerem e os sentimentos que despertam de forma geral ou para voc. Compare as palavras que voc escreveu com as escritas pelos colegas. Aparecem palavras iguais? So muitas ou poucas? Procure explicar por que surgiram palavras iguais ou diferentes para as imagens. Depois da comparao, reflita e registre: quais elementos da imagem fizeram que voc escolhesse essas palavras?

As vrias linguagens
Muitas vezes, entendemos como linguagem apenas a linguagem verbal, seja ela falada, seja escrita. Entretanto, como voc pde perceber na atividade anterior, a fala e a escrita no so nossos nicos meios de comunicao. H vrias outras linguagens que podemos classificar como no verbais. O significado de verbal O termo verbal derivado, etimologicamente, da palavra uerbum, que vem do latim e significa palavra. Como as palavras tambm se modificam, para soar melhor e designar outras coisas, com o passar do tempo a palavra latina foi se alterando tanto na fontica (em seu som) quanto na semntica (em seu sentido, ou significado). Com isso, uerbum se transformou em verbu e virou verbo em portugus, termo que designa tanto palavra, discurso, expresso como uma das classes gramaticais. Na teologia judaico-crist h tambm a referncia ao verbo, como a palavra divina, no texto da Bblia, no Evangelho de Joo, captulo 1, versculo 14: No princpio era o Verbo (...) e o Verbo se fez carne e habitou entre ns (...).

As vrias linguagens
Observe os grupos de imagens. O que elas sugerem? Quais so as caractersticas de cada grupo? Registre as impresses e, compare-as com as dos outros colegas.

As vrias linguagens
Com o uso cada vez mais intenso da linguagem audiovisual, muitas prticas cotidianas alteraram-se. Procure observar como isso aconteceu na profisso que voc escolheu. Todas as imagens que acabamos de ver so textos no verbais: no contm palavras escritas ou faladas, mas produzem sentido, ou seja, dizem alguma coisa. Nas relaes contemporneas, a linguagem no verbal tem importncia cada vez maior. Isso se deve, principalmente, ao desenvolvimento dos meios de comunicao audiovisual, em especial da linguagem virtual, aquela utilizada nos meios eletrnicos, como a internet.
Sugesto: Assista ao filme Nell e identifique cenas em que Nell demonstra por meio de sua linguagem corporal as emoes abaixo. Para cada uma dessas emoes, compare os diferentes tipos de toques e mudanas ocorridas nos gestos, na voz, na expresso facial e no movimento dos olhos: Medo Confiana - Surpresa Raiva Repulsa Felicidade - Tristeza

A imagem faz sentido?


Observe a sequncia de imagens da figura abaixo Precisamos de palavras diante das imagens apresentadas na figura abaixo? Voc diria que a imagem abaixo fala? O qu?

A imagem faz sentido?


Textos escritos, portanto, no constituem nossa nica fonte de informao. A comunicao pode ser feita de diversas formas: com imagens, sons, palavras, sinais. Imagens e sinais tambm produzem sentido e, portanto, comunicam da mesma maneira que as palavras, escritas ou faladas.

E o que os sinais e as imagens da figura abaixo dizem?

MODOS DE COMUNICAO
VERBAL-ORAL

(Dar instrues, entrevistar algum, informar...) (Memorandos, relatrios, TCC,...)

VERBAL-ESCRITA

O lugar que moramos, as roupas que usamos...(retrato da personalidade) Incorpora o uso do corpo, os gestos, a voz etc.

AMBGUA

Comunicao no verbal
O conhecimento de sinais corporais nos ajuda a aprimorar a comunicao interpessoal tanto na emisso como na recepo de mensagens. A linguagem corporal transmite muitas informaes sobre pessoas e relacionamentos. Ela tem grande impacto na forma como nos comunicamos e pode refletir com alto grau de acurcia pensamentos e sentimentos no pronunciados verbalmente alm de sentimentos e desejos inconscientes.

Comunicao no verbal
A linguagem corporal inclui: expresso facial; movimentos do corpo e gestos (pernas, braos, mos, cabea e torso); postura; contato visual; tom de voz e velocidade da fala; aparncia.

Basear-se no corpo para Compreender o que as Palavras no esto Dizendo

H 2 fatores importantes para a compreenso da linguagem corporal:


Fatores externos ou socioculturais. Ex.: pessoas de pases diferentes provavelmente iro interpretar gestos e sinais de forma diferente, j que estes ganham significado dentro de um determinado contexto cultural e social. Fatores psicolgicos e hbitos. A expresso corporal fortemente ligada ao estado psicolgico do indivduo e reflete sentimentos e interesses pessoais de forma consciente ou inconsciente. Alm disso, alguns gestos esto relacionados a hbitos pessoais.

Percebemos o quanto o corpo revela analisando algumas expresses coloquiais que ligam os estados emocionais a posturas do corpo, como:
Voc vai ficar de braos cruzados?
Pare de carregar o mundo sobre os ombros! Mantenha a cabea erguida!

Encare o medo de frente.


Fique de olhos bem abertos. Ela estava de queixo cado.

A secretria empurrava o trabalho com a barriga.


Que nariz empinado! O homem babava por aquela mulher.

No seja to cara-de-pau.

Linguagem Corporal
Corpo e postura A orientao do corpo reflete o grau em que nos aproximamos ou afastamos de uma pessoa. Por exemplo, virar-se diretamente para algum sinaliza seu interesse na pessoa, enquanto ficar de lado sinaliza um desejo de evitar o envolvimento ou de manter a conversa.

Linguagem Corporal
Gestos Alguns gestos transmitem mensagens intencionais, como um polegar erguido em aprovao a uma ideia. Mas h casos em que os gestos so inconscientes. Alguns indicam desconhecimento (dar de ombros); vaidade (ajeitar os cabelos, olhar-se no espelho, ajeitar as roupas); apertar ou manipular frequentemente alguma parte do corpo (desconforto). Mas muitos gestos so ambguos e podem assumir diferentes significados. A ausncia de gestos tambm pode significar algo, como tristeza, desinteresse, desnimo ou tdio.

Linguagem Corporal
Rosto e olhos O rosto e os olhos so as partes mais notadas do nosso corpo, mas a interpretao das expresses faciais e dos movimentos dos olhos uma tarefa muito complicada. Segundo Adler e Towne (2002), emoes diferentes aparecem mais claramente em partes diferentes do rosto. Por exemplo, felicidade e surpresa aparecem mais nos olhos e na parte inferior do rosto; a raiva manifesta-se mais na parte inferior, nas sobrancelhas e na testa; o medo e a tristeza, nos olhos; a repugnncia, na parte inferior da face.

Segundo pesquisadores do assunto, uma pessoa capaz de fazer e reconhecer cerca de 250 mil expresses faciais por dia (PEASE; PEASE, 2005)

Voz A voz um importante canal de comunicao no-verbal. A forma como uma mensagem enunciada pode dar mesma palavra ou palavras vrios significados. Veja no exemplo abaixo como a nfase dada a uma palavra pode mudar o sentido da frase (adaptado de ADLER; TOWNE, 2002): Este um fantstico filme de ao. (No apenas qualquer filme, mas este em particular.) Este um fantstico filme de ao. (Este filme superior, extraordinrio.) Este um fantstico filme de ao. (O filme timo como uma obra de ao; pode no ser to bom quanto um musical ou um filme artstico.)

Este um fantstico filme de ao. (No um livro ou um CD; um filme.)


O tom de voz, o ritmo, a altura, as pausas, entre outros aspectos da voz so importantes para reforar ou contradizer a mensagem que nossas palavras transmitem.

Toque O toque uma das mais poderosas formas de comunicao no-verbal, mas precisa ser usado com cuidado. O ritual de toque mais comum atravs de culturas o cumprimento de chegada e sada. Dependendo do local ou pas, isto pode incluir apertar mos, abraar, beijar, esfregar narizes ou outra forma de toque. Se voc pretende relacionar-se com pessoas de diferentes locais, deve informar-se sobre os rituais de cumprimento, assim ter a chance de apresentar-se melhor e evitar gafes e situaes desagradveis.

O toque normalmente usado para demonstrar empatia, especialmente entre as mulheres. Para mostrar empatia quando no se muito chegado a outra pessoa, so usados toques mais rpidos e distantes, nas costas, ombros ou no brao. Mesmo um pequeno toque pode ser muito confortante e incentivador. Abraar demoradamente ou tocar o brao por um perodo mais longo so formas de toque apropriadas quando existe maior grau de intimidade entre as pessoas.

Aperto de mos O aperto de mos um ritual bsico de cumprimento que pode conter muitos significados. Para comear bem um relacionamento ou uma reunio, precisamos que este toque transmita uma mensagem firme e positiva. Veja a seguir alguns erros que transformam seu aperto de mos em um carto de visitas desagradvel: Apertar a mo do outro usando fora exagerada. Ter as mos suadas e pegajosas.

Oferecer a mo com a palma para baixo com objetivo de ficar por cima, colocando o interlocutor em posio de inferioridade.
Estender o dedo indicador e tocar o punho do interlocutor. Usar apenas as pontas dos dedos.

No tocar a palma da mo do interlocutor.


Manter o brao muito esticado. Puxar a pessoa durante o aperto de mos, desequilibrando-a. Sacudir demasiadamente a mo do interlocutor. Pesquisas indicam que um aperto de mos pode ser muito mais eficaz quando acompanhado por um leve toque no cotovelo ou na mo da outra pessoa.

RESUMO E PROCESSO DE SUMARIZAO

Leitor exigente

S se aprende ler, lendo

Apropriar-se de conhecimento e transform-lo em texto escrito, exige habilidade que possvel com algumas tcnicas de escrita, o que possibilita ao aluno escrever textos de qualidade. A proposta a seguir viabiliza o processo de leitura, interpretao e redao de textos de diferentes gneros, principalmente acadmicos. A partir da leitura de um texto/livro, o leitor exigente faz perguntas e as responde atravs da:

1. LEITURA AVERIGUATIVA Consiste em leitura rpida de todo texto

1. 1 OBJETIVO Responder as perguntas: Qual o ttulo do livro/texto? O Domnio do Movimento


Quem o escreveu? (referncias) LABAN, Rudolf. O Domnio do Movimento. 3ed. Traduo Anna Maria Barros de Becchi; Maria Silvia Mouro Netto. So Paulo: Summus, 1978. Sobre o que fala o texto/livro? Primeira obra publicada no Brasil com os estudos de Rudolf Laban. Organizado por Lisa Ullmann, este livro explora relacionamento entre as motivaes interiores do movimento e o funcionamento exterior do corpo. Contm ainda numerosos exerccios e uma seleo de cenas mmicas que se destinam sensibilizao intelectual, emocional e fsica.
Esse texto a parte introdutria do livro de Rudolf Laban Domnio do Movimento, organizado por Lisa Ullmann colaboradora de Laban, ao qual possua na primeira edio o nome de O domnio do Movimento no Palco. Por isso encontramos vrias referncias direcionadas ao palco do teatro, dramatizao.

1. 2 Efetiva-se com as notaes estruturais

1. TCNICA DE PARAGRAFAO Numerar em ordem crescente os pargrafos do texto a em uma frase. Redigir, no caderno, a ideia principal de cada pargrafo resumindo-

Utilizar vocabulrio acadmico para registrar o que compreendeu.


Numerar as frases correspondentes a cada pargrafo. Empregar a tcnica de apagamento de texto para eliminar a prolixidade - Uma das estratgias de resumo o apagamento de termos redundantes e suprfluos. Inclui nesse caso a supresso de

adjetivos e advrbios, de explicaes ou exemplificaes.

1. TCNICA DE PARAGRAFAO - continuao Juntar as frases, empregando termos coesivos entre elas e os pargrafos, como: logo, no entanto, porm, assim, entretanto,

uma vez que, todavia, pelo fato de, devido a, apesar de,
contudo, isso posto, ainda que, como, por isso, assim sendo, portanto, por conseguinte, porque, por isso, pois, primeiramente, a seguir, depois, finalmente, entre outros. Usar o texto resultante para elaborao de snteses, resumos,

resenhas, artigos, entre outros.

Verbos mais adequados para indicar os diferentes atos do autor: apontar definir descrever elencar enumerar - classificar caracterizar exemplificar contrapor confrontar comparar criticar - julgar - questionar apresentar mostrar - comear iniciar introduzir relatar narrar exemplificar - acreditar pensar expor - afirmar abordar esclarecer - comprovar defender argumentar justificar - sugerir incitar - negar - opor diferenciar etc.

PROCESSO DE SUMARIZAO

Processo mental essencial para a produo de resumos.


Sempre ocorre durante a leitura, mesmo quando no produzimos resumos orais ou escritos. Segue uma certa lgica que depende, entre outros elementos, do tipo de destinatrio e do que julgamos que ele deve conhecer sobre o texto segundo seus objetivos.

Processo
Apagamento de contedos facilmente inferveis a partir de nosso conhecimento de mundo. Apagamento de sequencias de expresses que indicam sinonmia ou explicao. Apagamento de exemplos Apagamento das justificativas de uma afirmao. Apagamento de argumentos contra a posio do autor. Reformulao das informaes, utilizando termos mais genricos. Conserva-se as informaes, dado que no so resumveis.

Exemplo

Com a evoluo poltica da humanidade, dois valores fundamentais consolidaram o ideal democrtico: a liberdade e a igualdade, valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as pocas. Mas os avanos e as conquistas populares em direo a esses objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacfica. Guerras, destruies e enforcamentos de reis e monarcas, revolues populares e golpes de estado marcaram a trajetria da humanidade em sua busca de liberdade e igualdade. (Clvis

Brigado, 1988)

Com a evoluo poltica da humanidade, dois valores fundamentais consolidaram o ideal democrtico: a liberdade e a igualdade, valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as pocas. Mas os

avanos e as conquistas populares em direo a esses


objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacfica. Guerras, destruies e enforcamentos de reis e monarcas, revolues populares e golpes de estado marcaram a trajetria da humanidade em sua busca de liberdade e

igualdade.

(Clvis

Brigado, 1988)

COMO FICOU O RESUMO

Ao longo da evoluo da humanidade, dois


objetivos maiores do homem consolidaram o ideal democrtico: a liberdade e a igualdade. desenvolveu de forma pacfica. No

entanto, a perseguio desses valores no se

Apagadas as explicaes: valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as pocas. Apagado o que infervel: se no houvesse avano de forma pacfica, evidente houve guerras, revolues, etc.

Para sumarizar, antes de mais nada necessrio compreender o texto original. preciso identificar a ideia principal e as secundrias. Podemos eliminar, sempre que possvel, exemplos, sinnimos, explicaes e justificativas e efetuar generalizaes. Frequentemente alguns conectivos (nexos) como mas, isto , porm, portanto, porque auxiliam essa identificao e podem orientar os processos de sumarizao.

ETAPAS PARA UM BOM RESUMO 1. Compreender o texto que ser resumido.


Pode ajudar buscar informaes sobre o autor, sua posio ideolgica, seu posicionamento terico, etc.

2. Detectar as ideias que o autor considera relevante.


Principalmente quando se trata de gneros argumentativos, buscar identificar: a questo que discutida; a posio (tese) que o autor rejeita; a posio (tese) que o autor sustenta; os argumentos que sustentam ambas as posies; a concluso final do autor.

Faa o resumo do seguinte texto, aplicando a tcnica de sumarizao um

FICHAMENTO

O fichamento uma forma de registrar o contedo lido ou visto nas diversas fontes (livros, revistas, sites etc.), de maneira que, posteriormente, no seja necessrio recorrer a elas para buscar as informaes. Trata--se de um trabalho imprescindvel pesquisa, situao que exige uma srie de leituras e/ou entrevistas antes e durante a elaborao do relatrio. O fichamento necessrio para organizar essas informaes e relacion-las com o trabalho cientfico, a qual apresenta um tpico que trata de revises bibliogrficas.

FICHAMENTO

Segundo Darcilia Simes (2004), h algumas perguntas que devem ser feitas antes da leitura de um livro, para orientar o pesquisador quanto aos aspectos que sero estudados, de acordo com os objetivos da pesquisa. Por que ler este livro? Alm do interesse imediato, para que mais ele pode me servir? Durante a leitura deve-se sempre questionar: Qual o tema principal? Qual o ponto de vista do autor? Trata-se de argumentao profunda ou de abordagem superficial? Ficaram indagaes que demandam novas leituras? H referncias para novas leituras?

Muitas vezes, o texto lido apresenta informaes que no interessam para o pesquisador. Nesse caso, deve-se anotar apenas o que for de interesse da pesquisa. Por isso, importante determinar os objetivos e o contexto da pesquisa antes de comear a leitura.

Essas indagaes preliminares permitem elaborar as anotaes necessrias ao fichamento do contedo pesquisado. importante que voc se organize, mantendo os registros em um caderno ou em arquivos de computador. Para cada novo ttulo lido, deve-se, primeiro, anotar a data de incio do fichamento e depois as referncias da obra. Na sequncia, o pesquisador vai anotando, ao longo da leitura, as principais ideias que sero utilizadas em seu trabalho, ou pequenos resumos dos trechos lidos. Para incluir citaes, preciso registrar tambm o nmero das pginas em que esto as informaes coletadas. Tambm podem ser registradas ideias do prprio pesquisador relacionadas com o texto lido e que sero importantes para sua pesquisa, ou mesmo observaes crticas sobre a leitura. Mantenha o registro de forma organizada para poder consult-lo em fase posterior. Ele deve ser feito ao final da leitura necessria para a pesquisa.

Como fazer um fichamento


Determine os objetivos do trabalho a ser desenvolvido. Selecione as leituras a serem feitas, de acordo com os objetivos. Organize um caderno ou arquivo digital para registrar todos os fichamentos. Registre as referncias da fonte (livro, revista, site etc.). Registre em tpicos, ou textos sucintos, as informaes relevantes para o desenvolvimento

do trabalho. (coloque o n da pg.) Registre comentrios pessoais ou a relao dos outros textos que, com base na fonte, possam ser pesquisados.

Trecho introdutrio do artigo Cartas, planos e tomada de conscincia, do educador Andr Mller de Mello, da Universidade de So Paulo. O Monumento Nacional Runas Engenho So Jorge dos Erasmos, rgo da Pr-Reitoria de Cultura e Extenso da Universidade de So Paulo, hoje inestimvel ponto de convergncia de olhares e de sistemticas pesquisas e atividades culturais que visam aproximao, intercmbio e entendimento entre a trama comunitria de interessados, autoridades, grupos e indivduos envolvidos nas atividades de conservao. Est sediado na Base Avanada de Cultura e Extenso, cuja inaugurao de sua primeira fase a reunio destes artigos vem registrar e comemorar. Apresentando-se como um dos raros conjuntos histrico-arquitetnicos remanescentes da ocupao europeia em solo brasileiro, assume, inevitavelmente, um papel marcante tambm para os desafios da educao ambiental, alm da patrimonial. Tombado pelos rgos preservacionistas em todos os mbitos e identificado como lugar de resistncia e de memria, testemunho passvel de ser encarado sob distintos ngulos, possui ainda configuraes paisagsticas, estticas e afetivas que nos levam a considerar constantemente a profunda interdependncia que h entre o patrimnio cultural e o natural. Portas abertas: um programa em debate. Monumento Nacional Runas Engenho So Jorge dos Erasmos (Santos, SP), Andr Mller de Mello

Fichamento feito com base no texto. Ficha mento (11/12/2008) MELLO , Andr Mller de. Cartas, planos e tomada de conscincia. In: Portas abertas: um programa em debate. Pr-Reitoria de Cultura e Extenso Universitria da Universidade de So Paulo Monumento Nacional Runas Engenho So Jorge dos Erasmos USP. 2008. So Paulo: Prol Grfica, 2008. p. 1. Monumento Nacional Runas Engenho So Jorge dos Erasmos: centro de pesquisas e atividades culturais para diversos pblicos; situado na Base Avanada de Cultura e Extenso; conjunto histrico-arquitetnico tombado, construdo durante a ocupao europeia no Brasil: promove a educao ambiental e patrimonial.

Proposta de atividade
Para praticar o fichamento, escolha uma obra bibliogrfica de interesse para seu estudo, (ligado ao seu tema de TCC), leia-a, faa o fichamento e guarde-o para usar mais tarde quando for fazer a reviso bibliogrfica de seu trabalho.

TEXTO E CONTEXTO

TEXTO E CONTEXTO

Um texto pode estar contido em uma nica frase, em uma nica palavra e, se pensarmos que a linguagem no se resume linguagem verbal, podemos ainda considerar que ele est presente em uma imagem.

A linguagem tambm compe obras maiores, formadas por oraes e pargrafos: em relatrios, cartas, requerimentos, crnicas, reportagens jornalsticas, romances, livros cientficos, teses, monografias, TCC, etc. Para compreender um texto preciso conhecer suas caractersticas e as relaes que ele estabelece. As palavras no produzem sentido por si prprias. Os sentidos no esto colados na linguagem, nos textos. Uma srie de relaes feita para que possamos interpret-los. Essas relaes so feitas a partir do que chamamos contexto.

O contexto pode ser entendido como a situao comunicativa em que o texto foi produzido: local, poca, situao histrica, social, poltica, esttica, ideolgica etc. Exemplos em que podemos observar melhor essas relaes que produzem o sentido so as charges.

Fig. 1

Tente descobrir as relaes que inspiraram a criao delas. Em que contexto histrico-social essas imagens inserem?

fig. 2

fig. 3

fig. 4

O conjunto das diversas relaes histricas e sociais que podemos fazer diante de cada elemento de linguagem que permite a produo do sentido. Dependendo do contexto em que um texto interpretado, os sentidos podem ser bastante diferentes. Vamos tomar como exemplo a cor vermelha. Veja as imagens da figura 5 e descreva o contexto que cada uma sugere, pensando na relao delas com os sentidos da cor vermelha.

Fig. 5

Os contextos so determinantes para que a cor vermelha produza o sentido desejado nas imagens que acabamos de ver. O mesmo acontece com outros textos, sejam eles verbais, sejam no verbais. Para pensar no contexto, podemos elaborar algumas perguntas que nos ajudem a descrev-lo, como: Sobre o que se fala? Como se fala? Quando?

Onde?

Por qu?

Para quem se fala?

Essas perguntas no devem ser feitas apenas por quem interpreta, mas tambm por quem escreve um texto.

O importante na comunicao observar quais palavras devemos usar para que haja compreenso do que se deseja transmitir em determinado contexto.
Pedro e seu chefe: Pedro e um amigo: Bom dia, Pedro. Bom dia, chefe. Para onde voc vai? Almoar?

E a, cara?
Fal... T indo onde, tipo rang?

Nada, mano. Pra city peg uns baguios pra minha veia.
Ento t, fal, t notra, barriga duendo de fome. Fal, vou nessa...

No, senhor, vou at a cidade buscar umas encomendas para minha me.
Ah! Entendi. Vou ficar e almoar, estou com fome. Est certo. Vou para a cidade. At a tarde!

Exemplo de utilizao de linguagem Inadequada Ao contexto.. Chico Bento, personagem que utiliza a variante de linguagem caipira.

Espao, tempo, cultura e contexto determinam a variao lingustica. Para nosso estudo, o importante sabermos que a adequao situao de comunicao sempre fundamental para qualquer profissional, assim como o conhecimento da norma padro, por ser esta a variante utilizada na escrita, valorizada socialmente e que confere, portanto, maior valor ao profissional. Para conhecer a norma padro, importante o estudo das normas descritas pela gramtica normativa, aquela estudada nas escolas.

Gneros de discurso Diferentes textos podem ser criados com base em um mesmo assunto. Veremos exemplo de um mesmo tema em diferentes contextos, voc encontrar sete excertos diferentes sobre um nico tema. um bom exerccio para se entender o conceito. Leia os textos e imagine o contexto em que cada um deles deve ter sido produzido. Descreva tambm as caractersticas de cada linguagem.

Excerto: trecho de um texto.

Construo dos sentidos

Analisando as relaes entre lngua e contexto, percebemos que uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos. Por exemplo: descascar um abacaxi retirar a casca da fruta e, tambm, resolver um problema complicado.
Nem todos os sentidos so compreensveis numa primeira leitura. Algumas interpretaes s podem ser feitas com base em relaes mais elaboradas. Em certos textos, preciso entender muito bem o contexto em que a linguagem est sendo utilizada para compreender seu sentido. Isso acontece com anncios publicitrios, charges, cartuns, letras de msica etc. Para entendlos, preciso relacion-los a outros textos, a outros contextos.

Construo dos sentidos Portanto, para compreender o sentido dos textos preciso partir de conhecimentos prvios, isto , de uma circunstncia antecedente. Isso porque a interpretao de um texto depende de outros textos ou de outras experincias com a linguagem em nossa vida.

Ambiguidade Uma mesma expresso pode nos levar a sentidos muito diferentes em um mesmo contexto. Chamamos isso de ambiguidade da linguagem. Em alguns casos, perceber a ambiguidade essencial para interpretar um texto, apesar de funcionar como recurso da lngua, a ambiguidade pode ser um problema para a comunicao, comprometendo, em determinadas ocasies, o objetivo desejado. Isso comum, por ex., no uso de pronomes possessivos como seu e sua. Observe a seguir. A gerente convocou o supervisor para uma reunio em sua sala. Ambiguidade: a sala a da gerente ou a do supervisor? Eliminando a ambiguidade: A gerente convocou o supervisor para uma reunio na sala dela. A gerente convocou o supervisor para uma reunio na sala dele.

Ambiguidade

Ttulo

Contexto

Leia o texto e encontre esses elementos


Problema/ pergunta Objetivo

Mtodo

Das könnte Ihnen auch gefallen