Sie sind auf Seite 1von 4

www.ualdireitopl.no.sapo.

pt

DIREITO FISCAL CLCULO IRS INCIDNCIA PESSOAL (Art 13 a 21 IRS) Para o Estado tributar um indivduo necessrio que o indivduo esteja conectado com o Estado (utilizao de bens pblicos). necessrio ver os elementos de conexo (residncia, pas da fonte). Os elementos de conexo podem ser subjectivos, se referidos a pessoas (naturalidade, nacionalidade e residncia) ou podem ser objectivos (factos como o local do exerccio da actividade, do estabelecimento, da celebrao de um contrato, etc, ou seja, pais da fonte). tributado o rendimento obtido em Portugal e fora dele (art 15) Ex: Um mdico foi chamado a fazer intervenes cirrgicas no estrangeiro. tributado na totalidade do rendimento. No caso dos no residentes que obtenham rendimentos em Portugal, estes tambm so tributados pelos rendimentos obtidos em Portugal (pas da fonte). Ex: Um mdico francs que veio realizar uma interveno cirrgica a Portugal. O pas da fonte (Portugal) tambm realiza despesas com ele pelo que h um critrio de conexo que legitima a tributao (n 2 art 15). Coloca-se ento um problema da dupla tributao, isto , o mdico seria tributado no seu pas de residncia e em Portugal pelos rendimentos aqui obtidos? Para eliminar ou atenuar a dupla tributao, atravs de Convenes Internacionais so estabelecidos mtodos: Credito de imposto ou mtodo da imputao: Quando se calcula o IRS devido em Portugal descontado o imposto que j pagou no estrangeiro (subtrai-se o imposto ao imposto). Mtodo da iseno: Quando se calcula o IRS em Portugal no se engloba os rendimentos obtidos no estrangeiro, isenta-os desses rendimentos. Como se sabe se os rendimentos so obtidos no territrio portugus? - Art 18 CIRS. No clculo do IRS deve-se comear pela incidncia pessoal, ou seja, para alm de ver se os elementos de conexo com Portugal (residncia e pas da fonte) necessrio ver a composio do agregado familiar (cnjuges e seus dependentes) sujeitos passivos (art 13). INCIDNCIA REAL (art 1 a 12): necessrio determinar em que categorias os rendimentos se inserem, podendo ser: Categ. A Rendimentos de trabalho dependente (art 2); Categ. B Rendimentos empresariais e profissionais (as antigas categorias C e D foram integradas nesta categoria) - art 3 e 4; Categ. E Rendimentos de capitais (art 5, 6 e 7); Categ. F Rendimentos prediais (art 8); Categ. G Incrementos patrimoniais e mais valias (art 9 e 10)

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Categ. H Penses (art 11). DEDUES ESPECFICAS As dedues especficas so despesas que ocorreram para obter o rendimento. Se se tratar de rendimento de trabalho dependente (categ. A), a deduo especfica corresponde a 72% de 12 x Salrio Mnimo Nacional, ou seja: 72% x (12 x 365,60) = 3 158, 78 de acordo com a alnea a) art 25 ou no caso de as contribuies obrigatrias para a Segurana Social terem um valor mais elevado (maior que 3 158,78) a deduo especfica ser o valor dessas contribuies. H outros casos de dedues previstos nas alneas b) e c) do art 25. Se se tratar de rendimentos empresariais e profissionais (categ. B) tem de se verificar se esto abrangidos pelo regime de contabilidade organizada ou pelo regime simplificado (art 28). Tratando-se do regime de contabilidade organizada as dedues especficas sero as despesas apuradas nesse regime que ocorreram para obter o rendimento. Tratando-se do regime simplificado a deduo especfica ser apurada aps calculado o rendimento lquido, ou seja, ser a diferena entre o rendimento lquido e o rendimento bruto. No regime simplificado o rendimento lquido de 20% do valor das vendas no caso de comerciantes e 65% dos restantes rendimentos com o montante mnimo de 3 125 (art 31 n2). Se se tratar de rendimentos prediais (categ. F) deduzem-se as despesas de conservao e manuteno (art 41). Se se tratar de rendimentos de penses (categ. H) as regras das dedues especficas encontram-se previstas no art 53. RENDIMENTO LQUIDO: o rendimento bruto menos as dedues. Na categoria B com regime de contabilidade organizada o RL o lucro. No regime simplificado o rendimento lquido de 20% do valor das vendas no caso de comerciantes e 65% dos restantes rendimentos com o montante mnimo de 3 125 (art 31 n2). RENDIMENTO GLOBAL: o englobamento, a soma de todos os rendimentos lquidos de todas as categorias. ABATIMENTOS: A nica coisa que hoje considerada abatimentos a penso de alimentao. Todas as despesas tipo sade etc, so dedues colecta. RENDIMENTO COLECTVEL: a diferena entre o rendimento lquido global e os abatimentos. Aps apurado o rendimento colectvel necessrio determinar o quociente conjugal. QUOCIENTE CONJUGAL (art 69):

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Tratando-se de sujeitos passivos casados primeiro divide-se o rendimento colectvel por 2 e depois aplica-se as respectivas taxas de acordo com as regras previstas no art 68 dando origem colecta. COLECTA: Aplicao das taxas ao quociente conjugal. o resultado obtido da aplicao das taxas ao quociente conjugal a multiplicar por 2 (art 69 n2). A aplicao das taxas ao quociente conjugal, quando o rendimento colectvel seja superior a 4 266, feita em duas partes (art 68 n 2): 1 Parte: Limite do maior dos escales que nele couber aplicando a taxa da coluna B correspondente a esse escalo. Ex: se o Quociente conjugal = 47 420,61, o limite do maior escalo que nele cabe 36 792 x a taxa da coluna B (27,6667) = 10 179,13. 2 Parte: Excedente a que se aplica a taxa da coluna A respeitante ao escalo imediatamente superior, ou seja, diferena entre o valor do Quociente conjugal e aquilo que j tributamos na 1 parte. Ex: 47 420,61 - 36 792= 10 628,61 x 38% (taxa da coluna A escalo imediatamente superior) = 4 038,87 Depois soma-se o resultado obtido nas duas partes: 10 179,13 + 4 038,87 = 14 218 Depois e de acordo com o n 2 art 69 multiplica-se o resultado por dois e obtemse a colecta: 14 218 x 2 = 28 436 DEDUES COLECTA: So todas as despesas previstas nos art 78 e seguintes (dedues personalizadas art 79, sade art 82, educao art 83, seguros, etc). As dedues dos sujeitos passivos, descendentes e ascendentes previstas no art 79 so dedues personalizadas que se fazem sempre. Ex: 1 casal residente com um filho dependente Deduz-se 50% do Salrio mnimo nacional por cada sujeito passivo casado (alnea b) art 79), ou seja, 50% x 365,60 = 182,80 No caso do dependente deduz-se 40% do salrio mnimo nacional (40% x 365,60= 146,24). Quanto s despesas com a sade, estas so dedutveis at 30% (art82). Quanto s despesas com a educao so dedutveis 30% com o limite de 160% do salrio mnimo nacional. Ex: despesas educao 2 750. Assim deduz-se 30% x 2 750 = 825 160% x 365,60%= 584,96% Quanto aos seguros de vida, acidentes pessoais, invalidez ou reforma por velhice so dedutveis 25% do montante dispendido at a um determinado limite (art 86).

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

SEQUNCIA DE CLCULO DO IRS: Rendimento bruto por categoria Dedues especficas por categoria = Rendimento lquido por categoria Englobamento (soma de RL de todas as categorias) = Rendimento Lquido global Abatimentos = Rendim. colectvel (aplicando o quociente conjugal) X Taxa = Colecta Dedues colecta = Imposto devido Reteno na fonte/pagamentos por conta = IRS a pagar ou a reembolsar

Das könnte Ihnen auch gefallen