Sie sind auf Seite 1von 8

Habeas corpus (art.

5, LXVIII) Regras Gerais Sendo a primeira garantia de direitos fundamentais, e concedida por um monarca ingls, na Magna Carta de 1215, e assim sendo formalizada, posteriormente, pelo Habeas Corpus Act, em 1679. A primeira manifestao no nosso Pas deu-se em 1821, atravs de um alvar emitido por Dom Pedro I, no qual assegurava a liberdade de locomoo. A nomenclatura habeas corpus s apareceu em 1830, no Cdigo Criminal. Sendo garantido constitucionalmente a partir de 1891 e assim fixando nas Constituies seguintes, inclusive na nossa atual Carta Magna, que, em seu art. 5, LXVIII, estabelece: conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Sendo utilizado inicialmente como remdio assim garantindo no s a liberdade fsica, mas como os demais direitos que tinha por pressuposto bsico a locomoo. Legitimidade ativa e passiva O HABEAS CORPUS pode ser impetrado (ajuizado) por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, independentemente de capacidade postulatria processual, bem como pelo Ministrio Pblico, j o destinatrio da proteo do HABEAS CORPUS denomina-se paciente. O HABEAS CORPUS ser impetrado contra o agente ou rgo com poder de deciso (liberdade de escolha) que ameaa ou coage ou viola ilegal ou abusivamente o direito de locomoo do paciente. O magistrado, na qualidade de Juiz de direito, no exerccio da atividade jurisdicional, a turma recursal, o Tribunal podero conced-lo de oficio, em exceo ao principio da inrcia do rgo jurisdicional. Esta ao constitucional pode ser formulada sem advogado, no sendo necessria a formalidade processual ou instrumental, sendo, por fora do art. 5, LXXVII, gratuita. Competncia No STF, a disciplina constitucional do HC est regulada nas alneas b, c, d e i do inciso I do art. 102 e na alnea a do inciso II do mesmo artigo. No STJ, a disciplina constitucional do HC est regulada nas alneas a e c do inciso I do art. 105 e na alnea a do inciso II do mesmo artigo. A competncia constitucional dos TRFs e dos juzes federais est disciplinada nos arts. 108 e 109, sendo que no inciso VII deste ltimo artigo est prescrito que os juzes federais julgaro o HC, em matria criminal de sua competncia ou quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos no estejam diretamente sujeitos a outra jurisdio.

As justias trabalhista, eleitoral e militar processaro e julgaro o HC se o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio (art. 114, IV; art. 121; e art. 124, CF). A justia estadual ter sua competncia definida pelas Constituies dos respectivos Estados e de suas leis de organizao judiciria, observados os princpios estabelecidos na Constituio da Repblica (art. 125, CF). Espcies: Existem dois tipos de espcies, sendo divido em preventivo e liberatrio ou repressivo, no caso que algum se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder, ser preventivo. Sendo que nessa situao poder obter um salvo-conduto, para garantir o livre trnsito de ir e vir. Agora no momento que a constrio ao direito de locomoo j se consumou, ai sim, estaremos diante do habeas corpus liberatrio ou repressivo, para que cesse a violncia ou coao. Punies disciplinares militares O art. 142, &2 estabelece no caber habeas corpus em relao a punies displinares militares. Sendo impossvel de se analisar o mrito de referidas punies, assim no abrangendo, contudo,m os pressupostos da legalidade. Tal regra abrange aos militares dos Estados, do DF e dos Territrios.

MANDADO DE SEGURANA Criao brasileira, sendo uma ao constitucional de natureza civil, tendo como qualquer natureza que seja do ato impugnado, seja administrativo, jurisdicional, criminal, eleitoral, trabalhista etc. O mandado de segurana segundo Hely Lopes Meirelles pode ser definido como: o meio constitucional posto disposio de toda pessoa fsica ou jurdica, rgo com capacidade processual, ou universalidade reconhecida por lei, para proteo de direito individual ou coletivo, lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, lesado ou ameaado de leso, por ato de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem s funes que exera. Assim, a finalidade do Mandado de Segurana impedir dano ou ameaa de leso aos indivduos que se encontram sob a obrigatria regulao de seus interesses particulares pela atividade e administrao do ente estatal. Abrangncia: De acordo com o constituinte de 1988, onde define o mandado de segurana como: conceder-se- mandado de segurana para proteger direito liquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder

publico, sendo assim o mandado de segurana busca a invalidao de atos de autoridade ou a supresso dos efeitos da omisso administrativa, geradores de leso a direito liquido e certo por ilegalidade ou abuso de poder. Direito liquido e certo O direito liquido e certo sempre aquele que demonstrado de plano mediante prova prconstituda, no tem a necessidade de dilao probatria. Assim os fatos que devero ser lquidos e certos para que haja o cabimento do writ. Ilegalidade ou abuso de poder Para que haja o cabimento do mandado de segurana d-se a quando perpetrada ilegalidade ou abuso de poder por autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. Nas palavras de Michel temer a respeito desses dois requisitos, ele conceitua que O mandado de segurana conferido aos indivduos para que eles se defendam de atos ilegais ou praticados com abuso de poder. Legitimidade ativa e passiva O legitimado ativo, sujeito ativo, impetrante o possuidor de direito liquido e e certo no amparado por habeas corpus ou habeas data. Dentro desse rol de detentor deste direito, incluem-se pessoas fsicas, jurdicas, rgos pblicos despersonalizados, agentes polticos, Ministrio Pblico etc. O legitimado passivo, sujeito passivo, impetrado a autoridade coatora, sendo responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder, autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. Sendo considerada autoridade coatora toda aquela que tenha pratico o ato impugnado ou da qual proceda ordem para a sua pratica, diz o art. 6 &3, da Lei n. 12.016/2009. Competncia: A competncia para processar e julgar o mandado de segurana depender da categoria da autoridade coatora e sua sede funcional, sendo definida nas leis infraconstitucionais, bem como na prpria CF. A jurisprudncia do Supremo pacfica em reafirmar a competncia dos prprios Tribunais para processarem e julgarem os mandos de segurana impetrados contra seus atos e omisses, relata Moraes. Espcies Existem duas espcies de mandado de segurana: o primeiro chamado de repressivo em que j ocorreu o ato ou abuso tido por ilegal; o segundo denominado de preventivo que ocorre quando existe o justo receio do impetrante vir a sofrer os efeitos da violao de um direito lquido e certo por parte da autoridade. Nesta situao, faz-se como requisito para o mandado, comprovar o impetrante perante o judicirio, especificamente, qual a ao ou omisso emanada da autoridade que poder de forma concreta pr em risco o direito do impetrante.

Mandado de Segurana Coletivo (art. 5., LXX) Regras Gerais A diferena entre o mandado de segurana individual e o coletivo est em seu objetivo e na legitimao ativa. As ponderaes estudadas sobre o mandado de segurana que corresponde sobre ilegalidade e abuso de poder, legitimao passiva, campo residual, sero a mesma utilizada no mandado de segurana coletivo. Objeto, legitimidade ativa e objetivos Objeto De acordo com o disposto no artigo 21, pargrafo nico, da Lei n. 12.016/09 os direitos protegidos pelo mandado de segurana coletivo podem ser: I coletivos, assim entendidos, para efeito da Lei 12.016/09, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com parte contrria por uma relao jurdica bsica; II individuais homogneos, assim entendidos, para efeito da Lei 12.016/09, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situao especfica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante. Legitimidade ativa De acordo com o art. 5., LXX, o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado pelos partidos polticos com representao no Congresso Nacional e pelas organizaes sindicais, entidade de classe ou associao, desde que estejam legalmente constitudas e em funcionamento h pelo menos 1 ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. Onde se fala partidos polticos, apenas bastar a existncia de um nico parlamentar na cmara ou senado, filiado ao partido, para que se configure a representao no congresso nacional. Nas organizaes sindicais, entidades de classe e associaes eles devero preencher alguns requisitos constitucionais, que so: estar legalmente constitudas e atuar na defesa do interesse dos seus membros associados. Objetivos De acordo com o Michel temer, os dois objetivos buscados com o mandado de segurana coletivo o fortalecimento das organizaes classistas e a pacificar as relaes sociais pela soluo que o judicirio dar a situaes controvertidas que poderiam gerar milhares de litgios com a consequente desestabilizao da ordem social.

Mandado de injuno (art. 5, LXXI) A redao do art 5, LXXI da Carta Magna estabelece que conceder mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Os dois requisitos constitucionais para o mandado de injuno so, a norma constitucional de eficcia limitada, prescrevendo direitos, liberdades constitucionais e prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Em segundo, vem a falta de norma regulamentadora, assim tornando invivel o exerccio dos direitos, liberdades e prerrogativas acima mencionados. Da mesma forma como a ADI por omisso, o mandado de injuno surge para curar uma doena denominada sndrome de inefetividade das normas constitucionais. Dirley da Cunha Junior salienta que o mandado de injuno foi concebido como instrumento de controle concreto ou incidental de constitucionalidade da omisso, voltado tutela de direitos subjetivos. J a ADI por omisso foi ideada como instrumento de controle abstrato ou principal de constitucionalidade da omisso, empenhado na defesa objetiva da Constituio. Legitimidade ativa e passiva O mandado de injuno poder ser impetrado por qualquer pessoa, desde que quando a falta de norma regulamentadora estiver inviabilizando o exerccio de direitos, liberdades e prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. A respeito do mandado de injuno coletivo, o STF j deixou bem claro e assim sendo admitido o ajuizamento de mandado de injuno coletivo, sendo legitimadas, por analogia, as mesmas entidades do mandado de segurana coletivo. Competncia A competncia est prevista nos arts.: 102,I, q, 102,IIa, 105,Ih, 121, &4, V, e 125, &1: Desta forma compete ao STF, a guarda da Constituio cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio do Presidente da Repblica, do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Sanado Federal, das Mesas de uma dessas casas legislativas, do Tribunal de Contas da Uniao, de um dos Tribunais Superiores, ou do prprio STF. Em se tratando de recurso ordinrio o mandado de injuno decidido em nica instancia pelos Tribunais Superiores, se denegatrio a deciso. Ser originariamente competente ao STJ processar e julgar, originariamente, o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direita ou indireta excetuada os casos de competncia do STF e dos rgos da Justia Militar, da Justia Eleitoral, da Justia do trabalho e da Justia Federal;

atribudo ao TSE para julgar em grau de recurso mandado de injuno denegado pelo TRE. estabelecido que os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos em nossa Carta Magna. Procedimento e efeitos da deciso O mandado de injuno previsto na CF, o STF j decidiu que autoaplicvel, sendo adotado, analogicamente e no que couber, o rito do mandado de segurana. Existem algumas divergncia tanto quanto a doutrina tanto quanto com a jurisprudncia, sendo destacados os seguintes pontos: Posio concretista geral: atravs de normatividade geral, o STF legisla no caso concreto, produzindo a deciso efeitos erga omnes at que sobrevenha norma integrativa pelo Legislativo. Posio concretista individual direta: a deciso, implementando o direito, valer somente para o autor do mandado de injuno diretamente; Posio concretista individual intermediria: julgando procedente o mandado de injuno, o judicirio fixa ao legislativo prazo para elaborar a norma regulamentadora. Findo o prazo e permanecendo a inrcia do Legislativo, o autor passa a ter assegurado o seu direito. Posio no concretista: a deciso apenas decreta a mora do poder omisso, reconhecendo-se formalmente a sua inercia. O STF vem sofrendo algumas importantes mudanas a respeito dos efeitos da deciso, sendo a posio no concretista dominante por muito tempo, com o passar do tempo, o STF veio adotando alguns casos a posio concretista individual intermediaria, fixando um prazo e comunicando o legislativo omisso para que elabore a norma naquele perodo. O STF, em importante deciso, por unanimidade, declarou a omisso legislativa e, por maioria, determinou a aplicao, no que couber da lei de greve vigente no setor privado, dessa forma, O STF, especialmente, estabelece terem as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais aplicao imediata, vem regulando provisoriamente o tema, at que o Congresso nacional normatize a matria, concretizando, assim , os direitos fundamentais.

Habeas data (art. 5, LXXII) Estando regido pela nossa constituio, conceder-se- habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constante de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, e para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Na lei n 9.507 de 12.11.1997 est regulamentada a garantia constitucional destinado a disciplinar o direito de acesso a informaes, constantes de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, para o conhecimento o retificao, todas referentes a dados pessoais, concernentes pessoa do impetrante. Legitimidade ativa e passiva Podendo qualquer pessoa, fsica ou jurdica, ajuizar a ao constitucional de habeas data para ter acesso s informaes a seu respeito. Tendo como o polo passivo, preenchido de acordo com a natureza jurdica do banco de dados, se tratar de registro ou banco de dados de entidade governamental, o sujeito passivo a pessoa jurdica componente da administrao direta e indireta do Estado, agora se tratar de entidade de carter publica, a entidade que no governamental, mas de fato, privada, figurar no polo passivo da ao. Procedimento necessrio a recursa de informaes pela autoridade, sob pena de, inexistindo tal pretenso resistida, a parte ser julgada carecedora da ao, por falta de interesse processual. E de acordo com o Art 21 da lei do habeas datas juntamente com o art. 5, LXXVII, so estabelecidos que os procedimentos administrativos para acesso a informaes e retificao de dados e para anotaes de justificao sero todos gratuitos.

Competncia. A competncia dos habeas data esto previstas na CF e no art. 20 da Lei n 9.507/97. de competncia do STF para processar e julgar o habeas data contra atos do Presidente da Republica , das mesas da Camara dos deputados e do Senado Federal, do Tribunal de contas da unio, do Procurador-Geral da Republica e do prprio STF. Quanto aos recursos ordinrios compete ao STF julgar o habeas data, decidido em nica instancia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso. No tocante contra atos do Ministro de Estado, dos comandantes da marinha do exercito e da aeronutica e do prprio tribunal o STJ que compete processar e julgar. Em relao aos prprios atos do tribunal ou do juiz federal de competencia originaria dos TRFs para processar e julgar os habeas data. Aos juzes federais compete processar e julgar os hd contra atos de autoridade federal, executados os casos de competncia dos tribunais federais.

A competncia atribuda ao TSE para julgar em grau de recurso habeas data denegado pelo TRE, e em relao aos Estados a competncia ser definida pela Constituio Estadual.

Das könnte Ihnen auch gefallen