Sie sind auf Seite 1von 16

ENCARTE TCNICO

INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

ADUBAO FOSFATADA EM SOLOS DA REGIO DO CERRADO1


Djalma Martinho Gomes de Sousa2 Edson Lobato2

1. INTRODUO
m dos indicadores para aferir a importncia da regio do Cerrado, no contexto da agricultura brasileira, sua participao na produo de gros de duas das mais importantes culturas para o Brasil: o milho e a soja. No ano agrcola 2001/2002, a regio foi responsvel por 52% e 44% da produo de soja e de milho, respectivamente. To ou mais relevante que isso o fato de a produtividade mdia dessas duas culturas, no Cerrado, ser superior da mdia brasileira. Outras culturas, como a do caf, respondendo por 59% da produo brasileira, e a de pastagens, de onde sai 55% da carne bovina produzida no Brasil, so outros bons indicadores. Cabe salientar aqui que os solos do Cerrado, com a desvantagem de sua pobreza generalizada em nutrientes, com destaque para o fsforo (P), no teriam proporcionado tal desempenho sem a adio de fertilizantes de forma adequada. Os Estados que possuem grande parte de sua rea com a vegetao de Cerrado foram responsveis pelo consumo de 47% dos fertilizantes do Brasil no ano de 2001. Esse consumo est compatvel com sua participao no pas na produo de gros, carne bovina, frutas, entre outros. Considerando somente o fertilizante fosfatado, na regio do Cerrado foram consumidos 51% do P2O5 total entregue para o consumidor no Brasil em 2001. Esse um dos investimentos mais altos para a prtica da agricultura comercial nesses solos. Para que a Regio do Cerrado mantenha esse desempenho na agricultura brasileira necessrio que se utilizem recomendaes adequadas de adubos fosfatados, visando aumentar ou manter a eficincia do uso do P, as quais dependem de uma srie de aspectos abordados nesse trabalho.
1.000

2. DINMICA DO FSFORO NO SOLO


As plantas nutrem-se retirando da soluo do solo o P necessrio para seu desenvolvimento. O P na soluo do solo est em equilbrio com formas de diferentes graus de solubilidade na fase slida. Os teores de P na soluo dos solos da regio do Cerrado so geralmente muito baixos. Essa caracterstica, associada alta capacidade que esses solos tm para reter o P na fase slida, a principal limitao para o desenvolvimento de qualquer atividade agrcola rentvel sem a aplicao de adubos fosfatados. A quantificao da relao P na soluo e P na fase slida pode ser obtida em laboratrio por meio de isotermas de adsoro. Essas relaes variam com a quantidade de P adicionado ao solo e com os tipos de solos (Figura 1). Contudo, as relaes apresentadas

Solo LV1 LE LV2

Argila (%) 65 46 35 46 9

P - adsorvido (g g de solo)

750

HPG AQ

-1

500

250

0,001

0,01

P - soluo (g ml )
-1

0,1

1,0

10,0

Figura 1. Relao entre o P-adsorvido e P-soluo em solos da Regio do Cerrado com diferentes teores de argila (SOUSA, 1982).

1 2

Palestra apresentada no 1o Simpsio sobre Fsforo na Agricultura Brasileira, promovido pela POTAFOS e ANDA, em Piracicaba, maio/2003. Pesquisador da Embrapa Cerrados, BR 020, km 18, Caixa Postal 08223, CEP 73301-970, Planaltina, DF. Telefone: (61) 388-9814, e-mail: dmgsousa@cpac.embrapa.br; lobato@cpac.embrapa.br

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

por essas isotermas no devem ser interpretadas de forma absoluta, pois so dados de laboratrio. Dessas isotermas podem-se inferir certas informaes, tais como a porcentagem de argila e a natureza mineralgica dessa argila, que so variveis para estimar a capacidade de adsoro de P. Quando adubos fosfatados so aplicados ao solo, aps sua dissoluo praticamente todo o P retido na fase slida, formando compostos menos solveis. Todavia, grande parte do P retido aproveitada pelas plantas. A magnitude dessa recuperao, que depende principalmente da espcie cultivada, afetada por textura, tipos de minerais de argila e acidez do solo. Alm disso, dose, fonte, granulometria e forma de aplicao do fertilizante fosfatado, rotao de culturas e sistema de preparo do solo tambm influem nesse processo.

A freqncia de resposta a P em solos da regio do Cerrado alta, caracterizando a generalizao da sua deficincia.

4. INFLUNCIA DA ACIDEZ E DE OUTROS FATORES NA EFICINCIA DA ADUBAO FOSFATADA


A correo da acidez uma prtica que contribui para aumentar a disponibilidade de P do solo e a eficincia dos fertilizantes fosfatados. Essa maior eficincia pode ser observada na Figura 3, em que para a dose de 200 kg ha-1 de P2O5, na rea sem calagem, a produtividade foi de 1,32 t ha-1 de gros de soja, enquanto com essa mesma dose, na rea onde foi realizada a calagem, a produtividade da soja foi de 3,04 t ha-1. Alm disso, com a calagem, a produtividade obtida com a dose intermediria de P foi prxima daquela com a dose mxima, o mesmo no ocorrendo na ausncia de calagem.

3. RESPOSTA DAS CULTURAS ADUBAO COM FSFORO


A resposta adubao fosfatada depende, dentre outros fatores, da disponibilidade de P no solo, da disponibilidade de outros nutrientes, da espcie e variedade vegetal cultivada e das condies climticas. Na Figura 2 so apresentadas curvas de resposta a P para as culturas de soja, trigo, milho, braquiria e mandioca. Essas curvas foram obtidas em latossolos argilosos e se referem resposta a fosfatos solveis em gua (superfosfatos) aplicados a lano e incorporados no solo, em condies favorveis de suprimento dos demais nutrientes. Quando no se adiciona P nesses solos, as produes so muito pequenas ou nulas, principalmente para soja, feijo, milho e trigo. Os maiores incrementos so observados com adubaes entre 60 kg ha-1 e 280 kg ha-1 de P2O5 para sistemas de sequeiro. Espcies menos exigentes, como braquiria e mandioca, parecem ser mais eficientes na absoro de P em solo sem adubao fosfatada (Figura 2). Apesar dessa melhor eficincia em utilizar o P nativo, essas espcies apresentam potencial de resposta adubao com este nutriente.

21 18
Produo (t ha-1)

Mandioca r = 0,97

15 12 9 6 3 0

Braquiria r = 0,99 r
2

Figura 3. Produtividade mdia de gros de cinco variedades de soja em rea com duas doses de calcrio e trs doses de fsforo, aplicadas a lano, na forma de superfosfato simples, em Latossolo Vermelho Escuro argiloso (adaptada de EMBRAPA, 1976).

Milho r = 0,99

Mesmo em sistemas que incluem espcies tolerantes acidez deve-se levar em conta o benefcio da correo dessa acidez na economia de P. Quando se utilizam fosfatos naturais, os quais se beneficiam da acidez do solo para sua solubilizao, observa-se decrscimo nessa solubilidade com a aplicao de calcrio, principalmente em quantidades acima da dose recomendada para se elevar a saturao por bases para 50%. GOEDERT & LOBATO (1980) observaram decrscimo na produo de soja em funo do aumento da dose de calcrio quando a fonte de P era fosfato natural de Patos de Minas, enquanto para o superfosfato simples houve aumento de produtividade com a dose de calcrio.

Trigo r = 0,99 Soja r = 0,98


2

100

P2O5 (kg ha-1)

200

300

400

Figura 2. Respostas de algumas culturas adubao fosfatada aplicada a lano em solo argiloso de Cerrado (GOEDERT et al., 1986b; SOUSA et al., dados no publicados).

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

Em geral, as respostas mais convenientes a P esto condicionadas, alm da correo da acidez, adio de doses adequadas de outros nutrientes, como nitrognio (N), potssio (K), enxofre (S) e micronutrientes. Um exemplo disso observado na Tabela 1, que mostra em uma rea adubada com 100 kg ha-1 de P2O5 no estabelecimento e com manuteno de 30 kg ha-1 de P2O5, aplicados a lano na superfcie sem incorporao no incio do perodo chuvoso, a cada dois anos, utilizando como fonte o superfosfato triplo, que a reduo do nvel das adubaes de reposio de N e K para 30% resultou no decrscimo de 40% na produo total de matria seca de braquiria, acumulada em cinco anos.
Tabela 1. Produo acumulada de matria seca de Brachiaria decumbens em cinco anos com duas doses de manuteno de nitrognio e potssio, em um latossolo argiloso. Manuteno com N e K1 % 30 100
1

como superfosfato triplo, por ocasio do primeiro cultivo da rea, variou de 1.183 kg ha-1 a 4.772 kg ha-1. O teor de P no solo extrado pelo mtodo Mehlich 1 antes e depois do cultivo do sorgo no diferiu estatisticamente entre os tratamentos e os demais nutrientes foram aplicados em quantidades adequadas. A diferena na produo de gros de sorgo pode ser explicada pelo nmero de propgulos de fungos micorrzicos vesculo-arbusculares (r2 = 0,725) avaliado 11 semanas aps a germinao do sorgo. Foi feita tambm a regresso do P absorvido pelo sorgo e o nmero de propgulos de fungos micorrzicos vesculo-arbusculares (r2 = 0,83), observandose aumento na eficincia de absoro de P propiciado pelo aumento da populao dos fungos para uma mesma disponibilidade de P no solo, ou a mesma quantidade de adubo fosfatado aplicado por ocasio do primeiro cultivo da rea. As hifas desses fungos constituem uma extenso do sistema radicular das plantas, resultando em maior superfcie para absoro de nutrientes, com destaque para P e Zn. Outra opo para ampliar a reciclagem e a eficincia do uso de P pelas plantas o aumento do teor de matria orgnica no solo. Esse componente pode melhorar a eficincia de uso do P, como se observa na Figura 4, a qual mostra que o rendimento de 3,0 t ha-1 de soja foi obtido no mesmo latossolo muito argiloso com teores de P extravel (Mehlich 1) de 3 mg dm -3 e 6 mg dm-3 e teores de matria orgnica de 37,3 g kg-1 e 28,4 g kg-1, respectivamente. O maior teor de matria orgnica no solo resultou do cultivo de pastagem por nove anos, depois de uma seqncia de cultivos anuais e antes de voltar s culturas anuais. O menor nvel de matria orgnica no solo foi observado em sistema de cultivos anuais de gros. Outra forma de aumentar o teor de matria orgnica no solo pode ser por meio de sistemas de preparo mnimo do solo ou de plantio direto.

Produo de matria seca t ha-1 30,8 51,2

Manuteno de N e K depois de cada corte para repor aproximadamente o que foi exportado (100%) e uma parte apenas desse valor (30%). Fonte: LOBATO et al., dados no publicados.

Prticas adequadas de manejo do solo e de rotao de culturas podem influenciar de forma positiva a eficincia de uso do P adicionado ao solo por meio de fertilizantes. Algumas culturas tm a capacidade de multiplicar determinados microrganismos, como fungos micorrzicos, e de liberar exsudatos atravs do sistema radicular, auxiliando a absoro do P do solo. SANO et al. (1989) avaliaram como determinada seqncia de culturas pode afetar a produtividade de outra cultura devido mudana na populao de um microrganismo. O solo no qual foi conduzido o experimento, em condies naturais, apresentou populao muito baixa de fungos micorrzicos vesculo-arbusculares, com 2,8 propgulos por 10 gramas de solo. Mediante o cultivo de algumas culturas, por dois anos, foi possvel alterar a populao desses fungos. Na Tabela 2 observa-se que a produo de gros de sorgo, cultivado no terceiro ano depois da aplicao de 200 kg ha-1 de P2O5

5. APLICAO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS


Uma das opes para aumentar a eficincia de fertilizantes fosfatados sua aplicao de modo adequado no solo. A escolha dessa prtica depender do solo, da fonte de P, da espcie a ser cultivada, do sistema de preparo e do clima. As formas mais utilizadas para adicionar P ao solo so: a lano, na superfcie, com ou sem incorporao, no sulco de plantio, em cova e em faixas.

Tabela 2. Rendimento de gros de sorgo, teor de fsforo no solo e nmero de propgulos de fungos micorrzicos aps dois anos de cultivo da rea com algumas culturas, em um latossolo argiloso, com a mesma adubao fosfatada. Cultura cultivada por dois anos Soja Soja + FMVA2 Mucuna Arroz Repolho Sem plantio Dms (5%)
1 2

Rendimento de gros de sorgo kg ha-1 3.077 3.472 4.772 1.789 1.183 2.400 981

Antes 2,0 3,2 2,2 1,9 1,9 2,8 ns

P extravel no cultivo Depois 1,6 1,7 1,6 1,8 1,5 1,7 ns

Propgulos de fungos vesculo-arbusculares1 N 10 g-1 de solo 126,0 126,0 98,9 59,3 11,0 17,0
o

- - - - - - - - - - - mg dm-3 - - - - - - - - - - - - -

Avaliados 11 semanas depois da germinao do sorgo. Soja inoculada com fungos micorrzicos vesculo-arbusculares exticos. Fonte: SANO et al. (1989).

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

3,5 3,0
Rendimento de gros (t ha-1)

2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0


^ anual Y R2 = 0,94 ^ Y anual/pasto R2 = 0,94

10

P extravel (mg dm-3)


Figura 4. Efeito de dois sistemas de rotao de culturas na relao entre o fsforo extravel (Mehlich 1) na camada de 0 a 20 cm de profundidade e o rendimento de gros de soja cv. Cristalina 13o cultivo (SOUSA et al., 1997).

preparado, o comportamento foi semelhante para os dois modos de aplicao; entretanto, nos trs primeiros cultivos, o tratamento com aplicao a lano do superfosfato triplo apresentou perdas de produtividade em relao aplicao no sulco. Possivelmente, isso ocorreu por se tratar de solo com teor de P muito baixo e porque a aplicao superficial do nutriente limitou sua absoro quando reduziu a umidade do solo na superfcie, nos perodos de estiagem, cessando sua absoro. Com o passar do tempo, o P foi carreado para o interior do solo atravs das razes das plantas, das galerias de insetos, dos microrganismos, entre outras possibilidades. Para fontes de baixa solubilidade em gua, como os fosfatos naturais reativos farelados, o ideal a aplicao a lano, incorporando-os ao solo, pois isso acelera seu processo de solubilizao. Na Tabela 3 observa-se que com a aplicao do fosfato de Gafsa a lano, no sistema convencional, a produo foi superior em 16% em relao aplicao no sulco de semeadura. Essa diferena ocorreu principalmente nos quatro primeiros cultivos da rea. Esse fosfato, quando aplicado na rea sem preparo, apresentou produtividade inferior do sistema de preparo convencional, independentemente da forma de aplicao. Isso evidencia que o preparo do solo favorece a solubilizao dos fosfatos naturais reativos.

Dos adubos fosfatados solveis, os mais usados na agricultura so geralmente comercializados na forma de grnulos. A granulao, alm de facilitar sua aplicao na lavoura, limita a quantidade de solo que entra em contato com o adubo, diminuindo a insolubilizao de P no solo, sendo uma forma de localiz-lo mesmo em aplicaes feitas a lano. SOUSA & VOLKWEISS (1987) estimaram o volume de solo em que o adubo fosfatado reage com trs tamanhos de grnulos de superfosfato triplo, 2, 4 e 6 mm de dimetro, e verificaram que, para a dose de 200 kg ha-1 de P2O5, aplicada a lano, o volume de solo ocupado com P foi de 25%, 15% e 9,5%, respectivamente. A maioria dos adubos fosfatados solveis comercializados apresenta grnulos que variam de 0,84 mm a 3,4 mm de dimetro. Mesmo em aplicaes a lano de superfosfato triplo, na dose de 100 kg ha-1 de P2O5, considerando um dimetro mdio dos grnulos do adubo de 2 mm, o volume de reao com o solo ser de 12,5%. Portanto, ao se localizar doses como essa no sulco de semeadura, o volume fica ainda menor, o que pode afetar a absoro de P e, conseqentemente, a produo de gros. Em experimento conduzido por YOST et al. (1979) foi observado que para a dose de 160 kg ha-1 de P2O5 aplicada a lano e no sulco como superfosfato simples, no sistema de preparo convencional, a produtividade de gros de milho foi de 5,2 t ha-1 e 3,8 t ha-1, respectivamente. A mesma dose foi ainda utilizada combinando os dois modos de aplicao, ou seja, metade a lano incorporada e metade no sulco de semeadura, com produtividade de 4,5 t ha-1 de gros de milho. Conclui-se que para doses maiores de P, a aplicao a lano favoreceu a absoro desse nutriente pela cultura, aumentando a produtividade em relao aplicao no sulco. Em ensaio com soja, no qual aplicaes anuais de 80 kg ha-1 de P2O5 foram feitas a lano e no sulco, no sistema de preparo convencional do solo, utilizando como fonte de P o superfosfato triplo, o comportamento foi semelhante quanto produtividade de gros durante oito anos de avaliao (Tabela 3). Para o solo no

Tabela 3. Produo de gros de soja acumulada em oito cultivos em um latossolo argiloso com muito baixa disponibilidade de P, recebendo aplicaes anuais de 80 kg ha-1 de P2O5, a lano e no sulco, com duas fontes de fsforo, sem preparo e no sistema de preparo convencional. Fonte de P1 SFT SFT Gafsa Gafsa SFT SFT Gafsa Gafsa
1

Modo de aplicar lano sulco lano sulco lano sulco lano sulco

Sistema de preparo convencional convencional convencional convencional sem preparo sem preparo sem preparo sem preparo

Produo de gros em 8 cultivos2 (t ha-1) 21,2 19,9 21,3 18,4 20,5 20,5 15,9 16,2

SFT: superfosfato triplo granulado; Gafsa: fosfato natural de Gafsa, farelado. 2 No sistema de preparo convencional, a produo de gros acumulada em oito cultivos para o tratamento sem fsforo foi de 1,8 t/ha. Fonte: SOUSA et al. (dados no publicados).

Em solos bem supridos com P, o modo de aplicao do fertilizante fosfatado e o sistema de preparo do solo no afetam a produtividade das culturas (Tabela 4). Em pastagem j estabelecida, sem problema de compactao, possvel adicionar o fertilizante fosfatado em cobertura, sem incorporao. Doses de 30 kg ha-1 de P2O5, aplicadas a cada dois anos, como superfosfato triplo na superfcie do solo aumentaram a produtividade da pastagem entre 98% e 110% (Tabela 5). Quando a fonte usada foi o fosfato natural reativo de Gafsa farelado o ganho foi entre 70% e 93%, porque essa forma de aplicao reduz sua eficincia, se comparada com o superfosfato triplo.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

Tabela 4. Rendimento de gros de soja (primeiro cultivo) e de milho (segundo cultivo) em resposta aplicao de 50 kg ha-1 de P2O5, com duas fontes de fsforo aplicadas a lano e no sulco, em sistema de preparo convencional e de plantio direto. Fonte de P1 Modo de aplicao Produtividade2 (t ha-1) Soja 3,5 3,7 3,5 3,6 3,4 3,6 3,4 3,4 Milho 9,9 10,3 9,6 9,2 9,5 10,6 8,8 9,2

SISTEMA DE PLANTIO DIRETO SFT SFT FNR FNR SFT SFT FNR FNR
1 2

sulco lano sulco lano sulco lano sulco lano

SISTEMA DE PREPARO CONVENCIONAL

melhor uso pelas plantas do P do fertilizante solvel em gua, alm da praticidade da operao conjunta com a semeadura. Quando os teores de P no solo forem adequados ou altos, o modo de aplicao pode ser escolhido em funo da praticidade da operao. Em reas com sistema de plantio direto, aps os primeiros anos de aplicao de calcrio na superfcie do solo, deve-se evitar a adubao fosfatada a lano, em especial em reas com algum potencial de resposta a P. A produtividade das culturas pode ser prejudicada com o pH na superfcie do solo atingindo valores prximos a 7, o que pode reduzir a disponibilidade de fontes solveis de P ou retardar a dissoluo de fosfatos naturais reativos. H vantagens em combinar aplicao inicial a lano com incorporao e adies anuais no sulco de semeadura, obtendo-se bons rendimentos desde o primeiro cultivo.

6. INTERPRETAO DA ANLISE DE SOLO E RECOMENDAO DE ADUBAO


Para fazer uma recomendao criteriosa de adubao fosfatada para a correo do solo deve-se conhecer o plano de utilizao da gleba, incluindo a seqncia de culturas, o prazo de utilizao e a expectativa de produo. O histrico das reas j incorporadas ao processo produtivo auxilia na recomendao. Informaes sobre quantidades e tipos de insumos j aplicados, produtividades obtidas, preparo do solo, condies climticas e tipo de solo, por exemplo, devem ser anotadas e arquivadas pelo produtor rural e consultadas quando houver necessidade de definir a recomendao de adubao para as culturas. A anlise de solo um dos instrumentos mais utilizados para a recomendao de adubao. Essa recomendao baseia-se na relao existente entre os teores de nutrientes no solo e o rendimento das culturas, assim como na relao entre as doses de P aplicadas e o rendimento em solos com diferentes teores do nutriente. Com base em experimentos de campo, com diversas culturas, so estabelecidas as respectivas doses de maior retorno econmico. Na regio do Cerrado, os dados de uma rede de experimentos conduzidos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal foram utilizados para obteno da interpretao da anlise de solo e recomendao de fertilizantes fosfatados. Por exemplo, para a obteno das tabelas de interpretao da anlise do solo e recomendao de fertilizante fosfatado, utilizando-se o mtodo de extrao Mehlich 1, foram seguidas trs etapas: Na primeira foram utilizadas as relaes entre a produtividade de gros das culturas e o teor de P extrado do solo pelo mtodo Mehlich 1 para a determinao dos nveis crticos de P. Nessa etapa observou-se que h relao entre o teor de argila e o nvel crtico, o que justifica incorporar a varivel teor de argila na interpretao da anlise do solo. Na segunda, utilizando-se a relao entre a dose de P aplicada ao solo e o teor de P extrado, obteve-se a dose necessria para atingir o nvel crtico. Finalmente, na terceira etapa, por meio da relao entre a dose de P aplicada ao solo e o teor de argila do solo, em trs condies de disponibilidade de P no solo, foi obtido o fator que multiplica o teor de argila para determinar a dose de P a aplicar para que se atinja a disponibilidade adequada de P no solo (Figura 5). 5

SFT: superfosfato triplo, FNR: fosfato natural reativo farelado. As produtividades de gros do tratamento sem fsforo para a soja e milho foram de 3,0 t ha-1 e 7,9 t ha-1, respectivamente, no sistema de plantio direto. No sistema de preparo convencional, essas produtividades foram de 3,0 t ha-1 e 8,3 t ha-1, respectivamente. Fonte: SOUSA et al. (dados no publicados). Tabela 5. Produo acumulada de matria seca de Brachiaria decumbens, em um perodo de cinco anos, em latossolo argiloso que recebeu adubao de estabelecimento, a lano e incorporada, e manuteno, a lano, na superfcie, sem incorporao. Fonte de P1 Adubao Estabelecimento 0 0 50 50 0 50 50 Manuteno2 0 30 0 30 30 0 30 - - - - - - - - kg ha-1 de P2O5 - - - - - - - SFT SFT SFT Gafsa Gafsa Gafsa
1 2

Produo de matria seca t ha-1 20,2 42,5 25,3 50,1 39,0 26,1 44,5

SFT: superfosfato triplo, Gafsa: fosfato natural de Gafsa farelado. Feita no incio do perodo chuvoso do primeiro, terceiro e quinto anos depois do estabelecimento. Fonte: LOBATO et al. (dados no publicados).

A distribuio do fosfato a lano com incorporao em solo com baixa disponibilidade de P proporciona maior volume deste nutriente em condies para a planta absorv-lo, bem como a gua e os outros nutrientes. Para as culturas anuais, a aplicao de fertilizantes fosfatados a lano e incorporado promove um sistema radicular mais volumoso. Essa forma de aplicao deve ser utilizada para doses superiores a 100 kg ha-1 de P2O5, com incorporao ao solo, principalmente em solos muito deficientes neste nutriente. Para doses inferiores a 100 kg ha-1 de P2O5, a serem aplicadas em culturas anuais, recomenda-se a localizao em sulcos, sobretudo em solos com baixa disponibilidade do nutriente, o que possibilitar

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

400

300

Disponiblidade de P Muito baixa Baixa Mdia


y = 4,16x 2 R = 0,83

200
y = 2,06x 2 R = 0,88

100

y = 1,04x 2 R = 0,88

ciais (%): 0 a 40, 41 a 60, 61 a 80, 81 a 90 e > 90 para o sistema de sequeiro; 0 a 60, 61 a 80, 81 a 90, 91 a 100 e < 100 para o sistema irrigado (teor de P no solo acima do necessrio para obteno da produtividade mxima), interpretados como muito baixo, baixo, mdio, adequado e alto, respectivamente. Observa-se na Tabela 6 que a interpretao varia com os teores de argila, sendo os nveis crticos de P (nveis mnimos adequados) em sistema de sequeiro iguais a 4, 8, 15 e 18 mg dm-3 para os solos de textura muito argilosa, argilosa, mdia e arenosa, respectivamente, suficientes para obteno de 80% do rendimento potencial na ausncia de aplicao de P naquele ano agrcola. Em sistema irrigado, com culturas anuais, os nveis crticos de P so obtidos quando os teores desse elemento forem iguais a 6, 12, 20 e 25 mg dm-3 para os solos de textura muito argilosa, argilosa, mdia e arenosa, respectivamente (Tabela 7), suficientes para obteno de 90% do rendimento potencial.

P2O5 (kg ha-1)

10

20

30

40

50

60

70

Teor de argila (%)

Figura 5. Relao entre dose de P aplicada para atingir a disponibilidade adequada e teor de argila do solo em trs condies de disponibilidade de fsforo no solo (adaptada de SOUSA et al., 1987a).

Alm da interpretao da anlise de solo pelo mtodo Mehlich 1 para solo da regio do Cerrado, SOUSA et al. (2002) propem ainda a interpretao pelo mtodo da resina trocadora de ons e P remanescente. Para a recomendao so considerados o sistema de sequeiro e irrigado, a disponibilidade de P no solo e o teor de argila ou o P remanescente, dependendo do extrator utilizado na anlise de P do solo.

6.1.2. Com base no P extrado por resina trocadora de ons


A resina trocadora de ons outro extrator para P utilizado por alguns laboratrios da regio. Nesse caso, a interpretao dos teores de P no solo pouco influenciada pelo teor de argila, no havendo necessidade, portanto, de criar classes em razo dessa varivel. A interpretao da anlise, para sistemas de sequeiro e irrigado, est apresentada na Tabela 8.

6.1. Interpretao da anlise de solo para culturas anuais 6.1.3. Com base no teor de argila e no P extrado pelo mtodo Mehlich 1
Na Tabela 6 apresenta-se a interpretao da anlise qumica do solo amostrado na camada de 0 a 20 cm, para culturas anuais em sistema de sequeiro, quanto ao teor de P extravel pelo mtodo Mehlich 1 (tambm denominado cido duplo ou Carolina do Norte) e ao teor de argila. Os limites de classe estabelecidos para interpretao da anlise do solo correspondem aos seguintes rendimentos poten-

6.1.3. Com base no P remanescente e no P extrado pelo mtodo Mehlich 1


Alm do teor de argila que influencia no nvel crtico de P quando se utiliza o mtodo Mehlich 1, a natureza mineralgica do solo tambm afeta essa relao. O P remanescente (P-rem) um ndice da capacidade de reteno de P pelo solo (quanto maior a capacidade de reteno, menor o valor P-rem) que se relaciona com o teor de argila e sua mineralogia (ALVAREZ & FONSECA, 1990) e pode ser utilizado em substituio ao teor de argila unicamente. A determinao do P-rem simples, rpida e foi descrita por ALVAREZ et al. (1997).

Tabela 6. Interpretao da anlise de solo para P extrado pelo mtodo Mehlich 1, de acordo com o teor de argila, para recomendao de adubao fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila % 15 16 a 35 36 a 60 > 60 Teor de P no solo Muito baixo 0 a 6,0 0 a 5,0 0 a 3,0 0 a 2,0 Baixo 6,1 a 12,0 5,1 a 10,0 3,1 a 5,0 2,1 a 3,0 Mdio 12,1 a 18,0 10,1 a 15,0 5,1 a 8,0 3,1 a 4,0 Adequado 18,1 a 25,0 15,1 a 20,0 8,1 a 12,0 4,1 a 6,0 Alto > 25,0 > 20,0 > 12,0 > 6,0 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - mg dm-3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Fonte: Adaptada de SOUSA et al. (2002).

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

Tabela 7. Interpretao da anlise de solo para fsforo extrado pelo mtodo Mehlich 1, de acordo com o teor de argila, para recomendao de adubao fosfatada em sistema irrigado com culturas anuais. Teor de argila % 15 16 a 35 36 a 60 > 60 Fonte: SOUSA et al. (2002). Tabela 8. Interpretao da anlise de solo para fsforo extrado pelo mtodo da resina trocadora de ons para recomendao de adubao fosfatada em sistemas de sequeiro e irrigado com culturas anuais. Sistema agrcola Teor de P no solo Muito baixo 0a5 0a8 Baixo 6a8 9 a 14 Mdio 9 a 14 15 a 20 Adequado 15 a 20 21 a 35 Alto > 20 > 35 - - - - - - - - - - - - - - - - - - mg dm-3 - - - - - - - - - - - - - - - - Sequeiro Irrigado Teor de P no solo Muito baixo 0 a 12,0 0 a 10,0 0 a 5,0 0 a 3,0 Baixo 12,1 a 18,0 10,1 a 15,0 5,1 a 8,0 3,1 a 4,0 Mdio
-3

Adequado 25,1 a 40,0 20,1 a 35,0 12,1 a 18,0 6,1 a 9,0

Alto > 40,0 > 35,0 > 18,0 > 9,0

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - mg dm - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 18,1 a 25,0 15,1 a 20,0 8,1 a 12,0 4,1 a 6,0

Independentemente do procedimento utilizado para interpretar o resultado da anlise de P no solo, quando o teor desse nutriente estiver na faixa adequada, as expectativas de produo no sistema de sequeiro para as culturas de soja, feijo e milho so de, no mnimo, 3 t ha-1, 2,5 t ha-1 e 7 t ha-1, respectivamente. Em sistemas irrigados, essas expectativas so de 4 t ha-1 para soja ou feijo, 5 t ha-1 para trigo e 10 t ha-1 para milho. Essas produes, nos dois sistemas, esto condicionadas aplicao de calcrio, adubao de manuteno adequada com P e outros nutrientes e ausncia de outros fatores limitantes (climticos, fitossanitrios e invasoras). O mtodo de amostragem de solo pode ser apontado como fator limitante na obteno de amostra representativa de uma gleba e, conseqentemente, de dados de anlise de solo confiveis. Essa limitao pode ser acentuada em reas que receberam adubos fosfatados em sulco, principalmente durante os trs primeiros cultivos, pois ainda ocorrem zonas com alta concentrao de P e zonas s com o P nativo. Limitao semelhante observada no sistema de plantio direto, no qual o P aplicado na linha no redistribudo pelo preparo do solo. Nessas situaes, o histrico da gleba poder ter um valor muito grande para a interpretao correta do resultado da anlise.

Fonte: SOUSA et al. (2002).

A interpretao da anlise de solo utilizando-se o P-rem e o mtodo Mehlich 1 mostrada na Tabela 9 e na Tabela 10 para sistemas de sequeiro e irrigado, respectivamente. O valor do P-rem deve ser determinado em solos nos quais no foram feitas adubaes fosfatadas ou com grande potencial de resposta ao P. No necessrio repeti-lo em anos subseqentes, at porque se espera que seu valor aumente em reas antigas, bem adubadas com P.

Tabela 9. Interpretao da anlise de solo para fsforo extrado pelo mtodo Mehlich 1, de acordo com o fsforo remanescente, para recomendao de adubao fosfatada em sistema de sequeiro com culturas anuais. P-rem Teor de P no solo Muito baixo Baixo
-3

Mdio

Adequado

Alto

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - mg dm - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 10 0 a 2,0 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 11 a 30 31 a 45 46 a 60 Fonte: SOUSA et al. (2002). Tabela 10. Interpretao da anlise de solo para fsforo extrado pelo mtodo Mehlich 1, de acordo com o fsforo remanescente, para recomendao de adubao fosfatada em sistema irrigado com culturas anuais. P-rem Teor de P no solo Muito baixo Baixo
-3

0 a 3,0 0 a 5,0 0 a 6,0

3,1 a 5,0 5,1 a 10,0 6,1 a 12,0

5,1 a 8,0 10,1 a 15,0 12,1 a 18,0

8,1 a 12,0 15,1 a 20,0 18,1 a 25,0

> 12,0 > 20,0 > 25,0

Mdio

Adequado

Alto

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - mg dm - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 10 0 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 6,1 a 9,0 > 9,0 11 a 30 31 a 45 46 a 60 Fonte: SOUSA et al. (2002). 0 a 5,0 0 a 10,0 0 a 12,0 5,1 a 8,0 10,1 a 15,0 12,1 a 18,0 8,1 a 12,0 15,1 a 20,0 18,1 a 25,0 12,1 a 18,0 20,1 a 35,0 25,1 a 40,0 > 18,0 > 35,0 > 40,0

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

6.2. Interpretao da anlise de solo para forrageiras


As espcies de gramneas e leguminosas forrageiras foram separadas em grupos segundo seu grau de exigncia de fertilidade de solo. Assim, na Tabela 11 e na Tabela 12 observa-se que existem graus diferenciados de adaptao das plantas s condies adversas do solo ou exigncias diferentes quanto fertilidade do solo entre as espcies e dentro delas. Para a definio da adubao fosfatada de estabelecimento importante conhecer o resultado da anlise de solo de modo a definir as condies de disponibilidade do nutriente. Na Tabela 13 e na Tabela 14 so apresentadas as interpretaes de resultados de anlise de P extrado pelos mtodos Mehlich 1 e da resina, respectivamente. Pelo mtodo da resina, o nvel de P considerado adequado deve ser superior a 8 mg dm-3 para espcies pouco exigentes e de 11 mg dm-3 para espcies exigentes e, nesse caso, no se recomenda adubao fosfatada.

Tabela 13. Interpretao de resultados da anlise de fsforo no solo, na profundidade de 0 a 20 cm, extrado pelo mtodo Mehlich 1, para trs grupos de exigncia das forrageiras. Teor de argila (%) Disponibilidade de fsforo (mg dm-3) Muito baixa Baixa Mdia Adequada

ESPCIES POUCO EXIGENTES 15 16 a 35 36 a 60 > 60 0 a 3,0 0 a 2,5 0 a 1,5 0 a 1,0 3,1 a 6,0 2,6 a 5,0 1,6 a 3,0 1,1 a 1,5 6,1 a 9,0 5,1 a 7,0 3,1 a 4,5 1,6 a 2,0 > 9,0 > 7,0 > 4,5 > 2,0

ESPCIES EXIGENTES 15 16 a 35 36 a 60 > 60 0 a 5,0 0 a 4,0 0 a 2,0 0 a 1,0 5,1 a 10,0 4,1 a 8,0 2,1 a 4,0 1,1 a 2,0 10,1 a 15,0 8,1 a 12,0 4,1 a 6,0 2,1 a 3,0 > 15,0 > 12,0 > 6,0 > 3,0

ESPCIES MUITO EXIGENTES 15 0 a 6,0 0 a 5,0 0 a 3,0 0 a 2,0 6,1 a 12,0 5,1 a 10,0 3,1 a 5,0 2,1 a 3,0 12,1 a 21,0 10,1 a 18,0 5,1 a 10,0 3,1 a 5,0 > 21,0 > 18,0 > 10,0 > 5,0 16 a 35 36 a 60 > 60

Tabela 11. Adaptao de gramneas forrageiras s condies de fertilidade de solo. Espcie Andropogon gayanus cv. Planaltina Brachiaria decumbens Brachiaria humidicola Brachiaria ruziziensis Paspalum atratum cv. Pojuca Brachiaria brizantha cv. Marandu Setaria anceps Panicum maximum cv. Vencedor e cv. Centenrio Panicum maximum cv. Colonio, cv. Tobiat, cv. Tanznia-1, cv. Mombaa Pennisetum purpureum (Elefante, Napier) Cynodon spp (Coast-Cross, Tifton) Fonte: Adaptada de VILELA et al. (2000). Grau de exigncia em fertilidade pouco exigente pouco exigente pouco exigente pouco exigente pouco exigente exigente exigente exigente muito exigente muito exigente muito exigente

Fonte: SOUSA et al. (2001). Tabela 14. Interpretao de resultados da anlise de fsforo no solo, na profundidade de 0 a 20 cm, extrado pelo mtodo da resina (P-resina), para trs grupos de exigncia das forrageiras. Interpretao da anlise do solo (mg dm-3) Muito baixo Baixo Mdio Adequado

ESPCIES POUCO EXIGENTES 0-3,0 0-4,0 0-5,0 3,1-6,0 4,1-8,0 5,1-9,0 6,1-8,0 8,1-11,0 9,1-18,0 > 8,0 > 11,0 > 18,0 ESPCIES EXIGENTES ESPCIES MUITO EXIGENTES

Tabela 12. Adaptao de leguminosas forrageiras s condies de fertilidade de solo. Espcie Stylosanthes guianensis cv. Mineiro e cv. Bandeirante Stylosanthes macrocephala cv. Pioneiro S. capitata + S. macrocephala cv. Campo Grande Calopogonium mucunoides Pueraria phaseoloides Amendoim forrageiro (Arachis pintoi) cv. Amarillo Leucena (Leucaena leucocephala) Soja perene (Neonotonia wightii) Fonte: Adaptada de VILELA et al. (2000). Grau de exigncia em fertilidade pouco exigente pouco exigente pouco exigente pouco exigente pouco exigente exigente muito exigente muito exigente

Fonte: SOUSA et al. (2001).

6.3. Recomendao de adubao 6.3.1. Adubao corretiva para culturas anuais


A adubao corretiva tem por objetivo transformar o solo de baixa fertilidade em solo frtil. Na definio do nvel de fertilidade a ser alcanado leva-se em conta o grau de exigncia em P das culturas que se pretende cultivar na gleba a ser adubada. Assim, por exemplo, uma rotao de culturas que inclua soja, milho, feijo, trigo, entre outras, exige nvel de disponibilidade de P mais elevado do que um sistema em que se pretende implantar pastagem de Brachiaria decumbens semeada com arroz de sequeiro; o investimento em fertilizante fosfatado para o primeiro sistema ser maior do que para o segundo.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

Duas opes so apresentadas para a adubao fosfatada corretiva: a correo do solo de uma s vez ou a correo gradativa. Estando o solo corrigido, com teor de P classificado como adequado, recomenda-se apenas a adubao de manuteno. No caso da adubao corretiva de uma s vez recomenda-se aplicar a quantidade de P necessria (Tabela 15) a lano, incorporando-o camada arvel para proporcionar maior volume de solo corrigido, a fim de que mais razes tenham condies de absorver o nutriente. Doses inferiores a 100 kg ha-1 de P2O5, no entanto, devem ser aplicadas no sulco de semeadura, semelhana da adubao corretiva gradual, descrita a seguir. Antes da implementao de sistemas irrigados imprescindvel fazer a adubao fosfatada corretiva, pois, devido aos elevados investimentos em equipamentos de irrigao, a fertilidade do solo no deve ser um fator de restrio da produtividade. Para se definir com maior preciso as quantidades de P como adubao corretiva, pode-se usar as frmulas propostas na Tabela 16. Em termos mdios, as recomendaes de adubao fosfatada corretiva feitas utilizando-se a Tabela 15 e a Tabela 16 so semelhantes. Clculos feitos para um grupo de 33 amostras de solo utilizando-se os dados da Tabela 15 e a frmula proposta para o teor de argila da Tabela 16 para o sistema de sequeiro indicaram recomendaes de P variando em 50 kg ha-1 de P2O5, o que pode ser explicado pela menor preciso das recomendaes da Tabela 15, para as quais so utilizados valores mdios da classe de teor de

argila para clculo da quantidade de P a ser aplicada no solo. Comparando-se as recomendaes feitas por meio do P-rem e do teor de argila (Tabela 16) foram obtidas variaes de 80 kg ha-1 de P2O5, o que pode ser explicado pela maior sensibilidade do P-rem natureza da frao argila, alm de sua quantidade. Aps a aplicao da dose de P como adubao corretiva, quando a disponibilidade de P adequada segue-se a adubao de manuteno, nas doses indicadas no item 6.4 deste trabalho. A adubao corretiva gradual (Tabela 17) pode ser utilizada quando no se tem o capital necessrio para fazer a correo do solo de uma s vez, situao freqente quando se trata de solos argilosos e muito argilosos, para os quais as doses requeridas so elevadas. Essa prtica consiste em aplicar, no sulco de semeadura, uma quantidade de P superior indicada para a adubao de manuteno, at atingir, depois de alguns anos, a disponibilidade de P desejada. Ao se aplicar as quantidades de adubos fosfatados sugeridas na Tabela 17 espera-se que, num perodo mximo de cinco cultivos sucessivos, o solo apresente os teores de P em nvel adequado para o sistema de sequeiro. Em outras palavras, a adubao corretiva gradual consiste em aplicar a quantidade de P definida pela Tabela 15, mas de modo parcelado, acrescentando adubao anual de manuteno uma parcela da adubao corretiva total. Como exemplo, se for definida como necessria a aplicao de 200 kg ha-1 de P2O5 como adubao corretiva, essa quantidade poder ser aplicada em cinco anos, acrescentando-se adubao de manuteno (60 kg ha-1 de P2O5)

Tabela 15. Recomendao de adubao fosfatada corretiva de acordo com a disponibilidade de fsforo e com o teor de argila do solo, em sistemas de sequeiro e irrigado, com culturas anuais. Recomendao de P2O5 Argila Sistema de sequeiro Disponibilidade de P no solo Muito baixa % 15 16 a 35 36 a 60 > 60
1 1

Sistema irrigado Disponibilidade de P no solo1 Mdia 15 25 50 70 Muito baixa 90 150 300 420 Baixa 45 75 150 210 Mdia 20 40 75 105

Baixa 30 50 100 140

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - kg de P 2O5 ha-1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 60 100 200 280

Classe de disponibilidade de P no solo. Ver Tabelas 6, 7, 8, 9 e 10. Fonte: SOUSA et al. (2002).

Tabela 16. Recomendao de adubao fosfatada corretiva de acordo com a disponibilidade de fsforo, calculada com o teor de argila ou de fsforo remanescente do solo, em sistemas de sequeiro e irrigado, com culturas anuais. Sistema agrcola Varivel Disponibilidade de P no solo1 Muito baixa 4 x argila 6 x argila 260 (4 x P-rem) 390 (6 x P-rem) Baixa
-1

Mdia 1 x argila 1,5 x argila 65 (1 x P-rem) 98 (1,5 x P-rem)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - kg de P2O5 ha - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Sequeiro Irrigado Sequeiro Irrigado


1 2

Teor de argila2 Teor de argila P-rem


3

2 x argila 3 x argila 130 (2 x P-rem) 195 (3 x P-rem)

P-rem

Classe de disponibilidade de P no solo. Ver Tabelas 6, 7, 8, 9 e 10. Teor de argila expresso em porcentagem. 3 P remanescente expresso em mg dm-3 . Fonte: SOUSA et al. (2002).

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

Tabela 17. Recomendao de adubao fosfatada corretiva gradual em cinco anos, de acordo com a disponibilidade de fsforo e com o teor de argila do solo, em sistema de sequeiro com culturas anuais. Argila % Recomendao de P2O5 Disponibilidade de P no solo1 Muito baixa 70 80 100 120 Baixa 65 70 80 90 Mdia 63 65 70 75

Tabela 19. Recomendao de adubao de manuteno, de acordo com a classe de disponibilidade de fsforo no solo, em sistemas de sequeiro e irrigado, com culturas anuais. Disponibilidade de fsforo no solo1 Adequada Alta
1

Sistema Sequeiro
-1

Irrigado 80 a 120 40 a 60

- - - - - - - kg ha de P2O5 - - - - - - 60 a 100 30 a 50

- - - - - - - - - - - - - - - kg ha-1 - - - - - - - - - - - - - - 152 16 a 35 36 a 60 > 60


1

Classe de disponibilidade de P. Ver Tabelas 6, 7, 8, 9 e 10. Fonte: SOUSA et al. (2002).

Classe de disponibilidade de P no solo. Ver Tabelas 6, 7, 8, 9 e 10. 2 Para essa classe textural, teor de (argila + silte) 15%. Fonte: SOUSA et al. (2002).

os 40 kg ha-1 de P2O5 correspondentes a 1/5 do total. Portanto, adubando no sulco com 100 kg ha-1 de P2O5 durante cinco anos estaria sendo feita a adubao corretiva de 200 kg ha-1 de P2O5 de forma gradual. O agricultor pode definir, de acordo com sua disponibilidade de recursos, em quantos anos ele far o investimento com a adubao corretiva. Quanto mais rpido isto for feito, maior ser o retorno econmico.

60 kg ha-1 de P2O5 so suficientes para produzir 3 t ha-1 de gros. J para a cultura do milho, a manuteno de 90 kg ha-1 de P2O5 atende expectativa de produtividade de 9 t ha-1. Para produtividades maiores, a manuteno deve ser proporcionalmente aumentada. Com teor alto de P no solo, caso haja limitao financeira, pode-se, por algum tempo, deixar de adubar com este nutriente sem comprometer o potencial produtivo.

6.4.2. Pastagens
Nas exploraes extensivas com pastagens exclusivas de gramneas ou consorciadas, com a finalidade de evitar a degradao da pastagem, recomenda-se aplicar em cobertura 20 kg ha-1 de P2O5 a cada dois anos. O P deve ser aplicado preferencialmente no incio da estao chuvosa. Em pastagens destinadas produo de feno ou em capineiras, a reposio do P deve ser feita com base na quantidade de matria seca removida da rea. Sugere-se estimar o teor de P no tecido vegetal em 0,15%; assim, em cada tonelada de matria seca esto sendo exportados 1,5 kg de P ou 3,5 kg de P2O5.

6.3.2. Adubao de estabelecimento para forrageiras


Caso os teores de P sejam inferiores aos considerados adequados na Tabela 13 e na Tabela 14, aplicar P segundo a frmula a seguir, para a qual o valor de b obtido na Tabela 18: Dose de fsforo (kg ha-1 de P2O5) = Argila (%) x fator b (1)

Tabela 18. Valores do fator b da equao (1) para determinar a dose do adubo fosfatado para estabelecimento de pastagens em funo da interpretao da anlise do solo (Tabelas 13 e 14) e da exigncia das espcies forrageiras (Tabelas 11 e 12). Interpretao da anlise de fsforo do solo Muito baixo Baixo Mdio Espcies Pouco exigentes 2,0 1,5 1,0 Exigentes 3,0 2,0 1,5 Muito exigentes 4,0 2,5 2,0

7. FONTES DE FSFORO
Dentre os macronutrientes primrios (N, P e K), o P o que apresenta a maior variao quanto aos tipos de fertilizantes disponveis no mercado. Esses produtos podem ser classificados quanto sua solubilidade em gua, em citrato neutro de amnio (CNA) e em cido ctrico (AC), em anlises conforme a legislao brasileira. Conhecendo-se o produto e suas solubilidades, pode-se, de maneira geral, prever sua eficincia agronmica (capacidade de fornecimento de P para as culturas) e a melhor forma de utilizao. Os superfosfatos simples e triplo (ambos fosfatos monoclcicos), os fosfatos monoamnico (MAP) e diamnico (DAP) e alguns fertilizantes complexos (N, P e K no mesmo grnulo) tm mais de 90% do P total solvel em CNA, dissolvem-se rapidamente no solo e so praticamente equivalentes quanto capacidade de fornecimento de P para as plantas. So utilizados principalmente na forma de gros, com a finalidade de diminuir o volume de solo com o qual reagem, reduzindo o processo de insolubilizao, alm de facilitar o manuseio e a aplicao. So produtos de reconhecida e elevada eficincia agronmica, para quaisquer condies de solo e de cultura no Cerrado, correspondendo a mais de 90% do P2O5 utilizado na agricultura brasileira. Os fosfatos naturais brasileiros (Arax, Patos de Minas, Catalo, entre outros), cuja dissoluo no solo muito lenta, sobretudo em condies de acidez corrigida para culturas anuais (pH em gua ao redor de 6,0), tm eficincia agronmica muito

Fonte: SOUSA et al. (2001).

6.4. Adubao de manuteno 6.4.1. Culturas anuais


A adubao de manuteno indicada quando o nvel de P do solo est classificado como adequado ou alto (Tabelas 6, 7, 8, 9 e 10). As doses de P recomendadas para essas situaes so apresentadas na Tabela 19. A dose de manuteno no nvel adequado de P apresentada em um intervalo para atender a diferentes potenciais produtivos das culturas nos diferentes sistemas. Assim, para a cultura da soja, no sistema de sequeiro, com nvel de P adequado, 10

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

baixa, em mdia de 25% para culturas anuais, em relao aos fosfatos solveis em gua, nos primeiros anos depois da aplicao (Tabela 20).
Tabela 20. ndice de Eficincia Agronmica (IEA) de fontes de P avaliadas em um latossolo argiloso, com culturas anuais por cinco anos seguidas de capim Andropgon por trs anos, na dose de 200 kg ha-1 de P2O5, tendo como referncia o superfosfato triplo. Fonte de P Patos (MG) Arax (MG) Catalo (GO) Abaet (BA) IEA (%) Culturas anuais 45 27 8 21 Andropgon 81 69 36 86

O fosfato de Carolina do Norte j foi avaliado em solo de Cerrado com a cultura da soja (REIN et al., 1994). Aplicado apenas no primeiro ano, a lano e incorporado com arao e gradagem, esse produto apresentou eficincia agronmica de 63% no primeiro cultivo e de 138% no segundo em relao ao superfosfato aplicado da mesma forma. Os rendimentos acumulados nos dois cultivos, obtidos dessas duas fontes de P, foram semelhantes, o que mostra seu bom potencial para adubao corretiva a lano. Isso poder ocorrer desde que seus preos sejam competitivos com os fertilizantes tradicionalmente utilizados. Para pastagens, esses fosfatos de alta reatividade tm apresentado eficincia agronmica inicial superior obtida com culturas anuais (Tabela 21).
Tabela 21. ndice de Eficincia Agronmica (IEA) para trs fosfatos naturais reativos obtidos com gramneas forrageiras na Regio do Cerrado em um perodo de trs anos, independentemente da dose de fsforo aplicada. Fosfato Arad
1 1

Fonte: GOEDERT & LOBATO (1984).

Para as pastagens, com espcies tolerantes acidez em solos mais cidos, a eficincia tambm muito baixa no primeiro ano, evoluindo, em geral, para 35% a 85% (em relao aos fosfatos solveis) nos anos subseqentes (Tabela 20). Os fosfatos parcialmente solubilizados com cido sulfrico e produzidos a partir de concentrados fosfticos nacionais (rocha fosftica beneficiada) tm aproximadamente 50% do P total solvel em CNA. Testes efetuados com esses produtos no Cerrado por GOEDERT et al. (1986a) e em outras regies mostraram que sua eficincia agronmica a mdio prazo (quatro anos) foi de aproximadamente 50% em relao ao superfosfato, ou seja, apenas a frao solvel em CNA foi aproveitada pelas culturas anuais. Os termofosfatos e os produtos base de fosfato biclcico tm mais de 90% do P total solvel em AC e em CNA, mas so insolveis em gua. O termofosfato magnesiano fundido, quando aplicado na forma finamente moda, dissolve-se rapidamente no solo e apresenta eficincia agronmica equivalente aos fosfatos solveis em gua. Mostra, ainda, efeito corretivo da acidez quando utilizado em doses elevadas ou continuamente e fonte de magnsio e silcio; esse ltimo no essencial s plantas, mas pode ser benfico para algumas gramneas, como o arroz e a cana-de-acar. A granulao de produtos de baixa solubilidade em gua resulta em dissoluo mais lenta no solo e reduo na eficincia agronmica no ano da aplicao, comparando-se forma finamente moda. A arao e a gradagem homogeneizam com o solo a frao no dissolvida dos grnulos aplicados no cultivo anterior, aumentando o efeito residual no ano subseqente em relao ausncia de preparo do solo. De maneira geral, para serem eficientemente utilizados na forma granulada, os fertilizantes solveis em CNA ou em AC devem apresentar solubilidade em gua de, no mnimo, 60%. Os fosfatos naturais sedimentares de alta reatividade (FNR), como de Carolina do Norte, Gafsa e outros, vm sendo importados nos ltimos anos (SOUSA et al., 1999). O fosfato de Gafsa j foi comercializado no Brasil, principalmente na dcada de 70, na forma finamente moda. Testes com algumas culturas anuais em vrias regies mostraram que sua eficincia, quando aplicado a lano e incorporado em solos com pH em gua inferior a 6,0, similar dos fosfatos solveis em gua j no ano da aplicao. Atualmente, esses produtos so comercializados na forma no-moda, o que facilita sua aplicao, mas resulta em menor eficincia agronmica para culturas anuais no primeiro ano.

IEA no ano (%) 1 ano


o

2o ano 102 116 100


2

3o ano 101 128 88

69 86 103
1

Carolina do Norte Gafsa2

Fontes: BONO & MACEDO (1998), LOBATO et al. (1999).

A aplicao do FNR localizada na linha de semeadura resulta em significativa reduo na eficincia agronmica inicial, pois a dissoluo de produtos de baixa solubilidade depende do maior contato com o solo, o que ocorre na aplicao a lano com incorporao (Tabela 3). Desse modo, a utilizao desses produtos na linha de semeadura pode ser recomendada na adubao de manuteno apenas para reas j com elevada disponibilidade de P. O preparo do solo, homogeneizando o produto aplicado na linha de semeadura no cultivo anterior, favorece o efeito residual. Embora ainda no se tenham resultados de pesquisa na regio, a expectativa de que a eficincia dos FNR seja menor em solos que tenham recebido excesso de calcrio, apresentando pH em gua acima de 6,0 e em solos arenosos. Um aspecto que deve ser considerado na utilizao dos fosfatos reativos a anlise de P no solo. No primeiro ano, depois da aplicao desses produtos, o extrator Mehlich 1, utilizado na maioria dos laboratrios da regio, superestima a disponibilidade de P, pois solubiliza parte dele ainda no dissolvida no solo, resultando em teores mais altos. Esse problema desaparece quando se completa a dissoluo, o que ocorre j a partir do segundo ano, ou no mximo no terceiro ano, aps a aplicao desses produtos a lano com incorporao. Com os fosfatos naturais brasileiros de baixa reatividade e os fosfatos parcialmente solubilizados produzidos de concentrados fosfticos nacionais esse problema persiste por muitos anos, principalmente quando so utilizadas doses elevadas de P. Para reas adubadas com FNR recomenda-se fazer anlise do solo e interpretao dos resultados usando o mtodo da resina (Tabela 8).

8. EFEITO RESIDUAL
Os adubos fosfatados adicionados ao solo, alm do efeito imediato sobre a cultura que se segue adubao, tm efeito residual nas culturas subseqentes. Os decrscimos no efeito da adubao 11

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

fosfatada, com o tempo, resultam da interao de vrios fatores, tais como: tipo de solo, fonte, dose e mtodo de aplicao do fertilizante fosfatado, sistema de preparo do solo e seqncia de cultivos. O efeito residual de P pode ser avaliado anualmente, conduzindo-se experimentos em reas adjacentes para determinar a curva de resposta (aplicao recente), obtendo-se por meio dessas curvas a quantidade de P equivalente aos tratamentos residuais. Outra maneira de avaliar o efeito residual do P aplicado ao solo com cultivos sucessivos da rea onde foram aplicados os tratamentos, avaliando-se, alm da produo de gros e/ou de matria seca, tambm o teor de P no material que est sendo exportado da rea. SOUSA et al. (1987b) avaliaram o efeito residual do superfosfato triplo em duas doses de P (200 e 400 kg ha-1 de P2O5), com duas granulaes (p, menor que 0,84 mm de dimetro; gro, em torno de 3 mm de dimetro), em um latossolo com textura muito argilosa, por um perodo de seis anos. Essas doses foram aplicadas a lano, antes do primeiro cultivo, e incorporadas ao solo com arado de disco e grade niveladora. Antes do segundo cultivo estabeleceramse dois sistemas para trabalhar o solo: sem preparo e convencional (uma arao e uma gradagem). A cultura-teste foi a soja. O efeito residual dos tratamentos foi estimado a partir de curvas de produo, em funo de doses do superfosfato triplo granulado estabelecidas a cada ano em uma nova rea adjacente ao experimento. O P aplicado no primeiro cultivo apresentou efeito residual sobre o rendimento de gros de soja em todos os tratamentos. Houve efeito de doses nas produes dos seis cultivos de soja e a granulao do superfosfato triplo s foi significativa nos quatro ltimos cultivos. O efeito do sistema de preparo foi significativo nos trs cultivos subseqentes ao primeiro. Houve interao entre dose e preparo do solo no terceiro e no quarto cultivos e interao entre granulao do superfosfato triplo e do preparo do solo nos trs cultivos subseqentes ao primeiro. Os resultados foram transformados, sendo utilizado para o valor residual do fertilizante (VRF) o modelo: no qual: a = constante t = tempo (anos). VRF = a (a + t)-1

Dose 200 400 200 400

Preparo PC PC SP SP

Equao VRF = 1,79(1,79 + t) VRF = 2,53(2,53 + t)


-1 -1 -1

Ra 0,998 0,995 0,998 0,999

VRF = 0,98(0,98 + t) -1 VRF = 1,09(1,09 + t)

1,00

Valor residual do fertilizante

0,50

Tempo (anos)
Figura 6. Valor residual do fertilizante (VRF) para duas doses de fsforo (200 e 400 kg ha-1 de P2O5), em dois sistemas de preparo do solo (convencional PC e sem preparo SP), em funo do tempo (SOUSA et al., 1987b).

Granulometria P Gro P Gro

Preparo PC PC SP SP

Equao VRF = 2,85(2,85 + t) VRF = 4,64(4,64 + t)-1 VRF = 1,62(1,62 + t)-1 VRF = 1,53(1,53 + t)-1
-1

R2a 0,999 0,999 0,999 0,999

1,00

Na Figura 6 so apresentados os resultados da interao entre dose de superfosfato triplo e preparo do solo. Observa-se que a dose de 400 kg ha-1 de P2O5 apresentou maior efeito residual do que a dose de 200 kg ha-1 de P2O5 no sistema de preparo convencional, enquanto no sistema sem preparo do solo essas doses apresentaram efeitos residuais semelhantes. No sistema de preparo convencional entende-se que o menor efeito residual da dose de 200 kg ha-1 de P2O5 em relao de 400 kg ha-1 de P2O5 est associado s reaes de insolubilizao do P proporcionalmente maiores, intensificadas com o preparo do solo, bem como maior retirada pelos cultivos, fator menos importante e que se faz sentir com maior intensidade na menor dose. No sistema sem preparo, a diferena de extrao pelos cultivos parece no afetar tanto e, devido ao fato de o solo no ser revolvido, parece que as reaes de insolubilizao de P tm intensidades semelhantes. Com os resultados da interao entre granulao do superfosfato triplo e sistema de preparo do solo (Figura 7) observa-se que a granulao aumentou o efeito residual do superfosfato triplo no sistema de preparo convencional, enquanto no sistema sem preparo no houve efeito deste parmetro. Quando fontes de P ricas em fosfato monoclcico, como o superfosfato triplo, so aplicadas ao solo, aproximadamente 25% 12

Valor residual do fertilizante

0,50

Tempo (anos)
Figura 7. Valor residual do fertilizante (VRF) para duas granulaes do superfosfato triplo (p e gro), em dois sistemas de preparo do solo (convencional PC e sem preparo SP), em funo do tempo (SOUSA et al., 1987b).

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

do P insolubilizado na regio do grnulo como fosfato biclcico, que pouco eficiente quando localizado (SOUSA & VOLKWEISS, 1987). Ao se preparar o solo com araes e gradagens propicia-se a distribuio desse composto, aumentando sua eficincia, o que pode explicar o maior efeito residual do superfosfato triplo granulado no sistema de preparo convencional. Alm disso, h menor contato com stios de adsoro de P no solo quando se utiliza o granulado em relao ao p. O preparo anual estaria proporcionando melhor distribuio de P no volume do solo e, assim, melhor condio de absoro de P pelas plantas, fato esse mais importante do que o prejuzo da maior oportunidade de adsoro de P pelo solo com essa prtica. Foi realizada uma tentativa para quantificar o aumento do efeito residual propiciado na dose de 200 kg ha-1 de P2O5 do superfosfato triplo granulado quando o sistema de preparo do solo foi o convencional. Nesse caso obteve-se aumento de 340 kg ha-1 ano-1 na produo de gros, em comparao com o sistema sem preparo do solo, o que corresponderia aplicao de 31 kg ha-1 ano-1 de P2O5 nos trs cultivos subseqentes ao primeiro. De maneira geral, o valor residual de fertilizantes fosfatados solveis em gua (em relao ao efeito imediato no ano da aplicao) de 60%, 45%, 35%, 15% e 5%, respectivamente, aps um, dois, trs, quatro e cinco anos da aplicao do fertilizante ao solo (SOUSA et al., 1987b). Isso indica que, caso se utilize a adubao corretiva de P, essa deve ser considerada como investimento e amortizada no perodo de cinco anos, nas propores de 40%, 25%, 20%, 10% e 5% aps um, dois, trs, quatro e cinco anos de aplicao do fertilizante fosfatado, respectivamente. A avaliao do efeito residual de P, feita com a obteno de uma curva de resposta a esse nutriente, a cada ano, muito dispendiosa e o mais comum o cultivo da rea por anos sucessivos para avaliar o efeito de doses, modos de aplicao, sistemas de cultivo, fontes de P, dentre outros. O efeito residual de fontes de P que apresentam solubilidade muito baixa, como a dos fosfatos naturais brasileiros, melhora at o terceiro ano depois de sua aplicao no solo, decrescendo a partir desse perodo; isso se a rea estiver sendo cultivada com preparo convencional (arao e gradagem). Em experimento conduzido no campo, em um latossolo muito argiloso no qual foram aplicados 800 kg ha-1 de P2O5 utilizando-se o fosfato natural de Patos de Minas como fonte de P, em dois sistemas de preparo de solo, por um perodo de seis anos, SOUSA et al. (dados no publicados) observaram que na rea sem preparo do solo a produo mdia de soja foi de 1.156 kg ha-1 de gros, enquanto na rea com sistema de preparo convencional a produo mdia foi de 1.735 kg ha-1 de gros. Conclui-se que a dissoluo dessas fontes de P para cultivos anuais inferior em sistemas em que o solo no revolvido, produzindo 50% menos gros de soja do que no sistema de preparo convencional. Se a fonte de P for um FNR, ento o efeito residual semelhante ao do superfosfato triplo, como se observa pelos dados da Tabela 22. Os FNR farelados apresentam eficincia em torno de 55% por ocasio do primeiro cultivo para culturas anuais e maior do que 85% a partir do segundo cultivo. Em aplicaes anuais, os FNR farelados tm a eficincia afetada pela disponibilidade de P e pelo sistema de preparo do solo. Assim, em solos com disponibilidade de P muito baixa, a melhor eficincia dessas fontes obtida no sistema de preparo convencional do solo com aplicaes feitas a lano e incorporadas (Tabela 3). Em solos com disponibilidade de P adequada, essas fontes apresentam

comportamento semelhante ao do superfosfato triplo, aplicadas a lano ou no sulco de semeadura, no sistema de plantio direto ou no sistema de preparo convencional (Tabela 4).
Tabela 22. Fsforo total exportado por gros de soja, colhidos em cinco cultivos, em funo de seis fontes de fsforo aplicadas ao solo na dose de 240 kg ha-1 de P2O5 por ocasio do primeiro cultivo, em sistema convencional, em um latossolo argiloso. Fonte de P P exportado kg ha-1 de P2O5 Testemunha sem P Superfostato triplo Arglia Marrocos Arad Gafsa Carolina do Norte 9 95 93 96 91 102 102 P recuperado % 36 35 36 34 39 39

Fonte: SOUSA et al. (dados no publicados).

Na Tabela 23 verifica-se que em cinco cultivos com soja foram recuperados de 27% a 46% do P aplicado ao solo como superfosfato triplo por ocasio do primeiro cultivo com sistema de preparo convencional do solo. A maior taxa de recuperao foi na menor dose de P aplicada ao solo.
Tabela 23. Fsforo total exportado por gros de soja, colhidos em cinco cultivos, em funo de doses de fsforo aplicadas ao solo por ocasio do primeiro cultivo, em sistema convencional, em um latossolo argiloso. Dose de P 0 120 240 480 P exportado 9 64 96 140 46 36 27 P recuperado %

- - - - - - - kg ha-1 de P2O5 - - - - - - - -

Fonte: SOUSA et al. (dados no publicados).

Em ensaios com maior nmero de cultivos com a cultura do milho foram recuperados 35% a 62% do P aplicado como superfosfato simples, dependendo da dose e do modo de aplicao (Tabela 24). Mais uma vez, a menor taxa de recuperao ocorreu na maior dose de P aplicado ao solo. A dose de 320 kg ha-1 de P2O5, parcelada em quatro vezes, aplicada no sulco de semeadura, propiciou recuperao de 12% a mais de P quando comparada mesma dose aplicada de uma s vez a lano por ocasio do primeiro cultivo; j para a dose de 640 kg ha-1 de P2O5, o parcelamento aumentou a recuperao em 5%, bem inferior dose mais baixa. Outra prtica que resulta em aumento da recuperao do P adicionado ao solo a rotao de culturas incluindo espcies com alta eficincia em extrair P. Um exemplo a composio de sistemas de cultivos anuais com pastagens. Na Tabela 25 apresentado o ndice de recuperao do P aplicado (quantidade total de P absorvida e exportada em relao aplicada ao solo, descontando-se o P absorvido do solo sem 13

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

Tabela 24. Produo acumulada e fsforo recuperado em 13 colheitas de milho em um latossolo argiloso, com doses e opes de aplicao do superfosfato simples. Modo de aplicao A lano No sulco P total aplicado Produo total de gros t ha-1 17,3 28,1 43,8 66,1 31,3 46,0 45,7 P recuperado % 62 49 45 35 55 47 47

- - - - - - - - - - - - - - - - - kg ha-1 de P2O5 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 160 320 640 1.280 0 0 320 0 0 0 0 80 (x 4) 160 (x 4) 80 (x 4) 160 320 640 1.280 320 640 640

Fonte: LOBATO et al. (dados no publicados).

Tabela 25. Fsforo recuperado em quatro doses aplicadas a lano como superfosfato simples, por ocasio do primeiro cultivo da rea, em sistema de cultivos anuais e sistema de cultivos anuais integrado com Brachiaria humidicola, depois de um perodo de 17 anos, em um latossolo muito argiloso. Fsforo aplicado kg ha-1 de P2O5 100 200 400 800
1

Tabela 26. Margem bruta e relao benefcio/custo na cultura de soja com trs opes de adubao fosfatada, no total de 10 cultivos sucessivos. Dose de fsforo A lano (1 ano) No sulco (anual) Margem bruta R$ ha-1 - 165,46 492,85 820,74 0,97 1,07 1,14 Benefcio/custo

Fsforo recuperado Anuais 38 37 34 37


1

Anuais e capim2 69 67 57 52

- - - - - - kg ha-1 de P2O5 - - - - - - 0 0 200 50 100 50

------------%-------------

Fonte: LOBATO et al. (1995).

A rea foi cultivada por 10 anos com soja, seguida de um plantio com milho e trs ciclos da seqncia milho-soja. 2 A rea foi cultivada por dois anos com soja, seguida de nove anos com Brachiaria humidicola mais dois anos com soja e dois ciclos da seqncia milho-soja. Fonte: SOUSA et al. (1997).

adubao fosfatada). Em uma rea plantada exclusivamente com culturas anuais por 17 anos obteve-se 36%, em mdia, ao passo que naquela onde se introduziu a pastagem, a recuperao mdia foi de 61%, ou seja, 69% a mais do que no sistema composto s de culturas anuais. Esse ensaio foi conduzido por mais cinco anos, totalizando 22 anos, atingindo-se a recuperao de P de at 85% para a dose de 100 kg ha-1 de P2O5, aplicada por ocasio do primeiro cultivo, no sistema de cultivos anuais e com capim, comparado a 44% no sistema s de culturas anuais, nessa mesma dose (SOUSA et al., dados no publicados).

9. AVALIAO ECONMICA
Do ponto de vista econmico, h diferentes opes de adubao fosfatada, como pode ser visto na Tabela 26. Na anlise dos dados acumulados em 10 anos com a cultura da soja demonstrou-se que a aplicao de 50 kg ha-1 ano-1 de P2O5 no sulco de semeadura (adubao apenas de manuteno) resultou, para todo o perodo, em margem bruta negativa em uma relao benefcio/ custo de 0,97; isso significa que para cada unidade monetria 14

despendida o retorno ao longo de 10 anos foi inferior ao aplicado. Por sua vez, com a aplicao de 100 kg ha-1 ano-1 de P2O5 no sulco de semeadura (adubao de manuteno e corretiva gradual) obteve-se margem bruta positiva e relao benefcio/custo de 1,07. Finalmente, quando se fez a adubao corretiva total a lano com 200 kg ha-1 de P2O5, seguida de adubaes anuais de manuteno com 50 kg ha-1 de P2O5 no sulco, observou-se maior margem bruta, com relao benefcio/custo de 1,14. Deve ficar entendido que essas avaliaes econmicas so realizadas para determinada relao entre os preos da soja e do P. Toda vez que essa relao de preos sofrer mudanas substanciais pode haver diferenas econmicas significativas entre as opes de correo da fertilidade dos solos do Cerrado. Na situao atual, na presena de fatores no impeditivos ao uso de capital, essa ltima opo demonstrou ser a melhor. Outro aspecto importante a ser observado na tomada de deciso, a respeito das opes de correo dos solos, est relacionado ao ponto de nivelamento da empresa, ou seja, ao momento em que as receitas se igualam s despesas e passa-se a trabalhar com supervits. Na Figura 8 observa-se que com a adubao apenas de manuteno s se atinge esse ponto depois de seis ou sete anos, ao passo que com a adubao corretiva a lano mais a de manuteno o ponto de nivelamento acontece j no terceiro ano. A adubao corretiva gradual no aparece na figura, mas seria uma situao intermediria entre esses extremos. A taxa de retorno negativa no quinto ano obtida com a adubao corretiva a lano teve como causa uma acentuada estiagem.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

2,0

Taxa de retorno

1,0 Lano Sulco (kg ha-1 de P2O5)


0 200 50 50

Caso a recomendao fosse feita com a viso de apenas um ano, a dose a ser aplicada seria de apenas 40 kg ha-1 de P2O5. Com um horizonte de planejamento de trs anos, o melhor seria a aplicao de 128 kg ha-1 de P2O5 no primeiro ano e, nos demais, apenas a adubao de manuteno de 40 kg ha-1 de P2O5. Com a viso de um perodo de cinco anos, o melhor seria a aplicao de 197 kg ha-1 de P2O5 no primeiro ano, de 51 kg ha-1 de P2O5 no segundo ano e de 40 kg ha-1 de P2O5 nos trs anos subseqentes.

10. CONSIDERAES FINAIS


H pouco mais de trs dcadas, quando a regio do Cerrado passou a merecer mais ateno de pesquisadores estudando a possibilidade da sua insero no processo de produo agrcola, os indicadores em relao a P no eram dos mais animadores.

10

Nmero de cultivos
Figura 8. Ponto de nivelamento para a cultura da soja em solo de Cerrado com duas opes de adubao fosfatada (LOBATO et al., 1995).

A adubao corretiva gradual tem sido a mais utilizada por agricultores da regio do Cerrado. Isso pode estar associado menor disponibilidade de recursos financeiros ou, possivelmente, falta de planejamento do sistema agrcola. A escolha de uma opo de adubao deve estar associada ao planejamento da propriedade. muito freqente o agricultor s planejar o que vai fazer no prximo ano agrcola, o denominado plano anual de trabalho, sem se preocupar com os anos seguintes. Um exemplo da importncia do planejamento agrcola com a necessria viso a mdio e longo prazos pode ser visto nos dados contidos na Tabela 27 (SOUSA & LOBATO, 1988). As recomendaes ali observadas resultaram da anlise econmica elaborada com dados de produo de soja obtidos de dois experimentos de longa durao em que se estudaram os efeitos de doses e os modos de aplicao de fosfato em dois solos argilosos. Os seguintes pressupostos foram considerados para essa anlise: a adubao de manuteno para a cultura da soja de 40 kg ha-1 de P2O5; adubaes fosfatadas variando entre 40 e 200 kg ha-1 de P2O5; e custo de oportunidade de 20%, isto , caso no se gastasse com fosfato, o melhor investimento alternativo para o produtor renderia 20%. Nessa anlise foram computados juros de investimento para o efeito residual da adubao fosfatada.
Tabela 27. Recomendao de adubao fosfatada para a cultura da soja visando o melhor retorno econmico em funo do tempo considerado no planejamento da propriedade. Anos Adubao para um horizonte de planejamento de (anos) 1 40 2
-1

Com base na qumica de solos, em estudos de laboratrio e com a inexistncia de estudos de longa durao com plantas no campo, as concluses de vrios pesquisadores eram bastante pessimistas quanto viabilidade econmica de se cultivar os latossolos predominantes nas condies topograficamente mais favorveis da regio. Sua alta capacidade de fixao de P demandaria quantidades muito elevadas de adubos fosfatados para se ter o P em soluo necessrio para a produo agrcola. Durante anos tem-se falado, e ainda voz corrente, sobre a reduzida recuperao do P aplicado em latossolos do Cerrado. Em ensaios de longa durao no campo, os quais infelizmente so poucos e tendem a desaparecer com a nsia de obteno de resultados a curto prazo, tem-se demonstrado que, com o manejo adequado da fonte de P, do modo de aplicao, do sistema de preparo do solo e das espcies de plantas cultivadas pode-se recuperar, se no todo o P aplicado, algo muito prximo disso.

11. REFERNCIAS
ALVAREZ V.V.H.; FONSECA, D.M. Definio de doses de fsforo para a determinao da capacidade mxima de adsoro de fosfatos e para ensaios de casa de vegetao. Revista Brasileira de Cincia do Solo, Campinas, v. 14, n. 1, p. 49-55, 1990. ALVAREZ V.V.H.; DIAS, L.E.; OLIVEIRA, J.A. de. Determinao do fsforo remanescente (P-rem). In: REUNIO DO PROGRAMA DE ANLISE DA QUALIDADE DOS LABORATRIOS DE FERTILIDADE, 2., Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: [s.n.], 1997. Mimeografado. BONO, J.A.M.; MACEDO, M.C. M. ndice de eficincia agronmica de trs fontes de fsforo no estabelecimento e manuteno de pastagem de B. brizantha cv. Marandu. In: REUNIO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIO DE PLANTAS, 23.; REUNIO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 7.; SIMPSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 5.; REUNIO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 2., 1998, Caxambu, FertBio 98. Resumos... Caxambu: UFLA, 1998. p. 555. 15

3 128 40 40 -

5 197 51 40 40 40

- - - - - - - - - - - - - - - - kg ha de P2O5 - - - - - - - - - - - - - - - 1 2 3 4 5 78 40 -

Fonte: Adaptada de SOUSA & LOBATO (1988).

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuria dos Cerrados. Relatrio tcnico anual do Centro de Pesquisa Agropecuria dos Cerrados 1975-1976. Planaltina, 1976. 150p. GOEDERT, W.J.; LOBATO, E. Avaliao agronmica de fosfatos em solo de Cerrado. Revista Brasileira de Cincia do Solo, Campinas, v. 8, n. 1, p. 97-102, 1984. GOEDERT, W.J.; LOBATO, E. Eficincia agronmica de fosfatos em solo de Cerrado. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v. 15, n. 3, p. 311-318, 1980. GOEDERT, W.J.; REIN, T.A.; SOUSA, D.M.G. de. Eficincia agronmica de fosfatos parcialmente acidulados e termofosfatos em solo de cerrado. In: REUNIAO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO, 17., Londrina, 1986. Resumos... Londrina: SBCS/ EMBRAPA-CNPSo/IAPAR, 1986a. p. 31. GOEDERT, W.J.; SOUSA, D.M.G. de; LOBATO, E. Fsforo. In: GOEDERT, W.J. (Ed.). Solos dos cerrados: tecnologias e estratgias de manejo. Planaltina: EMBRAPA-CPAC; So Paulo: Nobel, 1986b. p. 129-166. LOBATO, E.; SOUSA, D.M.G. de; SCOLARI, D.D.G. Manejo da fertilidade do solo dos cerrados visando a mxima eficincia produtiva. In: SIMPSIO SOBRE O CERRADO, 7., Braslia, 1989. Anais... Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 1995. p. 35-56. LOBATO, E.; SOARES, W.V.; SOUSA, D.M.G. de; REIN, T.A. Avaliao do fosfato natural de Gafsa para estabelecimento de Brachiaria decumbens num Latossolo Vermelho Escuro do Distrito Federal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 27., Braslia, 1999. Anais... Planaltina: EMBRAPA Cerrados, 1999. (CD-ROM). REIN, T.A.; SOUSA, D.M.G. de; LOBATO, E. Eficincia agronmica do fosfato natural da Carolina do Norte em solo de Cerrado. In: REUNIO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DE SOLO E NUTRIO DE PLANTAS, 21., Petrolina, 1994. Anais... Petrolina: SBCS: EMBRAPA-CPATSA, 1994. p. 38-40. SANO, S.M.; SOUSA, D.M.G. de; WARNES, A. Efeito de diferentes culturas sobre micorrizas vesculo-arbusculares indgenas e produo de sorgo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 22., Recife, 1989. Programa e resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Cincia do Solo, 1989. p.143-144. SOUSA, D.M.G. de. Adubao e reaes de fsforo no solo. Trabalho apresentado no curso de atualizao em fertilidade do solo, 17-21 de maio de 1982, Campo Grande. Promoo: AEAMS, ANDA, INSTITUTO DA POTASSA, FUFMS. Mimeografado. SOUSA, D.M.G.; LOBATO, E. Adubao fosfatada. In: SIMPSIO SOBRE O CERRADO, 6., Braslia, 1982. Planaltina: EMBRAPACPAC, 1988. p.33-60. SOUSA, D.M.G. de; VOLKWEISS, S.J. Reao do superfosfato triplo em grnulos com solos. Revista Brasileira de Cincia do Solo, Campinas, v. 11, n. 2, p. 133-140, 1987. SOUSA, D.M.G. de; LOBATO, E.; REIN, T.A. Adubao com fsforo. In: SOUSA, D.M.G. de; LOBATO, E. (Ed.). Cerrado: correo do solo e adubao. Planaltina, DF: EMBRAPA Cerrados, 2002. p. 147-168.

SOUSA, D.M.G. de; MIRANDA, L.N. de; LOBATO, E. Interpretao de anlise de terra e recomendao de adubos fosfatados para culturas anuais nos Cerrados. Planaltina: EMBRAPA-CPAC,1987a. 7 p. (EMBRAPA-CPAC. Comunicado Tcnico, 51). SOUSA, D.M.G. de; VOLKWEISS, S.J.; CASTRO, L.H.R. Efeito residual do superfosfato triplo em funo da granulao e dose e do sistema de preparo do solo. Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 1987b. 5 p. (EMBRAPA-CPAC. Pesquisa em Andamento, 21). SOUSA, D.M.G. de; REIN, T.A.; LOBATO, E.; SOARES, W. Eficincia agronmica de fosfatos naturais reativos na regio dos cerrados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 27., Braslia, 1999. Anais... Planaltina: EMBRAPA Cerrados, 1999. (CD-ROM).

12. BIBLIOGRAFIA
GOEDERT, W.J.; SOUSA, D.M.G. de; REIN, T.A. Princpios metodolgicos para avaliao agronmica de fontes de fsforo. Planaltina: EMBRAPA-CPAC/PETROFERTIL, 1986. 23 p. (EMBRAPA-CPAC, Documentos, 22). LINS, I.D. Improvement of soil test interpretations for phosphorus and zinc. 1987. 317 f. Dissertation (Ph.D) - North Carolina State University, Raleigh. LOBATO, E. Adubao fosfatada em solos da Regio Centro-Oeste. In: OLIVEIRA, J. de; LOURENO, S.; GOEDERT, W.J. (Ed.). Adubao fosfatada no Brasil. Braslia: EMBRAPA-DID, 1982. p. 201-239. SANZONOWICZ, C.; LOBATO, E.; GOEDERT, W.J. Efeito residual da calagem e de fontes de fsforo numa pastagem estabelecida em solo de Cerrado. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v. 22, n. 3, p. 233-243, 1987. SOARES, W.S.; LOBATO, E.; SOUSA, D.M.G. de; REIN, T.A. Avaliao do fosfato natural de Gafsa para recuperao de pastagem degradada em latossolo vermelho-escuro. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v. 35, n. 4, p. 819-825, abr. 2000. SOUSA, D.M.G. de; REIN, T.A.; LOBATO, E. Eficincia agronmica do fosfato natural de Gafsa em um Latossolo de Cerrado com a cultura da soja. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA DO SOLO, 27., Braslia, DF, 1999. Anais... Planaltina: EMBRAPA Cerrados, 1999. (CD-ROM). SOUSA, D.M.G. de; REIN, T.A.; LOBATO, E. Eficincia do fosfato de Arad natural e parcialmente acidulado em um latossolo de Cerrado. In: REUNIO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIO DE PLANTAS, 25.; REUNIO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 8.; SIMPSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 6.; REUNIO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 3., Santa Maria, 2000. Fertbio 2000: biodinmica do solo. [S.l.: s.n.], 2000. (CD-ROM). YOST, R.S.; NADERMAN, G.C.; KAMPRATH, E.J.; LOBATO, E. Availability of rock phosphate as measured by an acid tolerant pasture grass and extractable phosphorus. Agronomy Journal, Madison, v. 74, n. 3, p. 462-468, 1982.

16

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 102 JUNHO/2003

Das könnte Ihnen auch gefallen