Sie sind auf Seite 1von 4

8 plataformas gratuitas para ensinar e aprender online

POR W E B M A S T E R 1 6 C O M E N T R I O S

Cada vez mais escolas e universidades esto a recorrer a plataformas online para ensinar e cativar os seus alunos de forma interativa. No se pense no entanto que o recursos a essas plataformas exigem custos elevados. Antes pelo contrrio. Sugerimos aqui oito plataformas gratuitas que do outra dimenso ao processo de ensino aprendizagem.

1 Moodle
Apesar de j haver muita gente que considere que o Moodle j deu o que tinha a dar, esta plataforma continua a ser interessantee uma das preferidas das instituies de ensino. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) um software livre, de apoio aprendizagem, executado num ambiente virtual. O programa disponibilizado livremente e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que rene programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e utilizadores de todo o mundo. Encontra-se disponvel em diversos idiomas, inclusive em portugus. Muitas instituies de ensino (bsico e superior) e centros de formao esto adaptando a plataforma aos prprios contedos, com sucesso, no apenas para cursos totalmente virtuais, mas tambm como apoio aos cursos presenciais. A plataforma tambm vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formao de grupos de estudo, treino de professores e at desenvolvimento de projetos.

2 ATutor
ATutor um (LCMS) Learning Content Management System, ouSistema de Gerenciamento de Contedo de Aprendizagem Baseado em Web, Open Source planeado com acessibilidade e adaptabilidade em mente. Os administradores podem instalar ou atualizar o ATutor em minutos. Os Educadores podem rapidamente montar, empacotar, redistribuir os contedos instalados e conduzir os seus cursos online. Os estudantes estudam num ambiente de

aprendizagem adaptativo. A plataforma ATutor adotou as especificaes de empacotamento de contedo IMS/SCORM, permitindo que professores, instrutores e tutores criem contedo reutilizvel, o qual pode ser compartilhado entre diferentes LCMS. O contedo criado noutros sistemas compatveis com o padro SCORM pode ser importado para o ATutor e vice-versa, o que se torna uma vantagem muito grande, nomeadamente pelas possibilidades de partilha entre diferentes sistemas.

3 Claroline

Claroline uma ferramenta de Ensino a Distncia (EaD) e de trabalho colaborativo (Licence GNU|GPL). (Ferramenta de Ensino a Distncia (EaD) Open source) que permite s instituies criar e administrar informaes online A ferramenta pode ser descarregada gratuitamente pela internet. utilizada em 84 pases e traduzida em mais de trinta idiomas.

4 Udemy
Udemy.com tambm uma ferramenta de ensino distncia, mais recente, que nos permite criar cursos na web com a possibilidade de adicionar apresentaes, vdeos e blogs. Os utilizadores podem inscrever-se recebendo o material correspondente, permitindo participar de forma ativa e, inclusive, divulgar o contedo nas redes sociais. Uma das funes mais interessantes que a plataforma nos oferece a possibilidade de emitir vdeo ao vivo, mostrando aos alunos e professor em tempo real dentro de um painel de comunicao muito intuitivo.

5 RCampus
RCampus um Sistema de Gesto da Educao abrangente online e gratuito que aposta num ambiente de aprendizagem colaborativa. No RCampus, possvel fazer todos os trabalhos relacionados com a escola, nomeadamente a construo de sites pessoais e de grupo e a implementao de cursos, ePortfolios, comunidades acadmicas, etc. O RCampus fornece todas as

ferramentas que se esperam num ambiente online, nomeadamente a publicao de trabalhos, fruns de discusso, vdeos, imagens, links, recolha as tarefas e avaliao.

6 P2PU Peer 2 Peer Universidade


Peer 2 Peer Universidade (P2PU) uma comunidade online de pessoas que compartilham os seus conhecimentos atravs de cursos de nvel-universitrio. Especialistas oferecem o seu tempo e recursos para criar e disponibilizar os cursos nas suas reas de especializao. Os cursos e os seus materiais associados so livres. No entanto, as matrculas em cada curso so limitadas a fim de proporcionar um ambiente facilitador que permita uma interaco significativa. Alguns dos cursos agora disponibilizados:

Espanhol 123 Conflict Resolution Local Open Govt. Innovation Introduccin a la Innovacin Creative Commons 4 Educators Learn Python the Hard Way Algorit.y Estructuras de datos Espaol para extranjeros Online Maps with OpenLayers Mathematics Curriculum Development Alt Text & Universal Design

7 eDhii

eDhii um servio que permite criar ou fazer cursos de auto-estudo online. Os criadores dos cursos podem oferecer seu contedo gratuitamente ou cobrar uma taxa pelo seu contedo. O princpio bsico de que qualquer pessoa que tenha um determinado tipo de conhecimento pode e deve ensinar. A plataforma fornece as ferramentas para isso. A deciso de cobrar ou no pela formao depende ento do formador. O contedo do curso podem incluir textos, imagens e vdeos. O site da plataforma disponibiliza uma lista dos cursos disponveis.

Atualizao, Maro 2013: Esta plataforma foi desativada. O site est inativo.

8 Learnopia
Learnopia um servio gratuito que oferece hospedagem para os cursos on-line. tambm um lugar onde podemos encontrar e fazer cursos online. A exemplo da plataforma anterior, h cursos gratuitos e outros pagos. A diferena que se um formador disponibiliza o seu curso gratuitametne, o alojamento tambm gratuito. Nos outros casos, o site cobra uma comisso de 25% por cada venda de curso.

Das könnte Ihnen auch gefallen