Sie sind auf Seite 1von 3

ADMINISTRAODEMATERIAIS

LOTE ECONMICO
ProfessorWagnerRabelloJr

CONCEITO Sempre que uma organizao aumenta a quantidade de material a ser comprada e aumenta o estoque mdio acaba, por conseguinte, aumentando o os custos de manuteno e armazenagem, juros, obsolncia, deteriorao etc. Por outro lado, aumentandose as quantidades do lote de compra, diminuemse os custos de pedido de compra, o custo por unidade comprada, de modeobra e manuseio. O lote econmico de compra aquele em que o custo do pedido se iguala ao custo de ProfessorWagnerRabelloJr armazenagem.

OLOTEECONMICO (LEC)NAATUALIDADE O conceito de LEC foi muito utilizado at meados da dcada de 80, suportado em conceitos especulativos, de mercados protegidos e da alta demanda. Entretanto, com a saturao de alguns mercados, desenvolvimento das tcnicas japonesas de administrao da manufatura, o rpido crescimento tecnolgico e globalizao da economia o conceito de LEC ficou sem validade efetiva no processo de gesto de estoque.
ProfessorWagnerRabelloJr

FERRAMENTAS QUE SUPLANTARAM O LOTE ECONMICO Just in time Kaban Qualidade Total Kaiser Teoria das Restries

ProfessorWagnerRabelloJr

TIPOSDELOTEECONMICO Loteeconmicodecomprasemfaltas Loteeconmicodecompraadmitindofaltas Loteeconmicocomrestriodeinvestimentoem estoque Loteeconmicosobdescontonopreodoitem

RESTRIESAOEMPREGODOLEC Espao de armazenagem : lotes no coincidem com a capacidade de armazenagem. Variaes de preo do material economia inflacionria: implica em refazer os clculos, tantas vezes quantas forem as alteraes de preo. Natureza de consumo aplicao do LEC requer um consumo regular e constante com distribuio uniforme, o que nem sempre ocorre com os materiais.
ProfessorWagnerRabelloJr

ProfessorWagnerRabelloJr

Dificuldade de aplicao: falta ou dificuldades no levantamento de dados de custos A frmula do LEC procura os custos mnimos, admitindo que os recursos financeiros so ilimitados. O LEC poder determinar quantidades maiores que capacidade de armazenamento. O LEC baseiase na estabilidade de preos ou seja, a cada variao de preo, o LEC dever ser recalculado.
ProfessorWagnerRabelloJr

O LEC admite uma condio de que o consumo constante e no varia no perodo calculado. O LEC pode ser afetado por erros grosseiros no clculo dos custos envolvidos. O LEC admite que a taxa de ressuprimento instantnea, devendo ser corrigida com a introduo do ponto do pedido.
ProfessorWagnerRabelloJr

QUESTES DE CONCURSO 1. (CESPE/PETROBRAS/Administrador/ 2007) O lote econmico de compra representado pela situao em que a demanda por um item est relacionada demanda por outros itens do estoque. 2. (CESPE/ANCINE/2006) A adoo do lote econmico objetiva alcanar custos mnimos admitindo que os recursos financeiros so ilimitados, o que no ocorre na realidade.
ProfessorWagnerRabelloJr

3. (CESPE/ANCINE/2006) Tendo em vista os parmetros que so considerados na determinao do lote econmico de compra, no existem situaes prticas em que a quantidade de material determinada por esse lote seja de um tamanho que cause problema de espao fsico de armazenamento.

ProfessorWagnerRabelloJr

4. (CESPE/ANCINE/2006)Em economias inflacionrias, existem variaes de preos bastante peridicas; isso significa recalcular todos os lotes, para todos os itens, sempre que houver uma variao de preo, porque a frmula do lote econmico baseiase na estabilidade de preo.

5. (CESPE/ANCINE/2006)Em relao ao consumo, no h restrio quanto a sua variabilidade, uma vez que a frmula do lote econmico dinmica em relao a essa varivel. Logo, no existe o pressuposto de estabilidade d consumo dentro do d d perodo do d calculado. l l d GABARITOS: 1. E 2.C 3.E 4.C 5.E

ProfessorWagnerRabelloJr

ProfessorWagnerRabelloJr

Das könnte Ihnen auch gefallen