Sie sind auf Seite 1von 14

Usando o chuveiro automtico como forma de economizar gua: Uma soluo para os cidados de Uberlndia

Introduo

Como participantes do Torneio Mineiro de Robtica, fomos instrudos a escrever um projeto de pesquisa em que tinha como objetivo central a reflexo sobre o Planeta Terra e como as aes de cada pessoa de extrema importncia e geram grandes influncias em nossas vidas e em nosso planeta. A proposta de pesquisa do torneio permitiu refletir sobre nossas aes e como podemos melhorar nossos hbitos atentando para o bem estar do Planeta Terra. Esta pesquisa levou-nos a entender atravs dos resultados encontrados em vrios sites de noticia, que os chuveiros um dos grandes viles quando o assunto economia de gua, visto que a gua potvel em nosso Planeta no infinita, e est cada dia mais escassa. A informao encontrada junto Companhia de Saneamento Bsico do estado de So Paulo (Sabesp) de que a cada um minuto de banho estima-se que 10 litros de gua acabam indo parar no esgoto. Neste aspecto, temos o propsito de tentar minimizar o desperdcio de gua atravs da conscientizao das pessoas, que ainda consideram certo que durante um banho sejam realizadas diversas atividades como ensaboar, aplicar xampu, condicionador e ainda no ter a preocupao de fechar o registro. Diante desta motivao, nos manifestamos com a atitude de escrever esse projeto que, com o auxilio da tecnologia, tentaremos diminuir o consumo desnecessrio de gua, em meio conscientizao de cada individuo.

Objetivo da Pesquisa

O objetivo geral desta pesquisa mostrar atravs de dados coletados em uma escola do municpio de Uberlndia que as pessoas tm a tendncia em demorar no banho, e que isso acarreta em desperdcio de gua. Para resolver tal problema, a nossa ideia de construir um prottipo que seja capaz de identificar se h algum ou no debaixo do chuveiro utilizando um sensor de distncia micro controlado. Esse prottipo possui a caracterstica prpria de funcionar quando h algum usurio em baixo do chuveiro, e de cessar o mesmo quando no h, como por exemplo, ao sair para ensaboar, aplicar xampu, escovar os dentes dentre outras atividades executadas durante um banho. A ideia da instalao do prottipo uma tentativa de minimizar o consumo desnecessrio de gua e com isso preservar o nosso liquido precioso do qual no conseguimos viver sem. Contudo, alm dessas funes, o prottipo tambm ajudar a controlar o tempo necessrio para o banho, caso o usurio ultrapasse o tempo mdio dos dados coletados na escola, desligaria automaticamente, colaborando assim para a economia de gua.

Justificativa e Importncia da Pesquisa

A inspirao para a realizao de tal projeto foi devido notria de problemas ecolgicos envolvendo escassez de gua. Por enquanto, sabe-se que no territrio brasileiro somos privilegiados pela abundncia de gua em uma quantidade superior ao restante do mundo, no entanto, essa gua finita, assim, somos responsveis pela sua manuteno e conservao. Essa quantidade de gua que diminui com o passar do tempo apontada por vrios descuidos do homem como, por exemplo, a poluio, que contribui para as mudanas climticas promovendo estiagens de chuva, com isso, o nvel de gua em

alguns rios e lagos diminuem, chegando at mesmo a prpria extino dos mesmos. O hbito de lavar caladas e carros com o uso de mangueiras, banhos de longas duraes, dentre outras atividades feitas pelo ser humano em seu cotidiano, pode tambm acarretar em conseqncias produzidas por tal descuido, sendo a mais grave a extino de gua potvel, e com isso, nossa prpria extino. Para que isso no ocorra, importante que no desperdicemos este liquido precioso, pelas pequenas aes que juntos iremos impedir esse uso desnecessrio de gua. Para tanto, veio ideia de construir um prottipo automatizado e que ajude a economizar gua para aqueles que usam e abusam quando o assunto banho.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi elaborada em torno da temtica proposta pelo Torneio Mineiro de Robtica 2013 que Planeta Terra - Ao e Reao, que proporcionou o olhar para a cidade de Uberlndia identificando o problema do uso inconsciente da gua. Ento atravs de uma coleta de dados realizada em uma escola do municpio, observamos que os alunos, em uma mdia geral, tm o costume de demorar no banho, causando o desperdcio de gua. O critrio de seleo dessas pessoas era a coleta de dados apenas com alunos do ensino fundamental, onde conseqentemente identificamos uma falta de conscientizao do consumo de gua feita tambm pelos pais em casa. Nossa amostra possui um total de 182 alunos do ensino fundamental, sendo que eles esto representando os cidados uberlandenses. Sendo assim, coletamos os dados e dispomos em grficos de disperso, ajudando o leitor a entender todo esse processo que envolve a economia de gua quando o assunto utilizar o chuveiro para tomar banho.

Exposio do Problema e sua soluo

A ideia inicial pensada conjuntamente pelos integrantes de nossa equipe foi de identificar algum problema vivenciado pelos moradores da cidade de Uberlndia, que no caso foi o desperdcio de gua que ocorre durante um banho, o qual ficou comprovado atravs de grficos construdos no software Excel, que mostraremos logo a seguir, a partir de uma coleta de dados feita em uma escola municipal pblica, como sugere o modelo representado na Figura 1.

Figura 1 - Ficha de coleta de dados

Esses dados foram coletados durante as aulas de matemtica que acontecem no perodo da manh com alunos de 6 ao 9 do ensino fundamental, com a autorizao dos professores da prpria escola. Com a colaborao dos alunos, realizamos a pesquisa com um total de 182 participantes. Assim, tivemos os seguintes resultados: Tempo de banho sem lavar o cabelo 5 7 20 21 15 8 10 30 18 Total de alunos em relao ao tempo 28 7 32 1 27 5 42 20 1

25 2 6 16 3 17 11 12 35 40 60 Total Mdia Ponderada: 14,93407

7 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 182

Tabela1: Mdia do tempo de banho dos alunos sem lavar o cabelo;

Grfico 1: Tempo gasto no banho sem a lavagem do cabelo pela quantidade de alunos;

Percebam que h uma grande concentrao de pessoas que tomam banho sem lavar o cabelo em aproximadamente 10 minutos, o que um tempo considerado mximo quando foi discutido com toda a nossa equipe em uma reunio na prpria escola.

Tempo de lavar o cabelo 1 2 3 8 15 5 10 20 4 7 25 28 6 30 18 0 Total Mdia Ponderada: 8,043956

Total de alunos em relao ao tempo 11 26 18 1 11 37 35 14 1 5 4 1 2 6 1 9 182

Tabela 2: Mdia do tempo de lavar o cabelo;

Grfico 2: Tempo gasto na lavagem do cabelo pela quantidade de alunos;

Ao lavar o cabelo, uma grande quantidade de pessoas demora entre 5 a 10 minutos o que um tempo recomendado para ser mximo de um banho, para tanto ressaltamos que pessoas do sexo feminino por ter um cabelo mais longo, certamente ir gastar mais tempo para lavar o cabelo, o que acaba aumentando a mdia final do tempo de banho das pessoas de um modo geral, sem contar que banhos demorados podem prejudicar a pele e se muito quentes, danifica o cabelo.. Tempo total de banho 6 8 23 29 30 15 10 40 20 25 7 9 17 18 11 12 32 35 19 31 27 22 13 50 2 Total de alunos em relao ao tempo 3 8 2 1 33 16 6 11 19 11 8 4 4 4 5 8 1 7 1 3 3 5 4 2 1

5 16 37 33 45 60 65 Total

1 1 2 1 2 4 1 182

Mdia Ponderada: 22,97802


Tabela 3: Mdia do tempo total de banho;

Grfico 3: Tempo total gasto no banho pela quantidade de alunos;

Perceba que, de acordo com os dados coletados, a mdia do tempo de banho dos alunos da escola pesquisada est em aproximadamente 22 minutos, ou seja, os alunos dessa escola gastam em mdia 220 litros de gua em um banho (Sabesp), da a necessidade da criao do prottipo proposto neste projeto.

Para complemento desses dados, de acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2010 por uma consultora TNS Global Market Research, conclui-se que o tempo aproximado que uma pessoa precisa para tomar um banho de 5 minutos e de preferncia na gua quente, pois ajuda a retirar a oleosidade presente na pele, com isto, na escola os alunos que representam os cidados uberlandenses, possuem uma cultura de desperdcio, justificando assim, o uso do prottipo que apresentaremos a seguir. O tempo que os alunos da escola gastam muito alto, quando fizemos uma pesquisa, um banho considerado bom quando se gasta em torno de 5 minutos. Para encontrar um equilbrio fizemos a mdia desses tempos, tendo ento 13,5 minutos para um banho que no fuja do recomendado e nem do comportamento dos alunos da escola.

1. Sobre o prottipo

Figura 2 Funcionamento do sensor de distncia

Esse prottipo, que uma idia j existente, no sentido de ter um temporizador, um aparelho que fixa o tempo do banho. O que melhoramos na idia que esse temporizador ter o tempo mdio de banho que encontramos na escola, ou seja, 13,5 minutos no mximo. Alm disso, nosso prottipo ter instalado um sensor de distncia no chuveiro, ou parede que identificar a presena ou afastamento da pessoa da rea de

banho, ou seja, de baixo do chuveiro, esse sensor ao identificar a ausncia da pessoa ir reduzir a quantidade de gua no chuveiro, gerando assim, mais economia. Alm da economia de gua estamos ensinando as pessoas a economizar em seus banhos, educando em um banho confortvel e que no gere desperdcio de gua. Percebam que se a cada minuto o chuveiro joga 10 litros de gua, em 22 minutos de mdia, um banho gasta 220 litros, se o tempo for fixo em 13,5 minutos o gasto ser 135 litros, gerando uma economia de 85 litros por banho.
3000 2500 2000 Banhos 1500 1000 500 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 22 min de banho 13,5 min

Grfico 4 Grfico do tempo gasto pelos alunos pelo tempo ideal dito pelos especialistas.

Observe que a reta vermelha no grfico o tempo mdio gasto pelos alunos da escola em um banho que 22 minutos, em contra partida a reta verde nos mostra o tempo o tempo que consideramos de equilbrio por uma pessoa que gasta 13,5 minutos. Esse tempo de equilbrio que considerado por ns da equipe o ideal, pode ser calculado por: Seja z = Tempo considerado ser ideal pelos especialistas z = 5a, onde a a quantidade de banhos por pessoa (funo do primeiro grau) Seja k = Tempo gasto em mdia de banho pelos alunos da escola, da temos que: k= 22a, onde a a quantidade de banho por pessoa(funo do primeiro grau)

Assim para acharmos uma quantidade de tempo de equilbrio, basta calcular: (z+k)\2=(5a +22a)\2 = (tempo mdio considerado mximo por nossa equipe) = 13,5a, onde a a quantidade de banho por pessoa, como mostra a tabela abaixo:

Banhos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

22 min de banho 220 440 660 880 1100 1320 1540 1760 1980 2200 2420 2640

13,5 min 135 270 405 540 675 810 945 1080 1215 1350 1485 1620

Tabela 4 Comparando o desperdcio de gua feito por pessoas com tempo diferente de banho

A tabela outra representao do que queremos dizer, ou seja, como as retas se comportam, relacionando o nmero de banhos com a quantidade de gua desperdiada em tempos diferentes. Dessa forma, em um banho se economiza 220-135=85, dois banhos 440-270=170 e assim sucessivamente. Seja x o nmero de banhos e y a quantidade de gua economizada, ento: y=220x-135x =>y=85x, que uma funo do primeiro grau Observe que a medida que o x cresce, o volume de gua que poderamos economizar para o futuro enorme, agora imaginem isso com todos os cidados da cidade de Uberlndia, poderamos estar ajudando pessoas de vrios cantos do Brasil que praticamente no tem acesso a gua limpa e bem cuidada. Contudo, esses clculos realmente tm o efeito de impactar o leitor, que normalmente s vezes no consegue dar valor a esse liquido to precioso que se chama

gua, ento preciso mudar de vez o nosso pensamento, ou no vamos durar muito tempo nesse mundo.

Concluso

Este trabalho serviu para analisar como as pessoas ainda no perceberam a quantidade de gua desperdiada em seu uso no decorrer do dia. Esses resultados coletados so apenas relacionados ao chuveiro e j se mostram aterrorizantes, sem falar das outras atividades que requer o uso de gua para finalidades diferentes do banho. Por outro lado, pessoas sentem a falta de gua principalmente potvel, gerando doenas crnicas, conseqentemente aumentando o percentual de mortalidade no s no Brasil, mas no mundo. Ns integrantes da Equipe, aps a pesquisa, estamos mais conscientes sobre a importncia da gua para os seres vivos desse planeta e como a tecnologia pode nos ajudar na economia de gua, para que ela no acabe de vez.

Agradecimentos
Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos dado fora em momentos de dificuldades em que passamos durante todo o campeonato. Em seguida, agradecemos a nossa tcnica Natasha Duarte que nos guiou e treinou com bastante pacincia e persistncia para obter resultados que certamente iro aparecer no dia da competio. Agradecemos tambm a nossa mentora Dbora Parreira que cuidou muito bem da parte burocrtica da equipe, com agilidade, eficincia e Magnitude.

E por ltimo agradecemos tambm a todos aqueles que contriburam de alguma forma para a existncia desse projeto, que como diz o ditado a unio faz a fora e nesse caso no foi diferente.

Referncias

AGENCIA NACIONAL DA GUA. Atlas Brasil de abastecimento urbano de gua. Disponivel em: < www.ana.gov.br/atlas>. Acesso em: 27 dezembro.2013 COMPANHIA DE SANEAMENTO BSICO DO ESTADODE SO PAULO SABESP.Municpio de So Paulo: evoluo do saneamento. So Paulo:SABESP, 2003. <Disponvel em <http://site.sabesp.com.br/site/>. Acesso em 28 de novembro.2013 DIA mundial da gua. Disponvel em http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=15535Acess o em 27 dezembro. 2013 ESCASSEZ de gua. Disponvel em < www.uniagua.org.br>. Acesso em 27 dezembro.2013 GUERREIRO, Ademir. Medidas de diminuio de desperdcios de gua. 2009. Disponvel em: <http://www.ademirguerreiro.net/categoria/assunto-dotexto/%C3%A1gua>. Acesso em: 29 novembro. 2013 MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE. MANUAL; gua, conservao, uso racional e reuso. Disponvel em <http://www.festivalaguano3milenio.com.br/img/Manual__pdf.pdf> Acesso em: 29 novembro.2013 http://omeubemestar.com/2012/02/21/5-minutos-no-banho-o-tempo-ideal-paraproteger-a-sua-pele-e-salvar-o-planeta/

Das könnte Ihnen auch gefallen