Sie sind auf Seite 1von 5

BUILDING INFORMATION MODELING- BIM

FICHA TCNICA
Empresa: Matec Engenharia Projeto: Data Center rea Construda: 8.000,00 m Data de implementao: Desde 2009 Responsvel: Verena Arantes Balas Contato: vbalas@matec.com.br O BIM uma nova forma de desenvolver e gerenciar projetos e as diversas disciplinas e interfaces. Essa nova maneira de projetar pressupe que todos os projetistas envolvidos trabalhem em um banco de dados nico, composto por informaes geomtricas (posio e dimenses) e atributos parametrizveis (materiais, finalidade, especificaes, fabricantes e preo), o que possibilita a identificao de interferncias entre os diversos projetos ainda na fase de concepo dos mesmos. Esta tecnologia possibilita uma anlise profunda do empreendimento, uma vez que o mesmo construdo virtualmente antes de sua execuo no canteiro; proporcionando reduo de custos e prazos, alm de melhoria da qualidade do produto final.

INTRODUO
Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informao da Construo a tecnologia que permite a representao de um projeto, atravs de um modelo virtual da edificao, utilizando objetos que simulam em forma e comportamento os elementos construtivos a serem empregados no ciclo de vida real da construo. Enquanto nos sistemas CAD (Computer Aided Design Desenho Assistido por Computador) os projetos so representados por objetos geomtricos, que nada informam sobre as reais caractersticas dos elementos desenhados, com a tecnologia BIM, as paredes, por exemplo, deixam de ser apenas duas linhas paralelas e passam a apresentar as informaes da parede real desejada, como: dimenses, materiais, finalidades, fabricantes, podendo ser agregadas at informaes sobre custos.

Figura 1 Construo virtual (Fonte: Matec Engenharia)

PROJETO CAPACITAO PARA INOVAO COORDENAO: SINDUSCON - BA

BUILDING INFORMATION MODELING- BIM


textos, cotas e smbolos conforme a mudana de escala. Quando se trabalha com o modelo nico de informao (BIM) todas as informaes esto agrupadas em nico local, o que possibilita o efeito cascata, ou seja, a alterao em um objeto acarreta a automaticamente a modificao de toda a documentao associada a ele, tal como: cortes, vistas, fachadas e quantitativos. Um projeto executado com essa tecnologia na verdade um projeto 5D, pois alm das 3 dimenses, esto integrados o tempo e o custo.

Figura 2 Construo real (Fonte: Matec Engenharia)

O PROCESSO DE PROJETO COM O BIM


Um projeto desenvolvido com softwares que suportam a tecnologia BIM iniciado com a modelagem virtual, ocorrendo a gerao simultnea de um banco de dados com as informaes referentes ao modelo, as quais so apresentadas em forma de tabelas, que podem ser exportadas para outros softwares. A partir do modelo 3D possvel obter automaticamente todos os desenhos 2D, perspectivas e quantitativos para oramento e planejamento da obra. A gerao de cortes, por exemplo, realizada pela simples indicao, pelo projetista, do exato posicionamento da linha do corte. O prprio software j identifica a espessura necessria ao traado em corte e vista e altera a altura de

IMPLEMENTAO DO BIM NA EMPRESA


A implantao da tecnologia BIM nos projetos da Matec se deu atravs dos seguintes passos: visita da Matec Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos; pesquisa e testes das ferramentas disponveis no mercado, tais como os softwares: Archicad (Graphisoft), Microstation (Bentley) e Revit (Autodesk); assinatura com a Bentley Systems Microstation Architectural / Electrical / Mechanical, para aquisio da licena do software; cursos para capacitao de pessoal para o uso do software;

PROJETO CAPACITAO PARA INOVAO COORDENAO: SINDUSCON - BA

BUILDING INFORMATION MODELING- BIM


implantao bsica incluindo biblioteca; desenvolvimento projeto piloto; modelagem obras. de do software, de

modelos de

completa

algumas

Atualmente, a Matec se encontra nos estgios de: treinamento de Microstation para toda a equipe de projetos. implantao avanada: integrao aos demais setores da empresa.
Figura 3 Modelagem do Data Center (Fonte: Matec Engenharia)

O BIM NA EMPRESA
Na Matec, o BIM um conceito de trabalho aplicado nos processos de projeto, oramento e planejamento. A empresa recebe de seus clientes projetos que ainda no esto desenvolvidos com a tecnologia BIM. O primeiro passo a modelagem do projeto para compatibilizao das diversas disciplinas envolvidas e deteco de interferncias. A modelagem realizada pela Matec permite a realizao de novos estudos, os quais so enviados para o projetista externo para anlise e aprovao. O projetista externo realiza o projeto executivo, que ao retornar a Matec verificado e validado para a execuo da obra.

No caso do Data Center, a Matec recebeu do cliente o projeto executivo completo, que contemplava estrutura com laje cubeta e fechamento em alvenaria. Nas primeiras reunies, contudo, foi manifestada pelo cliente a necessidade de aumentar as sobrecargas previstas no projeto.

Figura 4 Modelo recebido do projetista de estrutura via IFC (Fonte: Matec Engenharia)

Seguindo o processo utilizado pela empresa foi desenvolvido um modelo BIM do projeto para a realizao de estudos, o

PROJETO CAPACITAO PARA INOVAO COORDENAO: SINDUSCON - BA

BUILDING INFORMATION MODELING- BIM


que deu mais segurana para a sugesto de mudana do partido estrutural, uma vez que essa deciso acarretou a necessidade de compatibilizao de quase 100% do projeto original. A Matec sugeriu, ento, a substituio do partido estrutural para laje plana, novas premissas de fundaes para aliviar o prdio e a utilizao de paredes de concreto para as fachadas, visando maior estanqueidade, dado o uso do edifcio (Data Center Centro de Processamento de Dados). pluviais precisou ser re-locada. O BIM possibilitou prever a passagem das tubulaes de fibra tica, por baixo da caixa, respeitando as inclinaes e curvaturas permitidas para a rede.

Figura 6 Interferncias rvores e instalaes (Fonte: Matec Engenharia)

1/3 das 400 furaes previstas na estrutura necessrias para a passagem da rede de combate a incndio foram eliminadas pela substituio do sistema, o que proporcionou uma economia de R$ 12.000,00.

Figura 5 Modelo da estrutura com aplicao das parts e famlias da Matec (Fonte: Matec Engenharia)

RESULTADOS QUANTITATIVOS DO USO DO BIM NA EMPRESA


Reduo de 30% da tubulao de fibra tica. Devido existncia de rvores, que pela norma no poderiam ser retiradas, a caixa de retardo de guas

Figura 7 Identificao de furaes na estrutura (Fonte: Matec Engenharia)

PROJETO CAPACITAO PARA INOVAO COORDENAO: SINDUSCON - BA

BUILDING INFORMATION MODELING- BIM


Reduo de 40% do tempo da equipe tcnica da obra, que ficaria aguardando as solues para as interferncias detectadas, em campo, paralisando a execuo dos servios, o que foi estimado em uma economia de R$ 65.200,00 nas despesas com engenheiros. Deteco de todas as furaes necessrias na estrutura evitando necessidade de possveis reforos estruturais aps o trmino de toda a estrutura. Realizao de estudos rpidos e eficientes.

RESULTADOS QUALITATIVOS DO USO DO BIM NA EMPRESA


Melhor desenvolvimento do produto. Obteno de solues tcnicas mais elaboradas. Maior entendimento do projeto por parte dos projetistas, gestores e equipe da obra, agilizando o processo de execuo da obra. Prvia identificao das interferncias entre sistemas de instalaes, redes de fibra tica e rvores existentes, evitando retrabalhos.

OUTRAS FONTES INFORMAO

DE

Crespo, C. C.; Ruschel, R. C.. Ferramentas BIM: um desafio para a melhoria no ciclo de vida do projeto. Disponvel em: http://www6.ufrgs.br/norie/tic2007/ artigos/A1085.pdf - Acesso em: 29/09/2010 Revista Tchne. Disponvel em: www.revistatechne.com.br/engenharia -civil/127/artigo64516-1.asp - Acesso
em: 29/09/2010

Figura 8 Modelo virtual do Data Center (Fonte: Matec Engenharia)

PROJETO CAPACITAO PARA INOVAO COORDENAO: SINDUSCON - BA

Das könnte Ihnen auch gefallen