Sie sind auf Seite 1von 6

Zwinger, no corao de Dresden

Posted on Janeiro 20, 2012

A ladear a Semperoper, encontra-se o Zwinger (no folheto j apresentado em artigos anteriores encontra-se assinalado com o numero 10). O Zwinger foi construdo em incios do sculo XVIII e consiste em pavilhes e galerias que circundam a Festplatz, uma praa usada com propsitos festivos, e que proporciona um vivido pano de fundo cativante e bonito. Incorpora a cultura barroca de Dresden e uma das principais atraes da capital da Saxnia. O Zwinger tambm foi destrudo, como tantos outros edifcios em Dresden, consequncia dos ataques areos de 13 e 14 de Fevereiro de 1945 durante a Segunda Guerra Mundial. Foi posteriormente reconstruido at 1963. Aqui encontram a planta do complexo Zwinger.

(Na Legenda, as designaes com links correspondem aos espaos com museus e galerias de exposio, pelo que para mais informaes sobre esses locais clique nos mesmos ) 1. Galeria 2. Armaria 3. Pavilho Alemo (onde se encontrava aquando da minha visita, a exposio Bellotto in de Arte dos Antigos Mestres

Dresden) 4. Pavilho da cidade (Pavilho do Relgio, cujos sinos do relgio so de Porcelana Meissen) 5. Exposio de Porcelana (que se estende Galeria Curva localizada entre os edifcios 4 e 6. 7. 8. Salo 9. 10. 11. 12. 13. 14. Monumento Monumento a Banho de 5 e Ponte Matemtica e Fsica (em Pavilho Pavilho das Lagoa a Robert Ninfas entre Torre obras os 3 da Wallgraben e a reabrir em e 4 ) Coroa (Fosso) 2013) Rampart Francs (Fonte) Zwinger Carl-Maria-von-Weber Schumann

15. Monumento a Heinrich Schtz O 1 e o 2 incorporam o edifcio que designado de Galeria Semper. As imagens seguintes ilustram os edifcios que compem este complexo do Zwinger, apresentados segundo a sua localizao conforme a rotao dos ponteiros do relgio (imagine que est no centro do jardim e que comea na onde se encontram as 9h).

Para uma melhor noo do conjunto nada melhor do que atravs de duas imagens panormicas tiradas de dois locais centrais mais ou menos em posies opostas.

Tal como aconteceu no interior dos espaos de exposies da Residncia, tambm no Zwinger acontecia o mesmo, e eu acatei estoicamente tal proibio, apesar da enorme vontade em captar as maravilhas por trs destas paredes, nos seus diversos domnios, desde quadros a armaduras e armas, sem descurar a porcelana. Esta ultima, a exposio de porcelanas (com porcelanas desde as chinesas e japonesas at culminar com uma grande proporo de peas de porcelana da Meissen), admito que foi a que prendeu mais a minha atencao enquanto os meus dois acompanhantes (o crescido e o de dois palmos) apreciaram mais a relacionada com armas e armaduras. Atravs do edifcio com a exposio de Armas e Armaduras (2), foi possvel aceder ao edifcio contiguo a este, o Pavilho Alemo, onde se encontrava a exposio Bellotto em Dresden, que culmina com uma das suas obras mais emblemticas desta cidade, a designada Canaletto view, cuja imagem, obtida via o post al que adquiri, apresento em jeito de concluso deste artigo.

Palcio Zwinger em Dresden arte arquitetnica barroca sob o reinado de Augusto, o Forte.
O palcio Zwinger, em Desden, uma obra de arte da arquitetura barroca famosa em todo o mundo. Ele foi erigido em 1709, durante o reinado de Augusto, o Forte. Diversos escultores criaram esculturas incomparveis para embelezar a edificao que hoje uma das principais atraes da capital da Saxnia. O Zwinger foi criado no ano de 1709, originalmente como uma praa cercada por construes de madeira e destinada a festas, torneios e outros certames da corte e da nobreza sax. Entre os anos de 1710 e 1719, Matthus Daniel Pppelmann construiu o palcio de Zwinger em arenito, sob a regncia do prncipe-eleitor Augusto, o Forte. Os pavilhes e galerias no lado da muralha serviam como estufas para laranjais e frutas ctricas. O motivo provavelmente mais fotografado no Zwinger o "Kronentor", o porto da coroa. A arte barroca do Zwinger caracterizada por outras divindades da mitologia grega. Junto ao pavilho da muralha est o "Nymphenbad" (banho das ninfas). Essa obra-prima uma das mais belas fontes de gua barrocas na Alemanha. Parte do interior do Zwinger ocupada hoje por museus. O Acervo de Porcelana de Dresden, por exemplo, uma das mais completas colees de porcela do mundo. Outra grande atrao o arsenal, com uma valiosa coleo de trajes e armas cerimoniais. Imperdvel tambm a galeria Semper, criada pelo arquiteto Gottfried Semper entre 1847 e 1854 e que hoje apresenta as mais importantes colees de quadros do perodo do Renascimento at o Barroco em todo o mundo, inclusive a famosa "Madona Sistina" de Rafael. Perto do palcio Zwinger, a igreja Frauenkirche outra visita que no se deve perder. Ela foi construda entre 1726 e 1743 no estilo barroco, destruda durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruda entre 1994 e

2005 graas a doaes e ao apoio de patrocinadores. Ela considerada uma das igrejas de maior valor arquitetnico na Europa deste perodo. O Grande Jardim de Dresden, com uma rea total de 147 hectares, tambm convida voc a passeios e ao descanso.

Das könnte Ihnen auch gefallen