Sie sind auf Seite 1von 2

1 Questo Paragrafo 1 - As autoras delimitam o tempo e o espao no surgimento da filosofia; Paragrafo 2 - A passagem da conscincia mtica e religiosa para conscincia

racional e filosfica no foi feita de um salto e ambas as respostas coexistem no mundo. Paragrafo 3 Para explicar a existncia da natureza, os primeiros filsofos recorreram a mtodos parecidos na obteno das respostas, embora adotassem diferentes perspectivas em relao s divindades. Paragrafo 4 Com Scrates, essa busca da discusso e do rigor leva criao do chamado mtodo socrtico. Paragrafo 5 - O mtodo socrtico volta-se para o homem, pressupondo ser possvel atingir sua conscincia atravs do dilogo. Paragrafo 6 O mtodo socrtico envolve duas fases. (1 linha) Paragrafo 7 - Com o trabalho desses pensadores nasce a filosofia, que continua a se desenvolver atravs dos sculos como reflexo crtica e radical sobre a totalidade da vida humana.

2 Questo A estratgia consiste em identificar o uso de determinadas estruturas gramaticais no texto para o entendimento de ideias expressas por ele. A primeira e a segunda > organizao das ideias Assim > concluso 3 Questo As ideias de Hesodo fazem parte do relato mtico; enquanto as de alguns filsofos gregos integram o relato filosfico. As autoras utilizaram estratgias de organizao gramatical do texto para apresentar os relatos; assim temos o emprego de depois, ento, por sua vez, para eles e portanto para imprimir ordem e coerncia entre/nas frases.

4 Questo Opo a. As autoras utilizam-se dessa expresso para destacar a importncia dos primeiros filsofos no surgimento da filosofia, recorrendo a um recurso gramatical que resume, ao mesmo tempo, a intencionalidade geral do texto. 5 Questo Avaliao do que foi dito. O texto se apresenta de forma clara e concisa na explicao do surgimento da Filosofia na Grcia, por volta do sculo VI a.C, expondo ordenadamente os aspectos gerais que impulsionaram o advento filosfico como base de uma vontade humana de explicao do mundo que permitir, mais tarde, o florescimento e a especializao do conhecimento do homem sobre si mesmo e sobre a natureza. Assim, os pontos abordados sugerem a opo por uma descrio didtica das informaes que permitam ao leitor iniciante no assunto uma boa leitura.

6 Questo

a) a expresso destacada indica que o Socrates lanava mo de uma estratgia retrica para desestabilizar o seu interlocutor num dilogo. Para isso, ele pressupunha que os saberes que existiam at ento eram constitudos por ideias no precisas (ou pouco razoveis) sobre aquilo que se debruavam, inclusive aquelas em que ele mesmo confiava. b) De acordo com o texto, a expresso destacada pode ser entendida como a abertura para uma relativizao na forma pela qual se interpretavam as questes levantadas pelos primeiros filsofos; portanto, aponta para existncia de uma nova possibilidade de resposta a um problema em vista, fugindo de uma perspectiva puramente mtica.

Das könnte Ihnen auch gefallen