Sie sind auf Seite 1von 38

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS NA CULTURA DA MANGA


Miguel Francisco de Souza Filho1 Valmir Antonio Costa2 Wilson Carlos Pazini3

1. INTRODUO
A mangueira (Mangifera indica L.), em nvel mundial, atacada por trs ou quatro pragas-chave (moscas-das-frutas, bicudo-da-semente, brocas e cigarrinhas), vrias pragas secundrias e um grande nmero de pragas ocasionais em reas localizadas onde se desenvolvem. Das 260 espcies pragas relatadas, entre insetos e caros, registradas como primrias e secundrias na cultura da manga, 87 atacam os frutos, 127 atacam as folhagens, 36 ocorrem nas inflorescncias, 33 habitam as brotaes e 25 alimentam-se de ramos e troncos (PEA et al., 1998). Basicamente as pragas-chave requerem medidas anuais de controle, enquanto as pragas secundrias ocorrem em baixos nveis, no atingindo importncia econmica, no entanto, ocasionalmente podem se tornar problemas srios por vrias razes a seguir: alteraes nas prticas culturais, mudana de cultivares, alteraes nos protocolos internacionais de exportao impondo tolerncia zero a determinada praga e principalmente pelo uso indiscriminado de pesticidas no controle das pragas-chave (PEA et al., 1998; WAITE, 2002). No Brasil, no poderia ser diferente, pois das pragas que afetam a cultura da mangueira, destacam-se insetos e caros que danificam folhas, flores, frutos, ramos e tronco. As estratgias de manejo desses organismos requerem conhecimento da sua biologia e da fenologia da planta, que so pr-requisitos indispensveis para a implementao do Manejo Integrado
1

Eng. Agrnomo, miguelf@biologico.sp.gov.br, Instituto Biolgico, C.P. 70, CEP 13001-970, Campinas, SP Eng. Agrnomo, valmir@biologico.sp.gov.br, Instituto Biolgico, C.P. 70, CEP 13001-970, Campinas, SP Eng. Agrnomo, wpazini@fcav.unesp.br, CEMIP/FCAV/UNESP, via Paulo D. Castelanne, Jaboticabal, SP

339

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

de Pragas (MIP) (NASCIMENTO e CARVALHO, 1998). O MIP representa um avano significativo como sistema racional de controle de pragas em frutferas, pois tem como principal objetivo, a utilizao mnima de agroqumicos, no sentido de amenizar problemas de contaminao do ambiente e, conseqentemente, diminuir as taxas de resduos no produto final, garantindo uma melhor qualidade de vida, tanto para o produtor como para o consumidor. Devido s suas caractersticas, o MIP o sistema fitossanitrio ideal a ser seguido pela fruticultura brasileira e principalmente no sentido de atender o mercado externo de fruta in natura que extremamente exigente quanto qualidade da fruta e ausncia de resduos de agrotxicos.

2. MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E SEUS COMPONENTES BSICOS


O Manejo Integrado de Pragas definido com um sistema de apoio a decises para seleo e uso de tticas de controle de pragas, usado individualmente ou harmoniosamente, coordenado em estratgias de manejo, baseado em anlises de custo e benefcio, que levam em conta, os interesses dos produtores e os impactos na sociedade e no meio ambiente (KOGAN e SHENK, 2002). Dentro desta definio, Norris et al. (2003) apresentam uma viso conceitual global do MIP, mostrando os vrios componentes de um programa de MIP e suas inter-relaes representadas na Figura 1.

340

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga


Sociedade Leis e regulamentos: - para pragas - para tecnologia Varejo Pouca informao, medo e prejuzos

Ecossistema Resistncia de pragas Poluio Tempo Interao entre os tipos de pragas Diversidade

Manejo Integrado de Pragas

Econmico Perdas por pragas Custo do controle Valor da safra Custos ao consumidor

Tecnologia de controle Cultural/mecnico Biolgico Gentico e Melhoramento de plantas Pesticidas

Pragas Identificao Biologia Ecologia Dinmica populacional Avaliao populacional

Figura 1. Estrututa conceitual para MIP, mostrando os vrios componentes de um programa de MIP e suas inter-relaes (NORRIS et al., 2003).

341

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Pela definio, observa-se que o MIP apoiado basicamente por trs atividades fundamentais para sua implementao: avaliao do agroecossistema, tomada de deciso e escolha da ttica de controle para reduo populacional da praga.

2.1. Avaliao do Agroecossistema


O Manejo Integrado de Pragas nada mais do que a aplicao dos conhecimentos de ecologia, pois ocorre dentro de ecossistemas agrcolas ou agroecossistemas, que consistem de uma cultura e de seu ambiente. Apesar de o agroecossistema apresentar uma biodiversidade menor que o ecossistema natural, mesmo assim um sistema totalmente complexo e os organismos que o compem, sejam pragas ou no, esto interagindo na comunidade. Considerando todas as categorias de pragas, verifica-se que as mesmas no existem isoladas umas das outras, e na maioria das culturas, elas tm ocorrido simultaneamente. Para o MIP importante levar em considerao esse fato, pois muitas vezes o uso de uma determinada ttica de controle visando uma categoria de praga pode potencialmente influenciar todas as outras categorias presentes no agroecossistema. A Figura 2, na forma de diagrama, representa o potencial de interaes entre as diferentes categorias de pragas, notando-se que artrpodos (insetos e/ou caros), nematides e patgenos podem entre si mostrar uma faixa de interaes desde tnue at a mais ntima (NORRIS et al., 2003)

342

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

Plantas daninhas

Artrpodos
(insetos e caros)

Nematides

Vertebrados
(homem, (homem, animais animais domsticos domsticos e e outros) outros)

Patgenos
(fungos, bactrias e vrus)

Figura 2. Diagrama representando as interaes potenciais entre as diferentes categorias de pragas. As espessuras das flechas representam aproximadamente a importncia da interao (modificado de NORRIS et al., 2003). Portanto, na implementao do MIP, fundamental o planejamento do agroecossitema, onde os problemas fitossanitrios devem ser previamente conhecidos com o objetivo de tornar a cultura menos suscetvel ao ataque de pragas. Para tanto, o agroecossistema deve ser avaliado atravs de um programa de estudos visando buscar informaes fundamentais para a aplicao correta do MIP, lembrando-se de que, para cada regio e/ou cultura, as estratgias a serem aplicadas sero distintas. As informaes bsicas necessrias para a elaborao de um programa de MIP devem compor as seguintes etapas (GALLO et al., 2002): a) Identificao das pragas mais importantes da cultura (pragas-chave); b) Identificao dos inimigos naturais das pragas; c) Avaliao populacional das pragas e de seus inimigos naturais (amostragem); d) Estudos dos fatores climticos; e) Conhecimento dos estdios fenolgicos da planta; f) Avaliao das tticas mais adequadas de controle.
343

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

2.2. Tomada de deciso


A tomada de deciso uma etapa que leva em conta basicamente a anlise dos aspectos econmicos da cultura e a relao custo/benefcio do controle de pragas. No entanto, importante ressaltar que a ttica de controle de pragas no uma atividade que aumenta a produo, pois apenas evita as perdas provocadas pela competio dos organismos. Uma vez que a identidade da praga tenha sido estabelecida, a sua densidade determinada, a informao dos estdios fenolgicos tanto da praga como da cultura tenha sido definida, essas informaes podero ser usadas para tomada de deciso nas estratgias de manejo. A necessidade de implementao de tticas de controle depender da relativa densidade da praga para os limiares apropriados ao estdio fenolgico da cultura. Com base na flutuao populacional das pragas, podem-se definir alguns parmetros importantes para a tomada de deciso no MIP (CROCOMO, 1990): ! Nvel de equilbrio: refere-se ao equilbrio da densidade populacional da praga por um longo perodo de tempo na ausncia de mudanas permanentes no ambiente (Figura 3) ! Nvel de dano econmico: a menor densidade populacional da praga capaz de causar perdas econmicas significativas (Figura 4). ! Nvel de ao: a densidade da praga em que as aes de controle devem ser tomadas para impedir que a populao alcance o nvel de dano econmico (Figura 4). Baseando-se nesses parmetros, possvel classificar as pragas em (GALLO et al., 2002): a) No econmicas: quando a densidade populacional da praga dificilmente atinge ou ultrapassa o nvel de dano econmico (Figura 3). b) Ocasionais: quando a densidade populacional da praga atinge ou ultrapassa o nvel de ao ou nvel de dano econmico, retornando ao equilbrio aps a aplicao de uma ttica de controle. Ocorre em condies especiais, como condies climticas atpicas ou o uso indevido de inseticidas (Figura 4). c) Perenes: quando a densidade populacional da praga atinge o nvel de ao ou o nvel de dano econmico com freqncia, exigindo adoo constante de medidas de controle (Figura 5)
344

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

d) Severas: quando o nvel de equilbrio est situado acima do nvel de ao e do nvel de dano econmico, exigindo medidas preventivas de controle para garantir a produtividade da cultura (Figura 6). Como se verifica, as adoes de medidas de controle no MIP so realizadas, avaliando-se o potencial de dano suportado pela cultura em relao densidade populacional da praga, levando-se em considerao os nveis de ao e de dano econmico. importante lembrar que o termo dano, largamente aplicado, refere-se s perdas econmicas decorrentes da injria provocada pela praga.
Densidade populacional da praga

Nvel de dano econmico Nvel de ao

Nvel de equilbrio

Tempo

Figura 3. Flutuao populacional de uma determinada praga no decorrer do tempo para espcies que no atingem a posio de praga (modificada de SILVEIRA NETO et al., 1976).

345

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao


Densidade populacional da praga

Medidas de controle Nvel de dano econmico Medidas de controle Nvel de ao

Nvel de equilbrio

Tempo

Figura 4. Flutuao populacional de uma determinada praga no decorrer do tempo para pragas ocasionais (modificada de SILVEIRA NETO et al., 1976).
Densidade populacional da praga

Medidas de controle

Nvel de dano econmico Nvel de ao

Nvel de equilbrio

Tempo

Figura 5. Flutuao populacional de uma determinada praga no decorrer do tempo para pragas perenes (modificada de SILVEIRA NETO et al., 1976).

346

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga


Densidade populacional da praga

Medidas de controle Medidas de controle Nvel de equilbrio Nvel de dano econmico Nvel de ao Nvel de equilbrio modificado Tempo

Figura 6. Flutuao populacional de uma determinada praga no decorrer do tempo para pragas severas (modificada de SILVEIRA NETO et al., 1976).

2.3. Escolha da ttica de controle para reduo populacional da praga


importante enfatizar que dois termos foram largamente utilizados no sistema de MIP: ttica e estratgia. Em MIP, ttica refere-se aos mtodos disponveis para o controle das pragas, enquanto estratgia um plano para uma ao bem sucedida baseada nos objetivos do sistema de produo da cultura e na biologia e ecologia das pragas (NORRIS et al., 2003). Conforme j citado no item 2.1, deve-se levar em conta que o controle efetivo de uma praga de importncia econmica o objetivo principal dentro das estratgias de MIP, alm de preservar a integridade ambiental e o bem estar da sociedade. Portanto, para a aplicao racional das tticas de controle se faz necessrio que se conheam bem a cultura, as caractersticas bioecolgicas das pragas e tambm outras reas do conhecimento tais como fsica, qumica, engenharia, meio ambiente, economia, sociologia e legislao. H vrios tipos possveis de tticas a serem aplicadas nos programas de MIP, entretanto, importante levar em considerao que as mesmas so inesgotveis e que envolvem muita pesquisa e a tecnologia disponvel (LUCKMANN; METCALF, 1975 apud CROCOMO, 1990). Os tipos de
347

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

tticas podem ser abordados da seguinte forma (CROCOMO, 1990; GALLO et al., 2002): 1) Mtodos legislativos ou regulatrios: a) Servio quarentenrio; b) Tratamentos quarentenrios; c) Medidas obrigatrias de controle; d) Programas de supresso e erradicao. 2) Mtodos mecnicos: a) Destruio manual; b) Uso de barreiras; c) Esmagamento; d) Armadilhas; e) Catao; f) Ensacamento de frutos. 3) Mtodos culturais: a) Destruio de restos de cultura; b) Poda ou desbaste; c) Adubao e irrigao; d) Uso de culturas armadilhas; e) Manipulao ou destruio dos hospedeiros alternativos. 4) Mtodo de resistncia de plantas 5) Mtodos de controle por comportamento: a) Feromnios; b) Repelentes; c) Controle por meio de esterilizao de insetos. 6) Mtodos de controle fsico: a) Fogo; b) Drenagem; c) Inundao; d) Temperatura;
348

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

e) Armadilhas luminosas; f) Som. 7) Mtodos de controle biolgico considerado o alicerce de programas modernos de MIP, pois os inimigos naturais mantm as pragas em equilbrio, sendo um dos responsveis pela mortalidade natural no agroecossistema. 8) Mtodos de controle autocida ou genticos: a) Tcnica do inseto estril (TIE). 9) Mtodo qumico: a) Pesticidas (inseticidas, fungicidas, nematicidas e herbicidas).

2.4. Algumas consideraes a respeito do MIP


Pela definio, verifica-se que o sistema d nfase ao processo de tomada de deciso, que o componente bsico que o distingue do sistema convencional de controle de pragas (KOGAN e SHENK, 2002). Isto implica em dizer que importante aprender a tolerar a presena de pragas e a injria provocada, enquanto isso no significar prejuzo econmico, pois possvel esperar que a populao desses organismos atinja o nvel de dano econmico para consider-los como pragas. Essa tolerncia pode-se dizer que um fator chave dentro dos programas de MIP, que favorece a ao do ambiente, principalmente com relao atuao dos inimigos naturais, que podero ter a sua eficincia incrementada em face do seu crescimento populacional.

3. PRAGAS DA MANGUEIRA
Conforme j citado anteriormente, a correta identificao das pragas-chave da cultura compe o esteio de um programa de MIP, pois so elas que causam os maiores prejuzos, devendo-se a elas toda ateno por parte do agricultor. Tambm importante salientar que o Brasil por ser um pas de extenso continental, com clima tropical e biodiversidade exuberante, faz com que os problemas fitossanitrios sejam distintos de uma regio
349

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

para outra. Confirmando esta informao, verifica-se que na regio Nordeste (principalmente o Vale do So Francisco), as moscas-das-frutas so consideradas a principal praga em face dos seus danos diretos como pela sua importncia quarentenria, enquanto que no estado de So Paulo alm das moscas-das-frutas, destacam-se como pragas-chave, a cochonilha-branca e o besouro-amarelo. Entretanto, em se tratando de pomares em formao, cochonilhas, caros e tripes podem causar danos considerveis e at maiores do que o das moscas-das-frutas (NASCIMENTO e CARVALHO, 1998). A seguir, sero apresentadas de forma objetiva, as principais pragas da cultura, abordando os seguintes tpicos dentro da seguinte ordem: 1) nome vulgar da praga; 2) nome cientfico (ordem e famlia); 3) importncia econmica; 4) hospedeiros; 5) descrio e biologia; 6) danos; 7) monitoramento e nvel de ao; 8) manejo (cultural, mecnico, fsico, biolgico e qumico). Essas informaes foram obtidas com base na consultas das seguintes referncias: Van Halteren, 1970; Mariconi, 1976; Zahler, 1991; Silva, 1992; Cunha et al., 1993; Potenza et al., 1993; Labuschagne et al., 1995; Jiron, 1996; Nascimento e Carvalho, 1998; Pea et al., 1998; Souza Filho et al., 2000; Gavioli e Takakura, 2001; Haji et al., 2001; Gallo, 2002; Waite, 2002; Carvalho, 2003; Coto e Saunders, 2003; Moreira, 2004.

3.1. Moscas-das-frutas
Nome cientfico: Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) (Diptera, Tephritidae) Anastrepha obliqua (Macquart, 1835) (Diptera, Tephritidae) principal espcie Ceratitis capitata (Wiedemann, 1824) (Diptera, Tephritidae) Importncia econmica: Grupo de pragas muito importantes no s devido aos danos diretos que causam aos frutos, mas, tambm, em decorrncia das rgidas medidas quarentenrias impostas pelos pases importadores da fruta in natura. Hospedeiros: So aquelas plantas que possuem frutos que permitem o desenvolvimento das fases de ovo, larva e pupas viveis, independente da
350

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

qualidade ou da quantidade de insetos produzidos. Assim sendo, o conhecimento de plantas hospedeiras na regio onde se pretende estabelecer um programa de controle de moscas-das-frutas fundamental, uma vez que o ataque nas fruteiras comerciais ocorre da migrao das moscas para o pomar. Como exemplo, o estado de So Paulo apresenta um grande nmero de espcies vegetais hospedeiras de moscas-das-frutas (Tabela 1), amadurecendo seus frutos em diferentes estaes do ano, proporcionando assim, o aumento da densidade populacional da praga e sua ampla distribuio por todo territrio. Essa seqncia de eventos caracteriza o fenmeno conhecido como sucesso hospedeira. Outro fator que tambm favorece o estabelecimento das moscas-das-frutas a existncia de diversos ciclos de frutificao de um mesmo hospedeiro ao longo do ano, a exemplo de goiaba, carambola, nspera, citros e chapu-de-sol (Tabela 2).

351

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Tabela 1. Ocorrncia de mosca-das-frutas nas plantas hospedeiras mais comuns no estado de So Paulo.
Plantas Hospedeiras Nome comum Nome cientfico Anacardiaceae 1. Caj-manga Spondias dulcis 2. Manga Mangifera indica 3. Siriguela Spondias purpurea Combretaceae 4. Chapu-de-sol Terminalia catappa Ebenaceae 5. Caqui Diospyrus kaki Malpighiaceae 6. Acerola Malpighia glabra Myrtaceae 7. Ara Psidium cattleyanum 8. Goiaba Psidium guajava 9. Jabuticaba Myrciaria cauliflora 10. Jambo Syzygium jambos 11. Pitanga Eugenia uniflora 12. Uvaia Eugenia pyriformis Oxalidaceae 13. Carambola Averrhoa carambola Passifloraceae 14. Maracuj-doce Passiflora alata Rosaceae 15. Nspera Eriobotrya japonica 16. Pra Pyrus communis 17. Pssego Prunus persica Rubiaceae 18. Caf Coffea arabica Rutaceae 19. Laranja-azeda Citrus aurantium 20. Laranja -doce Citrus sinensis 21. Limo-cravo Citrus limonia 22. Kunquat Fortunella sp. 23. Mexirica do Rio Citrus deliciosa 24. Tangerina Cravo Citrus reticulata 25. Tangerina Ponkan Citrus reticulata 26. Tangor Murcott C. reticulata " C. sinensis Sapotaceae 27. Abiu Pouteria caimito 28. Sapoti Achras zapota
1 2 3

Moscas-das-frutas A. f.2 A. o.3 C. c.1 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X -

C.c. = Ceratitis capitata A.f. = Anastrepha fraterculus A.o. = Anastrepha obliqua

352

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

Tabela 2. Perodos de ocorrncia de moscas-das-frutas em alguns hospedeiros no Estado de So Paulo.


Plantas hospedeiras 1) Acerola 2) Ara (Psidium cattleyanum) 3) Caf 4) Caqui 5) Carambola 6) Chapu-de-sol 7) Goiaba 8) Jabuticaba 9) Laranja doce 10) Manga 11) Nspera 12) Pssego 14) Pitanga 15) Serigela 16) Uvaia Meses Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez C + C C + A C A + A C C A C + A A + + + + A + A + A A A + + A + A + + + + + + A + + + + A A + + + + + A + + + C A + A + + + A A + + + + A A + + A A + A A + + A + + + A A A

A A + A

+ + A A A

A Anastrepha spp. C Ceratitis capitata + Anastrepha spp. e Ceratitis capitata Descrio e biologia: A larva de C. capitata apresenta 5-8 mm de comprimento; colorao branca a amarelada; a parte anterior delgada e a posterior truncada. O adulto de C. capitata mede cerca de 5 mm de comprimento por 10 a 12 mm de envergadura; o trax na parte dorsal preto com desenhos simtricos brancos; as asas so transparentes-rosadas com faixas amarelas e castanhas e o abdome predominantemente amarelado com duas listas transversais acizentadas (Figura 7). O macho facilmente reconhecido por apresentar na cabea entre os olhos, um par de apndices filiformes, terminando em forma de esptula (parece um segundo par de antenas). As larvas de Anastrepha apresentam 9-10 mm de comprimento; colorao geral branca, chegando a ser amarela, dependendo do fruto hospedeiro em que esteja se alimentando; a parte anterior delgada e truncada na parte caudal; so podas e quando completam o seu desenvolvimento dentro do fruto, transpassam a casca e caem no solo onde empuparo.
353

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Os adultos de Anastrepha so maiores do que os adultos de C. capitata. No caso de A. fraterculus e A. obliqua, chegam a medir cerca de 6,5 e 7,5 mm, respectivamente. Apresentam colorao predominantemente amarela e suas asas apresentam trs faixas distintas: a faixa C (costal), faixa S e faixa V invertido sendo as mesmas sombreadas de amarelo e marrom escuro (Figura 7). O ciclo de vida das moscas-das-frutas ocorre em trs ambientes conforme o esquema da Figura 8.

Figura 7. Adultos de moscas-das-frutas: fmeas de Anastrepha frateculus (esquerda) e Ceratitis capitata (direita)

354

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

V E GE TA O (A dulto)

F R U TO (O vo e Larva)

SO LO (Pupa)
Ciclo de vida em dias a 25oC Larva Pupa Pr-oviposio 12-15 10-20 7-10 10-13 13-17 7-15 6-11 9-11 3-4

Espcies de moscas-das-frutas

A. fraterculus A. obliqua C. capitata

Ovo 2-4 3-4 2-4

Figura 8. Ciclo de vida das moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) O perodo de durao do ciclo de vida das moscas-das-frutas dependente de vrios fatores, principalmente da temperatura, da planta hospedeira e da prpria espcie de mosca. Ceratitis capitata apresenta a durao do seu ciclo de ovo a adulto em torno de 18 a 30 dias no vero, enquanto
355

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

A. fraterculus e A. obliqua varia de 25 a 35 dias. Em pocas ou em regies de baixas temperaturas, o ciclo prolongado. Danos: Os danos das moscas-das-frutas so causados diretamente nos frutos pela fmea adulta (perfurao do fruto por ocasio da oviposio) e pelas larvas (consumo da polpa provocando um apodrecimento interno). Nos frutos de manga, a infestao por larvas no notada, pois os mesmo permanecem com a aparncia externa normal. Entretanto, ao apalpar o fruto, notam-se pontos de amolecimento da polpa e at extravasamento de suco pelo orifcio de sada das larvas. Condies favorveis e perodo crtico: Os principais fatores que favorecem a incidncia de moscas-das-frutas so a presena de plantas hospedeiras e condies climticas favorveis. Precipitaes intensas acarretam uma reduo na atividade das moscas. O seu perodo crtico se inicia a partir da maturao dos frutos. Monitoramento e nvel de ao: O processo de avaliao do nmero de espcies de moscas-das-frutas e de sua distribuio em cada localidade produtora chamado de monitoramento. Esse sistema pode enfocar a anlise de ovos e larvas diretamente nos frutos ou indiretamente atravs do uso de armadilhas que capturam adultos. Os modelos de armadilhas atualmente usados no Brasil so os seguintes: McPhail e Jackson. a) Armadilhas McPhail Esse modelo tambm conhecido como frasco caa-moscas confeccionado em plstico que apresenta uma nica entrada em sua parte inferior (invaginao) (Figura 9a). Utiliza isca lquida como atraente alimentar base de protena hidrolisada a 5% ou pelets de torula (levedura). Deve-se evitar a adio de inseticida na calda colocada nas armadilhas. Essa armadilha tem como alvo principal do monitoramento, capturar as fmeas, que, no perodo que antecede ao incio da oviposio, necessitam grandemente de substncias proticas e carboidratos, embora tambm machos sejam coletados nos frascos. A periodicidade de reabastecimento da armadilha pode ser semanal ou a cada 10-15 dias, dependendo da poca do ano e estendendo-se at o final
356

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

da safra. O modelo mencionado captura tanto C. capitata como as espcies de Anastrepha. b). Armadilha Jackson A modelo Jackson confeccionada de papelo parafinado e apresenta a forma de tringulo (telhado de duas guas), tendo uma insero na parte inferior, removvel, que contm um adesivo de longa durao (Figura 9b). especfica para captura da espcie C. capitata (mosca-do-mediterneo), que utiliza atraente sexual constitudo do paraferomnio trimedlure, que atrai somente os machos. Durante o monitoramento, a atividade do trimedlure apresenta uma durao de cerca de dois meses no campo.

Figura 9. Armadilhas modelos McPhail (a) e Jackson (b) (Foto b: Adalton Raga) c) Localizao e densidade das armadilhas no campo O monitoramento deve dar condies de previsibilidade da infestao de moscas-das-frutas e por isso a instalao das armadilhas intensificada na periferia dos pomares, detectando populaes invasoras. Os frascos devem ser distribudos a uma distncia mnima de 50 m um do outro e em reas grandes podero ser distanciados de 150 a 200 m, contornando a rea produtora e tambm no interior do pomar. Na planta, as armadilhas devero
357

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

ser instaladas em ramos firmes acerca de 1,80 m de altura ou a 3/4 da altura da planta, localizando-as um pouco para dentro da copa, para evitar a luz direta do sol nos momentos mais quentes do dia. Levando-se em considerao o tamanho do pomar, as armadilhas McPhail podem ser instaladas na seguinte proporo, conforme a Tabela 3. Tabela 3. Nmero de armadilhas McPhail em relao ao tamanho do pomar.

Tamanho do pomar rea at 2,0 hectare > 2,0 at 5,0 hectares rea acima de 5 hectares

Nmero de armadilhas 4 armadilhas 2 armadilhas / hectare 10 armadilhas + armadilha/hectare

No caso das armadilhas Jackson, instalar uma armadilha a cada trs hectares e aplicar os mesmos procedimentos utilizados para a armadilha McPhail quanto sua localizao na planta. d) poca de instalao das armadilhas O monitoramento pode ser iniciado quando os frutos atingirem cerca de 50% do seu tamanho. e) Inspeo das armadilhas A partir da instalao das armadilhas, inspecion-las semanalmente ou duas vezes por semana, dependendo do estgio de desenvolvimento do fruto, sendo essa operao realizada at o final da colheita. Para as armadilhas modelo McPhail, o contedo do frasco deve ser despejado em uma peneira e em seguida transferido para uma bandeja de fundo branco contendo gua, onde se efetua a separao e contagem das moscas-das-frutas. Na armadilha Jackson realizam-se a identificao e remoo dos machos capturados de C. capitata. f) Determinao do nvel populacional para tomada de deciso Aps a contagem das moscas por ocasio da inspeo das armadilhas, aplica-se a determinao do nvel populacional de moscas, considerando-se o nmero de moscas (M) por armadilha(A) por dia(D), denominado
358

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

de ndice M.A.D., que a estimativa do nmero mdio de moscas capturadas em uma armadilha em um dia em que essa armadilha ficou exposta no campo. A funo desse ndice populacional mostrar uma medida relativa do tamanho da populao de adultos de moscas no tempo e no espao. Esse ndice usado como uma informao bsica para comparar o tamanho da populao da praga antes, durante e depois da aplicao da medida de controle. O valor do ndice M.A.D. o resultado da diviso do nmero total de moscas capturadas pelo produto obtido da multiplicao do nmero total de armadilhas no pomar, pelo nmero de dias de exposio das armadilhas no campo, aps a ltima inspeo. Portanto, a frmula a seguinte: M.A.D.= __M__ AxD em que: M = no de moscas capturadas no perodo A = no de armadilhas no pomar D = no de dias de exposio da armadilha Embora no haja estudos especficos determinando o nvel de controle de moscas-das-frutas no Brasil, recomenda-se iniciar o controle da praga, quando o ndice M.A.D. alcanar os seguinte valores: Anastrepha sp. 1 adulto de mosca/armadilha/dia Ceratitis capitata 1 machos adultos/armadilha/dia (armadilha Jackson) Manejo: O xito no controle de moscas-das-frutas sempre se baseia na integrao de vrios mtodos de controle, uma vez que essas espcies apresentam caractersticas que as distinguem como pragas-chave, como a alta produo de ovos, alta viabilidade de ovos, alta capacidade de disperso de adultos e de colonizao sob diferentes condies ecolgicas.

359

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

a) Controle cultural - Os frutos tempores, atacados e os cados no cho devero ser coletados e destrudos e/ou enterrados; - Frutos das espcies hospedeiras prximas ao pomar devero ser consumidos e o restante coletado e destrudo; - Manuteno do solo vegetado para estimular a atuao dos inimigos naturais. b) Controle Biolgico Dentre os predadores, patgenos e parasitides que atuam no controle biolgico, este ltimo grupo se constitui no principal mecanismo de reduo natural das populaes de moscas-das-frutas, agindo nas fases larval e pupal. Na Tabela 4 so apresentados a espcie de parasitide e respectivos hspedes/hospedeiros. No campo do controle biolgico aplicado, em 1994 foi introduzido no Brasil o parasitide Diachasmismorpha longicaudata (Ashmead) (Hymenoptera: Braconidae) e, recentemente, aps uma srie de estudos de avaliao de sua eficincia e seu impacto ambiental, foi solicitado o seu registro definitivo junto ao MAPA, Ibama e a Anvisa, para o seu uso como agente de controle biolgico de moscas-das-frutas na fruticultura brasileira, por meio de sua criao massal em uma biofbrica. Tabela 4. Parasitides (Hymenoptera: Braconidae) relacionados a algumas espcies de moscas-das-frutas.
Espcie de Parasitide Doryctobracon areolatus (Szpligeti) Doryctobracon brasiliensis (Szpligeti) Opius bellus Gahan Utetes anastrephae (Viereck) Hspede A. fraterculus, A. obliqua, C. capitata A. fraterculus, C. capitata A. fraterculus, A. obliqua, C. capitata A. fraterculus, C. capitata

c) Controle Qumico Baseia-se no emprego de inseticidas em cobertura total ou na forma de isca txica. No tratamento em cobertura, aplica-se somente o inseticida em gua, procurando atingir todas as plantas do pomar. A forma de menor impacto desse mtodo o de iscas txicas (atraente alimentar + inseticida), que so preparadas conforme a forma descrita anteriormente para isca utilizada em frascos. A isca txica geralmente aplicada em ruas alternadas,
360

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

visando a folhagem e no o fruto, em apenas uma parte da copa das plantas, no superior a 1 m2, aplicando cerca de 150-200ml de calda por planta. As aplicaes de isca txica devem ser realizadas pela manh, nas plantas das bordaduras do pomar, prximo mata nativa e nos focos de ocorrncia de moscas, devendo ser reaplicada a cada 7-10dias ou logo aps um perodo chuvoso. O momento para executar o controle qumico deve ser baseado no monitoramento das armadilhas e do desenvolvimento dos frutos. Na Tabela 9, apresentada uma lista de inseticidas com uso autorizado para o controle de moscas-das-frutas na cultura da manga.

3.2. Cochonilha-branca
Nome cientfico: Aulacaspis tubercularis Newstead, 1906 (Hemiptera: Diaspididae) Importncia econmica: Atinge elevadas populaes em brotaes novas, folhas e frutos da mangueira, praticamente todos os anos. Porm, seu principal prejuzo nos frutos, por depreci-los e at inviabiliz-los para a comercializao. Hospedeiros: A. tubercularis j foi encontrada em Aceraceae: Acer kawakamii. Anacardiaceae: Mangifera indica, Mangifera sp. Arecaceae: Cocos nucifera. Iridaceae: Dietes prolongata. Lauraceae: Cinnamomum camphora, Cinnamomum ceylanicum, Laurus nobilis, Litsea laurifolia, Litsea polyantha, Litsea pungens, Litsea sebifera, Machilus sp., Phoebe sp. Pittosporaceae: Pittosporum glabratum . Rutaceae: Citrus sp. Sapindaceae: Dimocarpus longan. Descrio e biologia: reconhecida por apresentar diversas carapaas brancas masculinas reunidas perto da fmea. A carapaa da fmea adulta tem formato circular, cor branca opaca e com exvias, dos nstares anteriores, marginal. A fmea pode colocar at 18 ovos por dia, durante 8 a 12 dias, num total de 80 a 200 ovos. O perodo de incubao de 7 a 8 dias, aps o qual, a ninfa deixa a carapaa e se fixa em outro local para comear a alimentao. A ninfa fmea necessita de mais 28 a 32 dias para seu desenvolvimento, completando o ciclo de vida em torno 35 a 40 dias. Depois
361

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

de deixar a carapaa, a ninfa masculina se fixa quase que imediatamente, em grupos com 10 a 80 ninfas; realiza uma ecdise e comea a produzir linhas de cera, formando uma escama alongada, branca, tri-carenada. O perodo pupal do macho de uma semana aps seu completo desenvolvimento. Portanto, o macho leva de 23 a 28 dias se desenvolver do ovo maturidade. A razo sexual entre macho e fmea de aproximadamente 11:1. Esta uma situao muito incomum entre Diaspididae que no fcil explicar. Danos: A. tubercularis provoca danos nos ramos novos, nas folhas e principalmente nos frutos; atravs da suco constante de seiva elaborada, inoculao de toxinas, alm de haver indcios de que o orifcio feito para sua alimentao, no fruto, favorea a entrada de doenas ps-colheita. Para tanto, parte do aparelho bucal da cochonilha penetra na epiderme e no parnquima, alcanando os vasos dos floema. Nas folhas, em volta do local de alimentao, fica amarelo e se houver muitos insetos, esta rea pode se estender por vrios centmetros quadrados. A. mangiferae uma sugadora de floema, conseqentemente o dano pode ser muito maior que as reas amarelas observadas nas folhas. Nas folhas mais velhas (acima de nove meses), observam-se as maiores infestaes. Em ataques severos, causa descolorao e reas necrticas no tecido, podendo resultar na queda das folhas. Nos frutos, provoca manchas e deformaes. Condies favorveis e perodo crtico: A cochonilha branca tem alcanado altas populaes em regies de baixa umidade relativa do ar, a exemplo do cerrado e semi-rido. Alguns estudos de flutuao populacional mostram que a praga mais abundante no setor sombreado da copa da mangueira, onde as temperaturas so mais moderadas. Perodo crtico: durante a frutificao. Monitoramento e nvel de ao: O nmero de plantas a serem inspecionadas na parcela obedece proporo contida na Tabela 5.

362

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

Tabela 5. Nmero de plantas a serem inspecionadas em funo do tamanho da parcela.

Parcelas de at 5 hectares Parcelas de 6 a 10 hectares Parcelas de 11 a15 hectares Parcelas acima de 15 hectares

10 plantas 14 plantas 18 plantas Dividir em parcelas menores

As plantas so inspecionadas mensalmente no perodo vegetativo e semanalmente no perodo critico (frutificao). Em cada planta, examinamse quatro ramos da parte interna, at o terceiro fluxo de crescimento, inclusive; um ramo em cada quadrante da planta. Neste ramos, escolhe-se uma folha infestada para verificar se a cochonilha est viva. No perodo crtico, acrescenta-se observao, um fruto da parte interna. Quando se constatarem cochonilhas vivas na folha amostrada, o ramo ser considerado infestado, anotando-se R na ficha de Inspeo, conforme o modelo da Figura 10. Se o fruto examinado contiver pelo menos um inseto vivo, ele ser considerado infestado, anotando-se F. Se os dois rgos estiverem infestados, anota-se R/F. O nvel de ao ser alcanado, no perodo vegetativo, quando 50% das folhas estiverem infestadas e no perodo crtico, quando a infestao atingir 20% das folhas ou 5% dos frutos. Manejo: a) Cultural: - Reduzir o uso de fungicidas base de cobre; - Manter o solo vegetado para estimular a multiplicao de inimigos naturais; - Evitar utilizao de grade como capina, pois a poeira favorece o desenvolvimento de cochonilha de carapaa. b) Controle biolgico: H poucos estudos realizado sobre os inimigos naturais de A. tubercularis no Brasil. Entretanto, a frica do Sul fez a introduo de besouros do gnero Cybocephalus , principalmente Cybocephalus binotatus (Coleoptera: Nitidulidae) e vespinhas do gnero Aphytis (Hymenoptera: Aphelinidae) originrios da Tailndia, em 1995. Os inimigos naturais de outras cochonilhas de carapaa so bastante conheci363

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

dos no Brasil e no apresentam grande especificidade. Assim, acredita-se que crisopdeos, cocccineldeos, aracndeos e afelendeos migrem para cultura de manga e exeram efetivo controle biolgico, sem estar cientificamente registrado. Com isso, abre-se uma vasta rea de pesquisa para identificar e verificar a eficcia de inimigos naturais que atuam sobre A. tubercularis em mangueira. c) Qumico: Utilizao de leo vegetal de 0,5 a 1,0%.

3.3. Besouro-amarelo
Nome cientfico: Costalimaita ferruginea (Fabr., 1801) (Coleoptera, Chrysomelidae) Importncia econmica: uma praga severa durante a implantao e a formao dos pomares, devido migrao dos adultos originados de plantas vizinhas. Outro fator de agravamento o besouro amarelo poder devorar toda a vegetao nova em poucos dias, inibindo o desenvolvimento da planta. Hospedeiros : Trata-se de uma praga polfaga, que ataca desde monocotiledneas, dicotiledneas e at algumas de Coniferae (Pinus, por exemplo). Usualmente, se alimenta de folhas, mas, as flores, os ramos novos e as frutificaes tambm fazem parte do seu cardpio. Como resultado, tornam-se praga em rvores frutferas, algodo, caf, cacau, videira, batata doce, erva-mate, legumes, cereais, cana-de-acar, soja, quiabeiro, eucaliptos, pinus, palmceas, seringueira, accia e outras. Descrio e biologia: um besouro com aproximadamente 5 a 6,5 mm de comprimento por 3 a 3,5 mm de largura; a colorao dorsal amarelo-pardo brilhante e a regio ventral, alaranjada. Tem a forma de ovo e se joga no solo com freqncia, ao ser observado. O adulto alimenta-se principalmente do limbo foliar e a larva, das razes de gramneas. A fmea faz apenas uma postura contendo, em mdia, 90 ovos de colorao amarela e aspecto brilhante. O perodo de incubao de 8 a 9 dias. A larva vive no solo, o que dificulta sua observao. At o momento so conhecidos apenas dois est364

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

dios de desenvolvimento no perodo larval (1o e 2o nstares), sendo que o primeiro instar dura cerca de 19 dias e o segundo cerca de 35 dias. Esse besouro tem ciclo anual. Danos: So mastigadores e devoram as folhas da mangueira, deixando-as perfuradas ou rendilhadas. Quando o ataque intenso, prejudica o desenvolvimento da planta, por reduzir sua capacidade fotossinttica, principalmente quando a rvore nova. Condies favorveis e perodo crtico: A poca de incidncia da praga nos meses da primavera, logo aps a ocorrncia de chuvas suficientes para ocasionarem um bom molhamento (mais de 20 mm), quando os adultos emergem do solo. O perodo crtico se inicia cerca de 5 dias aps estas chuvas, prolongando-se at maro do ano seguinte. Monitoramento e nvel de ao: Como se trata de praga de ocorrncia espordica, cujos danos dependem da idade do pomar, no se faz monitoramento em pomares adultos. Em plantios novos, com at 4 anos de idade, o monitoramento deve ser feito rotineiramente, examinado-se um nmero de plantas proporcional ao tamanho do parcela, conforme a Tabela 5. Faz-se a inspeo na periferia do pomar, pois normalmente, o ataque da praga comea de fora para dentro. Os dados dessa inspeo devero ser registrados em ficha prpria, cujo modelo apresentado na Figura 10. O nvel de ao ser alcanado quando 10% das plantas inspecionadas estiverem infestadas pelo besouro. Planta infestada aquela que concentra grande quantidade da praga. Manejo: a) Cultural: O solo deve ser mantido vegetado na entrelinha, visando gerar abrigo e proteo aos inimigos naturais, principalmente na instalao e manuteno de pomares novos. b) Controle biolgico: O predador Supputius cincticeps (Hemiptera: Pentatomidae) relatado como atuante no seu controle. Como o besouro passa parte do ciclo no solo, ele est sujeito ao ataque de todos os inimigos naturais que sobrevivem neste nicho agro-ecolgico. H relato da sua
365

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

predao por Tynacantha marginata (Hemiptera: Pentatomidae), Arilus carinatus (Hemiptera: Reduviidae), Misumenops pallens (Araneae: Thomisidae), Peucetia sp. (Araneae: Oxyopidae) e pelos fungos entomopatognicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae var. anisopliae. d) Qumico: No h referncia especfica sobre o controle desta espcie, porm, as plantas podem ser pulverizadas com inseticidas organo-fosforados.

4. OUTRAS PRAGAS E SEUS INIMIGOS NATURAIS


Alm das pragas relacionadas anteriormente, a cultura da manga pode ser atacada por outros insetos e caros, considerados como pragas secundrias ou eventuais. Entretanto, os seus surtos podero acontecer em decorrncia de desequilbrios provocados pelo manejo inadequado da cultura ou em funo de combinaes de fatores climticos altamente favorveis a esses organismos. Na Tabela 8, esto listadas 37 espcies de pragas j registradas, causando danos mangueira (MARICONI, 1976; CUNHA et al., 1993; NASCIMENTO e CARVALHO, 1998; HAJI et al., 2001; GALLO et al., 2002; CLAPS e WOLFF, 2003; MOREIRA, 2004). Conforme j mencionado, o MIP um sistema de aplicao regional, adequado s condies ecolgicas da regio e como exemplo, a Tabela 6 mostra os nveis de ao aplicados para tomada de deciso no controle das pragas, tanto das principais como das secundrias e eventuais que ocorrem no Vale do So Francisco. O modelo de ficha de inspeo apresentado (Figura 10), alm de monitorar as pragas principais, tambm permite avaliar as outras pragas que possam vir a ocorrer na cultura. Os inimigos naturais das pragas da mangueira tm sido muito pouco estudados, com exceo da moscas-das-frutas que uma praga geral em Fruticultura. O pouco que existe relatado ocorre em outros pases, ou quando ocorre no Brasil, est relacionado praga em outra cultura (Tabela 7). Quanto aos produtos registrados atualmente para o controle das pragas da mangueira no Brasil, os mesmos contemplam basicamente as pragas consideradas secundrias ou eventuais, com exceo novamente das moscasdas-frutas (Tabela 9).

366

PRODUO INTEGRADA DE MANGA - SP FICHA DE INSPEO DE PRAGAS E INIMIGOS NATURAIS


Plantas ou armadilhas inspecionadas 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Pragas LEGENDA: Q = quadrantes (1, 2, 3, 4) F = frascos caa-moscas s = sintomas S = sim O = ovo L = larva N = ninfa /// /// /// /// /// /// /// /// //////// //////// ////////////////////// A = adulto MAD =
mosca/armadilha /dia

No
% ou MAD

Observaes

Moscas-das-Frutas

Cochonilha

Q/F 1 F 1 2 3 4

Besouro-amarelo

Odio

Bacteriose

1 2 3 4 1 2 3 4

Seca da Mangueira Malformao Floral Outras Pragas Inimigos Naturais

/// /// /// /// /// /// /// /// /// ///

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

Joaninhas

Crisopdeos (bicho-lixeiro)

Percevejos predadores

Moscas predadoras (sirfdeos e outras)

Outras Pragas = A = caro P = percevejo T = tripes

caro predador Aranhas

Vespinhas ou Vespas

L A O L A N A L A A A A

Data: _____/_____/_____

Parcela: _________

Estado fenolgico: __________________________________ Inspetor:________________________

367

Figura 10. Modelo de ficha de amostragem utilizada no monitoramento das pragas e inimigos naturais na cultura da manga.

368
Mtodo de amostragem Utilizao de armadilhas McPhail ou Jackson 1mosca/armadilha/dia Nvel de ao Presena da praga ou danos Presena da praga ou danos Presena da praga ou danos Presena da praga Presena da praga Presena de superbrotamento vegetativo 5% do ramos com superbrotamento 40% de ramos infestados 10% de brotaes infestadas 10% de folhas novas infestadas 10% dos ramos infestados 2% de panculas infestadas 2% de frutos infestados 10% de panculas com 10 ou mais tripes 10% de panculas com 10 ou mais tripes 10% das panculas infestadas 30% das brotaes infestadas 30% das folhas infestadas 30% de panculas infestadas Efetuar batedura em bandeja plstica branca de ramos com brotaes e/ou folhas novas Efetuar batedura em bandeja plstica branca Efetuar batedura em bandeja plstica branca Efetuar batedura em bandeja plstica branca Presena da praga ou danos Presena da praga ou danos Presena da praga

Tabela 6. Mtodos de amostragem e nveis de ao para as pragas da mangueira no Vale do So Francisco (MOREIRA, 2004)

Praga

Local da planta a ser inspecionado

Moscas-das-frutas (Anastrepha spp. e Ceratitis capitata)

Mosquinha (Erosomyia mangiferae)

Brotaes Folhas novas Ramos Panculas Frutos

Microcaro-damangueira (Eriophyes mangiferae)

Brotaes

Ramos

Tripes (Selenothrips rubrocinctus)

Panculas

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Frutos

Microlepidpteros da inflorescncia

Panculas

Pulges

Brotaes Folhas Panculas

Tabela 7 . Inimigos naturais relatados para as pragas secundrias da mangueira

Praga

Pinnaspis aspidistrae

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

Selenothrips rubrocinctus

Trigona spp.

Inimigos naturais No Brasil, para a cultura dos citros, so citados os seguintes inimigos naturais, os quais, teoricamente, tambm poderiam ser encontrados nos pomares de manga: os predadores Chrysoperla sp. (Neuroptera: Chrysopidae) (RODRIGUES et al., 1997), Pentilia egena Muls. (Coleoptera: Coccinellidae) (RODRIGUES et al., 1996), Scymnus sp., Coccidophilus citricola Brthes e Hyperaspis notata (Coleoptera: Coccinellidae), alm dos parasitides Arrhenophagus sp. (Hymenoptera: Encyrtidae), Pteroptrix sp., Cales sp., Encarsia sp. (Hymenoptera: Aphelinidae) (RODRIGUES & CASSINO, 2004) e Aphytis lingnanensis Compere (Hymenoptera: Aphelinidae) (RODRIGUES, 2001). No h referncias no Brasil. Dennill (1992), na frica do Sul, citou a predao de S. rubrocinctus e Heliothrips haemorrhoidalis (Bouch) por Orius thripoborus (Hemiptera: Anthocoridae). Na Costa Rica, Coto e Saunders (2003) citaram que uma outra espcie de tripes, Thrips palmi Karny, que pode ser atacada pelos seguintes inimigos naturais: Orius insidiosus (Say) (Hemiptera: Anthocoridae), Cycloneda sanguinea (L.) (Coleoptera: Coccinellidae), crisopdeos e os fungos entomopatognicos Beauveria bassiana (Bals.), Lecanicillium lecanii Zare & Gans e Hirsutella sp. Bennett et al. (1993) citam Goetheana shakespearei (Hymenoptera: Eulophidae) como parasitide de tripes na Flrida (EUA) e Guadalupe (Equador). Podem ser predadas por percevejos reduvdeos, como Apiomeris pictipes HerrichSchaeffer, na Costa Rica, segundo Coto e Saunders (2003).

369

370
Danos Hospedeiros - Brotaes e inflorescncias - Mangueira - Ramos e troncos - Folhas - Folhas - Folhas - Ramos e troncos - Polfaga - Mangueira e cajueiro - Polfago - Polfaga - Mangueira - Botes florais e brotaes - Frutos - Frutos - Frutos - Mangueira - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Ramos e inflorescncias - Folhas e brotaes - Folhas e brotaes - Folhas e brotaes - Ramos - Ramos e folhas - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga
Continua...

Tabela 8. Relao dos insetos e caros associados a cultura da mangueira (Mangifera indica)

Espcie

1.Eriophyes mangiferae (Sayed, 1946)

2. Chlorida festiva (L., 1758)

3. Crimissa cruralis Stal, 1858 4. Costalimaita ferruginea (Fabr., 1801) 5. Sternocolaspis quatuordemcicostata (Fefvre, 1877)

6. Hypocryphalus mangiferae (Stebbing, 1914)

7. Erosomyia mangiferae Felt

8. Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) 9. Anastrepha obliqua (Macquart, 1835) 10. Ceratitis capitata (Wied., 1824)

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

11. Aetalion reticulatum (L., 1767)

12. Aphis craccivora Koch, 1854 13. Aphis gossypii Glover, 1877 14. Toxoptera aurantii (Boyer de Fonsc., 1841)

15. Ceroplastes sp. 16. Saissetia coffeae (Walker, 1852)

Nome comum Acari Actinedida (Prostigmata) Famlia Eriophyidae - Microcaro-da-mangueira Insecta Coleoptera Famlia Cerambycidae - Coleobroca Famlia Chrysomelidae - Besouro-vermelho - Besouro-amarelo - Besouro-de-limeira Famlia Scolytidae - Broca-da-mangueira Diptera Famlia Cecidomyiidae - Mosquinha Famlia Tephritidae - Mosca-das-frutas - Mosca-das-frutas - Mosca-do-mediterrneo Hemiptera Famlia Aetalionidae - Cigarrinha-das-frutferas Famlia Aphididae - Pulgo - Pulgo - Pulgo Famlia Coccidae - Cochonilha-de-cra - Cochonilha-parda

...Continuao

17. Abgrallaspis cyanophylli (Signoret, 1869) 18. Acutaspis paulista (Hempel) 19. Aspidiotus destructor Sign., 1869 20. Aulacaspis tubercularis (Newstead, 1906) 21. Chrysomphalus aonidum (Linnaeus 1758) 22. Chrysomphalus dictyospermi (Morgan, 1889) 23. Diaspis boisduvalii Signoret, 1869 24. Hemiberlesia lataniae (Signoret, 1869) 25. Howardia biclavis (Comstock, 1833) 26. Mycetaspis personata (Comstock, 1883) 27. Pinnaspis aspidistrae (Signoret, 1869) 28. Pseudaonidia trilobitiformis (Green, 1896) - Ramos, folhas e frutos - Polfaga

- Folhas - Folhas - Folhas - Tronco, ramos, folhas, frutos - Folhas - Folhas - Folhas - Folhas - Tronco e ramos - Folhas - Tronco, ramos e folhas - Folhas

- Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga - Polfaga

29. Pseudococcus adonidum (L., 1762)

30. Trigona spinipes (Fabr., 1793) - Folhas - Folhas

- Folhas novas e flores

- Polfaga - Polfaga - Polfaga

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

31.Acromyrmex spp. 32. Atta spp.

33. Megalopyge lanata (Stoll-Cramer, 1780)

- Folhas - Folhas

- Polfaga - Polfaga

34. Oiketicus kirbyi (Lands-Guild., 1827)

35. Frankliniella schultzei Trybom, 1920 36. Selenothrips rubrocinctus

Famlia Diaspididae - Cochonilha - Cochonilha - Cochonilha - Cochonilha-branca - Cochonilha-cabea-de-prego - Cochonilha-cabea-de-prego - Cochonilha - Cochonilha-amarela - Cochonilha - Cochonilha - Cochonilha-escama-farinha - Cochonilha-de-escama Famlia Pseudoccidae - Cochonilha-pulverulenta Hymenoptera Famlia Apidae - Irapu Famlia Formicidae - Quenquns - Savas Lepidoptera Famlia Megalopygidae - Lagarta-de-fogo Famlia Psychidae - Bicho-cesto Thysanoptera Famlia Thripidae - Tripes - Tripes - Folhas e brotaes - Folhas - Polfaga - Polfaga

371

372
Indicao Dose (ml ou g p.c. /100 L dgua) 100 30 75 700 150 100 100 100 70 75 300 Pinnaspis aspidistrae (cochonilha-escama-farinha) Selenothrips rubrocinctus (tripes) Selenothrips rubrocinctus (tripes) Eriophyes mangiferae (microcaro-da-mangueira) Aetalion reticulatum (cigarrinha-das-frutferas) Megalopyge lanata (lagarta-de-fogo) Selenothrips rubrocinctus (tripes) Anastrepha fraterculus (mosca-das-frutas) Ceratitis capitata (mosca-do-mediterrneo) Megalopyge lanata (lagarta-de-fogo) Selenothrips rubrocinctus (tripes) Anastrepha fraterculus (mosca-das-frutas) Ceratitis capitata (mosca-do-mediterrneo) Megalopyge lanata (lagarta-de-fogo) Selenothrips rubrocinctus (tripes) Anastrepha fraterculus (mosca-das-frutas) Ceratitis capitata (mosca-do-mediterrneo) Megalopyge lanata (lagarta-de-fogo) Selenothrips rubrocinctus (tripes) Eriophyes mangiferae (microcaro-da-mangueira) Anastrepha fraterculus (mosca-das-frutas) Ceratitis capitata (mosca-do-mediterrneo) Megalopyge lanata (lagarta-de-fogo) Ceratitis capitata (mosca-do-mediterrneo) Ceratitis capitata (mosca-do-mediterrneo)

Tabela 9. Inseticidas e acaricidas registrados para o controle de pragas na cultura da mangueira

Igrediente Ativo

Produto Comercial

Abamectina Bifentrina Carbosulfano Enxofre

Vertimec 18CE Talstar 100EC Marshal 400SC Sulficamp

Fenitrotiona

Sumithion 500CE

Lebaycid EC

Fentiona

Lebaycid 500

Parationa-metlica

Bravik 600CE

Quinometionato

Morestan BR

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

Triclorfom

Dipterex 500

Trimedlure

Bio Trimedlure Bioceratitis

Fonte: Agrofit/Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, www.agricultura.gov.br, outubro/2004

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BENNETT, F.D.; GLENN, H.; BARANOWSKI, R.M. Goetheana shakespearei (Hymenoptera: Eulophidae) an immigrant parasitoid of thrips in Florida and Guadeloupe. Florida Entomologist, v.76, n.2, p.395-397, 1993. CARVALHO, R.S. Registro de inseto benfico no Brasil. Informativo da Sociedade Entomolgica do Brasil, v.28, n.1, p.3, abr.2003. CLAPS, L.E.; WOLFF, V.R.S. Cochinillas Diaspididae (Hemiptera: Coccoidea) frecuentes en plantas de importancia econmica de la Argentina y Brasil. San Miguel de Tucumn: Sociedad Entomolgica Argentina, n.3, 2003. COTO, D.; SAUNDERS, J.L. Insectos plagas de cultivos perennes con nfasis en frutales en Amrica Central. Turrialba, C.R.: CATIE, 2003. CROCOMO, W.B. O que o manejo de pragas. In: CROCOMO, W.B. (Org.). Manejo Integrado de Pragas. Botucatu: UNESP; So Paulo: CETESB, 1990. p.9-34. CUNHA, M.M.; COUTINHO, C.C.; JUNQUEIRA, N.T.V.; FERREIRA, F.R. Manga para exportao : aspectos fitossanitrios. Braslia: EMBRAPA-SPI, 1993. (Srie Publicaes Tcnicas FRUPEX; 3) DENNILL, G.B. Orius thripoborus (Anthocoridae), a potential biocontrol agent of Heliothrips haemorrhoidalis and Selenothrips rubrocinctus (Thripidae) on avocado fruits in the eastern Transvaal. Journal of the Entomological Society of Southern Africa, v.55, n.2, p.255-258, 1992. GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R.P.L.; BAPTISTA, G.C.; BERTI FILHO, E.; PARRA, J.R.P.; ZUCCHI, R.A.; ALVES, S.B.; VENDRAMIM, J.D.; MARCHINI, L.C.; LOPES, J.R.S.; OMOTO, C. Entomologia agrcola. Piracicaba: FEALQ, 2002. GAVIOLI, V.O.; TAKAKURA, V. Cultura da manga cresce em So Paulo. Coopercitrus Informativo Agropecurio, n.179, p.20-22, 2001.
373

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

HAJI, F.N.P.; MOREIRA, A.N.; ALENCAR, J.A.; MOREIRA, F.R.B. Praga da mangueira, Erosomyia mangiferae (Diptera: Cecidomyiidae). In: VILELA, E.F.; ZUCCHI, R.A.; CANTOR, F. (Ed.). Histrico e impacto das pragas introduzidas no Brasil. Ribeiro Preto: Holos, 2001. cap.6, p.46-47. JIRON, L.F. Management guidelines for Anastrepha obliqua associated with mango in Central America. Fruits, v.51, n.1, p.25-30, 1996. KOGAN, M.; SHENK, M. Conceptualizacin del manejo integrado de plagas en escalas espaciales y niveles de integracin ms amplios. Manejo Integrado de Plagas y Agroecologia, n.65, p.34-42, 2002. LABUSCHAGNE, H.; VAN HAMBURG, H.; FRONEMAN, I.J. Population dynamics of the mango scale, Aulacaspis tubercularis (Newstead) (Coccoidea: Diaspididae), in South Africa. Israel Journal of Entomology, v.29, p.207-217, 1995. MARICONI, F.A.M. Inseticidas e seu emprego no combate s pragas. 3.ed.rev. e aum. So Paulo: Nobel, 1976. v.2. MOREIRA, F.R.B. Pragas. In: MOUCO, M.A.C. (Ed.). Cultivo da mangueira. Embrapa Semi-rido, Sistemas de Produo, n.2, jun.2004. Disponvel em: <http://www.cpatsa.embrapa.br/sistema_producao/spmanga/ index.htm> Acesso em 09 out. 2004. NASCIMENTO, A.S.; CARVALHO, R.S. Pragas da mangueira. In: BRAGA SOBRINHO, R.; CARDOSO, J.E.; FREIRE, F.C.O. (Ed.). Pragas de fruteiras tropicais de importncia agroindustrial . Braslia: Embrapa-SPI; Fortaleza: Embrapa-CNPAT, 1998. p.155-167. NORRIS, R.F.; CASWELL-CHEN, E.P.; KOGAN, M. Concepts in Integrated Pest Management. New Jersey: Prentice Hall, 2003. PEA, J.E.; MOHYUDDIN, A.I.; WYSOKI, M. A review of the pest management situation in mango agroecosystems. Phytoparasitica, v.26, n.2, p.129-148, 1998.

374

Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Manga

POTENZA, M.R.; SATO, M.E.; RAGA, A.; SOUZA FILHO, M.F. Controle qumico de Aulacaspis tubercularis Newstead, (Hemiptera: Diaspididae) em pomar de manga (Mangifera indica L.). Revista de Agricultura, v.68, n.3, p.315-322, dez.1993. RODRIGUES, W.C. Insetos entomfagos de fitoparasitos (Homoptera, Sternorrhyncha) de plantas ctricas no estado do Rio de Janeiro: ocorrncia e distribuio. 2001. 90f. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropdica. RODRIGUES, W.C.; CASSINO, P.C.R. Inimigos naturais. In: CASSINO, P.C.R. & RODRIGUES, W.C. (Coord.) Citricultura fluminense: Principais pragas e seus inimigos naturais. Seropdica: Universidade Rural, 2004, p.97-114. RODRIGUES, W.C.; PEREIRA, C.H.; ASSUNO, E.D.; SILVA-FILHO, R.; CARVALHO, A.F.; CASSINO, P.C.R. Influncia da populao de Chrysoperla sp. (Neuroptera, Chrysopidae) sobre a populao de Pinnaspis aspidistrae (Homoptera: Diaspididae), no Parque da Gleba E, Barra da Tijuca-RJ. SEMINRIO BIENAL DE PESQUISA DA UFRRJ, 8., 1997. Seropdica: UFRRJ, 1997. p.34. RODRIGUES, W.C.; SOARES, M.A.; SANTOS, C.S.; CALDEIRA, A.M. & CASSINO, P.C.R. Avaliao em diferentes perodos da interao entre organismos biticos reguladores e insetos praga em agrossistema ctrico, no campus da UFRRJ, Itagua-RJ. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 3.,1996, Braslia. p.98. SILVA, N.A. Taxonomia, ciclo de vida e dinmica populacional de Costalimaita ferruginea (Fabr., 1801) (Coleoptera: Chrysomelidae), praga de Eucalyptus spp. (Myrtaceae). 1992. 165 f. Tese (Doutorado em Cincias, Entomologia) - ESALQ, USP, Piracicaba. SILVEIRA NETO, S.; NAKANO, O.; BARBIN, D.; VILLA NOVA, N.A. Manual de ecologia dos insetos. So Paulo: Agronmica Ceres, 1976. SOUZA FILHO, M.F.; RAGA, A.; ZUCCHI, R.A. So Paulo. In: MALAVASI, A.; ZUCCHI, R.A. (Ed.). Moscas-das-frutas de importncia econmica no Brasil: conhecimento bsico e aplicado. Ribeiro Preto: Holos, 2000. cap.41, p.277-283.
375

Manga - Produo Integrada, Industrializao e Comercializao

VAN HALTEREN, P. Notes on the biology of the scale insect Aulacaspis mangiferae Newst. (Diaspididae, Hemiptera) on mango. Ghana Journal of Agricultural Science, v.3, p.83-85, 1970. ZAHLER, P.M. Moscas-das-frutas (Diptera, Tephritidae) em dois pomares de manga (Mangifera indica) do Distrito Federal: levantamento de espcies e flutuao populacional. Revista Ceres, v.38, n.217, p.206-216, 1991. WAITE, G.K. Pests and pollinators of mango. In: PEA, J.E.; SHARP, J.L.; WYSOKI, M. (Ed.). Tropical fruit pests and pollinators: biology, economic importance, natural enemies and control. Wallingford: CABI, 2002.

376

Das könnte Ihnen auch gefallen