Sie sind auf Seite 1von 27

Informaes complementares do curso:

Preparao e Fechamento de
Arquivos digitais para pr-impresso
Ricardo Minoru Horie
Bytes & Types minoru@bytestypes.com.br www.bytestypes.com.br

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo de trechos deste material por quaisquer meios sem a autorizao expressa do autor.

Durante todos estes anos em que atuei como instrutor de editorao eletrnica, consultor, gerente de produo de prestador de servios grcos e colaborador da revista Publish, respondi e enfrentei as mais diversas dvidas e problemas que ocorrem no dia-a-dia desta to complexa (mas nem por isso difcil) rea que a editorao eletrnica. Com o passar do tempo, descobri que as solues nem sempre esto escritas nos manuais dos softwares, nos readme's nem muito menos nos livros dedicados a eles. Descobri, tambm, que no existe um sistema operacional nem software perfeito e que todos tm seus truques e macetes principalmente agora que se propem a auxiliar tanto aos prossionais da rea grca quanto aos de construo de pginas para a Internet, multimdia e de publicao e distribuio eletrnica. Muitas vezes, os recursos que so utilizados para impressos no so aplicveis para os de veiculao na Internet e vice-versa. Neste material est includa toda a minha experincia na construo de arquivos para DTP de maneira a minimizar e at eliminar os problemas de impresso, assim como todas as dicas, truques e macetes para evitar e resolver os "pepinos" que porventura possam aparecer. Anal, eu j estive dos dois lados; como prestador de servios grcos eu resolvia os problemas dos arquivos enviados pelos meus clientes e como cliente de outros prestador de servios grcoss, construa os meus arquivos de maneira que estes no dessem problemas. Ricardo Minoru Horie

Introduo

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo de trechos deste material por quaisquer meios sem a autorizao expressa do autor.

Arquivos Abertos X Arquivos Fechados


Conceito de Arquivo Aberto
O arquivo aberto todo e qualquer arquivo que para ser impresso remotamente, ou seja, a partir de um computador que no o do usurio que criou os arquivos; tem de estar acompanhado de todos os seus vnculos (tais como ilustraes e imagens que o compe) alm das fontes utilizadas. No prestador de servios grcos este arquivo ser aberto no programa e plataforma que o gerou, conferido, e baseando-se nas informaes da ordem de servio que foi preenchida, ser fechado e enviado para a impressora.

Conceito de Arquivo Fechado

Um arquivo fechado nada mais do que um arquivo que contm todas as informaes e elementos tais como textos, ilustraes, fotos e fontes, necessrios para que ele seja impresso numa impressora de um prestador de servios grcos de pr-impresso. Em outras palavras um arquivo preparado para impresso remota e o termo "fechado" vem do fato de ele estar codicado na linguagem PostScript e s poder ser visualizado e impresso.

Instalao de impressoras

Para trabalharmos com arquivos fechados, necessitamos instalar a(s) impressora(s) na(s) qual(ais) pretendemos imprimir o material no(s) prestador de servios grcos(s). Esta instalao feita de modo virtual, ou seja, a impressora no est sicamente conectada ao nosso computador.

:: Utilizando os drivers do Windows 95/98/NT/2000/XP/2000/XP :: Utilizando os drivers fornecidos pelo seu prestador de servios grcos :: Utilizando o Adobe PostScript Printer Driver
A terceira opo de se instalar impressoras atravs do Adobe PostScript Printer Driver. A denio de qual verso instalar depende do prestador de servios grcos e do seu sistema operacional. AdobePS 4.1.X - Indicado para o ambiente do Windows 95/98 e somente para impressoras de linguagem PostScript de nvel 1 e 2 AdobePS 4.2.X indicado para o ambiente do Windows 95/98 e somente para impressoras de linguagem PostScript de nvel 2 e 3 AdobePS 5.X somente para o ambiente do Windows NT 4.0 e impressoras de nvel 1, 2 e 3 Estas verses deste aplicativo podem ser conseguidas gratuitamente no site da Adobe (www. adobe.com), nos discos dos softwares tais como PageMaker, Illustrator, Photoshop, Adobe Type Manager e tambm com seu prestador de servios grcos. Atualmente existem trs formas de se instalar: a primeira delas a instalao a partir dos drivers presentes dentro dos discos do Windows 95/98/NT/2000/XP; a segunda forma instalar a partir dos drivers fornecidos pelo seu prestador de servios grcos e a terceira, mais moderna e prtica, instalar uma impressora a partir de um PPD fornecido ou recomendado pelo seu prestador de servios grcos. Cada uma destas possibilidades de instalao deve ser indicada e/ou autorizada pelo seu prestador de servios grcos, pois depende de suas caractersticas, equipamentos e preferncias.

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo de trechos deste material por quaisquer meios sem a autorizao expressa do autor.

Fontes

As fontes so conjuntos de caracteres e smbolos desenvolvidos em um mesmo desenho. Este desenho de letra ou caractere chamado de tipo. Atualmente, na rea de editorao eletrnica, utilizamos as fontes redimensionveis, ou seja, que podem ser ampliadas e reduzidas sem que percam a qualidade. Existem atualmente duas principais tecnologia de fontes para a rea de editorao eletrnica: o padro Adobe e o padro TrueType.

Fontes de padro TrueType

Foram desenvolvidas pela Apple e Microsoft e foram includas como fontes de sistema tanto no Windows como no Mac OS. Por no serem diretamente compatveis com a linguagem PostScript, tm que ser convertidas para o padro Adobe. A partir do Windows 95, cada fonte TrueType formada por um arquivo de extenso TTF, utilizado na apresentao da fonte em tela e na impresso.

Fontes de padro Adobe

Tambm chamadas de fontes Tipo 1 ou PostScript, foram desenvolvidas pela Adobe Systems para serem absolutamente compatveis com a linguagem PostScript. Apesar disto, nada impede sua utilizao em impressoras de linguagem PCL. Cada fonte Tipo 1 formada por dois arquivos de extenses distintas: PFM - arquivo utilizado na apresentao da fonte em telae PFB - arquivo utilizado na impresso.

Fontes de Padro OpenType

Tambm chamadas de fontes TrueType 2 foram desenvolvidas desde 1996 pela Micosoft e Adobe, o padro OpenType foi ocialmente lanado no nal do ano 2000. Sua extenso o OTF mas pode ser tambm TTF (quando um fonte OpenType nasceu da converso de uma TrueType).

Em relao qualidade e conabilidade dos dois padres, podemos dizer que, num trabalho enviado para ser impresso numa imagesetter em que s foram utilizadas fontes Tipo 1, a probabilidade de se enfrentar problemas com o texto muito menor, pois estas so totalmente compatveis com a linguagem da impressora. Se no trabalho fossem utilizadas fontes de padro TrueType, estas seriam convertidas pelo driver da impressora para o padro Tipo 1 o que, s vezes, no bem feito, resultando em impresses com o texto recorrido, ou na fonte Courier.

Conabilidade

Existem prestador de servios grcoss de pr-impresso que no fazem restries a nenhum dos dois padres (desde que tenham boa procedncia), outros que recomendam a seus clientes somente utilizar fontes de padro Adobe e outros, ainda, que se recusam a aceitar trabalhos onde foram utilizadas fontes TrueTypes.

Restries

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo de trechos deste material por quaisquer meios sem a autorizao expressa do autor.

Gratuitamente, as fontes PostScript Tipo 1 esto disponveis dentro dos CDs do CorelDRAW (cerca 1200, variando em funo da verso do produto) e nos CDs que acompanham o PageMaker 6.0 e 6.5 (cerca de 220 fontes). As fontes TrueType tambm esto inclusas dentro dos CDs do CorelDRAW. Elas podem ser adquiridas atravs do Adobe Font Folio e Adobe Type and Call. Pela Internet voc encontrar uma listagem das principais Font Houses no site da Publish (www.idg.com. br/publish/design/design2.htm). Tome muito cuidado com CDs que podem ser adquiridos em bancas de jornais e que contm milhares de fontes por um preo muito baixo. Nem sempre estas fontes tm qualidade.

Obtendo fontes

Pode-se dizer que as fontes so uma paixo no mundo da editorao eletrnica. muito comum os usurios possurem centenas e at milhares de fontes habilitadas no computador com o intuito de poder escolher uma ou mais fontes para um determinado projeto. Acontece que cada fonte ocupa cerca de 64 Kb, logo 100 delas ocuparo preciosos 6.4 Mb da memria RAM. Isto afeta profundamente a performance da mquina, podendo at causar problemas tais como o PageMaker no abrir, acusando um erro de DLL. No h problema algum em possuir milhares de fontes disponveis, desde que elas no estejam todas habilitadas ao mesmo tempo. O ideal seria que somente algumas dezenas estivessem ativas. medida em que precisar de outras fontes, habilite-as e desabilite outras que no sero utilizadas no projeto em que est trabalhando. Uma boa idia fazer um catlogo impresso de todas as suas fontes, e quando for pesquisar uma fonte para ser utilizada num trabalho, utilize-se do seu catlogo e, s ento, habilite esta fonte (no se esquecendo, claro, de desabilit-la quando terminar o trabalho).

Quantidade de fontes habilitadas

Fontes de Sistema

Pode ser que, depois de ler este captulo, voc esteja tentado a trabalhar somente com fontes de padro Adobe, e portanto, desabilitar todas as fontes TrueType, ou pensando em desabilitar aquelas centenas ou milhares de fontes que no esto sendo utilizadas neste momento. Saiba que as fontes de sistema (fontes que so fundamentais para o sistema operacional do Windows ou Mac OS) so todas TrueType e que, portanto, no podem ser desabilitadas em hiptese alguma. Isto varia um pouco dependendo da verso do sistema operacional. No Windows 98: Arial, Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic, Courier, Courier New, Courier New Bold, Courier New Italic, Courier New Bold Italic, Modern, MS Sans Serif, MS Serif, Smallfonts, Symbol, Times New Roman, Times New Roman Bold, Times New Roman Italic, Times New Roman Bold Italic e Wingdings. No Mac OS 8.5.1 so: Chicago, Geneva, Monaco, Palatino, Capitals, Charcoal, Gadget, New York, Textile, Techno e Symbol.

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo de trechos deste material por quaisquer meios sem a autorizao expressa do autor.

Evite instalar uma determinada fonte no padro Adobe-PostScript junto com a mesma fonte no padro TrueType por causa do conito que isto pode gerar. Consulte a aba Font List para se certicar quais fontes esto habilitadas.

Ao instalar uma fonte, certique-se de habilitar tambm, a famlia inteira (normal, itlico, negrito, negrito-itlico etc). Muitos aplicativos tm a capacidade de italizar ou negritar as fontes, mesmo que as fontes destes estilos no estejam habilitadas, porm estes textos sero impressos normalmente em impressoras jato de tinta ou laser mas no em impressoras prossionais, onde os textos sero impressos sem o itlico ou negrito.

Se for mandar seus arquivos em regime aberto para serem impressos num prestador de servios grcos, no se esquea tambm de enviar todos os arquivos referentes a todas as fontes e estilos que foram utilizados. Por mais absurdo que possa parecer, e infelizmente, ningum sabe explicar, as fontes apodrecem com o tempo. como se o Windows ou o Macintosh OS enjoassem do desenho da fonte e passassem a troc-las por Courier. A soluo , de tempos em tempos (a cada 3 meses) desabilitar estas fontes, reiniciar o micro e habilit-las novamente.

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo de trechos deste material por quaisquer meios sem a autorizao expressa do autor.

Construo do arquivo - ilustrao vetorial


Alguns cuidados devem ser tomados ao se construir e exportar uma ilustrao.

Cores CMYK ou Pantone Degrads Texturas Fractais Objetos Complexos Textos Efeitos especiais Imagens Bitmap Exportando a ilustrao em formatos prossionais
A exportao de arquivos dos ilustradores para os paginadores necessria pois nem sempre o PageMaker ou o QuarkXPress reconhecem os formatos nativos do CorelDRAW, Illustrator, FreeHand. O ato de exportar signica codicar o formato nativo: CDR, AI e FH8, em formatos que os paginadores compreendam e que tambm mantenham as caractersticas de cores, tamanho, qualidade e informaes para a impresso. O formato mais indicado o EPS (Encapsulated PostScript) j que integralmente compatvel com a linguagem PostScript das impressoras prossionais. Em alguns softwares (Illustrator e FreeHand), ao invs de exportar o arquivo, simplesmente salvamos no formato EPS. Devemos evitar utilizar o recurso "Copy e Paste", ou seja, copiar no ilustrador e colar no paginador. Isto far com que as ilustraes ou imagens sejam exportadas no formato WMF (Windows Metale do PC) ou Pict (no Macintosh), formatos que so pobres em recursos para impresses prossionais.

Exportao em EPS Exportao em TIFF

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo de trechos deste material por quaisquer meios sem a autorizao expressa do autor.

Gerao de Arquivos PDF seguros para Pr-Impresso

Este captulo demonstra as quatro principais formas de gerar arquivos PDF para serem impressos em prestadores de servios grcos de pr-impresso e impresso digital, usando como exemplo o anncio gerado no InDesign CS2/CS3. Existem dezenas de outras possibilidades de gerar arquivos PDF, mas pela experincia do autor, os procedimentos mais complexos de obteno de um PDF so os mais conveis, e as maneiras mais fceis e diretas que normalmente utilizam recursos internos de exportao nem sempre produzem bons resultados. Deste modo comearemos a descrever os passos das formas mais conveis e depois as menos indicadas. :: :: :: :: Gerao de um PDF a partir de um arquivo PostScript criado para a realidade especca de uma grca. Gerao de um PDF a partir de um arquivo PostScript criado em conformidade com normas internacionais PDF/X. Uso da impressora virtual Adobe PDF. Uso dos recursos internos de exportao dos aplicativos.

Gerao de um PDF a partir de um arquivo PostScript criado para a realidade especca de uma grca
Trata-se, por enquanto, da maneira mais convel de gerar arquivos PDF que atendam plenamente s necessidades especcas de um prestador de servios grcos e das impressoras high-end que possui. A conabilidade maior, pois o arquivo PostScript gerado especicamente para o dispositivo de impresso da grca e o PDF gerado usando conguraes tambm especcas para essa grca. O lado negativo que esse PDF pode no ter condies de ser reutilizado ou reaproveitado em outras grcas. Esse procedimento dividido em trs etapas: :: :: :: Gerao do arquivo PostScript; Congurao do Distiller de acordo com as preferncias do prestador de servios grcos; Converso do arquivo PostScript num arquivo PDF.

1a Etapa - Gerao do Arquivo PostScript


1. 2. Escolha o comando Print do menu File. Nas opes General, no campo Printer, selecione a impressora que seu prestador de servios grcos lhe forneceu ou recomendou e no campo Pages selecione as pginas que devem ser includas no arquivo PostScript. Caso voc tenha atribudo a alguns elementos das pginas a opo Nonprinting (por meio da paleta Attributes) durante a construo do arquivo e depois no tenha certeza de ter retirado esse atributo, marque a opo Print Non-printing Objects e a opo Print Blank Pages se desejar ou precisar incluir as pginas vazias no arquivo PostScript.

3.

Clique na opo Setup. No campo Page Size escolha um formato que comporte o documento acrescido de um espao para as marcas de corte e registro. Note que, se o formato do seu documento for padro (A4, Letter etc.), a maioria dos drivers de impresso disponibiliza formatos prontos (A4 Extra, Letter Extra etc.). Caso se trate de um formato personalizado, como o caso deste anncio, digite nos campos Width e Height valores para largura e altura com aproximadamente 5 cm (valor usado neste exemplo) acima do formato nal do arquivo. Conrme se o valor 100% est selecionado nos campos Width e Height e selecione Centred no campo Page Position.

5.

Clique na opo Output. No campo Colour, selecione a opo Composite Leave Unchanged ou Composite CMYK de acordo com a preferncia do prestador de servios grcos.

4.

Clique na opo Marks and Bleed. Marque a opo All Printers Marks. No campo Oset, digite um valor de aproximadamente 3,5 mm (10 pt) para a distncia das marcas de corte e registro em relao aos limites da pgina. Nos campos Bleed, digite um valor de sangria entre 3 e 5 mm para os campos Top (superior), Botton (inferior), Left (esquerdo) e Right (direito).
9

6.

Clique na opo Graphics. Na rea Images, no campo Send Data, escolha a opo All a m de que os dados das imagens e ilustraes sejam enviados, priorizando sua qualidade j denida. Na rea Font, no campo Download, escolha as opes Complete e Download PPD Fonts para assegurar que todos os arquivos das fontes utilizadas nesse documento sejam enviados dentro do arquivo PostScript. Escolha a opo Level 2 (ou de acordo com o nvel de PostScript disponvel no seu prestador de servios grcos) no campo PostScript e ASCII ou Binary no campo Data Format.

8.

Clique na opo Advanced. Escolha a opo [High Resolution] no campo Preset para que as reas transparentes sejam rasterizadas na melhor qualidade disponvel.

9.

Clique na opo Summary. Revise de forma criteriosa as opes marcadas ou no nesse resumo. Pressione o boto Print.

7.

Clique na opo Colour Management. Escolha a opo No Colour Management ou outra opo, caso esteja trabalhando num ambiente com um sistema de gerenciamento de cor implantado.

10

10.

No quadro de dilogo que se abrir, v para um diretrio/folder de sua preferncia e digite o nome para seu arquivo PostScript. Se o InDesign no o zer, adicione a extenso ".ps" e pressione o boto Salvar.

2a Etapa - Congurao do Distiller de acordo com as preferncias do prestador de servios grcos


1. Abra o Acrobat Distiller.

Distiller 6

Distiller 7/8

2.

Escolha um PDF Settings entre as opes que acompanham o aplicativo, que servir de base para a criao de uma nova. V at o menu Settings/Edit Adobe PDF Settings. Congure o Distiller 6 e/ou 7/8 de acordo com as sugestes do autor.

Aba General

Distiller 6

Distiller 7/8

11

Aba Images

Distiller 6

Distiller 7/8

Aba Fonts

Distiller 6

Distiller 7/8

Aba Color

Distiller 6

Distiller 7/8

12

Aba Advanced

Distiller 6

Distiller 7/8

Aba PDF/X ou Standards

Distiller 6

Distiller 7/8

4.

Pressione o boto Save As para gravar esse PDF Settings.

13

3a Etapa - Converso do arquivo PostScript em um PDF


O Acrobat Distiller, depois de congurado e com o PDF Settings denido, vai converter o arquivo PostScript num PDF. 1. 2. 3. Abra o Acrobat Distiller. Arraste o arquivo PostScript para cima da interface do Distiller. Aguarde at que o processo de converso tenha sido nalizado.

Normas
Por isso foram denidos alguns padres restritivos (subsets) de PDF, especcos para uso grco (conhecidos como PDF/X) em que esses recursos so eliminados e os arquivos so construdos conforme normas mais rgidas. O subset PDF/X-1a um desses padres internacionais, normalizado pela ISO (Organizao Internacional de Normalizao). No momento, o Organismo de Normalizao Setorial de Tecnologia Grca (ONS 27), no mbito da Associao Brasileira de Tecnologia Grca, est preparando a traduo da norma para sua aprovao no Brasil. O "padro" PDF/X-1a (na verdade um conjunto de regras e especicaes de gerao de PDFs) prev arquivos seguros e conveis, criados a partir de informaes genricas e universais, o que permite o seu uso por todos os sistemas de uxo de trabalho grco que suportam o formato PDF, independente do aplicativo e da plataforma em que os documentos originais foram criados. O objetivo final garantir um intercmbio de arquivos no modo conhecido como troca cega (blind exchange): o criador do arquivo no precisa obter nenhuma informao sobre prestador de servios grcos, grca, editora, e este tambm no necessita de informaes adicionais sobre o processo de gerao do arquivo a ser processado. O procedimento dividido em trs etapas: :: :: :: Gerao do arquivo PostScript de acordo com as normas PDF/X1a; Congurao do Distiller de acordo com as normas PDF/X-1a; Converso do arquivo PostScript num arquivo PDF.

4.

Abra o arquivo PDF usando o aplicativo Adobe Reader ou Acrobat (preferencialmente) para vericaes e anlises visuais e/ou eletrnicas de preight.

1a Etapa - Gerao do Arquivo PostScript


Para que possam ser adequadamente convertidos em PDF/X-1a, os arquivos PostScript necessariamente devem possuir algumas caractersticas particulares e atender a algumas especicaes.

Gerao de um PDF a partir de um arquivo PostScript criado para estar em conformidade com normas internacionais PDF/X
Trata-se de uma maneira bastante convel e em franca adoo pelos prestadores de servios grcos no mundo inteiro de gerar arquivos PDF que atendam plenamente s necessidades das impressoras highend. Basicamente, com algumas poucas diferenas, trata-se dos mesmos procedimentos usados para gerar um PDF especco para uma grca com a vantagem de que possvel deixar a deciso para mais tarde, j que esse arquivo PDF "genrico" e pode ser enviado e aproveitado por mais grcas do que aquele criado especicamente para uma grca. Evidentemente estamos falando de empresas que aceitam e esto aptas (equipadas) a receber arquivos PDF "genricos" (PDF/X) para primpresso e impresso digital.

Caractersticas que os arquivos PostScript devem ter:


:: :: Cores compostas. Devem ser criados usando a descrio de impressora (PPD) do Acrobat Distiller 5", ou outro PPD do tipo genrico (no vinculado a nenhum dispositivo especco). Documentos com mais de uma pgina podem ser salvos em arquivos separados para cada pgina ou em um nico arquivo PostScript, com as mltiplas pginas includas na seqncia direta da numerao. No segundo caso, as pginas em branco (blank pages) devem ser colocadas no documento de paginao da obra e includas no arquivo PostScript. Todos os elementos das pginas (inclusive imagens e ilustraes) devem utilizar somente cores CMYK, grayscale ou cores Spot (cores especiais) desde que claramente denidas e com espao de cor alternativo CMYK. As marcas de corte ( Crop marks ou Trim marks ) devem necessariamente ser incorporadas ao PostScript. Em aplicativos que oferecem opo de personalizao das marcas, elas devem estar posicionadas a, no mnimo, 10 pontos tipogrcos (3,5 mm) da borda do documento. O formato do papel (Paper size ou Media size) denido na sada do PostScript deve ser, no mnimo, 1 polegada (2,54 cm) maior que o tamanho de corte do documento nas duas dimenses, a m de abrir espao para as marcas de corte e informaes de pgina. Por exemplo: documentos 21 X 28 cm podem ser fechados num formato 23,54 X 30,54 cm ou maiores. O documento e as marcas de corte devem estar centralizados no papel (horizontal e verticalmente).
14

::

::

::

Problemas para a rea grca


Dada a sua versatilidade de uso, o PDF tem capacidade de incorporar elementos multimdia (sons, filmes, animaes etc.), funes de formulrios (menus automticos, campos para preenchimento etc.), recursos de Internet e bancos de dados (hiperlinks e catalogao automtica), sem contar anotaes e comentrios de reviso. Todos esses recursos so desnecessrios em um PDF destinado impresso, e podem causar erros no processamento dos arquivos. ::

::

Elementos grcos posicionados nas bordas do documento devem possuir sangria (bleed) de, no mnimo, 3 mm alm da linha de corte. Nos aplicativos em que a extenso da sangria precisa ser denida no fechamento do arquivo, ela deve ser acertada para 3 mm, ou maior. Os documentos devem ser fechados com marcas de corte completas nos quatro cantos (sem o uso de pginas faceadas (Spreads)). Todas as fontes tipogrficas utilizadas no documento preferencialmente do padro PostScript Tipo 1 - devem ser incorporadas ao arquivo PostScript.

::

::

Caractersticas que os arquivos PostScript no podem ter:


:: :: Cores pr-separadas. Descries de impressora (PPD) de dispositivos especficos (imagesetters, platesetters, impressoras digitais ou seus respectivos RIPs). Elementos com cores RGB, CIE-Lab ou cores indexadas (indexed colors), como as encontradas em imagens do tipo GIF. Essas imagens devem ser convertidas para o espao CMYK antes do fechamento. Imagens pr-separadas, salvas no formato EPS DCS 1 ou DCS 2. Imagens de baixa resoluo para posterior substituio em sistemas de OPI. Pers de cor (ICC Proles) incorporados. Tanto as imagens CMYK includas no documento como o prprio arquivo PostScript no devem possuir pers incorporados (Embedded). Diviso de pginas em mltiplas folhas de papel. A opo de uso de ladrilhos (Tiling) deve ser desabilitada no fechamento. Pginas posicionadas lado a lado (Facing pages) unidas numa nica folha (Spread). Marcas de sangria (Bleed marks) junto das marcas de corte. Nos aplicativos que oferecem essa opo na gerao do arquivo PostScript, as marcas de sangria no devem ser incorporadas, pois podem prejudicar a imposio eletrnica. Fontes tipogrcas padro PostScript do Tipo 3, mesmo que possam ser incorporadas ao PostScript. Escolha o comando Print do menu File. Nas opes General, no campo Printer, selecione a impressora que seu prestador de servios grficos lhe forneceu ou recomendou e no campo PagesI selecione as pginas que devem ser includas no arquivo PostScript. Caso voc tenha atribudo a alguns elementos das pginas a opo Nonprinting (por meio da paleta Attributes) durante a construo do arquivo e depois no tenha certeza de ter retirado esse atributo, marque a opo Print Non-printing Objects e a opo Print Blank Pages para incluir as pginas vazias no arquivo PostScript.

::

3.

Clique na opo Setup. No campo Page Size escolha um formato que comporte o documento acrescido de um espao para as marcas de corte e registro. Note que, se o formato do seu documento for padro (A4, Letter etc.), a maioria dos drivers de impresso disponibiliza formatos prontos (A4 Extra, Letter Extra etc.). Caso se trate de um formato personalizado, como o caso deste anncio, digite nos campos Width e Height valores para largura e altura com aproximadamente 5 cm (valor usado neste exemplo) acima do formato nal do arquivo. Conrme se o valor 100% est selecionado nos campos Width e Height e selecione Centred no campo Page Position.

:: :: ::

:: :: ::

:: 1. 2.

4.

Clique na opo Marks and Bleed. Marque a opo All Printers Marks , mas desmarque a opo Bleed Marks. No campo Offset, digite um valor de aproximadamente 3,5 mm (10 pt) para a distncia das marcas de corte e registro em relao aos limites da pgina. Nos campos Bleed, digite um valor de sangria entre 3 e 5 mm para os campos Top (superior), Botton (inferior), Left (esquerdo) e Right (direito).
15

5.

Clique na opo Output. No campo Colour, selecione a opo Composite Leave Unchanged ou Composite CMYK de acordo com as caractersticas do seu arquivo e cores especiais.

7.

Clique na opo Colour Management. Escolha a opo No Colour Management.

8. 6. Clique na opo Graphics. Na rea Images, no campo Send Data, escolha a opo All a m de que os dados das imagens e ilustraes sejam enviados, priorizando sua qualidade j denida. Na rea Font, no campo Download, escolha as opes Complete e Download PPD Fonts para assegurar que todos os arquivos das fontes utilizadas nesse documento sejam enviados dentro do arquivo PostScript. Escolha a opo Level 3 (ou de acordo com o nvel de PostScript disponvel no seu prestador de servios grcos) no campo PostScript e ASCII ou Binary no campo Data Format.

Clique na opo Advanced. Escolha a opo [High Resolution] no campo Preset para que as reas transparentes sejam rasterizadas na melhor qualidade disponvel.

16

9.

Clique na opo Summary. Revise de forma criteriosa as opes marcadas ou no neste resumo. Pressione o boto Print.

2a Etapa - Congurao do Distiller de acordo com as normas PDF/X-1a

Lembre-se de que as configuraes a seguir, so sugestes dos membros da comisso de estudos de pr-impresso da ABTG (Associao Brasileira de Tecnologia Grfica) da qual o autor do livro faz parte.

Elas foram idealizadas para atender principalmente aos prestadores de servios grficos dos segmentos editoriais e promocionais e levando em conta uma mdia das preferncias das grficas e editoras que atuam no Brasil. Por esta razo, no recomendamos o uso dos PDF Settings "PDF/X-1a" que acompanham o Distiller 6 e 7.

!
10. No quadro de dilogo que se abrir, v para um diretrio/folder de sua preferncia e digite o nome para seu arquivo PostScript. Se o InDesign no o zer, adicione a extenso ".ps" e pressione o boto Salvar.

Usaremos as configuraes sugeridas pela norma internacional ISO 15930-1:2001 (PDF/X-1a:2001) que compatvel com o PDF 1.3.

!
1.

Eventualmente, alguns valores podem ser modificados conforme instrues especficas do fornecedor destinatrio do arquivo (prestador de servios grficos, editora etc.).

Abra o Acrobat Distiller.

17

Distiller 6

Distiller 7/8

2. 3.

Escolha um PDF Settings entre as opes disponibilizadas, que servir de base para a criao de uma nova. V at o menu Settings/Edit Adobe PDF Settings. Congure o Distiller 6 e/ou 7 de acordo com as sugestes do autor.

Aba General

Distiller 6

Distiller 7/8

Aba Images

Distiller 6

Distiller 7/8

18

Aba Fonts

Distiller 6

Distiller 7/8

Aba Color

Distiller 6

Distiller 7/8

Aba Advanced

Distiller 6

Distiller 7/8

19

Aba PDF/X ou Standards

Distiller 6

Distiller 7/8

4.

Pressione o boto Save As para guardar esse PDF Settings.

Se o seu prestador de servios grficos lhe fornecer o arquivo do PDF Settings j configurado, basta arrastar o arquivo para cima da interface do Distiller para que ele seja instalado.

3a Etapa - Converso do arquivo PostScript em um PDF/X-1a


O Acrobat Distiller, depois de congurado e com o PDF Settings denido, vai converter o arquivo PostScript num PDF. 1. 2. Abra o Acrobat Distiller. Arraste o arquivo PostScript para cima da interface do Distiller.

Distiller 6

Distiller 7/8

20

3.

Aguarde at que o processo de converso tenha sido nalizado.

Distiller 6

Distiller 7/8

4.

Analise as mensagens da parte inferior da interface do Distiller para obter informaes sobre a conformidade do PDF gerado em relao norma PDF/X-1a. 4. Pressione o boto Preferncias.

Uso da impressora Virtual Adobe PDF


Trata-se de uma boa alternativa aos outros procedimentos, mas ainda raramente recomendada pelos prestadores de servios grcos. Usando essa impressora que instalada junto com o pacote Adobe Acrobat 6 e 7, um arquivo PostScript ser gerado (um processo transparente para o usurio) e automaticamente convertido pelo Acrobat Distiller (de acordo com o PDF Settings selecionado) num PDF.

Este passo-a-passo baseado no InDesign CS2/CS3 rodando sobre o Windows XP. Se voc usa outros aplicativos, verses ou em sistemas operacionais diferentes, basta recorrer aos captulos de gerao de arquivos PostScript.

1. 2. 3.

Escolha o comando Print do menu File. Nas opes General, no campo Printer, selecione a impressora "Adobe PDF" Pressione o boto Setup. 5. No campo Setup, escolha um dos PDF Settings que acabamos de congurar.

21

Caso voc tenha atribudo a alguns elementos das pginas a opo Nonprinting (por meio da paleta Attributes) durante a construo do arquivo e depois no tenha certeza de ter retirado esse atributo, marque a opo Print Non-printing Objects e a opo Print Blank Pages se desejar ou precisar incluir as pginas vazias no arquivo PostScript.

7.

Clique na opo Marks and Bleed. Marque a opo All Printers Marks , mas desmarque a opo Bleed Marks. No campo Offset, digite um valor de aproximadamente 3,5 mm (10 pt) para a distncia das marcas de corte e registro em relao aos limites da pgina. Nos campos Bleed, digite um valor de sangria entre 3 e 5 mm para os campos Top (superior), Botton (inferior), Left (esquerdo) e Right (direito).

6.

Clique na opo Setup. No campo Page Size escolha um formato que comporte o documento acrescido de um espao para as marcas de corte e registro. Note que, se o formato do seu documento for padro (A4, Letter etc.), a maioria dos drivers de impresso disponibiliza formatos prontos (A4 Extra, Letter Extra etc.). Caso se trate de um formato personalizado, como o caso deste anncio, digite nos campos Width e Height valores para largura e altura com aproximadamente 5 cm (valor usado neste exemplo) acima do formato nal do arquivo. Conrme se o valor 100% est selecionado nos campos Width e Height e selecione Centred no campo Page Position. 8. Clique na opo Output. No campo Colour, selecione a opo Composite Leave Unchanged ou Composite CMYK de acordo com as caractersticas do seu arquivo e cores especiais.

9.

Clique na opo Graphics. Na rea Images, no campo Send Data, escolha a opo All a m de que os dados das imagens e ilustraes sejam enviados, priorizando sua qualidade j denida. Na rea Font, no campo Download, escolha as opes Complete e Download PPD Fonts para assegurar que todos os arquivos das fontes utilizadas nesse documento sejam enviados dentro do arquivo PostScript.
22

Escolha a opo Level 3 (ou de acordo com o nvel de PostScript disponvel no seu prestador de servios grcos) no campo PostScript e ASCII ou Binary no campo Data Format.

11.

Clique na opo Advanced. Escolha a opo [High Resolution] no campo Preset para que as reas transparentes sejam rasterizadas na melhor qualidade disponvel.

10.

Clique na opo Colour Management. Escolha a opo No Colour Management ou outra opo, caso esteja trabalhando num ambiente com um sistema de gerenciamento de cor implantado. 12. Clique na opo Summary. Revise de forma criteriosa as opes marcadas ou no neste resumo. Pressione o boto Print.

23

13.

No quadro de dilogo que se abrir, v para um diretrio de sua preferncia, digite o nome para seu arquivo PDF e pressione o boto Salvar.

Os recursos internos de exportao dos aplicativos


J no uma opo muito convel, pois depende muito do aplicativo e respectiva verso. As ltimas verses do InDesign e do QuarkXPress tm mdulos de gerao de PDFs bastante conveis, mas nem todos os sistemas de pr-impresso e impresso digital reconhecem e processam com perfeio arquivos gerados por esse mtodo. A principal vantagem que um sistema mais rpido e dispensa o uso de aplicativos como o Distiller. 1. Escolha a opo Exportar do menu Arquivo. No quadro de dilogo que se abrir, v para um diretrio de sua preferncia, digite o nome para seu arquivo PDF e pressione o boto Salvar.

2.

No campo Adobe PDF Preset, selecione um dos PDF Settings que acabamos de congurar. Nos campos Standard e Compatibility, respectivamente, escolha a norma e a verso do PDF que deseja gerar. No campo Pages selecione as pginas que devem ser includas no arquivo PDF. Caso voc tenha atribudo a alguns elementos das pginas a opo Nonprinting (por meio da paleta Attributes) durante a construo do arquivo e depois no tenha certeza de ter retirado esse atributo, marque a opo Non-Printing Objects.

24

3.

Clique na opo Compression.

4.

Clique na opo Marks and Bleeds. Marque a opo All Printers Marks, mas desmarque a opo Bleed Marks. No campo Oset, digite um valor de aproximadamente 3,5 mm (10 pt) para a distncia das marcas de corte e registro em relao aos limites da pgina. Nos campos Bleed, digite um valor de sangria entre 3 e 5 mm para os campos Top (superior), Botton (inferior), Left (esquerdo) e Right (direito).

25

5.

Clique na opo Output. No campo Colour Conversion, selecione a opo No Colour Conversion ou de acordo com as caractersticas do seu arquivo e cores especiais.

6.

Clique na opo Advanced. Escolha a opo [High Resolution] no campo Preset para que as reas transparentes sejam rasterizadas na melhor qualidade disponvel.

26

7.

Clique na opo Security. Recomendamos que no atribua nenhuma senha a esse PDF.

8.

Clique na opo Summary. Revise de forma criteriosa as opes marcadas ou no neste resumo e pressione o boto Export.

27

Das könnte Ihnen auch gefallen