Sie sind auf Seite 1von 6

Medicina em nanmetros

Colgio Santa Ceclia


Equipe:
Felipe Pinheiro Mendes (1B) Ilzane Maria de Oliveira Morais (1A) Letcia Campos Dias (1A) Mateus Vasconcelos Albuquerque (1B) Othon Cerqueira Neri (1B) Sarah Dibe Santos (!A)

Srie:1 ano EM Turmas:A e B Turno:manh reas envolvidas:Qumica e Biologia

Pgina 1

Medicina em Nanmetros

Introduo
Nosso trabalho tema nanomedicina, desenvolvimento nanotecnologia est melhores resultados ramos mdicos. ir abordar o isto , como o da ajudando em em diversos

O objetivo deste trabalho mostrar para o public o que nanomedicina e ajudar no entendimento dessa to atual area de pesquisa. Abordaremos aprofundando, tambm, a rea da nanotecnologia ligada ao cncer. Como ela tem ajudado e ajudar na deteco e no tratamento dessa doena que, nos ltimos anos, tem se tornado um dos principais ramos de pesquisa mdica em todo o mundo. O trabalho tambm tratar a respeito os problemas que o desenvolvimento dessas novas tecnologias poder trazer para o ambiente e as implicaes scio-econmicas que ainda so temas de debate em diversas comunidades cientficas.

Pgina 2

Medicina em Nanmetros

Desenvolvimento
1. O que ?
Nanomedicina uma forma de unio da nanotecnolgia com a medicina, isto , a utilizao de nanopartculas, nanorobs ou outros materiais em escala nanomtrica para fins mdicos. Essa area considerada uma das mais promissoras no diagnstico, na cura ou na preveno de doenas como a AIDS pois, alm de seu maior potencial, so mais rpidos, mais leves, ocupam menos espao e so mais especializadas que trataments convencionais.

2. Diagnstico
Um campo mdico que est cada vez melhorando mais com o desenvolvimento da nanomedicina a medicina diagnstica. Os nanossensores diagnsticos, podem permitir a rpida deteco de vrias doenas, como o cncer, no prprio momento em que os sintomas se manifestam, antes da doena ser detectada pelo doente. Esses meios podem ser traduzidos como um maior rendimento quanto ao tratamento dessas doenas. Nanopartculas como as AUNPs (Nanopartculas de ouro) tm se mostrado efetivas na localizao e a gerao de imagens de tumores na cabea, pescoo e pulmo. Tendo inmeras vantagens como sua fcil deteco e sua no toxicidade. As AUNPs agem quando Figura: Clulas cancerosas esquerda ligadas s nanopartculas de ouro e iluminadas; clulas saudveis direita que no possuem so impregnadas com afinidade pelas nanopartculas protenas com forte
Pgina 3

Medicina em Nanmetros

afinidade membrana das clulas com cncer. Apos essa ligao, elas so iluminadas com um laser e refletem uma luz que permite afirmar que aquelas clulas tm cncer, j que essa protena s tem afinidade clulas cancergenas. Outra tcnica em desenvolvimento a utilizao dos chamados pontos qunticos, cristais esfricos que medem cerca de 5 nanmetros de dimetro, para a obteno de imagens diagnsticas. Pontos qunticos podero ser injectados no paciente, enquanto um equipamento externo, tambm contendo pontos qunticos, poderia ser utilizado para rastrear os Figura: Clulas analisadas a partir de pontos nanocristais no interior do corpo qunticos. Cada cor depende do dimetro do humano. Os grandes problemas ponto quntico. desta tcnica a presena de Cdmio (Cd), um metal pesado que pode gerar efeitos nocivos ao organismo a longo prazo.

3. Tratamento
O tratamento de doenas utilizando da nanomedicina se baseia utilizao de nano-carriers, ou nanotransportadores de drogas. No tratamento do cncer, por exemplo, transportadores levaro os remdios diretamente ao local do tumor, sem afetar clulas vizinhas no cancergenas. Esse tipo de tratamento resulta em diversas vantagens em relao aos tratamentos mais usuais, como: Maior direcionamento do local onde a substncia agir Utilizao de menor quantidade de remdio, resultando em um menor custo Melhor aceitao do organismo do paciente
Pgina 4

Medicina em Nanmetros

Um exemplo de uma nanopartcula que age de forma teraputica so os lipossomas, vesculas formadas por uma bicamada de fosfolipdios, que se forma de forma espontnea em meio aquoso. um timo sistema de liberao controlada de medicamentos, pois os frmacos hidrossolveis ficam no interior da cavidade dos lipossomas enquanto os frmacos lipossolveis se ligam camada externa do mesmo. Essa bicamada , por sua vez, pode se ligar a outras bicamadas lipdicas, como de clulas, liberando o contedo (medicamentos) dos lipossomas.

Pgina 5

Medicina em Nanmetros

Pgina 6

Das könnte Ihnen auch gefallen