Sie sind auf Seite 1von 2

Tcnica de Apresentao Oratria aplicada s apresentaes com data -show

Tcnica de Apresentao: Oratria aplicada s apresentaes com data-show Cintra, Jos Carlos A. Tcnica de Apresentao: Oratria aplicada s apresentaes com data-show. Rima Artes e Textos. 1 ed. 2007. 84 pgs.

Jos Carlos A. Cintra, graduado em engenharia civil, mestre e doutor em Geotecnia na Escola de Engenharia de So Carlos USP, Coordenador do Programa de PsGraduao em Geotecnia da Escola de Engenharia de So Carlos - USP, de 1991 a 2002, ministra disciplicas de graduao e de ps graduao. Responsavel pela publicao de mais de uma centena de trabalhos em revistas e eventos cientficos, nacionais e internacionais, escreveu o livro Tcnica de Apresentao: Oratria aplicada s apresentaes com data-show em 2007. Livro com grande contedo acadmico dividido em 15 captulos que abrangem desde o comportamento psicolgico diante do publico at a montagem do seu material de apresentao. Desde o inicio de sua obra, o autor j cai na critica do Dr. Drauzio em relao as apresentaes, o quanto a utilizao de recursos, no caso de projees, transforma tudo em algo extremamente impessoal. Alem da impessoalidade, a despreparao encontrada em relao ao tema a ser tratado, tambm notria. Para uma boa apresentao deve-se antes ter-se em mente a apresentao a ser feita como sendo esta uma oportunidade de alavancar-se no sucesso, digamos em crescimento profissional. A apresentao de slide um recurso bastante utilizado nessas apresentaes e o autor foca bastante esse meio no seu livro. Nos 3 primeiros captulos, ele toma como foco os erros frequentes que podem ser notados na montagem e no prprio contedo dos slides, como por exemplo, uma quantidade desnecessria tornando a apresentao de dependncia total do tempo. Outro ponto que se discuti em relao a uma boa apresentao a postura. A postura tem um papel de extrema importncia, pois ela que vai transmitir a segurana do apresentador em relao ao que ele esta fazendo, alem de demonstrar o conhecimento que o mesmo tem sobre o assunto que esta sendo tratado. Outro ponto interessante que ele esclarece sobre o mau uso dos aparelhos nas apresentaes. O apresentador nesse caso deixa de ser o personagem principal, onde se torna figurante deixando que o audivisual seja o mais importante. O apresentador tem que ter em mente que o seu foco principal a interao com o publico, que no deve sentir-se dependente desses recursos, e deve se encaixar a cada situao a que lhe for proposto. O autor ainda prossegue a discusso sobre os slides com a mesma temtica dos primeiros captulos. Ele deixa claro que os slides devem conter palavras chaves para reduzir ao mximo a quantidade de textos. Os mesmos devem ter uma correo criteriosa, pois erros no so tolerveis. Para causar um boa impresso na apresentao a ser feita, a esttica importante. O uso de imagens e vdeos so importantes mas tambm devem ser usados com cuidado. O autor deixa claro que os slides so sempre meros instrumentos. Como j havia dito, a interao com o publico , tratada como Comunicao frente a frente, primordial pois assim haver um

entrosamento entre o apresentador e o publico com qual ele estar lidando. Pegando o embalo dessa relao entre o publico e o apresentador, ele traz mais a frente alguns detalhes que devem ser trabalhados para que essa comunicao seja bem sucedida. Ele trata sobre recursos de oratria, sobre a timidez e o prprio medo de falar em publico. A preparao do psicolgico necessria pois o apresentador precisa , digamos, entrar no personagem naquele momento, passando a se ver como um elemento ativo na situao em que se encontra. Ensaios tambm so importantes, pois vem fixar tudo aquilo que voc j vem trabalhando para o bom desempenho naquela determinada situao. Outra influencia no bom desempenho dada pelo tipo de apresentao que o apresentador realiza. O cuidado em estar preparado para o que vai ser apresentado volta a ser citado. O personagem principal no deve ser um simples instrumento, e sim o apresentador que tomou todos os cuidados para aquilo. Apresentao vai muito alem de slides, como voc se porta diante da situao tem uma influencia bem maior. No capitulo rotulado por Soluo a critica do Dr. Drauzio mais uma vez ele fala sobre a comparao que ele usa dos mtodos didticos de antigamente ( o quadro negro ) e os mtodos utilizados hoje para as apresentaes ( data-show ). Mostra que todas as tcnicas expostas pelo autor so as solues eficazes para o problema encontrado por Dr. Drauzio. Para concluir, ele ressalta e frisa tudo que foi dito no decorrer dos 14 captulos anteriores. Detecta os problemas e erros mais comuns encontrados em apresentaes. Separa tudo que necessrio para que o seu material de apresentao esteja adequado em relao a contedo e sua forma, alem de dar dicas para a correo psicolgica e da postura do apresentador fazendo dele o alvo das atenes do publico. Mostra que toda preparao bem vinda quando o que se deseja demonstrar segurana no que esta sendo dito e total conhecimento do assunto que estar sendo tratado. Com isso o livro trs de forma bem clara e eficaz as tcnicas bsicas para uma apresentao sem erros. Tcnica de Apresentao: Oratria aplicada s apresentaes com data-show um livro de contedo de extrema importncia e de grande utilidade. Recomendo o livro para todos aqueles que alem de por interesse, tem essas situaes de apresentaes como algo frequente, seja ele algo profissional ou acadmico. um material que lhe deixara com uma bagagem e aprendizado enorme, pois o autor deixa bem claro as dicas eficazes para um bem bom rendimento na sua apresentao.

Das könnte Ihnen auch gefallen