Sie sind auf Seite 1von 8

Ficha de Leitura Captulo 12 Evaluacin de la inteligencia y las aptitudes desde el enfoque factorial Adelinda Arajo Candeias Data de entrega:

12 de Novembro de 2013 Original em: FERNNDEZ-BALLESTEROS, R. (Ed.) (2005). Introduccin a la Evaluacin Psicolgica I (2 ed.). Madrid: Ediciones Pirmide.

Esta ficha de leitura foca-se nos variados instrumentos de avaliao da inteligncia e de aptides, instrumentos esses que se encontram relacionados com vrias teorias de organizao da inteligncia. Uma das evidncias deste captulo a importncia da anlise fatorial para a fundamentao destes instrumentos muitas das vezes utilizados como preditores na seleo e classificao de pessoas assim como em contexto acadmico. Assim, ao longo, desta ficha de leitura iremos descrever alguns dos testes construdos atravs da metodologia fatorial, tanto os que se referem ao fator G como os de competncias de diferentes tipos, recorrendo para isso a um breve enquadramento terico.

Contexto terico: possibilidades e limitaes da anlise fatorial Ao averiguarmos as correlaes entre as pontuaes obtidas por sujeitos nos 6 testes (vocabulrio, compreenso de frases, analogias verbais, rotao de figuras, cubos e complemento de figuras) encontramos uma matriz, o que nos permite constatar dois factos: 1- Que todas as provas se correlacionam positivamente apesar da anlise do seu contedo no sugerir isso; 2- Que as trs primeiras apresentam uma correlao significativamente mais forte entre si do que com as restantes, o mesmo acontece com as trs ltimas. Isto levou a que alguns investigadores colocassem em causa se faria sentido falar da inteligncia como algo geral, pois, e com base nesta matriz, se o facto de todos os testes se encontrarem correlacionados pode apontar para a existncia desta, tambm a correlao mais forte entre alguns dos teste pode levar a que se distingam duas aptides especificas (a verbal e a percetivo-espacial). A forma encontrada para resolver este problema de forma emprica foi transformar a matriz de correlao numa matriz algebraica em que o nmero de colunas independentes de si mesma indica o grau

em que estas so proporcionais entre si. Contudo importante ter presente que este instrumento apenas permite classificar os testes com base em resultados matemticos que no podem ser usados automaticamente como descrio de estruturas psicolgicas. Anlise fatorial permitiu assim concluir empiricamente aquilo que j tinha sido intuitivamente deduzido da anlise dos resultados dos testes: 1- a inteligncia no trao unitrio, podendo-se identificar vrias competncias primrias; 2- por outro lado no um conjunto de traos desconexos existindo uma correlao entre eles que sugere a existncia de um fator geral, o denominado fator G.

Fator G Do ponto de vista matemtico podemos definir o fator G como aquilo que um conjunto amplo e distinto de testes tem em comum. No entanto e na medida que o fator G uma funo da composio da matriz de correlaes a partir da qual se obtm e dado que o tamanho da amostra assim como o nmero e tipo de testes utilizados podem influenciar os resultados da matriz, no se pode considerar o G como um fator nico. Este problema ultrapassado atravs da definio previa da rea a que se refere assim como as variveis que lhe pertencem e a saturao que exercem no fator G. Por exemplo se todos os testes referentes a habilidades mentais se correlacionam positivamente apesar da sua heterogeneidade podemos deduzir que esta correlao se deve a uma dependncia do fator G, embora nem todos os testes dependam deste da mesma forma. Spearman (1927) foi o primeiro autor a estudar a natureza do fator G, para isso analisou mais de cem testes com contedo homogneo e averiguo o que tinham em comum aqueles que apresentavam uma forte dependncia de G e o que os diferenciava dos que no sofriam tanto a sua influncia. Spearman chegou ento a concluso que o processo psicolgico subjacente aos resultados influenciados por G noegenetico (capacidade de introspeo, capacidade de induzir relaes entre ideias e capacidade de induzir correlaes) e de abstrao. O autor props ento que os diversos testes heterogneos que constituam a avaliao de inteligncia fossem substitudos por aqueles que mais saturam em G, sendo que estes so: as matrizes verbais, as analogias verbais, a continuao de series, raciocnio aritmtico, compreenso verbal, analogia e configurao de figuras. importante referir que a complexidade da tarefa e o grau de atividade ou manipulao mental consciente que requer parecem ser os principais determinantes do grau de saturao que um teste exerce em G, entende-se tambm que um teste s exerce saturao em G se tiver inerente a si um certo grau de novidade.

O facto de em diversas ocasies ser possvel obter dois fatores gerais atravs de uma anlise fatorial levou Cattel (1963) a distinguir inteligncia geral fluida de inteligncia geral cristalizada. A inteligncia geral fluida seria medida atravs de testes relacionados com a rapidez em encontrar solues e a capacidade em perceber relaes, este tipo de inteligncia tende a aumentar at por volta dos 18-20 anos e decresce a partir dos 55-60 e parece estar relacionada com fatores hereditrios e biolgicos, correlacionando-se com a rapidez na aprendizagem de reas novas. Por sua vez a inteligncia cristalizada mede-se atravs de testes de poder mental no cronometrados, em que o nmero de erros que determina a pontuao sendo testes altamente informativos que envolvem o recurso a conhecimentos e competncias j adquiridos. Este tipo de inteligncia tem um crescimento gradual e no tende a entrar em declnio at aos 60-70 anos, parece ser influenciada por fatores culturais e correlaciona-se com a rapidez no processo de novas aprendizagens. No entanto, e apesar das diferenas j referidas, este dois tipos de inteligncia encontram-se fortemente correlacionados.

Principais testes do fator G Testes de matrizes progressivas: vrias analises demostraram que o fator G explica aproximadamente 60% da varincia destes testes, os seus resultados so influenciados pela capacidade de organizao espacial, de raciocnio indutivo e pela preciso da perceo entre outros fatores. Podemos distinguir de entre os testes de matrizes dois tipo: os gestalticos e os de raciocnio analgico. Este tipo de testes pode ser bastante til quando necessrio fazer uma estimativa rpida do nvel de funcionamento intelectual de um grande nmero de indivduos, contudo a sua utilidade bastante reduzida em contexto clinico. Testes de domin: estes testes so medidas quase puras do fator G encontrando-se ndices de saturao de at 0.86. Testes de fator G, escalas 1,2,3 (Cattell,1959): estes testes tm como objetivo avaliar o funcionamento intelectual do individuo sem que sejam influenciados culturalmente. A escala 1 aplicada a crianas dos 4 aos 8 anos ou a adultos com deficincia mental. As escalas 2 e 3 so formadas por quatro testes percetivos, sendo que a 2 se aplica em indivduos com idades compreendidas entre 8 e 13 e a 3 aplicada a maiores de 14 anos.

Teorias sobre a organizao das aptides

Os investigadores que utilizaram a anlise fatorial focaram-se em conhecer a fundo as reas e fatores das aptides com vista a que fosse possvel predizer o rendimento de uma pessoa em funo dos seus talentos e debilidades. O trabalho destes investigadores desenvolveu-se a partir de teorias concretas sobre a natureza e organizao das aptides: a) Teoria jerrquica: supe que as diferenas individuais se podem explicar a partir de um fator ou aptido geral e numa serie de fatores de grupo. Pois se por um lado a correlao positiva entre todos os testes demonstrava a presena de um fator geral, o facto de existirem testes com elevada saturao num fator e noutros no reconhece a existncia de aptides ou fatores de grupo cujo nmero dependeria da quantidade e variedade dos fatores usados. b) Teoria multifactoriais: baseiam-se no uso de mtodos que minimizem a possibilidade de encontrar um fator geral e maximizam a possibilidade de encontrar fatores independentes. Com base nesta teoria Guilford criou um modelo que classifica as aptides atravs da interao entre trs dimenses (operaes, contedos e produtos).

Em seguida iremos descrever quais as aptides geralmente aceites e o que as caracteriza.

Aptido verbal A destreza na compreenso e uso da linguagem constitui uma aptido importante para a cultura ocidental, contudo esta no uma capacidade unitria. Thurtone considerou que existem trs fatores verbais (a compreenso verbal, a fluidez verbal e a fluidez ideacional), Carroll (1941) considerou ainda que a compreenso verbal pode dividir-se em gesto de respostas verbais convencionais e raciocnio verbal, em quanto que a fluidez verbal se divide em facilidade na gesto de respostas segundo certas regras e velocidade na produo de um discurso coerente. A complexidade das capacidades verbais tem vrias implicaes na avaliao. Por exemplo a compreenso verbal tem sido associada a estudos de linguagem e idiomas assim como a profisses como professor ou editor, j a fluidez verbal mais til em profisses como ator ou locutor. No entanto quando a avaliao se realiza com vista predizer em relao a critrios mais amplos e difceis de operacionalizar parece

prudente utilizar testes que tenham alto grau de compreenso verbal e caso seja possvel utilizar mais uma medida deste fator para aumentar a fidelidade da avaliao. Aptido espacial

Os factores espaciais, em conjunto com o factor G e os factores verbais explicam a maior parte da variabilidade de resultados em testes (Lohman, 1988) ressaltando a sua importncia como fonte de diferenas individuais. A utilizao de apenas um teste para avaliar a aptido espacial poder levar a resultados errados sobre as aptides espcias do individuo. Os trs principais factores avaliativos da capacidade espacial so: a visualizao espacial, a orientao espacial e as relaes espaciais.

Raciocnio

Os psiclogos eu se dedicam a estudar as aptides como sendo mltiplas e no como uma aptido geral referem um factor ou grupo de factores que esto relacionados com a capacidade de raciocnio do sujeito. Tal como no caso das aptides verbais e espaciais, as tarefas que implicam o raciocnio dependem de vrios factores, entre os que surgem com mais frequncia esto: a induo, a deduo e o raciocnio.

Outras reas de aptides

Memria: no existe um factor nico de memria, existem vrios dependendo do material ou contedo a recordar (objectos, figuras, letras, nomes, etc.), da forma de recepo da informao (auditiva, sensorial) e da organizao, complexidade e significado da informao. Pode-se dividir em memria repetitiva e memria significativa. Clculo numrico: Examina a rapidez e exactido de clculos aritmticos simples. Aptido perceptiva: avalia a rapidez e preciso perceptiva. Aptido psicomotora: as tarefas psicomotoras implicam aptides intelectuais, nomeadamente aptido espacial, rapidez e preciso perceptiva. Aptides mecnicas: resultam da combinao das capacidades de visualizao espacial, rapidez e exactido perceptiva.

Principais Baterias para a avaliao das aptides:

Testes de habilidades mentais primrias (PMA) - Publicado em 1941, foi j alvo de vrias revises. Destina-se a jovens entre os 11 e 18 anos e permite avaliar as diferenas individuais em cinco factores distintos: Compreenso Verbal, Concepo Espacial, Raciocnio, Clculo Numrico e Fluidez Verbal. Esta prova cronometrada, o individuo dispe de 4 a 6 minutos dependendo do teste. Teste de aptides especificas (DAT) - Surgiu em 1947 e distingue-se da PMA visto que permite medir as habilidades complexas relacionadas com diferentes critrios de rendimento. A bateria DAT na sua adaptao espanhola constituda pelos seguintes testes: Raciocinio verbal, Aptido numrica, Raciocinio abstrato, Relaes espaciais, Raciocnio mecnico e Rapidez e preciso perceptiva. Excepto a Rapidez e preciso perceptiva, em todos os outros subtestes o individuo dispe entre 15 e 30 minutos para realizar as tarefas.

Critrios para a utilizao e interpretao das provas de inteligncia e atitudes

Os testes de aptido na seleo de pessoal: Uma das principais funes para que se podem usar os testes factoriais descritos neste capitulo a seleco e classificao de pessoal. A deciso de aceitar uma pessoa para um posto de trabalho realiza-se normalmente, no pressuposto de que a pessoa apresenta no momento da seleco ou classificao as caractersticas adequadas, as quais tambm ir desempenhar no seu futuro posto de trabalho. Para que tal deciso seja acertada necessrio conseguir duas coisas: conhecer se as aptides so adequadas, e se iro manter-se estveis de forma a manter o rendimento. Conseguir isto poder ter alguns entraves: Em primeiro lugar, a situao ideal seria contar com um ou vrios testes de aptides cuja capacidade preditiva em relao definio dos critrios de sucesso num posto concreto de trabalho fossem conhecidos. Mas que acontece normalmente se tm de se fazer uma anlise do posto ou postos de trabalho em relao aos quais se realiza a seleco e nenhum procedimento demonstrou ser totalmente valido a este respeito. Em segundo lugar, ter de se decidir o grau em que o sujeito rene as aptides adequadas. Um procedimento que deve utilizar-se apenas algumas vezes obter-se uma amostra de como o sujeito se desenvolve realizando o trabalho num contexto real ou numa situao simulada que rene as caractersticas consideradas essenciais. Tem o inconveniente de se requerer um novo exame para cada posto. A alternativa usar uma bateria de provas que proporcione informao sobre aptides bsicas do sujeito. Em terceiro lugar,

suponhamos como exemplo que uma prova mede fundamentalmente a capacidade de visualizao espacial e que consideramos, que essa caracterstica necessria para o posto de trabalho. A tendncia aparentemente logica neste caso aplicar a prova e considerar os melhores como mais adequados para o que a aptido em questo se refere. Em quarto lugar, embora os autores de um teste de aptides apresentem dados sobre a validez preditiva do mesmo em relao a um critrio concreto, h que considerar em que medida esses dados so aceitveis em cada nova situao. Tambm s vezes mudam as condies de aprendizagem e de realizao do trabalho, o que requer a realizao peridica de estudos de validez cruzada, destinados a comprovar se os dados iniciais sobre a validez do teste mantm-se. Em quinto lugar, quando se tem a informao sobre a validez cruzada de um teste de aptides, h que considerar quando os coeficientes de validez so aceitveis. Isto implica considerar, no s, se a validez do teste superior de outros testes de aptides construdos com o mesmo propsito, mas se utilizar o teste para facilitar a tomada de decises justifica o tempo e custo dedicado. Finalmente, em sexto e ltimo lugar, outro aspeto que tem a ver com a utilidade do teste se este ser utilizado isoladamente ou em combinao com outros. Se utilizado um teste isolado no processo de seleo, h que selecionar aquele, cuja correlao com o critrio seja mais alto. prefervel a utilizao de mais que uma prova de aptides para minimizar erros. A utilizao dos testes de aptides na seleco de pessoal implica tanto um conhecimento das fontes de diferenas individuais num teste concreto, como um processo de validao emprica que no se deve renunciar, o uso de tais testes no algo que se possa fazer mecanicamente, pelo que importante conhecer o processo a seguir quando os utilizamos. Os testes de aptides na orientao profissional e vocacional: interpretao dos perfis de aptides: no mbito da orientao profissional e vocacional o objectivo ajudar o individuo a conhecer-se a si mesmo para tomar as suas prprias decises, os resultados dos testes devem servir unicamente como referencia para que o sujeito examine as suas possibilidades nunca devendo ser interpretados como algo absoluto. preciso ter em conta que o perfil baseia-se nas caractersticas do grupo a partir das quais se construram as escalas. O sujeito comparado com as ditas escalas e, a partir deste processo, obtida uma pontuao. Posteriormente, o sujeito deve ser comparado com o grupo de pessoas com as quais vai competir e no com as pessoas em geral.

necessrio considerar que a preciso da medida das aptides que feita num determinado teste nem sempre a desejvel. Deste modo, algumas precaues devem ser assumidas na hora de proceder ao aconselhamento, deve-se Comparar os resultados do teste com os antecedentes do sujeito, quando possvel, fazer um re-teste e Calcular o intervalo provvel das pontuaes. importante considerar a fiabilidade de cada pontuao e a fiabilidade do perfil, ou seja, das diferenas entre as pontuaes obtidas no mesmo, nas quais o orientador se deve basear para aconselhar depois de aplicar a bateria de testes, mais do que nas pontuaes propriamente ditas. O conselho dado ao sujeito implica uma predio sobre as suas possibilidades futuras baseada na avaliao das habilidades atuais e na ideia de que o perfil das mesmas ser estvel durante um largo perodo de tempo, visto que existe a possibilidade das aptides no serem estveis ao longo do tempo. Surge assim o problema de saber se as aptides estabilizam e quando o fazem. por isso necessrio mostrar ao indivduo que existe a possibilidade de se verificarem alteraes nas suas capacidades e que os dados dos testes so apenas um indicador a considerar, que fornece informao sobre o seu estado actual.

GRUPO: Jorge da Silva Maria Teresa Sara Cabea Lus Oliveira Gonalo Gabriel

Das könnte Ihnen auch gefallen