Sie sind auf Seite 1von 6

1- O que uma rede de computadores? Que tipos de dispositivos podem fazer parte de uma rede?

? Resposta: Uma rede de computadores formada por um conjunto de mdulos processadores capazes de trocar informaes e compartilhar recursos interligados por um sistema de comunicao. Dispositivos que fazem partes de uma rede so telefones celulares, laptop, p.c. etc. 2- Quais as motivaes bsicas para o surgimento e o crescimento das redes de computador? Resposta: A necessidade de troca e compartilhamento de informaes de forma rpida e baixo custo e o compartilhamento de hardware e software. 3-Defina os conceitos de transmissor, receptor, canal de comunicaes e interface. Resposta: Transmissor o dispositivo que transmite dados. Receptor o dispositivo que recebe dados do transmissor, canal de comunicaes por onde so transportados os dados do transmissor para o receptor, interface tem a funo de colocar os dados no circuito na origem e retira-lo no destino. 4-O que um protocolo? Qual a relao entre os protocolos e os modelos de camadas? Resposta: Protocolo a regra predefinida que deve ser seguida pelo dispositivo. Ele deve ser compatvel, caso contrrio comunicao no se dar de forma efetiva, ou no ocorrer. A relao a seguinte os protocolos possuem funes especficas e precisam interagir para tornar o processo de comunicao efetivo. E os modelos de camadas inicialmente dividirem os projetos de redes em funes independentes agrupam as funes afins em camadas criando um total isolamento de suas funes. 5-Quantas e quais as camadas fazem partes de cinco de camadas utilizado no livro ?D um exemplo de protocolo para cada camada modelo. Resposta: So cinco camadas, que so respectivamente fsica, enlace, rede, transporte e aplicao. Protocolo camada fsica V.92, enlace PPP, rede IP, transporte TCP, aplicao HTTP. 6-O que so os servios de rede?

Resposta: So funcionalidades das redes disponveis de forma transparente para seus usurios e aplicaes. 7-De um exemplo pratico envolvendo a aplicao dos conceitos de transmissor, receptor canal de comunicao, interface e protocolo de servio. Resposta: 8-Utilize o exemplo de uma aula tradicional, com professor e alunos, para exemplificar os conceitos de transmissor, receptor, canal de comunicao, interface, protocolo e servio. Resposta: 9-Quais os parmetros utilizados para a avaliao de redes de computadores? Descreva resumidamente cada um dos parmetros: Resposta: 1- Custo: Um do parmetro mais importante. Ele envolve basicamente, o projeto, a aquisio de equipamentos, instalao, operao e manuteno de rede etc. 2-Desempenho: pode ser medido de diversas formas, utilizando diferentes mtricas. Sendo que a mais simples para especificar o desempenho de uma rede e a taxa de transmisso. 3-Escabilidade: Capacidade de adicionar novos dispositivos ou usurios na rede com o menor impacto possvel. 4-Disponibilidade: Tempo que a rede permanece em funcionamento de forma ininterrupta, incluindo possveis falhas de hardware ou software, manutenes preventivas e corretivas. 5-Segurana: Visa preservar quesitos como confidencialidade, autenticidade, controle de acesso, integridade, e disponibilidade de informaes. 6-Padronizaao: 10- Uma conexo de 256 Kbps (bits por segundo) e equivalente a quantos Mbps (bytes por segundo) ? Resposta: 256 Kbps = 256000 Mbps e um byte = 8 bits, logo bastam montar uma regra de trs na qual voc vai achar o resultado de 32000 bytes por segundo. 11-Qual o tempo necessrio para transferir um arquivo de 5MB utilizando conexes de 28 Kbps, 52kbps, 64 Kbps, 128 Kbps, 512 Kbps, um Mbps, 10 Mbps, 100 Mbps e um Mbps?

Resposta: 12-Quais as principais diferenas entre redes locais, metropolitanas e distribudas ? Apresente um exemplo para cada tipo de rede. Resposta: 1- Nas redes locais os dispositivos esto prximos fisicamente, e utilizada para cobrir pequenas distncias. Exemplo: um prdio ou uns complexos de prdios. 2- Redes metropolitanas so utilizadas para interligar redes locais dentro de uma mesma cidade. Exemplo: Sistema utilizado nas tis a cabo. 3-Redes distribudas Interligam dispositivos geograficamente distantes, ou seja, sistemas localizados em diferentes cidades, estados ou pases. Exemplo: A internet. 13-Quais as principais vantagens e desvantagens das redes sem fio? Apresente um exemplo de rede sem fio. Resposta: Vantagens so o baixo custo, a facilidade de conexo dos usurios e a mobilidade dos dispositivos; Desvantagens: so mais suscetveis a problemas de interferncia, ocasionando taxas de erros maiores se comparadas com as redes cabeadas. Exemplo de rede sem fio satlite.

14-Qual a diferena entre redes ponto a ponto e multiponto? Resposta: Rede ponto a ponto: No existe compartilhamento fsico no canal de comunicao. Rede multiponto: O canal de comunicao e compartilhado por todos os dispositivos.

15-O que uma rede de interconexo, e qual a sua funo? Resposta: Rede de interconexo a ligao entre redes de comunicaes funcionalmente compatveis. A sua funo receber o dado na origem e r encaminha-lo ate alcanar o destino. 16-O que comutao, e quais os dois tipos principais de comutao apresentados? Resposta: Diviso da informao em pacotes e o envio dos diversos pacotes por caminhos diferentes, incluindo a diviso da informao em

pacotes e a unio dos pacotes no destino formando a informao. Os seus principais tipos so: Comutao por circuito e comutao por pacotes. 17-Explique como funciona a comutao por circuito e a comutao por pacote. Resposta: Comutao por circuito um tipo de alocao de recursos para transferncia de informao que se caracteriza pela utilizao permanente destes recursos durante toda a transmisso. Comutao por pacote um modelo de comunicao de dados em que pacotes (unidade de transferncia de informao) so individualmente encaminhados entre nos da rede atravs de ligaes de dados tipicamente partilhadas por outros ns. 18-explique o funcionamento das redes cliente-servidor. Resposta: Funciona da seguinte maneira, o cliente o dispositivo que solicita um servio enquanto, o servidor recebe, processa e responde as solicitaes do cliente. 19-Quais os problemas de redes cliente-servidor? Como possvel contornar esses problemas? Resposta: Se um servidor tiver problemas, os clientes no tero acesso aos servios oferecidos por esse servidor. Para contornar esse tipo de problema os servios podem ser oferecidos por vrios servidores, criando um esquema de redundncia. 20-Apresente um exemplo de utilizao pratica do modelo clienteservidor. Resposta: Internet. 21- Quais as caractersticas das redes peer-to-peer ?Apresente um exemplo. Resposta: Os servios so oferecidos por qualquer dispositivo da rede de maneira igual no existindo a figura de um servidor especializado. Exemplo: utilizada para compartilhamento de arquivos como de musica e vdeo. 22-Explique resumidamente os servios de redes apresentados neste capitulo, fazendo referncia aos seus benefcios, como troca de informaes e compartilhamento de recurso.

Resposta: 1-Servio web ou WWW (Word Wide Web) e basicamente um conjunto de documentos ou paginas que possuem textos, imagens, udio ou vdeo, inter-relacionado. 2-Correio eletrnico e muito semelhante a uma carta que e enviada pelos correios. Sendo que seu benefcio esta relacionado ao e-mail que permite que voc envie e receba mensagens com segurana. 3-Transferncia de arquivos permite que um ou mais arquivos sejam copiados pela rede. Atualmente voc pode copiar vrios arquivos como fotos, vdeos e musicas. 4-Terminal remoto permite que um usurio conectado a um sistema tenha acesso a outro sistema utilizando a rede. O usurio remoto pode submeter comandos e receber respostas como se estivesse conectado localmente ao sistema. 5-Gerencia remota permite que o administrador da rede possa consultar informaes de um dispositivo de rede, alterar sua configurao remotamente e corrigir possveis problemas. Ele e til para correo de erros. 6-Servios de udio e videoconferncia envolvem aplicaes, como telefonia, conferencia, radia ctv. etc. que utilizem a rede de transmisso de udio e ou vdeo. 7-Servios de nomes Cada dispositivo em uma rede possui, geralmente, um nome e um numero que o identifica unicamente. 8-Servios de arquivos e impresso permite que um usurio tenha acesso a arquivos e diretrios que esto fisicamente armazenados em computadores conectados na rede. O servio de impresso permite que o usurio possa utilizar impressoras remotas, conectadas a outros computadores ou conectadas diretamente na rede. 9-Comercio eletrnico permite que uma infinidade de negcios seja realizada atravs da rede, especialmente a internet. Ele permite a comercializao de bens como, por exemplo, musicas livros, eletrodomsticos e softwares. 23-Suponha que voc foi contratado para trabalhar em uma empresa de porte mdio com algumas filiais que no utilizam uma rede de computadores. Como voc justificaria para a direo da empresa a implantao de uma rede interligando a matriz e suas filiais?

Resposta: Com a implantao da rede de computadores o andamento dos servios seriam agilizados devido ao compartilhamento de perifricos como a impressora, haveria uma economia de dinheiro, um meio de comunicao eficiente entre os empregados da empresa: pois podem mandar e-mail, fax etc. e solucionar assuntos sem se deslocar do ambiente de trabalho. 24-Justifique o uso domestico da internet, apresentando os servios que podem ser utilizados. Resposta: O uso domstico proporciona acesso s informaes remotas e contribuem para o desenvolvimento cultural e social, atravs de pesquisas escolares nas bibliotecas digitais, interatividade com outras pessoas utilizando as redes sociais como a face book, Witter, solucionar questes com relaes a transaes bancaria. 25-Voc foi contratado como consultor para um projeto que envolve a instalao de uma rede em um centro histrico em um curto espao de tempo. Qual o tipo de rede seria uma boa possibilidade, considerando a situao apresentada? Resposta: Eu usaria a rede local, porque e a mais vivel devido a distancias serem pequenas voc ter uma alta taxa de transmisso. 26-A partir do histrico de redes apresentado neste capitulo, quais os padres mais importantes que foram criados nas ultimas dcadas?

Das könnte Ihnen auch gefallen