Sie sind auf Seite 1von 26

MegaGis

ENGESAT IMAGENS DE SATLITE S/C LTDA. CNPJ 02059387/0001-87 Nilo Peanha, 488 Bom Retiro Fone/fax: 41 3023-1617 R: 235 megagis@engesat.com.br Curitiba/PR

MegaGis

1. Iniciando o MegaGis

O MegaGIS um software de geoprocessamento vetorial simples e ao mesmo tempo poderoso. Foi criado para realizar as principais funcionalidades de um software de geoprocessamento sem a necessidade de um tcnico especialista da rea.

Ele indicado para: Usurios sem experincia prvia em geoprocessamento e que necessitam de um software simples, fcil de usar e de custo acessvel.

Usurios que tem um gps garmin e queiram converter automaticamente seus waypoints e tracks para o formato shapefile. Software 2 em 1: de GIS e de GPS.

Aqueles que j tm experincia em geoprocessamento, j trabalham com softwares complexos em grandes empresas, mas no dispem de uma ferramenta bsica para uso pessoal.

Empresas que j tem uma soluo de geoprocessamento corporativo e necessitam de uma soluo tcnica acessvel para distribuir e analisar dados espaciais.

Aqueles que tem arquivos em CAD e necessitam de uma soluo simples e acessvel para convert-los no formato de geoprocessamento (shapefile).

Gerentes e diretores de empresas que precisam acessar dados geoespaciais e lev-los consigo para demonstraes e reunies.

Aps a instalao do MegaGIS ser criado na rea de trabalho do computador um cone chamado MegaGIS. Para iniciar o uso do software basta clicar sobre o cone MegaGIS.

MegaGis

2. Conceito de Projeto no MegaGIS

O MegaGIS usa o conceito de projeto para associar as informaes que esto sendo manipuladas pelo usurio. Dessa forma, o software associa em um nico arquivo imagens, vetores e operaes de consulta. Esse arquivo possui a extenso XML e contm todas as informaes das imagens e das consultas realizadas sobre elas.

Deste modo sempre que o usurio quiser salvar um trabalho que esteja sendo feito no MegaGIS o software ir pedir para que o usurio nomeie um arquivo de projeto (arquivo XML).

3. Adicionando uma Imagem

O MegaGIS possui a seguinte barra de ferramentas:

O cone

Adicionar deve ser utilizado sempre que o usurio desejar adicionar uma

imagem ou um shape ao projeto. Ao clicar sobre esse cone ser mostrada ao usurio a tela onde ele deve selecionar a imagem desejada.

MegaGis
O MegaGIS suporta diversos tipos de dados vetoriais e raster. Os formatos suportados pelo software so: Shapefile (*.shp) MapInfo TabFile (*.tab) MapInfo ImageFile (*.mif) ERMapper ECW (*.ecw) Mr. SID (*.sid) Bitmap (*.bmp) JPEG (*.jpg, *.jpeg) Windows Metafile (*.wmf) GIF (*.gif) TIFF (*.tif) BILL (*.bill) JPEG2000 (*.jp2) KML ( Extenso padro do Google Earth) DXF

4. Criando shapes (ponto, linha e polgono)

Aps a insero de uma imagem no MegaGIS o usurio fica habilitado a criao de shapes. O software permite que o usurio crie trs tipos diferentes de shapes, so eles:

de ponto de linha de polgono

Para criar um shape o usurio deve seguir os seguintes passos:

1 - Clicar no menu Camadas

MegaGis

2 - Clicar na opo Criar novo Mapa, ento a seguinte tela ser apresentada ao usurio:

No campo Nome o usurio deve informar o nome do shape a ser criado. Por definio o usurio no deve acentuar as palavras escolhidas para o

nome.

No campo Tipo o usurio deve escolher o tipo de shape a ser criado (Ponto, Linha ou Polgono).

Na tabela Estrutura do Shapefile o usurio deve inserir os atributos que esse shape ir conter (Ex: rea, permetro, distancia...), indicar seu tipo (que pode ser

MegaGis

string, numrico, data ou booleano), o tamanho desse atributo e o campo Dec que indica quantas casas decimais havero aps a virgula.

O MegaGIS apresenta o conceito de palavras reservadas. No campo Estrutura do ShapeFile campos com os nomes: x, y, area, perimetro, extensao, hotlink e data sero auto-completados e seus valores automaticamente preenchidos pelo software.

Aps preencher todos os campos e clicar em OK o shape ser automaticamente criado.

Ao ser criado, o nome do shape aparecer na tela inicial do programa e para comear a desenh-lo o usurio deve proceder da seguinte forma:

Clicar com o mouse sobre o nome do shape com o boto direito do mouse e em seguida clicar sobre a opo propriedades

Em propriedades deve mudar a opo Apenas de Leitura para NO e depois clicar em OK.

Toda vez que um shape for criado, antes que seja feita qualquer alterao no shape essa operao deve ser repetida. Isso ocorre porque toda vez que criado um novo shape

MegaGis

ele possui como propriedade default ser um shape apenas de leitura. O que impede que o usurio realize qualquer operao nesse shape antes que essa propriedade seja alterada.

5. Desenhando os Shapes

Aps os procedimentos demonstrados no captulo anterior, o usurio estar habilitado a desenhar o shape. Note que os cones de edio agora estaro habilitados.

Para iniciar a criao do shape o usurio deve clicar no primeiro desses cones cujo nome Incluir Novo. E comear a clicar na parte de desenho da tela principal do MegaGIS (parte em branco) ou sobre a imagem (caso o usurio j tenha aberto alguma imagem) para que o shape seja criado.

Aps terminar de criar o shape, o usurio deve clicar sobre o cone o

para que

MegaGIS entenda que o usurio j acabou de criar o shape e salve a edio do

usurio. Nesse momento o processo de criao do shape estar finalizado e o novo shape conter todos os atributos que foram indicados pelo usurio no momento de criao do Shape (Captulo 4).

O usurio deve ser cuidadoso para no desenhar shapes que possuam linhas que se cruzem (no caso de shapes do Tipo linha ou polgono).

6. Atributos do Shapefile

Para visualizar, preencher ou mesmo editar os atributos do shapefile o usurio possui duas opes. Uma delas clicar sobre o cone Visualizar Tabelas localizado na

barra de ferramentas. O software ento abrir a seguinte tela onde o usurio pode realizar as modificaes desejadas nos atributos do shape.

MegaGis

Os cones presentes nessa tela auxiliam o usurio na edio e manipulao dos atributos.

Outra opo clicar no cone

Alterar Dados. Aps selecionar essa

ferramenta o usurio deve clicar sobre o shape que deseja alterar. Ser mostrada para o usurio a seguinte tela onde ele poder ento realizar a alterao dos dados.

MegaGis

7. Alterando a Estrutura do Shape

Caso o usurio deseja adicionar ou excluir algum atributo do shape aps ele j ter sido criado, o usurio deve proceder da seguinte maneira.

1 - Clicar sobre o nome do shape.

2 - Clicar no menu Camadas e ento na opo Alterar a Estrutura do Mapa

Novamente ser apresentado ao usurio a tela Dados do Shapefile. Clicando com o boto direito sobre a tabela Estrutura do Shapefile o usurio pode excluir ou at mesmo adicionar novos atributos ao shape.

MegaGis

Note que apenas os atributos do shape podem ser alterados. Os campos Nome e Tipo ficam desabilitados impossibilitando qualquer alterao.

8. Convertendo o Tipo do Shape

O MegaGIS tambm oferece ao usurio a possibilidade de que ele altere o Tipo do shape. Com isso um shape do Tipo pontos pode, por exemplo, ser modificado para um do Tipo linhas ou polgonos.

Abaixo exemplificaremos o procedimento para a converso de um shape do Tipo pontos para polgonos. Contudo o procedimento para converso entre qualquer um dos Tipos o mesmo.

A figura abaixo mostra o MegaGIS com um shape do Tipo pontos.

MegaGis

Para iniciar o procedimento de converso o usurio deve inicialmente criar um novo shape do Tipo polgono. Isso ocorre porque na verdade o MegaGIS no transforma um shape em outro, o que ele faz criar um novo shape com a nova geometria indicada pelo usurio. Portanto ao final do procedimento o usurio ter o antigo shape do Tipo pontos e um novo shape do Tipo polgonos.

O usurio deve ento clicar no menu Camadas e escolher a opo Criar novo Mapa. O usurio deve preencher o campo Nome com um nome para o novo shape que ser criado e no campo Tipo deve escolher a geometria desejada para esse novo shape.Os atributos tambm devem ser novamente preenchidos pelo usurio.

O shape de pontos mostrado na imagem acima possui o nome Exemplo. Iremos chamar o shape de polgono com o nome Exemplo_Pol.

Aps esse procedimento, o novo shape criado e seu nome aparece agora na tela principal do MegaGIS. Agora, no devemos esquecer de executar o procedimento de liberao do shape clicando com o boto direito sobre o nome do shape, escolhendo a opo Propriedades e mudando a opo Apenas de Leitura para NO, exatamente como demonstrado no captulo 4 dessa apostila.

MegaGis

Agora o usurio deve selecionar os pontos do shape que sofrero a converso (no caso do exemplo vamos selecionar o shape de pontos). Para isso ele deve clicar sobre o cone . Essa ferramenta possibilita ao usurio selecionar shapes e ainda oferece a

facilidade de formar na tela ponto, retngulo, crculo ou elipse. Dessa maneira o usurio pode escolher na seleo, a forma geomtrica que o ajudar mais facilmente a selecionar o shape desejado.

Aps selecionar o shape, os pontos que formam esse shape aparecero com uma cor diferente indicando que aqueles pontos foram selecionados.

Com isso basta agora o usurio clicar com o boto direito sobre qualquer um dos pontos selecionados e o seguinte menu aparecer:

MegaGis

Note que como o shape do exemplo do Tipo pontos, ento o MegaGIS oferece ao usurio apenas a possibilidade de realizar a converso para polgono ou para linhas.

Ao clicar sobre a opo Converter para polgono a seguinte tela ser apresentada ao usurio:

No campo Destino o usurio deve informar o nome do shape que possui a geometria final da converso. Como no exemplo estamos convertendo um shape do Tipo ponto para um do Tipo polgono indicaremos nesse campo o nome Exemplo_Pol que o nome do shape do Tipo polgono que acabamos de criar para receber a converso.

Depois s clicar no boto OK e o MegaGIS ir automaticamente realizar a converso. O resultado final mostrado a seguir:

MegaGis

8. Importao de Dados do GPS

O MegaGIS possui a funcionalidade de importar dados de qualquer GPS Garmin.

Ele reconhece automaticamente todos os modelos de GPS Garmin tornando simples o processo de importao dos dados.

Para importar dados de um GPS Garmin o usurio deve clicar no menu GPS e escolher a opo Ler dados off-line. Nesse momento a seguinte tela ser apresentada ao usurio:

MegaGis

Nessa tela o MegaGIS disponibiliza ao usurio a possibilidade de configurar a maneira como os dados sero importados do GPS. O usurio pode optar por baixar pontos ou trilhas do GPS, pode escolher o nome do arquivo que armazenar esses dados e o local da sua mquina onde esse arquivo deve ser salvo.

Num nvel mais avanado o MegaGIS realizar a converso de Projeo e

oferece ao usurio a possibilidade de

modificar o Datum desses dados que sero

baixados do GPS. Por padro, o software trabalha com o tipo de projeo UTM e portanto, se o usurio no realizar nenhuma modificao seguindo o modelo de projeo UTM que o software importar os dados.

Ao clicar no boto Ler os dados sero importados do GPS. O boto Ver mostra o arquivo texto que contm os dados que foram baixados com as informaes necessrias para que o software possa interpretar esses dados de maneira correta.

MegaGis

8. Exportando Coordenadas

O MegaGIS oferece ao usurio o recurso de exportar coordenadas. Utilizando esse recurso depois de desenhado um shape sobre uma imagem georeferenciada o MegaGIS gera um arquivo texto com todas as informaes do shape, incluindo

coordenadas e atributos. Uma das utilidades desse recurso alm de fornecer ao usurio a informao exata das coordenadas do shape, que esse arquivo pode ser utilizado posteriormente para gerar novamente o shape utilizando a funo COGO que ser abordada no prximo captulo da apostila.

Para utilizar esse recurso o basta o usurio clicar no menu Camadas e escolher a opo Exportar Coordenadas..., e o arquivo texto com as informaes do shape ser criado e salvo no local escolhido pelo usurio.

9. Funo COGO

A funo Importar TXT/XLS (Funo COGO) permite aos usurios recuperar o desenho de shapes simplesmente inserindo as informaes das coordenadas ou atravs da importao de um arquivo texto que contenha tais informaes. Dessa maneira, se o usurio possui um arquivo texto ou um arquivo XLS com as informaes sobre coordenadas e atributos de um shape (que so facilmente geradas utilizando o recurso de exportar coordenadas descrito no captulo anterior) o MegaGIS pode recuperar o desenho do shape.

MegaGis

Vamos demonstrar os passos para utilizao dessa funo utilizando a importao das coordenadas de um arquivo texto que foi gerado utilizando a funo exportar coordenadas descrito no captulo 8.

Inicialmente apresentamos a imagem do MegaGIS com um shape de pontos e tambm a imagem do arquivo de texto que possui as informaes desse shape (que foi gerado utilizando o recurso descrito no captulo 8).

Imagem georeferenciada com shape de pontos

MegaGis

Arquivo de texto com informaes do shape anterior

Agora com o arquivo de texto com as informaes do shape em mos, podemos utilizar a funo COGO.

Vamos supor que o usurio agora esteja em outra mquina e queira recuperar as informaes desse arquivo texto. Inicialmente o usurio deve realizar os procedimentos descritos nos captulos 3 e 4.

O usurio deve ser cuidadoso ao realizar os procedimentos descritos no captulo 4. O arquivo texto que ser utilizado na funo COGO alm de conter as coordenadas e atributos do shape, tambm contm a geometria desse shape. Desse modo, importante que o usurio crie um shape com a mesma geometria que a do shape cujas informaes esto representadas no arquivo de texto, para que a importao dos dados ocorra de maneira correta. Um porm que na importao de um arquivo XLS a nica geometria suportada para o shapefile a de pontos. Ou seja, o usurio obrigatoriamente deve criar um shape de pontos para poder usar a funo de importar XLS.

MegaGis

Aps isso basta o usurio clicar no menu Ferramentas e escolher a opo Importar TXT/XLS (Funo COGO). A seguinte tela ser apresentada ao usurio:

O usurio deve ento clicar sobre a opo Importar arquivo e selecionar o arquivo texto ou XLS que contm as informaes do shape. Ao clicar no boto OK automaticamente essas informaes sero plotadas na tabela da tela Geometria de Coordenadas. Basta agora clicar em OK e o shape ser automaticamente desenhado pelo MegaGIS.

10. Funo Importar KML

A funo Importar KML ( Google Earth) permite aos usurios recuperar o desenho de shapes que originalmente tenham sido feitos do Google Earth.

MegaGis

Isso quer dizer que o usurio poder importar os shapes que criou no Google Earth e manipul-los no MegaGIS.

Para realizar a importao do arquivo KML, o usurio deve criar um shape (com a mesma geometria do shape que ser importado). Aps criar esse shape ele deve clicar sobre o nome do shape, clicar em propriedades no menu que se abrir e escolher alterar a propriedade do shape para Apenas de Leitura No (procedimento descrito no captulo 4).

Aps isso o usurio deve simplesmente clicar no menu Ferramentas e escolher a opo Importar KML (Google Earth). Na tela que se abrir o usurio deve clicar em Importar arquivo e ento selecionar o arquivo que deseja importar.

Aps escolher o arquivo KML, automaticamente as coordenadas desse arquivo sero exibidas na tabela da tela.

MegaGis

Ao clicar em OK o MegaGIS automaticamente importar o shape criado no Google Earth.

11. Funo Importar DXF

O MegaGIS tambm oferece a possibilidade do usurio importar arquivos no formato DXF. Para isso o usurio deve clicar no menu Camadas e escolher a opo Importar DXF....

Da mesma maneira como na utilizao da funo COGO o usurio deve previamente executar os procedimentos descritos nos captulos 3 e 4.

MegaGis

12. Criando Consultas

Este captulo exemplificar os procedimentos necessrios para que o usurio execute as operaes de consulta. Todas as opes de consulta esto disponveis no menu Consultas. O MegaGIS oferece 5 tipos de consulta aos usurios, so elas:

Consulta de Texto: nesse tipo de consulta, os atributos do shape so informados ao usurio atravs de informaes textuais que so expostas na tela.

Consulta de cores nicas: o usurio escolhe o atributo que deseja visualizar e a cor de apresentao. Ao clicar na consulta a cor do shape convertido para a cor escolhida e a informao apresentada ao usurio.

Consulta de cores Graduada: a diferena em relao consulta de cores nicas que nesse tipo de consulta as informaes so apresentadas seguindo um gradiente de cores ao invs de apresentadas com uma nica cor.

Consulta Relacional: esse tipo de consulta permite que o usurio utilize operadores lgicos para formar sua consulta.

Consulta Espacial: relaciona espacialmente informaes sobre diferentes shapes.

A tela para execuo de consultas no MegaGIS mostrada a seguir:

MegaGis

No campo Nome o usurio deve informar o nome que identificar a pesquisa.

No campo Camada o usurio deve escolher o shape onde a no qual a consulta ser realizada.

O usurio pode reunir consultas em grupos, para isso ele deve nomear esses grupos no campo Grupo.

Esses campos devem ser preenchidos independente do tipo de consulta que o usurio ir executar. consulta existentes. Aps isso, o usurio deve escolher uma dentre os cinco tipos de

Caso seja escolhida a opo de consulta de texto o usurio deve ainda completar o campo Tipo de Retorno informando de que maneira quer que a informao seja exibida. No caso da escolha de consultas do tipo de cores nicas ou graduadas o usurio deve completar o campo Campo Chave informando sobre qual atributo do shape ele deseja executar a consulta. Na consulta relacional o usurio deve montar a consulta especificando o atributo e os operadores lgicos. J na consulta espacial o usurio deve especificar os shapes que sero relacionados espacialmente e escolher umas das opes de anlise.

13. Executando Consultas

Aps a entrada dos dados ao clicar no boto OK uma nova aba se abrir no canto direito da tela. Essa aba conter todas as consultas que forem criadas pelo usurio, devidamente separas pelo nome dos grupos. Abaixo mostrado um exemplo.

Neste exemplo temos no grupo identificado como Grupo 1, uma pesquisa do tipo texto.

MegaGis

Neste outro exemplo temos uma pesquisa do tipo Cor nica que esta associada a um grupo denominado Grupo 2.

Para realizar a consulta basta agora o usurio clicar sobre o grupo que contm a pesquisa e depois clicar no nome da consulta desejada.

14. Alterando as Consultas

Caso o usurio deseje realizar algum tipo de alterao, basta entrar no menu Camadas e escolher a opo Alterar Consulta. Dessa maneira no necessrio que o usurio tenha que criar novamente outra consulta caso queria apenas realizar alguma alterao.

Os campos onde no possvel realizar alteraes ficam desabilitados impedindo assim que o usurio cometa algum tipo de erro.

15. Populando e Editando Tabelas

O MegaGIS tambm fornece ao usurio a possibilidade de alterar os dados do shape. Em qualquer momento o usurio pode modificar esses dados e o software ainda permite que essa alterao seja feita de trs maneiras.

Utilizando o cone Alterar Dados

. Aps clicar nesse cone basta clicar sobre o

shape desejado e uma tela parecer para que o usurio realize as modificaes. O usurio pode ainda utilizar o cone Tabela. Ao utilizar esse recurso o

usurio encontrar duas possibilidades de alterar ou popular os dados da tabela.

MegaGis

Clicando sobre o cone

o usurio pode selecionar o campo que deseja alterar

realizar a alterao individualmente campo a campo. Caso o usurio queira realizar a

alterao ou popular toda uma coluna de atributos de uma nica vez, ele pode utilizar o boto Alterar Vrios informando a coluna que sofrer a operao e o valor desejado.

Das könnte Ihnen auch gefallen