Sie sind auf Seite 1von 5

IPCC: Dez pontos para voc entender as discusses sobre clima - BBC...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130924_ipcc_relato...

IPCC: Dez pontos para voc entender as discusses sobre clima


Atualizado em 26 de setembro, 2013 - 05:34 (Braslia) 08:34 GMT

Efeito estufa agravado pela emisso de gases poluentes na atmosfera O Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC) divulga na sexta-feira em Estocolmo, na Sucia, um novo relatrio no qual pretende estabelecer, com o maior grau de certeza j obtido, o papel das atividades humanas nas mudanas climticas. Para ajudar a entender melhor o tema, a BBC preparou uma lista com dez perguntas e respostas sobre a questo:

O que mudana climtica?


O clima do planeta est mudando constantemente ao longo do tempo geolgico. A temperatura mdia global hoje de cerca de 15C, mas as evidncias geolgicas sugerem que ela j foi muito maior ou muito menor em outras pocas no passado. Entretanto, o atual perodo de aquecimento est ocorrendo de maneira mais rpida do que em muitas ocasies no passado. Os cientistas esto preocupados de que a flutuao natural, ou variabilidade, est dando lugar a um aquecimento rpido induzido pela ao humana, com srias consequncias para a estabilidade do clima no planeta.

O que 'efeito estufa'?

O efeito estufa se refere maneira como a atmosfera da Terra "prende" parte da energia do Sol. A energia solar irradiada de volta da superfcie da Terra para o espao absorvida por gases atmosfricos e reemitida em todas as direes. A energia que irradia de volta para o planeta aquece tanto a baixa atmosfera quanto a superfcie da Terra. Sem esse efeito, a Terra seria 30C mais fria, deixando as condies no planeta hostis para a vida. Os cientistas acreditam que estamos contribuindo para o efeito natural de estufa com gases emitidos pela indstria e pela agricultura, absorvendo mais energia e aumentando a temperatura. O mais importante desses gases no efeito estufa natural o vapor de gua, mas suas concentraes mostram pouca mudana. Outros gases do efeito estufa incluem dixido de carbono, metano e xido nitroso, que so liberados pela queima de combustveis fsseis. O desmatamento contribui para seu aumento ao eliminar florestas que absorvem carbono. Desde o incio da revoluo industrial, em 1750, os nveis de dixido de carbono (CO2) aumentaram mais de 30%, e os nveis de metano cresceram mais de 140%. A concentrao de CO2 na atmosfera agora maior do que em qualquer momento nos ltimos 800 mil anos.

Qual a evidncia sobre o aquecimento?

1 de 5

09/11/2013 15:02

IPCC: Dez pontos para voc entender as discusses sobre clima - BBC...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130924_ipcc_relato...

Os registros de temperatura, a partir do fim do sculo 19, mostram que a temperatura mdia da superfcie da Terra aumentou cerca de 0,8C nos ltimos cem anos. Cerca de 0,6C desse aquecimento ocorreu nas ltimas trs dcadas. Dados de satlites mostram um aumento mdio nos nveis do mar de cerca de 3 milmetros por ano nas ltimas dcadas. Uma grande proporo da mudana nos nveis do mar se deve expanso dos oceanos pelo aquecimento. Mas o derretimento das geleiras de montanhas e das camadas de gelo polar tambm contribuem para isso. A maioria das geleiras nas regies temperadas do mundo e na Pennsula Antrtica esto encolhendo. Desde 1979, registros de satlites mostram um declnio dramtico na extenso do gelo no rtico, a uma taxa anual de 4% por dcada. Em 2012, a extenso de gelo alcanou o menor nvel j registrado, cerca de 50% menor do que a mdia do perodo entre 1979 e 2000. O manto de gelo da Groenlndia verificou um derretimento recorde nos ltimos anos. Se a camada inteira, de 2,8 milhes de quilmetros cbicos, derretesse, haveria um aumento de 6 metros nos nveis dos mares. Dados de satlites mostram que a capa de gelo do oeste da Antrtica tambm est perdendo massa, e um estudo recente indicou que o leste da Antrtica, que no havia mostrado tendncias claras de aquecimento ou resfriamento, tambm pode ter comeado a perder massa nos ltimos anos. Mas os cientistas no esperam mudanas dramticas. Em alguns lugares, a massa de gelo pode aumentar, na verdade, com as temperaturas em alta provocando mais tempestades de neve. Os efeitos de uma mudana climtica tambm podem ser vistos na vegetao e nos animais terrestres. Isso inclui tambm o florescimento e frutificao precoces em plantas e mudanas nas reas ocupadas pelos animais terrestres.

H uma pausa no aquecimento?

Alguns especialistas argumentam que desde 1998 no houve um aquecimento global significativo, apesar do aumento contnuo nos nveis de emisso de CO2. Os cientistas tentam explicar isso de vrias formas. Isso inclui: variaes na emisso de energia pelo Sol, um declnio no vapor de gua atmosfrico e uma maior absoro de calor pelos oceanos. Mas at agora, no h um consenso geral sobre o mecanismo preciso por trs dessa pausa. Cticos destacam essa pausa como um exemplo da falibilidade das previses baseadas em modelos climticos computadorizados. Por outro lado, os cientistas do clima observam que o hiato no aquecimento ocorre em apenas um dos componentes do sistema climtico - a mdia global da temperatura da superfcie -, e que outros indicadores, como o derretimento do gelo e as mudanas na fauna e na flora demonstram que a Terra continua a se aquecer.

Quanto as temperaturas vo aumentar no futuro?


Em seu relatrio de 2007, o IPCC previu um aumento da temperatura global entre 1,8C e 4C at 2100. Mesmo que as emisses de gases do efeito estufa caiam dramaticamente, os cientistas dizem que os efeitos continuaro, porque partes do sistema climtico, particularmente os grandes corpos de gua e gelo, podem levar centenas de anos para responder a mudanas na temperatura. Tambm leva dcadas para que os gases do efeito estufa sejam

2 de 5

09/11/2013 15:02

IPCC: Dez pontos para voc entender as discusses sobre clima - BBC...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130924_ipcc_relato...

removidos da atmosfera.

Quais sero os impactos disso?

A escala do impacto potencial incerto. As mudanas podem levar escassez de gua potvel, trazer mudanas grandes nas condies para a produo de alimentos e aumentar o nmero de mortes por inundaes, tempestades, ondas de calor e secas. Os cientistas preveem mais chuvas em geral, mas dizem que o risco de seca em reas no costeiras dever aumentar durante os veres mais quentes. Mais inundaes so esperadas por causa de tempestades e do aumento do nvel do mar. Dever haver, porm, muitas variaes regionais nesse padro. Os pases mais pobres, que esto menos capacitados para lidar com a mudana rpida, devero sofrer mais. A extino de plantas e animais est prevista, por conta de mudanas nos habitats mais rpidas do que a capacidade de adaptao das espcies estas. A Organizao Mundial da Sade (OMS) advertiu que a sade de milhes de pessoas pode ser ameaada por aumentos nos casos de malria, doenas transmitidas pela gua e malnutrio. O aumento na absoro de CO2 pelos oceanos pode lev-los a se tornar mais cidos. Esse processo de acidificao em andamento poderia provocar grandes problemas para os recifes de corais, j que as mudanas qumicas impedem os corais de formar um esqueleto calcificado, que essencial para sua sobrevivncia.

O que no sabemos?

Os modelos computadorizados so usados para estudar a dinmica do clima na Terra e fazer projees sobre futuras mudanas de temperatura. Mas esses modelos climticos diferem sobre a "sensibilidade climtica" - a quantidade de aquecimento ou esfriamento que ocorre por conta de um fator especfico, como a elevao ou a queda na concentrao de CO2. Os modelos tambm diferem na forma como expressam "feedback climtico". O aquecimento global dever provocar algumas mudanas com probabilidade de criar mais aquecimento, como a emisso de grandes quantidades de gases do efeito estufa com o derretimento do permafrost (gelo eterno da superfcie da Terra). Isso conhecido como feedback climtico positivo (no sentido de adicionar calor).

3 de 5

09/11/2013 15:02

IPCC: Dez pontos para voc entender as discusses sobre clima - BBC...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130924_ipcc_relato...

Mas tambm existem os feedbacks negativos, que compensam o aquecimento. Por exemplo, os oceanos e a terra absorvem CO2 como parte do ciclo do carbono. A questo saber qual o resultado final da soma dessas variveis.

As inundaes vo me atingir?
Detalhes vazados do relatrio a ser apresentado nesta semana indicam que no pior cenrio traado pelo IPCC, com o maior nvel de emisses de dixido de carbono, os nveis dos mares no ano 2100 poderiam subir at 97 centmetros. Alguns cientistas criticam os modelos usados pelo IPCC para calcular esse aumento. Usando o que chamado de modelo semiemprico, as projees para o aumento do nvel do mar podem chegar a 2 metros. Nessas condies, 187 milhes de pessoas a mais no mundo sofreriam com inundaes. Mas o IPCC deve dizer que no h consenso sobre o enfoque semiemprico e manter o dado pouco inferior a 1 metro.

O que vai acontecer com os ursos polares?

O estado dos polos Norte e Sul tem sido uma preocupao crescente para a cincia, conforme os efeitos do aquecimento global se tornam mais intensos nessas regies. Em 2007, o IPCC disse que as temperaturas no rtico aumentaram quase duas vezes mais que a mdia global nos ltimos cem anos. O relatrio destacou que a regio pode ter uma grande variao, com um perodo quente observado entre 1925 e 1945. Nos rascunhos do relatrio desta semana, os cientistas dizem que h uma evidncia maior de que as camadas de gelo e as geleiras esto perdendo massa e que a camada de gelo est diminuindo no rtico. Em relao Groenlndia, que por si s tem a capacidade de aumentar os nveis globais dos mares em 6 metros, o painel diz estar 90% certo de que a velocidade da perda de gelo entre 1992 e 2001 aumentou seis vezes no perodo entre 2002 e 2011. Enquanto a extenso mdia do gelo no rtico caiu cerca de 4% por dcada desde 1979, o gelo na Antrtica aumentou at 1,8% por dcada no mesmo perodo. Para o futuro, as previses so bastante dramticas. No pior cenrio traado pelo IPCC, um rtico sem gelo no vero provvel at o meio deste sculo. E a perspectiva para os ursos polares e para outras espcies que vivem nesse ambiente no bom, segundo disse BBC o professor Shang-Ping Xie, do Instituto de Oceanografia da Universidade da Califrnia em San Diego. "Haver bolses de gelo martimo em alguns mares marginais. Esperamos que os ursos polares sejam capazes de sobreviver no vero nesses bolses de gelo remanescentes", disse.

Qual a credibilidade do IPCC?

IPCC reconheceu erro em incluso de previso sobre fim das geleiras do Himalaia at 2035 A escala global do envolvimento cientfico com o IPCC d uma ideia do peso dado ao painel. Dividido em trs grupos de trabalho que analisam a cincia fsica, os impactos e as opes para limitar as mudanas climticas, o painel envolve milhares de cientistas de todo o mundo. O relatrio a ser apresentado em Estocolmo tem 209 autores coordenadores e 50 revises de editores de 39 pases diferentes. O documento baseado em cerca de 9.000 estudos cientficos e 50 mil comentrios de especialistas. Mas em meio a esse conjunto enorme de dados, as coisas podem no sair como o esperado. No ltimo relatrio, publicado em 2007, houve um punhado de erros que ganharam grande projeo, entre eles a afirmao de que as geleiras do Himalaia desapareceriam at 2035. Tambm houve erro na projeo da porcentagem do territrio da Holanda que ficaria sob o nvel do mar. O IPCC admitiu os erros e explicou que em um relatrio de 3 mil pginas sempre possvel que haja alguns pequenos erros. A afirmao sobre o Himalaia veio da incluso de uma entrevista que havia sido publicada pela revista New Scientist. Em 2009, uma reviso da forma como o IPCC analisa as informaes sugeriu que o painel seja mais claro no futuro sobre as fontes de informao usadas.

4 de 5

09/11/2013 15:02

IPCC: Dez pontos para voc entender as discusses sobre clima - BBC...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130924_ipcc_relato...

O painel tambm teve a reputao manchada pela associao com o escndalo provocado pelo vazamento de e-mails trocados entre cientistas que trabalhavam para o IPCC, em 2009. As mensagens pareciam mostrar algum grau de conluio entre os pesquisadores para fazer com que os dados climticos se encaixassem mais claramente na teoria das mudanas climticas induzidas pelo homem. Porm ao menos trs pesquisas no encontraram evidncias para apoiar essa concluso. Mas o efeito final desses eventos sobre o painel foi o de torn-lo mais cauteloso. Apesar de o novo relatrio possivelmente enfatizar uma certeza maior entre os cientistas de que as atividades humanas esto provocando o aquecimento climtico, em termos de escala, nveis e impactos a palavra "incerteza" dever aparecer com bastante frequncia.

Celular Advertise With Us BBC 2013

Condies de uso Poltica de privacidade

Sobre a BBC Ajuda sobre acesso Contate a BBC

5 de 5

09/11/2013 15:02

Das könnte Ihnen auch gefallen