Sie sind auf Seite 1von 3

Alevante Levante: Usada em todas as obrigaes de cabea, nos ab e nos banhos de limpeza de filhos de santo.

. No possui uso na medicina popular. Alfavaca-roxa: Empregada em todas as obrigaes de cabea e nos ab dos filhos deste orix. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego. A medicina caseira usa seu ch em cozimento, para emagrecer. Angelic Mil-homens: Tem grande aplicao na magia de amor, em banhos de mistura com manac (folhas e flores), para propiciar ligaes amorosas, aproximando os sexo masculino. A medicina caseira aplica-o como estomacal, combatendo a dispepsia. As gestantes no a devem usar. Aperta-ruo: Os babalorixs a utilizam nas obrigaes de cabea; no caso dos filhos do trovo usada a nega-mina. Tem grande prestgio na medicina popular como adstringente. As senhoras a empregam em banhos semicpios, de assento, e em lavagens vaginais para dar fim leucorria. Azedinha Trevo-azedo Trs-coraes: popularmente conhecida como trs coraes, sem funo ritualstica. empregada na medicina popular como combatente da disenteria, eliminador de gases e febrfugo. Caferana-Alum: So utilizadas nas aplicaes de cabea e nos ab. Usado na medicina popular como: laxante, fazendo uma limpeza geral no estmago e intestinos, sem causar danos; tima combatente de febres palustres ou intermitentes; poderoso vermfugo e energtico tnico. Cavalinha Milho-de-cobra: Aplicada nas obrigaes de cabea, nos ab e como ax nos assentamentos dos dois orixs. No possui uso na medicina popular. Eritrina Mulungu: Tem plena aplicao nas obrigaes de cabea e nos banhos de limpeza dos filhos de Xang. Na medicina caseira aplicada como timo pacificador do sistema nervoso e, tambm, contra a bronquite. Erva-das-lavadeiras melo-de-So-Caetano: No possui utilizao nas obrigaes do ritual. O uso popular o indica como sendo de grande eficcia no combate ao reumatismo. vigoroso antifebril, debela ainda, doenas das senhoras, em banhos de assento. Erva-de-So-Joo: Utilizada nas obrigaes de cabea e nos banhos de descarrego. A medicina caseira, indica-a como tnico para combater as disenterias. Aplicam-se no tratamento do reumatismo. Usa-se o ch em banhos. Erva-grossa Fumo-bravo: Empregada nas obrigaes de cabea, particularmente nos ebori e como ax do orix. A medicina caseira indica as razes em cozimento, como antifebril, as mesmas em cataplasmas debelam tumores. As folhas agem como tnico combatendo o catarro dos brnquios e pulmes.

Mimo-de-vnus Amor-agarradinho: Aplica-se folhas, ramos e flores, em banhos de purificao dos filhos de Oy. Muito usada na magia amorosa, circundando um prato e metade para dentro do prato e metade para fora; regue a erva com mel de abelhas e arrie em uma moita de bambu. No possui uso na medicina caseira. Morangueiro: Aplicao restrita, j que se torna difcil encontr-la em qualquer lugar. O povo a indica como remdio diurtico, pondo fim aos males dos rins. usada para curar disenterias e tambm recuperar pessoas que carecem de vitamina C no organismo. Mulungu: Empregada em obrigaes de cabea, em banhos de descarrego e nos ab. O povo indica como pacificador dos nervos, propiciando sono tranqilo. Tem ao eficaz no tratamento do fgado, das hepatites e obstrues. Usa-se o ch. Musgo-da-pedreira: Tem aplicao nos banhos de descarrego e nas defumaes pessoais, que so feitas aps o banho. A defumao se destina a aproximar o paciente do bem. Nega-mina: Inteiramente aplicada nas obrigaes de ori, e nos banhos de descarrego ou limpeza e nos ab. O povo a aplica como debeladora dos males do fgado, das clicas hepticas e das nevralgias. Noz-moscada: Seu uso ritualstico se limita a utilizao do p que, espalhado ao ambiente, exerce atividade para melhoria das condies financeiras. tambm usado como defumador. Este p, usado nos braos e mos ao sair rua, atrai fluidos benficos. No possui uso na medicina popular. Panacia Azougue-de-pobre: Entra nas obrigaes de ori e nos banhos de descarrego ou limpeza. O povo a aponta como poderoso diurtico e de grande eficcia no combate sfilis, usando-se o ch. indicada tambm no tratamento das doenas de pele, e ainda debelar o reumatismo, em banhos. Pau-de-colher Leiteira: Usada em banhos de purificao de mistura com outras espcies dos mesmos orixs. A medicina caseira a recusa por txica, porm pode perfeitamente ser usada externamente em banhos. Pau-pereira: No aplicada nas obrigaes de ori, mas usada em banhos de descarrego ou limpeza. O povo a aplica nas perturbaes do estmago e pe fim a falta de apetite. fortificante e combate febres interminentes, e ainda tem fama de afrodisaco. Pessegueiro: utilizado flores e folhas, em quaisquer obrigaes de ori. Pois esta propicia melhores condies medinicas, destruindo fluidos negativos e Eguns. O povo a indica em cozimento para debelar males do estmago e banhar os olhos, no caso de conjuntivite. Pixirica Tapixirica: Aplica-se somente o uso das folhas, de forma benfica. O povo a indica nas palpitaes do corao, na melhoria do aparelho genital feminino e nas doenas das vias urinrias.

Rom: Usada em banhos de limpeza dos filhos do orix dos ventos. O povo emprega as cascas dos frutos no combate a vermes intestinais e o mesmo cozimento em gargarejos para debelar inflamaes da garganta e da boca. Sensitiva Dormideira: Somente utilizada em banhos de descarrego. O povo diz possui extraordinrios efeitos nas inflamaes da boca e garganta. Utiliza-se o cozimento de toda a planta para gargarejos e bochechos. Taioba: Sem aplicao nas obrigaes de cabea. Porm muito utilizada na cozinha sagrada de Xang. Dela prepara-se um esparregado de er (muito conhecido como caruru) esse alimento leva qualidades de verduras mas sempre tem a complement-lo a taioba. O povo utiliza suas folhas em cozimento como emoliente; a raiz poderoso mata-bicheiras dos animais e, alm de mat-las, destri as carnes podres, promovendo a cicatrizao. Taquaruu Bambu-amarelo Bambu-dourado: Os galhos finos, com folhas, servem para realizar sacudimentos pessoais ou domiciliares. empregado ainda para enfeitar o local onde se tem Egun assentado. No possui uso na medicina popular. Tiririca : Sem aplicao ritualstica, a no ser as batatas aromticas, essas batatinhas que o povo apelidou de dand-da-costa, levadas ao calor do fogo e depois reduzidas a p que, misturado com outros, ou mesmo sozinho, funciona como p de dana. Para desocupao de casas. Colocados em baixo da lngua, afasta eguns e desodoriza o hlito. No possui uso na medicina popular. Umbaba: Somente usada nos ebori a espcie prateada. As outras espcies so usadas nos sacudimentos domiciliares ou de trabalho. O povo a prestigia como excelente diurtico. aconselhado no usar constantemente esta erva, pois o uso constante acelera as contraes do corao. Urucu: Desta planta somente so utilizadas as sementes, que socadas e misturadas com um pouquinho de gua e p de pemba branca, resulta numa pasta que se utiliza para pintar a Yaw. O povo indica as sementes verdes para os males do corao e para debelar hemorragias. Amado Irmo, lembre-se que seu Pai ou Me no Santo, que devem confirmar estas ervas, com as ervas no devemos brincar, nem mesmo fazer uso das mesmas, sem termos conhecimento..

Das könnte Ihnen auch gefallen