Sie sind auf Seite 1von 3

A reforma do ensino: Na Europa A filosofia iluminista colocava o ensino no centro das suas preocupaes Por toda a Europa procurou-se

renovar as antigas instituies e alargar a rede de instruo pblica. (seta !el"orar a formao dos servidores do estado #ornar os governantes mais cultos e competentes

Em Portugal $eformas Pombalinas: %riou o $eal %ol&gio dos Nobres $eestruturou o ensino em geral: %riou '() postos de *mestres de ler e escrever+ com o ob,etivo de levar a todo o pa-s o ensino b.sico. /nstitui mais de duas centenas de aulas de ret0rica1 filosofia1 gram.tica grega e literatura latina1 para os estudantes 2ue 2uisessem prosseguir os estudos. %om o encerramento da 3niversidade de 4vora1 gerida pelos ,esuitas1 Portugal ficou apenas com a a Academia de %oimbra ( baseado num ensino tradicional . 5oi criada a a 6unta da Previd7ncia 8iter.ria1 ficando incumbida de estudar a reforma da universidade. (seta foi efetuada uma reforma radical ao n-vel dos contedos e dos m&todos 9 passou a orientar-se o ensino pelos crit&rios racionalistas e e:perimentais.

foram criadas duas novas faculdades1 de matem.tica e filosofia. ;esenvolveram-se profundas modificaes nos vel"os cursos de direito e medicina. Esta reforma foi custeado por um novo imposto 9 <ubs-dio 8iter.rio 9 2ue incidia sobre a carne1 o vin"o e a aguardente.

#=;A E<#A $E5=$!A <E ;E>E3 A 5=$#E< /N583EN%/A< ;=< *E<#$AN?E/$A;=<+ ;E EN#$E =< @3A/< <E ;E<#A%A$A!: 8u-s Ant0nio >erneA
5igura cimeira do iluminismo portugu7s (n. 8isboa1 B)BC-m. $oma1 B)(D 1 Efectuou os primeiros estudos no %ol&gio ,esu-ta de <anto Anto. 8icenciado e !estre em Artes pela 3niversidade de 4vora. em B)EE. 5i:ou-se em $oma1 aos DE anos1 desenvolvendo1 fora da P.tria e at& ao fim da sua vida1 uma intensa actividade intelectual. Publicou o Verdadeiro Mtodo de Estudar (B)'F com a inteno de reformar o ensino e a mentalidade cultural em Portugal. = seu pro,ecto reformista abrange tanto o contedo dos curricula escolares como as pr.ticas pedag0gicas. (No seu livro propun"a alteraes no s0 nos contedos ensinados mas tamb&m na forma como se ensinava .

Ant0nio Nunes $ibeiro <anc"es


!&dico1 fil0sofo e pedagogo (n. Penamacor1 BF((-m. Paris1 B)CE . Pertence ao nmero dos intelectuais portugueses 2ue e:erceram a sua actividade no estrangeiro1 de onde a comum designao de GestrangeiradoH.

Publicou Mtodo para Aprender e Estudar a Medicina (B)FE e as %artas sobre a Educao da !ocidade (B)FI . Estas obras influenciaram a redaco dos futuros Estatutos da 3niversidade de %oimbra (B))D 1 sobretudo no cap-tulo dedicado ao curso de !edicina e aos assuntos pedag0gicos em geral. = pensamento cient-fico e pedag0gico de <anc"es era fortemente influenciado por NeJton1 8ocKe e 5leurA.

!artin"o de !endona
Nasceu na ?uarda1 em data descon"ecida1 "avendo registo do seu baptismo1 com o nome de !artin"o de !endona de Pina e de Proena Lomem1 no ano de BF(E.

%om cerca de vinte anos partiu em viagem pela Europa1 seduMido pelo esp-rito das 8uMes. ;. 6oo > nomeou-o bibliotec.rio da sua %orte1 foi %omiss.rio $&gio no Nrasil e Embai:ador em /nglaterra e um dos fundadores da Academia $eal da List0ria Portuguesa.

4 tido como um dos pioneiros nas refle:es O volta do tema da Educao. Escreveu Apontamentos para a Educao de um Menino Nobre 1 obra 2ue diMia ser para uso pessoal. = autor revela influ7ncias de 8ocKe1 $ollin e 5&nelon.

Das könnte Ihnen auch gefallen