Sie sind auf Seite 1von 11

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.

br/seminariodehistoria A Historiografia Contempornea, do papel era digital.

Lvia de Azevedo Silveira Rangel UFV

- As Escolas Histricas do sculo XIX e XX e a noo de documento.

O sculo XIX trouxe para a historiografia uma mudana extremamente considervel, a partir da substituio dos interesses que delimitavam o objeto e a anlise do contedo histrico. A nova corrente historicista inaugurava a importncia da reflexo e do saber humanos em detrimento das concepes teolgicas e dos aspectos metafsicos. A teologia jamais aplicou mtodo algum para explicar ou corroborar suas afirmativas histricas, para esta concepo bastava a revelao dos fatos. J o Iluminismo do sculo XVIII considerava a cincia como um conhecimento que deve ser submetido ao mtodo emprico e isso apenas cabia a cincia natural estando a histria distante de tais elementos, por isso, segundo seus critrios, a histria somente poderia ser apreendida atravs de consideraes extra-empricas, ou seja, atravs de uma inspirao sobrenatural1, sendo assim, este pensamento no relacionava passado e presente, articulao essencial aos parmetros histricos. A Histria reduzia-se a um repositrio de informaes para reflexes ulteriores2, a preocupao em analisar outras sociedades mantinha-se fechada aos interesses intelectuais de reafirmao de sua superioridade racional. Embora no sculo XIX tenha havido uma deslocao, uma reestruturao frente s vises histricas, comparativamente ao sculo XX a noo de documento ainda era restrita. Pensaremos, primeiramente, sobre s dimenses histricas oitocentistas. A ruptura anunciada pelos eruditos do sculo XIX remeteu a categoria histrica condies de anlise mais condizentes ao plano cientfico, atravs de uma aplicao metodolgica ao objeto pertencente disciplina. Os Romnticos falaram de cultura, valorizando o tempo histrico e os aspectos intrnsecos s sociedades. Alargaram o plano da Histria que havia se estreitado com os iluministas, exaltando a criao, o pensamento fantstico, relacionando homem e natureza. Negaram a superioridade da razo pela vontade humana, desenvolvendo um mtodo (emptico) que ajudou a compreender uma sociedade

HADDOCK, B.A. Uma Introduo ao Pensamento Histrico. Trad. De Maria Branco. Lisboa: Gradiva, 1989, p- 109. 2 Ibidem; p- 107.

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria diferente da sua3. No entanto, a principal escola que se apoderou da idia de um mtodo foi a escola positivista, tambm alcunhada escola metdica. Segundo os positivistas, os mtodos da cincia da natureza poderiam ser aplicados interpretao histrica. Tal assimilao devia-se a incessante busca pela verdade, a qual somente poderia ser alcanada caso houvesse uma confluncia entre a investigao documental, o poder da induo, da crena nos fatos histricos e da narrativa, autorizados pelo mtodo. A objetividade almejada nas pesquisas histricas encetadas pelos positivistas foi sendo lapidada a partir do desprezo pela histria universal e pela elevao da histria particularizada, como nica possibilidade de verdade, j que o universalismo era considerado um ideal inatingvel. Esta histria dita factual acabou por exaltar os grandes acontecimentos e as grandes personalidades. A historiografia positivista tinha um domnio sem precedentes sobre pequenos problemas e, uma fraqueza sem precedentes no tratamento dos grandes problemas.4 A noo de documento caracterstico das vises tradicionalistas limita-se a eleger fontes que possam oferecer maior credibilidade e segurana quanto ao seu contedo e posteriormente na sua corroborao, essa seria a principal funo da Histria, recolher dados a partir de um grau hierarquizado de importncia, seria o princpio da histria rankeana. O mtodo de Ranke, historiador alemo, consiste em estabelecer critrios de conduta frente os documentos. Para ele a fonte oficial, escrita, sempre deve se antepor a qualquer fonte e, caso no se encontrem disponveis documentos escritos deve-se ento apelar e suportar outras formas e outros objetos de pesquisa, sejam eles artefatos ou dados orais5. A metodologia de Leopold Von Ranke foi, pela Nova histria, superada. Insurgir contra esse mtodo representava negar a premissa de Ranke, sustentada sobre a gide da objetividade. Segundo ele, "o objectivo da histria dar os acontecimentos do passado como eles na realidade se passaram"6 O sentido progressista, o desejo de verdade, a nsia pela exatido, levaram os metdicos a se posicionarem como meros observadores de suas prprias prticas. Suas fontes histricas no passavam de objetos passveis apreenso sensvel, emprica, como se a complexidade documental pudesse ser denunciada a partir da aplicao de um mtodo
Ibidem; p- 135. COLLINGWOOD, R. G. A idia de Histria. Trad. De Alberto Freire. Lisboa. Abril, 2001, p-149. 5 PRINS, Gwyn. Histria oral. In: Peter Burke (org.). A Escrita da histria: novas perspectivas. Traduo de Magda Lopes. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista,1992.
4 3

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria confivel e inabalvel por qualquer eventualidade e, portanto, delimitado, restrito. Conseqentemente, os conceitos positivistas sobre Histria foram duramente criticados, principalmente a partir de 1929, com o advento da Escola dos Annales. Membros da primeira gerao como Lucien Febvre e Marc Bloch procuraram distanciar-se da histria basicamente factual, narrativa, poltica, para agregar significado a outros campos de estudo, bem como a economia, a psicologia coletiva e o social. Para solidificar uma Histria mais profunda e universalizante tornava-se imprescindvel ampliao da noo de documento, assim pretendia-se reformular a metodologia para que os fatos histricos no fossem to somente analisados imparcialmente como se fossem fatores isolados e imutveis, mas sim fatores suscetveis a interpretaes. No Brasil, uma viso posteriormente denominada tradicionalista, inaugurava uma nova fase historiogrfica voltada para os estudos que partiam do ponto de vista cultural, evitando a discusso racial ou de cunho apenas econmico ou apenas poltico. Gilberto Freyre com sua obra Casa Grande & Senzala, conquistou lugar de destaque por ser pioneiro dessa reestruturao temtica e metodolgica. Embora a anlise de Freyre tenha inovado ao trazer tona a discusso sobre a formao do povo brasileiro, suas origens e mudanas (ou melhor, suas continuidades), elevando a caracterstica hbrida da sociedade colonial ao epicentro da originalidade brasileira, ou seja, a herana cultural como sendo a maior contribuio frente ao que delinearia, sculos mais tarde, a nacionalidade brasileira, houve em suas consideraes um carter que superestimava a participao portuguesa, exaltando a superioridade dos portugueses como colonizadores7. Mas o presente trabalho nos limita a enfatizar somente sua colaborao histrica diante da ampliao documental, temtica e metodolgica. A pesquisa ao universo do Brasil colonial por Freyre, introduziu na historiografia nacional o uso de fontes consideradas heterodoxas, chamadas assim por no serem fontes denominadas como oficias. Esse novo conjunto documental era composto por anncios de jornais, os dirios e a correspondncia familiar, os escritos de viajantes estrangeiros, os livros de receitas, as fotografias, as cantigas de roda e toda tradio oral8, enfim, tudo aquilo que fazia parte do cotidiano colonial entrou como recurso que deveria estar disponvel para compor um trabalho histrico.
6

AS CONCEPES de histria e os cursos de licenciatura. Revista de Histria Regional. [citado em 17 abril 2006]. Disponvel na World Wide Web: <http://www.uepg.br/rhr/v2n2/cerri.htm>. 7 SOUZA, Laura de Mello. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil colonial. In: Marcos Cezar de Freitas (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 5 ed. So Paulo: Contexto, 2003. 8 Ibdem; p- 20.

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria A dilatao do conceito de fonte histrica, a partir do incio do sculo XX, surgiu no Brasil, como j foi esclarecido, a partir da obra de Gilberto Freyre, encontrando outros tantos historiadores posteriores que caminharam sobre a mesma corrente cultural, diante da anlise de formao da nacionalidade brasileira. A ampliao da noo de fonte aliciou para junto de suas perspectivas documentais uma srie de resqucios humanos. Assim, no mbito internacional, a Escola dos Analles, no que diz respeito as suas trs geraes, possibilitou uma nova viso histrica reconstruda atravs de uma aplicao renovada, seja das mesmas fontes utilizadas pelos tradicionais ou quelas ignoradas pelos mesmos. A gerao que atravessou o ps-guerra e chegou na segunda metade da dcada de 1960, cuidou de ampliar no somente a noo de fonte, como j havia sido iniciado na gerao anterior, como tambm estendeu o conceito de tempo. Fernand Braudel foi um dos grandes historiadores da longa durao, ao afastar-se do tempo histrico curto. A nova Histria, portanto, preocupava-se em entender as estruturas, tentando explicar sempre as continuidades e as mudanas e no somente os acontecimentos. A interdisciplinaridade proposta pela Escola dos Analles aumenta seu campo de domnio sobre a Histria demogrfica, serial e das mentalidades. Ainda na alada da longa durao e voltando ao final do sculo XIX, encontramos uma outra ruptura, anterior a qualquer uma das citadas acima. Trata-se da teoria de Marx. Tributrio da filosofia dialtica hegeliana, Marx estabeleceu um dilogo com seu tempo, no qual a histria deixava de ser pensada unicamente pelo ngulo da poltica para adentrar tambm nos aspectos econmicos. A metodologia marxista fundou-se na concepo materialista da histria, pretendeu um estudo emprico distinguindo-se do idealismo de Hegel. Para Marx o motor da Histria era o homem e sua ao como indivduo ou coletivamente. Sua teoria muito influenciou e ainda influencia a produo historiogrfica, no entanto sua real contribuio ainda vem sendo discutida. A noo de documento construda atravs da teoria marxista muito restrita, segundo Pierre Villar.9 Marx somente voltou-se para a investigao do passado para ilustrar os seus paradigmas, que ao final no sofreram qualquer interferncia promovida por essa pesquisa. O modelo marxista j estava concludo antes mesmo de uma investigao sistemtica ao passado. A contribuio da teoria de Marx tambm pensada sobre o ngulo do revisionismo, corrente historiogrfica ocupada em reavaliar os propsitos marxistas incutindo novo nimo e novas perspectivas aos seus argumentos. Edward Palmer Thompson, foi um dos principais
9

VILLAR, Pierre. Histria marxista, histria em construo. In: LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (orgs.). Histria: Novos Problemas. Trad. De Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria expoentes da histria revisionista, destacando sua preocupao em retocar o conceito de luta de classes de maneira a compreender a classe trabalhadora da Inglaterra industrializada e os movimentos sociais provenientes da ofensiva industrial, do excesso de explorao, da carga sobrehumana atirada sobre os trabalhadores. Thompson entender a histria da classe trabalhadora como uma luta constante pela sobrevivncia, pela defesa de sua humanidade e pela busca do bem comum, do bem coletivo.O objetivo geral de sua iniciativa era o de substituir o homem econmico(...)pelo homem socialista10. A inclinao de Thompson para a Histria Social leva-o a resgatar o tema do costume, focalizado por ele como uma condio pr-existente ao capitalismo industrial. O costume, pensado tambm sobre o aspecto de cultura, estava inserido no cotidiano dos trabalhadores como uma forma tradicional de se exigir alguns direitos que estavam consolidados por geraes passadas acerca de sua condio vital, era uma forma de reivindicar e resistir explorao. A transio entre uma forma rudimentar de mercado para outra forma mais complexa a conjuntura na qual detm-se Thompson, por isso, podemos entender boa parte da histria social do sculo XVIII como uma srie de confrontos entre uma economia de mercado inovadora e a economia moral da plebe, baseada no costume.11 O revisionismo marxista adotou a histria social e assim procurou desvencilhar a luta de classes do seu aspecto meramente econmico, analisando com maior profundidade a categoria social dessas classes, o motor cultural que os movia, a influncia do costume como regra geral de sobrevivncia. A reviso da teoria marxista se fez necessria a partir da crise dos grandes paradigmas por ela formulados. Tal reanalise, como j foi dito, forneceu a historiografia novas abordagens sobre o mesmo objeto. A abertura de possibilidades deu-se igualmente atravs da nova histria cultural ou microhistria, emergida de uma discusso sobre as diferentes direes que a Escola dos Analles deveria considerar como novas perspectivas. O interesse por fatores micros em detrimento dos macros suscitou uma abertura no panorama documental. O empenho historiogrfico voltou-se para as minorias, para a histria vista de baixo, restituindo importncia cultura popular. Embora a microhistria insinue temas isolados, na verdade, todo micro-historiador deve relacionar seus recortes temticos a uma considerao mais ampla.

RAZO e utopia: Thompson e a Histria. Publicaes de Histria.[citado em 17 abril 2006]. Disponvel na World Wide Web: <http://www.dhi.uem.br/publicacoesdhi/dialogos/volume01/vol6_rsm5.htm>. 11 THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

10

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria Ao expandir a noo de documento o historiador da microhistria remete a si o papel de investigador e produtor de suas prprias fontes, j que seu objeto de estudo, por fazer parte dos grupos at ento excludos, revelam uma precariedade imensa de material investigativo. Assim, no decorrer do sculo XIX e XX, vimos s noes de documento ganharem gradualmente amplitudes maiores, favorecendo o enriquecimento temtico com as novas abordagens, novos questionamentos e novas fontes em detrimento de uma noo tradicional que adotava o conceito de documento histrico como sendo sinnimo de texto escrito

produzido pelos detentores do poder poltico, garantindo para as geraes futuras possibilidades de escolha e criticidade para criarem tantas outras possibilidades.

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria - Revoluo tecnolgica do sculo XX e o ofcio do historiador.

A intensa evoluo que a tecnologia apresentou no sculo XX redefiniu as formas de pensar e agir em sociedade e individualmente. No domnio acadmico e profissional a revoluo tecnolgica modificou igualmente as relaes, sejam elas de proximidade com seu objeto de estudo ou na velocidade e facilidade de se coletar dados e verific-los. As vantagens reunidas ao redor do aparato eletrnico, movido a acessos constantes de renovao tecnolgica, entranham-se ao trabalho do historiador e outros estudiosos, determinando os novos suportes de pesquisa que antes ficavam restritos a lugares especficos e imveis, exigindo um deslocamento contnuo. A era da informatizao generalizada nos parece, seno uma realidade pelo menos um processo em rpida emergncia, o que faz com que o particular se interligue ao universal, diminuindo as fronteiras e os limites de comunicao humana. Frente busca incessante pela concentrao do maior nmero de informaes, pela reduo do espao geogrfico e pela conquista do instantneo, virtualmente falando, vemos um conjunto de profissionais envolvidos nessa rede que absorvem de maneira produtiva os resultados dispostos na teia tecnolgica. Dentre tais profissionais encontramos o historiador, obrigado desde sempre a confrontar-se com reduzidas possibilidades de pesquisa devido dificuldade de se apreender fontes incompletas, inalcanveis e ou at mesmo inexistentes. Os obstculos postos ao estudioso da Histria jamais podem ser sanados integralmente, j que seu objeto situa-se em tempos remotos e no pode garantir-lhe qualquer segurana de verdade e totalidade. A Histria, bem como outras cincias, sofreu mudanas e intervenes do tempo. A histria-narrativa, factual, esvaiu-se dos meios acadmicos para dar vazo a um outro tipo de produo histrica, caracterizada pela ampliao do conceito de documento em conseqncia de suas novas abordagens temticas e de seus novos questionamentos. A histria-problema pde romper com a estrutura tradicional para adentrar na contemporaneidade, transformando o trabalho intelectual numa ferramenta ampla de aprendizagem. A interdisciplinaridade, ou seja, a descoberta das relaes internas que cada campo de estudo traa entre si, redimensionou as consideraes da histria, sendo assim, a economia, a demografia e a antropologia, por exemplo, puderam ser associadas ao objetivo historiogrfico sem perder suas caractersticas insolveis. As novas aspiraes da Histria puderam dispor a seu favor os meios eletrnicos capazes de comprazer suas necessidades investigativas. O computador passou a ser a principal 7

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria ferramenta, pois ao passo que a informtica foi se consolidando na sociedade, o pesquisador foi se permitindo investir nessa estrutura, alargando suas perspectivas e irrompendo construes histricas melhor elaboradas.12 O desenvolvimento da computao passou a permitir uma maior confrontao de dados, sejam eles de origem econmica, demogrfica, poltica ou social. As inconstncias na histria passam ento a serem avaliadas mais sistematicamente, o que favorece de maneira distintiva a prtica da histria serial, quantitativa. As diversas fontes numricas que antes protelavam a concluso de uma pesquisa agora so rapidamente postas a prova e conferidas a anlise por um sistema computadorizado, bem como Furet aponta: o impacte da informtica, permite clculos at aqui inimaginveis.13 A destreza eletrnica em realizar clculos, quantificar, enfim, em operar matematicamente, apenas uma das utilidades da tecnologia aplicada em computadores, pois o impacto realmente significativo e revolucionrio est compreendido na criao da World Wide Web, mais conhecida como Internet. As redes interligadas alteraram mais uma vez o campo de ao historiogrfica, a comear pela ampliao e maior acesso a documentaes, teses, bibliotecas e museus, mas as transformaes referentes ao ofcio do historiador no se restringem abertura por novas possibilidades, a discusso adentra o mbito da produo textual, dos resultados dos estudos, das publicaes em geral. A Internet o reflexo da total ausncia de fronteiras entre o escritor ou autor de um certo contedo e o leitor, que se torna parte integrante e agente interventor das obras digitais14. O autor teme, portanto, pela autenticidade de seu trabalho, j que a Internet o torna pblico e sondvel por qualquer navegador: Para os autores de hoje, o perigo de perder seus direitos , de fato, mais difundido que o de perder sua liberdade.15. Assim nos postamos frente a uma problemtica bastante atual. Ao mesmo tempo em que o profissional da Histria encontra fissuras suficientes para embrenhar-se no mundo informatizado, a vulnerabilidade tambm o ataca, a partir do momento em que seu texto torna-se um texto eletrnico possibilitando reescrituras mltiplas e apropriaes desmedidas. Roger Chartier considera o que chamamos de problemtica, de um procedimento corrente iniciado no sculo XVIII, quando passou a haver uma preocupao em desmaterializar a propriedade textual, ou seja,
FURET, Franois. Da histria-narrativa histria-problema. In: FURET, Franois. A Oficina da Histria. Traduo de Adriano Duarte Rodrigues. Lisboa: Gradiva. 13 Ibdem; p- 85. 14 CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Traduo Reginaldo de Moraes. So Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado de So Paulo. 1999.
12

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria fazer com que ela se exercesse no sobre um objeto no qual se encontra um texto, mas sobre o prprio texto.16. Dessa maneira, o computador e a Internet seriam os dois principais agentes da modernidade incumbidos de retirar a materialidade do texto e transform-lo em algo virtual e impalpvel. Assim, Chartier localiza h trs sculos atrs o precedente de tal inteno. A tecnologia da informao, como j foi ressaltado, modificou as relaes tradicionais entre estudiosos e seus objetos de estudo, entre o escritor e o leitor, entre um texto e seu suporte, entre o possvel e o impossvel. A revoluo tecnolgica propiciou uma ruptura em vrios aspectos, dentre eles o aspecto espacial. A memria de um computador ou as informaes que viajam pelas ondas, fios e satlites comportam em si um arsenal infinito de conhecimento e informaes, transferindo do mundo sensvel para o mundo virtual contedos e formas, prescindindo de qualquer espao fsico, a no ser o espao que separa o indivduo do aparelho eletrnico em questo.

15 16

Ibdem; p- 45. Ibdem; p- 67.

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria A Histria na era digital.

A historiografia contempornea tem presenciado as mudanas estabelecidas pela tecnologia no que diz respeito a sua concepo material de fonte e pesquisa histrica. Quando dizemos que a histria est saindo da era do papel e entrando no circuito digital, queremos dizer que seu campo de viso est se ampliando concomitantemente. Mas de que maneira? A informtica e o sistema que interliga computadores mundialmente nos remete a uma cadeia de informaes infinitas que so recolhidas de vrios acervos, museus, bibliotecas e arquivos, sendo assim, a noo de documento amplia-se para alm do espao fsico e adentra num corpo virtual capaz de localizar dados de qualquer natureza, o que nos implica a concluir que as fontes alteram-se quantitativamente e qualitativamente. A internet, usada como agente agregador, motiva a democratizao de acesso a fontes documentais que anteriormente eram de difcil apreenso. A busca por documentos no meio eletrnico tornou-se a forma mais eficaz e rpida de ter acesso a um material investigativo. Grandes acervos encontram-se disponveis. A Biblioteca Nacional, uma das instituies de afluncia memria mais importantes do pas, tomou a iniciativa de disponibilizar sua documentao em pginas eletrnicas, trazendo enormes benefcios aos diversos campos das cincias humanas. Alguns projetos de digitalizao de documentos esto, da mesma maneira, diretamente ligados com a questo atual no que se refere a preocupao em democratizar e facilitar o trabalho das diferentes reas de atuao do conhecimento. Um dos exemplos relevantes que se pode destacar o do Projeto Resgate, idealizado pela Universidade de Braslia e o Ministrio da Cultura. O projeto tem como objetivo principal disponibilizar documentos histricos relativos Histria do Brasil existentes em arquivos de outros pases17. Atravs do mtodo da microfilmagem foi possvel recriar em cds os documentos e divulg-los aos pesquisadores. Muitos outros exemplos podem ser ilustrados aqui, como o caso do site scielo, uma biblioteca eletrnica que dispe de um vasto conjunto de peridicos cientficos, ensaios, artigos e relatrios. Frequentemente atualizado, um timo caminho de descobertas e rumos de pesquisa. O espao virtual precisa de poucos atributos para inserir comunidades inteiras dentro de sua geometria, j no o caso de um espao fisicamente composto. A maioria dos

10

I Seminrio de Histria: Caminhos da Historiografia Brasileira Contempornea Universidade Federal de Ouro Preto http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria arquivos, museus e bibliotecas esto concentrados nos grandes centros urbanos ou culturais, restringindo sua rea de acesso a este espao delimitado. Cidades que no representam um stio histrico relevante, e por isso no sustentam qualquer instituio de apoio ao seu patrimnio, encontram na internet e nos multimeios eletrnicos, como microfilmes, cds, dvds, etc., uma sada para os limites geogrficos que se impem sobre o objeto de estudo e o pesquisador. O Laboratrio Multimdia de Pesquisa Histrica (LAMPEH), da Universidade Federal de Viosa, funciona como um centro de pesquisa para os estudantes. Seu acervo composto por microfilmes relativos a imprensa do sculo XIX e incio do XX, principalmente do Estado de Minas Gerais, peridicos, relatrios, teses condensadas em cds, fotografias, e consultas a sites que disponibilizam contedo de pesquisa. A inteno permitir que o historiador, ou outro profissional, tenha acesso a documentos sem precisar estar de corpo presente na instituio que o guarda. Isso democratizar os meios. Mas tal revoluo ainda no se consolidou por completo, ela um processo em corrente construo. Muitas questes devem ainda ser levantadas sobre as vantagens e desvantagens que a tecnologia nos aponta a experimentar e incluir no cotidiano. Sabemos apenas que sua insero na historiografia trouxe enormes benefcios e possibilitou a ampliao da noo de documento, a democratizao da informao e o acesso irrestrito a contedos de pesquisa, fatores que s tendem a fortalecer a construo do conhecimento histrico.

HISTRICO do Projeto Resgate. Centro de Memria digital. [citado em 17 abril 2006]. Disponvel na World Wide Web: <http://www.resgate.unb.br/rhistorico.html>.

17

11

Das könnte Ihnen auch gefallen