Sie sind auf Seite 1von 14

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO CINCIAS SOCIAIS EAD

Planejamento Semanal As grandes transformaes do sculo XX

Jorge Miklos - RA: 207075

POLO GUARULHOS 3 PERODO - 1 SEM 2012

NAZI-FASCISMO: UMA DOMINAO BURGUESA1 Jorge Miklos 2

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar os principais fatores que promoveram a ascenso do nazifascismo no sculo XX, suas caractersticas, bem como procurar articular tais eventos com os desdobramentos do desenvolvimento do capitalismo e do imperialismo. O Nazifascismo muitas vezes interpretado pelo senso comum como apenas um inimigo das formas democrticas e liberais e que foi vencido pelo bloco aliado na Segunda Guerra em 1945. O intuito demonstrar que o nazi-fascismo uma forma autoritria de dominao capitalista e foi resposta poltica para manter a dominao burguesa na Europa bem como uma reao ao crescimento e expanso do socialismo. Palavras-Chave: Fascismo. Capitalismo, Imperialismo, Nazi-

1. Introduo.
A histria do breve Sculo XX no pode ser entendida sem a Revoluo Russa e seus efeitos indiretos e diretos. No menos porque se revelou a salvadora do capitalismo liberal, tanto possibilitando ao Ocidente ganhar a Segunda Guerra Mundial contra a Alemanha de Hitler quanto fornecendo incentivo par o capitalismo se reformar, e tambm paradoxalmente graas aparente imunidade da Unio Sovitica Grande Depresso, o incentivo a abandonar a crena na ortodoxia do livre mercado. (HOBSBAWM, 1995, p. 84).

Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Cincias Sociais no Mdulo O encontro entre o urbano e o rural; ttulo As grandes transformaes do sculo XX sob a orientao do Professor Csar Mangolin em Abril de 2012. 2 Professor de Histria e discente do curso de Licenciatura em Cincias Sociais na Universidade Metodista. RA. 207075. Polo Guarulhos.

O historiador britnico Christopher Hill refletindo acerca do carter social do Estado Absolutista na Europa Moderna considera que:

A monarquia absoluta foi uma forma de monarquia feudal diferente da monarquia dos Estados medievais que a precedera, mas a classe dominante permaneceu a mesma, tal como uma repblica, uma monarquia constitucional e uma ditadura fascista podem ser todas formas de dominao burguesa. (HILL, 1987, p. 87).

O Estado uma das mais complexas instituies sociais criadas pelo homem ao longo da histria. Este artigo procura adotar uma perspectiva tericoepistemolgica marxista para quem o Estado uma instituio poltica inserida em um contexto social de lutas de classes e sua funo interferir nessa luta tomando o partido das classes sociais dominantes. Dessa forma a funo do Estado garantir o domnio da classe. Assim, a explicao das formas jurdicas, polticas, espirituais e de conscincia encontra-se na base econmica e material da sociedade, no modo como os homens esto organizados no processo produtivo. No caso das sociedades onde se d a apropriao privada dos meios para produzir, esta base relaciona-se diretamente forma adotada por suas instituies.

Na relao imediata entre o proprietrio dos meios de produo e o produtor direto h que se buscar o segredo mais profundo, o cimento oculto de todo o edifcio social, e, por conseguinte da forma poltica que a relao de soberania e dependncia adota; em uma palavra, a base da forma especfica que o Estado adota em um perodo dado. Isto no impede que a mesma base econmica apresente, sob a influncia de inumerveis condies empricas distintas, de condies naturais, de relaes sociais, influncias histricas exteriores, infinitas variaes e matizes, que s podero ser esclarecidos por uma anlise dessas circunstncias empricas. (MARX, 1985, p. 75-76.)

Nessa perspectiva, o Estado uma instituio detentora do poder poltico (monoplio da fora) cuja finalidade ltima garantir de maneira legal e jurdica o domnio da classe dominante. O aparato legal e jurdico apenas dissimula o essencial: que o poder poltico existe como poderio dos economicamente

poderosos, para servir seus interesses e privilgios e garantir-lhes a dominao social. A partir desse pressuposto terico perguntamos: Sendo o Estado um aparelho jurdico que garante a dominao social de um grupo. Qual a base social do Estado nazifascista? Para examinarmos essa questo preciso considerar que o nazi-fascismo resultado de um conjunto de mutaes que se processaram no incio do sculo XX quando por fora da nova realidade econmica do capitalismo imperialista em crise foi preciso alterar o modelo poltico como estratgia de garantir a hegemonia burguesa no ocidente. O chamado perodo entre guerras (1919-1939) foi marcado por dois processos interligados: a crise econmica do mundo capitalista, cujo auge se verifica no ano de 1929, e a ascenso do nazi-fascismo como resposta tanto a essa crise quanto ao fortalecimento do movimento socialista europeu. A crise de 1929 foi uma herana legada pela Primeira Grande Guerra (19141918), devido devastao provocada pelo conflito, e representou o primeiro questionamento de peso capacidade ilimitada de reproduo do modo de produo capitalista. O centro da crise foram os Estados Unidos, mas, pela dependncia econmica de outros pases em relao aos americanos, a crise acabou se alastrando por imensas regies do planeta. Os resultados mais expressivos dessa crise foram expanso do iderio socialista (num momento em que se consolidava o comunismo sovitico) e a consequente expanso do nazi-fascismo, enquanto resposta tanto incapacidade do liberalismo em dar solues eficientes aos problemas gerados pela crise, quanto pela expanso do socialismo dela decorrente. Alm disso, promove um revigoramento do intervencionismo estatal na economia.

2. O Nazi-Facismo

Denomina-se por nazi-fascismo o modelo de dominao poltica e os regimes totalitrios que a seguiram, marcada por seu carter nacionalista, antidemocrtico, anti-operrio, antiliberal e antissocialista. O nazi-fascismo emergiu com resultado poltico da Primeira Guerra Mundial e expandiu-se pela Europa como reao ao avano do movimento operrio-socialista, amparado pela instaurao do

comunismo na Unio Sovitica. Alm disso, apresentava-se como alternativa ao liberalismo poltico e econmico, tpico do sculo XIX, num perodo em que o liberalismo j no conseguia dar mostras de eficincia, como revelou a crise de 1929. Nesse sentido, propunha o autoritarismo poltico e o intervencionismo econmico.

Dentre as principais caractersticas dessa ideologia, podemos mencionar, as seguintes, lembrando, porm, que algumas delas emergem com maior intensidade em determinados pases e em outros, s vezes, pouco se manifestaram: Estado; nacional; expansionismo: expanso territorial uma necessidade sobrevivncia da nao; no caso nazista defendia-se a ideia do espao vital; corporativismo: o Estado totalitrio aparece como rbitro de nacionalismo: tudo pela nao, cuja grandeza deve ser

totalitarismo: subordinao dos interesses individuais aos do

buscada pela totalidade da sociedade; militarismo: a guerra permite um aprimoramento individual e

todos os conflitos no interior da sociedade; anticomunismo: defesa do combate ao comunismo tanto

dentro do pas (perseguies) quanto no mbito internacional (aniquilao da Unio Sovitica);

racismo: crena na superioridade racial dos brancos sobre os

no brancos (arianismo); este aspecto foi particularmente importante no caso nazista.

A crise de 1929 afetou profundamente a vida econmica de algumas naes europeias, gerando desemprego e misria. Muitos trabalhadores, inspirados pelo exemplo sovitico, aderem ao socialismo, ameaando a ordem burguesa. Simultaneamente, o pensamento liberal no oferece solues para os problemas econmicos que o mundo ocidental deve enfrentar. O nazi-fascismo, portanto, surge num contexto de crise do liberalismo e de ameaa de avano comunista. Os pases em que mais se desenvolve so Itlia e Alemanha, coincidentemente os mais duramente atingidos pela crise de 1929.

3. O fascismo italiano

A palavra fascismo deriva de 'fasces lictoris' (latim) ou de 'fascio littorio' (italiano). Trata-se de uma espcie de cilindro, composto de um feixe de varas ligadas volta de um machado. Simboliza a fora da unio em torno do chefe. Era usado na Roma Antiga, associado ao poder e autoridade, em cerimnias oficiais jurdicas, militares e outras. Na dcada de 1920, foi adotado como smbolo do Fascismo, em Itlia. No se deve confundir com "facho", que se usa como

equivalente de chama em "facho olmpico", por exemplo, e que um dos smbolos das Olimpadas.

A economia italiana, frgil na vspera do conflito [Primeira Guerra], sofreu perdas considerveis, mormente no Nordeste: estradas, ferrovias, fbricas, edifcios diversos destrudos; as matrias-primas e os capitais, em conjunto, fizeram muita falta, como fez falta a mode-obra, em virtude da mobilizao dos homens tanto no setor industrial quanto no setor agrcola, onde se empregaram mulheres, crianas, prisioneiros. Na agricultura a produo diminuiu sensivelmente (por falta de adubos e mquinas agrcolas) ao mesmo tempo que os preos se estagnavam, bloqueados por uma medida governamental, para evitar a elevao do custo de vida, geradora de agitao social. No plano financeiro, o balano desastroso: balana comercial em dficit, evaso de divisas em razo das importaes indispensveis e, para cobrir o esforo de guerra, majorao dos impostos, endividamento pblico atravs de emprstimos sucessivos e inflao, que provoca a depreciao da lira e vigorosa elevao dos preos. (...) no seio das classes laboriosas que a agitao aparece primeiro. Os trabalhadores da indstria e da agricultura conhecem a parte essencial que lhes cabe na vitria da qual pensam poder tirar algum proveito imediato; ora, o seu nvel de vida est deteriorado (alta dos preos mais rpida que a dos salrios) e o desemprego uma consequncia da crise econmica; nos campos, no se cumprem as promessas feitas depois de Caporetto relativas s solues que devero ser dadas aos problemas da distribuio das terras; finalmente, a revoluo russa de 1917 aparece como um modelo interessante em mais de um sentido. Desde a primavera de 1919, a agitao se desenvolve: onda de greves contra a vida cara, amide seguidas de motins nas cidades e atividades mais politizadas. (NR, 1981; pp.410-412).

O texto acima revela a situao na Itlia aps o trmino da Primeira Guerra Mundial: acentuada crise econmica, acompanhada de agitao social. Nesse contexto, em que a ordem liberal-burguesa parece ameaada, nasceu o Partido Fascista, fundado por Benito Mussolini. Em seu interior, organizaram-se as esquadras - tambm conhecidas como camisas negras - milcia armada que espalhava o terror entre os adversrios do fascismo: perseguiam comunistas, sindicalistas de esquerda, adeptos em geral do socialismo, praticavam atentados contra jornais de esquerda e sindicatos, dispersavam, com violncia, comcios e manifestaes.

Em 1921, favorecidos pela crise instaurada na Itlia ps-guerra e apoiados pela burguesia que temia o avano socialista no pas, os fascistas obtiveram expressiva vitria eleitoral para o Parlamento, conquistando a maioria das cadeiras. Tal vitria, associada ao terrorismo praticado pelas esquadras, contribuiu para fortalecer o partido. Em um discurso, pronunciado em outubro de 1922, o lder do Partido Fascista, Benito Mussolini, assim criticava o regime democrtico:

O fascismo italiano representa uma reao contra os democratas que tornaram tudo medocre e uniforme e tentaram sufocar e tornar transitria a autoridade do Estado. (...) A democracia tirou a elegncia da vida das pessoas, mas o fascismo a traz de volta, isto , traz de volta cor, a fora, o pitoresco, o inesperado, o misticismo, enfim, tudo o que falta s almas da multido.(REMOND, 1995, p.47)

Nesse mesmo ano, amparado pelo crescimento e fortalecimento do partido, Mussolini promoveu, juntamente com as esquadras, a Marcha sobre Roma, tomando de assalto o poder. O rei Vtor Emanuel III no reagiu contra o golpe fascista, acreditando que, Mussolini e seus adeptos neutralizariam os socialistas e, a seguir, seriam derrotados pelos liberais dos quais o rei era representante. Nesse contexto, Mussolini tornou-se o primeiro-ministro italiano e passou a adotar uma srie de medidas autoritrias que escapavam do controle da monarquia. J em 1923, o primeiro-ministro determinou a alterao da legislao eleitoral: a partir de ento, o partido que obtivesse 1/3 dos votos nas eleies parlamentares ocuparia 2/3 das cadeiras da Assembleia, isto , assumiria o controle do Parlamento. Com isso, o partido fascista conquistou a hegemonia no legislativo, aprovando todas as medidas de exceo que se seguiram. Ao mesmo tempo, a ao terrorista das esquadras continuava, fortalecendo ainda mais o poder dos fascistas. No ano seguinte, o lder da oposio ao fascismo no Parlamento italiano, o socialista Matteotti, foi cruelmente assassinado, aps ter denunciado irregularidades no pleito que deu aos fascistas a maioria parlamentar. O primeiro-ministro nada fez para apurar em que circunstncias e quem foram os responsveis por sua morte.

Finalmente, em 1926, o Duce (o guia, ttulo atribudo a Mussolini) decretou o unipartidarismo na Itlia, suprimindo todos os partidos polticos e rgos de imprensa oposicionistas. Institua-se, assim, o Estado totalitrio na Itlia. A oposio sempre foi reprimida atravs de perseguies, prises arbitrrias e at execues sumrias. Mussolini, em 1929, conseguiu o apoio do clero para a causa fascista ao assinar o Tratado de Latro, que criou o Estado do Vaticano, resolvendo assim a questo surgida na poca da unificao em que a autoridade administrativa do papa sobre a cidade de Roma ficou subordinada do rei. Nesse mesmo ano, a crise econmica atingiu violentamente os Estados Unidos e irradiou-se pelo mundo capitalista. A Itlia foi duramente atingida e o governo fascista passou a defender mais intensamente o ideal expansionista, alm de intensificar a produo blica do pas: os italianos invadiram a Abissnia e a Albnia, dominando seus territrios.

4. O Nazismo alemo
Ao final da Primeira Guerra, a Alemanha, que no perdera no campo de batalha, acabou sendo trada pelas potncias ocidentais com a imposio do Tratado de Versalhes. Alm da humilhao, uma violenta crise econmica atingiu a economia alem no incio dos anos 1920, crise essa que a Repblica de Weimar, recm-instituda, no conseguiu solucionar. A crise econmica gerou inflao (em 1923, o ndice foi de 32 400% ao ms) e desemprego, acarretando misria e, sobretudo, descontentamento entre os trabalhadores alemes. Ao mesmo tempo em que estes desacreditavam do regime liberal, aproximavam-se dos pressupostos socialistas, amplamente difundidos na Europa ocidental depois da Revoluo Russa de 1917. Em resposta ao avano socialista e a ineficincia liberal, nasceu na Alemanha o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes ou Partido Nazista, de cuja fundao participou um ex-cabo do exrcito alemo que lutara na Primeira Guerra, Adolf Hitler. Em pouco tempo, o novo partido conquistou milhares de adeptos, recrutados sobretudo entre a burguesia, descontente com a crise, mas

10

temerosa com a o avano socialista, e tambm entre os setores populares que respondiam ao apelo nacionalista. No interior do Partido Nazista, a exemplo do que se verificou no Partido Fascista Italiano, surgiram milcias cuja atividade principal era reprimir com violncia as manifestaes de oposio ao nazismo. Essas milcias chamavam-se SA (Sees de Assalto) e seus integrantes eram conhecidos como camisas pardas.
Programa do Partido Nazista Munique, 24 de fevereiro de 1920 O programa do Partido operrio alemo um programa para a nossa poca. Os seus lderes recusam-se, uma vez alcanados os objetivos nele inscritos, a formular outros unicamente com a finalidade de possibilitar que se prolongue a existncia do partido excitando artificialmente o descontentamento das massas. 1. Exigimos a reunio de todos os alemes numa grande Alemanha, fundamentados no direito dos povos de dispor de si mesmos. 2. Exigimos a igualdade de direitos entre o povo alemo e as demais naes, e a abolio dos tratados de paz de Versalhes e de Saint-Germain. 3. Exigimos terras (colnias) para alimentar o nosso povo e nelas instalar a nossa populao excedente. 4. Somente os membros do povo podem ser cidados do Estado. S pode ser membro do povo aquele que possui sangue alemo, sem considerao de credo. Nenhum judeu, portanto, pode ser membro do povo. 5. Quem no cidado s pode viver na Alemanha como hspede e deve submeter-se legislao relativa a estrangeiros. 6. O direito de decidir sobre o governo e a legislao do Estado s pode pertencer ao cidado. Por conseguinte, exigimos que toda funo pblica, seja ela qual for, tanto ao nvel do Reich como do Land ou da comuna, s possa ser ocupada por quem cidado. Combatemos o sistema parlamentar corruptor por atribuir postos unicamente em virtude de um ponto de vista de partido, sem considerao do mrito nem da aptido. (...) 24. Exigimos liberdade dentro do Estado para todos os credos religiosos, na medida em que no ponham em risco a sua existncia e no contrariem o esprito dos costumes e da moral da raa germnica. Quanto ao partido, defende a ideia de um cristianismo positivo, sem, no entanto, vincular-se a um credo determinado. Combate o esprito judeu-materialista em ns e em torno de ns, e est convencido de que um saneamento duradouro do nosso povo s pode realizar-se internamente com base no seguinte princpio: o interesse coletivo prevalece sobre o interesse individual. 25. Para a realizao de todas essas reivindicaes, exigimos que se constitua no Reich um poder central forte; a autoridade absoluta

10

11

do Parlamento central sobre todo o Reich e os seus organismos. A constituio de cmaras de ofcios e profisses para que se apliquem nos diferentes Estados federais leis de cunho geral editadas pelo Reich. (THIERRY; GAUCHON, 1984, pp.87-91)

Em 1923, ocorreu o Putsch de Munique, tentativa fracassada de golpe por parte de membros do partido nazista. Seus principais lderes, inclusive Hitler, foram presos, enfraquecendo temporariamente o ideal totalitrio na Alemanha. Na priso, Hitler escreveu um livro chamado Mein Kampf, onde desenvolve os principais elementos da ideologia nazista - arianismo, anticomunismo, antiliberalismo, antissemitismo, militarismo expansionista com vistas conquista do espao vital. A partir de 1929, com o agravamento da crise econmica na Europa e, sobretudo, na Alemanha, o desemprego e a inflao atingiram nveis insuportveis e a incompetncia da Repblica de Weimar em dar solues a ela manifestou-se com grande intensidade. Nesse contexto, o Partido Nazista e suas ideias ganharam fora, at porque a ao das SA tornava-se mais determinada e contnua. A adeso ao nazismo, que contava com eficiente propaganda, foi enorme na Alemanha e a oposio foi violentamente reprimida. Nas eleies parlamentares de 1932, o Partido Nazista obteve expressiva vitria e Hitler foi nomeado primeiro-ministro pelo presidente Hindenburg. No ano seguinte, visando controlar de maneira absoluta o aparelho de Estado alemo e por fim Repblica de Weimar, os nazistas forjaram um plano de tomada do poder, incendiando o prdio onde funcionava o Reichstag (Parlamento alemo) e acusando os comunistas do ato: o Parlamento permaneceu fechado, os partidos polticos foram suprimidos, enquanto seus principais membros foram presos, jornais e sindicatos de oposio tambm foram extintos e, at mesmo, membros dissidentes das SA foram eliminados. A represso aos opositores do nazismo - tanto comunistas quanto liberaisdemocratas - intensificou-se com a criao das SS (Sesses de Segurana, a polcia poltica do partido) e da Gestapo (polcia secreta do Estado). A morte do presidente Hindenburg, em maro de 1933, deu a Hitler oportunidade de fortalecer seu poder: ao invs de convocar eleies presidenciais, o chanceler acumulou o cargo de presidente e primeiro-ministro, fundando o Terceiro

11

12

Reich e adotando o ttulo de Fhrer (guia). Nascia assim o Estado totalitrio alemo que, nos anos seguintes, tendeu militarizao e ao expansionismo, desrespeitando, pouco a pouco, as determinaes do Tratado de Versalhes, numa clara atitude de agresso.

5. Consideraes finais
Para triunfar, o nazismo precisava combater seu principal concorrente ideolgico, o socialismo revolucionrio ou comunismo, com o qual teria de disputar a adeso popular. Igualmente totalitrio, o comunismo tambm se arvorava a construir uma sociedade perfeita, no s na Alemanha, mas no mundo. Entretanto, no lugar de uma raa superior, colocava uma classe social - o proletariado - frente do processo. Por isso, o anticomunismo constitua um ponto central do pensamento de Hitler. Muito embora o senso comum considere o nazi-fascismo como uma fora antiliberal, percebe-se que ele foi antes de mais nada o caminho poltico autoritrio e totalitrio de afirmao das formas burguesas de dominao. O nazi-fascismo era a fora estratgia capaz de deter uma possvel expanso do socialismo na Europa. Um argumento favorvel a essa tese aplica-se quando em 1938, em nome do arianismo defendido pelos nazistas, a Alemanha anexou a ustria (Anchluss) e os Sudetos, regio ocidental da ex-Tchecoslovquia, habitada por maioria alem. A autorizao para essa agresso foi concedida pelas potncias ocidentais (Inglaterra e Frana) depois da Conferncia de Munique. Tais potncias, no entanto, exigiram que a Alemanha deixasse independente o restante do territrio Tcheco. Em 1939, desrespeitando tal determinao, Hitler desmembrou a Tchecoslovquia e dividiu seu territrio entre a Polnia, a Hungria e a prpria Alemanha que assumiu o controle sobre a Bomia e a Morvia. Essa poltica foi batizada de Poltica de Apaziguamento. Impressionados com o elevado custo em vidas humanas da Primeira Guerra Mundial, grupos polticos europeus convenceram-se de que a paz com a Alemanha deveria ser mantida a qualquer custo, mesmo que tivessem que ignorar as constantes violaes de Hitler a diversos tratados internacionais.

12

13

Porm, a Poltica do Apaziguamento tambm era uma maneira de fortalecer a Alemanha e coloca-l em confronto com a URSS. Ficou clebre a frase de um poltico pernambucano Holanda Cavalcanti que teria afirmado: "Nada mais se assemelha a um saquarema (conservador) do que um luzia (liberal) no poder." Essa frase revela a grande identidade entre Liberais e Conservadores que juntos dominaro a cena poltica brasileira exercendo o domnio completo sobre as provncias, restringindo e controlando o nmero de eleitores no Brasil Imprio. Parafraseando Cavalcanti podemos dizer que nada mais parecido com um fascista do que um liberal no poder. O Capital no tem ptria, no tem tica, no tem modelo poltico. Uma democracia ou um fascismo servem para manter os interesses do mercado superando as crises arquitetadas pelo seu imperialismo.

NAZI-FASCISM: A BOURGEOIS DOMINATION


Jorge Miklos

Abstract: This paper aims at presenting the main factors that promoted the rise of Nazi fascism in the twentieth century, its features, and strive to coordinate such events with the unfolding development of capitalism and imperialism. The Nazi-fascism is often interpreted by common sense as just an "enemy" of liberal and democratic forms, and which was won by the block ally in the War in 1945. The intention is that the Nazi Fascism is an authoritarian form of capitalist domination and the political response was to maintain the domination of the bourgeoisie in Europe as well as a reaction to the growth and expansion of socialism.

Key-Word: Capitalism, Imperialism, Nazi-Fascism.

13

14

Referncias
ECO, Umberto. O Fascismo Eterno. Disponvel em:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16249. Acesso em 05 de Abril de 2012. HILL, Christopher. O Mundo de Ponta- Cabea. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX, 1914-1991. So Paulo: Companhia da Letras, 1995. MARX, K. O Capital. So Paulo: Editora Abril, 1985. NR, Jacques. Histria Contempornea. 2a.ed., So Paulo, DIFEL: 1981. REMOND, Ren. O Sculo XX: De 1914 aos nossos dias. So Paulo: Cultrix, 1995. THIERRY, Buron; GAUCHON, Pascal. Os fascismos. Rio de Janeiro, Zahar, 1984.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen