Sie sind auf Seite 1von 8

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA

EXERCCIO DE REVISO

1.

Com base nos seus conhecimentos, complete a lacuna com a alternativa abaixo que preencha corretamente a definio e finalidade da topografia.

A topografia uma cincia baseada na____________ e __________, que descreve e representa_____________ e com detalhes parte da superfcie terrestre sem levar em considerao a ______________da terra, com finalidade de obter o ___________,__________ e posio relativa da superfcie terrestre por meio de levantamento de pontos ___________e __________. a) Descrio, representao, medidas horizontais, altimetria, contorno, representao, trigonometria, nivelamentos. b) Altimetria, Planimetria, graficamente, curvatura, contorno, representao, trigonomtrico, geomtricos. c) Geometria, trigonometria, graficamente, curvatura, contorno, dimenso, planimtricos e altimtricos. 2. Uma sala mede 8,20 x 5,80m. Um desenho feito na escala 1:50 quais sero suas medidas em cm? (a) 12,2 x 7,3 cm (b) 10,10 x 5,40 cm (c) 3,10 x 1,9 cm (d) 16,4 x 11,6 cm 1/50=d/820d=16,4 cm 1/50=d/580d=11,6 cm 3. Num projeto desenhado na escala 1/50 a altura de um prdio mede 20 cm. Qual a verdadeira grandeza dessa altura? (a) 11 m (b) 7 m (c) 10 m (d) 8 m

1/50=20 cm/D D=1000 cm= 10 m. 4. Existiam dois desenhos, onde a representao do real encontrava-se em escala topogrfica e outro na escala cartogrfica, quais dos dois desenhos tinha uma representao menos detalhada? E porque? O da escala cartogrfica, pois, quanto maior o denominador da escala menos detalhe no desenho. 5. Como pode ser definido Geodsia? Cincia que estuda as formas e dimenses da terra, por meio de implantao de pontos geodsico, com finalidade de apoio a levantamento topogrfico. 6. Em relao forma da terra, quais os modelos estudados e destes qual o que mais se aproxima do modelo real da terra? Natural, geoidal, elipsoidal, esfrico. O geoidal o que mais se aproxima da forma natural. 7. Enumere abaixo de acordo com as frases. 1. Superfcie topogrfica 2. Geide 3. Elipside

( 2 ) Superfcie que mais se aproxima do nvel mdio dos mares. ( 3 ) Forma definida matematicamente que mais se aproxima da forma verdadeira da Terra. ( 2 ) utilizada como referncia para as medidas de altitudes. ( 1 ) a superfcie fsica (de existncia real) onde so executadas as medies e observaes cartogrficas.

8. Defina Datum e qual sua importncia na topografia? Conjunto formado pelo elipside e parmetros matemticos, um valor nmerico dado a um marco geodsico materializado no terreno. 9. O Sistema Geodsico Brasileiro (SGB) constitudo por cerca de 70.000 estaes implantadas pelo IBGE em todo o territrio brasileiro, divididas em trs redes. Quais so essas redes e para que so utilizadas? Rede planimtrica: latitude e longitude de alta preciso Rede altimetrica: altitudes de alta preciso Rede gravimtrica: valores precisos de acelerao de gravidade. 10. Quais os Datuns mais utilizados no Brasil? CORREGO ALEGRE, SAD 69, WGS 84, SIRGAS 2000 11. Como pode ser definido relevo e como pode ser representado?

Distncia vertical entre o ponto mais alto e mais baixo de uma regio, em termos de superfcie da terra chama-se topografia. 12. Assinale F quando falso e V quando verdadeiro: ( v ) uma caracterstica de um vale, ter superfcie cncava e as encostas partem do p do morro; ( F ) Representa um vale; ter curvas de nvel de menor cota que envolvem curvas de cota mais elevada, ( v) Curvas de nvel de menor cota so envolvidas por curvas de cota mais elevada, caracterstica de um tergo 13. Trace o perfil da figura abaixo. E diga se a figura pode ser considerada uma elevao ou depresso?

14. Em que se baseia a definio do valor da equidistncia das curvas de nvel? Baseia-se em funo da escala da planta topogrfica. 15. Defina curva de nvel e diga o que as mesmas podem representar? So linhas sinuosas que unem pontos de mesmo nvel (altitude ou cota). Representa, a interseo de planos horizontais equidistantes entre si e o plano de origem, com a superfcie terrestre. 16. Observe a figura abaixo e responda:

a) O que quer dizer En? Equidistncia natural. b) Pode-se dizer que a figura a representao de elevaes do terreno? Por qu? Sim, representa uma elevao. Porque, as curvas de nvel de menor valor envolvem as de maiores. 17. Na interpretao das cartas topogrficas, quanto maior a proximidade das curvas de nvel: a) maior a declividade do terreno. b) menor a declividade do terreno. c) maior a escala de representao da carta. d) menor a escala de representao da carta.

18. As elevaes e depresses isoladas do terreno distinguem-se, graficamente, pelo envolvimento das curvas de nvel. Quando as curvas de nvel de maior valor envolvem as de menor valor, trata-se de uma depresso, caso contrrio, trata-se de uma elevao. Complete as lacunas acima com as palavras corretas citadas abaixo: elevao depresso 19. Quais os principais instrumentos utilizados em medidas lineares diretas?

20. Assinale C quando certo e E quando errado em relao aos acessrios utilizados em medidas diretas. ( E.) Os piquetes traz a identificao do NR (nvel de referncia); ( C ) Piquete, finalidade de materializao de um ponto topogrfico;

( C ) As balizas servem para materializar a vertical nos pontos topogrficos e manter o alinhamento na medio entre pontos, principalmente, quando da execuo de vrios lances.; ( E ) O nvel de cantoneira serve para manter a posio das balizas inclinadas.

21. Em uma medida de distncia horizontal indireta, para que serve as rguas estadimtricas? Servem para as leituras estadimtricas na determinao dos desnveis e distncias indiretas. 22. Faa as leituras de mira dos fios superior e inferior na figura abaixo:

3,692 m superior e 3,642 m inferior. 23. Defina teodolito e para que serve? Teodolito so gonimetros destinados s medies de ngulos horizontais ou verticais servem para determinao de ngulos internos ou externos em uma poligonal, bem como a distncia direta e indireta tanto na horizontal como na vertical. 24. De que forma so classificados os teodolitos? So classificados por meio de: Sua finalidade: topogrficos, geodsicos e astronmicos; Sua forma: pticos-mecnicos ou eletrnicos; Sua preciso: A NBR 13133 (ABNT, 1994, p. 6) classifica os teodolitos segundo o desvio padro de uma direo observada em duas posies da luneta. Nos manuais do equipamento vem descritos a preciso dos mesmos. 25. Independente do tipo (mecnicos ou automticos, pticos ou digitais) os teodolitos so compostos de partes principais e acessrios. Cite as partes principais que o compe.

Sistemas de eixo: Eixo vertical, principal ou de rotao do teodolito; Eixo de colimao ou linha de visada e Eixo secundrio ou de rotao da luneta. Crculos graduados ou limbos; Luneta de visada; Nveis. 26. Quanto ao tipo de leitura como podem ser classificados os teodolitos? E onde pode ser usados? Leitura direta; Prismticos; Taqueomtricos e Eletrnicos. 27. De forma sucinta descreva as etapas para o processo de medio utilizando o teodolito. Instalao do equipamento: As estaes totais ou teodolitos devem estar corretamente estacionados sobre um determinado ponto. Estacionar um equipamento significa que o mesmo dever estar nivelado e centrado sobre o ponto topogrfico. Aps esta etapa instala-se o trip, nessa etapa fundamental observar se a base do trip estar o mais horizontal possvel e que ao fazer uma verificao por meio do orifcio existente na base do trip deva-se enxergar o ponto topogrfico. Feito isso se pode colocar o aparelho no trip. Com o aparelho no trip faz-se os nivelamentos por meio da bolha circular e da bolha cilndrica usando parafusos calantes. Focalizao e pontaria: Feita pela focalizao dos retculos e depois do objeto. Verificar a focalizao da luneta evita o problema denominado de paralaxe de observao, o qual acarretar em visadas incorretas. Leitura da direo: em equipamentos eletrnicos basta ler o valor apresentado no visor do mesmo. Leitura da direo horizontal do teodolito, a diferena entre a leitura em pontaria direta (PD) e pontaria inversa (PI) deve ser igual a 180. Para leitura do ngulo zenital a soma dos valores de PD e PI devem ser iguais a 360. 28. Qual o nome dado ao deslocamento aparente na posio de um objeto em relao a um referencial, causado pela variao na posio de observao? a) Paralaxe b) Desvio da vertical c) Estereoscopia d) Barra de Paralaxe 29. Relacionado a medio de distncia, defina distncia direta e indireta, e quais os tipos de distncias direta que pode ocorrer? Distncia Direta: Aquela medida entre dois pontos, no plano horizontal.

Distncia indireta: Aquela observada no campo, e por equaes matemticas calcula-se a distncia desejada. As distncias diretas podem ocorrer: de forma Vertical ou Diferena de Nvel e Distncia Inclinada. 30. Quando que uma medida de distncia direta ocorre em vrios lances? Quando no possvel a medida entre os pontos desejados em um nico lance. Ou seja, entre a distncia que quer ser obtida, haver outras intermedirias. 31. Em uma medida de distncia indireta quais os tipos de visada que podem ocorrer? Visada na horizontal e visada na horizontal inclinada. 32. Considerando medidas de direo de ngulos, o que quer dizer ngulo zenital? ngulo formado entre a vertical do lugar (znite) e a linha de visada. Varia de 0 a 180, sendo a origem da contagem o znite. 33. Considerando o ngulo de direo vertical, explique a variao dos ngulos medidos? Quando o ngulo medido no plano vertical varia de 0 a +90 este considerado acima do horizonte e quando de 0 a -90 considerado abaixo do horizonte. 34. Em levantamento topogrfico o que significa Planimetria, altimetria e planialtimetria? Planimetria: operao que tem por finalidade a determinao no terreno, por meio de dados necessrios representao em plano horizontal, comportando medida de ngulos e distncias referidas ao plano. Altimetria: parte da topografia que trata dos mtodos e instrumentos empregados no estudo e representao do relevo da terra. Planialtimetria: representa forma, dimenses planas e relevo em um mesmo levantamento. 35. Em levantamento em campo, qual o roteiro bsico utilizado no levantamento planimtrico e altimtricos? Planimtrico: medio de ngulos e distncias, que tem a funo de determinar a forma e dimenses dos elementos levantados. Para isso usam-se teodolito, trenas, baliza, piquetes, estacas, caderneta de campo. Altimtrico: medio de alturas para calcular cotas ou altitudes dos pontos levantados. Usamse nvel, mira, baliza. 36. Quais os mtodos de levantamento planimtricos, explique? Poligonao ou caminhamento: o mais utilizado, empregado para reas relativamente grandes e acidentadas.

Interseco: Faz a interseco entre as medidas de dois pontos. Visa da estao A, os vrtices do polgono e ler os azimutes de cada um. Transporta-se o teodolito para estao B, e leem-se os pontos j visados por A, lendo as deflexes. Irradiao: levantamento de pequenas reas. Escolhe-se um ponto para instalar o aparelho podendo ser dentro ou fora do permetro, anota-se o azimute e distncias entre a estao do teodolito e cada ponto visado. 37. Em um levantamento por poligonao ou caminhamento, quais os tipos que podero ser utilizados? Descreva-os. Fechada: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto, permite o erro de fechamento angular e linear. Aberta: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e termina em ponto onde deseja-se conhecer as coordenadas. Enquadrada: parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em dois pontos com coordenadas conhecidas. Clculos: os que foram aplicados em sala de aula, estudem por eles para prova.

Das könnte Ihnen auch gefallen