Sie sind auf Seite 1von 16

0

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE ENGENHARIA JOO MONLEVADE - MG

ADALTON NASCIMENTO JOS CARLOS DE ARAJO MAX VINCIUS SRGIO RODRIGO QUARESMA

INTRODUO ENGENHARIA CIVIL

Joo Monlevade 2011

ADALTON NASCIMENTO JOS CARLOS DE ARAJO MAX VINCIUS SRGIO QUARESMA

INTRODUO ENGENHARIA CIVIL

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Introduo Engenharia Civil, ministrada pelo docente Jos Mrio Estrela, da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Joo Monlevade.

Joo Monlevade 2011

SUMRIO

1 INTRODUO ................................................................................................................... 3

2 HISTRIA DA ENGENHARIA CIVIL .................................................................................. 4

3 IMPORTNCIA DA ENGENHARIA CIVIL PARA A SOCIEDADE ..................................... 7

3 ATUAO DO ENGENHEIRO CIVIL NAS VRIAS ATIVIDADES OFERECIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO ................................................................................................. 8 4.1 Atuao e atividades ..................................................................................................... 8 4.2 nfases ........................................................................................................................... 9 4.3 Competncias e habilidades ....................................................................................... 11 4.4 O engenheiro Civil e o mercado de trabalho.............................................................. 11

5 RESUMO .......................................................................................................................... 13

6 CONSIDERAES FINAIS .............................................................................................. 14 6.1 Discente Adalton .......................................................................................................... 14 6.2 Discente Jos Carlos ................................................................................................... 14 6.3 Discente Max ................................................................................................................ 14 6.4 Discente Srgio ............................................................................................................ 14

REFERNCIAS ................................................................................................................... 15

1 INTRODUO

A partir do momento que o homem sentiu a necessidade de firmar sua residncia, deixando a vida nmade, a Engenharia Civil foi uma ferramenta de suma importncia para o desenvolvimento das civilizaes. As particularidades de cada regio e poca moldaram o estilo arquitetnico dos povos, originando uma diversidade caracterstica de cada um deles.

2 HISTRIA DA ENGENHARIA CIVIL

A Engenharia Civil percorreu um longo trajeto de seis mil anos, antes de se consolidar como a conhecemos hoje. Desde que o homem deixou as cavernas e comeou a pensar numa moradia mais segura e confortvel para a sua famlia, essa necessidade foi a fora motriz que impulsionou a evoluo da Engenharia Civil. J os templos, os palcios e os canais, que foram marcas registradas na antiguidade, comearam a fazer parte da paisagem cerca de dois mil anos depois do aparecimento das primeiras habitaes familiares.

Foi na Idade Mdia, quando o Imprio Bizantino sofria ataques frequentes de outros povos, que a Engenharia ganhou novo e decisivo impulso. Entre os sculos VI e XVIII, os conhecimentos da rea foram aproveitados, sobretudo, para fins militares como a construo de fortalezas e muralhas ao redor das cidades. A atividade religiosa, principalmente na Idade Mdia, perodo em que a Igreja foi uma fora paralela ao Imprio, impulsionou a construo de catedrais cada vez mais suntuosas.

Ao longo de sua Histria, a Engenharia Civil foi amealhando quase que somente pontos positivos. Vez por outra, at suas eventuais falhas se tornaram clebres como no caso da Torre de Pisa, construda na cidade de Pisa, na Itlia, no sculo XII, em solo incapaz de sustent-la. Atualmente, a inclinao da torre de 2,40m e aumenta 1 mm por ano. O topo da mesma est afastado na vertical 5 m. Olhando para cima a gente no s tem a impresso que de a torre est tombada como tambm um pouco torcida. Reza a lenda que Galileu Galilei (1564-1642) teria jogado suas clebres mas do alto da referida obra. Se no fossem os inmeros recursos da mais moderna tecnologia ali empregados, j teria tombado.

Mas a torre italiana pode ser considerada um acidente de percurso, embora esteja longe de ser o nico. Afinal, naquela poca no havia escolas de Engenharia Civil e o conhecimento era limitado. Foi s no sculo XVIII que as escolas comearam a se formar, a partir da fundao da cole de Ponts et Chausses, em 1747, na Frana.

Figura 1: Croqui da Torre de Pisa. Fonte: http://mint-webdesign.com/viagem/pisa.html

No Brasil, a Engenharia deu seus primeiros passos, de forma sistemtica, ainda no perodo colonial, com a construo de fortificaes e igrejas. Logo em 1549, com a decretao do Governo Geral, o engenheiro civil Luiz Dias foi incumbido pelo "governador das terras do Brasil", Tom de Souza, de levantar os muros da cidade de Salvador (BA), na poca a capital do imprio. Luiz Dias acabou construindo tambm o edifcio da alfndega e o sobrado de pedra-e-cal da Casa da Cmara e Cadeia, que se tornou clebre como o primeiro do gnero na colnia.

Mas a criao de uma escola de Engenharia Civil brasileira s se daria 258 anos depois, com a chegada da Famlia Real ao Pas, em 1808. O curso de Engenharia foi criado concomitantemente com o curso de Medicina e Agronomia, a pedido de Dom Joo VI. A fundao da Real Academia Militar do Rio de Janeiro teve como objetivo a formao de

oficiais da artilharia, alm de engenheiros e cartgrafos. Em 1842, a academia foi transformada em Escola Central de Engenharia e, 32 anos depois, convertida em curso exclusivo de Engenharia Civil. Essa instituio , hoje, a Escola Nacional de Engenharia.

Organizada em instituies, a Engenharia Civil ganhou estudos mais sistematizados e as cidades passaram a crescer vertiginosamente, numa velocidade nunca antes registrada. Vieram os altos edifcios, as pontes quilomtricas, o sistema de saneamento bsico, as estradas pavimentadas e o metr. Para construir obras to distintas, o engenheiro precisou adquirir conhecimentos profundos em pelo menos cinco grandes reas: estruturas, estradas e transportes, hidrulica e saneamento, geotcnica, materiais e construo civil. So essas modalidades que hoje compem a base dos currculos das escolas de Engenharia Civil.

3 IMPORTNCIA DA ENGENHARIA CIVIL PARA A SOCIEDADE

A Engenharia Civil enfoca o desenvolvimento da infraestrutura que serve um propsito significativo para a humanidade. seu papel tambm, proteger o ambiente e as pessoas que fazem parte do sistema. Visa beneficiar a populao do presente atravs da utilizao de estruturas eficazes que se destinam a melhorar os transportes e os hbitos de vida dos habitantes da Terra. Por extenso, um engenheiro planeja para o crescimento contnuo da populao humana e garante que os recursos so suficientes para o povo do futuro.

Engenheiros civis devem ser eficientes, levando em considerao os custos de construo, tempo e bem-estar das pessoas. A este respeito, eles so o papel-modelo. Ao projetar um arranha-cu ou uma ponte, a equipe de engenheiros deve garantir a segurana de seus usurios. Em certo sentido, a engenharia adequada garante apoio e conforto, no s para as estruturas, mas na mente da populao.

Limpeza e sade pblica so em grande parte definido pela engenharia civil. Sem a engenharia adequada e sistemas de esgotos, sem dvida, o mundo ficaria sem gua doce muito mais cedo do que se pensa.

Finalmente, um importante foco da engenharia civil, o da conexo e da globalizao. O ditado "nenhum homem uma ilha", literalmente, entra em vigor aqui. Essencialmente, a Engenharia encoraja um sentimento de conscientizao e unio. A mesma tambm serve como o clcio da sociedade atual e continuamente refora nosso conhecimento prexistente do projeto e, como o clcio garante a sade dos ossos e dentes, a Engenharia assegura um ambiente saudvel e sustentvel para a humanidade.

4 ATUAO DO ENGENHEIRO CIVIL NAS VRIAS ATIVIDADES OFERECIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO

O engenheiro civil o profissional que se dedica rea de construes, sejam elas de edifcios, pontes, residncias, redes hidrulicas, tneis, viadutos, etc. Para isso, o mesmo realiza estudos de projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funes do engenheiro civil esto intimamente relacionadas com clculos, desenhos, medies, anlises de materiais brutos como: pedra, madeira, terra e calcrio, etc. Alm dessas atribuies da Cincia exata, o engenheiro precisa saber lidar com pessoas, pois as obras no se constituem somente de materiais e mtodos, mas tambm de seres humanos dotados de personalidade e sentimentos, que devem ser tratados com respeito pelo profissional responsvel. Dessa forma, alcanado um resultado final em estruturas teis para todos os seres, porm, nunca se esquecendo de conciliar menores custos e maiores condies de segurana.

necessrio que o engenheiro civil aprofunde-se em matemtica, cincias, e ainda dever possuir uma mente que crie solues novas, onde muitas vezes aparentemente no se vislumbram opes favorveis ao que se almeja construir. Alm disso, dever aguar o seu senso de responsabilidade, e conhecimento para aquilo em que est concentrado o seu trabalho, pois estruturas formadas devero estar preparadas para suportar terremotos, vendavais, furaces, mudanas de temperatura, e vrios outros fatores inerentes s construes.

4.1 Atuao e atividades

O engenheiro civil tem a seu favor um vasto mercado de atuao, pois poder participar da pesquisa, criao e desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo os j existentes com novas criaes. Porm sempre se faz necessrio lembrar que ele ter a responsabilidade, inclusive jurdica de qualquer projeto do qual fizer parte, desde o seu incio at a sua concluso. De acordo com a necessidade ou complexidade do projeto, podero fazer parte do mesmo, equipes de engenheiros, cada qual desenvolvendo o trabalho no que lhe compete.

Em termos prticos a Engenharia Civil divide-se em dois grandes ramos principais:

a) Obras de Construo Civil

Que englobam basicamente as edificaes de moradia, comerciais e de servios pblicos.

b) Obras de Construo Pesada

Que englobam as obras de construo de portos, pontes, aeroportos, estradas, hidroeltricas, tneis, etc. Obras que em geral s so contratadas por empresas e rgos pblicos. Em alguns casos, as edificaes tm tal vulto e complexidade que so classificadas como obras pesadas, estando tipicamente enquadradas neste caso as edificaes industriais. Essa classificao em dois ramos, embora no exista nenhuma diferenciao na formao dos engenheiros nas universidades, em geral aceita e bem compreendida por todos os engenheiros no Brasil.

4.2 nfases

O engenheiro civil atua nas atividades de concepo, planejamento, projeto, construo, operao e manuteno de edificaes e infra-estruturas em geral. Contudo pode-se especializar em reas especificas. As suas principais reas de atuao so:

a) Construo Civil e Urbana

Atua no planejamento e execuo de obras civis, ou seja, projeta, constri e reforma edifcios residenciais, comerciais e industriais, tais como condomnios, estdios esportivos, shopping centers, aeroportos, pontes, barragens, etc.

b) Ambiental, Sanitria e Hidrulica

Na rea ambiental atua apresentando solues para problemas ambientais de forma integrada nas suas dimenses ecolgica, social, econmica e tecnolgica, com vista a promover o desenvolvimento sustentvel. Elabora estudos de impactos ambientais e urbanos.

10

Na rea sanitria contribui com planejamento e construo de obras de saneamento bsico, como redes de captao e distribuio de guas e estaes para tratamento e bombeamento de gua e de esgotos. Na rea hidrulica atua por meio de projeto e construo de barragens, canais e eclusas; instalaes hidrulicas para a produo de energia eltrica, sistemas de irrigao e drenagens e estaes de bombeamento de gua ou obras costeiras.

c) Estruturas e Fundaes

O engenheiro civil elabora e gerencia projetos, fiscalizaes e construes de estruturas (madeira, concreto e ao) e de fundaes que apiam as edificaes. responsvel pelos clculos sobre o material a ser utilizado, pelas dimenses da obra e pela tecnologia de construo; No campo das estruturas, a engenharia civil abraa um vasto campo de matrias como a fsica, a matemtica aplicada, resistncia dos materiais e mesmo a computao. A anlise de estruturas abrange estudos do comportamento de edifcios, pontes, casas, barragens, entre outros. A sua anlise pressupe basicamente o estudo das foras resultantes nos elementos, como o esforo axial, os momentos fletores e o esforo de corte, com base nas foras atuantes. Com estes resultados possvel otimizar as sees dos elementos, obtendo-se assim uma relao material/resistncia mais eficiente.

d) Transportes

Atua no planejamento, execuo, coordenao e administrao de concesso de obras como ferrovias, rodovias, hidrovias, pontes, metrs, viadutos, portos e aeroportos.

e) Geotecnia

A Geotecnia o estudo do solo e das rochas, fundaes, obras subterrneas e pavimentao. Lida com a interferncia de obras de infra-estrutura de qualquer natureza com a sua fundao, seja ela em solo ou rocha. Analisa a construo de alicerces de obras que envolvam movimentao de terra (aterros, barragens e conteno de encostas) e a permeabilidade e resistncia do solo e do subsolo. O profissional que define tcnicas e materiais adequados obra.

11

4.3 Competncias e habilidades

Entre as competncias e habilidades do engenheiro civil podemos citar:

a) Planejar, projetar, executar e gerenciar empresas, obras e servios tcnicos na rea de

Engenharia Civil;
b) participar de estudos e projetos para a preservao de recursos naturais renovveis e de

conservao de ecossistemas;
c) participar de equipes multidisciplinares para avaliao de impacto ambiental; d) empreender e gerenciar projetos de inovao tecnolgica na rea de Engenharia Civil; e) atuar no magistrio de ensino superior; f)

pesquisar em diversos campos de sua rea de conhecimento;

g) sistemas construtivos e materiais: estuda a utilizao e o desempenho dos materiais

empregados na construo civil, controle de obras, etc;


h) gerncia de recursos prediais como manter em ordem a infraestrutura de prdios e

estabelecer padres de qualidade, ocupao e uso do espao.

Em sntese, o engenheiro civil desenvolve atividades relacionadas com: anlise e localizao de terrenos, anlise do solo e hdrica, determinao do projeto de construo e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilizao e custos, determinao do uso de equipamentos e veculos, avaliao atravs de clculos da resistncia do material empregado, condies climticas da regio, normas e medidas de segurana em relao vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado.

4.4 O engenheiro Civil e o mercado de trabalho

Atualmente, o mercado para o engenheiro est aquecido em todo o pas, e a expectativa melhorar ainda mais nos prximos anos. O bom momento atual reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) e o programa Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imveis, o que beneficia o bacharel. Para os prximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, j que dois grandes eventos sero sediados no pas: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olmpicos, em 2016. Sero grandes construes, como portos, aeroportos, canais, barragens, que levam de quatro a cinco anos para ficar prontas.

12

A construo civil o setor que mais absorve esse bacharel. O aquecimento do mercado imobilirio nos ltimos anos segue influenciando a grande procura por esse engenheiro. Escritrios de arquitetura tambm costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos. Entre os setores apontados como promissores, est o de petrleo e gs, que devero receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros. Outras reas com boa perspectiva so energia e saneamento bsico.

A Engenharia Civil tem at dficit de profissionais qualificados em todo o Brasil, segundo pesquisa da Confederao Nacional da Indstria (CNI). Para 62% das empresas entrevistadas, a contratao de engenheiros vai aumentar nos prximos trs anos. A engenharia civil est na base das atividades necessrias para o crescimento do Pas.

Um dos principais desafios dos futuros engenheiros, no entanto, unir a tcnica a noes de administrao, uma demanda dos empregadores. Conforme a pesquisa Mercado de Trabalho para o Engenheiro e Tecnlogo no Brasil, desenvolvida pela Confederao Nacional da Indstria, as empresas brasileiras identificam carncias tanto em termos prticos da profisso quanto em reas que no so ligadas engenharia propriamente dita, mas que so importantes para o desenvolvimento do profissional dentro da companhia, como noes de marketing e de relacionamento com os clientes.

13

5 RESUMO

A Engenharia Civil nasceu da necessidade humana de busca de abrigo, que atravs dos tempos e de diferentes regies do globo, foi sendo moldada pelas civilizaes. Na Idade Mdia foi impulsionada pelo poderio blico, que demandava grandes fortificaes e castelos. Na poca das colnias tambm ocorreu uma grande procura pelos engenheiros civis, pois o colonizador almejava instituir o mais rpido possvel as obras de alvenaria, caracterizando como rea colonizada por determinado povo.

O fato que a Engenharia Civil ficou to especializada que sua funo primordial deixou de ser o foco, pois as construes passaram a agregar outros valores, tais como: Esttica, maior funcionalidade e sustentabilidade (utilizao de menos recursos naturais e gerao de menos resduos durante sua elaborao, alm de aproveitar melhor a luz solar e a gua pluvial), etc.

O engenheiro civil sempre foi de grande importncia para qualquer sociedade e em qualquer poca, um agente de transformao que deixa seu legado para as presentes e futuras geraes, por meio de obras de grande valor arquitetnico. Para tal, embasa suas atividades em cinco grandes reas: Construo civil e urbana; Engenharia Sanitria, Ambiental e Hidrulica; Estruturas e Fundaes; Transportes e Geotecnia.

O mercado de trabalho atual e para os prximos anos, se mostra muito promissor para o engenheiro civil. Dois grandes eventos internacionais so uns dos principais responsveis por esse boom na Engenharia. A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpadas em 2016 , ambas sediadas no Brasil, demandaro obras de infraestrutura que necessitaro de muita mo-de-obra, onde vrios engenheiros civis sero contratados ainda dentro das instituies de ensino.

14

6 CONSIDERAES FINAIS

6.1 Discente Adalton A Engenharia Civil o ramo da engenharia que rene os conhecimentos e tcnicas aplicadas construo de pontes, estradas, tneis, portos, aeroportos, casas e edifcios. Entre as principais atribuies do Engenheiro Civil esto escolha do local mais apropriado para construo, examinar solo e subsolo, acompanhar todas as etapas de uma construo, preparar plantas e especificaes da obra. 6.2 Discente Jos Carlos A Engenharia Civil uma cincia antiga, mas que fascina pela dimenso que as obras tomam no contexto social. Alm de satisfazer a necessidade bsica de abrigo, as grandes obras de engenharia buscam aliar esse preceito aos conceitos de esttica e funcionalidade. Esse trabalho veio informar ao discente sobre suas atribuies, sua importncia dentro da sociedade e sua situao atual e futura no mercado de trabalho. Atentou tambm pela importncia da aplicao da inteligncia emocional junto aos agentes laborais, que muitas vezes so pessoas com acesso restrito s informaes e relativamente simples. O mais importante que projetar um trabalho conduzi-lo com tica e respeito at a sua materializao como obra concluda. 6.3 Discente Max Em vista disso, conclumos que a Engenharia Civil deu inicio na antiguidade devido as necessidades do homem e descobrimos o quanto ela importante para a sociedade desde a Idade Mdia. Outro aspecto importante a ser lembrado que ficamos cientes das vrias reas em que um engenheiro civil pode atuar e a sua situao no mercado de trabalho, engrandecendo nossos conhecimentos e aumentado a certeza de que seremos timos profissionais da Engenharia Civil. 6.4 Discente Srgio A Engenharia Civil de suma importncia para a sociedade. Desde os primrdios das civilizaes o homem tem a necessidade de construir e desenvolver tcnicas cada vez mais avanadas para suas obras, tanto para habitao como para obras de infraestrutura em geral. O engenheiro civil visa beneficiar a populao, desenvolvendo obras eficazes, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, conciliando necessidade, conforto e sustentabilidade.

15

REFERNCIAS

AMARIZ, Marlene. Engenheiro Civil. Infoescola. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/profissoes/engenheirocivil/>. Acesso em 27 fev 2011. GONALVES, Uelber. Atuao do Engenheiro Civil.Disponvel em: <http://uelberengcivil.blogspot.com/>. Acesso em 27 fev 2011. Guia de profisses Terra. Engenharia Civil. Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3014133-EI11802,00Engenharia+civil.html>. Acesso em 27 fev 2011. Guia do Estudante. Engenharia Civil bacharelado. Disponvel em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-civil602943.shtml>. Acesso em 27 fev 2011. Portal dos Estudantes. reas de atuao. Disponvel em: <http://www.oportaldosestudantes.com.br/aatuacao.asp >. Acesso em 27 fev 2011.

Portal So Francisco. Engenharia Civil. Disponvel em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/engenharia-civil/engenharia-civil-7.php>. Acesso em 27 fev 2011. Projeto Boa Viagem - Destinos. Itlia - Pisa. Disponvel em: < http://mintwebdesign.com/viagem/pisa.html>. Acesso em 06 mar 2011.

SANTO, Vtor Matheus Ferreira. A importncia do Engenheiro Civil na Sociedade . Disponvel em: <http://www.rieli.com.br/profissao/pb33.htm>. Acesso em 27 fev 2011. Universidade da Sociedade de Engenharia de Waterloo. A importncia da Engenharia para a sociedade. Disponvel em: < http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&langpair=en|pt&u=http://iwarrior.uwaterloo.ca/%3Fmodule%3Ddisplaystory%26story_id %3D4009%26format%3Dhtml%26edition_id%3D102>. Acesso em 06 mar 2011. Wikipedia. Engenharia Civil. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_civil#.C3.81reas_de_Engenharia_civil>. Acesso em 27 fev 2011. Wikipedia. Construo Civil. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Constru%C3%A7%C3%A3o_civil >. Acesso em 27 fev 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen