Sie sind auf Seite 1von 6

PROJETO DO CANAL DE RETORNO PARA REDES HFC

Marcelo Melo da Costa Joo Crisstomo W. A. Costa mmc@amazon.com.br jweyl@ufpa.br Departamento de Engenharia Eltrica Universidade Federal do Par Caixa Postal 479 CEP 66075-110 Belm - Par - Brasil

RESUMO
As empresas de TV a cabo atualmente esto implementando redes para a distribuio dos sinais do tipo HFC (hbrida fibracabo coaxial). A grande dificuldade enfrentada por essas empresas a transmisso de sinais no sentido upstream, ou seja, do assinante ao headend. Em vista disso, este trabalho apresenta um projeto de canal de retorno para redes HFC.

1. INTRODUO
Atualmente, acredita-se que o futuro da indstria de TV a cabo dependa da capacidade da mesma em explorar os benefcios disponibilizados pelo canal de retorno. Existem vrios motivos para isso, mas o principal deve-se ao fato de que novos servios de comunicao esto surgindo, tais como Internet, videoconferncia, jogos interativos e telefonia via cabo, e dentre eles, muitos necessitam de banda larga e redes de trfego bidirecional. Aliado ao baixssimo crescimento dos servios de transmisso de vdeo e crescente concorrncia de provedoras de servios similares, chegou-se concluso de que imprescindvel a disponibilizao de servios interativos na redes de TV a cabo. As primeiras redes de TV a cabo utilizavam integralmente cabeamento do tipo coaxial em sua construo. Com o desenvolvimento da tecnologia de fibras pticas, as redes passaram a empregar cabos pticos em seus troncos, em substituio aos cabos coaxiais, proporcionado maior qualidade aos sinais transmitidos. Porm, a distribuio dos sinais entre os troncos e os assinantes continuou a ser feita atravs dos cabos coaxiais. Surgia ento a arquitetura HFC. As redes HFC assemelham-se s redes de telefonia celular, pois sua rea de cobertura dividida em reas menores, denominadas de clulas. Essa diviso possibilita o reuso do espectro de freqncias, aumentando portanto a capacidade de trfego da rede. Como a largura de banda disponvel para o canal de retorno bastante limitada, de fundamental importncia o reuso do espectro disponvel da maneira mais eficiente possvel.

Figura 1. Elementos de uma rede de TV a cabo do tipo HFC

2.2 Canal de Retorno


Para comear a disponibilizar servios interativos aos assinantes, as empresas de TV a cabo primeiramente precisaram resolver um problema: como receber dados dos assinantes utilizando uma rede que tinha sido inicialmente desenvolvida apenas para a transmisso downstream e broadcasting de sinais analgicos de TV? A soluo encontrada foi a utilizao da limitada faixa de retorno j existente (5-40 MHz). Deve haver um cuidado muito grande quanto degradao da relao portadora-rudo no trfego upstream. H diversas formas de degradao da mesma, porm duas podem ser destacadas. A primeira ocasionada pela prpria arquitetura da rede HFC, que faz com que os sinais upstream se combinem medida em que viajam dos assinantes ao headend, criando um gargalo de rudo. A segunda forma atravs da alta incidncia de rudo de ingresso na faixa de freqncias utilizada pelo canal de retorno.

3. ORIENTAES PARA O PROJETO


Para a elaborao de um projeto de canal de retorno para uma rede HFC, alguns pontos chave precisam ser definidos, tais como a diviso do espectro de freqncias entre os servios disponibilizados e a alocao de potncia para os mesmos.

2. CARACTERSTICAS DAS REDES HFC


2.1 Elementos
A Figura 1 mostra o diagrama simplificado de uma rede de TV a cabo HFC, identificando seus trs componentes: o headend, a planta de distribuio HFC e a unidade de assinante (UA). Vale ressaltar que todos o componentes da rede, como amplificadores, taps, splitters, entre outros, so bidirecionais.

3.1 Estimativa de Trfego


O dimensionamento dos ns de fibra ptica consiste na determinao do nmero de residncias ou unidades de assinante que sero atendidas por cada uma das clulas associadas aos ns pticos. O nmero de casas por n, HPN, pode ser calculado atravs da equao (1)

(bps / Hz) x (BW) HPN = (bps / usurio) x (Ass / clula) x (Ass Simultneos)

3.3 Alinhamento da Rede


(1) Ao realizar-se o alinhamento do canal de retorno de uma rede HFC, procura-se obter os melhores nveis de potncia de RF nos quais os componentes do mesmo devem operar. Para um alinhamento eficiente, deve-se seguir o critrio do ganho unitrio. Esse critrio significa, na prtica, que a diferena entre o nvel de potncia de entrada entre dois amplificadores ou entre um amplificador e o n ptico sempre de 0 dB.

onde bps/Hz a eficincia de banda do tipo de modulao utilizado, BW a largura de faixa, bps/usurio a taxa de transmisso por usurio, Ass/clula representa a relao entre o nmero de assinantes e o total de residncias englobadas por clula e Ass Simultneos representa a relao entre o nmero de assinantes do servio que esto conectados simultaneamente e o total de assinantes. A equao (1) deve ser aplicada a todos os servios que utilizam o canal de retorno para permitir a identificao de qual deles possui requisitos mais rgidos quanto ao nmero mximo de residncias que podem ser atendidas por uma nica clula.

4. PROJETO
4.1 Servios Disponibilizados
No projeto do canal de retorno da rede de TV a cabo bidirecional que ser elaborado no restante deste trabalho, procurou-se disponibilizar alguns dos novos servios interativos que podem atualmente prover uma razovel rentabilidade s empresas operadoras de TV a cabo. Em vista disso, os servios escolhidos foram: comunicao de dados via cable modem; os servios implementados pelos conversores set-top; e PCS via cabo. Devido ao nmero de servios interativos oferecidos, e na conseqente taxa elevada de utilizao do espectro de retorno, as clulas da rede considerada nesse projeto no podem ter grandes dimenses, pois caso contrrio, o risco de saturao precoce das mesmas ser alto. Por isso, o valor base para o nmero de residncias por clula escolhido, HPN, foi de 500.

3.2 Distribuio da Potncia de RF


Antes do advento da tecnologia de fibras e lasers transmissores pticos, os operadores de TV a cabo sempre consideraram que os limites impostos para o nvel de potncia de RF que poderia ser alocado planta coaxial eram determinados pelas distores no sistema. Por distores entende-se aqueles efeitos indesejveis causados por batimentos de segunda e terceira ordem que podem quantificados pelos parmetros de distoro CSO e CTB. Com uso da tecnologia ptica nas redes de TV a cabo, percebeuse que as distores poderiam ainda ser consideradas como fator crtico para a limitao de potncia de RF na planta, mas apenas para o canal forward e para alguns casos especficos, como a determinao do nmero mximo de amplificadores de RF em cascata. Nas atuais redes HFC, o nvel mximo de potncia de RF determinado pelo nvel mximo de entrada no qual o laser transmissor opera sem clipping, tanto para o canal de retorno quanto para o canal forward. O valor timo de potncia de RF para a operao da planta do canal de retorno pode ser encontrado pela considerao de dois critrios limitantes: ele no deve ser to alto a ponto de causar clipping no laser transmissor, mas deve ser alto o suficiente para obter um bom valor de relao portadora-rudo. De posse do valor de potncia que pode ser aplicado ao laser transmissor, deve-se encontrar uma maneira de como dividir essa potncia entre os servios disponveis. Uma soluo prtica de distribuio dividir toda a potncia disponvel igualmente por toda a largura de faixa do canal de retorno. Dessa maneira, ser obtida uma densidade de potncia por unidade de freqncia (dBmV/Hz) igual para todas as aplicaes. A taxa de Potncia-por-Hz pode ser calculada pela equao (2) Potncia-por-Hz = Potncia laser 10.Log (BW) (2)

4.2 Definio das Larguras de Faixa e dos Nveis de Transmisso de Cada Servio
Nessa etapa do projeto, deve-se calcular o valor mximo possvel para a densidade de potncia na sada do transmissor para cada um dos servios disponibilizados. Para o cable modem, alguns dos padres estabelecidos pelo DOCSIS[1] foram seguidos. Dessa forma, considerou-se modulao do tipo 16QAM, que juntamente com uma taxa de transmisso por usurio de 256 kbps, resulta em uma largura de faixa de 3,2 MHz. Considerando como nvel mximo de transmisso 58 dBmV, encontrou-se para a densidade de potncia na sada dos transmissores dos cable modems o valor de 7 dBmV/Hz. Para o conversor set-top deste projeto, foram consideradas caractersticas comuns a vrios tipos de equipamentos de diversos fabricantes. Dessa forma, foram adotados largura de faixa de 1 MHz e nvel mximo de transmisso de 55 dBmV, o que resulta em uma densidade de potncia de 9 dBmV/Hz na sada dos conversores. Finalmente para o PCS, foram considerados modulao dos sinais do tipo QPSK e taxa de transmisso por usurio de 256 kbps, o que resultou em uma largura de faixa de 2 MHz. O nvel mximo de transmisso adotado foi de 50 dBmV, resultando em uma densidade de potncia de 13 dBmV/Hz na sada dos transmissores. O prximo passo estimar o valor das perdas entre o transmissor localizado na residncia do assinante e a entrada do n. Para auxliar nessa tarefa, foi utilizada a Tabela 1, que ilustra os

onde a largura de faixa BW deve ser dada em Hz. Esse mtodo apresenta muitas vantagens, sendo a principal delas o fato de que menor quantidade de potncia disponibilizada para canais estreitos, que esto sujeitos menores nveis de rudo de ingresso. Para canais mais largos, sujeitos a um maior nvel rudo de ingresso, a potncia destinada maior.

diversos tipos de perdas encontrados em uma planta de canal de retorno e seus respectivos valores.

Cable Conversor modem set-top Nvel mximo de transmisso (dBmV) Largura de faixa (MHz) Densidade de potncia de transmisso (dBmV) Atenuao total (dB) 58 3,2 -7 48 -55 20,4 55 1 -5 48 -53 22,4

PCS 50 2 -13 15 -28 47,4

Descrio Cabeamento & componentes passivos Cabeamento e splitters internos residncia Cabo drop Tap & cabo alimentador Subtotal Variaes na planta Equalizao ineficiente Efeitos da temperatura Inexatido no alinhamento Subtotal Total

Caso tpico (dB)

Pior caso (dB)

Observaes

4,3

8,7

@ 40 MHz.

1,4 20 25,7

4,2 27 39,9

@ 40 MHz.

Densidade de potncia na entrada do n (dBmV) Densidade de potncia na entrada do n se os demais servios utilizarem a mesma densidade de potncia (dBmV)

1 3 0 4 30

2 6 1 8 49

Tabela 2. Valores calculados para a densidade de potncia de cada um dos servios na entrada do n. Pelos dados mostrados na Tabela 2, chega-se concluso de que o cable modem o servio com nvel de transmisso mais baixo. Como ele j est operando com nvel de transmisso mximo, no possvel aumentar a densidade de potncia para o mesmo. Por isso, para manter a densidade de potncia constante para todos os servios, os conversores set-top e as antenas PCS tero que operar com nveis de transmisso abaixo de seus valores mximos para disponibilizarem a mesma densidade de potncia que os cable modems, ou seja, -55 dBmV/Hz na entrada do n. Dessa forma, o nvel de transmisso dos conversores ter que ser diminudo em 2 dB (o nvel de transmisso passa a ser de 53 dBmV) e o nvel de transmisso para o PCS ter que ser reduzido a 23 dBmV (uma queda de 27 dB em relao ao nvel mximo possvel ). Caso os valores de potncia de RF encontrados no sejam satisfatrios para atender aos requisitos de relao portadorarudo quando colocados em prtica, pode-se indicar como sugesto nesse projeto a adio de um amplificador imediatamente aps o splitter que combina os sinais provenientes do cable modem e o conversor set-top, localizado na residncia do assinante, de modo a reduzir o montante de perdas para os cable modems e os conversores. Por exemplo, se for colocado um amplificador de 10 dB aps o splitter, a densidade de potncia na entrada do n aumentar tambm de 10 dB e passar a ser de 45 dBmV/Hz. Dessa forma, os transmissores das antenas PCS podero operar com nvel de 33 dBmV. primeira vista, a idia da adio de novos amplificadores parece terrvel, pois surgiro novos gastos com a aquisio dos mesmos. Mas, se um estudo detalhado da planta for realizado, ser constatado que apenas uma pequena parcela de assinantes, que so aqueles que se enquadram no grupo dos que apresentam alto valor de perdas, necessitaro da instalao desses amplificadores adicionais. A Tabela 3 reproduz todas as informaes importantes acerca das caractersticas dos servios considerando as duas hipteses apresentadas: originalmente, sem nenhuma alterao e aps a

Tabela 1. Valores estimados para os diversos tipos de perdas existentes entre os transmissores dos assinantes e o n em um canal de retorno de uma rede HFC. claro que para a avaliao da funcionalidade de um projeto, deve-se considerar valores prximos queles que representam o pior caso. Por isso, nesse projeto, foi considerado um total de perdas de 48 dB entre transmissor e n para o cable modem e o conversor set-top. J para o PCS via cabo, foi considerado que as antenas esto conectadas ao cabo atravs de acopladores direcionais de 12 dB, que com a adio de 3 dB referentes outras perdas, perfazem um total de 15 dB de perdas para este servio. Dessa forma, encontrou-se os valores para as densidades de potncia na entrada do n de cada um dos servios. Esses valores esto ilustrados na Tabela 2.

instalao de amplificadores adicionais em srie aos splitters nas residncias que apresentam alto valor de perdas entre os transmissores e a entrada do n. 1. Original CM Nvel mximo de transmisso (dBmV) Largura de faixa (MHz) Densidade de potncia de transmisso (dBmV/Hz) Atenuao mxima (dB) Densidade de potncia na entrada do n (dBmV/Hz) Atenuao mxima (dB) Densidade de potncia de transmisso (dBmV/Hz) Largura de faixa (MHz) Nvel de transmisso (dBmV) Nvel de potncia total na entrada do n (dBmV) 58 CST PCS 2. Com Amps Adicionais CM 58 CST PCS

4.3 Otimizao dos Nveis no N


Aps a determinao do nvel mximo de potncia na entrada do n, necessrio analisar a estrutura interna do mesmo, para que esse nvel seja adequado ao nvel de entrada timo do laser transmissor, especificado pelo seu fabricante. Deve-se evitar valores acima do nvel timo para no causar o efeito de clipping, mas tambm deve-se evitar valores muito baixos, para garantir valores satisfatrios de relao portadora-rudo. Para realizar essa anlise, ser considerado um n de duas portas cuja estrutura interna mostrada pela Figura 2. O laser transmissor considerado no projeto possui nvel timo de entrada de 45 dBmV.

3,2 -7

3,2 -7

48 -55 -55 -55

38 -45 -45 -45 Figura 2. Estrutura interna simplificada de um n de duas portas relativa ao canal de retorno Para a realizao das correes no nvel de potncia na entrada do n, de modo que este nvel ao ser somado ao ganho do amplificador no ultrapasse o nvel timo na entrada do laser transmissor, pode ser instalado em srie ao amplificador hbrido de retorno um pad, que nada mais que um atenuador de valor fixo. Entretanto, vale ressaltar que nem sempre a incluso de pads necessria. Nesse projeto, o sinal chega entrada do diplexador com nvel de 30,4 dBmV. Aps passar pelo mesmo e pelo splitter, o sinal chega entrada do amplificador com nvel de aproximadamente 26 dBmV considerando perdas de 4,5 dB no diplexador e no splitter. Para um amplificador de 25 dB, um pad de 6 dB ser necessrio entre o mesmo e a entrada do laser transmissor. Entretanto, uma anlise mais criteriosa deve ser feita. O nvel de potncia de 30,4 dBmV representa o valor mais baixo possvel na entrada do n, caso a faixa de retorno estivesse integralmente ocupada. Certamente a grande maioria dos outros valores possveis ser maior que 30,4 dBmV. Por isso, deve ser garantida uma margem suficiente entre o valor mais baixo e o valor tpico na entrada do laser transmissor de modo que este no seja levado a operar com altos nveis de potncia provocando assim o efeito de clipping. Dessa forma, ser adicionado um pad com valor de atenuao maior que aquele definido na anlise feita no pargrafo anterior, para que assim sinais com nvel de potncia acima de 30,4 dBmV na entrada do n no provoquem o efeito de clipping no laser transmissor. O valor escolhido foi de 10 dB. A Tabela 4 mostra todas as informaes relativas ao nveis de potncia no n que sero considerados no projeto.

48 -7

15 -40

38 3

15 -30

1 53

2 23

1 53

2 33

20,4

30,4

Tabela 3. Caractersticas dos servios disponibilizados antes e aps a adio de amplificadores Daqui por diante, ser considerada a adoo da segunda hiptese para o projeto. O nvel de potncia total na entrada do n foi calculado considerando a utilizao de toda a potncia disponvel na totalidade da faixa de retorno. Como nesse caso apenas parte da largura de faixa do canal de retorno foi utilizada, uma parcela de potncia est reservada para servios que venham a ser disponibilizados num futuro prximo. Por exemplo, considerando a segunda hiptese mostrada pela Tabela 3, a potncia total que est sendo realmente utilizada pelos servios vale apenas 22,9 dBmV na entrada do n. Para os outros servios futuros, esto reservados cerca de 29,6 dBmV.

CM Nvel total na entrada do n (dBmV) Nvel do servio na entrada do n (dBmV) Nvel do servio na entrada do laser (dBmV) Nvel total na entrada do laser (dBmV) Densidade de potncia na entrada do laser (dBmV/Hz) Tabela 4. Nveis de potncia no n ptico 20 30,5

CTS 30,4 15 25,5 41 -34,5

PCS Figura 3. Distribuio do sinal no headend. 18 28,5 Aps essas separaes e combinaes, necessrio checar se os nveis de cada servio atendem aos requisitos dos receptores individuais para o nvel timo de entrada. Foi definido arbitrariamente que os nveis timos dos receptores responsveis pelo cable modem e pelo conversor set-top so ambos iguais a 12 dBmV. Para o receptor responsvel pelo sistema PCS, foi definido que o nvel timo vale 20 dBmV. Os resultados obtidos, considerando essas hipteses, so mostrados na Tabela 5. Ser feita a anlise desses resultados para o cable modem. Neste projeto, os sinais provenientes dos cable modems chegam entrada do laser transmissor do n ptico com diferenas de at 8 dB entre seus nveis, considerando como limites o valor tpico e o valor do pior caso. Consequentemente, esses sinais, ao emergirem no receptor ptico do headend, podem ter os mesmos 8 dB de diferena entre seus nveis. Portanto, necessrio que a margem dinmica relacionada ao nvel de entrada do CMTS (receptor do servio de cable modem) seja pelo menos prxima de 8 dB. O valor de 25,6 dBmV o nvel mnimo possvel para um sinal de cable modem na sada do receptor ptico do headend. Ao passar pelo fan-out splitter e pelo cabeamento adicional do headend, este sinal chega entrada do CMTS com nvel de 9,6 dBmV. Por isso, uma amplificao de pelo menos 2,6 dB necessria para que o nvel timo de 12 dBmV seja alcanado na entrada do receptor. Porm, deve ser considerado que sinais com nveis de at 8 dB acima disso podem ser fornecidos na sada do receptor ptico. Por isso, se for considerada que a margem dinmica do CMTS vale 4 dB em torno de seu nvel timo de 12 dBmV, a instalao de um pad de 1,6 dB mais conveniente. Deve-se fazer a anlise dos nveis do conversores set-top de maneira semelhante anlise feita para os cable modems. J para o PCS, ser assumido que os nveis dos sinais recebidos pelas antenas so equalizados de tal maneira que no haja diferena significativa entre os seus nveis na sada do receptor ptico. Esta condio tem sido proposta para sistemas PCS integrados por backbones pticos [4]. Dessa forma, neste projeto, os nveis dos sinais PCS na sada do receptor ptico sero sempre de 28,5 dBmV, ou valores muito prximos.

4.4 Distribuio dos Sinais no Headend


Aps a transmisso via fibra ptica, os sinais provenientes do n chegam ao receptor ptico localizado no headend para posterior separao e distribuio aos demoduladores responsveis por cada um dos servios. Entre o receptor ptico e esses demoduladores, ainda so contabilizadas perdas devido a utilizao de cabos coaxiais, splitters e, dependendo do servio, equipamentos responsveis por novas combinaes. Cada receptor responsvel por um servio especfico possui um valor timo para o nvel de potncia em sua entrada. Nessa etapa do projeto, necessrio assegurar que o nvel de potncia proveniente do receptor ptico atenda esse requisito de potncia na entrada do receptor de cada servio. Essa atividade assemelhase quela que foi realizada para garantir o valor timo na entrada do laser transmissor localizado no n ptico, onde decidiu-se pela incluso ou no de pads aps os amplificadores. Neste projeto, foi considerado um receptor ptico cujo nvel mximo de sada vale 40 dBmV, quando o nvel de transmissor mximo (45 dBmV) para um enlace ptico de 4 dB (aproximadamente 10 km considerando comprimento de onda de operao de 1310 nm). Portanto, o enlace ptico entre o n e o headend representa uma atenuao de 5 dB. Aps a recepo, a potncia do sinal recebido precisa ser dividida entre os receptores individuais responsveis por cada servio. Essa diviso realizada por um fan-out splitter, e a ele est associada uma perda de 11 dB, considerando um equipamento de 8 sadas, mais a perda nos cabos coaxiais. Para os conversores set-top, que combinam os sinais de vrios ns, uma perda adicional deve ser includa devido a essa nova combinao. Considerando um combinador de 8 entradas, 11 dB de perdas so acrescidos. A Figura 3 ilustra o trajeto do sinal no interior do headend.

CM Nvel na sada do receptor ptico (dBmV) Largura de faixa (MHz) Densidade de potncia na sada do receptor ptico (dBmV/Hz) Nvel do servio na sada do receptor ptico (dBmV) Perdas no cabeamento entre o receptor ptico e o fan-out splitter 3,2 -39,4 25,6 2

CST 36 1 -39,4 20,6 2

PCS

2 -39,4 23,6 2

(dB) Perdas no fan-out splitter (dB) Perdas no cabeamento entre o fan-out splitter e o combinador (dB) Perdas no combinador (dB) Perdas no cabeamento entre o combinador ou o fan-out splitter e o receptor do servio (dB) Nvel na entrada do receptor do servio (dBmV) Nvel necessrio na entrada do receptor do servio (dBmV) Ganho necessrio (dB) 11 3 11 2 11 2 11 3

elevadas para o nvel de recepo na entrada de alguns componentes da rede.

6. REFERNCIAS
[1] Data-Over-Cable Service Interface Specifications Radio Frequency. http://www.cablemodem.com/specifications.html [2] Lima, C. R. Sistemas de TV a Cabo por Fibras pticas. Anais do TELEMO96, 1996. [3] Raskin, D. e Stoneback, D. Broadband Return Systems for Hybrid Fiber/Coax Cable TV Networks. Prentice Hall, 1998. [4] Tonguz, O. K. E Jung, H. Personal Communications Access Using Subcarrier Multiplexed Optical Links. Journal of Light Technology, Vol. 14, n 6, 1996. [5] Way, W. I. Broadband Hybrid Fiber/Coax Access System Technologies. Academic Press, 1999.

9,6 12 4 -1,6 (pad)

-3,4 12 4 15,4

7,6 20 12,4

Tabela 5. Valores das perdas ocorridas no headend. importante assegurar que o nvel do sinal de cada servio jamais decaia a valores abaixo de 5 dBmV, pois valores abaixo disso degradam a relao portadora-rudo. Para o cable modem e o PCS, o nvel do sinal nunca chegar prximo desse limite. Entretanto, como pode-se notar pela Tabela 5, na sada no fanout splitter, o nvel do conversor set-top de 11,6 dBmV. Logo, o ganho de 15,4 dB, ou parte dele deve ser imediatamente adicionado, antes do sinal ser combinado com os sinais provenientes dos demais ns, a fim de evitar a degradao da relao portadora-rudo.

5. CONCLUSES
Neste trabalho, foi elaborado um projeto do canal de retorno de uma rede HFC utilizada por empresas de TV a cabo, onde foram disponibilizados aos assinantes os servios implementados pelos cable modems e conversores set-top e o PCS. Quanto ao projeto do canal de retorno, foi enfatizada a distribuio de potncia entre os servios. O mtodo utilizado para essa distribuio foi o da densidade de potncia constante por todo o espectro do canal de retorno. Esse mtodo apresentou muitas vantagens para o dimensionamento dos componentes da planta de distribuio da rede e do headend. Entretanto, ficou claro que para o dimensionamento desses componentes de maneira mais exata, necessrio analisar os nveis de potncia de cada servio separadamente, uma vez que na prtica, um sinal do canal de retorno no possui densidade de potncia constante em toda a sua largura de faixa. Outro aspecto notado diz respeito s diferenas encontradas entre os nveis de potncia dos sinais de um mesmo servio. Tais diferenas ocorrem devido s perdas entre assinante e n ptico, que podem assumir valores bastante diferentes entre si, dependendo das caractersticas do cabeamento e dos componentes passivos utilizados entre assinante e n ptico. A conseqncia direta disso a necessidade de margens dinmicas

Das könnte Ihnen auch gefallen