Sie sind auf Seite 1von 2

4 A SENTENA DE USUCAPIO E O REGISTRO DE IMVEIS

Sabe-se que uma das principais funes do Registro de Imvel a de dar publicidade s transaes imobilirias, informando a situao e as possveis alteraes sobre o direito de propriedade e os nus que possam recair sobre estes imveis. comum que se faa em nossa sociedade confuses sobre posse e propriedade, o cdigo civil, em seus artigos 1.196 a 1.124, trata sobe a posse. O art.1.196 assim a define Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade; J o proprietrio aquele que possui pleno domnio sobre a coisa. O Cdigo civil em seu art.1.204 assegura Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possvel o exerccio, em nome prprio, de qualquer dos poderes inerentes propriedade; o que aps o possuidor cumprir os requisitos que j foram tratados nos captulos anteriores, obtenha seu ttulo de propriedade, que neste caso ser a prpria sentena. portanto a sentena o ttulo apto a ser levado ao Cartrio de Registro de Imveis, para que gere o ttulo oponvel erga omnes , ao qual o possuidor no era capaz de apresentar para ser declarado proprietrio do referido imvel. Ao ser levada a registro a sentena ser analisada pelo oficial e dever conter todos os requisitos para que seja aberta a matrcula, assim, se o mandado conter os dados sobre o imvel que possibilite sua identificao, mais comum vir acompanhada de outros documentos, conforme nos mostra Benedito Silvrio Ribeiro:

como feita na maioria dos casos de usucapies , a praxe a expedio de mandado sucinto, acompanhado das peas necessrias, que o integram, em especial do laudo tcnico, no qual so estabelecidos todos os dados sobre o imvel, para que possa o registro cercar-se da certeza e segurana que lhe so peculiares.1

Contudo, o oficial dever ainda, tomar uma srie de outras providncias aps a verificao dos requisitos para abertura da matrcula, primeiramente, depois de protocolizado ser observada a competncia do oficial para o ato do registro, pois a incompetncia do oficial para efetuar o registro pode torn-lo nulo, outras providncias seriam ainda a anlise da legalidade e validade do ttulo, observando a existncia de vcios extrnsecos e intrnsecos do
1 PEREZ, Diego Selhane (coordenador), Ttulos judiciais e o registro de imveis. Rio de Janeiro: Instituto de Registro Imobilirio do Brasil, 2005. p. 166.

mesmo, mesmo o ttulo sendo judicial isenta o oficial de realizar a analise detalhada do ttulo judicial como realado por Benedito Silvrio Ribeiro citando Sergio Lopes:
Nesse caso, entre o respeito a um mandado e a transgresso a uma das normas materiais do registro, deve-se optar pelo respeito a estas pois fcil sanar as irregularidades do mandado, enquanto incalculveis so os prejuzos de um registro ilegal2

Ainda sobre a analise do titulo, cabe tambm ao oficial verificar se foi mencionado o transito em julgado da sentena em seu aspecto formal. Aps tomadas todas estas precaues efetuarse- o registro do ttulo, gerando assim todos os efeitos desejados.

4.1 Usucapio de imvel no registrado e usucapio de imvel registrado.

Quando o mandado apresentado no Registro de Imvel no menciona nenhum numero anterior como origem do imvel usucapiendo pacifico entre os oficias a abertura da matrcula e o registro , pois a usucapio forma aquisitiva originaria, no guardando portanto qualquer relao com o proprietrio anterior; Sendo portanto, de grande importncia que o mandato conste ou no a transcrio do referido imvel. alvo de grande divergncia entres os registradores quando do mandado consta a transcrio do imvel,pois correr o risco de duplicidades de registros caso o numero anterior no seja cancelado. A opinio de grande parte da doutrina e da jurisprudncia para que seja efetuado o cancelado do registro anterior, tendo como fundamento a usucapio como forma originaria de aquisio, no devendo portanto fazer referencias a antigo registro.J para outros, devido ao principio da continuidade estatudo no art. 196 Lei 6.015/73 , quando se tem certeza a tratarse do bem usucapido, nada obsta que seja realizado o registro na mesma transcrio.

Fixando a pericia realizada no processo de usucapio dados diferentes daquele contidos na transcrio j existente no cadastro imobilirio, no haveria bice ao aproveitamento do registro em questo, uma vez que no remasca duvida com relao ao bem usucapido, oportunidade em que podem ser feitas as correes necessrias, consignando os dados caracterizadores obtidos pelo perito, consoante os termos do laudo, que tambm constitui pea instruidora do madado judicial. 3

fjasfjafkals
2

PEREZ, Diego Selhane (coordenador), Ttulos judiciais e o registro de imveis. Rio de Janeiro: Instituto de Registro Imobilirio do Brasil, 2005. p. 172. 3 PEREZ, Diego Selhane (coordenador), Ttulos judiciais e o registro de imveis. Rio de Janeiro: Instituto de Registro Imobilirio do Brasil, 2005. p.178.

Das könnte Ihnen auch gefallen