Sie sind auf Seite 1von 2

2 Domingo do Advento (08.12) Lc 1,26-38: "Alegra-te, cheia de graa, o Senhor est contigo.

" O dilogo do anjo Gabriel com a Virgem Maria se articula em trs momentos: a saudao e a mensagem; o anncio da maternidade messinica; e a revelao da divina maternidade no anncio. Maria coloca uma dificuldade. Como acontecer isso? Ela conceber por obra do Esprito Santo, fonte de vida, que vai descer sobre Maria, e o poder de Deus Altssimo vai cobri-la com a sua sombra. O "sim" de Maria foi dado em total f e submisso ao plano de Deus. um verdadeiro exemplo de atitude que todo ser humano deve ter diante de Deus. Por meio de Maria Imaculada sabemos que a fidelidade possvel. Maria manifesta que a fidelidade ao desgnio de Deus no um mito paradisaco. A pureza da Imaculada nada mais do que a transparncia vontade de Deus. Maria faznos compreender que a salvao no somente o resgate dos pecadores, mas a comunicao da riqueza de Deus ao corao do homem. PARA REFLETIR Estamos dispostos a responder ao chamado de Deus como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faa-se em mim segundo a tua palavra?". Segunda-feira 09.12 Lc 5, 17-26: "Teus pecados te so perdoados." Alguns homens vieram a Jesus carregando um paraltico, para que Ele o curasse. O povo ficou

surpreso quando viu que Jesus primeiro libertou o doente de seus pecados. A resposta de Jesus diante do gesto de confiana dos homens que mostraram a sua f ao trazerem o paraltico : "Teus pecados te so perdoados". Por isso, a reprovao por parte dos mestres da Lei e dos fariseus imediata. Eles consideram que Jesus se iguala a Deus. O elemento central da cura a f. Deus perdoa o homem que est disposto a converter-se, isto , de abandonar definitivamente o mal e voltar-se continuamente a Deus. Diante do paraltico, Jesus manifesta o duplo poder do qual foi investido pelo Pai: o poder sobre as doenas corporais, portanto, sobre as leis da natureza e o poder de perdoar os pecados. Tera-feira 10.12 Mt 18, 12-14: "Esta a vontade de vosso Pai, que est nos cus, que nenhum destes pequeninos se perca." Os pequenos dos quais se fala aqui so "aqueles que se tornaram como crianas, e o convite em acolh-los se traduz agora em trs formas concretas: no escandalizados, no desprez-los e no deixar que se percam. Esta ltima atitude a temtica da parbola da ovelha perdida. Esta parbola amplia a ltima exortao e proporciona uma explicitao da importncia dos pequeninos na comunidade crist. Talvez no seu contexto original tivesse como finalidade apresentar a misericrdia de Deus. Mateus situa a parbola num contexto claramente eclesial. Dirige-se aos membros da comunidade crist para convid-los a procurar os pequeninos que se desviaram do caminho. Coloca

o acento na atitude do pastor solcito, que capaz de abandonar todo o rebanho por uma s ovelha, e na enorme alegria que experimenta ao encontr-la novamente. Quarta-feira 11.12 Mt 11, 28-30: O Reino revelado aos simples. O convite de Jesus muito semelhante ao convite a se tomarem discpulos da sabedoria, que lemos nos livros sapienciais: vinde a mim; tomai meu jugo; achareis o repouso. A Lei, proposta pelos fariseus, tinha se tornado num pesado jugo, um grande fardo para o povo. Por isso, Jesus convida os simples para se tornarem seus discpulos, seguindo os seus passos em obedincia filial a vontade do Pai. Jesus convida a aceitar seu jugo, essa uma imagem das exigncias que derivam de sua mensagem. O seu jugo suave no como o da lei proposta pelos letrados (escribas e fariseus) - e sua carga leve. Jesus convida todos a se aproximarem dele diretamente, e no por meio da Lei. Quinta-feira 12.12 Lc 1, 39-47: "Isabel ficou repleta do Esprito Santo." O encontro das duas mes , em realidade, o encontro dos dois filhos. Joo Batista inaugura a sua misso anunciando por boca de sua me o senhorio de Jesus, manifestao de seu mesmo messianismo e de sua profunda relao com Deus.

A resposta de Maria a saudao de Isabel, que tradicionalmente designamos com o nome latino de Magnficat, um Salmo de ao de graas composto por citaes e aluses ao Antigo Testamento, de forma especial ao canto de Ana, a me de Samuel (l Sm 2,1-10). Lucas nos mostra neste canto um tema de sua predileo, Deus tem piedade dos pobres. Em realidade no h aqui somente um louvor aos pobres, dos quais Maria a representante. Os que contam aos olhos de Deus so os que passam despercebidos pelos poderes deste mundo. Sexta-feira 13.12 Mt 11, 16-19: "Tocamos flauta e no danastes. Entoamos lamentaes e no batestes no peito." Por que Joo Batista e Jesus no foram aceitos? Muitas pessoas naquela poca no gostavam de Jesus e de Joo Batista, pois o modo de vida deles lhes tocavam a conscincia e elas no queriam mudar de comportamento, no queriam reconhecer que estavam erradas. A atitude das crianas que tocavam flauta na praa do mercado para seus companheiros danarem (que por sua vez no danavam) mostram certo procedimento entre conhecer aquilo que deve ser feito e no fazer. Do mesmo modo, muitos cristos hoje em dia se comportam assim - conhecem as regras para serem verdadeiros cristos, mas no esto dispostos a aplicarem essas regras em suas vidas. A atitude correta consiste em seguir a forma pela qual Jesus age e reage em todas as situaes da vida.

Sbado 14.12 Mt 17, 10-13: "Os discpulos compreenderam, ento, que Ele lhes falava de Joo Batista." Os judeus esperavam a volta de Elias, o iniciador do movimento proftico em Israel. Os discpulos consultaram Jesus sobre essa questo. Era urna forma de saber algo de Jesus. Seria Ele mesmo quem iria trazer o Reino de Deus? Jesus confirma isso. Elias j tinha vindo na pessoa de Joo Batista, que pedia converso de vida. A morte de Joo Batista oferece a Jesus ocasio para realar o seu prprio sofrimento e induzir os apstolos a aceitar o seu mistrio. E nisso o martrio de Joo Batista prepara o caminho do Senhor. Em geral, preferimos tirar as pessoas do nosso caminho, em vez de mudar o nosso modo de viver. o que aconteceu com Joo Batista e tambm com Jesus. Eles propuseram mudanas to profundas que muitos dos seus ouvintes preferiram acabar com eles, para no deixar os seus prprios interesses egostas. Repetio: Outra possibilidade para a orao do ltimo dia desta semana e tambm das prximas, no rezarmos a partir de um texto novo, mas voltar aos momentos em que sentimos maior consolao ou maior desolao nas oraes de cada dia, lembrando-nos de que no o muito saber que satisfaz a pessoas, mas o saborear internamente, com f, o que o Senhor nos revelou (EE 15).

RETIRO DO ADVENTO/NATAL

SEGUNDA SEMANA

SIES - Jesutas BAM / 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen