Sie sind auf Seite 1von 89

1

A sequncia de fotografias abaixo mostra uma clula em interfase e outras em etapas da mitose, at a formao de novas clulas.

http://coofarm.fmns.rug.ml/celbiologia/galleria. Acessado em 01/03/2011. Adaptado.

Considerando que o conjunto haploide de cromossomos corresponde quantidade N de DNA, a quantidade de DNA das clulas indicadas pelos nmeros 1, 2, 3 e 4 , respectivamente. a) N, 2N, 2N e N. b) N, 2N, N e N/2. c) 2N, 4N, 2N e N. d) 2N, 4N, 4N e 2N. e) 2N, 4N, 2N e 2N.
Resoluo

As clulas numeradas de 1 a 4 esto, respectivamente ,nas seguintes fases da mitose: 1. Interfase. 2. Prfase 3. Anfase 4. Telfase No perodo G1 da interfase, a quantidade de DNA 2N, na Prfase 4N, Anfase 4N e Telfase 2N.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

As plantas podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente, e cada um desses modos de reproduo tem impacto diferente sobre a variabilidade gentica gerada. Analise as seguintes situaes: I. plantaes de feijo para subsistncia, em agricultura familiar; II. plantao de variedade de cana-de-acar adequada regio, em escala industrial; III. recuperao de rea degradada, com o repovoamento por espcies de plantas nativas. Com base na adequao de maior ou menor variabilidade gentica para cada situao, a escolha da reproduo assexuada a indicada para a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Resoluo

A reproduo assexuada encontrada no plantio da cana-de-acar que realizada por meio da estaquia, na qual segmentos do caule de linhagens altamente produtivas so utilizados para a produo de novas plantas.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Na telefonia celular, a voz transformada em sinais eltricos que caminham como ondas de rdio. Como a onda viaja pelo ar, o fio no necessrio. O celular recebe esse nome porque as regies atendidas pelo servio foram divididas em reas chamadas clulas. Cada clula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.
www. fisica.cdce.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado.

No que se refere transmisso da informao no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano a) completamente vlida, pois, no corpo humano, as informaes do meio so captadas e transformadas em sinais eltricos transmitidos por uma clula, sem intermedirios, a uma central de controle. b) vlida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informaes do meio so captadas e transformadas em sinais eltricos que resultam em resposta imediata, sem atingir uma central de controle. c) vlida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informaes do meio so captadas e transformadas em sinais eltricos transferidos, clula a clula, at uma central de controle. d) no vlida, pois, no corpo humano, as informaes do meio so captadas e transformadas em estmulos hormonais, transmitidos rapidamente a uma central de controle. e) no vlida, pois, no corpo humano, as informaes do meio so captadas e transformadas em sinais qumicos e eltricos, transferidos a vrios pontos perifricos de controle.
Resoluo

Em relao transmisso da informao na telefonia celular e no corpo humano, a analogia entre esses processos vlida apenas em parte. No corpo humano, as informaes do meio so captadas pelas diferentes estruturas sensoriais (olho, orelha, pele, lngua etc.) e transformados em potenciais de ao. Os impulsos nervosos so transmitidos de clula em clula at serem interpretados pela rea sensorial do crebro.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Considere as seguintes comparaes entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clmax, ambas sujeitas s mesmas condies ambientais, em um processo de sucesso ecolgica primria: I. A produtividade primria bruta maior numa comunidade clmax do que numa comunidade pioneira. II. A produtividade primria lquida maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clmax. III. A complexidade de nichos maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clmax. Est correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.
Resoluo

A produtividade primria lquida, numa sucesso ecolgica, maior nas comunidades pioneiras do que nas comunidades clmax, enquanto no clmax a produtividade primria bruta maior do que nas comunidades pioneiras.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

O mecanismo de reabsoro renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constate, como representado na figura abaixo. Quando a concentrao de glicose no filtrado glomerular baixa (A), a esteira rolante trabalha com folga e toda a glicose reabsorvida. Quando a concentrao de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nvel (B), a esteira rolante trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade mxima de transporte, permitindo a reabsoro da glicose. Se a concentrao de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.

Hickman et al., Integrated Principles of Zoology, Mc Graw Hill, 2011. Adaptado.

Analise as seguintes afirmaes sobre o mecanismo de reabsoro renal da glicose, em pessoas saudveis: I. Mantm constante a concentrao de glicose no sangue. II. Impede que a concentrao de glicose no filtrado glomerular diminua. III. Evita que haja excreo de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas clulas do corpo, Est correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.
Resoluo

Nas pessoas saudveis ocorre uma reabsoro de glicose, que pode ser utilizada, como combustvel, pelas clulas do corpo. correta a afirmativa III.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Para que a clula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulao sangunea, necessria a presena de uma determinada protena em sua membrana. Existem mutaes do gene responsvel pela sntese dessa protena que impedem a sua produo. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutaes, mesmo tendo tambm um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nvel de colesterol no sangue. A hipercolesterolemia devida a essa mutao tem, portanto, herana a) autossmica dominante. b) autossmica recessiva. c) ligada ao X dominante. d) ligada ao X recessiva. e) autossmica codominante.
Resoluo

A hipercolesterolemia uma condio hereditria autossmica e dominante. A doena manifesta-se em homens e mulheres, bastando para tanto a existncia de uma cpia do alelo mutante.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

As brifitas, no reino vegetal, e os anfbios, entre os vertebrados, so considerados os primeiros grupos a conquistar o ambiente terrestre. Comparando-os, correto afirmar que, a) nos anfbios e nas brifitas, o sistema vascular pouco desenvolvido; isso faz com que, nos anfbios, a temperatura no seja controlada internamente. b) nos anfbios, o produto imediato da meiose so os gametas; nas brifitas, a meiose origina um indivduo haploide que posteriormente produz os gametas. c) nos anfbios e nas brifitas, a fecundao ocorre em meio seco; o desenvolvimento dos embries se d na gua. d) nos anfbios, a fecundao origina um indivduo diploide e, nas brifitas, um indivduo haploide; nos dois casos, o indivduo formado passa por metamorfoses at tornar-se adulto. e) nos anfbios e nas brifitas, a absoro de gua se d pela epiderme; o transporte de gua feito por difuso, clula por clula, s demais partes do corpo.
Resoluo

Nos anfbios os gametas so produzidos por meiose. Nas brifitas, a meiose ocorre na formao de esporos que origina um ndividuo haplide, o gametfito, que por mitoses origina os gametas.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Analise o grfico abaixo:

Ministrio da Sade, Departamento de DST, AIDS e Hepatites virais. http://sistemas.aids.gov.br. Acessado em 12/08/2013. Adaptado.

Com base nos dados do grfico, pode-se afirmar, corretamente, que, a) no perodo de 1986 a 2001, o nmero de pessoas com diagnstico de AIDS diminuiu. b) no perodo de 1986 a 2001, o nmero de homens com diagnstico de AIDS diminuiu. c) entre pessoas com diagnstico de AIDS, homens e mulheres ocorrem com frequncia iguais. d) entre pessoas com diagnstico de AIDS, o nmero de homens e mulheres permaneceu praticamente inalterado a partir de 2002. e) entre pessoas com diagnstico de AIDS, o quociente do nmero de homens pelo de mulheres tendeu estabilidade a partir de 2002.
Resoluo

O grfico mostra que entre as pessoas com diagnstico de AIDS, o quociente do nmero de homens pelo de mulheres tendeu estabilidade a partir de 2002.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Na histria evolutiva dos metazorios, o processo digestivo a) intracelular, com hidrlise enzimtica de molculas de grande tamanho, a partir dos equinodermas. b) extracelular, j nos porferos, passando a completamente intracelular, a partir dos artrpodes. c) completamente extracelular nos vertebrados, o que os distingue dos demais grupos de animais. d) passa de completamente intracelular a completamente extracelular, a partir dos nematelmintos. e) passa de completamente extracelular a completamente intracelular, a partir dos aneldeos.
Resoluo

A partir dos Nematelmintos (ascaris), a digesto passa a ser completamente extracelular.

10

Considere a situao hipottica de lanamento, em um ecossistema, de uma determinanete quantidade de gs carbnico, com marcao radioativa no carbono. Como passar do tempo, esse gs se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos. Considere as seguintes molculas: I. Molculas de glicose sintetizadas pelso produtores. II. Molculas de gs carbnico produzidas pelos consumidores a partir da oxidao da glicose sintetizada pelos produtores. III. Molculas de amido produzidas como substncia de reserva das plantas. IV. Molculas orgnicas sintetizadas pelos decompositores. Carbono radioativo poderia ser encontrado nas molculas descritas em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I, II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
Resoluo

O carbono radioativo do CO2 incorporado durante a fotossntese pelos produtores e, da, passa para todos os organismos do ecossistema, atravs das cadeias alimentares.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

11
N C N C ACAR N

A
o

Observe a figura abaixo, que representa emparelhamento de duas bases nitrogenadas.


H HC N C N CH O ACAR Adenina Timina H N C N H O C C CH CH3

Indique a alternativa que relaciona corretamente a(s) molcula(s) que se encontra(m) parcialmente representada(s) e o tipo de ligao qumica apontada pela seta. Molcula(s) Tipo de ligao qumica

a) Exclusivamente DNA Ligao de hidrognio b) Exclusivamente RNA Ligao covalente apolar c) DNA ou RNA Ligao de hidrognio

d) Exclusivamente RNA Ligao covalente apolar e) Exclusivamente RNA Ligao inica


Resoluo

A timina uma base nitrogenada exclusiva do DNA e realiza duas ligaes de hidrognio com a adenina.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

12

Em uma competio de salto em distncia, um atleta de 70kg tem, imediatamente antes do salto, uma velocidade na direo horizontal de mdulo 10m/s. Ao saltar, o atleta usa seus msculos para empurrar o cho na direo vertical, produzindo uma energia de 500J, sendo 70% desse valor na forma de energia cintica. Imediatamente aps se separar do cho o mdulo da velocidade do atleta mais prximo de a) 10,0 m/s b) 10,5 m/s c) 12,2 m/s d) 13,2 m/s e) 13,8 m/s
Resoluo

1) Antes do salto, a energia cintica inicial do atleta dada por: 2 70 m Vx Ecin = = (10)2 (J) = 3500J 2 2 0 2) Em virtude da interao com o solo, o atleta adquiriu uma energia cintica de: Ecin = 0,70 Emuscular = 0,70 . 500J = 350J
1

3) A energia cintica total com que o atleta abandona o solo dada por: Ecin = Ecin + Ecin = 3850J
2 0 1

4) O mdulo da velocidade do atleta ao abandonar o solo dado por: m V2 Ecin = 2 2 70 3850 = V2 2 V2 = 110 (SI) V 10,5m/s

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

13

Um ncleo de polnio-204 (204Po), em repouso, transmuta-se em um ncleo de chumbo-200 (200Pb), emitindo uma partcula alfa () com energia cintica E Nesta reao, a energia cintica do ncleo de chumbo igual a a) E b) E/4 c) E/50 d) E/200 Ncleo
204Po 204Pb

e) E/204 Note e adote Massa (u) 204 200 4

1 u = 1 unidade de massa atmica.


Resoluo

1)

Na transmutao o sistema isolado e haver conservao da quantidade de movimento total do sistema:


Qf = Qi

Qchumbo + Q = 0 Qchumbo = Q

.Qchumbo. = .Q. 2) A energia cintica relaciona-se com o mdulo da quantidade de movimento pela relao: Q2 Ec = 2m Sendo .Qchumbo. = .Q. e mchumbo = 50m vem: Ec m (chumbo) = Ec mchumbo
()

Ec 1 (chumbo) = 50 E E = (chumbo) 50

Ec

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

14

Um bloco de madeira impermevel, de massa M e dimenso 2 x 3 x 3 cm3, inserido muito lentamente na gua de um balde, at a condio de equilbrio, com metade de seu volume submersa.

A gua que vaza do balde coletada em um copo e tem massa m. A figura ilustra as situaes inicial e final; em ambos os casos, o balde encontra-se cheio de gua at sua capacidade mxima. A relao entre as massas m e M tal que a) m = M/3 b) m = M/2 c) m = M d) m = 2M e) m = 3M
Resoluo

Na situao de equilbrio o empuxo aplicado pelo lquido tem a mesma intensidade do peso do bloco: E = Pbloco = Mg Porm, de acordo com a Lei de Arquimedes, o empuxo tem a mesma intensidade do peso do lquido deslocado, isto , E = mg Portanto: mg = Mg m=M

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

15

Para passar de uma margem a outra de um rio, uma pessoa se pendura na extremidade de um cip esticado, formando um ngulo de 30 com a vertical, e inicia, com velocidade nula, um movimento pendular. Do outro lado do rio, a pessoa se solta do cip no instante em que sua velocidade fica novamente igual a zero. Imediatamente antes de se soltar, sua acelerao tem a) valor nulo. b) direo que forma um ngulo de 30 com a vertical e mdulo 9m/s2. c) direo que forma um ngulo de 30 com a vertical e mdulo 5m/s2. d) direo que forma um ngulo de 60 com a vertical e mdulo 9m/s2. e) direo que forma um ngulo de 60 com a vertical e mdulo 5m/s2.
Resoluo

Nas duas extremidades A e B a velocidade nula, e a resultante centrpeta tambm nula: F = PN A fora resultante ser a componente tangencial do peso: Pt = P sen 30 PFD: Pt = ma mg sen 30 = ma 1 a = g sen 30 = 10 . (m/s2) 2

a = 5m/s2

A direo da acelerao vetorial a mesma da fora resultante Pt e forma um ngulo de 60 com a direo vertical.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

16

Uma estao espacial foi projetada com formato cilndrico, de raio R igual a 100 m, como ilustra a figura abaixo.

Para simular o efeito gravitacional e permitir que as pessoas caminhem na parte interna da casca cilndrica, a estao gira em torno de seu eixo, com velocidade angular constante . As pessoas tero sensao de peso, como se estivessem na Terra, se a velocidade for de, aproximadamente, a) 0,1 rad/s b) 0,3 rad/s c) 1 rad/s d) 3 rad/s e) 10 rad/s Note e adote: A acelerao gravitacional na superfcie da Terra g = 10m/s2.
Resoluo

A fora normal aplicada pela parede do cilindro corresponde ao peso aparente da pessoa e faz o papel de resultante centrpeta. FN = m gap = m 2 R gap = 2 R = gap R
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Sendo gap = g = 10m/s2 e R = 100m, vem: = 1 10 (rad/s) = rad/s 100 10

10 = rad/s 0,3 rad/s 10

17

Uma lmina bimetlica de bronze e ferro, na temperatura ambiente, fixada por uma de suas extremidades, como visto na figura abaixo.

Nessa situao, a lmina est plana e horizontal. A seguir, ela aquecida por uma chama de gs. Aps algum tempo de aquecimento, a forma assumida pela lmina ser mais adequadamente representada pela figura:

Note e adote: O coeficiente de dilatao trmica linear do ferro 1,2 . 105 C1. O coeficiente de dilatao trmica linear do bronze 1,8 . 105 C1. Aps o aquecimento, a temperatura da lmina uniforme.
Resoluo

A dilatao linear L sofrida por uma lmina dada por: L = L0 Como os comprimentos iniciais L0 e as variaes de temperatura so iguais para as duas lminas, a de maior coeficiente de dilatao apresenta a maior variao de comprimento no final do processo. Assim, para bronze > ferro, temos Lbronze > Lferro. A lmina de bronze est sobre a de ferro e o par bimetlico curva-se para baixo.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

18

Um prisma triangular desvia um feixe de luz verde de um ngulo A, em relao direo de incidncia, como ilustra a figura A, como ilustra a figura abaixo.

Se uma placa plana, do mesmo material do prisma, for colocada entre a fonte de luz e o prisma, nas posies mostradas nas figuras B e C, a luz, ao sair do prisma, ser desviada, respectivamente, de ngulos B e C, em relao direo de incidncia indicada pela seta. Os desvios angulares sero tais que a) A = B = C b) A > B > C c) A < B < C e) A = B < C
Resoluo

d) A = B > C

fundamental lembrar inicialmente que, quando um feixe de luz monocromtica atravessa uma lmina de faces paralelas envolta por um mesmo meio, o raio emergente paralelo ao raio incidente, como ilustra a figura a seguir.

A lmina de faces paralelas provoca, apenas, um deslocamento lateral d no feixe de luz, conforme indicado no esquema. Trajeto da luz no caso da figura B:

Trajeto da luz no caso da figura C:


F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

importante destacar que tanto no caso da figura B, como no caso da figura C, o prisma recebe em sua face esquerda um feixe luminoso na mesma direo do feixe incidente na figura A.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

19

Dois fios metlicos, F1 e F2, cilndricos, do mesmo material de resistividade , de sees transversais de reas, respectivamente, A1 e A2 = 2A1, tm comprimento L e so emendados, como ilustra a figura abaixo. O sistema formado pelos fios conectado a uma bateria de tenso V.

Nessas condies, a diferena de potencial V1, entre as extremidades de F1, e V2, entre as de F2, so tais que a) V1 = V2/4 b) V1 = V2/2 c) V1 = V2 d) V1 = 2V2 e) V1 = 4V2
Resoluo

Da 2.a Lei de Ohm, temos: L Fio F1: R1 = = R A1 R L L Fio F2: R2 = = = 2 A2 2A1 Esquematizando o circuito:

Fio 1: V1 = R1 i1 V1 = Ri R Fio 2: V2 = R2 i2 V2 = i 2 Assim: V1 V1 Ri = = 2 R V2 V2 i 2 V1 = 2V2

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

20

O Sr. Rubinato, um msico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Est ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acstica da direita (Cd) de uma distncia , como visto na figura abaixo.

Em seguida, Sr. Rubinato reclama: No consigo mais ouvir o L do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distncia , a nica compatvel com a reclamao do Sr. Rubinato a) 38 cm b) 44 cm c) 60 cm d) 75 cm e) 150 cm Note e adote: O mesmo sinal eltrico do amplificador ligado aos dois alto-falantes, cujos cones se movimentam em fase. A frequncia da nota L 440Hz. A velocidade do som no ar 330m/s. A distncia entre as orelhas do Sr. Rubinato deve ser ignorada.
Resoluo

O deslocamento da caixa acstica da direita (Cd) faz com que as ondas sonoras provenientes dessa caixa percorram uma distncia a mais que as ondas sonoras provenientes da caixa da esquerda (Ce). Isso provoca, na posio onde se encontra o Sr. Rubinato, interferncia destrutiva (ID) entre as ondas correspondentes nota l do violino (f = 440Hz). (I) Clculo de : V = f 330 = 440 = 0,75m = 75cm (II) Condio de ID: x = i (i = 1, 3, 5); x = 2 Logo: 75 = i (cm) = i 37,5 (cm) 2 Para i = 1 = 37,5cm
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

21

Partculas com carga eltrica positiva penetram em uma cmara em vcuo, onde h, em todo seu interior, um campo eltrico de mdulo E e um campo magntico de mdulo B, ambos uniformes e constantes, perpendiculares entre si, nas direes e sentidos indicados na figura. As partculas entram na cmara com velocidades perpendiculares aos campos e de mdulos V1 (grupo 1), V2 (grupo 2) e V3 (grupo 3). As partculas do grupo 1 tm sua trajetria encurvada em um sentido, as do grupo 2, em sentido oposto, e as do grupo 3 no tm sua trajetria desviada. A situao est ilustrada na figura abaixo.

Considere as seguintes afirmaes sobre as velocidades das partculas de cada grupo: I. V1 > V2 e V1 > E/B II. V1 < V2 e V1 < E/B III. V3 = E/B Est correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. Note e adote: Os mdulos das foras eltrica (FE) e magntica (FM) so: FE = qE FM = qVB
Resoluo

Sobre cada partcula de carga positiva, agem uma for a eltrica FE e uma fora magntica FM , tal como se indica na figura:

FE

O sentido da fora FE o mesmo do campo eltrico E, pois q > 0. O sentido da fora magntica FM dado pela regra da mo esquerda.

FM

Para a partcula 3, em M.R.U., a fora resultante deve ser nula: FE = FM

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

q . E = q . V3 . B

E V3 = a (a afirmativa III B est correta)

A partcula 1 foi desviada para cima. Logo: FM < FE q . V1 . B < q . E E V1 < b B

A partcula 2 foi desviada para baixo. Logo: FM > FE q . V2 . B > q . E E V2 > c B

Comparando, b com c, verificamos que: V1 < V2 d Das expresses b e d, temos: E V1 < V2 e V1 < a afirmativa (II) est correta B tambm. Consequentemente, a afirmativa (I) est errada.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

22

No sistema cardiovascular de um ser humano, o corao funciona como uma bomba, com potncia mdia de 10W, responsvel pela circulao sangunea. Se uma pessoa fizer uma dieta alimentar de 2500 kcal dirias, a porcentagem dessa energia utilizada para manter sua circulao sangunea ser, aproximadamente, igual a a) 1% b) 4% c) 9% d) 20% e) 25% Note e adote: 1 cal = 4J
Resoluo

A energia diria necessria para o funcionamento do corao no sistema cardiovascular dada por:

= P . t = 10 . (24 . 3600) (J) = 864 000J = (cal) = 216 000J


A porcentagem de energia utilizada para manter a circulao pode ser determinada por: 2500 . 103 cal 100% 216 000 cal x 9% x 864 000 4

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

23

O resultado do exame de audiometria de uma pessoa mostrado nas figuras abaixo. Os grficos representam o nvel de intensidade sonora mnima I, em decibis (dB), audvel por suas orelhas direita e esquerda, em funo da frequncia f do som, em kHz. A comparao desse resultado com o de exames anteriores mostrou que, com o passar dos anos, ela teve perda auditiva. Com base nessas informaes, foram feitas as seguintes afirmaes sobre a audio dessa pessoa: I. Ela ouve sons de frequncia de 6 kHz e intensidade de 20 dB com a orelha direita, mas no com a esquerda. II. Um sussurro de 15dB e frequncia de 0,25 kHz ouvido por ambas as orelhas. III. A diminuio de sua sensibilidade auditiva, com o passar do tempo, pode ser atribuda a degeneraes dos ossos martelo, bigorna e estribo, da orelha externa, onde ocorre a converso do som em impulsos eltricos.

correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e III.


Resoluo

e) II e III.

I) FALSA. Para ser ouvido pela orelha direita, um som de 6kHz deve possuir intensidade mnima de 25dB. II) VERDADEIRA. Para ser ouvido, um som de 0,25kHz deve possuir intensidade mnima de 10dB para ambas as orelhas. III) FALSA. Os ossos martelo, bigorna e estribo fazem parte da orelha mdia e no da orelha externa, como mencionado no texto.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

24

Uma embalagem de sopa instantnea apresenta, entre outras, as seguintes informaes: Ingredientes: tomate, sal, amido, leo vegetal, emulsificante, conservante, flavorizante, corante, antioxidante. Ao se misturar o contedo da embalagem com gua quente, poderia ocorrer a separao dos componentes X e Y da mistura, formando duas fases, caso o ingrediente Z no estivesse presente. Assinale a alternativa em que X, Y e Z esto corretamente identificados. X a) b) c) d) e)
Resoluo

Y amido leo vegetal leo vegetal leo vegetal gua

Z antioxidante antioxidante antioxidante emulsificante emulsificante

gua sal gua gua sal

Nesta sopa instantnea, temos diversos compostos, entre eles o leo vegetal. Quando adicionamos gua quente, poderia ocorrer a separao da gua (X) e o leo (Y). Isto no ocorre devido presena de um agente emulsificante (Z), substncia que estabiliza a emulso.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

25

A tabela abaixo apresenta informaes sobre cinco gases contidos em recipientes separados e selados. Recipiente Gs 1 2 3 4 5 O3 Ne He N2 Ar Tempera- Presso tura (K) (atm) 273 273 273 273 273 1 2 4 1 1 Volume (L) 22,4 22,4 22,4 22,4 22,4

Qual recipiente contm a mesma quantidade de tomos que um recipiente selado de 22,4 L, contendo H2, mantido a 2 atm e 273 K? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Resoluo

Como os volumes e as temperaturas dos gases fornecidos so iguais, a presso diretamente proporcional quantidade em mols (n). RT P V = n R T P = n constante V

P P = n k n = k H2: 2 atm 2x mol de molculas 4x mol de tomos O3: 1 atm x mol de molculas 3x mol de tomos Ne: 2 atm 2 x mol de tomos He: 4 atm 4x mol de tomos N2: 1 atm x mol de molculas 2x mol de tomos Ar: 1 atm x mol de tomos O recipiente que contm a mesma quantidade de tomos que um recipiente selado de 22,4 L, contendo H2, mantido a 2 atm e 273 K, o 3 (He).

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

26
Copo 1 2 3 4 5

Uma jovem estudante quis demonstrar para sua me o que uma reao qumica. Para tanto, preparou, em cinco copos, as seguintes solues: Soluo vinagre sal de cozinha + gua fermento qumico (NaHCO3) + gua acar + gua suco de limo

Em seguida, comeou a fazer misturas aleatrias de amostras das solues contidas nos copos, juntando duas amostras diferentes a cada vez. Qual a probabilidade de que ocorra uma reao qumica ao misturar amostras dos contedos de dois dos cinco copos? a) 1/10 b) 1/8 c) 1/5 d) 1/3 e) 1/2
Resoluo

O Copo 1: cido orgnico: R C OH Copo 2: sal de cozinha: NaCl Copo 3: fermento: NaHCO3 Copo 4: acar caseiro: C12H22O11 O Copo 5: cido orgnico: R C OH So possveis 10 combinaes: 1 e 2; 1 e 3; 1 e 4; 1 e 5; 2 e 3; 2 e 4; 2 e 5; 3 e 4; 3 e 5; 4 e 5 S ocorrem 2 reaes: Copo 1 com copo 3 e copo 5 com copo 3: O O + H2O + CO2 +NaHCO3 R C RC + OH O Na 2 1 Probabilidade = = 10 5

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

27

Em um laboratrio qumico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo sotues aquosas incolores de sacarose, KCl, HCl e NaOH, no necessariamente nessa ordem. Para identificar essas solues, fez alguns experimentos simples, cujos resultados so apresentados na tabela a seguir: Cor da soluo Condutibili- Reao com Frasco aps a adio dade eltrica Mg(OH)2 de fenolftalena 1 2 3 4 incolor rosa incolor incolor conduz conduz conduz no conduz no no sim no

Dado: Solues aquosas contendo o indicador fenolftalena so incolores em pH menor do que 8,5 e tm colorao rosa em pH igual a ou maior do que 8,5. As solues aquosas nos frascos 1, 2, 3 e 4 so, respectivamente, de a) HCl, NaOH, KCl e sacarose. b) KCl, NaOH, HCl e sacarose. c) HCl, sacarose, NaOH e KCl. d) KCl, sacarose, HCl e NaOH. e) NaOH, HCl, sacarose e KCl.
Resoluo

O frasco 2 contm uma soluo que, aps a adio de fenolftalena, fica rosa, ou seja, uma soluo bsica (NaOH). O frasco 3 contm uma soluo que reage com Mg(OH)2, ou seja, uma soluo cida (HCl). O frasco 4 contm uma soluo que no apresenta condutibilidade eltrica, ou seja, soluo molecular (sacarose). O frasco 1 contm uma soluo que conduz corrente eltrica, no reage com Mg(OH)2 e fica incolor aps a adio de fenolftalena (KCl). O KCl (sal de cido e base fortes) no sofre hidrlise, produzindo, assim, um meio neutro.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

28

Uma usina de reciclagem de plstico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plsticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separao dos dois tipos de plsticos, foi necessrio preparar 1000 L de uma soluo de densidade apropriada, misturando-se volumes adequados de gua (densidade = 1,00 kg/L) e de uma soluo aquosa de NaCl, disponvel no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente, a) 900 e 100. b) 800 e 200. c) 500 e 500. d) 200 e 800. e) 100 e 900.
Resoluo

A soluo aquosa de NaCl deve possuir uma densidade intermediria entre 1,10 kg/L e 1,14 kg/L. a) VH
2O

= 900 L e VNaCl = 100 L

900 L . 1,00 kg/L + 100 L . 1,25 kg/L d = 1 000 L d = 1,025 kg/L (no serve) b) VH
2O

= 800 L e VNaCl = 200 L

800 L . 1,00 kg/L + 200 L . 1,25 kg/L d = 1 000 L d = 1,050 kg/L (no serve) c) VH
2O

= 500 L e VNaCl = 500 L

500 L . 1,00 kg/L + 500 L . 1,25 kg/L d = 1 000 L d = 1,125 kg/L (serve, pois um valor intermedirio entre 1,10 kg/L e 1,14 kg/L) d) VH
2O

= 200 L e VNaCl = 800 L

200 L . 1,00 kg/L + 800 L . 1,25 kg/L d = 1 000 L d = 1,20 kg/L (no serve) e) VH
2O

= 100 L e VNaCl = 900 L

100 L . 1,00 kg/L + 900 L . 1,25 kg/L d = 1 000 L d = 1,225 kg/L (no serve)

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

29

A aparelhagem esquematizada na figura abaixo pode ser utilizada para identificar gases ou vapores produzidos em transformaes qumicas. No frasco 1, cristais azuis de CoCl2 anidro adquirem colorao rosa em contato com vapor dgua. No frasco 2, a soluo aquosa saturada de Ca(OH)2 turva-se em contato com CO2 (g).

Utilizando essa aparelhagem em trs experimentos distintos, um estudante de Qumica investigou os produtos obtidos em trs diferentes processos: I. aquecimento de CaCO3 puro; II. combusto de uma vela; III. reao de raspas de Mg (s) com HCl (aq). O aparecimento de colorao rosa nos cristais de CoCl2 anidro e a turvao da soluo aquosa de Ca(OH)2 foram observados, simultaneamente, em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.
Resoluo

I. Aquecimento de CaCO3 puro: CaCO3 (s) CaO (s) + CO2 (g) Somente turvao no frasco 2. II. Combusto de uma vela (hidrocarboneto): 3n + 1 CnH2n+2 (s) + O2 (g) 2 n CO2 (g) + (n + 1) H2O(g) Teremos o aparecimento de colorao rosa nos cristais de CoCl2 anidro (H2O) e a turvao da soluo aquosa de Ca(OH)2 (por causa do CO2). CO2 (g) + Ca(OH)2 (aq) CaCO3 (s) + H2O (l) III. Reao de raspas de Mg (s) com HCl (aq): Mg (s) + 2 HCl (aq) MgCl2 (aq) + H2 (g) No haver alterao nos frascos 1 e 2.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

30

Observe a posio do elemento qumico rdio (Rh) na tabela peridica.

Assinale a alternativa correta a respeito do rdio. a) Possui massa atmica menor que a do cobalto (Co). b) Apresenta reatividade semelhante do estrncio (Sr), o perodo. caracterstica do 5. c) um elemento no metlico. d) uma substncia gasosa temperatura ambiente. e) uma substncia boa condutora de eletricidade.
Resoluo

a) Incorreta. O Rh possui maior massa atmica que o Co, pois est no quinto perodo, enquanto o Co est no quarto perodo. b) Incorreta. Apresenta reatividade diferente do estrncio (grupo 2). O Rh metal de transio e o Sr metal representativo. c) Incorreta. O Rh um elemento metlico. d) Incorreta. O Rh uma substncia slida temperatura ambiente. e) Correta. O Rh uma substncia boa condutora de eletricidade, pois trata-se de um metal.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

31
Nome

A tabela a seguir contm dados sobre alguns cidos carboxlicos.


Frmula Ponto de ebulio a Densidade a 20C (g/mL) 1 atm (C) 118 164 186 205 1,04 0,96 0,94 0,93

cido etanoico cido n-butanoico

H3CCO2H H3C(CH2)2CO2H

cido n-pentanoico H3C(CH2)3CO2H cido n-hexanoico H3C(CH2)4CO2H

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmao coerente com as informaes fornecidas na tabela. a) A 20C, 1 mL de cido etanoico tem massa maior do que 1 mL de cido n-pentanoico. b) O cido propanoico (H3CCH2CO2H) deve ter ponto de ebulio (a l atm) acima de 200C. c) O acrescimo de um grupo CH2 cadeia carbnica provoca o aumento da densidade dos cidos carboxlicos. d) O aumento da massa molar dos cidos carboxlicos facilita a passagem de suas molculas do estado lquido para o gasoso. e) O cido n-butanoico deve ter presso de vapor menor que o cido n-hexanoico, a uma mesma temperatura.
Resoluo

A 20C, a densidade do cido etanoico 1,04 g/mL. Para o volume de 1 mL, a massa ser: m d = V m 1,04 g/mL = 1 mL m = 1,04 g

A densidade do cido n-pentanoico 0,94 g/mL. Para o volume de 1 mL, a massa ser: m m = 0,94 g 0,94 g/mL = 1 mL Portanto, a massa de cido etanoico maior que a de cido n-pentanoico.

Com o aumento da cadeia carbnica, aumenta o ponto de ebulio dos cidos carboxlicos. O cido propanoico ter ponto de ebulio maior que 118C (cido etanoico) e menor que 164C (cido n-butanoico). O acrscimo de um grupo CH2 cadeia carbnica provoca diminuio da densidade dos cidos carboxlicos.

O aumento da massa molar faz crescer o ponto de


F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

ebulio, dificultando a passagem para o estado gasoso. O cido n-butanoico tem ponto de ebulio menor que o cido n-hexanoico. Quanto menor o ponto de ebulio, maior a presso de vapor e mais voltil o cido carboxlico.

32

O rtulo de uma lata de desodorante em aerosol apresenta, entre outras, as seguintes informaes: Propelente: gs butano. Mantenha longe do fogo. A principal razo dessa advertncia : a) O aumento da temperatura faz aumentar a presso do gs no interior da lata, o que pode causar uma exploso. b) A lata feita de alumnio, que, pelo aquecimento, pode reagir com o oxignio do ar. c) O aquecimento provoca o aumento do volume da lata, com a consequente condensao do gs em seu interior. d) O aumento da temperatura provoca a polimerizao do gs butano, inutilizando o produto. e) A lata pode se derreter e reagir com as substncias contidas em seu interior, inutilizando o produto.
Resoluo

O aumento da temperatura, quando a lata de desodorante aproximada do fogo, faz aumentar a presso do gs butano no interior da lata, podendo provocar sua exploso. Alumnio reage espontaneamente com oxignio do ar, formando xido de alumnio, que impermeabiliza a lata, impedindo que a oxidao dela continue. O aumento da temperatura pode implicar um aumento volumtrico da lata, mas no condensa o gs contido em seu interior. Butano no sofre polimerizao. O alumnio no reage com gs butano, mesmo com o aumento da temperatura do sistema.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

33

A adio de um soluto gua altera a temperatura de ebulio desse solvente. Para quantificar essa variao em funo da concentrao e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados so apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variao de temperatura de ebulio funo da concentrao de molculas ou ons de soluto dispersos na soluo. Volume de Soluto gua (L) 1 1 1 1 1 NaCl NaCl sacarose CaCl2 Quantidade de matria de soluto (mol) 0,5 1,0 0,5 0,5 Temperatura de ebulio (C) 100,00 100,50 101,00 100,25 100,75

Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1 mol de Na2SO4 a 1 Lde gua (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de gua (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela. Assim sendo, as temperaturas de ebulio da gua, em C, nas solues dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de a) 100,25 e 100,25. b) 100,75 e 100,25. c) 100,75 e 100,50. d) 101,50 e 101,00. e) 101,50 e 100,50.
Resoluo

Observando a experincia da dissoluo de 0,5 mol de sacarose (composto molecular) em 1 litro de gua, verifica-se o aumento de 0,25C (100,25 100,00)C na temperatura de ebulio do solvente. Podemos constatar que, quando dissolvemos 0,5 mol de NaCl (NaCl Na+ + Cl), que se dissocia formando 2 x 0,5 mol = 1,0 mol de partculas, ocorre um aumento de 0,50C (100,50 100,00)C na temperatura de ebulio do solvente. No caso de CaC l2, a adio de 0,5 mol desse composto (CaCl2 Ca2+ + 2 Cl) implica um total de 3 x 0,5 mol = 1,5 mol de partculas adicionadas em 1 litro de gua. Observa-se um aumento de (100,75 100,00)C = 0,75C na temperatura de ebulio do solvente. Ao adicionar 1,0 mol de NaC l (2 x 1,0 = 2,0 mol de partculas) em 1 litro de gua, o aumento da temperatura de ebulio do solvente de 1,00C (101,00 100,00)C. Podemos tirar a seguinte regularidade:
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Cada 0,5 mol de partculas dissolvidas em 1 litro de gua aumenta a temperatura de ebulio do solvente em 0,25C. Experimento A: Foi adicionado 1,0 mol de Na2SO4 (Na2SO4 2 Na+ + SO2 ), 4 o que implica 3 x 1,0 mol de partculas em 1 L de gua. 0,5 mol de partculas 0,25C 3 mol de partculas x x = 1,50C A temperatura de ebulio da soluo A ser: (100,00 + 1,50)C = 101,50C Experimento B: Foi adicionado 1,0 mol de glicose (composto molecular) em 0,5 L de gua. 1,0 mol 0,5 L de gua y 1,0 L de gua y = 2,0 mol de partculas em 1 L de gua 0,5 mol de partculas 0,25C 2,0 mol de partculas z z = 1,00C A temperatura de ebulio da soluo B ser: (100,00 + 1,00)C = 101,00C.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

34

Estudos recentes parecem indicar que o formato do olho humano e a viso so influenciados pela quantidade da substncia X, sintetizada pelo organismo. A produo dessa substncia favorecida pela luz solar, e crianas que fazem poucas atividades ao ar livre tendem a desenvolver dificuldade para enxergar objetos distantes. Essa disfuno ocular comumente chamada de miopia. Considere a frmula estrutural da substncia X e os diferentes formatos de olho:

Com base nessas informaes, conclui-se que a miopia poder atingir crianas cujo organismo venha a produzir __________ X em quantidade insuficiente, levando formao de olho do tipo _________. As lacunas da frase acima devem ser preenchidas, respectivamente, por a) o aminocido; III. b) a amina; II. c) o aminocido; I. d) o fenol; I. e) a amina; III.
Resoluo

A substncia X um composto orgnico de funo mista fenol e amina. A miopia ocorre quando a imagem formada antes da retina (figura III). Na figura I, temos viso normal e na figura II, a pessoa sofre de hipermetropia (imagem formada aps a retina). Entre as alternativas, o primeiro espao preenchido por a amina e o segundo espao por III.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

35

No processo tradicional, o etanol produzido a partir do caldo da cana-de-acar por fermentao promovida por leveduras naturais, e o bagao de cana desprezado. Atualmente, leveduras geneticamente modificadas podem ser utilizadas em novos processos de fermentao para a produo de biocombustveis. Por exemplo, no processo A, o bagao de cana, aps hidrlise da celulose e da hemicelulose, tambm pode ser transformado em etanol. No processo B, o caldo de cana, rico em sacarose, transformado em farneseno que, aps hidrogenao das ligaes duplas, se transforma no "diesel de cana". Esses trs processos de produo de biocombustveis podem ser representados por:
CANA-DE-ACAR moagem

bagao (celulose e hemicelulose)

caldo (sacarose)

hidrlise

mistura de xilose e glicose leveduras geneticamente modicadas fermentao leveduras fermentao naturais

leveduras geneticamente modicadas

etanol fermentao farneseno Processo tradicional

hidrogenao

etanol Processo A

diesel de cana`` Processo B

Com base no descrito acima, correto afirmar: a) No Processo A, a sacarose transformada em celulose por micro-organismos transgnicos. b) O Processo A, usado em conjunto com o processo tradicional, permite maior produo de etanol por hectare cultivado. c) O produto da hidrogenao do farneseno no deveria ser chamado de diesel, pois no um hidrocarboneto, d) A combusto do etanol produzido por micro-organismos transgnicos no poluente, pois no produz dixido de carbono. e) O Processo B vantajoso em relao ao Processo A, pois a sacarose matria-prima com menor valor econmico do que o bagao de cana.
Resoluo

No processo A, o bagao da cana, aps hidrlise da celulose e da hemicelulose, pode ser transformado em etanol. Usado em conjunto com o processo tradicional, que a fermentao do caldo de sacarose na presena de leveduras naturais, permite maior produo de etanol por hectare cultivado. O processo A vantajoso em relao ao processo B,
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

pois o bagao matria-prima com menor valor econmico do que a sacarose. A combusto do etanol produz dixido de carbono. O produto da hidrogenao do farneseno um hidrocarboneto:
+ 4H2 cat

36

Um apostador ganhou um prmio R$ 1.000.000,00 na loteria e decidiu investir parte do valor em caderneta de poupana, que rende 6% ao ano, e o restante em um fundo de investimentos, que rende 7,5% ao ano. Apesar do rendimento mais baixo, a caderneta de poupana oferece algumas vantagens e ele precisa decidir como ir dividir o seu dinheiro entre as duas aplicaes. Para garantir, aps um ano, um rendimento total de pelo menos R$ 72.000,00, a parte da quantia a ser aplicada na poupana deve ser de, no mximo, a) R$ 200.000,00 b) R$ 175.000,00 c) R$ 150.000,00 d) R$ 125.000,00 e) R$ 100.000,00
Resoluo

Sendo x a parte que o investidor destinar poupana e (1 000 000 x) a parte destinada ao fundo de investimentos, ambas em reais, temos: 6%x + 7,5% (1 000 000 x) 72 000 6%x + 75 000 7,5%x 72 000 1,5 1,5%x 3 000 . x 3 000 x 200 000 100 Assim, a parte destinada poupana deve ser de, no mximo, R$ 200.000,00

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

37

Uma circunferncia de raio 3 cm est inscrita no tringulo issceles ABC, no qual AB = AC. A altura relativa ao lado BC mede 8 cm. O comprimento de BC , portanto, igual a a) 24 cm b) 13 cm c) 12 cm d) 9 cm e) 7 cm
Resoluo

Na figura acima, cujas medidas esto em centmetros, temos: AT2 + TO2 = AO2 AT2 + 32 = 52 AT = 4 Da semelhana dos tringulos ATO e AMC, tem-se AT OT 4 3 = = , onde b a medida do AM CM 8 b 2 lado BC. 4 6 Assim, = b = 12 8 b

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

38

O nmero real x, que satisfaz 3 < x < 4, tem uma expanso decimal na qual os 999.999 primeiros dgitos direita da vrgula so iguais a 3. Os 1.000.001 dgitos seguintes so iguais a 2 e os restantes so iguais a zero. Considere as seguintes afirmaes: I. x irracional. 10 x 3 III. x . 102.000.000 um inteiro par. Ento, a) nenhuma das trs afirmaes verdadeira. b) apenas as afirmaes I e II so verdadeiras. c) apenas a afirmao I verdadeira. d) apenas a afirmao II verdadeira. e) apenas a afirmao III verdadeira. II.
Resoluo

I) Falsa x = 3,333.........32222.......2 14243 14243


999 999 alg 1 000 001 alg

um nmero decimal exato e, portanto, racional. II) Falsa 10 10 = 3,333 > 3,33332222 > x 3 3 III) Verdadeira
2 000 000 = x . 102 000 000 = 3,333........3222........2 144424443 . 10
2 000 000 de algarismos

= 333........3222........2 que um nmero inteiro par 144424443


2 000 001 algarismos

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

39

Uma das piscinas do Centro de Prticas Esportivas da USP tem o formato de trs hexgonos regulares congruentes, justapostos, de modo que cada par de hexgonos tem um lado em comum, conforme representado na figura abaixo. A distncia entre lados paralelos de cada hexgono de 25 metros.

Assinale a alternativa que mais se aproxima da rea da piscina. a) 1.600 m2 b) 1.800 m2 c) 2.000 m2 d) 2.200 m2 e) 2.400 m2
Resoluo

Sendo a medida, em metros, de cada lado dos hexgonos regulares e d a distncia, em metros, entre lados paralelos de cada hexgono, de acordo com o enunciado, tem-se: 3 3 e d = 25 d = 2 . = 2 25 3 = 25 = Assim, 3 A rea S em metros quadrados, da rea da superfcie da piscina dada por:
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

2 3 S = 3 . 6 . 4

9 . . 3= = 2
2

9 625 3 = 937, 5. 3 1600 = . . 2 3

40

E
x2 9

Sobre a equao (x + 3)2 logx2 + x 1 = 0, correto afirmar que a) ela no possui razes reais. b) sua nica raiz real 3. c) duas de suas razes reais so 3 e 3. d) suas nicas razes reais so 3, 0 e 1. e) ela possui cinco raiz reais distintas.
Resoluo

Para x2 + x 1 0, temos: I) (x + 3)2 x II) x + 3 = 0 e x2 + x 1 0 x = 3 III) log x2 + x 1 = 0 x2 + x 1 = 1 x2 + x 1 = 1 ou x2 + x 1 = 1 13 IV) x2 + x 1 = 1 x2 + x 2 = 0 x = 2 x = 1 ou x = 2 V) x2 + x 1 = 1 x2 + x = 0 x = 0 ou x = 1 VI) O conjunto soluo da equao S = { 3, 2, 1, 0, 1}
x2 9

logx2 + x 1 = 0
x2 9

x + 3 = 0 ou log x2 + x 1 = 0 pois 2

> 0,

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

41

O tringulo AOB issceles, com OA = OB, e ABCD ^ um quadrado. Sendo a medida do ngulo AOB, pode-se garantir que a rea do quadrado maior do que a rea do tringulo se a) 14 < < 28 b) 15 < < 60 c) 20 < < 90 e) 30 < < 150 Dados os valores aproximados tg 14 0,2493, tg 15 0,2679 tg 20 0,3640, tg 28 0,5317
Resoluo

d) 28 < < 120

Seja 2a a medida do lado do quadrado ABCD e M o ponto mdio do lado AB, comum ao tringulo e ao quadrado. I) No tringulo retngulo OMB, temos: tg 2 OM = = OM tg a a

II) Sendo SQ e ST, respectivamente, as reas do quadrado e do tringulo, temos: SQ = (2a)2 = 4a2 e 1 ST = AB . OM = 2 a2 a 1 = . 2a . = 2 tg tg 2 2

III) Considerando SQ > ST, temos: a2 1 4a2 > tg > 2 4 tg 2

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

IV) Para todo ]15; 90[ 30 < < 180, 2 pode-se garantir que a rea do quadrado maior 1 que a do tringulo, pois teremos tg > 2 4

Como ]30; 150[ ]30; 180[, para todo ngulo tal que 30 < < 150 podemos, tambm, garantir que a rea do quadrado maior que a do tringulo. Para 30 podemos ter tg 2 consequentemente no podemos garantir dio pedida.

1 e 4 a con-

42

Cada uma das cinco listas dadas a relao de notas obtidas por seis alunos de uma turma em uma certa prova. Assinale a nica lista na qual a mdia das notas maior do que a mediana. a) 5, 5, 7, 8, 9, 10 b) 4, 5, 6, 7, 8, 8 c) 4, 5, 6, 7, 8, 9 d) 5, 5, 5, 7, 7, 9 e) 5, 5, 10, 10, 10, 10
Resoluo

Para cada uma das listas, temos:


Mdia 5, 5, 7, 8, 9, 10 5+5+7+8+9+10 7,33 6 4+5+6+7+8+8 6,33 6 4+5+6+7+8+9 = 6,5 6 5+5+5+7+7+9 6,33 6 Mediana 7+8 = 7,5 2 6+7 = 6,5 2 6+7 = 6,5 2 5+7 = 6 2

4, 5, 6, 7, 8, 8

4, 5, 6, 7, 8, 9

5, 5, 5, 7, 7, 9

5+5+10+10+10+10 10+10 5, 5, 10, 10, 10, 10 8,33 = 10 6 2

Logo, a nica lista na qual a mdia das notas maior do que a mediana 5, 5, 5, 7, 7, 9

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

43

Considere o tringulo ABC no plano cartesiano com vrtices A = (0,0), B = (3,4) e C = (8,0). O retngulo MNPQ tem os vrtices M e N sobre o eixo das abscissas, o vrtice Q sobre o lado AB e o vrtice P sobre o lado BC. Dentre todos os retngulos construdos desse modo, o que tem rea mxima aquele em que o ponto P

12 c) 5, 5 8 e) 6, 5
a) 16 4, 5
Resoluo

11 d) , 2 2
b) 17 , 3 4

Sejam P(p; q) e N(p; 0):

I) Os tringulos QBP e ABC so semelhantes e, portanto: PQ 4q = PQ = 2 . (4 q) 8 4 II) A rea S do retngulo MNPQ dada por S = PQ . NP = [2 . (4 q)] . q e ser mxima para q = 2, pois o grfico de f(q) = 2 . (4 q) . q do tipo

4 III) A equao da reta BC y 0 = . (x 8), e 5 11 para y = q = 2, temos x = p = 2

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

44

O gamo um jogo de tabuleiro muito antigo, para dois oponentes, que combina a sorte, em lances de dados, com estratgia, no movimento das peas. Pelas regras adotadas, atualmente, no Brasil, o nmero total de casas que as peas de um jogador podem avanar, numa dada jogada, determinado pelo resultado do lanamento de dois dados. Esse nmero igual soma dos valores obtidos nos dois dados, se esses valores forem diferentes entre si; e igual ao dobro da soma, se os valores obtidos nos dois dados forem iguais. Supondo que os dados no sejam viciados, a probabilidade de um jogador poder fazer suas peas andarem pelo menos oito casas em uma jogada 1 a) 3
Resoluo

5 b) 12

17 c) 36

1 d) 2

19 e) 36

No lanamento de dois dados honestos (no viciados) os resultados possveis so os apresentados na tabela seguinte: A B (1;1) (2;1) (3;1) (4;1) (5;1) (6;1) D (1;2) (2;2) (3;2) (4;2) (5;2) (6;2) (1;3) (2;3) (3;3) (4;3) (5;3) (6;3) (1;4) (2;4) (3;4) (4;4) (5;4) (6;4) (1;5) (2;5) (3;5) (4;5) (5;5) (6;5) (1;6) (2;6) (3;6) (4;6) (5;6) (6;6) C

Observe que, dos 36 resultados possveis, existem 17 casos em que um jogador faz suas peas andarem pelo menos oito casas. So os quinze casos situados abaixo da diagonal BD da figura, e mais os casos (2;2) e (3;3), pois nestes, as somas so respectivamente 4 e 6, e os dobros das somas so 8 e 12. 17 Assim, a probabilidade pedida . 36

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

45
1 a) 8
Resoluo

Trs das arestas de um cubo, com um vrtice em comum, so tambm arestas de um tetraedro. A razo entre o volume do tetraedro e o volume do cubo 1 b) 6 2 c) 9 1 d) 4 1 e) 3

Sendo VC o volume do cubo ABCDEFGH de aresta medindo a, e VT o volume do tetraedro ABCF que satisfaz as condies do enunciado, temos: 1 a.a a3 VC = a3 e VT = . . a = 6 3 2 Assim, a razo entre o volume do tetraedro e o volume do cubo a3 VT 6 1 = = 3 6 a V
C

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

46

Relgio Solar um projeto de Caetano Fraccaroli, executado por Vera Pallamin.

Esta foto do relgio solar localizado no campus do Butant, da USP. A linha inclinada (tracejada na foto), cuja projeo ao cho pelos raios solares indica a hora, paralela ao eixo de rotao da Terra, sendo e , respectivamente, a latitude e a longitude do local, medidas em graus, pode-se afirmar, corretamente, que a medida em graus do ngulo que essa linha faz com o plano horizontal igual a a) b) c) 90 d) 90 e) 180 Nota: Entende-se por plano horizontal, em um ponto da superfcie terrestre, o plano perpendicular reta que passa por esse ponto e pelo centro da Terra.
Resoluo
eixo

a
O

m
90-m T

Sendo a medida do ngulo que a linha inclinada (tracejada no foto e representada por TA na figura acima) forma com o plano horizontal na localidade (perpendicular reta OT no ponto T), de acordo com o enunciado e a figura acima, temos: + 90 + (90 ) = 180 + 180 = 180 =
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

47

Estas fotos retratam alguns dos tipos de formao vegetal nativa encontrados no territrio nacional.

www.ibge.gov.br. Adaptado. G. Ferreira, Moderno Atlas Geogrfico, 2012. Adaptado.

Correlacione as formaes vegetais retratadas nas fotos s reas de ocorrncia indicadas nos mapas abaixo.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Resoluo

A foto I mostra um conjunto de vegetais adensados, tpicos da Mata Tropical Atlntica, que se espalha ao longo da costa oriental do Brasil, expandindo-se brevemente pelo interior do Sudeste e do CentroOeste; a foto II mostra a Mata dos Pinhais, onde a espcie caracterstica a araucria angustiflia, o pinheiro-do-paran. Essa formao se concentra na poro sul do Pas. A foto III mostra o Cerrado, formao arbustiva aberta, composta por arbustos retorcidos e gramneas que se espalham pelo Brasil central, abrangendo vrias regies. A foto IV apresenta a Caatinga, formao arbustiva onde os destaques so as cactceas, prprias do Serto do Nordeste, no qual os volumes pluviomtricos so baixos. Finalmente, a fotografia area V mostra uma baa do Pantanal mato-grossense, onde as enchentes de vero cobrem a vegetao rasteira que nasce nas secas de inverno. Tal formao observada no oeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

48

Leia o texto sobre os pedidos de explorao de minrios no Vale do Ribeira SP. O Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM) registrou em 2012 um recorde de pedidos de minerao no Vale do Ribeira, regio sul do Estado de So Paulo. Entre os processos que foram abertos, encontram-se pedidos para pesquisa, licena ou concesso de lavras que vo desde calcrio at minrios nobres como nquel, prata e ouro. O DNPM concedeu 422 autorizaes para pesquisas minerais na regio, sendo que 112 j tiveram autorizadas as extraes de minrios.
O Estado de S. Paulo, 01/07/2013. Adaptado.

Essa explorao poder afetar o meio fsico e a ocupao humana tradicional dessa regio, caso regras de controle no sejam rigorosamente estabelecidas e cumpridas. Assinale a alternativa que indica as reas onde interferncias negativas podero ocorrer. Predomnio da estrutura geolgica a) Dobramentos do Cenozoico Significativa ocupao humana tradicional Quilombola Indgena Caiara Caiara Quilombola

b) Escudo do Brasil Central c) Escudo Atlntico

d) Escudo do Brasil Central e) Dobramentos do Atlntico

Resoluo

A presena de minerais, principalmente metlicos, como nquel, prata e ouro, caracterstica prpria de estruturas geolgicas onde se encontram escudos cristalinos antigos, como o caso do Escudo Atlntico brasileiro. Na regio destacada do texto, o Vale do Ribeira, situado na poro sul do estado de So Paulo, encontram-se tanto comunidades quilombolas quanto comunidades caiaras, que enfrentaro problemas ambientais caso as regras no sejam rigorosamente cumpridas.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

49

Considere o mapa do IDHM - Renda (ndice de Desenvolvimento Humano Municipal - Renda) da regio Sudeste.

PNUD, IPEA e FJP, Atlas do desenvolvimento humano no Brasil, 2013. Adaptado.

A leitura do mapa permite identificar que o IDHM Renda, no Sudeste, , predominantemente, a) alto no Vale do Paraba do Sul e no Vale do Jequitinhonha. b) mdio no Polgono das Secas e no Vale do Ao mineiro. c) baixo no Pontal do Paranapanema e no norte do Esprito Santo. d) baixo no Polgono das Secas e no Vale do Jequitinhonha. e) mdio na rea petrolfera da Bacia de Campos e no Tringulo Mineiro.
Resoluo

Na Regio Sudeste, o Polgono das Secas localiza-se no norte do estado de Minas Gerais, rea de transio para o semirido nordestino; e o Vale do Rio Jequitinhonha se localiza no nordeste do mesmo estado. Alm da identificao espacial no mapa, o candidato pode lembrar que as duas regies so marcadas por um quadro social de carestia, dficit alimentar e pobreza.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

50

Considere a tabela abaixo. ASSASSINATOS DE INDGENAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL


Ano 2003 Brasil 42 MS 13 MS(%) 31% 2004 37 16 43% 2005 43 28 65% 2006 58 28 48% 2007 92 53 58% 2008 60 42 70% 2009 60 33 55% 2010 50 34 57% 2011 2012* Total 51 51 554 32 31 310 63% 61% 56%

* De janeiro a novembro de 2012. www.cimi.org.br. Acessado em 10/07/2013.

Com base na tabela e em seus conhecimentos, est correto o que se afirma em: a) Mato Grosso do Sul o estado que concentra o maior nmero de indgenas no Pas, segundo o Censo Demogrfico 2010, o que explica o percentual elevado de sua participao no nmero total de indgenas assassinados. b) A quantidade de indgenas assassinados no Pas diminuiu, principalmente, no Mato Grosso do Sul, em funo do maior nmero de homologaes de terras indgenas, efetivadas por presso da bancada ruralista no Congresso Nacional. c) No Mato Grosso do Sul, a maior parte dos conflitos que envolvem indgenas est relacionada com projetos de construo de grandes usinas hidreltricas. d) O grande nmero de indgenas assassinados no Mato Grosso do Sul explica-se pelo avano da atividade de extrao de ouro em terras indgenas. e) No perodo abrangido pela tabela, a participao do Mato Grosso do Sul no total de indgenas assassinados muito alta em consequncia, principalmente, de disputas envolvendo a posse da terra.
Resoluo

De acordo com a tabela, nota-se que a participao do Mato Grosso do Sul no total de indgenas assassinados alta. Esse fato est relacionado com as disputas por terras, o que envolve os interesses da expanso das atividades agropecurias, com destaque para as lavouras comerciais.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

51

A regio do mdio Vale do So Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco, tem sido, desde a dcada de 1980, uma das mais importantes zonas agrcolas fruticultoras, no Pas. Por exemplo, o total da produo dos municpios de Juazeiro, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Cura ultrapassa 550.000 toneladas anuais, sendo que destas, as produes de uva e manga so as principais.
IBGE, Pesquisa Agrcola Municipal, 2005.

Com base nas informaes do texto e em seus conhecimentos, identifique a predominncia das caractersticas do clima, do solo e do manejo agrcola responsveis pela excelente produtividade da regio nele mencionada. a) Curtos perodos de estiagem no inverno, com chuvas bem distribudas nas demais estaes do ano, solos bem drenados e prticas de terraceamento. b) Prolongados perodos de estiagem no vero, com chuvas concentradas no inverno, solos ricos em nutrientes e prticas eficientes de irrigao. c) Prolongados perodos de estiagem no vero, com chuvas concentradas no inverno, solos bem drenados e extensas reas com adubao orgnica. d) Curtos perodos de estiagem no inverno, com chuvas bem distribudas nas demais estaes do ano, solos aluviais e extensas reas de adubao orgnica. e) Ausncia de perodos de estiagem, com chuvas bem distribudas ao longo de todo o ano, solos ricos em nutrientes e prtica de terraceamento.
Resoluo

A rea descrita refere-se ao mdio Vale do So Francisco, com clima tropical semirido, solos rasos (litossolos) ricos em minerais (nutrientes); em tais condies, o manejo agrcola nessa zona fruticultora possvel mediante o uso de prticas eficientes de irrigao.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

52

Considere as anamorfoses:

M. E. Simielli, Geoatlas, 2013.

As condies da produo agrcola, no Brasil, so bastante heterogneas, porm alguns aspectos esto presentes em todas as regios do Pas. Nas anamorfoses acima, esto representadas formas de produo agrcola das diferentes regies administrativas. Assinale a alternativa que contm, respectivamente, a produo agrcola representada em I e em II. a) De subsistncia e patronal. b) Familiar e itinerante. c) Patronal e familiar. d) Familiar e de subsistncia. e) Itinerante e patronal.
Resoluo

A tcnica de anamorfose apresentada distorce os estados do Brasil de acordo com o tipo de produo agrcola. No mapa Produo Agrcola I, o superdimensionamento das Regies Centro-Oeste e Sul, grandes produtoras de gros para o agronegcio, caracteriza nitidamente uma agricultura patronal. No mapa Produo Agrcola II, o grande destaque dado s Regies Nordeste e Sul evidencia tratar-se da agricultura familiar. Cabe lembrar que, na Regio Sul, a agricultura familiar tradicional ligada influncia do imigrante europeu vem sofrendo com a expanso da produo patronal de gros, principalmente no norte do Paran, o que pode ser concludo pela observao dos dois mapas.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

53

Observe no mapa da distribuio dos drones (veculos areos no tripulados) norte-americanos na frica e no Oriente Mdio.

O Estado de S. Paulo, 24/05/2013, Adaptado.

Em suas declaraes, o governo norte-americano justifica o uso dos drones, principalmente, como a) proteo militar a pases com importantes laos econmicos com os EUA, principalmente na rea de minerais raros. b) necessidade de proteo s embaixadas e outras legaes diplomticas norte-americanas em pases com trajetria comunista. c) meio de transporte para o envio de equipamentos militares ao Ir, com a finalidade de desmonte das atividades nucleares. d) um dos pilares de sua estratgia de combate ao terrorismo, principalmente em regies com importante atuao tribal/terrorista. e) reforo para a megaoperao de espionagem, executada em 2013, que culminou com o asilo de Snowden na Rssia.
Resoluo

Os Estados Unidos usam os drones, aeronaves no tripuladas, como instrumento de uso militar e estratgico para combater o terrorismo, sobretudo no norte da frica e no Oriente Mdio, conforme destacado no mapa.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

54

O grfico abaixo exibe a distribuio percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte.

Statistical Review of World Energy, 2012.

Com base no grfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmao correta. a) A queda no consumo de petrleo, aps a dcada de 1970, devida acentuada diminuio de sua utilizao no setor aerovirio e, tambm, sua substituio pela energia das mars. b) O aumento relativo do consumo de carvo mineral, a partir da dcada de 2000, est relacionado ao fato de China e ndia estarem entre os grandes produtores e consumidores de carvo mineral, produto que esses pases utilizam em sua crescente industrializao. c) A participao da hidreletricidade se manteve constante, em todo o perodo, em funo da regulamentao ambiental proposta pela ONU, que probe a implantao de novas usinas. d) O aumento da participao das fontes renovveis de energia, aps a dcada de 1980, explica-se pelo crescente aproveitamento de energia solar, proposto nos planos governamentais, em pases desenvolvidos de alta latitude. e) O aumento do consumo do gs natural, ao longo de todo o perodo coberto pelo grfico, explicado por sua utilizao crescente nos meios de transportes, conforme estabelecido no Protocolo de Cartagena.
Resoluo

China e ndia, pases integrantes dos BRICS, esto entre as economias que mais crescem no mundo e tm em comum o fato de superutilizarem o carvo mineral como matriz energtica.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

55

O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, A globalizao pode assim ser definida como a intensificao das relaes sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais so modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distncia e viceversa. Este um processo dialtico porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direo inversa s relaes muito distanciadas que os modelam. A transformao local , assim, uma parte da globalizao.
Octvio Ianni, Estudos Avanados. USP. So Paulo, 1994. Adaptado.

Neste texto, escrito no final do sculo XX, o autor referese a um processo que persiste no sculo atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva a) padronizao da vida cotidiana. b) melhor distribuio de renda no planeta. c) intensificao do convvio e das relaes afetivas presenciais. d) maior troca de saberes entre geraes. e) retrao do ambientalismo como reao sociedade de consumo.
Resoluo

Nas ltimas dcadas, verificamos a intensificao do fenmeno da globalizao que, entre outras consequncias, tem gerado certa homogeneizao no modo de vida local em diversos pontos do planeta. Tal padronizao da vida cotidiana se d em razo dos fluxos e imperativos globais que paulatinamente reduzem ou at eliminam as particularidades locais. Entretanto, esta homogeneizao no leva a uma melhor distribuio de riquezas, haja vista o aumento da desigualdade social em muitos pases, e, tampouco, leva a uma intensificao das relaes afetivas presenciais, considerando que o avano da tecnologia gera, de modo especial, um aumento das relaes virtuais, mediadas principalmente pela internet.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

56

Na atualidade, o nmero de pessoas atingidas por desastres naturais, no mundo, vem aumentando. Em 2012, foram registrados 905 grandes eventos desse tipo no planeta. Esses eventos podem ser de natureza geofsica, climtica, meteorolgica e hidrolgica, entre outras.

Mnchener Rckversicherungs-Gessellchaft, Geo Risks Research, 2012. Adaptado.

No mapa acima, esto indicadas reas mais suscetveis ocorrncia de alguns tipos de desastres naturais. A rea assinalada no mapa e os fenmenos mais suscetveis de nela ocorrer esto corretamente indicados em: Terremoto e vulcanismo intensos, com presena de falhas ativas resultantes do encontro da placa do Pacfico com a da Amrica do Norte. Entradas de fortes ondas de frio, provenientes do avano de massas de ar rticas, provocando o congelamento do lenol fretico. Longos perodos de estiagem, com incndios florestais e tempestades eltricas resultantes da ocorrncia de centros de alta presso estacionrios. Formao de tufes, que so centros de muito baixa presso e grande mobilidade, responsveis por fortes vendavais, em regies litorneas. Fortes tormentas concentradas no vero, consequncia de entrada de frentes frias, com ocorrncia de deslizamentos de terra e queda brusca de temperatura.

a)

b)

c)

d)

e)

Resoluo

Trata-se de uma questo atualssima, em face das recentes ocorrncias de tufes devastadores na regio das Filipinas. O candidato poderia chegar resposta pela excluso das demais alternativas. O nmero 1 identifica terremotos e vulcanismo nos EUA, que ocorrem, na verdade, na costa oeste; o nmero 2 identifica fortes
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

ondas de frio que no so tpicas da Sul da Europa, onde o clima mais ameno; o 3 identifica o Japo, que no conhece o fenmeno de longos perodos de estiagem com incndios florestais; e o 5 identifica as tormentas no Brasil que ocorrem no Sudeste, e no ocorrem quedas bruscas de temperatura. Os tufes so ciclones tropicais tpicos da regio do Pacfico e do ndico.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

57

Aps o Tratado de Tordesilhas (1494), por meio do qual Portugal e Espanha dividiram as terras emersas com uma linha imaginria, verifica-se um descobrimento gradual do atual territrio brasileiro. Tendo em vista o processo da formao territorial do Pas, considere as ocorrncias e as representaes abaixo: Ocorrncias: I. Tratado de Madrid (1750); II. Tratado de Petrpolis (1903); III. Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988)/consolidao da atual diviso dos Estados. Representaes:

Folha de S. Paulo, 22/04/2013. Adaptado.

Associe a ocorrncia com sua correta representao: I a) b) c) d) e)


Resoluo

II C C B B A

III E E E D D

A B C A A

A diviso territorial do Brasil passou por diferentes propostas para sua formao atual. A observao dos mapas com tais representaes permite concluir que o apresentado na letra e corresponde atual diviso consolidada pela Contituio de 1988. Nas demais
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

ocorrncias, respectivamente, o mapa A decorrente do Tratado de Madri (1750) e o C foi resultado do Tratado de Petrpolis (1903).

58

Csar no sara de sua provncia para fazer mal algum, mas para se defender dos agravos dos inimigos, para restabelecer em seus poderes os tribunos da plebe que tinham sido, naquela ocasio, expulsos da Cidade, para devolver a liberdade a si e ao povo romano oprimido pela faco minoritria.
Caio Jlio Csar. A Guerra Civil. So Paulo: Estao Liberdade, 1999, p. 67.

O texto, do sculo I a.C., retrata o cenrio romano de a) implantao da Monarquia, quando a aristocracia perseguia seus opositores e os forava ao ostracismo, para sufocar revoltas oligrquicas e populares. b) transio da Repblica ao Imprio, perodo de reformulaes provocadas pela expanso mediterrnica e pelo aumento da insatisfao da plebe. c) consolidao da Repblica, marcado pela participao poltica de pequenos proprietrios rurais e pela implementao de amplo programa de reforma agrria. d) passagem da Monarquia Repblica, perodo de consolidao oligrquica, que provocou a ampliao do poder e da influncia poltica dos militares. e) decadncia do Imprio, ento sujeito a invases estrangeiras e fragmentao poltica gerada pelas rebelies populares e pela ao dos brbaros.
Resoluo

O texto faz referncia guerra civil entre Csar e Pompeu, que haviam sido colegas dentro do Primeiro Triunvirato (desfeito aps a morte de Crasso). O conflito entre os dois generais e lderes polticos romanos concluu-se com a vitria de Csar, que foi nomeado ditador perptuo e morreu assassinado. Essa luta e outras que a antecederam ou se seguiram a ela refletem o cenrio de desagregao da Repblica Romana, profundamente afetada pelas mudanas econmicas, sociais e polticas trazidas pela expanso de Roma no Mediterrneo. O fim da Repblica abriria espao para a instaurao do Imprio por Otvio Augusto.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

59

Durante muito tempo, sustentou-se equivocadamente que a utilizao de especiarias na Europa da Idade Mdia era determinada pela necessidade de se alterar o sabor de alimentos apodrecidos, ou pela opinio de que tal uso garantiria a conservao das carnes. A utilizao de especiarias no perodo medieval. a) permite identificar a existncia de circuitos mercantis entre a Europa, a sia e o continente africano. b) demonstra o rigor religioso, caracterizado pela condenao da gastronomia e do requinte mesa. c) revela a matriz judaica da gastronomia medieval europeia. d) oferece a comprovao da crise econmica vivida na Europa a partir do ano mil. e) explicita o importante papel dos camponeses dedicados a sua produo e comercializao.
Resoluo

As especiarias (de origem asitica, como a canela e o cravo, ou africana, como a pimenta) foram um dos mais importantes produtos comercializados na Europa medieval, qual chegavam por meio de rotas que interligavam o continente europeu sia (via Constantinopla ou Antioquia) e frica (via Alexandria ou Ceuta).

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

60

As chamadas revolues inglesas, transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como resultados imediatos a) a proclamao dos Direitos do Homem e do Cidado e o fim dos monoplios comerciais. b) o surgimento da monarquia absoluta e as guerras contra a Frana napolenica. c) o reconhecimento do catolicismo como religio oficial e o fortalecimento da ingerncia papal nas questes locais. d) o fim do anglicanismo e o incio das demarcaes das terras comuns. e) o fortalecimento do Parlamento e o aumento, no governo, da influncia dos grupos ligados s atividades comerciais.
Resoluo

As Revolues Inglesas do Sculo XVII foram a Puritana e a Gloriosa, ambas direcionadas contra as tentativas dos soberanos Stuarts no sentido de fortalecer seu poder, em detrimento do Parlamento. A vitria da faco parlamentar em ambos os movimentos definiu os limites da autoridade real e fortaleceu a participao da burguesia na vida poltica inglesa por meio da Cmara dos Comuns uma das duas Casas do Parlamento Ingls.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

61

A ideia de ocupao do continente pelo povo americano teve tambm razes populares, no senso comum e tambm em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princpio da unio at o Pacfico foi chamado de Destino Manifesto.
Nancy Priscilla S. Naro. A formao dos Estados Unidos. So Paulo: Atual, 1986, p. 19.

A concepo de Destino Manifesto, cunhada nos Estados Unidos da dcada de 1840, a) difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contibuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expanso em direo ao Oeste. b) tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os homens deviam temer a Deus e respeitar a todos os semelhantes, independentemente de sua etnia ou posio social. c) baseava-se no princpio do multiculturalismo e impediu a propagao de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos. d) derivou de princpios calvinistasa e rejeitava a valorizao do individualismo e do aventureirismo nas campanhas militares de conquista territorial, privilegiando as aes coordenadas pelo Estado. e) defendia a necessidade de se preservar a natureza e impediu o prosseguimento das guerras contra indgenas, na conquista do Centro e do Oeste do territrio norte-americano.
Resoluo

A Marcha para o Oeste, iniciada pelos Estados Unidos na primeira metade do sculo XIX e depois continuada pela ocupao de territrios no ultramar, foi justificada moralmente pela doutrina do Destino Manifesto. Segundo ela, os Estados Unidos eram protegidos por Deus (da a referncia aos norteamericanos como povo eleito) e, por essa razo, seu destino manifesto (isto , claramente delineado) seria triunfar sobre todos os seus inimigos no caso, o Mxico e as populaes indgenas.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

62

Entre os fatores que permitem associar o contexto histrico de Portugal, na dcada de 1970, s independncias de suas colnias na frica, encontram-se a) o Salazarismo, que dominou Portugal desde a dcada de 1930, e a intensificao dos laos coloniais com Cabo Verde e Guin-Bissau, 40 anos depois. b) a influncia poltica e militar do Pacto de Varsvia, no norte do continente contra o apartheid nas colnias portuguesas. c) o no cumprimento, por Portugal, da exigncia internacional de que libertasse suas colnias africanas e sua excluso da Comunidade Europia, no princpio da dcada de 1970. d) a Revoluo dos Cravos, de 1974, que encerrou o longo perodo ditatorial portugus, e a ampliao dos movimentos de libertao nacioal, como os de Angola e Moambique. e) o imediato cessar-fogo estabelecido pelo regime democrtico portugus, implantando em 1974, e o fim dos conflitos internos nas colnias portuguesas da frica.
Resoluo

De todas as potncias coloniais europeias na segunda metade do sculo XX, Portugal foi a que mais resistiu ideia de emancipar suas possesses, dentro do processo da descolonizao afro-asitica. A principal razo para tal relutncia era o intenso sentimento nacionalista inerente ditadura de extrema direita (fascista) vigente no pas desde 1932, sob a liderana de Antnio de Oliveira Salazar (falecido em 1970 e sucedido na chefia do governo por Marcelo Caetano, que manteve o regime autoritrio). A postura intransigente da ditadura portuguesa suscitou longas guerras de libertao nas colnias lusas, sem que houvesse uma deciso de parte a parte. Diante desse impasse, a independncia das colnias portuguesas s se tornou possvel a partir de 1974, quando a chamada Revoluo dos Cravos derrubou o regime ditatorial e restabeleceu a democracia em Portugal.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

63

A fotografia acima, tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como a) reveladora do sucateamento do exrcito chinrs, sinal mais visvel da crise econmica que ento se abateu sobre aquela potncia comunista. b) emblema do conflito cultural entre Ocidente e Oriente, que resultou na recuperao de valores religiosos ancestrais na China. c) demonstrao da incapacidade do Partido Comunista Chins de impor sua poltica pela fora, j que o levante daquela ano derrubou o regime. d) montagem jornalstica, logo desmascarada pela revelao de que o homem que nela aparece chins enquanto os tanques so soviticos. e) smbolo do confronto entre liberdade de expresso e autoritarismo poltico, ainda hoje marcante naquele pas.
Resoluo

A foto reproduzida emblemtica do movimento ocorrido, em 1989, no qual os estudantes chineses exigiam liberdades polticas, em consonncia com a abertura econmica empreendida pelo lder reformista Deng Xiao Ping. Tais reivindicaes, porm, iam de encontro ao autoritarismo ditatorial que caracterizava e continua a caracterizar o regime vigente na China. O fato de um nico estudante conseguir deter uma coluna de tanques impressionou o mundo, criando a ideia de que estava ocorrendo uma Primavera de Pequim [Beijing]. Surpreendido no primeiro instante, o governo chins substituiu as tropas da capital por outras de origem tnica manchu (diferentes da etnia Han, dominante no pas); e, quando os estudantes realizaram nova manifestao poucos dias depois, os tanques tripulados pelas novas guarnies literalmente esmagaram os manifestantes, no episdio conhecido como Massacre da Praa da Paz Celestial. Desta vez, as autoridades chinesas tomaram a precauo de no permitir a presena de fotgrafos e jornalistas.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

64

No h trabalho, nem gnero de vida no mundo mais parecido cruz e paixo de Cristo, que o vosso em um destes engenhos [...]. A paixo de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia se descansar, e tais so as vossas noites e os vossos das. Cristo despido, e vs despidos; Cristo sem comer, e vs famintos; Cristo em tudo maltratado, e vs maltratados em tudo. Os ferros, as prises, os aoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compes a vossa imitao, que, se for acompanhada de pacincia, tambm ter merecimento e martrio [...]. De todos os mistrios da vida, morte e ressurreio de Cristo, os que pertencem por condio aos pretos, e como por herana, so os mais dolorosos.
P. Antonio Vieira, Sermo dcimo quarto. In: I. Incio & T. Lucca (orgs.). Documentos do Brasil colonial. So Paulo: tica, 1993, p. 73-75.

A partir da leitura do texto acima, escrito pelo padre jesuta Antnio Vieira em 1633, pode-se afirmar, corretamente, que, nas terras portuguesas da Amrica, a) a Igreja Catlica defendia os escravos dos excessos cometidos pelos seus senhores e os incitava a se revoltar. b) as formas de escravido nos engenhos eram mais brandas do que em outros setores econmicos, pois ali vigorava uma tica religiosa inspirada na Bblia. c) a Igreja Catlica apoiava, com a maioria de seus membros, a escravido dos africanos, tratando, portanto, de justific-la com base na Bblia. d) clrigos, como P. Vieira, se mostravam indecisos quanto s atitudes que deveriam tomar em relao escravido negra, pois a prpria igreja se mantinha neutra na questo. e) havia formas de discriminao religiosa que se sobrepunham s formas de discriminao religiosa que se sobrepunham s formas de discriminao racial, sendo estas, assim, pouco significativas.
Resoluo

Embora no haja dvidas quanto alternativa escolhida, a questo peca ao interpretar uma imagem retrica formulada pelo Padre Vieira, ao comparar os sofrimentos dos escravos negros com os de Jesus Cristo, como sendo uma justificativa da escravido pela Igreja Catlica (entendida como instituio). Na verdade, essa explicao endossada alis pela Companhia de Jesus, qual pertencia Vieira baseava-se na referncia bblica maldio de No contra seu filho Cam, de quem os negros seriam descendentes.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

65

O trfico de escravos africanos para o Brasil a) teve incio no final do sculo XVII, quando as primeiras jazidas de ouro foram descobertas nas Minas Gerais. b) foi pouco expressivo no sculo XVII, ao contrrio do que ocorreu nos sculos XVI e XVIII, e foi extinto, de vez, no incio do sculo XIX. c) teve incio na metade do sculo XVI, e foi praticado, de forma regular, at a metade do sculo XIX. d) foi extinto, quando da independncia do Brasil, a despeito da presso contrria das regies aurferas. e) dependeu, desde o seu incio, diretamente do bom sucesso das capitanias hereditrias, e, por isso, esteve concentrado nas capitanias de Pernambuco e de So Vicente, at o sculo XVIII.
Resoluo

Questo formulada dentro de parmetros cronolgicos: os primeiros escravos africanos foram introduzidos no Brasil em 1535 por Duarte Coelho, donatrio da capitania de Pernambuco; o trfico de escravos ento iniciado continuou sem interrupes at 1850, quando a Lei Eusbio de Queirs suprimiu essa prtica.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

66

Victor Meirelles. Moema, 1866.

Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma a) denncia poltica das guerras entre as populaes indgenas brasileiras. b) idealizao romntica num contexto de construo da nacionalidade brasileira. c) crtica republicana verso da histria do Brasil difundida pela monarquia. d) defesa da evangelizao dos ndios realizada pelas ordens religiosas no Brasil. e) concepo de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relao aos indgenas da Amrica Espanhola.
Resoluo

Moema uma personagem do poema Caramuru, composto no sculo XVIII pelo brasileiro Frei Jos de Santa Rita Duro. Sua morte trgica por afogamento serviu de tema para a tela de Vitor Meirelles, pintor tambm brasileiro mas do sculo XIX, um dos principais expoentes do nacionalismo romntico da poca (personificado na figura da ndia morta).

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

67

Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Ea de Queirs, publicada originalmente em 1901, correto concluir que, nela, encontra-se a) o prenncio de uma conscincia ecolgica que iria eclodir com fora somente em finais do sculo XX, mas que, nessa obra, j mostrava um sentido visionrio, inspirado pela inveno dos motores a vapor. b) uma concepo de hierarquia civilizacional entre as regies do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a Amrica, o atraso e um modelo a ser evitado. c) a construo de uma associao entre indivduo e divindade, j que, no livro, a natureza , fundamentalmente, smbolo de uma condio interior a ser alcanada por meio da resignao e penitncia. d) a manifestao de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo blico mundial do sculo XIX, que trouxe tona um anseio de modernizao de sociedades em vrios continentes. e) uma valorizao do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia tpica de um momento da histria marcado pela consolidao da industrializao e da concentrao da maior parte da populao em reas urbanas.
Resoluo

A valorizao do campo e dos modos de vida a ele associados tem, desde o sculo XVIII, a funo de contraponto ao forte processo de urbanizao impulsionado pela industrializao. No romance de Ea de Queirs, essa nostalgia tpica de um momento de histria associa-se a uma percuciente crtica aos excessos da tecnologia e artificializao da vida, assim como a uma premonitria valorizao do meio ambiente natural.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

68

Storni. Careta, 19/02/1927, Apude: Relato Lemos (org.). Uma histria do Brasil atravs da caricatura. 1840-2006. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2006, p. 35. Adaptado

A charge satiriza uma prtica eleitoral presente no Brail da chamada Primeira Repblica. Tal prtica revelava a a) ignorncia, por parte dos eleitores, dos rumos polticos do pas, tornando esses eleitores adeptos de ideologias polticas nazifascistas. b) ausncia de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forada a alguns polticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituies republicanas. c) restries provocada pelo voto censitrio, que limitava o direito de participao poltica queles que possuam um certo nmero de animais. d) facilidade de acesso informao e propaganda poltica, permitindo, aos eleitores, a rpida identificao dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente s ameaas estrangeiras. e) ampliao do direito de voto trazida pela Repblica, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulao por polticos inescrupulosos.
Resoluo

A charge e a questo a ela associada fazem referncia ao domnio poltico exercido pelas oligarquias na Primeira Repblica Brasileira (1889-1930). Enquanto a charge representa o voto de cabresto, por meio do qual o chefe poltico local controlava diretamente o eleitor, a alternativa menciona a lealdade do eleitor ao coronel como decorrncia do clientelismo poltico. Quanto fragilidade das instituies republicanas citada na alternativa, melhor seria cham-la de distoro, pois o voto de cabresto e o clientelismo na verdade fortaleciam o poder oligrquico sobre a Repblica.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Texto para as questes 69 e 70.

1848 EUROPE

1848 AMERICA & EUROPE

1989 SOVIET EMPIRE

2013 EVERYWHERE

A wave of anger is sweeping the cities of the world.

The protests have many different origins. In Brazil people rose up against bus fares, in Turkey against a building project. Indonesians have rejected higher fuel prices. In the euro zone they march against austerity, and the Arab spring has become a perma-protest against pretty much everything. Yet just as in 1848, 1968 and 1989, when people also found a collective voice, the demonstrators have much in common. In one country after another, protesters have risen up with bewildering speed. They tend to be ordinary, middle-class people, not lobbies with lists of demands. Their mix of revelry and rage condemns the corruption, inefficiency and arrogance of the folk in charge. Nobody can know how 2013 will change the world if at all. In 1989 the Soviet empire teetered and fell. But Marxs belief that 1848 was the first wave of a proletarian revolution was confounded by decades of flourishing capitalism and 1968 did more to change sex than politics. Even now, though, the inchoate significance of 2013 is discernible. And for politicians who want to peddle the same old stuff, news is not good.
The Economist, June 29, 2013. Adaptado.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

69

Segundo o texto, os protestos de 2013, em diversos lugares do mundo, a) vm perdendo fora por falhas de organizao. b) questionam a atuao dos lobbies nas reivindicaes das diversas classes sociais. c) condenam a corrupo e outros comportamentos inadequados da classe poltica. d) resultam de motivaes econmicas precisas. e) tm poucos aspectos em comum.
Resoluo

Os protestos de 2013, em diversos lugares do mundo, condenam a corrupo e outros comportamentos inadequados da classe poltica. L-se no texto: Their mix of revelry and rage condemns the corruption, inefficiency and arrogance of the folk in charge. revelry = animao, euforia rage = raiva, ira folk = pessoas in charge = no comando, no controle

70

Ao comparar os protestos de 2013 com movimentos polticos passados, afirma-se, no texto, que a) nem sempre esses movimentos expressam anseios coletivos. b) as crenas de Marx se confirmaram, mesmo aps 1848. c) as revoltas de 1968 causaram grandes mudanas polticas. d) no se sabe se os protestos de 2013 mudaro o mundo. e) mudanas de costumes foram as principais consequncias de movimentos passados.
Resoluo

Ao comparar os protestos de 2013 com movimentos polticos passados, afirma-se, no texto, que no se sabe se os protestos de 2013 mudaro o mundo. L-se no texto: Nobody can know how 2013 will change the world if at all. if at all = se for possvel (a mudana)

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Texto para as questes de 71 a 73. To live the longest and healthiest life possible, get smarter. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) data show that past a certain threshold, health and wealth are just weakly correlated. However, overall health is closely tied to how many years people spend in school. Mexico, for instance, has a fifth the per capita gross domestic product (GDP) of the United States, but, for women, more than 50 percent of the latters schooling. In line with the trend, Mexicos female adult mortality rate is only narrowly higher. Vietnam and Yemen have roughly equivalent per capita GDP. Yet Vietnamese women average 6.3 more years in school and are half as likely to die between the ages of 15 and 60. Economic growth is also significantly associated with child mortality reductions, but the magnitude of the association is much smaller than that of increased education, comments Emmanuela Gakidou, IHMEs director of education and training. One year of schooling gives you about 10 percent lower mortality rates, whereas with a 10 percent increase in GDP, your mortality rate would go down only by 1 to 2 percent.
Discover, May 31, 2013. Adaptado.

71

O argumento central do texto o de que nveis mais altos de escolaridade esto diretamente relacionados a a) ndices mais baixos de mortalidade. b) crescimento econmico acentuado. c) mais empregos para as mulheres. d) menores taxas de natalidade. e) melhorias nos servios de sade.
Resoluo

O argumento central do texto o de que nveis mais altos de escolaridade esto diretamente relacionados a ndices mais baixos de mortalidade.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

72

No texto, ao se comparar o Mxico aos Estados Unidos, afirma-se que, no Mxico, a) o produto interno bruto equivalente a 50% do produto interno bruto dos Estados Unidos. b) os ndices de mortalidade adulta vm crescendo, nos ltimos anos. c) as mulheres representam 50% da populao escolarizada. d) as polticas educacionais so suficientes e esto defasadas. e) as taxas de mortalidade feminina adulta so pouco superiores s norte-americanas.
Resoluo

No texto, ao se comparar o Mxico aos Estados Unidos, afirma-se que, no Mxico, as taxas de mortalidade feminina adulta so pouco superiores s norte-americanas. No texto: In line with the trend, Mexicos female adult mortality rate is only narrowly higher. trend = tendncia

73

De acordo como texto, about 10 percent lower mortality rates resultado de a) 10 percent increase in GDP. b) child mortality reductions. c) equivalent per capita GDP. d) economic growth. e) one year of schooling.
Resoluo

De acordo como texto, about 10 percent lower mortality rates resultado de one year of schooling. No texto: One year of schooling gives you about 10 percent lower mortality rates, whereas with a 10 percent increase in GDP, your mortality rate would go down only by 1 to 2 percent. schooling = escolaridade whereas = enquanto que increase = aumento

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Texto para as questes 74 e 75.


O BLOG DA MURIEL Laerte
VOC UM HORROR! E VOC, BBADO. , MAS AMANH EU TOU BOM...*

* - PIADA VELHA.

ILUSO SUA: AMANH, DE RESSACA, VAI OLHAR NO ESPELHO E VER O ALCOLATRA MACHISTA DE SEMPRE. VAI REPETIR O PORRE AT PERDER OS AMIGOS, O EMPREGO, A FAMLIA E O AUTORRESPEITO.

PERCO A PIADA, MAS NO PERCO A FERROADA!

Equilbrio, Folha de S.Paulo, 21/05/2013.

74

No texto, empregam-se, de modo mais evidente, dois recursos de intextualidade: um, o prprio autor o torna explcito; o outro encontra-se em um dos trechos citados abaixo. Indique-o. a) Voc um horror! b) E voc, bbado. c) Iluso sua: amanh, de ressaca, vai olhar no espelho e ver o alcolatra machista de sempre. d) Vai repetir o porre at perder os amigos, o emprego, a famlia e o autorrespeito. e) Perco a piada, mas no perco a ferroada!
Resoluo

Alm da nota (Piada velha), que remete a uma anedota conhecida, a fala da personagem reproduzida na alternativa e tem teor intertextual, pois se refere a um dito tradicional (perder um amigo, mas no perder a piada), de que constitui uma variante ou mesmo uma inverso.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

75

A tirinha tematiza questes de gnero (masculino e feminino), com base na oposio entre a) permanncia e transitoriedade. b) sinceridade e hipocrisia. c) complacncia e intolerncia. d) compromisso e omisso. e) ousadia e recato.
Resoluo

O que a personagem masculina afirma que seu estado (a bebedeira) transitrio, enquanto o da figura feminina (a feiura) permanente. O que a personagem feminina retruca que, na verdade, o alcoolismo e suas mazelas constituem um estado permanente.

76

Leia o seguinte texto, que faz parte de um anncio de um produto alimentcio: EM RESPEITO A SUA NATUREZA, S TRABALHAMOS COM O MELHOR DA NATUREZA Selecionamos s o que a natureza tem de melhor para levar at a sua casa. Porque faz parte da natureza dos nossos consumidores querer produtos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, confiveis.
(www.destakjornal.com.br, 13/05/2013. Adaptado.)

Procurando dar maior expressividade ao texto, seu autor a) serve-se do procedimento textual da sinonmia. b) recorre reiterao de vocbulos homnimos. c) explora o carter polissmico das palavras. d) mescla as linguagens cientfica e jornalstica. e) emprega vocbulos iguais na forma, mas de sentidos contrrios.
Resoluo

A polissemia ocorre com a palavra natureza, empregada no sentido de conjunto de elementos do mundo natural (o melhor da natureza) e conjunto de tendncias que regem o comportamento do indivduo.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Texto para as questes 77 e 78. A civilizao ps-moderna culminou em um progresso inegvel, que no foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. Ao mesmo tempo, sob o mau uso da cincia, da tecnologia e da capacidade de inveno nos precipitou na misria moral inexorvel. Os que condenam a cincia, a tecnologia e a inveno criativa por essa misria ignoram os desafios que explodiram com o capitalismo monopolista de sua terceira fase. Em pginas secas premonitrias, E. Mandel* apontara tais riscos. O livre jogo do mercado (que no e nunca foi livre) rasgou o ventre das vtimas: milhes de seres humanos nos pases ricos e uma carrada maior de milhes nos pases pobres. O centro acabou fabricando a sua periferia intrnseca e apossou-se, como no sucedeu nem sob o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o resto do mundo.
Florestan Fernandes, Folha de S.Paulo, 27/12/1993. (*) Ernest Ezra Mandel (1923-1995): economista e militante poltico belga.

77

No trecho nos precipitou na misria moral inexorvel (L. 4-5), a palavra sublinhada pode ser substituda, sem prejuzo para o sentido to texto, por a) inelutvel. b) inexequvel. c) inolvidvel. d) inominvel. e) impensvel.
Resoluo

Inexorvel, segundo o dicionrio Houaiss, significa inflexvel, implacvel. O termo que, no contexto, substitui adequadamente inelutvel, ou seja, contra o que impossvel lutar, fatal, implacvel.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

78

O emprego de aspas em uma dada expresso pode servir, inclusive, para indicar que ela I. foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrio; II. pertence ao jargo de uma determinada rea do conhecimento; III. contm sentido pejorativo, no assumido pelo autor. Considere as seguintes ocorrncias de emprego de aspas presentes no texto: A. ps-moderna (L. 1); B. mau uso (L. 3); C. livre jogo do mercado (L.10); D. livre (L. 11); E. resto do mundo (L. 16). As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas acima, verificam-se, respectivamente, em a) A, C e E. b) B, C e D. c) C, D e E. d) A, B e E. e) B, D e A.
Resoluo

Embora o termo ps-moderno faa parte do jargo corrente das cincias humanas, seu uso aspeado no texto se deve, no a um pretenso carter tcnico da expresso, mas sim restrio motivada por sua impreciso, apontada por diversos autores. Quanto a livre jogo do mercado, trata-se de expresso corrente em economia. A razo de resto do mundo estar entre aspas que o autor no assume o sentido pejorativo nela contido, em que se nivelam de forma indiferenciada todos os pases que no fazem parte do centro do sistema capitalista.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Texto para as questes 79 e 80. Ora nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este Prncipe concebera a ideia de que o homem s superiormente feliz quando superiormente civilizado. E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua fora pensante com todas as noes adquiridas desde Aristteles, e multiplicando a potncia corporal dos seus rgos com todos os mecanismos inventados desde Termenes, criador da roda, se torna um magnfico Ado, quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher [...] todos os gozos e todos os proveitos que resultam de Saber e de Poder... [...] Este conceito de Jacinto impressionara os nossos camaradas de cenculo, que [...] estavam largamente preparados a acreditar que a felicidade dos indivduos, como a das naes, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da Mecnica e da erudio. Um desses moos [...] reduzira a teoria de Jacinto [...] a uma forma algbrica: Suma cincia X Suma potncia

Suma felicidade

E durante dias, do Odeon Sorbona, foi louvada pela mocidade positiva a Equao Metafsica de Jacinto.
Ea de Queirs, A cidade e as serras.

79

Sobre o elemento estrutural oni, que forma as palavras do texto onipotente e onisciente, s NO correto afirmar: a) Equivale, quanto ao sentido, ao pronome todos(as), usado de forma reiterada no texto. b) Possui sentido contraditrio em relao ao advrbio quase, antecendente. c) Trata-se do prefixo oni, que tem o mesmo sentido em ambas as palavras. d) Entra na formao de outras palavras de lngua portuguesa, como onipresente e onvoro. e) Deve ser entendido em sentido prprio, em onipotente, e, em sentido figurado, em onisciente.
Resoluo

O prefixo oni-, como todo elemento de composio, tem sempre sentido prprio; as palavras com ele formadas que podem ser empregadas em sentido prprio ou figurado.
F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

80

O texto refere-se ao perodo em que, morando em Paris, Jacinto entusiasmava-se com o progresso tcnico e a acumulao de conhecimentos. Considerada do ponto de vista dos valores que se consolidam na parte final do romance, a forma algbrica mencionada no texto passaria a ter, como termo conclusivo, no mais Suma felicidade, mas, sim, Suma a) simplicidade b) abnegao. c) virtude. d) despreocupao. e) servido.
Resoluo

O que, no perodo parisiense, era visto como caminho para a felicidade mostra-se, do ponto de vista dos valores que se consolidam na parte final do romance, como receita de servido ou dependncia. Jacinto, na cidade, era escravo dos instrumentos que deveriam torn-lo feliz; no campo, sua felicidade implica libertar-se da servido queles instrumentos.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

81

Examine as seguintes afirmaes relativas a romances brasileiros do sculo XIX, nos quais a escravido aparece e, em seguida, considere os trs livros citados: I. To impregnado mostrava-se o Brasil de escravido, que at o movimento abolicionista pode servir, a ela, de fachada. II. De modo flagrante, mas sem julgamentos morais ou nfase especial, indica-se a prtica rotineira do trfico transocenico de escravos. III. De modo to pontual quanto incisivo, expe-se o vnculo entre escravido e prtica de tortura fsica. A. Memrias de um Sargento de Milcias. B. Memrias Pstumas de Brs Cubas. C. O Cortio. As afirmaes I, II e III relacionam-se, de modo mais direto, respectivamente, com os romances a) B, A, C. b) C, A, B. c) A, C, B. d) B, C, A. e) A, B, C.
Resoluo

Em O Cortio, Joo Romo recebe, no desfecho do romance, um diploma de scio benemrito dos abolicionistas, prmio que sugere ironicamente o comportamento explorador do portugus, o qual se valeu da escrava fugida Bertoleza para seus propsitos de enriquecimento e, depois, denunciou-a a seus antigos proprietrios. Em Memrias de um Sargento de Milcias, o trfico negreiro tratado como uma atividade comercial comum e normal, considerando-se o incio do sculo XIX, sem haver julgamentos morais quanto escravido no Brasil. Em Memrias Pstumas de Brs Cubas, Prudncio, escravo da famlia do narrador quando criana, alvo de maus tratos de Brs Cubas, que o chicoteia e xinga de besta, fazendo-o de animal de montaria.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Texto para as questes de 82 a 84. CAPTULO LXXI O seno do livro Comeo o arrepender-me deste livro. No que ele me canse; eu no tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros captulos para esse mundo sempre tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica; vcio grave, e alis nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem... E caem! Folhas misrrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lgrima de saudade. Esta a grande vantagem da morte, que, se no deixa boca para rir, tambm no deixa olhos para chorar... Heis de cair.
Machado de Assis, Memrias Pstumas de Brs Cubas.

82

No contexto, a locuo Heis de cair, na ltima linha do texto, exprime: a) resignao ante um fato presente. b) suposio de que um fato pode vir a ocorrer. c) certeza de que uma dada ao ir se realizar. d) ao intermitente e duradoura. e) desejo de que algo venha a acontecer.
Resoluo

A locuo verbal heis de cair refere-se inevitabilidade da morte, metaforizada pelas folhas do cipreste que caem. , portanto, uma locuo que exprime certeza de que uma dada ao ir se realizar.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

83

Um leitor que tivesse as mesmas inclinaes que as atribudas, pelo narrador, ao leitor das Memrias pstumas de Brs Cubas teria maior probabilidade de impacientar-se, tambm, com a leitura da obra a) Memrias de um sargento de milcias. b) Viagens na minha terra. c) O cortio. d) A cidade e as serras. e) Capites de areia.
Resoluo

O estilo de Viagens na Minha Terra digressivo, no apresenta linearidade e intercala gneros narrativos: a crnica de viagem, a novela passional, a epistolografia. O leitor que se impacienta com a volubilidade de Brs Cubas, digressivo, tambm se impacientaria na leitura de Viagens na Minha Terra, que apresenta irregularidades semelhantes.

84

Na primeiras verses das Memrias pstumas de Brs Cubas, constava, no final do captulo LXXI, aqui reproduzido, o seguinte trecho, posteriormente suprimido pelo autor: [... Heis de cair.] Turvo o ar que respirais, amadas folhas. O sol que vos alumia, com ser de toda a gente, um sol opaco e reles, de .................... e .................... . As duas palavras que aparecem no final desse trecho, no lugar dos espaos pontilhados, podem servir para qualificar, de modo figurado, a mescla de tonalidade estilsticas que caracteriza o captulo e o prprio livro. Preenchem de modo mais adequado as lacunas as palavras a) acaso e invernia. b) Finados e ritual. c) senzala e cabar. d) cemitrio e carnaval. e) eclipse e cerrao.
Resoluo

No prefcio de Memrias Pstumas de Brs Cubas, o defunto autor afirma, referindo-se ao livro que escreve: no sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia. Brs Cubas ctico, niilista, mas no deixa de ser um narrador bem-humorado. H, portanto, um pessimismo risonho, uma brincadeira triste, desnudando e carnavalizando as convenes sociais. O estilo de Memrias Pstumas de Brs Cubas tambm carnavaliza os gneros literrios e brinca corrosivamente com os valores sociais. Retoma a tradio de Dilogo dos mortos, de Luciano de Samsata, em que, no inferno, a personagem Menipo critica jocosamente os mortos e a sociedade.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

85

Considere as seguintes comparaes entre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capites da areia, de Jorge Amado: I. Quanto relao desses livros com o contexto histrico em que foram produzidos, verifica-se que ambos so tributrios da radicalizao poltico-ideolgica subsequente, no Brasil, Revoluo de 1930. II. Embora os dois livros comportem uma conscincia crtica do valor da linguagem no processo de dominao social, em Vidas secas, essa conscincia relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e at asctico, o que j no ocorre na composio de Capites da areia. III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redeno social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva. Est correto o que se afirma em a) I, somente. b) I e II, somente. c) III, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.
Resoluo

Vidas Secas (1938) e Capites da Areia (1937) enquadram-se no neorrealismo modernista, corrente literria que marcada pela crise econmica e pela radicalizao ideolgica subsequente crise mundial de 1929 e Revoluo de 1930. Em ambos os romances, evidencia-se a conscincia crtica a respeito da importncia da linguagem no processo de dominao social. Em Capites da Areia, o poder econmico controla a informao da imprensa, apenas os jornais clandestinos noticiam a fuga do camarada Pedro Bala. Em Vidas Secas, recorrente a falta de expresso social e lingustica dos miserveis, mas isso expresso num estilo conciso, bem diferente do fluente e quase polixo narrador de Capites da Areia. A nica afirmao falsa a nmero III, pois em Vidas Secas no se anuncia a redeno social dos oprimidos, diferentemente do desfecho de Capites da Areia, em que a grande maioria dos menores marginalizados torna-se brigada de choque do Partido Comunista e luta, ento, para a transformao da estrutura da sociedade. Vidas Secas um romance circular: o primeiro captulo, Mudana, e o ltimo, Fuga, apresentam a mesma situao: Fabiano e famlia fugindo da seca.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Texto para as questes de 86 a 90. Revelao do subrbio Quando vou para Minas, gosto de ficar de p, contra a [vidraa do carro*, vendo o subrbio passar. O subrbio todo se condensa para ser visto depressa, com medo de no repararmos suficientemente em suas luzes que mal tm tempo de brilhar. A noite como o subrbio e logo o devolve, ele reage, luga, se esfora, at que vem o campo onde pela manh repontam laranjais e noite s existe a tristeza do Brasil.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940. (*) carro: vago ferrovirios para passageiros.

86

Para a caracterizao do subrbio, o poeta lana mo, principalmente, da(o) a) personificao. b) paradoxo. c) eufemismo. d) sinestesia. e) silepse.
Resoluo

O eu poemtico descreve o subrbio atribuindo-lhe caractersticas humanas: com medo de que no o percebamos (v. 4), ele reage, luta, se esfora (v. 7). O recurso utilizado nesse processo , portanto, a personificao.

87

Considerados no contexto, dentre os mais de dez verbos no presente, empregados no poema, exprimem ideia, respectivamente, de habitualidade e continuidade a) gosto e repontam. b) condensa e esfora. c) vou e existe. d) tm e devolve. e) reage e luta.
Resoluo

O verbo ir (vou) usado para indicar um hbito do eu poemtico: viajar a Minas. Existe se refere ao estado contnuo (tristeza) do Brasil noite.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

88

Em consonncia com uma das linhas temticas principais de Sentimento do mundo, o vivo interesse que, no poema, o eu lrico manifesta pela paisagem contemplada prende-se, sobretudo, ao fato de o subrbio ser a) buclico. b) popular. c) interiorano. d) saudosista. e) familiar.
Resoluo

O poema exprime o gosto do poeta pela observao do subrbio, regio afastada do centro da cidade e em que geralmente moram indivduos das classes baixas. Manifesta-se aqui a predileo do autor, em Sentimento do Mundo, pelo popular, por tudo aquilo que se refere s pessoas simples, como ocorre tambm em O operrio no mar e Morro da Babilnia.

89

No poema de Drummond, a presena dos motivos da velocidade, da mecanizao, da eletricidade e da metrpole configura-se como a) uma adeso do poeta ao mito do progresso, que atravessa as letras e as artes desde o surgimento da modernidade. b) manifestao do entusiasmo do poeta moderno pela industrializao por que, na poca, passava o Brasil. c) marca da influcia da esttica futurista da Antropofagia na literatura brasileira do perodo posterior a 1940. d) uma incorporao, sob nova inflexo poltica e ideolgica, de temas caractersticos das vanguardas que influenciaram o Modernismo antecedente. e) uma crtica do poeta ps-modernista s alteraes causadas, na percepo humana, pelo avano indiscriminado da tcnica na vida cotidiana.
Resoluo

Publicado em 1940, Sentimento do Mundo obra em que Drummond deixa de lado o esprito iconoclasta modernista do incio de sua carreira potica, assumindo uma dico mais retrica. Ainda assim, no abandona ingredientes da fase precedente, como a referncia a elementos do progresso, da tcnica e da modernidade (o trem e a sua velocidade, a caracterizao da realidade urbana), que agora convivem com preocupaes sociais, de nova inflexo poltica e ideolgica (de fundo socialista).

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

90

Segundo o crtico e historiador da literatura Antonio Candido de Mello e Souza, justamente na dcada que presumivelmente corresponde ao perodo de elaborao do livro a que pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido alterao marcada de perspectivas. A leitura do poema de Drummond permite concluir corretamente que, nele, o Brasil no mais era visto como pas a) agrcola (fornecedor de matria-prima), mas como industrial (produtor de manufaturados). b) arcaico (retardatrio social e economicamente) mas, sim, percebido como moderno (equiparado aos pases mais avanados). c) provinciano (caipira, localista) mas, sim, cosmopolita (aberto aos intercmbios globais). d) novo (em potncia, por realizar-se), mas como subdesenvolvido (marcado por pobreza e atrofia). e) rural (sobretudo campons), mas como suburbano (ainda desprovido de processos de urbanizao).
Resoluo

Afastando-se da euforia nacionalista que marcou o primeiro momento do Modernismo brasileiro, o Drummond de Sentimento do Mundo apresenta o subrbio em sua precariedade tpica de pas subdesenvolvido, marcado por pobreza e atrofia.

F U V E S T 1 FA S E N O V E M B R O / 2 0 1 3

Das könnte Ihnen auch gefallen