Sie sind auf Seite 1von 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior

Prova
1.

Concurso Pblico: MDIC- 2012


(Edital ESAF n. 04, de 21/3/2012)

Conhecimentos Especcos

Instrues

1
cursiva,
para

Grupo

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Nome: 2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

A grandeza no consiste em receber honras, mas em merec-las.


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 4 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

COMRCIO INTERNACIONAL 1 - Sobre o processo decisrio da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), correto armar que: a) todas as decises devem ser tomadas por consenso. b) as decises so tomadas por maioria de 3/4 dos membros, para pedidos de derrogao temporria de obrigaes por um membro e em casos envolvendo a interpretao de medidas previstas nos acordos, e de 2/3 para casos que envolvam a modicao dos acordos e a acesso de novos membros. c) o consenso a regra bsica e quando no alcanado adota-se a votao por maioria simples, de modo a conferir agilidade Organizao. d) apenas as decises relativas a modicaes no Acordo constitutivo da prpria Organizao e ao processo decisrio so tomadas por consenso. e) o consenso regra bsica para as decises tomadas na Conferncia Ministerial e no Conselho Geral, por serem as instncias superiores de deciso na OMC, sendo a maioria de 3/4 necessria para a tomada de decises nos demais Conselhos, Comits e no rgo de Soluo de Controvrsias. 2 - A criao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) representa um marco na evoluo do sistema multilateral de comrcio instaurado com o Acordo Geral de Comrcio e Tarifas (GATT) em 1947. Com base nessa assertiva, assinale a opo correta. a) Com a entrada em funcionamento da OMC em janeiro de 1995, as regras que regiam o comrcio internacional at ento foram suplantadas por aquelas previstas no Acordo constitutivo daquela organizao. b) A necessidade de adaptar as regras do comrcio internacional concebidas em 1947 s circunstncias contemporneas justicou a derrogao dos dispositivos e princpios do Acordo Geral de Comrcio e Tarifas original em favor de novo acordo negociado em 1994 (GATT 1994). c) Apesar da expanso do corpo de regras consubstanciado no conjunto de acordos emanados da Rodada Uruguai, o sistema multilateral, sob a gide da OMC, continua regido basicamente pelos mesmos princpios enunciados no GATT 1947. d) O princpio da transparncia, que obriga os membros da OMC a darem cincia a todos os demais de todos os regulamentos e medidas comerciais que venham a adotar, foi introduzido no GATT 1994 em complemento aos princpios da Nao Mais Favorecida e do Tratamento Nacional presentes no texto original do GATT 1947. e) No GATT 1994, o princpio da No Discriminao foi relativizado em razo do objetivo de priorizar os acordos e blocos comerciais regionais e os sistemas preferenciais como meios de alcanar mais rpida liberalizao do comrcio internacional.

3 - O comrcio internacional de servios est amparado em acordo multilateral negociado durante a Rodada Uruguai e entrou em vigor em 1995. Sobre o mesmo correto armar que: a) tem por objetivo fundamental promover a gradual liberalizao do comrcio de servios prestados, tanto em bases comerciais como no exerccio da autoridade governamental. b) dadas as diferenas em relao ao comrcio de bens, os princpios e objetivos bsicos que orientam o comrcio de servios so distintos dos previstos no GATT. c) o acordo estabelece como objetivo fundamental a exibilizao do direito dos pases de regularem setores domsticos de servios em favor da gradual abertura de seus mercados a prestadores estrangeiros. d) preconiza a proibio dos monoplios e a eliminao de prticas comerciais por prestadores de servios que restringem a competio nos mercados nacionais como meios de promover a liberalizao do comrcio de servios. e) alcana todos os servios associados aos modos de prestao denominados comrcio transfronteirio, consumo no exterior, presena comercial e presena de pessoas fsicas. 4 - A medida de defesa comercial que no representa reao a prticas desleais de comrcio corresponde a a) salvaguardas comerciais. b) medidas anti-dumping. c) barreiras tarifrias. d) regras de origem. e) medidas compensatrias. 5 - O Acordo sobre a Implementao do Artigo VI do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio 1994 preconiza que uma investigao para determinar a existncia, o grau e o efeito de qualquer dumping ser iniciada a) pelo Conselho de Comrcio de Bens da OMC, por recomendao expressa do Mecanismo de Reviso de Polticas Comerciais. b) pela indstria domstica, em estrita observncia dos critrios para determinar a margem de dumping praticada e o dano causado, encaminhando petio diretamente ao rgo de Soluo de Controvrsias da OMC. c) pelo governo do pas exportador, com propsito preventivo, quando existirem indcios da prtica de dumping. d) pelo governo do pas cujas exportaes tenham sido afetadas pela prtica do dumping mediante petio da indstria domstica. e) quando se constatar que o preo do produto exportado inferior ao preo normal do mesmo produto ou de seus similares no mercado de destino.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 1

6 - Considerando a aplicao de medidas compensatrias em resposta a prticas de subsdios que distorcem as condies de concorrncia, correto armar que: a) de carter facultativo, cabendo s autoridades do pas importador optar pela aplicao ou no de tais medidas assim como determinar se o montante do direito compensatrio deve ser igual ou menor que a totalidade do subsdio. b) obrigatria, uma vez que tenha sido vericada a aplicao de subsdios proibidos, o que garante a cessao de violao das regras multilaterais. c) tero carter retroativo quando no tiverem sido aplicadas medidas provisrias ou concedida oferta de garantias, pelo exportador, sob a forma de depsito em espcie ou ana. d) devem ter durao semelhante quela em que foram aplicados os subsdios, de forma a compensar integralmente os danos causados. e) deve ocorrer, nos montantes apropriados a cada caso, sobre todas as importaes do produto que se beneciou do subsdio, com sentido no discriminatrio, isto , desconsiderando-se a procedncia das mesmas. 7 - O valor aduaneiro de um bem, para efeitos de tributao quando de sua importao, deve ser, segundo o Acordo de Valorao Aduaneira, o preo efetivamente pago ou a pagar pelo mesmo em uma venda de exportao ao pas de importao. Sobre a aplicao deste critrio, correto armar que: a) deve ser feita de forma incondicional, tanto no que se refere disposio e uso do bem em questo pelo comprador, quanto s condies de venda. b) deve tomar em conta condicionalidades previstas no Acordo, tais como a adio ao valor aduaneiro de custos incorridos pelo importador e no incorporados ao preo pago e que estejam associados a comisses e corretagem, custos de embalagem, royalties e licenas. c) quando da impossibilidade de determinao do valor de transao, tomar-se- com critrio substitutivo o preo de venda de bens idnticos praticado no pas importador. d) de natureza exclusiva, por ser sua determinao calcada em informaes objetivas e acessveis. e) comporta alternativamente a opo por outro critrio razovel mutuamente acordado entre a autoridade aduaneira e o importador, e que esteja em conformidade com o Acordo de Valorao Aduaneira.

8 - Tomando em conta os procedimentos para a resoluo de controvrsias no mbito da Organizao Mundial de Comrcio (OMC), assinale a opo correta. a) O incio de um processo de soluo de controvrsias se d com o estabelecimento de um painel incumbido de avaliar objetivamente o litgio luz da normativa multilateral e de apresentar relatrio nal no prazo mximo de seis meses ao rgo de Soluo de Controvrsias (OSC). b) O descumprimento de recomendaes e decises do rgo de Soluo de Controvrsias enseja a elevao da controvrsia ao rgo de Apelao cujas decises so mandatrias e, se descumpridas, abrem caminho para a autorizao de medidas retaliatrias. c) As decises do rgo de Soluo de Controvrsias, uma vez acatado e circulado entre as partes litigantes o Relatrio de um painel, so irrecorrveis. d) Cabe parte perdedora indicar, para apreciao do Painel ou do rgo de Apelao, as medidas a serem tomadas para a implementao de recomendaes e decises deles emanadas. e) Aps a adoo do relatrio do Painel pelo rgo de Resoluo de Controvrsias, a parte perdedora deve apresentar proposta de implementao das recomendaes/decises dele emanadas, caso no tenha noticado sua inteno de recorrer ao rgo de Apelao. 9 - So caractersticas bsicas do Sistema Geral de Preferncias (SGP): a) um sistema universal de liberalizao comercial, pactuado, gradual e irrevogvel no que tange s preferncias tarifrias concedidas. b) a incondicionalidade da aplicao das preferncias outorgadas, a no discriminao e a no reciprocidade. c) a concesso de preferncias mtuas entre pases em desenvolvimento, o carter temporrio e a incondicionalidade das preferncias negociadas. d) um sistema unilateral e no recproco, de carter temporrio, em que o pas outorgante dene os produtos elegveis, as margens de preferncias concedidas e as regras aplicveis sua concesso. e) o alcance restrito s economias desenvolvidas, a discricionariedade e o carter temporrio das preferncias concedidas.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 1

10 - Os critrios e regras de valorao aduaneira presentes no Cdigo Aduaneiro do Mercosul a) so os mesmos utilizados no mbito da OMC, sendo a base de clculo o valor da transao consubstanciado no preo efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria adquirida, acrescido dos custos de transporte at o porto, alm dos gastos auferidos com carregamento, descarregamento e seguro. b) tomam por base o disposto no Acordo de Valorao Aduaneira da OMC quanto ao valor de transao como critrio bsico, mas reduz e simplica os mtodos subsequentes de valorao previstos naquele Acordo quando da impossibilidade de determinao do valor de transao. c) so peculiares em razo da integrao produtiva, da estrutura tarifria do Mercosul e do regime de livre comrcio entre os pases membros, fatores que alteram os parmetros de determinao do valor de transao preconizados na Organizao Mundial do Comrcio (OMC). d) so aplicveis exclusivamente s importaes procedentes de terceiros pases e regies, haja vista a no incidncia de tarifas no comrcio intrazona. e) coincidem com a normativa da Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI), em cujo mbito esto amparados juridicamente os acordos do Mercosul. 11- Considere as seguintes assertivas sobre defesa comercial no Mercosul e, em seguida, assinale a opo correta. a) O Mercosul no dispe de normativas comuns sobre medidas de defesa comercial. b) As controvrsias sobre a aplicao dos Acordos Anti-dumping e sobre Subsdios e Medidas Compensatrias da OMC podem ser apreciadas no marco do sistema de resoluo de controvrsias do Mercosul. c) O Mercosul dispe de marcos jurdicos que facultam aos pases membros implementar procedimentos comuns de investigao e adotar um processo decisrio comum frente a prticas desleais de comrcio por terceiros pases. d) Apenas as matrias relativas prtica de dumping pelos pases membros so tratadas com base em normativa integrada e procedimentos de investigao comuns aos pases do Mercosul. e) As salvaguardas comerciais no comrcio intra-bloco representam importante instrumento de promoo do equilbrio nas trocas internas e de maior equidade frente s disparidades entre as econmicas dos pases membros.

12- So competncias da Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX): a) denir diretrizes e procedimentos relativos implementao da poltica de comrcio exterior do Brasil, coordenar e orientar as aes dos rgos que possuem competncias na rea de comrcio exterior e xar direitos anti-dumping e compensatrios e salvaguardas. b) negociar e participar da implementao de acordos, tratados e convnios internacionais pertinentes matria tributria e aduaneira, administrar, controlar, normatizar e avaliar o Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX) e apoiar o exportador brasileiro submetido a investigaes de defesa comercial. c) formular propostas de polticas e programas de comrcio exterior e estabelecer normas necessrias sua implementao; propor diretrizes que articulem o emprego do instrumento aduaneiro com os objetivos gerais de poltica de comrcio exterior; implementar os mecanismos de defesa comercial. d) formular diretrizes bsicas da poltica tarifria na importao e exportao, estabelecer diretrizes e procedimentos para investigaes relativas a prticas desleais de comrcio exterior e coordenar as aes de promoo e de informao comercial. e) xar as alquotas do imposto de importao, xar direitos anti-dumping e compensatrios e acompanhar a execuo das polticas tributria e aduaneira. 13- Sobre o sistema de codicao de mercadorias aplicado no mbito do Mercosul, correto armar que: a) em razo da necessidade de maior detalhamento das mercadorias sujeitas a controle aduaneiro, adotouse a Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatstica (NVE), com quatro posies adicionais ao Sistema Harmonizado de Designao e Codicao de Mercadorias SH. b) o mesmo aplicado no mbito da Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) em cujo mbito foi constitudo o Mercosul. c) aplica-se Sistema Harmonizado de Designao e Codicao de Mercadorias (SH), sem extenses. d) resultou da extenso da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias (NBM), quando da criao do Mercosul, ao comrcio intra-bloco. e) um desdobramento do Sistema Harmonizado de Designao e Codicao de Mercadorias (SH) da Organizao Mundial de Alfndegas (OMA), com o acrscimo de duas posies s seis existentes no SH.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 1

14- Considerando a Conveno das Naes Unidas sobre Contratos Internacionais de Compra e Venda de Mercadorias, julgue as assertivas abaixo e assinale a opo correta. a) A Conveno aplica-se aos contratos internacionais privados de compra e venda de mercadorias, estando aqueles que envolvam entes governamentais sujeitos normativa da Organizao Mundial do Comrcio. b) A Conveno consagra o princpio da liberdade contratual nos contratos de compra e venda internacional de mercadorias ao reconhecer a possibilidade de que, mediante desejo das partes, seja a sua aplicao excluda, derrogadas suas disposies ou alterados seus efeitos. c) Dados o alcance e natureza dos contratos rmados sob sua gide e seus efeitos jurdicos no campo internacional, a Conveno probe a celebrao de contratos informais e dispe sobre a necessidade de instrumento escrito para a formao do contrato. d) A Conveno estipula normas que determinam as obrigaes do vendedor e em relao aos termos e condio de entrega da mercadoria transacionada, mas no alcana questes relacionadas qualidade e condies de uso ou consumo da mesma. e) A Conveno aplicada aos contratos celebrados entre pessoas jurdicas de natureza comercial e no alcana transaes entre entes civis e aquelas envolvendo mercadorias transacionadas para uso pessoal, familiar ou domstico. 15- A respeito do Imposto sobre Exportaes, correto armar que: a) incide sobre mercadoria nacional ou nacionalizada destinada ao exterior e tem como fato gerador sua sada do territrio nacional. b) incide sobre bens no essenciais exportados para consumo nal e tem como fato gerador o registro de exportao no Sistema Integrado de Comrcio Exterior. c) incide sobre mercadoria nacional destinada ao exterior e tem como base de clculo o valor aduaneiro do bem exportado. d) sua alquota est xada em 30%, sem possibilidades de reduo ou majorao, e tem como base de clculo o preo normal que a mercadoria alcanaria em uma venda em condies livre de concorrncia no mercado internacional. e) incide sobre toda mercadoria destinada ao exterior a partir do territrio nacional e tem como fato gerador a emisso da Declarao de Exportao (DE).

16- Considerando a incidncia da contribuio para os Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PIS/PASEP) e Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), correto armar que: a) tem como fato gerador o registro da Declarao de Importao e sua base de clculo o valor de transao da mercadoria acrescido dos encargos cambiais correspondentes. b) tem como fato gerador o desembarao aduaneiro do bem importado e como base de clculo o valor aduaneiro acrescido do imposto de importao e dos encargos cambiais pagos pelo importador ou dele exigveis. c) tem como fato gerador o ingresso do bem no territrio aduaneiro do pas, e a base de clculo o valor aduaneiro acrescido do ICMS e o valor das prprias contribuies. d) tem como fato gerador o desembarao aduaneiro de produto de procedncia estrangeira, e sua base de clculo o valor aduaneiro acrescido do ICMS e dos encargos cambiais. e) tem como fato gerador o registro da Declarao de Importao, e sua base de clculo o valor aduaneiro acrescido do imposto de importao e dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo importador. 17- O regime aduaneiro que permite o armazenamento de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso pblico com suspenso do pagamento dos impostos incidentes na importao ou a permanncia da mesma em feira, congresso, mostra ou evento semelhante, realizado em recinto privado e previamente alfandegado para esse m, denomina-se: a) Trnsito aduaneiro. b) Admisso temporria. c) Entreposto Industrial sob Controle Informatizado. d) Drawback. e) Entreposto Aduaneiro na Importao. 18- O regime aplicvel ao transporte, pelo territrio aduaneiro de mercadoria estrangeira, nacional ou nacionalizada, vericada ou despachada para reexportao ou exportao e conduzida em veculo com destino a exterior, com suspenso de tributos, denomina-se: a) Trnsito aduaneiro. b) Admisso temporria. c) Despacho para trnsito. d) Drawback. e) Entreposto Aduaneiro na Exportao.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 1

19- A promoo do desenvolvimento em reas fronteirias da Regio Norte do Pas e o incremento das relaes bilaterais com os pases vizinhos naquela mesma regio, em consonncia com a poltica de integrao latino-americana, so objetivos expressos do regime aduaneiro aplicado em rea especial denominado: a) Zona Franca de Manaus. b) rea de Livre Comrcio. c) Zona de Processamento de Exportao. d) Entreposto Industrial. e) Loja Franca. 20- O termo de comrcio que implica compromisso mnimo para o vendedor, restringido-o entrega da mercadoria ao comprador em sua propriedade ou em outro local designado, no desembaraada para exportao e no embarcada em qualquer veculo coletor : a) Free Carrier (FCA). b) Free on Board (FOB). c) Delivered Ex-Ship (DES). d) Ex Works (EXW). e) Carriage Paid To (CPT).

d) O modelo ressalta a dotao de recursos como fator determinante dos padres de especializao e de comrcio, considerando de importncia secundria os custos dos fatores e a intensidade relativa de seu emprego na produo como elementos explicativos daqueles padres. e) O modelo preconiza que, com a ocorrncia do comrcio, a especializao decorrente da abundncia de fatores tende a produzir, ao longo do tempo, crescente diferenciao dos preos relativos dos fatores de produtos no mercado internacional. 23- Analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a opo correta. a) O aproveitamento de economias de escala em diferentes pases conduz especializao em um nmero restrito de produtos, reduzindo assim a oferta de bens no mercado mundial e as possibilidades de comrcio entre eles. b) Em um modelo de concorrncia imperfeita e em condies monopolsticas, o comrcio internacional restringido pela segmentao dos mercados, escalas de produo limitadas e pequena diversidade de bens disponveis para o intercmbio comercial. c) Mesmo em condies de concorrncia imperfeita, as possibilidades e os ganhos do comrcio resultam de vantagens comparativas relativas tal como denidas no modelo ricardiano e no do aproveitamento de economias de escala pelas indstrias. d) No modelo de concorrncia monopolstica centrado na produo de manufaturas, um pas tanto produzir e exportar bens manufaturados como tambm os importar, alimentando assim o comrcio intraindstrias e gerando ganhos extras no comrcio internacional. e) Os rendimentos crescentes associados ao aproveitamento de economias de escala alimenta a concentrao monopolstica, levando assim ao aumento dos preos nos mercados domsticos e no mercado internacional e impactando negativamente o comrcio internacional. 24- A imposio de tarifas s importaes exerce importantes efeitos sobre a renda internamente. Acerca desses efeitos, correto armar que a) a renda do governo e dos produtores domsticos beneciados com a proteo tarifria aumenta, ao mesmo tempo em que se reduz o poder aquisitivo dos consumidores. b) no h efeitos signicativos decorrentes da taxao das importaes sobre a renda, pois os ganhos auferidos pelos setores beneciados pela proteo tarifria tendem a ser anulados pelo aumento subsequente dos preos relativos e pela contrao da demanda no mercado domstico. c) exerce efeito concentrador na medida em que alimenta a transferncia de renda dos consumidores para os produtores.

RELAES ECONMICAS INTERNACIONAIS 21- De acordo com o modelo de David Ricardo, o padro de especializao produtiva de um pas e, por consequncia, a composio de sua pauta exportadora est diretamente relacionada (s) a) diferenas entre os custos de remunerao do capital em diferentes indstrias. b) vantagens relativas determinadas pela produtividade do fator trabalho em diferentes indstrias. c) dotao dos fatores de produo. d) vantagens absolutas derivadas das diferenas na remunerao da mo de obra. e) vantagens comparativas relativas determinadas pela produtividade do capital. 22- Considere as premissas e os objetivos do Modelo Hecksher-Ohlin e assinale a opo correta. a) O modelo permite demonstrar como a oferta relativa de fatores de produo e o emprego dos mesmos em diferentes intensidades na produo explicam os padres de especializao e as possibilidades do comrcio internacional. b) O modelo um complemento do modelo ricardiano por aliar a abundncia dos fatores de produo aos custos do trabalho como fator explicativo dos padres de especializao e dos ganhos do comrcio. c) O modelo preconiza que um pas produzir e exportar aqueles produtos cujos fatores produtivos sejam aproveitados mais ecientemente, independentemente de sua oferta internamente.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 6

Prova 2 - Grupo 1

d) em virtude da contrao das importaes e do favorecimento da produo domstica, o efeito concentrador inicial tende a se reverter em razo do crescimento da produo e da renda nacional em um segundo momento. e) a renda do governo diminui e aumenta, concomitantemente, a renda dos produtores domsticos.

27- A Associao de Cooperao Econmica da sia e do Pacco (APEC) uma entidade econmica multilateral dedicada promoo do comrcio e dos investimentos entre seus membros. Em relao integrao econmica em seu mbito, correto armar que a) a APEC conforma, no presente, uma rea de preferncias tarifrias em transio para uma rea de livre comrcio a ser conformada at 2020. b) a APEC objetiva estimular a liberalizao do comrcio e dos investimentos mediante a cooperao econmica e tcnica, a promoo de medidas de facilitao do comrcio e no pela via da expanso e do aprimoramento de acordos preferenciais ou compromissos mandatrios entre seus membros. c) objetiva a criao de uma rea de livre comrcio que resultar da convergncia dos acordos comerciais regionais j celebrados entre seus estados membros. d) a Associao atua no sentido de fortalecer e aprimorar os acordos comerciais regionais j celebrados entre os pases membros e de facilitar, ao mesmo tempo, a instaurao de um regime de livre comrcio na Associao. e) a APEC foi constituda almejando o estabelecimento de um mercado comum entre os pases membro. 28- A Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) a maior organizao latino-americana voltada para a integrao econmica. Sobre sua atuao neste campo, correto armar que a) a Associao prov um foro de discusso e negociao de temas econmicos comerciais com vistas formao de posies comuns nos foros negociadores internacionais. b) alcana eminentemente temas de poltica comercial como tarifas, classicao de mercadorias, medidas de facilitao do comrcio, salvaguardas, regras de origem e defesa da concorrncia. c) se restringe a prover o marco jurdico para acordos de integrao bilaterais ou sub-regionais e a supervisionar as medidas adotadas pelos pases membros na implementao dos acordos celebrados no marco da Associao em matria de cooperao econmica . d) dene-se em torno da articulao de iniciativas de cooperao nanceira e monetria, de facilitao do comrcio e de apoio aos pases de menor desenvolvimento relativo. e) prov marco jurdico para iniciativas de integrao econmica entre os pases membros e uma rea de preferncias comerciais constituda com base na Preferncia Tarifria Regional e em acordos de alcance parcial e de complementao econmica celebrados entre os pases membros.

25- Considerando-se a ao governamental no modelo de industrializao orientada para as exportaes, correto armar que a) limitada em razo do protagonismo central dos agentes econmicos privados nacionais e estrangeiros atuantes na atividade exportadora na realizao de investimentos produtivos e em relao aos fatores que garantem competitividade nos mercados internacionais. b) semelhante desenvolvida no modelo de substituio de importaes na medida em que est centrada na aplicao de instrumentos tarifrios e incentivos produo. c) de carter subsidirio e envolve fundamentalmente a promoo de marcos polticos, jurdicos e institucionais favorveis aos investimentos e atividade econmica. d) prescinde de formas de interveno econmica e concentra-se na proteo da livre iniciativa, da competio e dos uxos de comrcio e de investimento. e) de grande alcance, envolvendo o apoio ao desenvolvimento da infraestrutura, a concesso de incentivos scais e creditcios, o nanciamento da produo e das exportaes e investimentos em educao e qualicao prossional. 26- Em relao aos subsdios s exportaes, correto armar que a) so proibidos pela normativa da OMC por distorcerem as condies de concorrncia internacional. b) seus efeitos sobre os preos no mercado interno do pas que os aplica so semelhantes aos de uma tarifa sobre as importaes. c) produzem deteriorao dos termos de troca ao elevar os preos no mercado interno e reduzi-los nos mercados de destino, o que compensado pelo aumento da renda que provocam no mercado interno. d) exercem efeitos concentradores de renda na medida em que envolvem transferncia de recursos pblicos em favor de um segmento especco do setor produtivo, e diminuem a renda do prprio governo e dos consumidores. e) possuem efeitos positivos em termos do bem-estar econmico geral de um pas na medida em que contribuem diretamente para o crescimento e diversicao da atividade econmica e para o aumento do emprego e da renda nos setores exportadores.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 1

29- As transaes realizadas com o objetivo de mitigar riscos associados utuao de preos de mercadorias ou de ativos nanceiros e que envolvem a comercializao de instrumentos como contratos e ttulos conversveis cujos valores esto vinculados ao valor dos bens ou ativos que lhes deram origem conformam o mercado denominado: a) mercado de swaps. b) mercado futuro. c) mercado a termo. d) mercado de opes. e) mercado de derivativos. 30- Um dado pas de economia aberta e que adota um regime cambial de taxas exveis atravessa um perodo de intenso crescimento econmico, alimentado por vultosos investimentos diretos; a despeito do forte crescimento das importaes, vem acumulando robustos supervits comerciais; em contrapartida, enfrenta um surto inacionrio que leva o Banco Central a promover a gradual elevao das taxas de juros. O cenrio externo marcado pela preponderncia de polticas monetrias expansionistas, juros baixos e por grande liquidez internacional. Considerando os impactos desses fatores sobre o valor da moeda nacional em relao ao dlar norte-americano, correto armar que: a) atuam todos no sentido da valorizao cambial. b) atuam todos no sentido da desvalorizao cambial. c) os fatores externos (polticas monetrias expansionistas, juros baixos e alta liquidez no mercado internacional) concorrem para a desvalorizao cambial. d) os fatores domsticos (supervits comerciais, aumento dos juros, ingresso de investimentos externos) pressionam em favor da desvalorizao do cmbio. e) apenas o aumento das importaes atua no sentido da desvalorizao do cmbio. 31- A recente crise econmica em pases da Zona do Euro colocaram em questo os benefcios da integrao monetria tal como preconizados em formulaes tericas sobre reas monetrias timas. De acordo com tais formulaes, as reas monetrias timas propiciam: a) a reduo de custos de transao e ganhos de ecincia monetria associados utuao cambial. b) a intensicao da integrao econmica regional e maior exibilidade para lidar com choques econmicos internos e externos. c) o aumento da credibilidade da poltica monetria e a reduo da incerteza cambial e da inao. d) a manuteno do poder de paridade de compra com os parceiros da rea e maior autonomia na conduo das polticas de juros. e) a diluio dos efeitos de choques econmicos entre os participantes e menor disponibilidade de instrumentos alternativos de ajuste econmico.

32- No conjunto das instituies que integram o sistema nanceiro internacional, o Banco de Compensaes Internacionais possui condio e funes singulares. Acerca dele, correto armar que a) oferece diversos servios nanceiros aos bancos centrais, a outras instituies monetrias ociais e a instituies nanceiras internacionais voltadas para a gesto de suas reservas e ativos nanceiros internacionais. b) rgo integrante do Sistema Banco Mundial que prov assistncia nanceira sob a forma de emprstimos em condies facilitadas a projetos de desenvolvimento e de infraestrutura, em particular aos pases de menor desenvolvimento relativo. c) organismo multilateral incumbido da promoo da cooperao entre instituies nanceiras pblicas e privadas no plano internacional. d) atua no campo da cooperao monetria, provendo recursos para fundos de estabilizao de reservas internacionais, concedendo emprstimos para a correo de desequilbrios do balano de pagamentos e assessorando os Bancos Centrais em matria de controle de preos. e) desempenha papel central na regulao do mercado internacional de capitais, notadamente no tocante atuao das instituies nanceiras no bancrias e bancos de investimentos. 33- So objetivos prioritrios da atuao do Banco Interamericano de Desenvolvimento: a) promover a cooperao e a integrao econmica regional e aumentar a segurana energtica. b) reduzir a pobreza e as desigualdades sociais, responder aos desaos da mudana climtica, apoiar o desenvolvimento de energias renovveis e promover a sustentabilidade ambiental. c) suprir as necessidades dos pases pequenos e vulnerveis e promover a segurana ambiental. d) promover o desenvolvimento por meio do setor privado, estimular as privatizaes e a desregulamentao das economias. e) promover a liberalizao dos uxos de bens e de capitais na regio e apoiar a reestruturao do mercado nanceiro.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 1

34- O Clube de Paris atua com o sentido de encontrar solues coordenadas e sustentadas para diculdades de pagamento enfrentadas por pases devedores mediante a reestruturao de dvidas e reestruturao das obrigaes de servios e antecipao de pagamentos. Caracteriza-se por ser um(a) a) organismo internacional integrado pelos centrais dos principais pases credores. bancos

CONTABILIDADE GERAL 36- Contabilizando suas operaes em 2010 sob o regime contbil de caixa, a empresa Primeira & Cia. Ltda. registrou os seguintes eventos, entre outros que compem seus resultados: I. recebimento de aluguis relativos a janeiro de 2011, no valor de R$ 4.800,00;

b) organismo internacional integrado pelas principais instituies nanceiras privadas internacionais. c) entidade de natureza informal integrada pelos principais credores ociais. d) frum intergovernamental de dilogo e cooperao em matrias econmicas. e) instituio nanceira privada.

II. salrios de dezembro de 2010 para pagamento apenas em janeiro de 2011, no valor de R$ 5.600,00; III. pagamento das comisses referentes a dezembro de 2010, no valor de R$ 2.500,00; IV. pagamento do aluguel do caminho correspondente a janeiro de 2011, no valor de R$ 3.200,00; V. recebimento de juros relativos a 2010, no valor de R$ 1.200,00. Na apurao nal do lucro a empresa vericou que faltava registrar o valor de R$ 4.000,00 decorrente de comisses ganhas no ano, ainda no recebidas. Tais eventos foram computados no resultado da empresa Primeira & Cia. Ltda., sob o regime de competncia. Com isso, houve uma reduo de lucros na importncia de a) R$ 6.900,00. b) R$ 6.100,00. c) R$ 4.500,00. d) R$ 2.900,00. e) R$ 500,00.

35- As questes relacionadas governana econmica global tm assumido crescente relevncia na agenda internacional. Nesse contexto, o G-20 nanceiro desponta como principal referente para o tratamento de questes relacionadas situao da economia global e reforma das instituies econmicas internacionais. Considerando a atuao do G-20 nesse contexto, assinale a opo correta. a) O G-20 ocupou o lugar do G-08 como principal mecanismo multilateral de cooperao em matrias econmicas e nanceiras em razo de sua maior representatividade e da importncia das economias emergentes no contexto da economia global e para o tratamento da crise nanceira. b) Voltado originalmente para o tratamento de questes comerciais no mbito da Organizao Mundial do Comrcio e da promoo dos interesses das economias emergentes na Rodada de Doha, o G-20 foi alado condio de plataforma institucional para a discusso e a coordenao de medidas voltadas para a superao da crise nanceira global, desencadeada em setembro de 2008. c) Em razo da atual conjuntura econmica internacional, a agenda do G-20, tal como reetida nos encontros de cpula, tem priorizado o tratamento de temas relacionados reforma das instituies nanceiras globais. d) A crise das economias da Zona do Euro forou importante mudana de prioridades do G-20 que se deslocaram de questes vinculadas regulao dos mercados nanceiros para a estabilidade monetria e cambial. e) Os temas mais amplos como a promoo do desenvolvimento econmico, sustentabilidade, gerao de emprego e combate corrupo e dimenses sociais da globalizao no formam parte da agenda do G-20.

37- Em relao ao patrimnio, objeto da contabilidade, correto armar que a) o ativo patrimonial composto dos bens, direitos e obrigaes de uma pessoa fsica ou jurdica. b) o patrimnio lquido pode ser entendido como sendo a diferena entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimnio. c) se calcularmos os direitos reais e os direitos pessoais pertencentes a uma entidade, estaremos calculando o ativo patrimonial dessa entidade. d) o capital social de um empreendimento comercial o montante de recursos aplicados em seu patrimnio. e) o montante dos bens e dos direitos de uma pessoa fsica ou jurdica tem o mesmo valor de seu passivo real.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 1

38- A evoluo do pensamento cientco em Contabilidade foi marcada pela contribuio de diversos pensadores que culminaram no desenvolvimento das chamadas Teorias das Contas, as quais subdividem as rubricas contbeis em grandes grupos. A respeito desse assunto, podemos armar que a) a teoria personalista subdivide as contas em Contas do Proprietrio e Contas de Agentes Consignatrios. b) a teoria materialista subdivide as contas em Contas Materiais e Contas de Resultado. c) a teoria patrimonialista subdivide as contas em Contas Patrimoniais e Contas Diferenciais. d) a teoria personalista subdivide as contas em Contas do Proprietrio e Contas de Agentes Correspondentes. e) a teoria materialista subdivide as contas em Contas Integrais e Contas Diferenciais. 39- Compra de mercadorias, a prazo, para revender nos Armazns do Porto Ltda., nos seguintes termos: Quantidade adquirida: 2.000 unidades; Preo unitrio de compra: R$ 2,50; Incidncia de ICMS a 15% e de IPI a 5%. A contabilizao dever ser efetuada da seguinte forma: a) Dbito: de Mercadorias 4.000,00 da compra 750,00 do ICMS (15%) 250,00 do IPI (5%) e crdito de Fornecedores b) Dbito: de Mercadorias 5.000,00 pela dvida total. 5.000,00 da compra 750,00 do ICMS (15%) 250,00 do IPI (5%) e crdito de Fornecedores c) Dbito: de Mercadorias e de IPI a recuperar e crdito de Fornecedores d) Dbito: de Mercadorias e ICMS a Recuperar e crdito de Fornecedores e) Dbito: de Mercadorias e ICMS a Recuperar e crdito de Fornecedores 6.000,00 pela dvida total. 5.000,00 da compra e do ICMS (15%) 250,00 do IPI (5%) 5.250,00 pela dvida total. 4.250,00 da compra e do IPI (5%) 750,00 do ICMS (15%) 5.000,00 pela dvida total. 4.500,00 da compra e do IPI (5%) 750,00 do ICMS (15%) 5.250,00 pela dvida total.

40- Elabore a cha de controle de estoques com os seguintes dados: Mercadorias existentes em 01/10 = 60 unidades ao custo de R$ 20,00; Compras a prazo em 04/10 = 100 unidades ao custo unitrio de R$ 24,00; Vendas em 10/10 de 80 unidades ao preo unitrio de R$ 30,00. A empresa no sofre tributao e avalia os estoques a custo mdio ponderado. Com essas informaes podemos dizer que a operao de venda teve um custo de a) R$ 1.600,00. b) R$ 1.680,00. c) R$ 1.800,00. d) R$ 1.920,00. e) R$ 2.400,00. 41- A empresa X, em 31 de dezembro, tem crditos normais, sem garantias especcas de recebimento, no montante de R$ 60.000,00. Deve, portanto, constituir uma proviso para risco de crdito. No seu livro Razo h um saldo remanescente da Proviso para Devedores Duvidosos no valor de R$ 1.000,00. A nova proviso dever ser contabilizada razo de 3% dos crditos sob risco, o que, neste balano, far a empresa suportar uma despesa no valor de a) R$ b) R$ 770,00. 800,00.

c) R$ 1.770,00. d) R$ 1.800,00. e) R$ 2.800,00. 42- Uma mquina adquirida em abril de 2010 por R$ 3.000,00, instalada para funcionar em julho do mesmo ano, com expectativa de vida til estimada em 10 anos, tem depreciao contabilizada, considerando-se um valor residual de 20%. No balano referente ao exerccio social de 2011, dever ser computado como encargo de depreciao, em relao a essa mquina, o valor de a) R$ 450,00. b) R$ 360,00. c) R$ 300,00. d) R$ 240,00. e) R$ 180,00.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

10

Prova 2 - Grupo 1

43- O lanamento de terceira frmula chamado de lanamento composto porque formado de a) duas contas devedoras e duas contas credoras. b) duas contas devedoras e uma conta credora. c) uma conta devedora e duas ou mais contas credoras. d) duas ou mais contas devedoras e duas ou mais contas credoras. e) duas ou mais contas devedoras e uma conta credora. 44- O lanamento contbil apropriado para registrar o pagamento de duplicatas no valor de R$ 2.800,00, com descontos de 15%, o que segue abaixo: a) Diversos a Caixa Duplicatas a Pagar Descontos Ativos b) Caixa a Diversos a Duplicatas a Pagar a Descontos Ativos c) Diversos a Duplicatas a Pagar Caixa Descontos Passivos d) Duplicatas a Pagar a Diversos a Caixa a Descontos Ativos e) Duplicatas a Pagar a Diversos a Caixa a Descontos Passivos

Rascunho

2.380,00 420,00

2.800,00

2.380,00 420,00

2.800,00

2.380,00 420,00

2.800,00

2.380,00 420,00

2.800,00

2.380,00 420,00

2.800,00

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

11

Prova 2 - Grupo 1

45- As demonstraes nanceiras obrigatrias so as seguintes: a) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao do Fluxo de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado, em alguns casos. b) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos. c) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido e Demonstrao do Valor Adicionado, em alguns casos. d) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao do Fluxo de Caixa. e) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao do Fluxo de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado, em alguns casos. 46- Saldos contbeis apurados no livro Razo em 31 de dezembro, antes do encerramento do resultado: CONTAS Receita de Vendas Capital Social Produtos Acabados Duplicatas a Pagar Custo das Mercadorias Vendidas Duplicatas a Receber Salrios a Pagar Equipamentos Caixa Veculos Ttulos a Pagar a Longo Prazo Investimentos em Controladas Salrios Ttulos a Receber a Longo Prazo Reserva Legal Impostos Aluguis Ativos Depreciao Acumulada Prejuzos Acumulados Reserva de Capital Despesas Diferidas Juros Passivos Proviso p/ Ajuste de Estoques SALDOS 21.000,00 15.000,00 14.800,00 14.000,00 14.000,00 10.000,00 5.200,00 4.600,00 4.000,00 3.900,00 3.800,00 3.500,00 3.000,00 3.000,00 1.800,00 1.700,00 1.600,00 1.500,00 1.400,00 1.200,00 1.200,00 1.100,00 1.100,00

47- Assinale abaixo a opo correta. a) Na constituio da companhia e nos casos de alterao estatutria, o exerccio social no poder ter durao diferente de um ano. b) Nas demonstraes, as contas semelhantes podero ser agrupadas; os pequenos saldos podero ser agregados e permitida a utilizao dos termos diversas contas ou contas correntes. c) As demonstraes nanceiras registraro a destinao dos lucros segundo a proposta dos rgos da administrao no pressuposto de sua aprovao pela assembleia geral. d) Na determinao do resultado do exerccio, sero computados as receitas e os rendimentos ganhos e realizados no perodo, alm dos custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos. e) O aumento do valor de elementos do ativo em virtude de novas avaliaes, registrado como reserva de reavaliao, poder ser computado como lucro para efeito de distribuio de dividendos ou participaes. 48- Assinale abaixo a opo incorreta. Nos termos da lei, a demonstrao do resultado do exerccio discriminar: a) a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos obtidos e os impostos a recolher. b) a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto. c) as despesas com as vendas, as despesas nanceiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais. d) o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas. e) o resultado do exerccio antes do imposto de renda e a proviso para o imposto. 49- Certa empresa, aps contabilizar suas contas de resultado, encontrou os seguintes valores: Receita Lquida de Vendas Custo das Vendas do Perodo Receitas Operacionais Despesas Operacionais Ganhos de Capital Proviso para Imposto de Renda 250.000,00 140.000,00 25.000,00 65.000,00 10.000,00 30.000,00

Os estatutos dessa empresa mandam pagar participao nos lucros, base de 10% para empregados e 10% para administradores, alm dos dividendos de 25%. No exerccio social de que estamos tratando, a empresa destinou ao pagamento das participaes o montante de a) R$ 10.000,00. b) R$ 9.500,00. c) R$ 7.600,00. d) R$ 3.750,00. e) R$ 3.156,00.
12 Prova 2 - Grupo 1

Elaborando o balano patrimonial com os ttulos acima, obteremos os seguintes valores: a) Ativo Circulante b) Ativo Circulante c) Ativo Permanente d) Ativo No Circulante e) Ativo No Circulante R$ 30.000,00 R$ 28.900,00 R$ 12.000,00 R$ 12.000,00 R$ 15.000,00

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

50- A Cia. de Solas e Solados apurou no livro Razo, ao m do exerccio, mas antes do encerramento das contas de resultado, os valores listados a seguir: CONTAS Receita de Vendas Capital Social Produtos Acabados Duplicatas a Pagar Custo das Mercadorias Vendidas Duplicatas a Receber Salrios a Pagar Equipamentos Caixa Veculos Ttulos a Pagar a Longo Prazo Investimentos em Controladas Salrios Ttulos a Receber a Longo Prazo Reserva Legal Impostos Aluguis Ativos Depreciao Acumulada Prejuzos Acumulados Reserva de Capital Despesas Diferidas Juros Passivos Proviso p/Ajuste de Estoques SALDOS 21.000,00 15.000,00 14.800,00 14.000,00 14.000,00 10.000,00 5.200,00 4.600,00 4.000,00 3.900,00 3.800,00 3.500,00 3.000,00 3.000,00 1.800,00 1.700,00 1.600,00 1.500,00 1.400,00 1.200,00 1.200,00 1.100,00 1.100,00

Rascunho

Examinando-se o resultado desse exerccio, com distribuio do lucro em R$ 300,00 para o imposto de renda, R$ 500,00 para dividendos, e destinao do saldo remanescente para a formao de reservas de lucro, pode-se dizer que a contabilizao desses eventos provocar um aumento nal no patrimnio lquido no valor de: a) R$ 1.400,00. b) R$ 1.100,00. c) R$ d) R$ e) R$ 800,00. 600,00. 500,00.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

13

Prova 2 - Grupo 1

DIREITO INTERNACIONAL PBLICO 51- A Conveno de Viena sobre Relaes Consulares foi promulgada pelo Brasil em 1967. Sobre essa Conveno, correto armar que: a) o estabelecimento de relaes consulares mtuas obrigatrio para todos os Estados Membros da ONU. b) entre as funes consulares, est a assistncia aos nacionais, pessoas fsicas ou jurdicas, do Estado que envia o cnsul. c) em nenhuma hiptese pode o funcionrio consular exercer funes fora de sua jurisdio consular. d) o exequatur a autorizao do Estado receptor para que o funcionrio consular estrangeiro possa emitir vistos. e) o funcionrio consular autorizado a praticar atos diplomticos receber incontinenti as imunidades tpicas de embaixador estrangeiro. 52- Sobre a denominada Rodada So Paulo, incorreto armar que: a) nem todos os pases signatrios do SGPC aderiram Rodada So Paulo, mas os pases do Mercosul concluram essa Rodada. b) a concluso da Rodada So Paulo, em 2010, impede a adeso de novos pases em desenvolvimento a seus instrumentos. c) trata-se de uma negociao para maior liberalizao comercial no mbito da UNCTAD, lanada em 2004. d) as condies de acesso a mercado estabelecidas pela Declarao de Modalidades da Rodada So Paulo envolvem corte linear nas linhas tarifrias tributveis. e) os pases que concluram a Rodada So Paulo j apresentaram as suas listas de ofertas. 53- A aprovao dos resultados da Rodada Uruguai, em 1995, envolveu novos acordos no mbito do sistema multilateral do comrcio. Um dos acordos obrigatrios para os Membros da OMC, e que estabelece regras sobre medidas governamentais relativas aos investimentos estrangeiros relacionados ao comrcio de bens, que violem o Artigo III (tratamento nacional) e/ou o Artigo XI (eliminao de restries quantitativas) do GATT, recebeu a denominao de: a) GATS. b) Acordo de Licenciamento de Importaes. c) Entendimento Adicional sobre Investimentos em Servios. d) TRIMS. e) TRIPS.

54- O acordo sobre a implementao do artigo VI, do Acordo Geral Sobre Tarifas e Comrcio de 1994, denominado Acordo Anti-dumping, estipula regras para a aplicao dessa medida entre os Membros da OMC. Sobre o Acordo Anti-dumping, pode-se armar que: a) a determinao de dano dever incluir exame do volume das importaes a preos de dumping e do consequente impacto de tais importaes sobre os produtores nacionais dos produtos investigados. b) o termo indstria domstica deve ser interpretado somente como a totalidade dos produtores nacionais do produto similar. c) os governos estrangeiros podero participar da investigao, representando com exclusividade os seus exportadores do produto similar. d) tratando-se de interesse pblico, no ser possvel manter condencialidade dos dados apresentados pela indstria nacional. e) medidas provisrias podero ser aplicadas sobre importaes no ano imediatamente anterior abertura da investigao. 55- Sobre a participao dos Membros na Organizao Mundial do Comrcio, pode-se armar que: a) a acesso da China OMC somente se efetivar a partir de 2016, quando aquele pas estar obrigado a adotar mecanismo de cmbio utuante. b) somente Estados, reconhecidos como membros da Organizao das Naes Unidas, podem pleitear sua participao como membros da OMC. c) os Acordos Comerciais Plurilaterais so obrigatrios para todos os membros, inclusive para aqueles que acederam posteriormente a 1995. d) o Mecanismo de Exame de Polticas Comerciais obrigatrio para todos os membros, inclusive para os pases de menor desenvolvimento relativo. e) qualquer Membro da OMC poder propor a alterao das disposies dos acordos da Rodada Uruguai. 56- Sobre o Banco Mundial, pode-se armar que: a) a Agncia Multilateral de Garantias de Investimentos (MIGA) o nome ocial da instituio, a partir de 2008, abrangendo todas as suas iniciativas. b) o Brasil tem sido um dos membros mais ativos do Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre investimentos, e iniciou vrios casos na defesa de seus interesses nacionais. c) somente projetos previamente aprovados pelo Fundo Monetrio Internacional podem ser submetidos deliberao do Conselho de Emprstimos do Banco Mundial. d) em razo das regras constitucionais brasileiras, somente a Unio pode ter projetos nanciados pelo Banco Mundial. e) a origem do Banco Mundial remonta aos Acordos de Bretton Woods, ao nal da Segunda Guerra Mundial.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

14

Prova 2 - Grupo 1

57- Sobre a Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI), pode-se armar que: a) apesar de haver sido expressamente denunciada no Acordo da ALALC, o Tratado de Montevidu ainda tem relevncia poltica para o Brasil. b) o Mxico foi obrigado a denunciar a ALADI quando aceitou participar como membro pleno do NAFTA. c) a ALADI estabelece uma rea de preferncias econmicas, composta inclusive por uma preferncia tarifria regional. d) o Canad poderia requerer sua adeso como pas membro da ALADI, na qualidade de membro originrio da OEA. e) os acordos de alcance parcial se referem exclusivamente a regras tossanitrias para a liberalizao agrcola entre os pases membros da ALADI. 58- Sobre a soluo internacional de conitos internacionais, no verdadeira a seguinte armao. a) A Corte Internacional de Justia, criada pela Carta da ONU, substituiu a Corte Permanente de Justia Internacional. b) O Tribunal Penal Internacional, criado pelo Estatuto de Roma, tem jurisdio sobre crimes de genocdio e crimes de guerra. c) A Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em San Jose (Costa Rica), tem exclusivamente jurisdio sobre crimes cometidos pelos regimes militares na Amrica Latina. d) O Tribunal Internacional para o Direito do Mar, com sede em Hamburgo (Alemanha), pode decidir inclusive conitos relacionados s profundezas ocenicas. e) Todos os membros da ONU so partes do Estatuto da Corte Internacional de Justia, e podem aceitar a sua jurisdio. 59- Sobre o mecanismo de soluo de controvrsias no Mercosul, pode-se armar que: a) aps o Caso das Papeleiras, envolvendo Argentina e Uruguai, decidiu-se que as controvrsias sero resolvidas exclusivamente pela Corte Internacional de Justia. b) somente as controvrsias sobre cumprimento da clusula democrtica devem se submeter ao mecanismo, uma vez que as disputas comerciais entre Estados Partes do Mercosul sero submetidas exclusivamente Organizao Mundial do Comrcio. c) o tribunal arbitral ad hoc adotar deciso no suscetvel de reviso, a ser cumprida pela parte vencida conforme a sistemtica de seu direito processual interno. d) as partes na controvrsia podero acordar o acesso direto ao Tribunal Permanente de Reviso. e) a execuo do laudo arbitral implicar o imediato pagamento, em moeda local, do valor devido pela parte vencida na controvrsia.

60- Em relao s obrigaes assumidas pelos Estados Partes do Mercosul quanto s barreiras impostas no comrcio internacional, no verdade armar que: a) o Mercosul adota uma tarifa externa comum. Entretanto, h produtos com tarifa no uniformizada, includas sobretudo nas Listas de Exceo nacionais. b) os Estados Partes do Mercosul devem garantir, na aplicao de suas tarifas, a absoluta extenso do princpio da nao mais favorecida aos Membros da OMC. c) a imposio de barreiras de carter sanitrio exige a comprovao de prova cientca do risco alegado. d) o Acordo de Barreiras Tcnicas ao Comrcio (TBT) obrigatrio para todos os Membros da OMC, inclusive para os Estados Partes do Mercosul. e) o licenciamento de importaes no pode, conforme as regras da OMC, ser utilizado meramente para imposio de restries quantitativas.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

15

Prova 2 - Grupo 1

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen