Sie sind auf Seite 1von 2

Texto 1

O Menino Maluquinho Era uma vez um menino maluquinho. Ele tinha o olho maior que a barriga, tinha vento nos p umas pernas enormes (que davam para abraar o mundo) e macaquinhos no sto (embora nem soubesse o que significava macaquinho no sto) Ele era um menino impossvel Ele era muito sabido ele sabia de tudo a nica coisa que ele no sabia era como ficar quieto
Texto e ilustrao Ziraldo. O menino maluquinho. Crculo do Livro, 1980.

O Menino Maluquinho tinha (A) pernas enormes e cabelos longos. (B) muita sabedoria e braos compridos. (C) macaquinhos e braos compridos. (D) pernas enormes e muita sabedoria.

Texto 2
Era uma vez, no ms de janeiro, muitos ndios. E ativos: caavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas no faziam coisa alguma: algumas deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? S as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer. Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo, enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As rvores rebrilhavam verdes embaixo delas havia sombra e gua fresca. Quando saam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das guas buliosas. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de rvores. Mas s encontravam espigazinhaas murchas e sem graa. De acordo com o texto, quem encontrava as espigazinhas murchas e sem graa (A) os ndios (B) as mulheres (C) os animais (D) os garotos

Texto 3
O SEGREDO DA PIPOCA Voc est preocupado se vai conseguir fazer uma pipoca bem crocante? L vai uma dica: antes de acender o fogo, mexa a pipoqueira trs vezes para um lado, duas para o outro, d trs sacudidelas. Cincia Hoje das Crianas. Ano 11.N 78. O texto acima serve para:

(A) ensinar como fazer pipoca. (B) ensinar como se usa uma pipoqueira. (C) d uma dica de como fazer uma pipoca crocante. (D) d uma dica de como ficar despreocupada.

Texto 4
O co e o lobo Um co passeava pela floresta quando topou com um lobo magro fizeram amizade. - Puxa, cachorro! Como voc est gordo e bem-tratado... - que eu tenho um dono. Meu dono me d trs boas refeies por dia, escova meu pelo, me d uma casa de madeira... Em troca disso, pede que eu lhe guarde a casa dos assaltantes e lhe faa uns agrados de vez em quando. - s isso? Mas deve ser maravilhoso ter um dono concluiu o lobo. O co ento convenceu o lobo a acompanh-lo, certo de que seu dono gostaria de ter mais de um animal de estimao. Os dois andaram por um certo tempo, at que o lobo percebeu uma coleira no cachorro. - O que isso? perguntou o lobo. - Ah, isto uma coleira. s vezes, meu dono se irrita e me prende numa corrente. Mas por pouco tempo, logo eu estou solto de novo. O lobo parou, pensou um pouco... e voltou atrs. De longe, ainda falou para o cachorro: - No cachorro. No sirvo para essa vida. Eu sei que mais vale a liberdade com fome do que o luxo na priso.
Fbula recontada por Marcia Kupstas, Sete faces da fbula. So Paulo, Moderna, 1993. (texto adaptado)

O que aconteceu com o lobo quando soube que o cachorro usava coleira (A) desistiu da liberdade. (B) desistiu de ter um dono. (C) resolveu conhecer seu dono. (D) resolveu tirar a coleira do cachorro.

Texto 5
O cravo e a rosa
Z do Cravo se chamava Z da Silva at que arranjou um cravo no p, que doa que fazia ele mancar. Foi a que ele ganhou o apelido.

O pronome ele no texto no texto substitui

(A) o apelido.

(B) Z do Cravo

(C) o p

(D) o cravo

Das könnte Ihnen auch gefallen