Sie sind auf Seite 1von 24

XINTOSMO

Tori: Prtico de pedra, madeira ou bronze, que precede, no Japo, a entrada nos templos xintostas. Tem, geralmente, duas colunas, que sustentam duas peas transversais com as extremidades curvadas para cima. Em alguns portos japoneses, so construdos toris, pois, para os marinheiros crentes, passar sob um tori antes de embarcar em um navio traz boa sorte.

ORIGEM I
Xintosmo, quer dizer Caminho dos deuses (Kami no Michi) e aparece, pela primeira vez em documentos do imperador do Japo, Yomel, que viveu entre 519 e 587 d.C. Ao que parece, Xintosmo uma compilao de prticas religiosas antigas, que existiam, antes mesmo da entrada das religies indianas (Hindusmo e Budismo) e das chinesas (Confucionismo, Taosmo). Os dois mais antigos escritos so Kojiki (712 d.C. e Nions-hoki (720 d.C).

ORIGEM II
H vestgios de um povo (Jamon) que residia no Japo entre 11.000 e 300 a.C. E nos seus restos histricos pode haver sinais religiosos do que hoje o Xintosmo. Isto, no entanto no est bem provado, embora os vestgios sejam muitos. J na cultura yayoi que viveu neste pas entre 300 a.C. E 300 d.C. os vestgios Xintostas so claros e muitos.

ORIGEM III
Assim sendo, Xint a sntese das prticas antigas, sincrticas do povo japons, que tambm uma mistura de povos. Por isto, no tem uma doutrina fixa. Trata-se de mistura de con-ceitos. Ainda hoje, o Xintosmo convive, quase que harmoniosamente com o Budismo.

As mesmas pessoas participam das duas crenas. H quem considere o Xintosmo a religio da vida e o Budismo, a religio da morte. Os casamentos acontecem no Xintosmo e os funerais, no Budismo. Nos cemitrios h sinais Budistas, apenas.

ORIGEM IV
De modo geral, o xintosmo se concentra nas questes referentes a este mundo, na procriao, na promoo da fertilidade, na pureza espiritual e no bem-estar fsico. O budismo, por outro lado, embora no rejeitou o mundo real, sempre enfatizou mais a salvao e a possibilidade da vida aps a morte.

ORIGEM V
Para entender o Xintosmo preciso entender a cultura jponesa. Nela o indivduo est completamente inserido na comunidade: prego que se destaca ser martelado. Tudo visto em prol do todo. Esta ausncia de individualismo caracteriza o Xintosmo. E nesta perspectiva que ainda hoje, no mundo moderno, os japoneses se esmeram.

DEUSES I
Embora o Xintosmo cultue milhares ou at milhes de deuses, o livro Kojiki apresenta, logo no incio, trs divindades:

a) Amenominakanushi, que se traduz por Senhor do Sublime meio do Cu.

DEUSES II

b) Takamimusubi, se traduz por Alto Sublime Criador.

DEUSES III

c) Kamimusubi, ou seja, Divino Sublime Criador.

DEUSES IV
Para alguns tericos, supostamente Amenominakanushi seria o nico deus, enquanto Takamimusubi e Kamimusubi seriam manifestaes deste msmo deus em outros momentos da histria, ou da vida. No se encontrou nenhum templo dedicado a ele. Outras hipstese mostram que Amenominakanushi teria conquistado o primeiro lugar entre os demais deuses. Estranha, porm, que na arqueologia antiga no se encontrou nenhum templo dedicado a ele.

DEUSES V
Segundo o Kojiki, Amenominakanushi invisvel, assexuado, sem pai, sem esposa. Ele o criador do cu e da terra. Est em todos os lugares e sua adorao no se liga e nenhum lugar especfico. Seria um deus do cu, sem mitos e sem culto. No livro Kojiki fala-se de 8 milhes de kamis (deuses tutelares de cls, de aldeias, de bairros, etc.). Alguns so deuses, outros so espritos de montanhas, de outros fenmenos da natureza, como os Kamikazes (vento divino). Outros ainda so demnios. Alguns so hbridos do Taosmo e do Budismo que assumiram feies xintostas

DEUSES VI
Muitos Kamis (deuses e deusas com aspectos humanos) surgiram na Era dos deuses. Existem kamis celestes e terrestres. Existem muitos outros deuses, como Amaterasu (do sol), Inari (deusa do arroz o mensageiro de Inari a raposa, que por isto tambm venerada), existem ainda os sete deuses da fortuna.

a) O Xintosmo presta culto aos antepassados. Cr que as almas dos antepassados viram kamis. Assim, os kamis dos antepassados so cultuados em santurios domsticos e os kamis de imperadores e de soldados cados nas guerras, recebem culto especial.

Estes antepassados que se tornaram kamis tm tanto poder que foram eles que criaram o Japo e inclusive, criaram uma deusa dos antepassados. Segundo alguns mitos, os kamis assim se expressam:

DOUTRINA II
J criamos o pas de Ohyashima

(Japo), cheio de montes, rios, plantas e rvores. Por que no criamos agora Algum que seja Senhor do mundo? E assim criaram Amaterasu, que destinaram a Senhora do mundo e do pas de Ohyashima. Como os Antepassados criaram simultaneamente com as coisas e as manifestaes da natureza tambm todos os deuses, considerava-se Amaterasu como a mais elevada de todas as divindades.

DOUTRINA III
Sobre Amaterasu, deusa dos antepassados, se desenvolveu muito mito. Ela teria dado a Ningi (antepassado dos imperadores) a ordem de que seus descendentes sempre governariam o pas das abundncias (Japo). Com isto legitimouse a dinastia real, ou seja, os reis eram vistos como predestinados dos deuses. Rebelar-se contra os reis era rebelar-se contra Amaterasu.

DOUTRINA IV
b) No xintosmo tambm se presta culto natureza. Na mitologia xint muitos deuses esto ligados natureza. Assim, sol, lua, estrelas, rios, montanhas, tempestades, animais, plantas... so adorados como kamIS. Os xintostas acreditam que outrora as montanhas, rochedos, pedras e rios falavam. Muitas vezes confundem deuses e demnios. Tanto uns como outros podiam trazer males ao povo, mas a orao os aplacava.

DOUTRINA V
c) O Xintosmo no se enquadra no comum das religies conhecidas, tanto no ocidente como no oriente. Parece mesmo que sua perspectiva a vivncia aqui na terra. No cuida de questes do alm, no tem escrituras propriamente ditas, no tem teologia, no tem mandamentos, ortodoxia, caminhos de salvao, receiturio de preces, sistema de evangelizao, organizao eclesistica. Parece uma religio sem igreja nem clero, sem ortodoxia sem o esprito de recompensa/castigo, sem o exclusivismo e sem intolerncia em nome de um ser supremo, no se consideram donas da verdade absoluta.

DOUTRINA VI
O Xintosmo no tem um deus especfico, nem uma doutrina definida. Nunca fez combates nem condenou infiis. O Xintosmo uma tradio e no tem livros de doutrina escritos. Mesmo assim, o Japo est cheio de templos xints. Quem exerce o papel de sacerdote no faz parte de uma hierarquia, apenas so pessoas de outras profisses que o exercem. Rejeitam a verbalizao doutrinria, principalmente a escrita.

DOUTRINA VII
Seu culto basicamente recitar preces antigas e frmulas mgicas. Apresentam arroz, legumes, frutas e peixes aos deuses. Estes cultos so tambm animados por danas. A informalidade a nota predominante. Assim s se pode estudar o xintosmo pela convivncia e nunca pelos seus livros sagrados, ou corpo de doutrina, que na realidade, inexiste.

Os dois livros bsicos do Xintosmo so o Kojiki e o Nihonshoki (sc. VIII d.C.). Mas estes livros no so vistos como sagrados, ou inspirados. Antes, so crnicas do passado e do pistas, mas neles no se encontram verdades reveladas, como o caso da Bblia para os judeus e cristos, ou o Alcoro para o Isl. Kojiki se traduz por Registro de Questes Antigas.

LIVROS II

O livro nasceu por solicitao do imperador japons, no ano 712, para fazer frente grande influncia chinesa no Japo. Para evitar que a cultura chinesa tomasse conta, o imperador do Japo encarregou um erudito jpons (Ono Yasumaro) para compilar antigas tradies japonesas e fazer frente ao avano chins. O livro quer mostrar a supremacia japonesa

A primeira parte do texto de Ono contm o principal registro da cosmologia e da teogonia xintosta: a criao das ilhas do Japo pelas divindades primordiais Izanagi e Izanami, o nascimento da deusa do sol Amaterasu, a extenso de sua autoridade plancie de Junco (o Japo) e o aparecimento de jimmu, o primeiro imperador, descendente de Amaterasu.

LIVROS IV
Como se pode perceber, Kojiki um livro que compila tradies, mitos e genealogias antigas em vista de barrar o avano da cultura chinesa e de suas religies: budismo, confucionismo, taosmo. O livro uma compilao das tradies antigas, de prticas religiosas e culturais anteriores invaso chinesa.

O Nihonshoki foi escrito em 720 d.C. para corrigir o Kojiki. Acontece que o Kojiki exalta demais a genealogia do cl imperial. Outros cls se viram preteridas e quiseram tambm ter o seu lugar ao sol. A corte, vendo o perigo desta insatisfao, mandou uma comisso de cortesos elaborar o Nihonshoki que pode ser traduzido como Crnicas do Japo. Existem ainda outros livros: Hokeyo - Sutra do Lotus provavelmente uma cpia de um documento de Buda e Dainichikyo Sutra do Sol, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen