Sie sind auf Seite 1von 14

Dois poetas, duas vises de mundo: um estudo comparativo Geralda Medeiros Nbrega UEPB/PPGLI

Este artigo, que tem a poesia como suporte do meio ambiente, possibilita trabalhar a potica de Manoel de Barros e Fernando Pessoa (Alberto Caeiro). Estes poetas tematizam a natureza, destacando o que os ecocrticos classificam como linguagem verde, que tambm representao do mundo animal e mundo vegetal e da valorizao da vida na terra, como meio ambiente, mundo vegetal, planta, gua, natureza, terra, aves, entre outros. A anlise comparativa, referente ao meio ambiente e o que nele vige, assim como a interferncia dos poetas, num imaginrio potico, de onde conseguem haurir uma viso de mundo compatvel com o seu estar no mundo vivenciam, atravs de uma poiesis em sintonia com uma semiose especializada, uma relao de intimidade com o tema desenvolvido. Nestes poetas, como designar os seres com que eles convivem? So seres palavras que vigem como escrita e cada espao entre palavras uma mquina de fabricao de novas palavras e novos sentidos. Alberto Caeiro, na nota prvia da obra Poesia completa de Alberto Caeiro (2005), edio Martins e Zenith, se presentifica atravs da indicao de uma entrevista na segunda parte desta obra, denominada Prosas. So as palavras do poeta que harmonizam com a Natureza: Sou um homem que um dia ao abrir a janela, descobri esta coisa importantssima: que a natureza existe. Verifiquei que as rvores, os rios, as pedras so cousas que verdadeiramente existem. Nunca ningum tinha pensado nisto. O poeta de O Guardador de rebanhos, assim como o poeta de O guardador de guas tm em comum, principalmente, este el com a Natureza, que brota de uma afetividade genuna que pode ser vista como a cultura dos afetos. Na segunda orelha da obra Menino do mato (2010), Manoel de Barros, que diz ter uma viso oblqua das coisas, assim se revela:

Eu tenho que essa viso oblqua vem de eu ter sido criana em algum lugar perdido onde havia transfuso da natureza e comunho com ela. Era o menino e os bichinhos. Era o menino e o sol. O menino e o rio. Era o menino e as rvores.

A anlise comparativa utilizar de modo apropriado procedimentos como os Estudos Culturais, a Interdisciplinaridade e a Semitica, colocando a Ecocrtica como referencial para captar os efeitos da poiesis no meio ambiente e congneres. Trabalharei estes dados, envolvidos pela cultura com que os poetas convivem, num tempo e espao especficos, imbudos de uma viso de mundo desenvolvida atravs de uma arte que no se detm apenas no trabalho com a linguagem, mas se envolve com um tecido da vida que d sentido existncia a partir do ponto de vista da descrio cultural concreta. Os poetas no podem permitir ignorar a presena de estruturas textuais e de formas particulares de organizao discursiva (JOHNSON, 2000, p. 109) bem no mbito dos Estudos Culturais, em que as linhas fronteirias fincadas na velha Europa e cravados no pantanal de Mato Grosso do Sul validam o fazer potico, como est em Caeiro, quando evoca a terra:

Se eu pudesse trincar a terra toda E sentir-lhe um paladar, Seria mais feliz um momento

Ou Manoel de Barros, quando enaltece a terra:

Eu queria que minhas palavras de joelhos no cho pudessem ouvir as origens da terra.

No se pode negar um nexo filosfico entre os dois poetas. A anlise pode nos levar a um conhecimento mais preciso das relaes estticas e estas nos levaro a situar melhor, histrica e criticamente, os fenmenos literrios (CARVALHAL, 2010, p. 81). Na sequncia vemos as divergncias naturais de vises de mundo. No poema XXVIII de O guardador de rebanhos, a persona diz que compreende a natureza por fora, mas no a compreende por dentro:

Porque a Natureza no tem dentro; Seno no era a Natureza.

Neste mesmo poema ainda se detecta:

preciso no saber o que so flores e pedras e rios Para falar dos sentimentos deles. [...] Graas a Deus que as pedras so s pedras, E que os rios no so seno rios, E que as flores so apenas flores.

No poema XV de O guardador de guas o eu lrico destaca a fuso da natureza com os bichos que:

[...] Se encostavam no corpo da natureza para exerc-la. E se tornavam apndices dela. Ou seres adoecidos da natureza [...].

O poeta se detm mais em seres vivos a quem os rios esto conectados:

[...] Enxergam borboletas apertando rios. Escutam o luar comendo rvores [...]. [...] E vozes de rios e rs em suas bocas.

Manoel de Barros, leitor de Fernando Pessoa, convive com o Pantanal de Mato Grosso do Sul e Pessoa, enquanto Caeiro, est em constante busca. Multiplicando-se para ser uno, promove uma fuso do Eu com o mundo, com o todo, vivenciada pela palavra potica, o que h tempo foi vinculado ao pensamento de Coelho (1986). De Manoel de Barros disse Cardim (1999, orelha do livro Poemas concebidos sem pecado): Poesia assim rara pela originalidade da inveno e pelo milagre da ressurreio do que foi vida e vivncia. Enfim, vestes poticas de que se imbuiu todo seu esprito. H nos dois poetas o resgate de objetos culturais diferenciados [que] intervm na adio que busca totalizar, pela semelhana unificadora, os traos de identidade de uma cultura (SOUZA, MIRANDA, 1997, p. 48). Observa-se, no entanto, que neles h uma interseco de muitos pontos de vista, o que provoca uma variao de sentido e associaes estranhas que Lotman (1978, p. 451) caracteriza como sendo a lei sintagmtica do texto artstico, o que significa dizer que construes artsticas semelhantes no nivelam o significado, o que possibilita identificar, no mesmo tema, um tratamento antagnico. Se mergulharmos nos elementos presentes na natureza, nos deparamos com Garrard (2006, p. 29), quando assegura:

Os problemas ambientais requerem uma anlise em termos culturais e cientficos porque so o resultado da interao entre o conhecimento ecolgico da natureza e sua inflexo cultural. Isto implicar estudos interdisciplinares que recorram s teorias literrias e culturais, filosofia, sociologia, psicologia e histria ambiental, bem como ecologia [...]. A ecocrtica possibilita uma anlise crtica dos tropos

que entram em jogo no debate ambientalista e, em carter mais provisrio, permite prever quais deles surtiro efeito desejado num pblico especfico, numa dada conjuntura histrica.

Os poemas, pois, fixam-se em imagens ecolgicas e/ou do meio ambiente, como em Manoel de Barros: formigas de barranco, viventes de ermos, grotas, besouros nas folhagens, bichos de escamas, ovo de jacaroa, raizame, via de calangos, anu branco, formigas sem calas, pardais descascam larvas, sapos batem palmas, as guas rs etc. E em Caeiro: renques de rvores imveis, asas de borboletas, frutas dos pomares, flores e aves e pedras, os resgates e as rvores, mesmos verdes de sempre, cordeirinho, beira dos rios, campos, ovelhas, terra cheirosa, prados quentes, a planta uma planta, novas folhas verdes, pastor do monte etc. Estes vocbulos, colhidos aleatoriamente (apenas abria o livro e colhia-os na pgina aberta), apontam para vises de mundo em que o elemento cultural o diferencial, permitindo a significncia de dados contraditrios, na semiose estabelecida. Nestes dois poetas, o mundo est integrado literatura, mas de que modo? O mundo no est s, pois est conectado natureza e, nesta, os seres se ajustam a ela quando, mundo e terra, imbricados, esto em conexo e se autodeterminam. E a partir disto, presumo, seguindo os passos de Carvalho (2003, p. 61): Produzir ideias, concepo, modos de vida, hbitos de convivncia, ou, numa palavra, produzir cultura, faz parte da natureza do homem. Os poetas, imbudos de uma percepo naturalista, recriam poeticamente a natureza e cruzam as fronteiras econmicas, sociais e culturais (GARRARD, 2006, p. 254) para se deterem na captao artstica, em consonncia com uma esttica, que na sua abrangncia, cria nexos de artisticidade veiculados pela linguagem. A potica da responsabilidade reconhece que toda viso da terra uma viso nossa (GARRARD, 2006, p. 250) o que interfere na viso do poeta e, em decorrncia, no predomnio semisico da articulao entre palavra e sentido, como se v em Manoel de Barros:

A maneira de dar canto s palavras o menino aprendeu com os passarinhos.

E Caeiro assim se manifesta:

Antes o voo da ave que passa e no deixa rasto Que a passagem do animal, que fica lembrada no cho. [...] Passa, ave, passa e ensina-me a passar!

Caeiro dificilmente alardeia os passarinhos e Manoel de Barros prdigo sob estes aspectos, como se patenteia no fragmento abaixo:

Dentro da mata no entardecer o canto dos pssaros sinfnico.

Caeiro prioriza as flores e as rvores:

Mas se Deus as flores e as rvores [...] Ento acredito nele.

Se transferirmos estes aspectos para um vis comparativo podemos dizer que a natureza engloba rvores, flores e pssaros, havendo, pois, um ncleo comum, uma vez

que a natureza representativa do tema. H entre os dois poetas um foco intertextual, centrado na natureza, embora as brechas culturais e mesmo sociais sejam as marcas identitrias de um e outro poeta. Nada, no entanto, conclusivo. Machado e Pageaux (1988, p. 193) induzem que: O investigador literrio nunca dever esquecer-se de que a literatura no apenas o que se escreve, tambm o que se pensa e o que se vive. Ainda em relao ao tema da natureza, Manoel de Barros filtra o imaginrio e o desdobra em nexos vivificadores de desvelamento de outros elementos associados natureza. Caeiro, trilhando outros caminhos, conduz as dobras dos elementos presentes na Natureza, em rizomas esparsos no texto. Barros destaca:

Eu sou o medo da lucidez Choveu na palavra onde eu estava. Eu vi a natureza como quem a veste. Eu me fechava com espumas. Formigas vesvias dormiam por baixo de trampas. Peguei umas ideias com as mos como a peixes.

Caeiro viabiliza a praticidade do que a Natureza contm:

No meu prato que mistura da Natureza! As minhas irms as plantas, As companheiras das fontes, as santas A quem ningum reza...

Mota (2009, p. 102) destaca que o valor do meio ambiente sistmico, o que est na dependncia da viso de mundo dos dois poetas, como est em Caeiro:

A planta, se falasse, podia dizer-me: e o teu perfume? Podia dizer-me: tu tens conscincia porque ter conscincia uma [qualidade humana E eu no tenho conscincia porque sou flor, no sou homem. Tenho perfume e tu no tens, porque sou flor...

E em Manoel de Barros:

Esta luz empoada em avencas. As avencas so cegas. Nenhuma flor protege o silencia quanto elas. a luz da manh empoada em avencas.

Nestes exemplos nos deparamos com um processo de animismo que na perspectiva ecocrtica desenvolve a crena em que os objetos e os fenmenos naturais so dotados de alma (GARRARD, 2006). Mas tambm estamos em contato com um espao humanizado e a geografia pode suscitar no seu cerne a relao homem-natureza. Em Caeiro, uma espcie de dilogo e em Manoel de Barros, uma descrio filosfica. E estes fragmentos de poemas na tica do semioticista Lotman (1978, p. 461), no h automatizao artstica, mas dois fenmenos de identidade recproca que ele caracteriza, ou melhor, define como esttica da identidade. Trabalhar estes dois poetas com a amostra da natureza, com tudo aquilo que est a ela relacionada, um recurso que prescreve, nas entrelinhas, como evitar a sua

degradao, uma vez que a natureza ultrapassa todas as nossas expectativas. MerleauPonty (2006, p. 193-4), associando a Natureza percepo, assim a elucida:

A Natureza sempre nova a cada percepo mas nunca sem passado. A Natureza algo que se continua, que nunca apreendida em seu comeo, ainda que nos aparecendo sempre nova.

Os poetas tm conscincia desta mutao da natureza, razo porque a semiose que a acoberta conduz o signo por caminhos diversificados. Da perguntar-se: Qual a contribuio dos poetas, no espao de seus poemas, alm da perspectiva esttica? Caeiro mais prdigo em discurso sobre a natureza e, entre outras revelaes, assim se posiciona:

Eu no tenho filosofia: tenho sentidos Se falo na natureza no porque saiba o que ela , Mas porque a amo, e amo-a por isso.

Manoel de Barros faz a fuso da natureza com os bichos, num nvel de poeticidade elaborada:

A partir da fuso com a natureza esses bichos se tornaram erticos. Se encostavam no corpo da natureza para exerc-la. E se tornaram apndices dela.

Como pr tudo isto num enfoque comparativo? Masina (2000) lembra que a literatura comparada precisa ampliar seus limites de indagao. Fala do ressurgimento

dos Estudos Culturais, associando-os interdisciplinaridade e destaca a necessidade de transformao de articulaes com a crtica, a teoria da literatura e a historiografia literria. Dito isto, situo subtemas como mundo, universo, rvores, flores, rios, animais e outros, para um confronto entre os dois poetas. Inicio por Manoel de Barros:

Chove torto no vo das rvores Chove nos pssaros e nas pedras: O rio ficou de p e me olha pelos vidros.

Na sequncia apresento Caeiro:

Flor, colheu-me o meu destino para os olhos. rvore, arrancaram-me os frutos para as bocas. Rio, o destino da minha gua era no ficar em mim.

Boff (2000, p. 46) lembra que A relao do ser humano natureza e dialtica, quer dizer, ambos se encontram indissoluvelmente intricados um no outro, de tal forma que o destino de um se transforma no destino do outro. Os poetas, Caeiro e Manoel de Barros, esto neste parmetro e, por isto, o fazer potico de cada um integra o ser humano-natureza, como as amostras dos fragmentos o comprovam. Terra e universo se nivelam em Caeiro:

De minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do universo... Por isso a minha aldeia to grande como outra terra qualquer.

Manoel de Barros se vincula a aspectos mais restritos:

por meio de ser rvore podia adivinhar se a terra era fmea e dava sapos via o mundo como a pequena r v a manh de dentro de uma pedra

Caeiro se volta para o mundo vegetal, quase sempre, enquanto Manoel de Barros enfatiza mais o mundo animal. Caeiro:

Pensar uma flor v-la e cheir-la E comer um fruto saber-lhe o sentido.

Manoel de Barros:

O cho pare a rvore pare o passarinho pare a r o cho pare com a r o cho pare de rs e de passarinhos.

Pode-se observar nestes exemplos um processo de enraizamento, de pertena. O eu lrico, em cada poeta, passa por um andamento de subjetivao. So experincias diversas e vivncias diferenciadas, em espaos circunscritos. Situo Souza, Miranda (1997, p. 42) que se posicionam frente literatura comparada: uma das atitudes mais comuns tem sido a conjuno de culturas nacionais e estrangeiras abstraindo-se a concepo estreita de saberes regionalmente marcados e a produo terica indicadora do efeito desconstrutor das relaes interculturais, o que resulta num tipo de reconstruo em novas bases, especialmente a base cultural, como se pode detectar em Manoel de Barros:

Nossos sobrados enfrentam. Aqui nenhuma espcie de rvore se nega ao gorjeio dos pssaros. Agora o rio Paraguai est banhado de Sol. Lentamente vo descendo as garas para as margens do rio. As guas esto esticadas de rs at os joelhos.

Ou se detecta em Caeiro:

Mas as flores, se sentissem, no eram flores. Eram gente; E se as pedras tivessem alma, eram cousas vivas, no eram pedras; E se os rios tivessem xtases ao luar, Os rios seriam homens doentes.

Manoel de Barros diz ter comunho com as coisas e nos faz conhecer o Pantanal de Mato Grosso do Sul e nos deparar com a natureza transfeita em poesia. Caeiro se volta para a natureza e o que nela est contido e informa: Porque s sou coisa sria, um intrprete da Natureza. E assim encerro o texto, lembrando ainda que estou nos prolegmenos deste estudo, pois a pesquisa est em fase inicial.

REFERNCIAS

1. Corpus consultado BARROS, M. Gramtica expositiva do cho. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. ___________. O guardador de guas. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. ___________. Concerto a cu aberto para solos de ave. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. ___________. Livro de pr-coisas: roteiro para uma excurso potica no Pantanal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. ___________. Poemas concebidos sem pecado. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. ___________. Tratado geral das grandezas do nfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001. ___________. Compndio para uso dos pssaros. 2. ed. So Paulo: Leya, 2010. ___________. Menino do mato. So Paulo: Leya, 2010. PESSOA, F. Poesia completa de Alberto Caeiro. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. _________. Obra potica: volume nico. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

2. Obras consultadas

BOFF, L. Ethos mundial: um consenso mnimo entre os humanos. Braslia: Letra Viva, 2000. CARDIM, I. Nasce um poeta. In: Orelha da obra Poemas concebidos sem pecado. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. CARVALHAL, T. F. A literatura comparada no mundo. In: _____________ (org.). Literatura comparada no mundo: questes e mtodos. Literatura comparada en el mundo: cuestiones y mtodos. Porto Alegre: LP&M/VITAE/AILC, 1997, p. 7-12. CARVALHO, M. O que natureza. So Paulo: Brasiliense, 2003. COELHO, N. N. Fernando Pessoa, a dialtica de ser-em-poesia. In: PESSOA, F. Obra potica: volume nico. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1986. GARRARD, G. Ecocrtica. Braslia: Ed. da UNB, 2006. JOHNSON, R., ESCOSTEGUY, A. C., SCHULMAN, N. O que , afinal, estudos culturais. 2. ed. Tomaz Tadeu da Silva (org.). Belo Horizonte: Autntica, 2000. LOTMAN, I. A estrutura do texto artstico. Lisboa: Estampa, 1978. MACHADO, A. M., PAGEAUX, D. Da literatura comparada teoria da literatura. Lisboa: Edies 70, 1988. MASINA, L. Literatura comparada e crtica literria. In: BONIATTI, I. M. B. Literatura comparada: memria e regio. Caxias do Sul: EDUSC, 2000. MERLEAU-PONTY, M. A natureza. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. MOTA, J. A. O valor da natureza: economia e poltica dos recursos naturais. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. SOUZA, E. M., MIRANDA, W. M. Perspectiva da literatura comparada no Brasil. In: Literatura comparada no Brasil. Porto Alegre: LP&M, 1997.

Das könnte Ihnen auch gefallen