Sie sind auf Seite 1von 7

RESENHA/REVIEW

CARVALHO, O. L. de S. e BAGNO, M. (orgs.) (2011). Dicionrios escolares: polticas, formas & usos. So Paulo: Parbola Editorial, 165 p. Resenhado por/by: Kanavillil RAJAGOPALAN (Universidade Estadual de Campinas UNICAMP)

Palavras chave: lexicologia; lexicografia; dicionrios escolares; ensino. Key-words: lexicology; lexicography; school dictionaries; teaching.

Para que servem os dicionrios no universo escolar? De que forma os dicionrios confeccionados especialmente para uso escolar devem se distinguir dos demais dicionrios, j que cada um deles tem seus fins especficos? Evidentemente, o assunto em pauta, e em torno do qual se debruam os autores cujos textos se encontram reunidos no livro sob holofote, ocupa um lugar na interseo de, no mnimio, duas disciplinas independentemente constitudas, a saber, a lexicologia/lexicografia e a didtica. A segunda disciplina, isto , a didtica, a pedagogia, nos ajuda a dosar o rigor das definies dos verbetes e consequentemente o grau de dificuldade que elas apresentam para os leitores especficos previamente determinados aspectos de significao que a lexicologia, enquanto estudo eminentemente terico do lxico e de semntica, pode se dar ao luxo de ignorar. O lexiclogo tem como objetivo a exatido das explicaes e a incorporao, exausto, das diversas acepes de cada verbete. isso que, enfim, torna a lexicologia uma cincia; a lexicografia, em contrapartida, uma arte. A primeira exige disciplina e formao cientfica; a segunda depende, sobremaneira, de bom senso e sensibilidade aguda em relao aos usurios do dicionrio em potencial e suas necessidades e possibilidades de compreenso.
D.E.L.T.A., 27:1, 2011 (147-153)

148

D.E.L.T.A., 27:1

Maria Luzia Coroa, uma dos colaboradores do livro, coloca a questo posta acima da seguinte forma:
As prticas escolares tm [...] conferido importncia, s vezes maior, s vezes menor, ao dicionrio na sala de aula. Desde mero repositrio dos vocbulos de uma lngua, a normatizador todo-poderoso de usos lingusticos, o dicionrio tem constitudo referencial para professores, alunos e usurios em geral. Mas, entre os dois extremos, as atividades de sala de aula podem fazer corresponder a essa constante presena do dicionrio nas nossas vidas novas interlocues nas prticas pedaggicas (p. 68).

No so todos os autores do livro que se preocupam com o mesmo afinco com a questo pedaggica, embora o livro enaltea o uso escolar em seu prprio ttulo, lado a lado questo poltica que subjaz aos dicionrios escolares. Alguns autores concentram quase todos os seus esforos na parte terica, seja ela de ordem semntica, seja de lexicolgica, deixando a parte escolar e a parte pedaggica em segundo plano. E, ao fazer isso, deixam de levar em conta o seu pano de fundo poltico. As consequncias desse descaso so graves. Pois, o fato que a questo escolar, da mesma forma que a pedaggica, so corolrias questo poltica. O ensino de lnguas , no fim das contas, parte integral da poltica lingustica em vigor num determinado pas. Ou, se ainda no visto dessa forma, deveria ser. Ao longo da histria, o dicionrio muitas vezes foi usado e continua at os dias de hoje sendo encarado como um instrumento poltico de grande eficcia. Noah Webster, cujo nome se confunde em nossos dias com o mais famoso dicionrio da lngua inglesa em sua verso norteamericana, tinha plena conscincia disso; alm do lexicgrafo, tambm foi professor e ativista poltico. A elaborao do seu dicionrio foi um ato de declarao da independncia lingustica dos Estados Unidos que, no seu entender, no havia ocorrido junto com a independncia poltica da Gr Bretanha (Rollins, 1976). No de estranhar o fato de o nome de Webster ter sido lembrado tantas vezes durante o Primeiro Congresso da Lngua Nacional Cantada na cidade de So Paulo em 1937, que teve, inclusive, participao ativa de celebridades da poca, como Mrio de Andrade*. Como bem avisam Rodolfo Ilari e Maria Luiza Cunha Lima em seu longo texto, na abertura do livro, Sabemos menos do que gostaramos
* Os trabalhos apresentados nesse evento foram publicados nos Anais do Primeiro Congresso da Lngua Nacional Cantada (1938) So Paulo, Departamento de Cultura.

RAJAGOPALAN: RESENHA DE CARVALHO

149

sobre a maneira como se constri a competncia lexical da criana (p. 13). Acontece que, embora o crebro da criana ainda possa permanecer como uma caixa preta, nada impede que ns no tomemos alguns cuidados na confeco de dicionrios apropriados a cada idade. Pois sabemos que o crebro de uma criana ainda est em processo de amadurecimento e que, em razo disso, ela pode ter dificuldades em lidar com raciocnios muito complicados e abstratos. Tambm no devemos perder de vista que um dicionrio escolar ou, se no for, deve ser fruto de trabalho colaborativo entre especialistas em lexicologia e em pedagogia. Como j aludimos antes, a lexicologia, a rigor, no tem nenhum compromisso com pedagogia (nem tampouco a pedagogia com a lexicologia!). Isso fica gritante quando se leva em considerao dicionrios bilngues. Quando, por exemplo, o dicionrio bilngue portugus-ingls Michaelis define a palavra impondervel como impondervel im.pon.de.r.vel adj m+f (pl imponderveis) impoderable: not capable of being weighed or evaluated.

de se perguntar como uma explicao como essa pode ajudar a uma criana ou mesmo a um adulto que no saiba o que significa a palavra inglesa imponderable. Quem no sabe o que quer dizer imponderable dificilmente vai se contentar com a explicao de que imponderable significa impondervel. A situao permaneceria idntica mesmo se fosse invertida a ordem, ou seja, lngua de partida/lngua de chegada: imponderable im.pon.der.a.ble adj impondervel: que no se pode calcular ou estimar, claro, o verbete pode esclarecer alguma coisa para usurio, quando se leva em conta a segunda parte da explicao que no se pode calcular ou estimar, ou ainda para dirimir quaisquer dvidas quanto grafia exata, a quantidade slabas etc. Os dicionrios monolngues tambm no escapam dessa questo. Quando, por exemplo, uma criana, aprendiz da lngua portuguesa, procura

150

D.E.L.T.A., 27:1

a palavra rato no dicionrio Houaiss, ela vai encontrar, entre outras tantas a seguinte explanao:
substantivo masculino 1 Rubrica: mastozoologia. design. comum dos roedores da fam. dos murdeos, esp. daqueles do gn. rattus, como o rato-preto e a ratazana, atualmente disseminados por todo o mundo, responsveis pela destruio de grandes quantidades de alimento e pela transmisso de diversas doenas, como a peste bubnica.

Verbete impecvel. No deixa quase nada fora da explicao. O verbete num dicionrio como Houaiss, que no foi feito com objetivos pedaggicos, no se importa se a definio oferecida de alcance do usurio pretendido, no caso uma criana. Da a pertinncia da seguinte observao de Patrcia Viera Nunes Gomes (p. 145):
O primeiro e talvez o mais importante passo para o trabalho com o dicionrio em sala de aula a escolha do dicionrio a ser adotado. comum ouvir frases repetidas sobre esse tema, por parte de alunos, pais e professores, tais como: Por que comprar um dicionrio escolar, se em casa tenho um dicionrio enorme? [...]

Voltando ao problema de explicar o significado da palavra rato, para ajudar uma criana, muito provavelmente um no-falante de portugus, a entender o que significa a palavra rato em portugus, muitas vezes o caminho mais curto e eficaz seria utilizao de uma ilustrao do tipo:

O que faz com que o desenho acima funcione como um meio pedagogicamente mais eficaz do que qualquer explanao verbal que ela utiliza um recurso extra-lingustico, inter-semitico. um gesto em direo ao referente no mundo real (Bedeutung), ao invs de permanecer preso na esfera de sentido (Sinn). No por acaso que dicionrios ilustrados fazem tanto sucesso entre aprendizes de lngua estrangeira. Para uma criana em fase de escolarizao, a sua prpria lngua, carinhosamente chamada de materna,

RAJAGOPALAN: RESENHA DE CARVALHO

151

pode, muitas vezes, ser uma lngua verdadeiramente estrangeira. Da a razo porque a ilustrao est sendo reconhecida cada vez mais como um recurso altamente recomendvel, at mesmo nos dicionrios monolngues. Os dicionrios pensados e confeccionados com fins pedaggicos procuram transmitir o significado das palavras de forma extensional, ao invs de se sentirem obrigados a explic-lo de forma rigorosamente intensional. Isso explica por que uma palavra to simples e bsica como homem encontra uma explanao acurada, porm um tanto bizarra:
substantivo masculino 1 Rubrica: biologia. mamfero da ordem dos primatas, nico representante vivente do gn. Homo, da espcie Homo sapiens, caracterizado por ter crebro volumoso, posio ereta, mos prenseis, inteligncia dotada da faculdade de abstrao e generalizao, e capacidade para produzir linguagem articulada.

Maria da Graa Krieger trabalha com os problemas inerentes ideia de incorporar aos dicionrios termos tcnicos e vocabulrio especfico das cincias. Por sua vez, Orlene Lcia de Sabia Carvalho nos apresenta uma nova tipologia lexicogrfica, novo modelo de definio (p. 87). Ela ilustra o modelo costumeiro e o novo com os seguintes verbetes selecionados de diferentes dicionrios:
Amargo am. 1. Em que h falta de acar. Tomei um remdio amargo. [...] (Mattos, 2005; tipo 3); Amargo a-mar-go Um gosto amargo muito forte e nada doce, como o do caf sem acar. Alguns remdios tm gosto muito amargo. (Caldas Aulete, 2005: tipo 1).

A diferena que Carvalho aponta uma diferena significativa, sobretudo do ponto de vista pedaggico. A definio que o segundo verbete nos fornece bem mais camarada (user-friendly). Isso acontece no s pelo emprego do registro coloquial, informal, como Carvalho frisa, mas tambm por no ter nenhuma pretenso de cercar o significado, caindo na armadilha de transgredir a linha tnue que divide a lexicologia do conhecimento enciclopdico (veja, por exemplo, a definio que o dicionrio Houaiss nos d para a palavra homem, citada anteriormente). A propsito, o uso de a-mar-go na entrada que consta do dicionrio Caldas Aulete parece confirmar a suspeita levantada por Egon Rangel de que

152

D.E.L.T.A., 27:1

[...] dicionrios escolares franceses, espanhis ou de lngua inglesa so, com muita frequncia, e em todo mundo, tomados como referncias inescapveis (p. 48), posto que a ortografia da lngua portuguesa no apresenta tanta dificuldade para os estudantes neste particular. Ieda Maria Alves comea sua contribuio ao livro dizendo que
O carter pedaggico caracteriza as obras lexicogrficas desde os primeiros embries de dicionrios. Landau (1984) menciona que muitos dos dicionrios bilngues latim-ingls do sculo XVI, e anteriores, tinham finalidade de auxiliar estudantes (p. 105).

nisso que talvez resida uma das principais diferenas entre a lexicologia e a lexicografia. Ao contrrio daquela, esta se preocupa com o usurio, ainda que um leitor em potencial. Contudo, preciso ter cuidado em no generalizar a partir do que acontece no caso de dicionrios bilngues, pois estes visam primordialmente a aprendizes da lngua de partida (conforme vimos anteriormente), quer crianas, quer adultos. O caso do dicionrio monolngue bem diverso. A seguinte definio notria que Dr. Samuel Johnson, renomado lexicgrafo ingls, para a palavra inglesa oats (avelha) sinaliza mais preconceito contra os escoceses do que qualquer outra coisa; e nitidamente no tem o objetivo de esclarecer qualquer coisa, muito menos, o significado da palavra aveia (Lynch e McDermott, 2005):
OATS. n.s. [?, Saxon] A grain, which in England is generally given to horses, but in Scotland supports the people. (AVEIA. [? Saxo] Gro, que na Inglaterra geralmente dado a cavalos, mas na Esccia sustenta o povo).

Uma forma mais apropriada de formular a questo levantada por Alves seria algo como: a preocupao pedaggica aparece com frequncia em dicionrio bilngues, mas nem sempre se manifesta com igual fora em dicionrios monolngues, onde o que sobressai so as questes de exatido e de informaes adicionais enciclopdicas. Marcos Bagno, em seu texto, acerta na mosca quando diz: Os dicionrios tm constitudo [...] um dos principais instrumentos de descrio, prescrio, codificao e legitimao do modelo idealizado de lngua correta [...]. Vilma Reche Corra foca a problemtica da nomenclatura que serve, muitas vezes, mais para dificultar a vida dos aprendizes do que auxili-los

RAJAGOPALAN: RESENHA DE CARVALHO

153

no esforo de usufruir dos dicionrios escolares e das informaes neles constantes. Informaes metalingusticas descabidas e desnecessrias acabam desestimulando os usurios pretendidos, semelhana das regras gramaticais, cheias de gramatiqus que os alunos eram obrigados a decorar em tempos idos. De todos os textos que compem o livro, o da autoria de Egon de Oliveira Rangel o nico que vai diretamente ao assunto. Sob o titulo Dicionrios escolares e polticas pblicas em educao: a relevncia da proposta lexicogrfica, o autor abre sua discusso com a pergunta: Que tipo de livro , exatamente, o dicionrio? Para que serve? Por que motivo os dicionrios as tornaram objeto de polticas pblicas em educao?. O texto de Rangel no s prima pela explicitao clara e objetiva dos princpios que norteiam a feitura de dicionrios escolares, como tambm chama a ateno para a importncia de levar em conta os diferentes tipos de conhecimentos registrados ou implicados em dicionrios (p. 51). , decididamente, a contribuio que mais faz jus ao ttulo da obra e suas declaradas pretenses. Indubitavelmente, o livro organizado por Orlene Lcia de Sabia Carvalho e Marcos Bagno muito bem vindo para um pblico to carente de fontes bibliogrficas nesta rea. Ele vai, sem dvida, muito contribuir para despertar a ateno dos leitores e, quem sabe, gerar um amplo interesse no assunto. Os organizadores do livro esto de parabns pela empreitada mais do que oportuna. E-mail: rajagopalan@uol.com.br

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
JOHNSON, Samuel (1755). Dictionary of the English Language. Londres: J. & P . Knapton. LYNCH, Jack e MCDERMOTT, Anne (orgs.). (2005). Anniversary Essays on Johnsons Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press. ROLLINS, Richard M. (1976). Words as social control: Noah Webster and the creation of the American dictionary. American Quarterly. Vol. 28. n 4. pp. 415-430.

Das könnte Ihnen auch gefallen