Sie sind auf Seite 1von 10

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

EDITAL PRH N 2/2011, de 21 de fevereiro de 2011

Assistente em Administrao
Pgina 0

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

LNGUA PORTUGUESA 1 Leia com ateno o texto seguinte e assinale a opo que contm as caractersticas referentes ao uso da lngua.

Americano inventa cada coisa legal, n? Tirante foguete, tudo que americano inventa legal. Agora mesmo eles vm de inventar escova de dentes musical. Diz que legal. Trata-se de uma escova que, quando a gente passa nos dentes, ela toca uma musiquinha, para tornar mais ameno o hbito da abluo bucal, se nos permitem o termo. A escova, inclusive, ensina o fregus a escovar os dentes, isto , s toca a musiquinha se o cara escovar a dentadura no sentido vertical, que como mandam os odontlogos.
STANISLAW PONTE PRETA. Escovas Musicais, em Primo Altamirando e Elas. 5 edio. Rio. Editora Civilizao Brasileira. 1975. Pgs. 66-68.

ESCOVAS MUSICAIS

mais aparecera, jogando sobre suas costas a obrigao de criar e educar os filhos. Como as coisas emergem de um poo escuro, de repente! Pois no que o ex-marido voltava tona, com seus sinais particulares, seu modo de falar, seu jeito de ser e viver? To antigo, to inexistente mas ali. Ela parecia no dar mais ateno ao que a filha ia dizendo. Escutou o que eu disse? Hem? O pai est no hospital. Que que ele foi fazer l? Vender seguro de vida aos doentes? (Agora se recordava de que ele fora corretor de seguros.) Est doente. Como voc soube? Mandou me avisar. No tem ningum com ele, s a gente do hospital. Por que o autor, para narrar a histria, usa, logo no incio, uma srie de verbos? Para indicar o presente e o futuro da cena narrada. Para expressar os sentimentos da mulher, que vo desde a surpresa at a indiferena. Para indicar o distanciamento da relao da mulher com o marido. Porque o verbo a categoria privilegiada para a narrativa. usado, no caso, para chegar do passado ao presente, com rapidez. Para indicar que a mulher, por muito tempo, pensara constantemente no marido desaparecido.

a) Apresenta desvios da norma gramatical e expresses tpicas de uma determinada regio do Brasil. b) Usa palavras comuns, expresses fceis de reconhecer; o nvel mdio ou comum da lngua. c) Mostra alguns desvios da lngua comum, com uso frequente da gria; apresenta, assim, um nvel relaxado. d) Apresenta construes mais cuidadas e um vocabulrio menos usual; est redigido, portanto, em nvel elevado. e) Emprega palavras que lhe do um clima humorstico; usa, portanto, o nvel familiar.

a) c)

b) d) e)

Conheceram-se, namoraram, amaram, separaram-se, depois de tanto verbo conjugado em comum. Ele sumiu por a, no anonimato sem responsabilidades. Ela ficou criando a trinca sem pai. Sem notcia um do outro, tempo passando, acontecimentos acontecendo, vida no corre-corre. Ela at nem se lembrava mais de que fora casada. Eis que o marido reaparece na lembrana, quando uma filha lhe diz: Me, o pai est no hospital. Que pai? No sabia de pai nenhum, o seu morrera h tanto tempo, depois de dar tanto trabalho. (Descansa em paz, deixando a famlia descansada). H outros pais vivos por a? De quem? O meu, uai. Ah, sim. O pai dessa moa que est sua frente, essa moa que sua filha, e que antigamente tivera um pai. Um pai que fora seu marido, e que nunca
Pgina 1

Leia com ateno o texto seguinte e responda pergunta, indicando a alternativa correta:

A VIVA DO VIVO

3 Um dia... Sim, quando as secas desaparecessem e tudo andasse direito... Seria que as secas iriam desaparecer e tudo andar certo? No sabia. Seu Toms da Bolandeira que devia ter lido isso. Livres daquele perigo, os meninos poderiam falar, perguntar, encher-se de caprichos. Agora tinham obrigao de comportar-se como gente da laia deles. No texto acima, de Graciliano Ramos, predomina a bipolaridade: a) sabedoria/ignorncia b) realidade/desejo c) tempo presente/tempo passado d) liberdade/sujeio e) riqueza/pobreza

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

Leia com ateno o texto abaixo, da cano de Chico Buarque, e indique em qual trecho o autor associa a infncia inocncia. Aponte a alternativa correta:

JOO E MARIA Chico Buarque e Sivuca

Agora eu era o heri e o meu cavalo s falava ingls, a noiva do caubi era voc alm das outras trs. Eu enfrentava os batalhes, os alemes e seus canhes guardava o meu bodoque ensaiava o roque para as matins. Agora eu era o rei, era o bedel e era tambm juiz, e pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz. E voc era a princesa, que eu fiz coroar era to linda de se admirar, que andava nua pelo meu pas. No, no fuja no, finja que agora eu era o seu brinquedo, eu era o seu pio, o seu bicho preferido. Vem, me d a mo, a gente agora j no tinha medo. No tempo da maldade, acho que agente nem tinha nascido. Agora era fatal que o faz-de-conta terminasse assim. Pra l deste quintal era uma noite que no tem mais fim pois voc sumiu no mundo sem me avisar e agora eu era um louco a perguntar o que que a vida vai fazer de mim. a) No tempo da maldade, / acho que a gente nem tinha nascido. b) Agora eu era heri/ e o meu cavalo s falava ingls. c) No, no fuja no,/ finja que agora eu era o seu brinquedo, d) Vem, me d a mo,/ a gente agora j no tinha medo. e) Agora era fatal/ que o faz-de-conta terminou assim.

Indique a opo em que a orao sublinhada de natureza substantiva. a) Voc ser libertado, se disser a verdade. b) Como ele errou muito, foi substitudo. c) O garoto no chorava, embora tivesse quebrado o brao. d) Quando amanhecer, partiremos para a vila. e) Ele quer uma coisa: que voc renuncie.

Aponte a alternativa que contm uma orao reduzida. a) Depois que se realizaram as eleies, conheceu-se o novo presidente. b) Eles observaram que as ruas estavam cheias de manifestantes. c) Surgiram no horizonte raios iluminando a noite. d) Embora tivesse boas condies financeiras, no ajudou o prprio irmo. e) aconselhvel que se conheam as normas, antes que haja crticas generalizadas.

Identifique entre as alternativas a que completa o perodo Ele est feliz... com uma ideia contraditria. a) Ele est feliz quando consegue o que quer. b) Ele est feliz por viver bem com todos. c) Ele est to feliz que vive a sorrir. d) Ele est feliz, embora as aes de sua empresa estejam caindo. e) Ele est feliz porque ganhou na loteria.

Assinale a alternativa em que ocorre acento grave no a sublinhado (crase). a) Chegamos cedo a casa. b) Chegamos cedo a casa de Marcos. c) Voc conhece a rua a que me referi? d) Os marinheiros voltaram a terra. e) O rapaz ir a esta loja.

Pgina 2

10 Identifique, entre as alternativas, a nica orao que apresenta sujeito. a) Est fazendo muito calor nesta cidade. b) No recomendvel sumir de repente. c) No houve comida suficiente para os convidados. d) So sete horas da manh. e) Chove demais no outono.

Considere a seguinte frase: Agachou-se (1) atiou o fogo (2) apanhou (3) uma brasa (4) ps-se a chupar (5) o canudo de taquari cheio de sarro. Seria correto aplicar vrgula nos seguintes espaos: a) 1, 2, 3 b) 1, 3, 4 c) 1, 2, 4 d) 2, 4, 5 e) 1, 3, 5

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

LEGISLAO 11 A Emenda Constitucional n9 19/1998 incorporou ao texto da Constituio Federal de 1988 o seguinte princpio: a) Eficincia b) Razoabilidade c) Proporcionalidade d) Efetividade e) Eficcia

12 A proibio de acumulao remunerada de cargos pblicos se estende s: I. Autarquias II. Fundaes Pblicas III. Empresas Pblicas IV. Sociedades de Economia Mista Assinale a assertiva correta em relao aos enunciados de I a IV, observadas a Constituio Federal e a legislao pertinente. a) Somente um enunciado verdadeiro. b) Somente trs enunciados so verdadeiros. c) Somente dois enunciados so verdadeiros. d) Todos os enunciados so verdadeiros. e) Nenhum enunciado verdadeiro.

13 Analise as assertivas abaixo e, a seguir, assinale a opo correta. I. A admisso de empregados, na sociedade de economia mista, independe de concurso pblico. II. A investidura em cargo em comisso d-se mediante recrutamento amplo ou limitado nos termos de lei. III. vedada a publicidade de atos, programas, obras e servios dos rgos e entes pblicos ressalvadas as hipteses admitidas em lei complementar. IV. Obras, servios, compras e alienaes dos rgos e entes da Administrao sero sempre contratados mediante processo de licitao pblica, em que se assegure igualdade de condies a todos os concorrentes. a) Nenhum enunciado verdadeiro. b) Somente dois enunciados so verdadeiros. c) Somente trs enunciados so verdadeiros. d) Todos os enunciados so verdadeiros. e) Somente um enunciado verdadeiro. 14 Em relao Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) Tendo em vista a importncia de se tutelar a probidade administrativa, a Constituio determinou que no prescrevem os ilcitos praticados contra a administrao pblica. b) Os servidores pblicos podem acumular cargos, nos termos da Constituio, vinculando-se a mais de um ente federado.

15 Assinale a opo correta: a) Toda gravao de conversa telefnica, realizada sem autorizao da autoridade judicial competente, constitui prova ilcita. b) A existncia, em um processo administrativo ou penal, de prova ilicitamente obtida, contamina necessariamente todo o feito, tornando-o nulo. c) Os direitos e garantias fundamentais expressos na CF no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, entre os quais o Estado Democrtico de Direito e o princpio da dignidade da pessoa humana. d) O crime de racismo inafianvel e punvel com recluso, no dispondo sobre prescrio. e) O mandado de injuno meio hbil para corrigir eventual inconstitucionalidade que infirme a validade de ato em vigor. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 16 Como se chama o recurso do Windows que oferece um ponto de entrada para a digitao de comandos do MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) e outros comandos do computador? a) Caixa de pesquisa b) Painel de Controle c) Prompt de Comando d) Caixa de comando e) Painel de entrada

c) So estveis, aps 2 (dois) anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados para cargo de provimento, em virtude de concurso pblico. d) O cargo em comisso no difere do cargo efetivo na questo da transitoriedade, pois ambos trazem essa caracterstica para servidores de fora da carreira. e) A lei reservar o percentual de, pelo menos, dez por cento dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso.

Pgina 3

17 No Word, um arquivo acaba de ser digitado e precisa ser, imediatamente, impresso e salvo. Utilizando-se o teclado, para se executar as operaes acima, devemos teclar, respectivamente: a) Ctrl + B; Ctrl + P b) Ctrl + P; Ctrl + B c) Ctrl + P; Ctrl + S d) Ctrl + U; Ctrl + P e) Ctrl + F4; Ctrl + B

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

18 No Word, como se chama o modo de exibio de um documento que apresenta o cabealho e o rodap e visualizado na forma como ser impresso? a) b) c) d) e) Documento Mestre Normal Layout da Pgina Layout de Impresso Layout da Web

19 Ao analisar-se o fragmento de uma planilha do Excel, como representado abaixo, pode-se afirmar que o resultado a ser exibido na clula E1 ser:

20 O que um firewall?

a) b) c) d) e)

7508 7510 37592 7500 37592

23 Ana e Maria tm a mesma quantidade de bonecas. Ana possui mais bonecas que Magali e Maria possui menos bonecas que Talita. Portanto, a) Talita possui mais bonecas que Magali. b) Ana possui mais bonecas que Talita. c) Magali e Talita possuem a mesma quantidade de bonecas. d) Magali possui mais bonecas que Talita. e) Magali possui mais bonecas que Maria. 24 Quais os valores de para os quais a equao 2 + 2 ( 2 5) = 0 admita razes reais e iguais? a) = 5 ou = 5 b) = 4 ou = 4 c) = 5 ou = 5 d) = 1 ou = 1 e) = 2 ou = 2

do nmero de entrevistados. Numa pesquisa, a margem de erro de 2%. Qual o nmero de entrevistados nesta pesquisa? a) 900 b) 1600 c) 2500 d) 3600 e) 4900

21 A presso da gua do mar varia com a profundidade. Sabe-se que a presso da gua ao nvel do mar de 1 atm (atmosfera) e a cada 5m de profundidade a presso sofre um acrscimo de 0,5 atm. Se um mergulhador, devidamente equipado, est a 50m de profundidade, qual a presso da gua em atmosferas? a) b) c) d) e) 5 6 10 1 51

a) Bloqueador o qual impede que o computador seja danificado pela elevao da temperatura. b) Software ou hardware que impede o uso do computador por pessoas no autorizadas. c) Cadeado que codifica, com senha criptografada, a entrada de usurios no computador. d) Bloqueador contra acesso a contedo adulto da Internet. e) Software ou hardware que verifica informaes provenientes da Internet ou de uma rede e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao computador.

25 Em um jogo, Paulinho precisa contar de 1 a 100 e aplaudir cada vez que encontrar um mltiplo inteiro de 4 ou um nmero que termine com o algarismo 4. Quantas vezes Paulinho dever aplaudir? a) 31 b) 25 c) 35 d) 30 e) 20 26 A Administrao, como processo, envolve: a) oramento, metas e pessoas b) recursos, objetivos e decises c) recursos, objetivos e resultados d) objetivos, metas e resultados e) oramento, recursos e pessoas

22 A margem de erro em uma pesquisa eleitoral inversamente proporcional raiz quadrada

Pgina 4

27 Organizaes transnacionais so aquelas que: a) atuam em escala global sem fazer distines entre o mercado domstico ou mercados externos, procurando a administrao adaptar-se a cada mercado servido. b) atuam mais orientadas para o mercado local, mas exportam regularmente para um nmero limitado de pases. c) atuam orientadas para o mercado local, mantendo sua estrutura tradicional e respondendo a eventuais demandas externas pelos canais locais tradicionais.

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

29 Uma regra do tipo proibido o uso de bermudas no ambiente de trabalho um exemplo de: a) Plano de uso permanente b) Plano de longo prazo c) Poltica d) Plano de uso nico e) Plano de curto prazo 30 Quando se solicita a um gerente que justifique uma nova proposta de oramento, com base em atividades projetadas, em vez de baseada em um ajuste incremental das atividades passadas, trata-se de um exemplo de: a) Planejamento de contingncia b) Oramento empresarial c) Planejamento ttico d) Planejamento operacional e) Oramento base zero

28 O planejamento a funo da administrao responsvel pela definio de objetivos da organizao e pela concepo de planos que integram e coordenam as atividades desta. Sobre as crticas que so apontadas ao planejamento formal, analise as seguintes afirmativas: ( ) O planejamento formal deve ser substitudo pelo planejamento informal e tcito, uma vez que o primeiro no pode ser implementado em ambientes em permanente mudana. ( ) O planejamento formal cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional, pois obriga a organizao a seguir um rumo preestabelecido. ( ) O planejamento formal no responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinmico e em permanente mudana. ( ) O planejamento formal inibe a criatividade, a inovao e a ousadia, devido ao elevado formalismo que impe aos membros organizacionais. Considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, assinale a alternativa cuja sequncia est correta. a) V V F V b) V V F F c) V V V V d) F V V V e) F F V F

d) possuem operaes significativas em diversos pases, mas so geridas a partir da sede no pas de origem. e) so parcerias de duas ou mais organizaes de nacionalidades diferentes, de porte e poder similar.

31 Um grupo de amigos resolveu montar um negcio e, para tal, fez uma reunio, a fim de determinar as principais prioridades. Enquadre no processo administrativo cada uma das definies, decises e aprovaes do grupo abaixo descritas, identificando a que funo elas pertencem: Planejamento (P), Organizao (O), Direo (D) e Controle (C). ( ) Ramo do negcio ( ) Definio de aferio e acompanhamento dos trabalhos ( ) Definio de procedimentos, normas e instrues a serem seguidas pelas unidades ( ) Estudo e definio de procedimentos relativos rea comercial ( ) Recrutamento e seleo de pessoal ( ) Definio de responsabilidades de cada unidade ( ) Negociao com fornecedores de matriaprima para produo a) P P O D O P D b) P C O P D O D c) D C D P P O O d) D P P O P O D e) O P O P D P D

32 Os sistemas de controle podem ser definidos como conjuntos de regras, princpios e prticas que interagem de forma regular e previsvel, buscando coletar informaes essenciais ao processo de controle. Assim sendo, um sistema de controle eficaz deve: a) ser preciso, gerando informaes confiveis para o processo de controle. b) ser rgido, no permitindo que se alterem os parmetros predefinidos. c) ser automtico, no dependendo de pessoas para o seu funcionamento. d) ser minucioso, controlando tudo o que acontece na organizao. e) ter foco operacional, priorizando as atividades no cho de fbrica. 33 O fluxo direcional das mensagens e informaes, dentro de uma estrutura organizacional, pode ser classificado em comunicaes descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicao ascendente? a) Intercmbio de informao interdepartamental b) Polticas e procedimentos c) Grupos de trabalho d) Regulamentos e manuais e) Reclamaes e sugestes

Pgina 5

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

34 Uma das qualidades da comunicao a clareza do texto. A propsito desse assunto, marque V ou F nas afirmaes abaixo: ( ) Para garantir clareza a um texto, preciso articular logicamente as ideias. ( ) A preciso vocabular contribui para conferir clareza ao texto. ( ) O rebuscamento condio necessria para se garantir clareza ao texto. ( ) A clareza, aliada a outras caractersticas, confere objetividade ao texto. ( ) A construo de frases longas contribui para a clareza do texto. Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequncia correta. a) V F V F V d) V V F F F b) V V F V F e) F F F V V c) F V V F F

37 O processo de administrao de recursos humanos envolve uma srie de atividades bsicas que tm por objetivo atrair pessoas, alm de desenvolver seu potencial e mant-las comprometidas na organizao. Para tanto, necessrio planejar, recrutar, selecionar, treinar, avaliar e at desligar as pessoas da

36 Poder e liderana so dois fatores que geralmente se encontram relacionados, tanto nas organizaes, quanto fora delas. Diante disso, pode-se dizer que: a) a liderana no requer compatibilidade de objetivos entre lder e liderados. b) quem tem poder sempre um lder. c) a liderana pode ou no ter poder. d) a liderana requer relao de dependncia entre lder e liderados. e) a quantidade de poder depende da quantidade de liderana.

35 O Pr-Reitor de Recursos Humanos de uma Universidade Federal percebeu que seus funcionrios estavam desmotivados e no comprometidos com os resultados do seu trabalho. Para diagnosticar as causas desse clima organizacional, ele fez uma pesquisa na qual identificou que as necessidades sociais do grupo no estavam sendo satisfeitas. Para minimizar tal problema, ele dever: a) analisar o processo de trabalho, visando aumentar os salrios e os benefcios. b) aumentar o conforto das instalaes e melhorar a iluminao no ambiente de trabalho. c) aumentar a qualidade das refeies e a durao dos intervalos para descanso. d) desenvolver um programa de participao do grupo na soluo dos problemas do trabalho. e) promover palestras sobre motivao, relaes interpessoais e qualidade de vida no trabalho.

38 Na fuso entre duas grandes empresas, houve duas condies que caracterizaram o quadro de pessoal: (1) a demanda excedeu a oferta para cargos operacionais; (2) a oferta excedeu a demanda para cargos de chefias intermedirias. Voc responsvel pelo planejamento estratgico de Recursos Humanos da empresa resultante da fuso e, portanto, realizou: a) um programa de demisses voluntrias, desligamentos e cortes de salrios para as chefias intermedirias b) um programa de demisses voluntrias, desligamentos e cortes de salrios para cargos operacionais c) um programa de compartilhamento de trabalho e horrios reduzidos para cargos operacionais d) um programa de utilizao de pessoal temporrio e de horas extras para as chefias intermedirias e) um rodzio de funes tanto para as chefias intermedirias quanto para os cargos operacionais 39 Dentre as funes a serem desempenhadas pelo Gestor de Recursos Humanos, est a funo de recrutamento e seleo de pessoas, em que dever ser determinado se o recrutamento ser interno ou externo. So vantagens do recrutamento interno: I - rapidez e economia II - renovao das competncias da organizao III - aproveitamento do investimento feito em treinamentos anteriores IV - favorecimento da ampliao do conhecimento sobre o mercado V - fonte de motivao e lealdade VI - aumento da visibilidade da organizao, projetando uma imagem de renovao VII - conteno de riscos de inadequao cultural Analisando os itens acima, esto corretos: a) I, II, V e VII d) I, IV, V e VI b) II, IV, VI e VII e) I, III, V e VI c) I, III, V e VII

organizao. Com respeito a essas funes, assinale a opo correta. a) Seleo o processo de identificao e atrao de candidatos qualificados. b) Avaliao de desempenho o processo sistemtico de avaliao dos resultados obtidos pelos membros de uma organizao. c) Recrutamento o processo de avaliao de competncias e contratao de novos trabalhadores. d) Treinamento o processo de ajustamento e acolhimento do indivduo organizao. e) Orientao o processo educacional que visa dotar os trabalhadores de novas competncias e habilidades, de forma a melhorar o seu desempenho.

Pgina 6

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

40 A curva ABC um importante instrumento para o gerenciamento eficaz dos estoques. Relacione os conceitos correspondentes e assinale a alternativa que contm a sequncia correta de cima para baixo.

42 Em relao caracterstica estrutural da formalizao, considere as seguintes afirmativas: ( ) Organizaes com baixo grau de formalizao so aquelas que possuem muitos manuais, cdigos de conduta e padronizao dos processos de trabalhos. ( ) As pequenas empresas tm, em geral, menos necessidade de formalizao de normas e procedimentos do que as grandes empresas. ( ) Organizaes que trabalham com tarefas mais rotineiras tendem a apresentar menor grau de formalizao. ( ) A formalizao uma dimenso estrutural

41 A empresa ESTRATGICA Empreendimentos vem experimentando um enorme crescimento nos ltimos anos, em funo do volume de projetos contratados. Mas a estrutura organizacional da ESTRATGICA encontra-se extremamente centralizada, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria. Voc sugeriu uma reestruturao organizacional, atravs da descentralizao de poder, baseado no argumento de que: a) as decises sero tomadas mais rapidamente pela administrao superior que dispe de informaes mais precisas sobre as atividades da empresa. b) as decises sero tomadas por administradores que tm uma viso global da empresa. c) sero eliminados esforos duplicados, reduzindo os custos operacionais da empresa. d) ser mais fcil a padronizao de normas e procedimentos da empresa, sem variaes entre os diversos departamentos. e) as decises sero tomadas mais rapidamente pelos prprios executores que, em geral, tm mais informaes sobre a situao.

a) b) c) d) e)

321 231 132 213 123

43 Observe o organograma abaixo:

que tem implicaes no grau de controle organizacional sobre os trabalhadores. ( ) A formalizao limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, por isso tende a estar menos presente nas organizaes modernas. Considerando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas, assinale a alternativa cuja sequncia esteja correta, de cima para baixo. a) F F V F V b) V F V F V c) V V F V F d) F V F V V e) F V V V F

Pgina 7

44 Os tipos de departamentalizao mais frequentemente adotados pelas organizaes so por funes, por produto, por cliente, por rea geogrfica e por projeto. A escolha do tipo de departamentalizao depende de caractersticas da prpria organizao e do ambiente em que se insere, bem como dos objetivos que pretende alcanar. Dessa forma, a departamentalizao funcional o tipo de estrutura organizacional mais utilizado: a) por organizaes com pequena diversificao tecnolgica ou de produtos, com venda e distribuio dos produtos pelos mesmos tipos de canais. b) por empresas com muita disperso territorial, como o caso das grandes corporaes multinacionais, para as quais cada pas , normalmente, uma diviso. c) por organizaes que desenvolvem atividades temporrias (empresas de eventos, por exemplo), tendo como objetivo fornecer um produto singular. d) por empresas industriais para estruturar linhas de produo, ou comerciais, para especializar o processo de fornecimento de servios. e) por empresas diversificadas, ou seja, com estratgia de produo, comercializao e distribuio de vrios produtos ou servios.

Quantos nveis hierrquicos so identificados? a) Quatro d) Seis b) Trs e) Sete c) Cinco

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

45 A famlia Silva registrou, na tabela e grficos abaixo, as despesas da famlia, a partir de outubro de 2010, a fim de auxiliar no controle das despesas.

Pgina 8

46 Analise as atividades a seguir e identifique as que fazem parte das rotinas de protocolo. I. Distribuir documentos e correspondncias. II. Abrir a correspondncia sigilosa. III. Verificar a existncia de antecedentes e requisit-los ao arquivo. IV. Interpretar e classificar a correspondncia. a) Todas as atividades fazem parte b) Apenas o item IV c) Apenas os itens I e IV d) Apenas o item I e) Apenas os itens I, III e IV

Como a famlia no identificou os grficos, marque a sequncia que demonstra a evoluo das despesas na seguinte ordem: gua, Luz, Telefone, Transporte, Mercado e Feira. a) B F C A D E b) A E D F C B c) B C F D E A d) B C A D E F e) C B F D E A

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

47 Examine as seguintes afirmativas:

I. A classificao de documentos pode ser feita pelo mtodo estrutural. II. A classificao de documentos poder dispensar o ordenamento, em casos especiais. III. O plano de classificao apresenta vnculo direto com o processo de avaliao. IV. A classificao deve ser elaborada de modo a no necessitar de reformulaes futuras. V. A classificao deve ter o maior nmero possvel de classes. a) b) c) d) e) Assinale a opo que contm as afirmativas corretas. I e III IeV II e I III e IV IV e V

50 Julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F), assinalando ao final a opo correspondente: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

48 Na mensagem informamos que, na reunio ordinria da Pr-Reitoria de Gesto e Finanas da UFMA, foi discutido o oramento para o ano de 2011, as palavras-chave principais so: a) informao; Pr-Reitoria de Gesto e Finanas; UFMA b) reunio ordinria; Pr-Reitoria de Gesto e Finanas; oramento para 2011 c) informao; reunio; ordinria d) reunio ordinria; informao; oramento para 2011 e) informao; UFMA; oramento para 2011 Joo Carneiro Silva Joaquim Monte Verde Emanuel dAndrade Joo Cmara Sobrinho Professor Jairo Arajo Dantas III, I, IV, V, II III, IV, I, V, II IV, III, V, I, II I, III, II, IV, V III, IV, I, II, V

a) b) c) d) e)

FFFFF VVFFF FVFVF FFVVV V V V V V

Para organizao de uma massa documental constituda especificamente de processos, o arquivista deve utilizar o mtodo alfabtico. A etapa que examina cada documento, a fim de verificar se eles se destinam ao arquivamento ou no, chamada de classificao. Ao utilizar o mtodo geogrfico por cidade, a ordenao ser feita da seguinte forma: nome da cidade, estado e correspondente. A funo bsica dos arquivos dar acesso s informaes contidas nos documentos. As atas das sesses ordinrias dos Conselhos Superiores da UFMA, dos anos de 1971 a 1980, formam um conjunto documental que deve ser organizado e armazenado adequadamente no arquivo permanente.

49 Os nomes abaixo devem ser colocados em ordem conforme as regras de alfabetao. I. II. III. IV. V.

Assinale a opo abaixo que indica a ordem correta. a) b) c) d) e)

Pgina 9

Das könnte Ihnen auch gefallen