Sie sind auf Seite 1von 12

A HISTRIA ADMINISTRATIVA SERVE COMO SUBSDIO PARA A ORGANIZAO DA INFORMAO ARQUIVSTICA OU VICE -VERSA?

THE ADMINISTRATIVE HISTORY FUNCTIONS AS A SUBSIDY FOR THE ORGANIZATION OF THE ARCHIVISTIC INFORMATION OR VICE -VERSA?

CYNTHIA RONCAGLIO | Professora do Curso de Graduao em Arquivologia e do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao da Universidade de Braslia.

RESUMO

Este artigo se prope a esboar alguns elementos convergentes entre a atividade historiadora e a atividade arquivstica, que podem propiciar uma reflexo sobre as potencialidades da histria administrativa. Tendo como ideia demonstrar a pluralidade e a legitimidade de perspectivas tericas e prticas, sero apresentados uma breve descrio do objeto administrao pblica no mbito de cada uma das disciplinas e alguns pontos de encontro, de afinidades, de articulaes que podem gerar enriquecimento mtuo de anlises e aes.

Palavras-chave: histria administrativa; informao arquivstica; histria; arquivologia.

ABSTRACT

This article proposes to outline some elements converging between the historian activity and the archival activity, in order to provide a reflection about the potential of administrative history. The idea is to demonstrate the diversity and legitimacy of theoretical and practical perspectives, providing a brief description of the object public administration within each subject and to point the joints that can generate mutual enrichment analysis and actions.

Keywords: administrative history; archival information; history; archival science.

RESUMN

Este artculo pretende esbozar algunos elementos convergentes entre la actividad historiadora y la actividad archivstica o que puede proporcionar una reflexin sobre el potencial de la historia administrativa. Con la idea de demostrar la pluralidad y la legitimidad de perspectivas tericas y prcticas, se presentar una breve descripcin del objeto de la administracin pblica en cada una de las disciplinas y algunos puntos de encuentro, afinidades, articulaciones que pueden generar un enriquecimiento mutuo de anlisis y acciones.

Palabras clave: historia administrativa; informacin de archivstica; historia; archivologa.


P.

92

JUL . / DEZ .

2012

INTRODUO

A pergunta expressa no ttulo deste artigo no ocorre por acaso. E as respostas que se podem dar no so simples. H mais imbricaes entre histria e arquivologia, enquanto disciplinas que se voltam para o estudo da administrao e da informao arquivstica, do que se poderia, apressadamente, e na tentativa de rotular e abranger o conhecimento percorrido e acumulado, abordar nos limites de um artigo. Tentarei, ento, escapar dos reducionismos e das oposies entre as disciplinas, no intuito de esboar alguns elementos convergentes entre a atividade historiadora, que se volta em alguns momentos, e sob certas circunstncias, para o estudo da histria da administrao pblica, e a atividade arquivstica que busca, por meio de conceitos, princpios e tcnicas, reconstituir a inteligibilidade orgnica de fundos pblicos e privados. Tendo como ideia demonstrar a pluralidade e a legitimidade de perspectivas tericas e prticas, farei a seguir uma breve descrio do objeto administrao pblica no mbito de cada uma das disciplinas, para depois indicar alguns pontos de encontro, de afinidades, de articulaes que podem gerar enriquecimento mtuo de anlises e aes. prudente advertir que o enfoque dado por este artigo, embora recheado de citaes de autores que enveredam por anlises da histria e da arquivologia, expressa apenas algumas ideias decorrentes da formao e vivncia profissional da autora na rea da histria, dos arquivos e da arquivologia, e de sua inquietude intelectual quanto compreenso dos assuntos aqui tratados, no sendo resultado de uma pesquisa contnua e sistemtica sobre o tema.
A HISTRIA DA ADMINISTRAO PBLICA

"RESSUSCITADA" PELA HISTRIA DO PRESENTE E DO POLTICO


Na historiografia nacional ou internacional, de modo geral, a evoluo da administrao pblica esteve sempre muito atrelada histria poltica, podendo ser considerada parte intrnseca desta. A histria poltica na Frana, entre as dcadas de 1950 e 1960, segundo a Escola dos Annales ou a chamada Histria Nova, era considerada uma histria eventual, anedtica, subjetivista, passiva dos documentos, sem explicaes e mtodos analticos, sem colocao de problemas, uma narrativa anacrnica e dissociada da histria econmica e social. Mas, ainda que marginalizada, alguns estudos realizados nos anos de 1950, no Institut dEstudes Politiques de Paris e na Universidade de Paris X Nanterre, indicavam o ressurgimento progressivo da histria poltica (Delacroix; Dosse; Garcia, 2012). Nos anos de 1970, Jacques Le Goff, Pierre Nora e Jacques Julliard ressaltam a renovao da histria poltica, a partir das contribuies da sociologia e da antropologia sobre a noo do poder e da histria do presente. Mas ser em 1988 que um grupo de historiadores, em torno de Ren Rmond, promover uma ressurreio da histria poltica, entendida no mais como uma desforra das tendncias conservadoras da historiografia, e sim uma nova etapa no desabrochar da reflexo que a histria faz sobre si mesma (Delacroix; Dosse; Garcia, 2012, p. 347).
ACERVO , RIO DE JANEIRO , V .

25 , N 2 , P . 92 - 103 , JUL . / DEZ . 2012 P . 93

Rmond enumera alguns motivos para isso:


a experincia das guerras, a importncia crescente das relaes internacionais, o peso das individualidades excepcionais [so citados Churchill e Gorbatchev], as crises da economia liberal, o desenvolvimento das polticas pblicas e, de modo geral, o crescimento das competncias do Estado. A esses fatores externos cumpre somar certas conivncias internas disciplina, uma evoluo do ambiente ideolgico. Em ruptura com o determinismo socioeconmico, imps-se a ideia de que as escolhas polticas no so o mero decalque das relaes de foras entre categorias profissionais (Delacroix; Dosse; Garcia, 2012, p. 347).

Esse olhar da historiografia francesa para a sua prpria produo e a redescoberta, sob novos enfoques analticos, de velhos objetos tiveram repercusso internacional, inclusive no Brasil, devido ao alcance da produo intelectual de alguns autores franceses (no s na rea de histria, mas na rea da sociologia, da antropologia e da filosofia) e ao intercmbio de estudantes de universidades brasileiras e francesas. bem verdade, tambm, que esses estudos coincidem com a propalada defesa da interdisciplinaridade em vrios pases, a partir dos anos de 1960. Em parte a interdisciplinaridade surge como uma necessidade de reverter o processo de fragmentao do saber cientfico, provocado pela compartimentao e especializao das disciplinas.1 Outras causas significativas seriam as transformaes tecnolgicas e sociais ligadas ao modelo de desenvolvimento capitalista mundial. Nesse sentido, a interdisciplinaridade teria surgido para tentar resolver problemas concretos, e no como princpio terico-epistemolgico (Follari, 1982). No Brasil, os estudos polticos realizados por cientistas sociais e historiadores, a partir do final dos anos de 1960, segundo Gomes (1996, p. 14), retomam os objetos clssicos da poltica, a saber, a anlise de instituies como partidos, sindicatos e foras armadas; e o estudo de perodos governamentais e de algumas polticas pblicas, em especial. A histria administrativa, nesse contexto, vem a reboque dessa histria poltica. Os parcos estudos nessa rea, at os anos de 1970, seriam secundrios ou estariam mesmo ausentes nas anlises histricas. Embora constituindo informaes importantes, descreviam mais caractersticas gerais das estruturas administrativas do que analisavam seus meandros e suas especificidades (Tessitore, 1996; Roncaglio, 2000). Nos anos de 1980, embora tenham proliferado tendncias e orientaes historiogrficas (histria nova, marxismo, funcionalismo, micro-histria etc.), buscando compreender a histria na sua complexidade, a nfase dos estudos historiogrficos brasileiros recaiu, preferencialmente, sobre a histria dos vencidos dos vencedores, das camadas populares das elites, das mulheres e de gnero da humanidade (reduzida nos sculos anteriores histria feita pelos homens e pelos grandes homens), da regio da nao. A mudana dos

Embora o surgimento e o desenvolvimento de diferentes disciplinas, no campo epistemolgico, tenham propiciado igualmente aperfeioamento terico-metodolgico, rigor intelectual e sistematizao de conhecimentos sem igual entre os sculos XIX e XX.
94
JUL . / DEZ .

P.

2012

enfoques terico-metodolgicos tambm contribuiu, inevitavelmente, para uma mudana das fontes pesquisadas pelos historiadores. At ento os registros oficiais, a maioria textual, custodiados pelos arquivos pblicos, constituam fonte privilegiada de anlise. Constatada a incompletude da objetividade historiadora, diante dos questionamentos sobre a neutralidade e a objetividade da documentao e do prprio sujeito que compreende e explica, outras fontes passaram a ser mais valorizadas, tais como peridicos, cartas, dirios, testemunhos oculares, filmes, fotografias, monumentos etc. (Roncaglio, 2000). Todavia, bem lembrado por Gomes que nos anos de 1970 foram criadas duas importantes instituies arquivsticas para o estudo do tempo presente: o Centro de Pesquisa e Documentao em Histria Contempornea do Brasil (CPDOC), na Fundao Getlio Vargas, no Rio de Janeiro (1973), e o Arquivo Edgard Leuenroth, na Universidade de Campinas, em So Paulo (1974). Como constata a autora:
O fato dos dois arquivos-base serem de polticos de elite um de extrao oligrquica e outro da classe trabalhadora pedaggico para se pensar as possibilidades de linhas de pesquisa que ento se abriam: uma, concentrada na reconstituio dos movimentos da conjuntura poltica a partir da Revoluo de 1930, com destaque para atores como os polticoprofissionais, militares e intelectuais; outra, destinada aos movimentos e organizaes da classe trabalhadora, sindicatos e partidos em especial (Gomes, 1996, p. 12).

Certamente esses arquivos tambm seriam interessantes para se analisar a histria administrativa, tendo em vista a relao intrnseca entre Estado, poltica, polticos e poder. Mas, como conclui Gomes, o interesse pela histria poltica e a histria poltica do presente demorariam um pouco mais a se afirmar, tendo os cientistas polticos brasileiros a primazia dessas anlises.2 Com a constatao, no final do sculo passado, de que havia poucas pesquisas acadmicas sobre a histria da administrao pblica, em especial no campo historiogrfico,3 somada necessidade de as instituies arquivsticas compreenderem e organizarem a documentao sob a sua salvaguarda luz dos princpios arquivsticos de provenincia e da ordem original, ocorrem algumas iniciativas que no partiam do universo acadmico, mas sim das prprias instituies pblicas (sobretudo arquivsticas), que, para alm das suas atribuies administrativas e tcnicas, desenvolvem nas suas instituies um lcus de pesquisa e produo de conhecimento. Neste cenrio vale a pena destacar:4

2 3

Sobre as vertentes dos estudos polticos e os seus principais pesquisadores, ver mais detalhes em Gomes (1996, p. 59-84). Alguns levantamentos pontuais sobre essa produo acadmica e bibliogrfica na rea de histria foram realizados, em momentos distintos, por Tessitore (1996), na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP) e Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (FFLCH/USP), e por Roncaglio (2000), no Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal do Paran (PPGH/UFPR). Talvez existam outras iniciativas em curso por parte de instituies arquivsticas ainda no divulgadas ou no detectadas por mim em um breve levantamento feito na internet para este artigo. No considerei, no levantamento, os arquivos pblicos estaduais e municipais que denominam de memria administrativa ou histria administrativa apenas a descrio da organizao de conjuntos documentais em fundos ou listas de nomes de governantes e perodos de atuao.
ACERVO , RIO DE JANEIRO , V .

25 , N 2 , P . 92 - 103 , JUL . / DEZ . 2012 P . 95

a) A mais notvel e duradoura (pela abrangncia da proposta) iniciou-se no Arquivo Nacional, em 1981, com um projeto que depois se transformou no programa permanente de pesquisa em Memria da Administrao Pblica Brasileira (Mapa). Desde ento o Mapa tem reunido e sistematizado informaes sobre a histria da administrao pblica federal brasileira, desde o perodo colonial, e divulgado o trabalho por meio de livros, publicaes virtuais e do Dicionrio da administrao pblica brasileira on-line, lanado em 2011, junto com a pgina eletrnica do Mapa.5 b) Programa de pesquisa intitulado Gnese e estrutura da administrao pblica paulista: evoluo institucional, realizado a partir de 1978, pela Fundao do Desenvolvimento Administrativo (Fundap/SP).6 c) Duas publicaes impressas do Arquivo Pblico do Paran (2000 e 2002), tambm disponveis em meio digital, no site da instituio, que consistem em ensaios sobre a histria da administrao pblica paranaense e na apresentao da organizao das unidades administrativas do Paran, organogramas, cronologia de leis, decretos e regulamentos, nos perodos, respectivamente, de 1853 a 1947 e 1948 a 1998. d) Uma publicao impressa do Arquivo Pblico do Estado do Rio de Janeiro (2012) sobre a administrao provincial fluminense, no sculo XIX, que discute a estrutura geral da organizao provincial no contexto do estado imperial brasileiro, apresenta uma lista sistemtica de rgos e cargos da administrao provincial bem como organogramas da estrutura administrativa do governo provincial. Infelizmente, essas iniciativas indicam tambm uma concentrao de esforos em poucas regies do Brasil, embora os estudos sobre o Rio de Janeiro sejam representativos da administrao federal e estadual. Todavia, cabe notar que na primeira dcada do sculo XXI, nos programas de ps-graduao de todo o pas e nas vrias reas de conhecimento (arquivologia, histria, administrao, cincia poltica, economia, sociologia), proliferam teses e dissertaes sobre a histria administrativa entrecruzadas com discusses interessantes sobre a teoria das organizaes, cultura organizacional, reformas do Estado, sistemas de poder e polticas pblicas e organizacionais, em mbito nacional, regional ou local.7 At aqui cabe observar, portanto, ao menos dois aspectos: o primeiro o interesse perifrico e incipiente de estudos de histria administrativa na produo historiogrfica nacional, o que deixa uma lacuna no conhecimento cientfico e dificulta o desenvolvimento das atividades arquivsticas que implicam reconstituio da gnese documental e do

5 6 7

Ver mais detalhes em <http://linux.an.gov.br/mapa/> e em Cabral (2010). Ver artigo de Sallum Jnior (1985, p. 4-10). No obtive informaes sobre a continuidade desse programa e produtos resultantes. No foram encontradas referncias sobre o programa no site da instituio. Uma amostra considervel dessa produo pode ser acessada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaes do Instituto Brasileiro de Cincia e Tecnologia (IBICT), posto que nem todas as universidades brasileiras so consorciadas ao IBICT. Dos 322 resultados encontrados para a palavra-chave histria administrativa, ao menos quarenta estudos podem ser caracterizados especificamente como tal. Disponvel em: <http://bdtd2. ibict.br/>. Acesso em: 21 jul. 2012.
96
JUL . / DEZ .

P.

2012

seu contexto poltico, administrativo e social de produo. O segundo que esta lacuna provoca uma necessidade de mobilizao intelectual por parte dos profissionais que atuam nas instituies arquivsticas, a fim de investigar mais profundamente as estruturas burocrticas e poltico-administrativas que geraram os acervos arquivsticos. Boa parte desses profissionais possui formao acadmica, inclusive ps-graduao na rea de histria, arquivologia e reas afins. Mas essa acuidade intelectual, como ser visto a seguir, surge tambm da dimenso que assume a informao na sociedade contempornea e de um novo despertar da arquivologia que no se v mais, ou apenas, como uma disciplina auxiliar da histria e da administrao.
ARQUIVOLOGIA: DE UM SABER-FAZER QUE SERVE ADMINISTRAO E HISTRIA INSTITUCIONALIZAO DE UM CAMPO CIENTFICO AUTNOMO

Pode-se dizer que os arquivos, o saber-fazer arquivstico e os arquivistas nascem com a administrao, resguardados, evidentemente, os sentidos e as configuraes que a administrao, o poder pblico, os arquivos, o saber-fazer arquivstico e os arquivistas assumem em cada poca e lugar. Mas, h milnios, no Oriente e depois no Ocidente, o aparecimento da escrita e a necessidade humana de registrar a memria de seus atos propiciaram o desenvolvimento de saberes e tcnicas para tratar dos documentos administrativos. Conforme Gagnon-Arguin, o contedo dos documentos e a concepo que deles se fez constituem aspectos que nos esclarecem sobre o papel que eles desempenharam, bem como sobre o lugar que eles ocuparam nas diferentes civilizaes (apud Rousseau; Couture, 1998, p. 32). Das atividades arquivsticas voltadas prioritariamente para a organizao da memria do exerccio do poder, em suas pequenas e grandes atividades, memria de reconstituio da organizao do poder administrativo, em diferentes pocas e lugares, foi um longo caminho. Considera-se que uma grande transformao ideolgica e estrutural na organizao dos arquivos tenha ocorrido no sculo XVIII, com a Revoluo Francesa, quando a guarda, se no fsica, mas administrativa, foi centralizada em Paris e o acesso aos documentos passou a ser considerado livre populao. Junto com essas decises, porm, so tomadas outras, de carter metodolgico, que embora tenham contribudo para a preservao de muitos documentos, prejudicaram a compreenso da gnese documental. s incorporaes em massa dos rgos pblicos, sucedeu-se uma reordenao dos documentos, a partir de mtodos de classificao alheios origem deles, ignorando-se assim o vnculo existente entre documentos e o vnculo destes com as instituies que os produziram e acumularam. Em 1841, todavia, segundo fontes histricas disseminadas em numerosas publicaes da rea, o chefe da Seo Administrativa de Arquivos Departamentais do Ministrio do Interior Francs, Natalis de Wailly, alertou o ministro da referida pasta sobre a necessidade de manter agrupados e no misturados a outros, os documentos de um estabelecimento, de uma famlia ou de um indivduo. Teria surgido assim o princpio da provenincia, base
ACERVO , RIO DE JANEIRO , V .

25 , N 2 , P . 92 - 103 , JUL . / DEZ . 2012 P . 97

de uma concepo orgnica dos documentos e da arquivologia moderna, vlido at hoje,8 inclusive para a produo e organizao dos documentos arquivsticos digitais. Outra grande transformao ocorreu a partir de meados do sculo XIX, quando a histria e os arquivos se aproximam a ponto de estes se transformarem em laboratrios da histria. Sob o signo do nacionalismo e do romantismo europeu, o interesse pelo passado e pelas fontes transformar documentos em patrimnio e arquivos em lugares de memria, no sentido de um lugar material e concreto em que a memria nacional se encarnou.9 Os arquivistas passam, assim, a se dedicar menos salvaguarda do presente da administrao e mais ao tratamento, e por vezes anlise, de documentos antigos (Rousseau; Couture, 1998, p. 34). A predominncia da ideia de documentos arquivsticos como fontes para a histria redundou, mais uma vez, segundo Ribeiro (2011, p. 61), em uma deturpao das funes dos arquivos e dos princpios de organizao, na medida em que o interesse histrico se sobreps organizao da memria das instituies produtoras e acumuladoras de acervos que deveriam, substancialmente, representar a trajetria e as funes e atividades das instituies que as criaram. Assim, se fortalece a noo da arquivologia como disciplina auxiliar da histria, ligada paleografia e diplomtica, mas aplicando os parmetros metodolgicos da histria na organizao dos arquivos. Somada escassez de pessoal especializado, as consequncias mais diretas, observadas a longo prazo, so arquivos geridos e organizados por pessoas sem conhecimento da administrao, mtodos empricos e hermticos, supostamente neutros, de avaliao e preservao de documentos de valor histrico e desvirtuamento do contexto de produo dos documentos. Ainda no sculo XIX, conforme Evans (apud Rousseau; Couture, 1998), so criadas as primeiras escolas de arquivologia na Europa, mais precisamente a partir de 1821; as de cunho mais terico, baseadas na erudio histrica, como a cole des Chartes, e as outras mais vinculadas administrao dos arquivos de Estado, como as escolas de paleografia e diplomtica italianas. Mas na perspectiva de autores que estudam o desenvolvimento da disciplina, o estabelecimento de um paradigma cientfico na rea se efetivar com a publicao do Manual dos Holandeses, no final do sculo XIX. Nas palavras de Fonseca:
Tal revoluo se caracterizava pela superao da tradio diplomtica, ou seja, a anlise dos itens documentais individualmente e a consolidao paradigmtica da tradio administrativa que estabelece a primazia do conjunto arquivstico (fonds darchive) e sua dependncia em relao ao rgo produtor e instituio de custdia (Fonseca, 2005, p. 57-58).

Rousseau e Couture (1998, p. 53) ressaltam, porm, que o termo parece receber uma consagrao internacional somente em 1964, durante o V Congresso Internacional dos Arquivos, realizado em Paris, apesar de muitos pases o terem aplicado antes. Entretanto, o conceito de lugares de memria, difundido pelo projeto editorial homnimo de Pierre Nora sete volumes divididos em trs tomos: La Rpublique (1984), La Nation (3 volumes, 1986) e Les Frances (3 volumes, 1992) , no consiste apenas num inventrio dos lugares materiais e concretos, mas tambm dos abstratos e intelectualmente construdos. Ver mais detalhes em Delacroix; Dosse; Garcia (2012, p. 362-363).
98
JUL . / DEZ .

P.

2012

Ao longo da dcada de 1930, mais uma vez, as mudanas sociais, polticas, econmicas, tcnicas e cientficas se refletem na atividade arquivstica. Amplia-se a esfera de atuao do Estado, a implementao da burocracia (baseada na racionalidade e eficincia administrativa), a produo documental e os meios tecnolgicos para o registro da informao. Tais mudanas refletem-se simultaneamente no desenvolvimento da teoria arquivstica e na expanso dos servios de arquivo. A formao do arquivista, at ento bastante ligada histria, e bem menos administrao e tecnologia, passa por uma progressiva e significativa mudana, em mbito internacional, a partir da Segunda Guerra Mundial, quando o uso de novas tecnologias e a crescente produo documental propiciaram, sobretudo nos Estados Unidos, a generalizao de conceitos de gesto de documentos e das trs idades dos documentos (corrente, intermediria e permanente), como soluo para os impasses causados pelas grandes massas documentais produzidas e acumuladas. Nesse cenrio, a figura do arquivista-historiador foi dando lugar do arquivista-profissional da informao. Os cursos de formao migraram dos departamentos de histria para os departamentos de biblioteconomia e cincia da informao (Rousseau; Couture, 1998). O Brasil acompanhar essas mudanas. Mas elas ocorrero lentamente, em parte por conta da prpria precariedade da administrao pblica que no investe na profissionalizao daqueles que cuidam dos documentos pblicos. Embora se identifique a presena do profissional arquivista no Brasil desde o sculo XIX, haver uma flutuao e instabilidade da carreira por dcadas.10 Os primeiros cursos de formao, com vistas a atender as demandas da administrao pblica, ocorrero somente no incio do sculo XX. A criao de cursos de graduao com um currculo mnimo sobre o qual se desenvolver a disciplina acontecer apenas a partir da dcada de 1970 (apenas trs cursos em todo o Brasil). Somente nos anos de 1990 ocorrer uma expanso dos cursos.11 Outra razo para a morosidade das mudanas a importncia dada aos arquivos permanentes/histricos, o que contribui para que outros profissionais, especialmente historiadores, assumam as tarefas de gerir, organizar e tratar a documentao sob um enfoque mais histrico do que administrativo e, s vezes, sem conhecimentos especficos de arquivstica. Mesmo assim, os arquivos s se tornam lugares atraentes para a pesquisa acadmica sistemtica a partir dos anos de 1960, quando se criam os cursos de ps-graduao em histria e a pesquisa dos historiadores brasileiros passa a dar mais ateno s fontes primrias. No se pode negar que, diante da necessidade de realizar suas pesquisas em vrios arquivos e instituies arquivsticas espalhados pelo pas, os historiadores contriburam, por exemplo, para a identificao de documentos acumulados sem qualquer ordenao e para a elaborao de instrumentos de pesquisa. Mas, ao mesmo tempo, o desconhecimento dos preceitos arquivsticos bsicos aliados a um objetivo delimitado (realizar a pesquisa sobre

10 Sobre a trajetria e a consolidao da carreira de arquivista, ver estudo de Souza (2011). 11 Atualmente, so dezesseis cursos espalhados em cinco regies do Brasil.
ACERVO , RIO DE JANEIRO , V .

25 , N 2 , P . 92 - 103 , JUL . / DEZ . 2012 P . 99

um tema especfico), por vezes mais confundiram do que esclareceram as motivaes e as circunstncias que geraram aqueles documentos. O advento e o uso disseminado dos computadores pessoais e da internet foram decisivos, mas no exclusivamente, nos anos de 1980, para mudar a perspectiva de historiadores (quanto ao uso e diversidade de fontes) e de arquivistas (quanto ao seu papel no mais apenas de custodiador da documentao arquivstica, mas de gestor da informao arquivstica).12 Tais transformaes tambm so derivadas de mudanas polticas, culturais e sociais mais amplas, e que desencadearam novas reflexes sobre o papel do Estado, dos arquivos e da informao na sociedade contempornea. Diante de tantas mudanas e de novas demandas informacionais, tanto a literatura internacional (Lodolini, Duranti, Thomassen, Michael Cook, Terry Cook, Malheiros, Ribeiro, entre outros) quanto a brasileira (Jardim, Fonseca, Rodriguez, Marques, entre outros) tm buscado, s vezes sob diferentes influncias tericas e epistemolgicas, entender e contribuir para se redefinir o papel atual da arquivologia por meio da reconstruo histrica da disciplina, da anlise crtica dos seus preceitos e prticas, das suas interfaces com outras disciplinas etc. Neste novo cenrio, no por acaso, a arquivologia se distancia da histria e se aproxima da cincia da informao. Desta vez, porm, no mais como uma disciplina auxiliar, mas como uma disciplina em busca, primeiramente, da sua identidade e autonomia como cincia social aplicada e, secundariamente, como uma disciplina ciente da necessidade e da capacidade de estabelecer dilogos com outras reas do conhecimento.13 A ttulo de sntese do longo processo histrico da arquivologia (que se constitui e constituda por uma pluralidade de perspectivas socioculturais de compreenso dos documentos, dos arquivos e da informao arquivstica), Ribeiro (2011, p. 63) identifica esquematicamente trs grandes fases: a) fase sincrtica e custodial (sculo XVIII a 1898) arquivista-palegrafo e arquivista auxiliar da histria, incorporao macia da documentao de organismos extintos, arquivo nacional, noo de fundo; b) fase tcnica e custodial (1898 a 1980) arquivos histricos, arquivos administrativos, gesto de documentos, normalizao (terminologia, classificao), reformulao crtica da noo de fundo; c) fase cientfica e pscustodial (1980) arquivista profissional da informao, emergncia do arquivista/cientista da informao, arquivos como sistemas de informao, conhecimento arquivstico, normalizao do acesso aos arquivos e informao.

12 O termo/conceito informao arquivstica ou informao registrada orgnica, disseminado pelos arquivistas canadenses, usado para designar a informao gerada pelos processos administrativos e por eles estruturada de forma a permitir uma recuperao em que o contexto organizacional desses processos seja o ponto de partida (Fonseca, 2005, p. 59). Para alguns autores, como Malheiros da Silva (apud Silva, 2008, p. 44), a expresso informao arquivstica, ou informao de arquivo no lugar de documento de arquivo possibilitou um salto semntico importante, na medida em que pressupe uma predominncia do contedo sobre o suporte. Mas a ausncia de uma conceituao mais slida da expresso exige cuidados na sua aplicao. 13 Entre outros estudos e anlises sobre este assunto, ver Fonseca (2005); Jardim (2011, p. 53-75) e Medeiros; Nodare; Arajo (2010).
P.

100

JUL . / DEZ .

2012

Evidentemente, seja em mbito internacional ou nacional, o desenvolvimento histrico da disciplina e a dinmica das polticas jurdicas, administrativas e institucionais relacionada aos arquivos e informao arquivstica no ocorrem de maneira linear e excludente. Ao contrrio, num mesmo pas podem conviver orientaes tericas e prticas dissonantes, sobrepostas ou totalmente apartadas, embora o mundo globalizado e os sistemas informacionais e cientficos permitam, cada vez mais, a possibilidade de esforos conjuntos para diminuir os abismos comunicacionais e terminolgicos existentes e propor solues que contribuam resguardada a diversidade administrativa e cultural de cada pas para o aperfeioamento das instituies arquivsticas e da arquivologia.
VOLTANDO QUESTO INICIAL

O que motivou a redao deste artigo foi a pergunta: a histria administrativa serve como subsdio para a organizao da informao arquivstica ou vice-versa? A tendncia, espontnea e imediata, responder: sim. A histria administrativa serve como subsdio para a organizao da informao arquivstica. E vice-versa. No entanto, pelo pouco que foi exposto aqui sobre o entendimento, nem sempre consensual, a respeito da histria administrativa e da organizao da informao arquivstica cabe, a meu ver, avaliar com ateno e cuidado alguns aspectos que podem ser de interesse tanto para historiadores como para arquivistas. A histria administrativa no reduto ou domnio exclusivo de historiadores, embora seja relevante o emprego de mtodos de anlise histrica para melhor compreend-la. A perspectiva de um arquivista, administrador ou legislador (geralmente considerada mais pragmtica), imbudo de um esprito crtico, pode favorecer substancialmente uma anlise histrica. A organizao dos conjuntos documentais pertencentes a um fundo e a descrio arquivstica da histria administrativa no podem se basear unicamente na legislao. Esta exprime apenas uma parte da realidade administrativa. E, s vezes, nem isso. comum, por exemplo, ao confrontar as informaes legislativas sobre um rgo pblico e os seus respectivos documentos, identificar uma srie de inconsistncias quanto nomenclatura, atribuies e alteraes do rgo, nomes e cargos dos seus titulares, perodo de atividade etc. Deve-se, portanto, imbuir-se dos mtodos e tcnicas cientficos de levantamento e anlise de fontes. A descrio consistente de informaes arquivsticas, tanto para arquivistas quanto para pesquisadores, de diferentes reas e nveis de conhecimento, que consultam documentos arquivsticos, significa, no mnimo, evitar a reproduo de informaes errneas e anlises equivocadas. Os arquivistas, em especial aqueles que possuem dupla formao, ou formao multidisciplinar, tm demonstrado interesse e preocupao em ir alm de uma abordagem instrumental da histria administrativa. O que provoca, positivamente, um refinamento dos trabalhos arquivsticos de reconstituio da gnese documental e do seu contexto. A ampliao de canais de interlocuo entre aqueles que produzem conhecimentos nas instituies arquivsticas e os que os produzem no espao acadmico pode e deve ser estimulado,
ACERVO , RIO DE JANEIRO , V .

25 , N 2 , P . 92 - 103 , JUL . / DEZ . 2012 P . 101

a fim de enriquecer reciprocamente os saberes constitudos nas instituies arquivsticas e nas universidades. A preocupao com a memria administrativa, com o percurso, a evoluo e as transformaes das entidades produtoras de arquivos e das suas funes ocorre geralmente a posteriori, quando elas j deixaram de existir ou j no possvel saber ao certo a sua origem, num jogo de quebra-cabea onde difcil recompor todas as peas, pois justamente se depende da preservao e organizao de documentos que as identifiquem. Neste sentido, importante que os arquivistas no se ocupem to somente da identificao e descrio dos produtores de arquivos e das suas funes, mas que possam imaginar e viabilizar institucionalmente, junto a outros profissionais, propostas de normalizao administrativa para evitar, futuramente, o enorme esforo dispensado na recuperao e disponibilizao de informaes. Por fim, sem a pretenso de esgotar os temas aqui tratados, possvel estabelecer novos dilogos entre histria e arquivologia, numa fase em que ambas se encontram em graus diferentes de maturidade institucional e epistemolgica, mas capazes de contribuir reciprocamente, e com mais recursos tericos e metodolgicos, para o conhecimento da histria administrativa. E as duas, cabe lembrar, pela sua prpria natureza, podem se beneficiar da interdisciplinaridade, que longe de constituir um conhecimento totalizante que aboliria as delimitaes e diferenas internas de cada uma delas, pode ser o encontro de novos objetos tericos em meio s disciplinas prvias e aplicao tecnolgica para resoluo de problemas empricos complexos. Mas para dar conta de problemas complexos preciso desenvolver tambm um conhecimento complexo. E essa complexificao do conhecimento, de acordo com Morin e Kern (1995), est inseparavelmente ligada a uma reforma do pensamento, entendida como o desenvolvimento de um conhecimento complexo e contextualizado. E para um pensamento contextual, preciso buscar a inseparabilidade e a inter-retroao entre todo fenmeno e o seu contexto, e de todo contexto com o contexto planetrio (Morin; Kern, 1995, p. 165). Ou seja, reconhecer que os problemas so interdependentes e a causalidade cclica.

Referncias bibliogrficas CABRAL, Dilma. A importncia da histria administrativa no tratamento da informao pblica. SEMINRIO A GESTO DE DOCUMENTOS ARQUIVSTICOS NA ADMINISTRAO PBLICA FEDERAL, 3., 22-24 de junho de 2010, Braslia. COUTURE, Carol; MARTINEAU, Jocelyne; DUCHARME, Daniel. A formao e a pesquisa em arquivstica no mundo contemporneo. Braslia: FINATEC, 1999. DELACROIX, Christian; DOSSE, Franois; GARCIA, Patrick. As correntes histricas na Frana: sculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
P.

102

JUL . / DEZ .

2012

FOLLARI, Roberto. Interdisciplinaridad: los avatares de la ideologia. Azcapotzalco (Mexico): Universidad Autonoma Metropolitana, 1982. FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e cincia da informao. Rio de Janeiro: FGV, 2005. GOMES, ngela de Castro. Poltica: histria, cincia, cultura etc. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 59-84, 1996. JARDIM, Jos Maria. A pesquisa como um fator institucionalizante da arquivologia enquanto campo cientfico no Brasil. In: MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg. A formao e a pesquisa em arquivologia nas universidades pblicas brasileiras: I Reunio Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Braslia: Thesaurus, 2011. MEDEIROS, Nilcia Lage; NODARE, Thas; ARAJO, Carlos Alberto vila. As relaes do conhecimento produzido na rea de arquivologia com a cincia da informao. CI. INF., Braslia, DF, v. 39, n. 2, p. 44-53, maio/ago. 2010. MORIN, Edgar; KERN, A. B. Terra-Ptria. Porto Alegre: Sulina, 1995. RIBEIRO, Fernanda. A arquivstica como disciplina aplicada no campo da cincia da informao. Perspectivas em Gesto & Conhecimento, Joo Pessoa, v. 1, n. 1, p. 59-73, jan./jun. 2011. Disponvel em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc>. Acesso em: 12 jul. 2012. RONCAGLIO, Cynthia. Histria administrativa do Paran (1853-1947): criao, competncias e alteraes das unidades administrativas da provncia e do estado. Curitiba: Imprensa Oficial; DEAP, 2000. ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivstica. Trad. de Magda Bigote de Figueiredo. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1998. SALLUM JNIOR, Braslio. Histria administrativa: polticas pblicas e regimes polticos. Cadernos Fundap, So Paulo, ano 5, n. 9, p. 4-10, maio 1985. SILVA, Srgio Conde de Albite. A preservao da informao arquivstica governamental nas polticas pblicas do Brasil. Rio de Janeiro: AAB; FAPERJ, 2008. SOUZA, Ktia Isabelli Melo de. Arquivista: visibilidade profissional: formao, associativismo e mercado de trabalho. Braslia: Starprint, 2011. TESSITORE, Viviane. Histria administrativa: a chave para os arquivos pblicos. Arquivo & Histria, Rio de Janeiro, n. 2, p. 33-46, 1996.
Recebido em 11/9/2012 Aprovado em 25/10/2012

ACERVO , RIO DE JANEIRO , V .

25 , N 2 , P . 92 - 103 , JUL . / DEZ . 2012 P . 103

Das könnte Ihnen auch gefallen