Sie sind auf Seite 1von 4

O QUE OS MAGOS PODEM NOS ENSINAR NO NATAL MATEUS 2.

1-11

Entrarei em Tua presena, com sacrifcios de louvor; Com canes eu Te exaltarei; Bendito seja o Senhor.

Os magos vindos do Oriente demonstraram o desejo de encontrar o rei dos judeus (v.2). Eles eram astrlogos estrangeiros, homens que conheciam os movimentos dos astros, dos tempos e das eras. A BV os chama de sbios das terras do Oriente; a NTLH, alguns homens que estudavam as estrelas.

I PRIMEIRO, O DESEJO DE SABER ONDE ENCONTR-LO (V.2) 1. Eles chegaram apavorando o reinado de Herodes (v.3), porque eles estavam procurando o rei dos judeus (v.2). 2. Os sbios perceberam que havia no espao algo diferente, algo especial; tratava-se de uma estrela singular, diferente de todas as j conhecidas e catalogadas. Poderia ser uma supernova, um cometa. Virglio, em Eneida, escreveu: uma estrela que conduz um meteoro voou com muita luz (NCBSJ). 3. Os sbios ligam a estrela ao menino nascido: do Oriente vimos a sua estrela. 4. Os magos viram e no se acomodaram; viram e quiseram contemplar a razo daquela estrela especial. Eles disseram: vimos e viemos.
1

5. Mesmo sendo sbios seguidores de estrelas, eles erraram em 10 Km o local do nascimento do menino. E naquela acha no acha o menino, toda a Jerusalm entrou em polvorosa (v.3). Foi preciso ento reunir os principais sacerdotes e escribas para lerem nas Escrituras o lugar exato do nascimento do menino. 6. Os sbios magos precisaram do auxlio dos sbios nas Escrituras. Depois de pesquisarem na memria e nos livros, encontraram o que escrevera um profeta. um texto maravilhoso, que deve ser recitado em voz alta (v.6 = Mq 5.2). 7. A pergunta : Quanto de esforo ns temos empenhado para encontrar Jesus?

II SEGUNDO, O DESEJO DE ADOR-LO (V.2) 1. Encontrar o menino rei dos judeus tinha uma razo especial para os sbios do Oriente; no queriam encontrar por encontrar, mas queriam encontrar o menino para ador-lo. 2. Aqueles homens deixaram a sua terra, casa, famlia e obrigaes, para se deslocarem para to distante; isso no era sem razo. Eles no saram daqui para ali; no atravessaram a rua. 3. O Novo Comentrio Bblico So Jernimo diz que eles poderiam ser da Prsia, da Sria Oriental, ou mesmo da Arbia. Na verdade, eles viajaram muito mais do que ns precisamos para chegar at a igreja. 4. Havia ainda outro homem que expressou o desejo de adorar o menino; mas esse homem no era sincero. Herodes deve ter feito muito esforo e teatro para dizer: Quando o achardes, participai-mo, para que tambm eu v e o adore (v.8).
2

5. Eles deixaram Herodes pra l e partiram para o lugar indicado pela profecia. Eles e a estrela se encaminhavam para o lugar onde havia de nascer o menino (v.9). A estrela parou ali, sobre a casa (no mais a manjedoura). Aqueles magos seguidores de estrelas viram que a estrela estava parada sobre a casa e regozijaram-se com grande alegria (v.10). BV: A alegria deles foi imensa. 6. Eles deixaram o clima pesado do palcio de Herodes e adentraram-se na casa onde havia intensa alegria. Eles deixaram o lugar que representava as trevas e entraram onde estava a luz. 7. Na casa onde Jesus est h alegria intensa; o nosso corao a casa de Jesus. Jesus a nossa alegria.

III TERCEIRO, CUMPRINDO AS MOTIVAES DO CORAO (V.11). 1. Que santa emoo, que sensao de misso cumprida, que alegria em no precisar levar de volta os presentes! 2. Aqueles sbios entraram na casa para adorar. Mas eles no puderam ficar de p diante do menino Jesus; ento, reverentemente se ajoelharam para ador-lo. 3. Acredito que ainda reverentemente, abriram seus tesouros (BV). Ainda reverentemente lhe deram presentes. Os magos estavam cheios de alegria e de presentes para o menino Jesus. 4. No eram presentes quaisquer; havia neles muita simbologia. A Bblia Anotada traz que os primeiros pais da igreja entendiam o ouro como smbolo da divindade de Jesus; o incenso, da Sua pureza; e a mirra, de Sua morte. O ouro, tambm a sua realeza (Shedd).
3

5. Mas, penso que, quem foi presenteado foram os trs magos. Eles cumpriram as motivaes dos seus coraes. 6. Acontece assim ainda hoje; por mais que presenteamos, ns somos os presenteados pelo nascimento de Jesus.

CONCLUSO Aprendemos com os magos do Oriente que nenhum esforo bastante para ter um encontro com Jesus. Aprendemos que na casa que Jesus est lugar de intenso jbilo. Aprendemos que, ao encontr-Lo, ou sermos encontrados por Ele, devemos nos prostrar em adorao. Aprendemos que por mais que tenhamos a dar, quem sai da casa tendo recebido muito somos ns mesmos. Amm.

Pr. Eli da Rocha Silva 22/12/2013 Igreja Batista em Jd Helena - Itaquera

Das könnte Ihnen auch gefallen