Sie sind auf Seite 1von 13

LINGUAGEM E AVALIATIVIDADE: UMA RELAO DIALGICA

Sara Regina Scotta Cabral (ULBRA)

RESUMO: Martin e White (2005) desenvolveram a Teoria da ( Appraisal System), que diz respeito metafuno interpessoal da linguagem, e instanciada por sentidos de Atitude, Engajamento e Gradao nos eventos comunicativos. Com este artigo pretendemos fazer uma breve introduo de alguns conceitos dessa teoria, de modo a ser usada como um texto inicial para aqueles que desejam estudar os sentidos pelos quais a linguagem expressa julgamentos, afeio, concordncia ou rejeio ao mundo, aos seres, aos comportamentos e mesmo s idias de outrem. Aps apresentarmos os principais conceitos da Teoria da Avaliatividade, analisamos um pequeno texto, a ttulo de exemplo. Os resultados podem ajudar a compreender como as opinies e emoes so instanciadas em um texto. PALAVRAS-CHAVE: gramtica sistmico-funcional, metafuno interpessoal.

INTRODUO A linguagem possibilita um nmero muito grande de recursos atravs dos quais a opinio pode ser expressa em termos de emoo, atitude, certeza ou dvida. Biber et al. (1999, p. 996) afirmam que, alm do contedo proposicional comunicativo, falantes e escritores tambm expressam

sentimentos, atitudes, julgamentos, avaliaes; ou seja, eles expressam uma opinio. Esses significados, uma vez que escapam metafuno experiencial, envolvem mais diretamente a metafuno interpessoal (HALLIDAY, 1994). Tendo em vista tal constatao, Jim Martin, professor da universidade de Sydney, e Peter White, especialista em discurso miditico, desenvolveram, nos anos 90, uma teoria Appraisal System -, baseada na semntica do discurso. No Brasil, a teoria tem sido chamada por alguns de teoria da da . Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos importantes da Teoria da Avaliatividade e, desse modo, servir de ponto de partida queles interessados em examinar mais detidamente os pressupostos. Para tal, inicialmente situamos os estudos de Avaliatividade dentro da gramtica sistmico-funcional e apresentamos um breve histrico das pesquisas de onde

derivou a teoria de Martin e White (2005). Logo aps, localizamos a Avaliatividade no campo da semntica do discurso e apontamos as reas nas quais incidem os marcadores de avaliao. Por fim, fazemos uma pequena anlise de um texto jornalstico, de autoria de Ilimar Franco e publicado no jornal O Globo, em 2004, a ttulo de exemplificao.

REVISANDO OS ESTUDOS INICIAIS SOBRE AVALIATIVIDADE Ao pensarmos em avaliao como um termo de sentido a mplo que cobre uma larga rea de investigao em linguagem, um nmero significativo de pesquisas tem desenvolvido abordagens nessa direo: estudos sobre afeto (OCHS, 19891; OCHS e SCHIEFFLEN, 1989; HAVILAND, 1989; BESNIER, 1989; BIBER e FINEGAN, 1989; THOMPSON E HUNSTON, 1999), estudos sobre evidencialidade (HAVILAND, 1989; BIBER E FINEGAN, 1989; CHAFE e NICHOLS, 1986; PRECHT, 2003), opinio (PRECHT, 2003, 2007; WHITE, 2003) e modalidade (HALLIDAY, 1994; WHITE, 2003). Biber et al. (1999) apontam o posicionamento (stance) como a expresso de emoes, atitudes, julgamentos de valor e avaliaes. Esse conceito tem sido caracterizado por White (2003) como a voz do falante ou do escritor, o que lhe atribui uma forte natureza dialgica. J para Precht (2007), os posicionamentos so usados para comunicar informaes extraconceituais. Pesquisa realizada por Precht (2003) revelou que os modos de expressar o posicionamento evidencialidade e afeto esto intimamente relacionados a fatores culturais, e emitir uma opinio torna-se um ato de socializao. Apesar de a linguagem permitir um nmero ilimitado de opes para exprimir a opinio, as pessoas so culturalmente programadas para usar um conjunto muito limitado, muito especfico dessas opes (p. 240), cuja expresso tambm ajustada ao contexto e audincia.

Duas revistas constituem importantes publicaes em relao aos estudos que derivaram a Teoria da Avaliatividade: o primeiro o volume 9 da revista Text (1989), editado por Eleanor Ochs, intitulado The pragmatics of affect. O segundo foi editado por Macken-Horarik e pelo prprio Jim Martin, e se intitula Negotiating heteroglossia: social perspectives on evaluation revista Text, v. 23 (2), p. 171-181, 2003.

Thompson e Hunston (1999) defendem que, lexicalmente, os itens que claramente revelam a avaliao do autor so adjetivos, advrbios, nomes e verbos. Muitos nomes e adjetivos so usados para descrever pessoas, coisas ou situaes e, ao mesmo tempo em que revelam informaes, tambm revelam aprovao ou desaprovao por parte do escritor (por exemplo, execuo, assassinato, tragdia, barbrie; assassino, brbaro, matador). Ao utilizarmos programas de computador na anlise de corpora variados, a ferramenta concordncia pode estabelecer contextos de avaliao positiva ou negativa em que tais vocbulos esto presentes a prosdia semntica. A prosdia semntica definida por Channell como um fenmeno de co-ocorrncia (ou colocacional) em que uma palavra ou sintagma pode ocorrer mais freqentemente no contexto com outras palavras ou sintagmas, que so predominantemente positivos ou negativos em sua orientao avaliativa (CHANNELL, 1999, p. 38). Na seqncia de publicaes sobre a avaliao na linguagem, est a obra de Martin e White, de 2005, que se desenvolveu no interior da gramtica sistmico-funcional de base hallidayana. Os autores propem trabalhar com o termo superordenado avaliatividade, para reunir os conceitos de atitude, engajamento e gradao (a serem discutidos), denominado em ingls appraisal.

SITUANDO A TEORIA DA AVALIATIVIDADE Martin e White (2005) perceberam que apenas os itens

lexicogramaticais por si s nem sempre do conta de todos os significados de um texto em um determinado contexto. Os autores observaram que, muitas vezes, necessrio que se analise a relao que tais itens mantm entre si em um texto, de modo que o foco da anlise incida sobre pores maiores da orao, especialmente na combinao que apresentam entre si. Por exemplo, nem sempre o julgamento do locutor se expressa atravs de adjetivos, como em O poltico idneo, mas muitas vezes atravs de processos (O poltico agrediu o reprter) ou mesmo atravs da colocao dos termos na orao (O

poltico disse que o candidato adversrio no podia competir com ele em idoneidade). A partir da, foi necessrio eleger uma instanciao maior para a anlise dos aspectos avaliativos presentes em qualquer evento comunicativo. Martin e White (2005) propem um sistema Appraisal System -, localizado em um terceiro ciclo de codificao a Semntica do Discurso (Figura 1). Os autores argumentam que possvel encontrar, no texto, elementos que comprovem sentimentos e valores postos de uma comunidade, de modo a demonstrar emoes, gostos e avaliaes normativas. Assim, valorar diz respeito a usar a modalidade epistmica, a evidencialidade e a intensificao.

negociao semntica do discurso envolvimento avaliatividade

lexicogramtica

fonologia/grafologia

Fonte: Martin e White, 2005 (adaptado) Figura 1 Os ciclos de codificao da linguagem

A Avaliatividade, segundo Martin e White (2005, p. 33), complementa a negociao entre os participantes, ao enfocar aspectos interativos do discurso, funes de fala e estrutura de troca. A negociao diz respeito a proposies ou a propostas (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004) utilizadas pelos participantes. J o envolvimento, terceiro aspecto da Semntica do Discurso, complementa a Avaliatividade ao enfocar recursos no-graduveis para negociar as relaes interpessoais, especialmente a solidariedade (ex.: interjeies, recursos lexicais que sinalizam afiliao a grupos, grias, linguagem tcnica, etc.).

A Teoria da Avaliatividade (Appraisal), construda por pesquisadores da Escola de Sydney, tem sua afiliao terica no construcionismo social de Harr (1998)2 e nas perspectivas transculturais da avaliao (LUTZ E ABU-LUGHOD, 1990)3. Valorar atravs da linguagem, para Martin e White (2005 e www.grammatics.com/appraisal) cumpre trs funes principais: demonstrar o posicionamento atitudinal do autor/falante frente a comportamentos e eventos/coisas concretas, atravs do elogio ou da censura; expor, atravs da aceitao do posicionamento de outrem ou mesmo da contraposio a ele (procedimentos de ordem intertextual), seu prprio posicionamento, ou mesmo manter-se neutro; explicitar os recursos dialgicos utilizados para estabelecer as relaes interpessoais entre autor e leitor, atravs da antecipao ou da resposta a indagaes do leitor/ouvinte. Como os objetivos da Teoria da Avaliatividade surgem da relao existente entre os participantes do evento comunicativo e da manifestao da opinio, do sentimento, do posicionamento do locutor em relao ao outro, aos fatos, aos objetos do mundo, ao estado de coisas, Martin e White situam-na como um sistema que tem sua origem dentro da metafuno interpessoal.

EXPONDO A TEORIA DA AVALIATIVIDADE O sistema proposto por Martin e White (2005) bastante complexo e abrange trs subsistemas, que so posteriormente tambm subdivididos: (1) Atitude, (2) Engajamento e (3) Gradao. A Atitude diz respeito a sentimentos e a julgamentos que o locutor faz em relao ao mundo que o cerca. O Engajamento refere-se adeso ou no do autor ao dizer do outro e a Gradao tem a ver com a intensificao ou a mitigao dos significados manifestados nos outros dois subsistemas.
2

Rom Harr, representante da Psicologia Discursiva, ramo da Psicologia Social, publicou a obra The singular self: an introduction to the psychogy of personhood (1998), demarcando sua afiliao ao construcionismo social. 3 Catherine Lutz antroploga. Juntamente com Abu-Lughod, organizou uma coletnea de concepo euro-americana, (Language and the politics of emotions, 1990) sobre as emoes (etnopsicologia) em que a oposio-chave se realiza entre emoo e pensamento.

(1) Atitude A Atitude dividida em trs regies de significado: Afeto, Julgamento e Apreciao. O Afeto diz respeito a sentimentos positivos e negativos que demonstramos atravs da linguagem. Lexicogramaticalmente, pode manifestarse atravs de atributos (feliz, abatido), de processos mentais ou comportamentais (entristecer, chorar) e mesmo atravs de circunstancializadores (felizmente, agradavelmente). O Julgamento refere-se a posies adotadas em relao ao

comportamento de pessoas. A aprovao ou a reprovao da atitude de outrem pode situar-se em uma das duas categorias: a Estima Social e a Sano Social. A Estima Social diz respeito s relaes cotidianas entre as pessoas, e se realiza em termos de comportamentos de normalidade (quo freqente um comportamento ), capacidade (quo capaz uma pessoa ) e tenacidade (quo persistente ou resoluto algum ). Tais julgamentos so comuns em fofocas, conversas informais, piadas, narrativas do dia-a-dia, e so evidentes na linguagem oral. A Sano Social, pelo contrrio, tem a ver com normas e padres rgidos estabelecidos nos grupos, geralmente fixados por legislao, preceitos morais ou religiosos. Diz respeito a veracidade (quo verdadeiro ou confivel algum ) e a propriedade (quo tico algum ). A Apreciao difere do Julgamento na medida em que se refere a opinies quanto a objetos, instrumentos, produtos ou mesmo elementos naturais, sob o ponto de vista da esttica, da composio ou do valor (bonito, simtrico, valioso).

(2) Engajamento Martin e White (2005) baseiam o Engajamento nos conceitos bakhtinianos de dialogia (BAKHTIN, 1999) e heteroglossia4, pelos quais toda a

A heteroglossia definida por Bakhtin (1981, p. 428) como a condio bsica que governa a operao de sentido em qualquer uso da linguagem. o que concede a primazia do contexto sobre o texto. Para Bakhtin, uma linguagem sempre uma imagem criada pelo ponto de vista de outra linguagem. por esse vis que se pode falar em heteroglossia e, conseqentemente, em dialogia de linguagens. O discurso alheio, ao integrar a cadeia discursiva, reprocessado, provocando deslocamentos, mas no pode ser

comunicao verbal dialgica na medida em que falar ou escrever sempre feito para revelar a influncia de outrem, referir-se a ele, ou indicar de alguma maneira o que foi dito ou escrito anteriormente. Alm disso, a comunicao verbal antecipa simultaneamente as respostas dos atuais, potenciais ou imaginados leitores. O Engajamento pode realizar-se atravs de duas formas: (a) pela expanso dialgica ou (b) pela contrao dialgica. Atravs da expanso dialgica, o locutor demonstra adeso (s) outra(s) voz(es) presente(s) no texto, ao passo que, atravs da contrao, ele fecha o espao dialgico para outras posies. A expanso dialgica (a) pode, ainda, realizar-se atravs de dois subsistemas: Entretenimento e Atribuio. Como Entretenimento, os autores definem a voz do locutor como uma dentre as demais vozes, a elas misturada, presentes no texto. A modalidade o recurso gramatical mais usado neste caso. Como Atribuio, Martin e White (2005) apontam a indicao da voz do outro no texto do autor, de modo a interagir (Conhecimento; por exemplo: dizer, acreditar, de acordo com) ou a se distanciar (Distanciamento; por exemplo: dizem que, X solicita que) do que o outro diz. J a contrao dialgica tambm apresenta dois significados: a Discordncia e a Proclamao. Ao discordar, o produtor do texto claramante nega ou se ope voz do outro, enquanto que, ao proclamar, isso acontece de forma indireta. Dois subsistemas fazem parte da Discordncia: a Negao e a Contra-Argumentao. Na primeira, a opinio do locutor se ope da voz citada, ou negando-a, em caso de ela ser positiva, ou positivando-a, em caso de ela ser negativa. Na Contra-Argumentao, prevalece a noo de concesso, em que itens lexicogramaticais como embora, mas, apesar de so freqentes. A Proclamao, por sua vez, realiza-se atravs da concordncia (o autor demonstra concordar com a proposio a ser projetada: naturalmente, obviamente), do endossamento (a proposio do outro considerada vlida ou correta; por exemplo: X tem demonstrado que, X tem mostrado que) e do
ignorado como discurso do outro, tal como a bivocalidade da palavra alheia incorporada (MACHADO, 2005, p. 162). O discurso alheio passa a ter, assim, uma dupla expressividade a alheia e a do enunciado.

pronunciamento (h nfase ou interveno explcitas do autor na proposio de outrem; por exemplo: no h dvida de que, a verdade que).

(3) Gradao O terceiro subsistema a Gradao refere-se forma de intensificao ou mitigao dos significados experienciais apresentados nos dois primeiros sistemas. O locutor, aqui, utiliza escalas de avaliao, em termos de tamanho, fora, vigor, etc. Dois eixos compem a Gradao: a Fora e o Foco. A Fora refere-se a categorias que indicam intensidade ou quantidade e realiza-se atravs de itens lexicais que denotam intensificao (muito, mais, menos, bastante, pouco, etc.) ou que denotam quantificao (poucos, vrios, uma grande quantidade de, etc.). O Foco diz respeito a categorias no passveis de graduao e se referem classificao prototpica dos seres ou comportamentos. Instancia-se em termos de preciso, em que a participao em uma categoria reforada (real, tpico), e em termos de mitigao (um tipo de, uma espcie de), em que a participao em uma categoria abrandada.

APLICANDO A TEORIA DA AVALIATIVIDADE Dentre os variados gneros textuais de que os grupos humanos fazem uso, encontram-se alguns que apresentam mais evidncias de Avaliatividade que outros, como o caso das colunas de opinio presente nos jornais e nas revistas. A fim de aplicarmos os conceitos de Martin e White (2005), escolhemos um pequeno texto, para amostragem, escrito por Ilimar Franco em sua coluna de O Globo, e publicado em 10 de maio de 2004, por ocasio do episdio Larry Rohter5. Inicialmente apresentamos o texto escolhido e, logo aps, indicamos,

O episdio Larry Rohter assim ficou conhecido em virtude de uma reportagem publicada pelo jornalista americano no The New York Times, em 09 de maio de 2004, sugerindo que o Presidente brasileiro, sr. Lus Incio Lula da Silva, possua hbitos etlicos, o que estaria comprometendo a governabilidade do pas. A ntegra da reportagem pode ser lida em http://www.nytimes.com/2004/05/09/international/americas/09lula.html.

atravs de sublinhas, as ocorrncias de Atitude (uma linha), Engajamento (duas linhas) e Gradao (pontilhados) utilizadas pelo autor do texto. Gushiken reage ao New York Times Ilimar Franco grande o mal-estar no governo com a reportagem do jornal americano Hbito de beber do lder brasileiro torna-se preocupao nacional. O assunto foi tratado, na noite de sbado, pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, pelo secretrio-geral da Presidncia, Luiz Dulci, pelo ministro da Coordenao Poltica, Aldo Rebelo e pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na festa de aniversrio do secretrio de Comunicao, Luiz Gushiken. A reportagem azedou a festa. Ontem, Gushiken no poupava crticas reportagem, qualificando-a de leviana, irresponsvel e afirmando que ela se situa nas fronteiras da calnia e da difamao. O jornalista reproduz, ao construir sua verso, a leitura de conhecida coluna semanal (cuja natureza de no considerar o rigor factual, e sim a livre opinio do autor), antigas declaraes de um poltico adversrio do atual governo e insinuaes veiculadas num tipo de colunismo no qual o jornalismo presta-se a servir interesses pouco claros e alimentar fofocas. (O Globo, 10.05.2004)

Sentena 1. grande o mal-estar no governo com a reportagem do jornal americano Hbito de beber do lder brasileiro torna-se preocupao nacional. Marcas: - grande: Gradao: Fora: intensificao - o mal-estar: Atitude: Afeto negativo

Sentenas 2 e 3. O assunto foi tratado, na noite de sbado, pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, pelo secretrio-geral da Presidncia, Luiz Dulci, pelo ministro da Coordenao Poltica, Aldo Rebelo e pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na festa de aniversrio do secretrio de Comunicao, Luiz Gushiken. A reportagem azedou a festa.

10

Marcas: - azedou: Atitude: Afeto negativo

Sentena 4:

Ontem,

Gushiken

no poupava crticas

reportagem,

qualificando-a de leviana, irresponsvel e afirmando que ela se situa nas fronteiras da calnia e da difamao. Marcas: - no poupava crticas: Gradao: Fora: intensificao - leviana, irresponsvel: Atitude: Apreciao negativa - afirmando: Engajamento: expanso: atribuio: conhecimento - nas fronteiras da calnia e da difamao : Atitude: Julgamento: veracidade e propriedade Sentena 5: O jornalista reproduz, ao construir sua verso, a leitura de conhecida coluna semanal (cuja natureza de no considerar o rigor factual, e sim a livre opinio do autor), antigas declaraes de um poltico adversrio do atual governo e insinuaes veiculadas num tipo de colunismo no qual o jornalismo presta-se a servir interesses pouco claros e alimentar fofocas. Marcas: - reproduz: Atitude: Julgamento: propriedade - conhecida: Atitude: Apreciao negativa - cuja natureza de no considerar o rigor factual, e sim a livre opinio do autor: Engajamento: contrao: discordncia: contra-argumentao - adversrio: Atitude: Julgamento: tenacidade - insinuaes: Atitude: Julgamento: propriedade - num tipo de colunismo no qual o jornalismo presta-se a servir interesses pouco claros e alimentar fofocas: Atitude: Julgamento: propriedade

Pela anlise realizada acima, podemos observar que o autor do texto se constri como algum que se coloca na posio de observador dos acontecimentos (azedou a festa). Ao mesmo tempo, critica a reportagem do

11

jornalista Larry Rohter (usa Apreciao negativa), comparando o texto do americano com os comentrios de outro colunista (provavelmente Cludio Humberto, crtico feroz do governo Lula). Ilimar Franco, ao utilizar mais os valores de Atitude, especialmente os de Julgamento negativo, busca um leitor que concorde com o contedo opinativo do texto e, desse modo, proceda adeso de sua tese.

CONCLUSO Pretendemos, neste artigo, apresentar os principais pressupostos da Teoria da Avaliatividade de Martin e White (2005). Alm de situarmos a teoria dentro na gramtica sistmico-funcional de Halliday (1994) e Halliday e Mathiessen (2004), apresentamos um pequeno histrico dos estudos iniciais de avaliao. Por fim, utilizamo-nos de um exemplo, de modo a operacionalizar a teoria em textos que circulam no cotidiano. Concluindo, podemos afirmar que, devido complexidade da teoria ora em questo, muito h ainda que se pesquisar. A recncia do tema e as investigaes realizadas at ento dificultam uma anlise mais criteriosa e mais conclusiva em termos de Avaliatividade atravs da linguagem. Certo que a teoria tem despertado o interesse da comunidade acadmica, tendo em vista a gama de possibilidades de pesquisas que pode propiciar em gramtica sistmico-funcional.

REFERNCIAS BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. So Paulo: Hucitec, 1999. ___. The dialogic imagination: four essays. Austin: University of Texas Press, 1981. BESNIER, N. Literacy and feelings: the encoding of affect in Nukulaelae letters. In: OCHS, E. The pragmatics of affect. Text, v. 9, n. 1, p. 69-91, 1989. BIBER, D.; FINEGAN, E. Styles of stance in English: lexical and grammatical marking of evidentiality and affect. In: OCHS, E. The pragmatics of affect. Text, v. 9, n. 1, p. 93-124, 1989. BIBER et al. The Longman grammar of spoken and written English. London: Longman, 1999. CHAFE, W.; NICHOLS, J. Evidentiality: the linguistic code of epistemology. Norwood, New Jersey: Ablex, 1986.

12

CHANNELL, J. Corpus-based analysis of evaluative lexis. In: HUNSTON, S. E THOMPSON, G. Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford: Oxford University Press, 1999. FRANCO, I. Gushiken reage ao New York Times. Disponvel em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=276ASP005. Data de acesso: 30.dez. 2004. HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed. London: Routledge, 1994. ___. Part I. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, H. Language, context and text: aspects of a language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989. HALLIDAY, M. A. K. Explorations in the functions of language. London: Edward Arnold, 1973. HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Routledge, 2004. HARR, R. The singular self: an introduction to the psychology of personhood. London: Sage, 1998. HAVILAND, J. B. Sure, sure: evidence and affect. In: OCHS, E. The pragmatics of affect . Text, v. 9, n. 1, p. 27-68, 1989. HUNSTON, S. A corpus study of some English verbs of attribution. Functions of Language 2, 2: p. 133-158, 1995. LOUW, B. Irony in the text or insincerity in the writer? The diagnostic potential of semantic prosodies. In: BAKER et. al. Text and Technology, 1993) LUTZ, C.; ABU-LUGHOD, C. A. Language and the politics of emotions. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. MACHADO, I. Gneros discursivos. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: conceitoschave. So Paulo: Contexto, 2005. MACKEN-HORARIK, M.; MARTIN, J. R. Negotiating heteroglossia: social perspectives on evaluation. Text, v. 23 (2), 2003. MARTIN, J. R.; WHITE, P. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave, 2005. OCHS, E.; SCHIEFFLEN, B. Language has a heart. In: OCHS, E. The pragmatics of affect. Text, v. 9, n. 1, p. 7-25, 1989. OCHS, E. The pragmatics of affect. Text, v. 9, n. 1, p. 7-25, 1989. PAGE, R. An analysis of APPRAISAL in childbirth narratives with special consideration of gender and storytelling style. In: MACKEN-HORARIK, M.; MARTIN, J. R. Negotiating heteroglossia: social perspectives on evaluation. Text, v. 23 (2), p. 211-237, 2003. PRECHT, K. Gender differences and similarities in stance in informal American conversation. Disponvel em http://www.kprecht.net/Mywordk/Precht%20Gender%202006.pdf> Acesso em 02 fev. 2007. PRECHT, K. Stance moods in spoken English: evidentiality and affect in British and American conversation. In: MACKEN-HORARIK, M.; MARTIN, J. R. Negotiating heteroglossia: social perspectives on evaluation. Text, v. 23 (2), p. 239-257, 2003. ROHTER, L. Brazilian leaders tippling becomes national concern. The New York Times. New York, 09. maio. 2004. Disponvel em:

13

http://www.nytimes.com/2004/05/09/international/americas/09lula.html. Acesso em 30. maio. 2004. SINCLAIR, J. Corpus, concordance, collocation. Oxford: Oxford University Press, 1991. STUBBS, M.Collocation and semantic profiles: on the cause of the trouble with quantitative studies. Functions of Language 2, 1:23-25), 1995. THOMPSON, G. e HUNSTON, S. Evaluation: an introduction. In: HUNSTON, S.; THOMPSON, G. Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford: Oxford University Press, 1999. WHITE, P. R. R. Beyond modality and hedging: a dialogic view of the language of intersubjective stance. In: MACKEN-HORARIK, M.; MARTIN, J. R. Negotiating heteroglossia: social perspectives on evaluation. Text, v. 23 (2), p. 259-284, 2003. www.grammatics.com/appraisal

Das könnte Ihnen auch gefallen