Sie sind auf Seite 1von 46

APONTAMENTOS DE CULTURA CLSSICA I

Homero
Como disse Plato, Homero foi, no mais pleno sentido, o educador da Grcia.

O nome de Homero (gr. ), o mais antigo e respeitado poeta da Grcia Antiga, est vinculado h mais de 2.500 anos Ilada e Odisseia. No h nenhuma evidncia, no entanto, de que ele tenha realmente existido ou de que tenha escrito qualquer uma das duas epopias, tradicionalmente chamadas de poemas homricos. Segundo Herdoto (-484/-425), Homero teria vivido 400 anos antes dele (Hdt. 2.53). Estudos recentes, porm, situam a data de composio da Ilada e da Odisseia no fim da Idade das Trevas (c. -750) ou no incio do Perodo Arcaico (-750/-713). O uso predominante do dialeto inico sugere que o autor dos poemas veio provavelmente da Inia. Que ele era um aedo cego nascido especificamente em Quios ou em outro lugar da regio e se chamava Homero, porm, no tem qualquer comprovao histrica. No so confiveis, igualmente, as numerosas "Vidas" (lat. Vitae) de Homero que proliferaram na Antiguidade. As calorosas disputas que tentam esclarecer a origem da Ilada e da Odisseia desde o Perodo Helenstico compem a famosa "Questo Homrica", que pode ser resumida assim:

Seriam a Ilada e a Odisseia obra de um s poeta? Teriam sido criadas a partir da unio de vrios poemas isolados? Qual dos poemas o mais antigo? Seria "Homero" o nome atribudo a algum poeta annimo que organizou uma extensa e antiga tradio oral?

Teria sido "Homero" um poeta genial que simplesmente se baseou em temas da tradio oral de diversas pocas?

Seriam os dois poemas, como os conhecemos, modificaes tardias dos poemas originalmente compostos?

Discute-se esses itens e outros ainda at hoje... No momento, a maior parte dos eruditos parecem inclinar-se possibilidade de que os dois poemas foram escritos por duas pessoas diferentes, e que a Ilada o mais antigo dos dois. Alm da Ilada e da Odisseia, outras obras foram tradicionalmente atribudas a Homero na Antiguidade, mas sem respaldo histrico ou literrio: o Margites, poema cmico a respeito de
1

um heri trapalho; a Batracomiomaquia, pardia burlesca da Ilada que relata uma guerra fantstica entre ratos e rs, e os hinos homricos. Independentemente das numerosas questes que envolvem Homero, a poesia atribuda a ele foi profundamente reverenciada durante toda a Antiguidade e seus versos eram considerados fonte geral de sabedoria e citados constantemente por todos. Alm disso, muitos gneros literrios antigos, como por exemplo a tragdia tica, e quase toda a literatura ocidental, foi influenciada em diferentes nveis e graus pelos poemas homricos. A Eneida de Virglio (-30/-19), os Lusadas de Cames (1572) e o Ulisses de Joyce (1921) so apenas alguns dos numerosos exemplos de influncia direta.

A ilada
A Ilada (em grego antigo: , AFI: [ilis]; em grego moderno: ) um poema pico grego que narra os acontecimentos ocorridos no perodo de pouco mais de 50 dias durante o dcimo e ltimo ano da Guerra de Troia e cuja gnese radica na clera (, mnis), de Aquiles [1]. O ttulo da obra deriva de um outro nome grego para Troia, lion. A Ilada e a Odisseia so atribudas a Homero, que julga ter vivido por volta do sculo VIII a.C[1], na Jnia (lugar que hoje uma regio da Turquia), e constituem os mais antigos documentos literrios gregos (e ocidentais) que chegaram nos nossos dias. Ainda hoje, contudo, se discute a sua autoria, a existncia real de Homero, e se estas duas obras teriam sido compostas pela mesma pessoa. Ilada constituda por 15.693 versos em hexmetro dactlico, que a forma tradicional da poesia pica grega, e foi elaborada num dialeto literrio artificial do grego antigo que nunca foi de fato falado, composto de elementos de outros dialetos. Continha elementos do grego jnico, elico e outros. Considera-se que tenha a sua origem na tradio oral, ou seja, teria originalmente sido cantada pelos aedos, e s muito mais tarde os versos foram compilados numa verso escrita, no sculo VI a.C. em Atenas. O poema foi ento posteriormente dividido em 24 cantos, diviso que persiste at hoje. A diviso atribuda aos estudiosos da biblioteca de Alexandria, mas pode ser anterior.

A Ilada influenciou fortemente a cultura clssica, sendo estudada e discutida na Grcia Antiga (onde era parte da educao bsica) e, posteriormente, no Imprio Romano. Sua influncia pode ser sentida nos autores clssicos, como na Eneida, de Virglio. considerada como a "obra fundadora" da literatura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial. A Ilada passa-se durante o nono ano da guerra de Troia e trata da ira de Aquiles. A ira causada por uma disputa entre Aquiles e Agammnon, comandante dos exrcitos gregos em Tria, e consumada com a morte do heri troiano Heitor (ou Hctor), terminando com seu funeral. Embora Homero se refira a uma grande diversidade de mitos e acontecimentos prvios, que eram de amplo conhecimento dos gregos e portanto da sua plateia, a histria da guerra de Troia no contada na ntegra. Dessa forma, o conhecimento prvio da mitologia grega acerca da guerra relevante para a compreenso da obra. A guerra de Troia Os gregos antigos acreditavam que a Guerra de Troia era um fato histrico, ocorrido por volta de 1200 a.C. no perodo micnico, mas alguns estudiosos atuais tm dvidas sobre se ela de fato ocorreu. At descoberta do stio arqueolgico na Turquia, na Anatlia, acreditava-se que Troia era uma cidade mitolgica. A Guerra de Troia deu-se quando os aqueus atacaram a cidade de Troia, buscando vingar o rapto de Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau, irmo de Agammnon. Os aqueus eram os povos que hoje conhecemos como gregos, que compartilhavam uma cultura e lngua comuns, mas na poca se definiam como vrios reinos, e no como um povo uno. A lenda conta que a deusa (ninfa) do mar Ttis era desejada como esposa por Zeus e seu irmo Posdon. Porm Prometeu profetizou que o filho da deusa seria maior que seu pai. Ento os deuses resolveram d-la como esposa a Peleu, um mortal j idoso, intencionando enfraquecer o filho, que seria apenas um humano. O filho de ambos o guerreiro Aquiles. Sua me, visando fortalecer sua natureza mortal, mergulhou-o, ainda beb, nas guas do mitolgico rio Estige. As guas tornaram o heri invulnervel, exceto no calcanhar, por onde a me o segurou para o mergulhar no rio (da a famosa expresso calcanhar de Aquiles, significando ponto vulnervel). Aquiles tornou-se o mais poderoso dos guerreiros, porm, ainda era mortal. Mais tarde, sua me profetiza que ele poder escolher entre dois destinos:

lutar em Troia e alcanar a glria eterna, mas morrer jovem, ou permanecer em sua terra natal e ter uma longa vida, mas sendo logo esquecido. Para o casamento de Peleu e Ttis todos os deuses foram convidados, menos ris, ou Discrdia. Ofendida, a deusa compareceu invisvel e deixou mesa um pomo de ouro com a inscrio mais bela. As deusas [Hera], Atena e Afrodite disputaram o pomo e o ttulo de mais bela. Zeus ento ordenou que o prncipe troiano Pris, poca sendo criado como um pastor ali perto, resolvesse a disputa. Para ganhar o ttulo de mais bela, Atena ofereceu a Pris poder na batalha, Hera o poder e Afrodite o amor da mulher mais bela do mundo. Pris deu o pomo a Afrodite, ganhando assim sua proteo, porm atraindo o dio das outras duas deusas contra si e contra Troia. A mulher mais bela do mundo era Helena, filha de Zeus e Leda. Leda era casada com Tndaro, rei de Esparta. Helena possua diversos pretendentes, que incluam muitos dos maiores heris da Grcia, e o seu pai adotivo, Tndaro, hesitava tomar uma deciso em favor de um deles temendo enfurecer os outros. Finalmente um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de taca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e sua escolha, qualquer que fosse. Helena ento se casou com Menelau, que se tornou o rei de Esparta. Quando Pris foi a Esparta em misso diplomtica, se enamorou de Helena e ambos fugiram para Troia, enfurecendo Menelau. Este apelou aos antigos pretendentes de Helena, lembrando o juramento que haviam feito. Agammnon ento assumiu o comando de um exrcito de mil barcos e atravessou o mar Egeu para atacar Troia. As naus gregas desembarcaram na praia prxima a Troia e iniciaram um cerco que duraria 10 anos, custando a vida de muitos heris, de ambos os lados. Finalmente, seguindo um estratagema proposto por Odisseu, o famoso Cavalo de Troia, os gregos conseguiram invadir a cidade governada por Pramo e terminar a guerra. Personagens principais A Ilada um poema extenso e possui uma grande quantidade de personagens da mitologia grega. Homero assumia que seus ouvintes estavam familiarizados com esses mitos, o que pode causar confuso ao leitor moderno. Segue um resumo dos personagens que tomam parte na Ilada:

Os Aqueus Os gregos antigos no se definiam como "gregos" ou "Helnicos", denominao posterior, mas como "aqueus", compostos por diversos povos de diversos reinos que tinham uma lngua e cultura razoavelmente compartilhada. Os aqueus tambm so chamados de "Dnaos" por Homero.

Aquiles: lder dos mirmides (mirmdones), heri e melhor de todos os guerreiros, filho da deusa marinha Ttis e do mortal rei Peleu. Sua ira o tema central da Ilada. Vinga a morte do amigo Ptroclo matando Heitor em um duelo um a um.

Agammnon: Rei de Micenas e comandante supremo dos aqueus, sua atitude de tomar a escrava Briseis de Aquiles o estopim do desentendimento entre eles.

Ptroclo: Amigo de Aquiles. Alguns argumentam que h envolvimento ntimo entre Aquiles e Ptroclo, o que foi, no entanto, refutado por Scrates, no Dilogo Fedro, citando passagens da Ilada que dizem que Aquiles e Ptroclo dormiam em leitos separados, cada um com sua respectiva concubina. Foi morto por Heitor enquanto fingia ser Aquiles.

Odisseu (Ulisses): Rei de taca, considerado astuto, ou ardiloso. Frequentemente faz o papel de embaixador entre Aquiles e Agammnon. Foi ele que teve a ideia de fazer uma armadilha aos troianos. o personagem principal de Odisseia, tambm atribudo a Homero em que narrada a volta de Odisseu a taca

Calcas Testordes: Poderoso vidente que guia os aqueus. Foi ele que predisse que a guerra duraria 10 anos, que era preciso devolver Briseis (Briseida) ao pai e muitas outras coisas.

jax, Nestor, Idomeneu: Reis e heris gregos, que comandavam exrcitos de seus reinos sob a superviso geral de Agammnon.

Diomedes: Prncipe de Argos, comandava a frota de navios de seu reino. Heri valente que participou ativamente do cerco, da pilhagem e do saque de Troia

Menelau: Rei de Esparta, marido de Helena e irmo mais novo de Agammnon.

Os Troianos e seus aliados

Heitor, ou Hctor: Prncipe de Troia, filho de Pramo e irmo de Pris. o melhor guerreiro troiano, heri valoroso que combate para defender sua cidade e sua famlia. Lder dos exrcitos troianos. Mata Ptroclo em uma batalha achando que ele era Aquiles porque usava sua armadura, escudo e espada sem mencionar a semelhana fsica entre os dois. Morto por Aquiles em um duelo.

Pramo: rei de Tria, j idoso, portanto quem comanda de fato a luta seu filho, Heitor.

Pris: Prncipe de Troia, sua fuga com Helena a causa da guerra. sua a flecha que finalmente mata Aquiles, acertando-o no calcanhar.

Eneias: Primo de Heitor e seu principal tenente. o personagem principal da Eneida, obra mxima do poeta latino Virglio.

Helena: Esposa de Pris, antes casada com Menelau, e piv da guerra. Com a queda de Troia volta para Esparta e para Menelau.

Andrmaca: Esposa de Heitor, de quem tinha um filho beb, Astanax. Briseis (Briseida): Prima de Heitor e Pris, capturada pelos aqueus, se torna escrava de Aquiles e acaba se apaixonando por ele e vice-versa.

Os deuses Os deuses gregos tomam parte ativa na trama, envolvendo-se na batalha e ajudando ambos os lados. Notadamente temos Ttis (me de Aquiles) Apolo, Zeus, Hera, Atena, Posidon, Afrodite, Ares e Pon. Os Troianos e seus aliados

Heitor,: Prncipe de Troia, filho de Pramo e irmo de Pris. o melhor guerreiro troiano, heri valoroso que combate para defender sua cidade e sua famlia. Lder dos exrcitos troianos. Mata Ptroclo em uma batalha achando que ele era Aquiles porque usava sua armadura, escudo e espada sem mencionar a semelhana fsica entre os dois. Morto por Aquiles em um duelo.

Pramo: rei de Tria, j idoso, portanto quem comanda de fato a luta seu filho, Heitor.

Pris: Prncipe de Troia, sua fuga com Helena a causa da guerra. sua a flecha que finalmente mata Aquiles, acertando-o no calcanhar.

Eneias: Primo de Heitor e seu principal tenente. o personagem principal da Eneida, obra mxima do poeta latino Virglio.

Helena: Esposa de Pris, antes casada com Menelau, e piv da guerra. Com a queda de Troia volta para Esparta e para Menelau.

Andrmaca: Esposa de Heitor, de quem tinha um filho beb, Astanax. Briseis (Briseida): Prima de Heitor e Pris, capturada pelos aqueus, se torna escrava de Aquiles e acaba se apaixonando por ele e vice-versa.

Os deuses Os deuses gregos tomam parte ativa na trama, envolvendo-se na batalha e ajudando ambos os lados. Notadamente temos Ttis (me de Aquiles) Apolo, Zeus, Hera, Atena, Posidon, Afrodite, Ares e Pon.

Resumo do poema
No dcimo ano do cerco a Troia, h um desentendimento entre as foras dos aqueus, comandadas por Agammnon. Ao dividirem os esplios de uma conquista, o comandante aqueu fica, entre outros prmios, com uma moa chamada Criseida, enquanto, que a Aquiles cabe outra bela jovem, Briseis (Briseida). Criseida era filha de Crises, sacerdote do deus Apolo, e este pede a Agammnon que lhe restitua a filha em troca de um resgate. O chefe aqueu recusa a troca, e o pai ofendido pede ajuda a seu deus. Apolo passa ento a castigar os aqueus com a peste. Quando forado a devolver Criseida ao pai para aplacar o castigo divino, Agammnon toma a Aquiles sua Briseis, como forma de compensao e afronta a Aquiles. Este, ofendido, se retira da guerra junto com seus valentes Mirmides. Aquiles pede ento a sua divina me que interceda junto a Zeus, rogando-lhe para que favorea aos troianos, como castigo pela ofensa de Agammnon. Ttis consegue a promessa de Zeus de que ajudar aos troianos, a despeito da preferncia de sua esposa, Hera, pelo lado aqueu.

Ento Zeus manda a Agammnon, atravs de Oneiros, um sonho incitando-o a atacar Troia sem as foras de Aquiles. Agammnon resolve testar a disposio de seu exrcito. A tentativa por pouco no termina em revolta generalizada, incitada pelo insolente Tersites. A rebelio s evitada graas decisiva interveno de Odisseu, que fustiga Tersites e lembra a profecia de Calcas de que lion cairia no dcimo ano do cerco. Os dois exrcitos perfilam-se no campo de batalha, diante de Troia. Pris, prncipe de Troia, se adianta, mas logo recua ao ver Menelau, de quem roubara a esposa causando a guerra. Menelau o insulta e Pris responde propondo um duelo entre ambos. Os aqueus respondem com agresses, porm seu irmo Heitor, o maior heri troiano, reitera o desafio, propondo que o destino da guerra seja decidido numa luta entre Menelau e Pris. Menelau aceita, exigindo juramento de sangue sobre o pacto de respeitar o resultado do duelo. Enquanto os preparativos so feitos, Helena se junta a Pramo, rei de Troia, no alto de uma torre para observar a contenda. Ela apresenta os maiores comandantes gregos, apontando-os para Pramo. O duelo tem incio e Menelau leva vantagem. Quando est para derrotar Pris, Afrodite intervm e o retira da batalha envolto em nvoa, levando-o ao encontro de Helena. Agammnon declara ento que Menelau venceu a disputa e exige a entrega de Helena e pagamento do resgate. Porm Hera e Atena protestam junto a Zeus, pedindo a continuidade da guerra at a destruio de Tria. Zeus cede em troca da no interveno de Hera caso deseje destruir uma cidade protegida por ela. Atena ento desce entre as tropas troianas e convence Pndaro, arqueiro troiano, a disparar contra Menelau, ferindo-o e rompendo o pacto com os gregos. O exrcito troiano avana, e Agammnon incita os aqueus ao combate. Tem lugar ento uma luta violenta, na qual os gregos comeam a levar vantagem. Porm Apolo incita aos troianos, lembrando-os que Aquiles no participa da peleja. Os troianos ento avanam, retomando a vantagem sobre os gregos, a despeito dos grandiosos esforos de Diomedes, que, insuflado pela deusa Palas Atena, chega a ferir os deuses Afrodite e Ares, que defendem os troianos. Os gregos por sua vez parecem retomar a vantagem, o que faz com que Heitor ento retorne cidade para pedir a sua me que tente acalmar Palas com oferendas. Aps falar com a me, encontra-se com sua esposa e seu filho em uma torre. O encontro, em que Heitor fala com a esposa e o filho sobre o seus futuros, bastante triste, pois Heitor pressente que Tria cair. A seguir, convoca Pris e com ele volta batalha.

Apolo combina com Atena uma trgua na batalha e para consegui-la incitam Heitor a desafiar um heri grego ao duelo. Ajax o escolhido num sorteio e avana para o combate. O duelo renhido e prossegue at a noite, quando interrompido. Os aqueus ento aproveitam para recolher seus mortos e preparar um baluarte. Com a manh, o combate recomea, porm Zeus probe os outros deuses de interferir, enquanto que ele dispara raios dos cus, prejudicando aos aqueus. O combate prossegue desastroso para os gregos, que acabam por se recolher ao baluarte ao final do dia. Os troianos acampam por perto, ameaadores. Durante a noite Agammnon se desespera, percebendo que havia sido enganado por Zeus. Porm Diomedes garante que os aqueus tm fibra e ficaro para lutar. Agammnom acaba por ouvir os conselhos de Nestor, e envia a Aquiles uma embaixada composta por Odisseu, Ajax, dois arautos e o veterano Fnix presidindo, para oferecer presentes e pedir ao heri que retorne batalha. Aquiles, porm, ainda irado, no cede. Agammnon ento envia Odisseu e Diomedes ao acampamento troiano numa misso de espionagem. Heitor, por sua vez, envia Dolon espionar acampamento aqueu. Dlon capturado por Odisseu e Diomedes, que extraem informaes e o matam. A seguir invadem o acampamento troiano e massacram o rei Reso e doze guerreiros que dormiam, retirando-se de volta para o lado aqueu, onde so recebidos com festa. Durante o dia o combate retomado, e os troianos novamente so superiores, empurrados por Zeus. Heitor manda uma grande pedra de encontro a um dos portes e invade o baluarte grego, expulsando-os e os empurrando at as naus, de onde no haveria mais para onde recuar a no ser para o oceano. H amargo combate, com os aqueus recebendo apoio agora de Posidon enquanto Zeus favorece os troianos, com heris realizando grandes feitos de ambos os lados. Hera, ento, consegue convencer Hipnos a adormecer Zeus. Os gregos, acuados terrivelmente, se aproveitam desse momento para recuperar alguma vantagem, e Ajax fere a Heitor. Porm Zeus acorda e, vendo os troianos dispersos e a momentnea vitria grega, reconhece a obra de Hera e a repreende. Hera diz que Posidon o nico culpado, e Zeus a manda falar com Apolo e ris para que estes instiguem os troianos novamente luta. Ento Zeus impede Posidon de continuar interferindo, e os troianos retomam a vantagem. Os maiores heris aqueus esto feridos.
9

Ptroclo, vendo o desastre dos aqueus, vai implorar a Aquiles que o deixe comandar os Mirmides e se juntar batalha. Aquiles lhe empresta as armas e consente que lidere os Mirmides, mas recomenda que apenas expulse os troianos da frente das naus, e no os persiga. Ptroclo ento sai com as armas de Aquiles (incluindo a armadura, o que faz com que aqueus e troianos achassem que Aquiles havia voltado batalha) e combate os troianos junto s naus. Ao ver fugindo os troianos, Ptroclo desobedece a recomendao de Aquiles e os persegue at junto da cidade. L, Heitor, percebendo que Ptroclo e no Aquiles, o confronta em duelo e acaba por mat-lo. H uma disputa pelas armas de Aquiles, e Heitor as ganha, porm Ajax fica com o corpo de Ptroclo. Os troianos ento repelem os gregos, que fogem, acossados. Aquiles, ao saber da morte do companheiro, fica terrivelmente abalado, e relata o acontecido a Ttis. Sua me promete novas armas para o dia seguinte e vai ao Olimpo encomend-las a Hefestos. Enquanto isso Aquiles vai ao encontro dos troianos que perseguem os aqueus e os detm com seus gritos, permitindo que os gregos cheguem a salvo com o cadver. A noite interrompe o combate. Na manh seguinte Aquiles, de posse das novas armas e reconciliado com Agammnom, que lhe restitura Briseida, acossa ferozmente os troianos numa batalha em que Zeus permite que tomem parte todos os deuses. Trucidando diversos heris, Aquiles termina por empurrar o combate at os portes de Tria. L Heitor, aterrorizado, tenta fugir de Aquiles, que o persegue ao redor da cidade. Por fim Heitor enganado por Atena, que o convence a se deter e enfrentar o maior heri aqueu. Ele pede a Aquiles que seja feito um trato, com o vencedor respeitando o cadver do vencido, permitindo seu enterro digno e funerais adequados. Aquiles, enlouquecido de raiva, grita que no h pacto possvel entre presa e predador. O terrvel duelo acontece e Aquiles fere mortalmente Heitor na garganta, nica parte desprotegida pela armadura. Morrendo diante de seus entes queridos, que assistiam de dentro das muralhas, Heitor volta a implorar a Aquiles que permita que seu corpo seja devolvido a Tria para ser devidamente velado. Aquiles, implacvel, nega e diz que o corpo de Heitor ser pasto de abutres enquanto o de Ptroclo ser honrado. Aquiles amarra o corpo de Heitor pelos ps sua biga e o arrasta diante da famlia e depois o traz at o acampamento grego. So feitos os jogos funerais de Ptroclo. Durante a noite, o idoso Pramo vem escondido ao acampamento grego pedir a Aquiles pelo corpo do filho. O seu apelo to comovente que Aquiles cede, chorando, com a ira arrefecida. Aquiles promete trgua pelo tempo necessrio para o adequado funeral de Heitor. Pramo leva o cadver de seu
10

filho de volta para a cidade, onde so prestadas as honras fnebres ao prncipe e maior heri de Troia.

Resumo dos Cantos

Canto I: o dcimo ano da guerra de Troia. Aquiles e Agammnon desentendem-se devido disputa sobre uma jovem cativa, Briseida.

Canto II: Odisseu impede uma revolta e os gregos preparam-se para um ataque a Troia.

Canto III: Pris desafia Menelau para um duelo, propondo decidir o destino da guerra. Menelau vence, mas Pris sobrevive, salvo por Afrodite.

Canto IV: O pacto quebrado pelos troianos e a guerra recomea. Canto V: Diomedes, ajudado por Palas Atena, realiza grandes prodgios, ferindo Afrodite e Ares.

Canto VI: Heitor retorna a Troia para pedir que se tente apaziguar Palas Atena. Encontra-se com esposa e filho e retorna batalha junto de seu irmo Pris.

Canto VII: Heitor duela com Ajax. A luta empata, interrompida pela noite. Canto VIII: Os deuses retiram-se da batalha. Canto IX: Agammnon tenta reconciliar-se com Aquiles, mas este recusa. Canto X: Diomedes e Odisseu saem em misso de espionagem e atacam o acampamento troiano.

Canto XI: Pris fere Diomedes, e Ptroclo fica sabendo da desastrosa situao grega. Canto XII: Retirada grega at s naus. Canto XIII: Posidon apieda-se dos gregos e os motiva. Canto XIV: Hera adormece Zeus, permitindo a reao grega.

11

Canto XV: Zeus acorda e impede que Posdon continue interferindo. Os troianos retomam a vantagem no combate.

Canto XVI: Ptroclo pede a armadura a Aquiles e permisso para entrar na luta. Aquiles concede, porm Ptroclo morto por Heitor.

Canto XVII: H uma disputa pelo corpo e armadura de Ptroclo. Heitor fica com a armadura e Ajax fica com o corpo de Ptroclo.

Canto XVIII: Aquiles fica sabendo da morte de Ptroclo, e sua me providencia-lhe uma nova armadura.

Canto XIX: Aquiles, de armadura nova e reconciliado com Agammnon, junta-se guerra.

Canto XX: Batalha furiosa, da qual participam livremente os deuses. Canto XXI: Aquiles chega aos portes de Troia Canto XXII: Aquiles duela com Heitor e o mata. A seguir, desonra seu cadver, arrastando-o ao acampamento grego.

Canto XXIII: Ptroclo velado adequadamente. Canto XXIV: Pramo pede o cadver do filho a Aquiles que, comovido, cede. Heitor devidamente velado em Troia.

Homero e a busca da virtude


muito citado entre os estudiosos da tica dos gregos, o registro feito por Homero do testemunho do velho Nestor, o nico idoso e sbio que acompanha os aqueus no stio que moviam cidade de Tria, (Canto XI da Ilada), relatando um encontro que ele assistira um tanto antes da guerra, no palcio do rei Peleu, o pai de Aquiles. Na cerimnia em que o filho apresentava seus respeitos para ir acompanhar Agammnon e Menelau na misso de resgatar Helena das mos dos troianos, o pai aconselhou-o "a ser sempre o melhor (aristeuein) e estar acima dos demais". Que o jovem buscasse atravs de faanhas inauditas, vir poder exercer a sua virtude (aret). Galgar algo que fosse merecedor do reconhecimento dos seus pares para,

12

com isso, ter assento no reino dos heris imortais, aqueles que jamais saam da lembrana dos homens. Viver Combater Aquela exortao do pai orgulhoso a um filho que parte para a guerra continha a essncia dos objetivos de um nobre, de um fidalgo: devotar-se na busca da excelncia, sobrelevar-se, tornar-se algum memorvel. Todo o Cdigo do Cavaleiro que por sculos iria orientar a aristocracia helnica baseava-se pois apenas nisso: a obrigao de tentar ser algum extraordinrio, inesquecvel, cuja fama correria o mundo. Nada mais podia vir a interessar um autntico guerreiro, que para tanto devia ser provido de thymos, o nimo, impulso que dar incio a sua legenda. Tal como um tablado serve para um ator expor seu histrionismo, o campo de batalha serve como um amplo teatro onde, aos olhos dos demais valentes, ele O heri grego (esculpido em marfim)

demonstra suas habilidades e virtudes excepcionais; corajoso na refrega, magnnimo na vitria. O teste definitivo se dava em meio aos gritos lancinantes dos feridos, ao cheiro forte do sangue derramado, do relinchar selvagem dos corcis, da gritaria geral de fria, de horror ou de xtase da soldadesca em meio ao Campo de Marte. O confronto singular era, por assim dizer, o exerccio obrigatrio que ele devia cumprir na conquista da aret. Viver Combater! Ressalte-se que a pugna somente merecer o registro, s ficar na histria e no canto do rapsodo, se ela se der entre os da mesma estirpe: um nobre de linhagem, de sangue aristocrtico. entre lees que se d a embate. S um deles merecer os louros sagrados da vitria. Nenhum valor lhes seria acrescentado fama enfiar uma lana num peito plebeu, gastar o fio da lmina num infante qualquer, num annimo que ningum sabe de onde veio. Entre os tantos encontros na arena relatados por Homero ao longo da Ilada (os que envolvem morte e ferimentos so mais de 140 registros, descritos um a um pelo gnio potico dele), merece a ateno o de Glauco (um jovem guerreiro lcio, filho de Anfilioques, que lutava do lado troiano) com o enfurecido Diomedes (filho de Tideo, um espadachim terrvel que veio junto com os gregos, e que alm da ferocidade natural era protegido pela deusa Atena). Um pouco antes de chocarem suas carruagens, Glauco responde indagao do rival sobre sua linhagem: expe ento ao inimigo em detalhes de como ele descendia de casa ilustre, como corria sangue puro em suas veias, herdado do sbio Belerofonte, o quanto ele se qualificava para aquele duelo mortal. Um bravo mais do que merecedor de estar ali na lia provocando o famoso Diomedes. (*)
13

(*) ...se queres ser bem informado acerca do meu nascimento, h uma cidade, Efira, num recanto de Argos, onde se criam cavalos, e ali foi a morada de Ssifo.....Hipoloco foi meu pai. Mandou-me a Tria e recomendou-me muitas vezes que me destacasse e sobrepujasse os demais, e no envergonhasse a raa do meu pai, a mais valente em Efira e na vasta Lcia. Desta raa e deste sangue eu me orgulho de ser."(Diomedes ento, reconhecendo que fora amigo daquela famlia, confraternizando com Glauco, prope que eles apertem as mos e faam uma trgua entre eles)[Canto VI da Ilada]. O homem excelente e o homem vulgar A busca da aret, portanto, um atributo exclusivo do homem de valor, do que se destaca e ascende entre tantos outros. Na tica guerreira de Homero no se cogitava que nascidos de ventre ordinrio pudessem almejar tal prmio. Ao de baixa origem era reservado um destino annimo de um figurante sem brilho. Quando a morte o apanhava em Diomedes fere Enas (Canto V meio ao tumulto da batalha no havia dor nem luto, era um da Ilada) simples ningum que jamais seria includo no Livro dos Heris. Tudo era diferente quando um guerreiro invulgar, um notvel reconhecido por todos, era abatido. Por vezes, at o combate cessava em sinal de sincero respeito frente triste notcia de tamanha perda. Aquiles, em homenagem pstuma a Ptroclo, seu companheiro de aventuras, desaparecido do mundo dos vivos por obra do gldio de Heitor, prncipe de Tria, decide honr-lo na cerimnia final de cremao do corpo com jogos e disputas viris. Distribui entre os competidores vencedores, parte considervel do seu patrimnio: "caldeiras, trpodes, cavalos, mulas, bois, belas mulheres, armas e talentos de ouro" (Canto XXIII Os funerais de Ptroclo). Alcanar a aret, a virtude que ir imortalizar o guerreiro, no pois um apangio de todos eles. O verdadeiro opositor do demandante no nem nunca foi o homem comum (demiurgi), mas sim um outro seu igual, nobre como ele. Ainda que pertenam a uma casta especial, tida como a dos melhores homens (aristi), somente uns poucos se qualificaro. Heitor, em seus derradeiros momentos, ao ver que a morte lhe chegava, disse: "Agora, meu destino encontrou-me. Que eu no perea docilmente, sem bravura e sem glria, mas praticando um grande feito para os ouvidos das geraes que ho de vir" (Canto XXII, 304-5). Nem o escravo nem aquele que algum dia foi homem de origem ilustre mas tornou-se escravo (pois os deuses removem dele o que lhe restara da aret), poder sequer sonhar com tal
14

aspirao. Esses pobres esto condenados ao esquecimento. A vida deles foi-se como uma folha ao vento, sem deixar saudades ou qualquer outra lembrana. frente aos seus pares que o heri ir colher o "reconhecimento" e o "prestgio" que lhe devido. Somente ao vitorioso que poderemos chamar de monarca dos aristocratas. (*) (*) O tema de haver um duelo primeiro entre iguais que depois, conforme quem vena ou saia derrotado, iro se separar para sempre, um como senhor o outro como escravo, foi exposto por Hegel numa clebre passagem da "Fenomenologia do Esprito" (IV- A "A independncia e dependncia da conscincia de si: Dominao e Escravido", editado em de 1807). O vitorioso, por sua vez, dali em diante, como "conscincia para si", sempre ter que se mostrar, exibindo-se frente aos seus pares, os vitoriosos de outros duelos, "a outra conscincia", para merecer deles o "respeito" e o "reconhecimento". O modelo dos heris O que a tica de Homero prope o cultivo de um modelo, a do Homem Perfeito, o Homem de Bronze. Um ser raro que no se guia pela lei comum nem obediente ao convencional; o fora de srie que no somente se sobressai entre os demais como faz ele mesmo as regras que pretende seguir. No so os carneiros balindo em rebanho quem o inspiram, mas sim a solido altiva do lobo e a bravura o leo. um heri que, mesmo sem qualquer amparo dos deuses, deve responder sozinho aos desafios que surgem e vingar as desonras que por acaso o O heri enfrenta a fera desero. (*) O seu esforo era ampliar o nome herdado por meio de uma fama ainda maior dos que o antecederam. De estatura elevada, de notvel vigor fsico, belo, destro com as armas e com os cavalos, varonil, gil e astuto, partilhando os despojos de guerra com os amigos, piedoso para com deuses e implacvel para com os inimigos, servia como exemplo a todos. Devia sempre considerar que era melhor conquistar a celebridade numa s ao, numa proeza impressionante, ainda que correndo perigos mil, do que deixar correr o restante da vida sem um brilho, sem um feito, sem nada. Prefervel viver pouco deixando legenda, como foi o caso de Aquiles, do que muito tempo e no ser ningum. (**) Todos os demais cavaleiros deviam segui-lo nessa deciso. As geraes que se sucedem teriam sempre o seu nome na lembrana,
15

submetem. Ele superior. Recebeu uma herana honrada, de escol, a qual precisa manter imaculada, sem as manchas da covardia e da

invocando-o em meio batalha, inspirando-se nos feitos de outrora. Essa era a verdadeira imortalidade que um heri poderia almejar. Jamais ele seria apagado da memria dos seus e na de todos os que o sucedero pelas idades ainda por vir. (*) Nietzsche, filsofo contemporneo, iria fazer reviver esse ethos aristocrtico na construo do super-homem, o que estar "acima do bem e do mal", olhando com desprezo os vencidos e os fracos (ver "Assim Falou Zaratustra", 1883) (**) "Quem est impregnado de estima prpria antes quer viver em breve espao no mais alto gozo que passar uma longa existncia em indolente repouso; prefere viver um ano s por um fim nobre que uma larga vida por nada; escolhe antes escutar uma nica ao grande e magnfica, a fazer uma srie de pequenas insignificncias muito citado entre os estudiosos da tica dos gregos, o registro feito por Homero do testemunho do velho Nestor, o nico idoso e sbio que acompanha os aqueus no stio que moviam cidade de Tria, (Canto XI da Ilada), relatando um encontro que ele assistira um tanto antes da guerra, no palcio do rei Peleu, o pai de Aquiles. Na cerimnia em que o filho apresentava seus respeitos para ir acompanhar Agammnon e Menelau na misso de resgatar Helena das mos dos troianos, o pai aconselhou-o "a ser sempre o melhor (aristeuein) e estar acima dos demais". Que o jovem buscasse atravs de faanhas inauditas, vir poder exercer a sua virtude (aret). Galgar algo que fosse merecedor do reconhecimento dos seus pares para, com isso, ter assento no reino dos heris imortais, aqueles que jamais saam da lembrana dos homens. Efeitos perdurveis Werner Jaeger, um dos mais eruditos estudiosos da cultura grega antiga, assegurou que o verdadeiro objetivo da formao educacional grega, a Paidia, desde aqueles tempos, foi imitar essa virtude dos antigos guerreiros. O fato de Atenas bem mais tarde ter implantado uma democracia no alterou profundamente a concepo de heri herdada dos tempos da Grcia Arcaica e de domnio aristocrtico. Seus dois maiores filsofos, Plato e Aristteles, educadores do Ocidente, por igual continuaram presos tica arcaica do valento nobre e destemido como um ideal a perseguir, sendo que o ltimo a considerou como um norte aplicvel vida dos filsofos. Muito dela foi, por igual, absorvido pelos atletas olmpicos que mantiveram as pistas de corridas e os saltos de obstculos como um pacfico substitutivo dos campos de batalha, mantendo ente si os mesmos princpios estabelecidos pelo Cdigo dos
16

Cavaleiros. Grande parte da retrica democrtica continuou influenciada pelos mesmos ideais ticos, de fazer com que tambm na poltica os cidados seguissem as regras da convivncia cavalheiresca, o mesmo acontecendo com os constantes duelos verbais travados entre os homens cultos contidos nos "Dilogos" de Plato ou ainda entre os grandes oradores da cidade. Bibliografia Aristteles tica a Nicmaco. So Paulo: Martin Claret, 2000. Camps, Victria (org.) Historia de la tica: 1 de los griegos al renacimiento. Barcelona: Editorial Crtica, 1987. Finley, M.I. O mundo de Ulisses. Lisboa: Livraria Martins Fontes, 1972. Finley, M.I. A poltica no Mundo Antigo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985. Hegel, G.W.F. Fenomenologia do esprito.Petrpolis: Editora Vozes, 2003. Homero A Ilada. So Paulo: Ediouro Publicaes, 1998. Jaeger, Werner Paidia. So Paulo: Editora Herder, s/d.

Hesodo
Com a poesia de Hesodo, ficam abertos muitos caminhos novos mentalidade grega.

Hesodo

(gr. ) o mais antigo poeta grego de que se tem notcia com alguma certeza.

Pode-se situ-lo com razovel grau de confiabilidade no incio do Perodo Arcaico mas, a rigor, no h nenhuma evidncia tangvel de sua existncia histrica, salvo informaes contidas em sua prpria obra. A poesia hesidica insere-se no mbito da poesia pica e, assim como os poemas homricos, representa a culminncia de um longo perodo de evoluo das tradies orais. Na Antiguidade, Hesodo era to considerado quanto Homero.

17

Biografia As informaes biogrficas de que dispomos foram fornecidas pelo prprio Hesodo em uma de suas obras, Os Trabalhos e os Dias. O poeta viveu em Ascra, na Becia, no final do sculo -VIII ou incio do sculo -VII (c. -700), perodo de crise agrcola e social. O pai era um imigrante de Cime, na sia Menor, que se tornou agricultor e vivia com dificuldade de uma pequena propriedade rural prxima do Monte Hlicon. Teve vrios litgios com um irmo, Perses, a respeito da diviso da herana paterna. A exemplo do pai, Hesodo viveu de sua pequena propriedade rural, mas parece ter recebido treinamento de rapsodo e certamente conhecia os poemas homricos. A tradio lhe atribui a vitria em um concurso de poesia nos jogos fnebres de Anfdamas, em Clcis (Eubia). Como os poemas homricos, sua obra parece ser uma coletnea de mitos e tradies conservados oralmente no caso, tradies da Becia, regio em que viveu. Hesodo foi, no entanto, o primeiro a utilizar suas prprias experincias como tema de poesia e a cantar a vida simples do homem do campo. Obras sobreviventes Dois de seus poemas chegaram integralmente at ns, a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias. Temos tambm um longo trecho de outro poema a ele atribudo, o Escudo de Hracles, certamente composto em poca bem mais tardia (sculo -VI). De outras obras que na Antiguidade tambm foram conservadas sob seu nome, como o Catlogo das Mulheres, restam apenas fragmentos. A Teogonia conta a formao do mundo (cosmogonia) e a origem dos deuses (teogonia) e heris; um verdadeiro catlogo de deuses. O formato utilizado por Hesodo nessas obras tem paralelo em textos hititas de -1400/-1200 e textos babilnicos ainda mais antigos. Em Os Trabalhos e os Dias o poeta relata seus problemas legais com o irmo Perses, fornece informaes minuciosas sobre a agricultura, e discorre sobre a importncia da justia e do trabalho. Devido ao contraste entre as duas obras, h ainda uma certa controvrsia quanto atribuio da autoria da Teogonia, de tema bem diverso de Os Trabalhos e os Dias, a Hesodo.

18

Numerosos manuscritos e fragmentos de papiros com os poemas hesidicos chegaram at ns. Caractersticas da obra Assim como Homero, Hesodo usou basicamente o dialeto inico e os versos hexmetros datlicos caractersticos da epopeia. Certamente conhecia os poemas homricos, pois os eptetos picos e expresses formulares que utilizou so semelhantes; mesmo o vocabulrio lembra muito a poesia de Homero. Mas enquanto que estruturalmente a poesia hesidica se assemelha homrica, a temtica tem ao mesmo tempo uma distncia pequena e grande. Pequena, se considerarmos a Teogonia: Homero recorre frequentemente a narrativas mticas; Hesodo preocupa-se em agrupar os deuses e heris em um catlogo organizado e inteligvel. Grande, se considerarmos os Trabalhos e os Dias: Homero canta a vida e os problemas dos aristocratas; Hesodo descreve a dura vida quotidiana dos camponeses, suas preocupaes e problemas. As ntidas e precisas imagens que evoca, inclusive, indicam conhecimento pessoal e profundo da vida rural e de seus problemas. Quanto ao estilo e finalidade da poesia, o contraste profundo. Hesodo tem estilo didtico e pessoal, bem distante da "grandiosidade" e impessoalidade de Homero. Enquanto que o poeta da Ilada e da Odisseia nada fala de si mesmo e descreve os festins e as guerras dos aristocratas a uma audincia de aristocratas, Hesodo identifica-se, usa quase sempre a primeira pessoa, d opinies. Mais que simplesmente divertir ou distrair, sua poesia tm uma ntida funo didtica, a exemplo dos antigos textos sapienciais das civilizaes sumeriana, egpcia e babilnica. A Teogonia (lit. "o nascimento dos deuses"), um poema pico (metro: hexmetro dactlico) que detalha a origem e genealogia dos deuses gregos. Tradicionalmente atribudo a Hesodo, a data de composio (c. -700) to imprecisa quanto a data em que o poeta deve ter vivido. A ideia em si no original, pois j havia sido desenvolvida pelos egpcios (sc. -XXIV), pelos babilnios (-2000/-1500) e pelos hititas (-1400/-1200) muitos anos antes (ver Suplementa). Hesodo, no entanto, foi o primeiro a sistematizar os antigos mitos da criao e a organizar os mitos gregos numa sequncia lgica. De certa forma, a Teogonia o mais antigo tratado de mitologia grega que chegou at ns.
19

Hiptese No h nenhuma inteno dramtica ou enredo, e sim um plano expositivo. Hesodo descreve a criao do mundo e a seguir relaciona, cronologicamente, cada uma das geraes divinas. O argumento gira em torno de trs temas bsicos: 1. A criao do mundo, ou cosmogonia; 2. Genealogia das geraes divinas, ou teogonia propriamente dita; 3. A ascenso de Zeus ao poder. Segundo Timothy Ganz (1993), o poeta pretendia contrastar a "desordem" do cosmo durante o domnio dos deuses primordiais e dos tits, com a "ordem" csmica que imperava em seus dias, determinada por Zeus e pelos demais deuses olmpicos. Segundo a cronologia hesidica, os deuses olmpicos pertenciam 3 gerao e eram governados por Zeus, cuja histria se desenvolve em boa parte do poema. Hesodo, no entanto, vai alm da simples enumerao e habilmente entremeia a rida sucesso de deuses e deusas com raros, curtos mas elucidativos trechos dos antigos mitos. Resumo do poema O poema tem 1022 versos hexmetros e ocupa 39 pginas da edio de Evelyn-White (1920), na qual se baseia o resumo. O narrador o prprio poeta. Aps uma invocao s Musas, Hesodo relata como as deusas inspiraram seu canto ao cuidar de ovelhas perto do Monte Hlicon (1-35); a origem das musas, filhas de Zeus, tambm contada (36-115). Segue-se a origem dos primeiros deuses, que personificavam os elementos primordiais do Universo (116-153): Caos, o vazio primitivo; Gaia, a terra; Trtaro, a escurido primeva; Eros, a atrao amorosa. Os descendentes imediatos so tambm relacionados: Hemra, o dia; Nix, a noite; Urano, o cu; Ponto, a gua primordial. Os mais notveis descendentes de Urano e Gaia foram os tits, como Crono, Oceano, a gua doce, Jpeto e o gigantesco Ceos; as titnides, como Tmis, a lei, e Mnemsine, a memria; os ciclopes, que tinham um nico olho; e os hecatnquiros, gigantes com cem braos e cinquenta cabeas.

20

Depois, o poeta descreve como Crono assumiu o poder (154-200) e inadvertidamente deu origem a Afrodite, deusa do amor sensual; relaciona os descendentes de Nix, entre eles Tnato, a morte, Hipno, o sono, e Oneiro, o sonho (211-232); os descendentes de Ponto (233336), entre eles Nereu, o mais antigo deus do mar e pai das nereidas e Frcis, progenitor de monstros como as Grgonas, Equidna, com tronco de mulher e cauda de serpente, e a Esfinge; os descendentes de Oceanos (337-403), entre eles os rios e fontes, as ninfas da terra firme, os ventos, Mtis, a sabedoria, e Hlio, o sol; os descendentes de Ceos (404-452), especialmente Hcate, a ddiva. A histria de Zeus, filho de Crono, e como conseguiu destronar o pai contada nos versos 453-506. A lenda de Prometeu, filho de Jpeto, e a criao da primeira mulher so relatadas nos versos 507-616. Nos versos 617-721 descrita a titanomaquia, luta entre Zeus e os tits pelo domnio do mundo. Auxiliado entre outros por seus irmos Hades e Posdon, pelos ciclopes e pelos hecatnquiros, Zeus vence os tits e os prende no Trtaro, descrito juntamente com o mundo subterrneo nos versos 722-819. Vencidos os tits, Zeus teve ainda de enfrentar e vencer o monstruoso Tfon, filho de Gaia e Trtaro (820-880), mas logo depois consegue se tornar o soberano supremo dos deuses. Algumas de suas aventuras com deusas e mortais so descritas nos versos 881-964, e notvel a lenda da filha de Zeus e Mtis, Atena, que ao nascer saiu da cabea de Zeus. Nos versos 965-1020 so descritos os amores entre as deusas e os mortais. Os dois ltimos versos, 1021-1022, contm uma nova invocao s Musas e ligam a Teogonia a um poema autnomo perdido, o Catlogo das Mulheres, do qual restam apenas alguns fragmentos. Os especialistas atribuem atualmente essa obra a um poeta annimo do sculo VI, e no a Hesodo. Em Os Trabalhos e os Dias, Hesodo "nos mostra (...) a organizao do mundo dos mortais, apontando sua origem, suas limitaes, seus deveres, revelando-nos, assim, em que se fundamenta a prpria condio humana (Lafer, 1990, p. 15). Resumo O poema divide-se, basicamente em duas partes: na primeira (1-382), Hesodo apresenta inicialmente uma srie de referncias mticas, relacionadas com o trabalho e a justia, depois os mitos de Prometeu e de Pandora e, finalmente, o clebre mito das cinco "raas" da humanidade, que relata a passagem da vida paradisaca dos primeiros homens, que conviviam
21

com os deuses, vida dura e sofrida dos tempos atuais. Na segunda parte (383-828), o poeta d conselhos prticos para a vida agrcola e apresenta vrios preceitos morais.

Arte: Hesodo e Homero


ARET: A VIRTUDE COMO TRABALHO DIGNO E PRINCPIO FORMADOR QUE QUALIFICA O HOMEM Esta pesquisa pretende, a partir da fundamentao terica acerca dos autores a saber: Homero e Hesodo - esclarecer o conceito de aret na perspectiva de Homero e Hesodo. O que seria ento aret? possvel termos duas formas de aret ou este conceito defini-se pela posio social que ocupa quem define tal conceito? Partindo da bibliografia pesquisada tentaremos responder tais indagaes.

A virtude (aret) no vem da riqueza, mas sim a riqueza da virtude, bem como tudo o que bom para o homem, na vida particular ou na vida pblica. (Plato, Cit. In Cordn & Martinez, 1995: pg.110)

Como tema fundamental para a educao grega sempre presente nas grandes discusses que o sc. V a. C. conhece, Arte vincula-se formao, sobretudo em Homero, pelo fato de que formar tornar o homem melhor, mais virtuoso. Em Homero, na Ilada e na Odisseia, o termo Arte aparece de forma explcita. A Arte algo que necessariamente precisa ser procurado e conquistado. O heri homrico definido pela Arte. Arte pode significar uma qualidade do corpo, tal como fora ou agilidade (Ilada, canto XX, verso 411). A noo de Arte, como virtude, significava o mais alto ideal cavalheiresco aliado a uma conduta cortes e ao herosmo guerreiro. Tambm era identificada a atributos da nobreza, e, em seu mais amplo sentido, no significava no apenas a excelncia humana, mas tambm a superioridade de seres no-humanos, como o poder e fora dos deuses ou a rapidez dos nobres cavalos. S em alguns momentos, nos livros finais das epopeias, Homero vai identificar aret com qualidades morais ou espirituais. Em termos gerais, significa fora e destreza dos guerreiros, valor herico intimamente ligado fora fsica. Em Homero, a virtude , portanto, atributo dos nobres, os aristoi. Aristoi so os possuidores de Arte que, sendo parte de uma minoria que est acima da multido de homens comuns. A virtude est estreitamente

22

associada s noes de honra e de dever, representa um atributo que o indivduo possui desde o seu nascimento e que lhe manifesto a partir de antepassados ilustres.

Vejamos a declarao de Aquiles: Mandou-me para Tria, recomendando-me com insistncia que fosse sempre valente (aristeein) e superior aos outros, a fim de no envergonhar a linhagem paterna, a mais conceituada (ristos) em fira e na vasta Lcia. (Ilada, canto VI, versos 207-210) Aquiles demonstra, com clareza e preciso, o objetivo do heri descrito por Homero. evidentemente superior aos outros, algum que deva instaurar seu nome na memria das geraes posteriores, mesmo que para isso, sua prpria vida seja breve em detrimento da glria Diferentemente da definio que descrevemos acima, na qual concebemos uma sociedade aristocrtica onde os trabalhadores so vistos como seres inferiores, Hesodo traz reflexo, textos nos quais o trabalhador revestido de dignidade. Hesodo tenta demonstrar que o ato heroico no se manifesta apenas na ao dos guerreiros homricos. O herosmo tambm pode ser encontrado no trabalho dos camponeses. Para Hesodo o bem estar provm da Arte dos trabalhadores e o nico meio pelo qual possvel alcan-la est no trabalho. A justia para Hesodo, alm de ser uma qualidade humana ( Arte) uma deusa, filha de Zeus, que anda entre os homens analisando a aplicabilidade da justia humana e punindo com a justia divina as injustias observadas. A partir de Hesodo, surge a ideia de que Arte (virtude) filha do esforo e o trabalho o fundamento e a salvaguarda da justia.

poca Arcaica
A poca Arcaica o nome que se d ao perodo da Grcia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, poltico e social, situado entre c. 700 a.C. e 500 a.C., posterior Idade das Trevas e antecessor o Perodo clssico. Nesta altura do-se os primeiros avanos significativos para a ascenso da democracia e observa-se tambm uma revitalizao da linguagem escrita. Em termos artsticos o perodo caracteriza-se pela edificao dos primeiros templos inspirados nas habitaes micnicas, pelas tipologias escultricas kouros e kore, e pelo incio do registro de pintura negra em cermica.
23

A colonizao
Um dos fenmenos mais importantes do Perodo Arcaico foi o da colonizao, que espalhou os gregos um pouco por toda a rea costeira da bacia do Mar Mediterrneo e do Mar Negro. Os motivos que geraram estes fenmenos foram variados. Entres eles podem ser referidos os excessos populacionais, as dificuldades da plis em alimentar a sua populao aps um perodo de seca ou de chuvas torrenciais, os interesses comerciais ou a simples curiosidade e esprito aventureiro. A colonizao grega obedecia a um planeamento preciso, que implicava, para alm da escolha do local que seria colonizado, a nomeao do comandante da expedio (o oikistes) que seria responsvel pela conquista do territrio e que o governaria a colnia (apoika, "residncia distante") como rei ou governador. Antes de partir com a sua expedio, o oikistes consultava o Orculo de Apolo em Delfos, que aprovava o local sugerido ou propunha outro. O deus Apolo encontrou-se assim associado colonizao; muitas colnias na Ilria, Trcia, Lbia e Palestina recebem o nome Apolnia em sua honra. Os colonizadores levavam da cidade me a metrpole - o fogo sagrado e os elementos culturais e polticos desta, como o dialeto, o alfabeto, os cultos e o calendrio. Por vezes as colnias poderiam fundar por sua vez outras colnias. Uma das primeiras colonizaes deste perodo data de 775 a.C., tendo sido uma iniciativa de gregos da cidades de Clcis e Ertria que partem para a ilha de Ischia na baa de Npoles. Na dcada de 30 do sculo VIII esto documentadas as fundaes de colnias na Siclia: Naxos e Messina (por Clcis) e Siracusa (por Corinto) As costas do Mar Negro foram colonizadas essencialmente pela plis de Mileto. As colnias mais importantes desta regio foram Sinope (c. 700 a.C.) e Czico (c. 675 a.C.). De Megara partem colonos que fundam em 667 a.C. a cidade de Bizncio. polis que tambm significa cidade estado de onde foi originado as palavras "politica" e "metrpole" No norte da frica Cirene foi fundada por colonos da ilha de Tera por volta de 630 a.C.. Na regio ocidental do Mediterrneo, salientem-se colnias como Massala (a moderna Marselha), Nice (de nik, vitria) e Amprias (esta ltima na Pennsula Ibrica). A colonizao grega deve ser entendida de uma forma diferente da colonizao realizada pelos Europeus na Idade Moderna e Contempornea, na medida em que a colnia no tinha
24

qualquer tipo de dependncia poltica e econmica em relao metrpole. Entre a metrpole e a colnia existiam laos cordiais (era por exemplo chocante que ocorresse uma guerra entre as duas), mas os gregos que partiam para uma colnia perdiam a cidadania que detinham na cidade de onde eram oriundos.

O desenvolvimento do comrcio
Uma das consequncias da colonizao ser o desenvolvimento do comrcio, no apenas entre a colnia e a metrpole, mas entre as colnias e outros locais do Mediterrneo. At ento o comrcio no era uma atividade econmica prpria, mas uma atividade subsidiria da agricultura. Algumas colnias funcionam essencialmente como locais para a prtica do comrcio e sem um estatuto poltico: os emprios. O incremento da atividade comercial gera por sua vez o fomento da indstria. Deste sector destaca-se a produo da cermica, sendo famosos os vasos de Corinto e de Atenas, que se tornaram os principais objetos de exportao. No ltimo quartel do sculo VII a.C. ocorreu o aparecimento na Ldia da moeda, que se espalhou lentamente por toda a Grcia.

Consequncias do desenvolvimento do comrcio e da indstria


Com o afluxo a partir das colnias de quantidades elevadas de cereais e com a importncia que a exportao do vinho e do azeite adquiriu, desenvolveu-se entre as classes mais abastadas a tendncia para substituir o cultivo do trigo pelo da vinha e da oliveira. Os camponeses com poucos recursos econmicos ficam impossibilitados de proceder a esta substituio, uma vez a vinha e a oliveira necessitam de algum tempo at oferecerem resultados. Alm disso, estas culturas exigiam menos mo-de-obra e alguns trabalhadores tornaram-se excedentrios. Em resultado desta realidade econmica nasce no Perodo Arcaico uma nova classe, a dos plutocratas, cujos membros, oriundos frequentemente das classes inferiores, enriquecem graas s possibilidades oferecidas pelo desenvolvimento do comrcio e da indstria, atividades desdenhadas pela aristocracia. Esta classe possui ambies polticas, que na poca se encontravam relacionadas com a posse de terra. Como tal, os plutocratas procuram comprar terras. Os nobres, no pretendendo serem relegados para segundo plano, entram tambm na
25

corrida compra das terras. As consequncias desta competio econmica repercutem-se entre os camponeses de fracos recursos, cujas condies de vida se agravam.

Os legisladores

Slon

Perante os conflitos sociais que se acentuaram na segunda metade do sculo VII a.C., as plis vo procurar resolver de forma pacfica os conflitos. As parte em conflito concordam em nomear homens com uma reputao ntegra que dotam as cidades de cdigos de leis - os legisladores. At ento as leis no eram escritas, o que dava azo a interpretaes arbitrrias ao servio da aristocracia. A exigncia de um cdigo escrito das leis parte das classes populares. Os primeiros legisladores conhecidos surgiram nas cidades da Magna Grcia em meados do sculo VII a.C.. O mais antigo legislador conhecido Zaleuco de Locros, figura com contornos lendrios, que teria escrito o primeiro cdigo de leis, aceite por cidades da Itlia e Siclia. Em Atenas os legisladores mais conhecidos foram Drcon e Slon; o primeiro ficou conhecido pelo seu cdigo de leis rigoroso ( do seu nome que deriva o adjetivo draconiano). As leis destes homens foram escritas em prismas de madeira rotativos ( axones) que se encontravam expostos ao pblico.

Os tiranos
A obra dos legisladores no conseguiu resolver os conflitos sociais. Assim, quase todas as cidades gregas conhecem entre 670 e 510 a.C. o domnio dos tiranos. A palavra tirano no possua a conotao negativa que hoje tem, significando apenas "usurpador com poder
26

supremo"; entre os gregos, o termo s adquire um sentido negativo a partir do governo dos Trinta Tiranos em Atenas (404 a.C.), conhecidos pela sua crueldade. Os tiranos conquistaram o poder atravs da violncia e da fora, recebendo o apoio das classes inferiores as quais passam depois a proteger. O fenmeno dos tiranos manifestou-se em primeiro lugar nas cidades comerciais. Os primeiros tiranos conhecidos foram Ortgoras em Scion e Cpselo em Corinto. A Atenas do sculo VI conhece o tirano Pisstrato e Siracusa Dionsio, o Velho e Dionsio, o Novo. Entre as medidas tomadas pelos tiranos encontram-se a partilha das terras, a abolio das dvidas e a iseno de impostos. Cunham a moeda e lanam grandes obras pblicas, que permitem absorver a mo-de-obra excedentria e que embelezam as cidades. No campo da religio, procedem centralizao dos cultos. Os descendentes dos tiranos acabaram por no manter o seu apoio s classes populares, tornando-se impopulares. Quase todos desaparecem antes de 500 a.C., derrotados por nobres ou por Esparta. Na Siclia a situao diferente, dado que perante a ameaa dos Cartaginenses os tiranos conseguem continuar no poder at ao sculo III a.C.. As tiranias sero substitudas por oligarquias ou democracias.

A Democracia Ateniense
Democracia Ateniense (grego: ) o nome dado a uma forma de governo adotada na antiga cidade de Atenas.[1] Considerada a matriz da democracia moderna, a democracia ateniense vigorou por muitos anos aps a instaurao de sua forma primitiva com as reformas de Slon por volta dos anos 590 a.C. Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporneas. Enquanto a democracia contempornea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidados prprios de uma nao, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembleia (ekklesia) que tomava decises diretamente (sem intermdio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses alfabetizados maiores de 20 anos.

27

Slon e Clstenes Alguns antigos atenienses acreditavam que as reformas de Slon no comeo do sculo VI a.C. marcaram o incio da democracia na Grcia. No entanto, o termo democracia (dimokratia) parece ter surgido apenas uma gerao aps as reformas de Clstenes, convencionalmente chamado o "pai da democracia" e principal defensor. Slon combateu a escravido por dvida e outros problemas que, de acordo com a obra "As Constituies Atenienses" , causavam desigualdade entre os atenienses. Ele tambm outorgou maior autoridade Ekklesia, uma assembleia popular da cidade, e criou a bule ou Assembleia dos 500 responsvel por organizar a tomada de decises na assembleia. Clstenes[4] ampliou consideravelmente o poder da Ekklesia, e permitiu a existncia do que os homens da poca chamaram de isonomia, ou seja, igualdade sob a lei, isegoria, os direitos iguais para falar. Ephialtes e os limites da democracia ateniense Uma importante reforma no sistema democrtico ateniense parece ter sido obra de Ephialtes na dcada de 450 a.C. Pricles, um influente strategoi do perodo democrtico, introduziu em 451 a.C. a lei que permitia apenas aos atenienses que tivessem pai e me atenienses serem cidados atenienses, seguindo possivelmente a linha da reforma de Ephialtes.. Essa deciso apenas matizou uma situao na qual uma grande maioria permanecia excluda da participao na poltica ateniense. Mulheres, por exemplo, embora atenienses, eram apenas protegidas por mecanismos legais, e no tinham direito de tomar decises na assembleia dos cidados. J os metecos (estrangeiros residentes), escravos e xenos (estrangeiros no residentes) estavam excludos, como sempre, da participao na poltica ateniense. Para se ter uma ideia, por volta do ano 431 com base em dados muito esparsos, pode-se dizer que de um total de 430 000 habitantes atenienses (contando mulheres e metecos), apenas 60 mil gozavam do benefcio da cidadania. importante ter em mente que os atenienses acreditavam serem um dos nicos povos originalmente autctone (tendo seus antepassados de fato "surgido" em territrio ateniense), pois se consideravam descendentes de Ion, filho de Apolo e Kreousa. Os atenienses, que viam a si mesmos como um povo original da terra, tinham para si que os outros gregos eram todos descendentes de imigrantes. Teoria da Democracia Herdoto, que assim com alguns historiadores contemporneos se conformava com o argumento de que a democracia era uma criao de Clstenes, relata no entanto em suas
28

Histrias (terceiro livro, pargrafo 80) [6] um debate ocorrido na Prsia, onde a democracia era defendida como forma de governo. Otanes, um dos personagens citados, diz que a democracia desejvel pois mesmo o melhor dos homens, se deixado como nico a governar, tende a se tornar mpio. A isonomia exaltada, e o fato de os polticos poderem ser questionados por seus atos tambm visto como uma forma de evitar a (grosseiramente falando) corrupo. Pricles, em um discurso, diz ser a democracia um regime que "beneficia muitos ao invs de poucos", no constituindo a pobreza um entrave para a participao dos cidados na poltica. A justia tida como "igualmente distribuda" entre os cidados. Fora essas referncias, conhece-se a democracia ateniense sobretudo pelo que foi escrito por crticos do regime, como Aristteles e Plato. Muitos antigos consideravam a democracia de Clstenes muito radical, e preferiam o regime como fora na poca de Slon. difcil, porm, precisar muito sobre a teoria da democracia alm do que poucas fontes nos permitem entrever.

Ekklesia, Boule e Prutaneis


Enquanto a Boule () e o Prutaneis () eram instituies responsveis por organizar o funcionamento da Ekklesia (), esta ltima era por si s a principal responsvel por tomar decises na Atenas democrtica. Ela era uma assembleia formada por todos os cidados (homens acima de 18 anos) que quisessem comparecer, na qual temas importantes eram discutidos e colocados em votao. No Pnyx se reuniam os cidados atenienses, sendo que no sculo IV a.C. demandava-se um qurum de 6000 cidados para votar temas importantes. No sculo IV a.C. a Ekklesia era chamada pelo menos quatro vezes por ms, para discutir temas importantes colocados pela Boule. O primeiro encontro da assembleia em cada quatro era chamado de "soberano". Nessa assembleia soberana eram discutidos temas vitais como o suprimento de gros e a defesa nacional. A permanncia dos oficiais nos cargos tambm era deciso da Ekklesia, que em muitos casos votava para escolher seus oficiais (como os strategoi - ). Eis como ocorria a tomada de decises pela Ekklesia: um representante da Boule lia uma "agenda" de itens selecionados a serem discutidos (apenas uma sugesto, que poderia ser modificada pelos cidados). Quando apresentado o primeiro item, perguntava-se quem desejava falar/deliberar sobre o tema em questo. Era comum que a Boule fosse a primeira a apresentar propostas para o problema, embora muitas vezes ela no se pronunciasse. Os mais frequentes oradores eram conhecidos como hoi politeuomenoi (os polticos). Cumpre observar que um orador que se apresentasse muitas vezes acabava por ser mal visto, na melhor das hipteses, pelos cidados na Assemblia. Ele poderia tambm ser ostracizado, uma prtica da democracia ateniense que consistia em votar para excluir um determinado cidado da poltica. Alguns oficiais, como os
29

strategoi, poderiam adquirir significante proeminncia poltica conduzindo o povo na trilha de seus interesses. Pricles, por exemplo, obteve profunda influncia sobre a assembleia dos cidados. Aristfanes usava o termo demagogo (literalmente "lder do povo") para caracterizar depreciativamente essa espcie de lderes. Aps a apresentao de pareceres pelos cidados que se voluntariassem para tal, era feita uma votao de mos levantadas. Uma srie de tomada de decises na Ekklesia, geralmente, poderia levar a duas ou quatro horas de durao. At o comeo do sculo V a.C. a Ekklesia acumulava a funo de votar leis, mas essa funo foi posteriormente delegada aos Nomothetai ("fazedores de lei"). Como j foi dito, a Boule se responsabilizava por organizar uma "agenda" de discusses para a Ekklesia. Os bouleutai (conselheiros) eram recrutados dentre os cidados acima de 30 anos, a partir de um sorteio. Esse conselho dos 400, por fim tornado conselho dos 500, consistia no ajuntamento de 50 homens de cada uma das dez tribos (divises polticas artificiais no corpo dos cidados) criadas na poca de Clstenes. possvel que mais de metade dos cidados atenienses tenham servido na Boule em algum momento de suas vidas. A boule, alm de dirigir as discusses na Ekklesia, era responsvel por verificar o cumprimento do que l fora deliberado e por supervisionar oficiais. Essa funo da Boule nos transmitida por um relato de Aristteles. Oficiais Desde pelo menos o sculo VII a.C. os atenienses elegeram "arcontes" para trabalhar como oficiais do Estado. Sabemos que, antes de Slon, esses arcontes detinham grande poder sobre a vida dos cidados e que era particularmente difcil para um cidado ordinrio ingressar nessa funo. O ano ateniense era registrado a partir do ofcio de um arconte principal, p. e.: ano quatro do arcontado de Eukleides. A partir das reformas de Clstenes, sobretudo, os arcontes passaram a ter sua influncia diminuda. Os strategoi, lderes militares, puderam em muitos momentos superar o papel dos arcontes no perodo democrtico. Nessa poca, os oficiais passaram a ser escolhidos por sorteio. 10 strategoi e 9 arcontes constituam o corpo principal de oficiais da democracia ateniense.

Legislativo
Os fazedores de lei (nomos), nomothetai, eram um corpo de oficiais responsveis por legislar que existia pelo menos um pouco antes do ano 402 a.C., embora a evidncia mais antiga de sua atuao seja uma lei em pedra datada do 375 a.C., durante o ar contado de Hippodamas. No se sabe exatamente qual era o grau de independncia desses legisladores em seu ofcio,
30

por exemplo, em relao a Boule ou a Ekklesia. Os historiadores acreditam, contudo, que os nomothetai atuavam em unio com os conselheiros do Conselhos dos 500, e que suas leis deveriam ser sancionadas pela Ekklesia, de acordo com citaes de Andokides.

A poesia na Arcaica
A poca arcaica tambm dominada a idade lrica, por ser o lirismo o modo tpico de expresso. Mais que isso a poesia primeira forma de transmisso de cultura. Esta funo pode surpreender-se na prpria genologia das musas que desde Hesodo pelo menos eram filhas de Zeus e Mnemsine (memoria) em muitas afirmaes de autores gregos, que salientamos a de Plato do Lsis de que os poetas so como que os pais e guias da sabedoria durante esta poca que surgem diversas formas poticas e musicais novas a maioria das quais se relaciona com a cidade e com o seu culto. Antes de mais nada temos de definir o que era o lirismo para os gregos. O qualificativo lrica aplicado poesia, a designao dos alexandrinos, (os clssicos chamavam-lhe antes de mlica) quer dizer melodia. Esta poesia podia ser acompanhada lira, aulos, barbiton e kitara mas a lira era o principal instrumento. Esta poesia podia ser entoada por uma s pessoa (lrica mondica) ou por um coro (lrica coral). A lrica coral poesia entoada por um coro conhecia uma grande variedade de formas: Hino- Culto aos deuses. Pan- Canto em honra de Apolo Ditirambo Canto em honra de Dionsios. Partenion- Canto entoado por um coro de raparigas. Prosdion Canto processional. Mais tarde por influncia de Simnides surgem os cantos em honra dos homens: Epincio Para celebrar uma vitria desportiva Encmio elogio a um cidado ilustre Treno- Canto fnebre em honra de um cidado. Outra grande falta para ns a musica que desconhecemos quase totalmente. Embora saibamos com preciso o nome e feitios de instrumentos usados, uns de corda (lira e variantes) e outros de sopro Flauta. Diversas referncias esparsas nas prprias composies
31

nos informam sobre os instrumentos empregados para cada modalidade. Assim o Pan era acompanhado flauta bem como o ditirambo e o Partenion. Os epincios pela, flauta e pela citara. Testemunhos mais Tardios ensinam-nos que a lrica era executada com danas flautas e liras. Assim como a lrica coral, a lrica mondica remonta ao sculo -VII e os poetas mais importantes viveram todos durante o Perodo Arcaico. Apenas os fragmentos de sua vasta obra chegaram at ns A elegia uma das formas mais antigas. Conservou fortes ligaes com a poesia pica, sua antecessora, e deve ter sido em sua origem um canto litrgico acompanhado de msica para, entre outras coisas, enterros e banquetes fnebres. O metro utilizado era o dstico elegaco. Havia vrios tipos de poesia elegaca: a elegia guerreira, a elegia amorosa, a elegia moral e filosfica, e a elegia gnmica. O declamador era em geral acompanhado por um tocador de aulos. Entre os principais representantes esto Calino de feso, Tirteu de Esparta, Mimnermo de Clofon, Slon de Atenas e Tegnis de Mgara. Tirteu Assim como Calino e Arquloco, Tirteu (gr. ) um dos mais antigos poetas lricos conhecidos. Dele s sabemos, praticamente, que se dedicou elegia guerreira. Vida e obra Sabemos que Tirteu est ligado "Segunda Guerra Messnia" que, caso tenha realmente ocorrido (Osborne, 1996, p. 177-8), aconteceu em meados do sculo -VII. Segundo escritores antigos, entre eles Plato, Tirteu era de Atenas, mas se tornou cidado de Esparta (Pl. Lg. 629a); outros, como Estrabon, consideram-no nativo de Esparta (Str. Geog. 6.3.3). De qualquer modo, Tirteu comps elegias (gr. ) guerreiras, que exortavam os espartanos vitria, e cantos marciais, para marcha, em versos anapsticos (gr. ). Seus poemas, em dialeto inico, mostram constante influncia de Homero. Tirteu comps elegias em esparta. A poesia de Tirteu est cheia de ordens e exortaes que os soldados cantavam quando marchavam para a batalha. Tambm o ideal deste poeta se
32

identifica portanto com a cidade que o compe. Como se disse anteriormente esparta encontrava-se em guerra com a vizinha Messnia , guerra essa cujo os resultados eram para ela de importncia vital. nesse difcil momento da sua Histria que se ouve a voz de Tirteu exortando todos sem excepo ao herosmo e ao contraponto a todos os ideais possveis de um nico:
1 Eu no lembraria um homem pela sua excelncia (aret) na corrida ou na luta, nem que tivesse dos Ciclopes a estatura e a fora e vencesse na corrida o trcio Breas, 5 nem que tivesse figura mais graciosa que Titono, ou fosse mais rico do que Mdias e Ciniras, ou mais poderoso que Plops, filho de Tntalo, ou que tivesse a eloquncia dulcssima de Adrasto ou possusse toda a glria se lhe faltasse a coragem valorosa. 10 Pois no h homem valente (agaths) no combate, se no suportar a vista da canificina sangrenta e no atacar, colocando-se de perto. esta a excelncia (aret), este entre os homens o maior galardo, e o mais belo que um jovem deve obter. 15 um bem comum para a cidade e todo o povo, que um homem aguarde, de ps fincados, na primeira fila, encarniado e todo esquecido da fuga vergonhosa, expondo a sua vida (psikh) e nimo (thyms) sofredor, e, aproximando-se, inspire confiana com suas palavras ao que lhe fica ao lado. 20 Um homem assim distingue-se no combate. Em breve derrota as falanges furiosas dos inimigos, com seu ardor detm as vagas da batalha. Se ele cair na primeira fila, perdendo a cara vida (thyms), deu glria cidade, ao povo e ao pai, 25 se for mal ferido, na frente, ao peito, do escudo bombeado e da couraa. Choram igualmente os novos e os velhos, aflige-se a cidade com amarga saudade. O seu tmulo, os seus filhos sero notveis entre os homens, 30 bem como os filhos dos filhos, e toda a posteridade. Jamais perecer a sua nobre glria e o seu renome , mas mesmo debaixo da terra ser imortal, aquele a quem perder o fogoso Ares, quando praticava altos feitos (aristeein), e resistia, combatendo pela ptria e pelos filhos. 35 Mas, se escapar ao destino (kr) da morte que deita por terra,

33

e alcanar, vitorioso, a glria fulgente da lana, honr-lo-o por igual os jovens e os ancios, e, depois de gozar muitas delcias, descer ao Hades. Quando envelhecer, distinguem-no os cidados, e ningum, 40 querer prejudic-lo, faltando ao respeito ou justia. Todos uma, novos, ou da sua idade, ou mais velhos, na sua terra, lhe cedem o lugar. E agora, que todos os homens tentem chegar aos pncaros desta excelncia (aret), sem desviar o nimo (thyms), da guerra. (Frag. 9 Diehl)

Anlise do poema Este fragmento pe em relevo esse Ideal de valentia. As jovens cumpre sempre defender a sua cidade ; se sobreviverem todos admiraro se parecerem bela a sua glria. Esta elegia bem como disse Jaeger, a expresso do pensamento da polis cujo a tica comea a definir. Fazendo a anlise deste fragmento de Tirteu, podemos constatar as mudanas que a tica homrica sofreu em Esparta. Dos versos 1 a 9 o poeta arrola aquelas excelncias ( areti) e dotes prezados nos poemas homricos: habilidades atlticas, porte gracioso, riqueza, poder, eloquncia, glria e afirma que nenhuma delas tem valor na ausncia da coragem guerreira (andria). Dos versos 10 a 22 ele define o que essa coragem guerreira, segundo os padres espartanos: suportar a viso da carnificina sangrenta (verso 11), atacar (verso 12), aguardar na primeira fila sem lembrar da fuga (versos 16-17), expor a vida ao perigo (verso 18), inspirar confiana nos companheiros (verso 19). Dos versos 23 a 34 Tirteu exalta aquele que morre por sua cidade, destacando a sua honra e a sua glria, que se reflete em seus descendentes. A finalizao do poema (versos 35-44) fala daqueles que, escapando da morte nos campos de batalha, envelhecem honrados entre os seus pares. Assim, morrer com coragem e sobreviver com coragem se equivalem. A leitura do poema demonstra que, para Esparta, s existe aret na vida guerreira. Ter coragem sempre o objetivo, posto que, qualquer que seja o desfecho, a morte nos campos de batalha ou a sobrevivncia e a consequente velhice, para o guerreiro corajoso ele ser sempre honroso. Entretanto, deveramos destacar, seguindo a crtica exposta por Plato em Leis [27] , que Esparta se dedicou a despertar em seus jovens apenas uma das potencialidades humanas, a coragem que, para ele, vem, em ordem de importncia, depois da sabedoria, da prudncia (temperana) e da justia .
34

Mimnermo (gr. ) viveu durante a segunda metade do sculo -VII em Clofon ou, talvez, em Esmirna, mas uma certa controvrsia persiste. possvel que ele tenha sido contemporneo de Slon (D.L. 1.60-1), e isso tudo que sabemos a seu respeito. Teve considervel influncia em Horcio, Proprcio e outros poetas lricos romanos. Comps um poema parte mitolgico, parte histrico sobre a fundao de Esmirna, do qual restam pequenos fragmentos, elegias de motivao amorosa, reunidas no livro Nann (gr. ), nome de uma flautista por quem o poeta pretensamente se apaixonou, e elegias melanclicas sobre a vida e a condio humana. Consta que foi o primeiro poeta lrico a utilizar lamentos e temas amorosos de forma sistemtica. A sua poesia de caracter sentimental. Faz um uso largo da mitologia e canta o prazer o amor e a mocidade. S a juventude a juventude preciosa, que dura to pouco como um sonho digna de se viver e passada ela, nada de bom acontece ao homem. Esta noo tem a mais celebre expresso neste fragmento: Somos como as folhas das rvores Para concluir a fragilidade e a importncia da vida humana sujeita a toda a espcie de sofrimentos e infortnios. A noo que um homem um ser efmero (literalmente que dura um dia) e indefeso adquire consistncia cada vez maior no decurso da poca arcai ca , a ponto de se tornar caracterstica . Em Mimnermo encontramos umas das suas mais antigas formulaes. A esta concepo hedonista, que conduz a uma funda melancolia perante a caducidade e debilidade humana. A poesia imbica A poesia imbica tambm bastante antiga e se caracterizava pelo tom pessoal, pela alegria de viver e pela stira, o que a distancia significativamente da poesia pica. O acompanhamento habitual era tambm o aulos; esse gnero, no entanto, nem sempre era apresentado com acompanhamento musical. O metro mais usado era o trmetro imbico, embora nas stiras em geral tambm se usasse o dstico elegaco com certa frequncia. Principais representantes: Arquloco de Paros,

35

Semnides de Amorgos e Hipnax de feso. O mais antigo e o mais considerado pelos antigos foi Arquloco. Arquloco (gr. ) nasceu na ilha de Paros por volta de -650 a primeira data relativamente precisa da Literatura Grega (Lesky, 1995, p. 136) . Sabe-se que era filho ilegtimo de um aristocrata, Telesicles, e que teve de abandonar a ilha devido a problemas financeiros. Em Tasos viveu como soldado mercenrio e, ao que parece, morreu em combate durante uma disputa com a vizinha ilha de Naxos. Arquloco adaptou a poesia pica a novas formas, mais naturais. Comps inmeros iambos satricos, alguns bastante ferinos, e tambm canes sensuais. Os versos transbordam espontaneidade, sentimento e uma certa rebeldia em relao aos valores estabelecidos. Mencionou muitos eventos polticos contemporneos Seus poemas logo se tornaram muito populares: faziam parte do repertrio dos rapsodos e eram cantados frequentemente nos concursos pblicos de poesia. Os antigos colocavam-no em p de igualdade com o prprio Homero (Pl. Ion 531a). Fragmentos Os poemas de Arquloco, na Antiguidade, foram organizados em quatro sees: elegias, trmetros imbicos, tetrmetros trocaicos e epodos. O que h de mais atraente na poesia de Arquiloco o ar de espontaneidade, de naturalidade, o transmudar o dia a dia para os ritmos do verso , o transferir os seus eptetos para a arma que representa para ele a expresso literria. Mesmo quando exclama ao despedir-se da sua terra:
Adeus, paros, adeus aos teus figos e vida ganha no mar!

Ou a vitupera ilha que foi habitar nestes termos:


Em Tasos se foi juntar a misria de toda a Hlade

Apesar de as recentes escavaes arqueolgicas nos advertir do exagero destas crticas. De resto , toda uma serie de temas que sero largamente explorados pelos poetas latinos como o j citado escudo perdido , o da diversidade dos gostos humanos para reforar o espanto que se sente ou a afirmao que se faz , ou o poemeto a desejar boa viagem; da alegoria da nau parece ter sido inovao de Arquloco. o mesmo poeta que deseja uma vida simples sem ambies, que ataca furiosamente os inimigos com os seus versos, mas sabe de repente
36

mostrar a sua arte numa imagem imprevista, cheia de poder expressivo. enfim uma figura moralmente pouco elevada mas cheia de vida e de personalidade capaz de coragem natural e simples do dia a dia e, por todos estes motivos uns dos mais ldimos representantes do individualismo nascente. A lrica Mondica Foi cultivada, entre outros, pelos seguintes poetas: Alceu; Safo, poetisa da paixo, dos sentimentos exaltados e avassaladores, como o cime, e tambm da natureza; Anacreonte, cujas odes de carcter naturista e ertico influenciaram geraes de poetas ao longo de toda a Histria. Alceu
Alceu (gr.

), que tinha origem aristocrtica, nasceu por volta de -630/-620 em Lesbos,

na cidade de Mitilene, e viveu provavelmente at pouco depois de -580. Constantemente envolvido nas frequentes disputas polticas da ilha, foi vrias vezes exilado por esse motivo. Inicialmente aliado do tirano Ptaco, um dos sete sbios, mais tarde se tornou seu inimigo. Alceu o segundo poeta do cnone alexandrino de nove poetas lricos. Comps, alm de hinos religiosos e poemas de fundo poltico, canes de grande vivacidade e alegria de viver. Somente fragmentos de sua obra chegaram at ns. Alceu o grande poeta lrico que serviu de modelo a Horcio e outros tambm o espelho da sua poca o cidado que toma parte activa nas lutas da sua ilha e que se compraz a descrever o equipamento blico, o homem que goza o prazer do conforto e da bebida , e compe poemas para essas ocasies festivas as chamadas canes da mesa. Esta dupla temtica de Alceu evidencia-se a cada passo dos seus fragmentos. Assim , ora nos desenha o delicioso contraste entre a invernia l fora e o calor do lar, com a lenha a arder na fogueira, o misturar a agua com o vinho para a bebida, o deixar cair a cabea em fofa almofada, ora lamenta , quando exiliado, aquela vida de convvio e de participao na coisa publica que era a prpria essncia da polis. Safo De origem aristocrtica, Safo (gr. ) nasceu provavelmente na ilha de Lesbos por volta de -630 e viveu grande parte de sua vida em Mitilene. Esteve tambm na Siclia em -604/596, exilada por razes polticas ou simplesmente por ter se casado.

37

Foi casada, portanto, e teve uma filha; ao retornar a Lesbos parece ter se envolvido com outras mulheres no culto a Afrodite. Mas no se comprovou, de modo algum, o famoso romance com o poeta Alceu, nem as comentadssimas relaes homossexuais com as companheiras do culto. Essa fama, no entanto, atravessou os sculos e se cristalizou na palavra lesbianismo. Segundo outra tradio altamente suspeita, Safo matou-se pulando do alto do Cabo Lucade, ao se ver rejeitada por um belo jovem ("Faon"). Safo um dos poetas do cnone alexandrino de nove poetas lricos, e sua obra foi reunida pelos eruditos da biblioteca de Alexandria em nove livros, dos quais restam apenas um poema e algumas dezenas de fragmentos. Sua poesia de contedo ertico foi censurada ativamente pelos copistas medievais, ligados quase sempre Igreja Catlica. Durante toda a Antiguidade, no entanto, foi respeitada, apreciada e imitada. O epigrama supra, atribudo a Plato, ilustra bem esse fato. Safo comps poemas pessoais e apaixonados em dialeto elico e vrios tipos de metro, dirigidos em geral filha ou a suas companheiras de forma terna e amorosa. Em sua grande maioria, os poemas destinam-se declamao individual. A poesia de safo move-se em profundidade, no estreito mundo do seu crculo literrio para qual compunha poesias quando havia qualquer acontecimento importante. a poetisa da paixo, dos sentimentos exaltados , avassaladores e tambm da natureza. Para alm do seu mrito literrio, importante notar que nela pela primeira vez se toma conscincia do valor da poesia:
Quando morreres, hs-de jazer sem que haja no futuro Memoria de ti nem saudade. que no tiveste parte Das rosas de piria. Invisvel andars a esvoaar No Hades, entre os mortos impotentes. Anacreonte

Anacreonte (gr. ) nasceu em Teos, na sia Menor, por volta de -575; morreu mais ou menos em -490. Esteve em vrios lugares; sabe-se que viveu algum tempo em Abdera (c. 540), em Samos, na corte de Polcrates (c. -532), e tambm em Atenas, junto ao tirano Hiparco (c. -522). Popular e solicitado, suas canes eram simples, agradveis e espirituosas. O estilo, posteriormente conhecido por anacrentico, foi muito imitado em vrias composies ao longo da Antiguidade e do Perodo Bizantino. Anacreonte era o sexto poeta do cnone
38

alexandrino de nove poetas lricos. Neste poeta encontramos um mundo de plcida segurana o da corte dos tiranos onde estanciou agitado pelos ataques de eros, engolfado no prazer, mas sempre da observncia da caracterstica moderao helnica. Esta ultima qualidade falta na legio dos seus imitadores. Que principiou na antiguidade e tem prosseguido ate ao tempos modernos como o poeta Goethe. Os autores das anacreontea transformaram os modelos graciosos e cheios de frescura do poeta de Teos em poemetos amaneirados e insulsos e tiveram entre outros inconvenientes , este muito grave de obscurecer durante seculos a obra verdadeira, em proveito das sua imitaes. Um s exemplo bastara para provar o facto : a verso das odes Anacrenticas por Castilho no contm, um s verso do poeta arcaico.

Os grandes Festivais
Rituais complexos, envolvendo sacrifcios e outras atividades em honra a uma divindade, ocorriam regularmente em datas espefcas e em santurios especficos. Essas festividades, denominadas "jogos" ou "festivais", conforme o costume local e as atividades desenvolvidas, eram em geral patrocinadas pela plis e constituam uma das mais importantes manifestaes religiosas do mundo grego. Alguns festivais, como os jogos olmpicos (Olmpia) eram pan-helnicos, e o pblico era constitudo de gente de vrias comunidades; outros, como as Dafnefrias (Tebas), eram de alcance praticamente local. Com frequncia, nos dias de festival no se trabalhava, no se guerreava, e as festividades eram uma oportunidade mpar para descanso, recreao e confraternizao da comunidade. Os festivais eram extremamente numerosos; muitos relacionavam-se diretamente com o ciclo do ano agrcola e eram celebrados aps a colheita. Todos eles, praticamente, envolviam procisses, sacrifcios e festins comunitrios, mais as atividades especficas de cada um. Os Jogos Olmpicos, por exemplo, tinham competies atlticas e corridas de cavalos; os Jogos stmicos, competies atlticas e um concurso musical; as Dionsias Urbanas, concursos de ditirambos, tragdias e comdias; as Hiacntias, concurso de canto coral e dana. provvel que, primitivamente, os festivais eram apenas jogos fnebres celebrados em honra de heris locais. No incio do sculo -VIII, o contexto fnebre se perdeu e o significado religioso aumentou consideravelmente. Alm dos tradicionais sacrifcios e das procisses, os concursos artsticos (msica, poesia) e as provas atlticas assumiram papel cada vez mais proeminente.
39

Os festivais gregos, alm de honrar os deuses e fornecer entretenimento populao, estimulavam a economia local, a educao e as prticas atlticas, e tambm favoreciam o contato entre cidados de diferentes partes do mundo helnico. Poetas e msicos tinham oportunidade de se apresentar e divulgar suas obras; artesos, pintores, ceramistas, poetas e escultores eram frequentemente comissionados para celebrar, em obras de arte, os vencedores das competies as odes de Pndaro que chegaram at ns, por exemplo, foram encomendadas por vencedores dos jogos atlticos. Jogos Pan-Helnicos As suas origens religiosas perdem-se nos tempos. Para os olmpicos por exemplo a sua celebrao era tripla: Zeus, a divindade, Hrcules, o heri que os criou Plops, o que pela primeira vez ficou vitorioso, ganhando a corrida de carros e cavalos a mo de hipodomia. por isso que pindaro canta no comeo 11 ode olmpica
Hinos, senhores da lira , que deus , que heri, Que varo celebraremos Em pisa Zeus o senhor; os jogos olmpicos Hercules os criou, como primcias da luta

E na primeira ode olmpica narra a vitria de Plops:


Agora esta presente aos esplendorosos sacrifcios Cruentos , reclinando junto ao curso do Alfeu, Num tmulo muito visitado perto do altar Que mais hospedes recebe. Brilha ao longe A glria de Plops, nas lides olmpicas Onde se disputa a rapidez da corrida, a audcia da fora.

Estes eram os mais antigos pois segundo os clculos dos gregos datavam de 776 a.C. Contava-se que as olimpadas se realizavam de 4 em 4 anos. Quando se aproximava o ms de agosto a cidade estado lide onde ficava olmpia mandava arautos por toda a Grcia, a proclamar a trguas sagradas. Quem entrasse armado durante o festival ficava prisioneiro de guerra. A durao das festas era de 5 dias a partir de 472 a. C. No tempo de Pndaro disputavam-se 14 provas. O premio no tinha valor pecunirio: era uma coroa da arvore simblica de hrcules a oliveira brava ou o azambujeiro. Lutava-se, portanto unicamente pela
40

honra. Mesmo que houvesse conflitos locais sabido que enquanto decorriam os jogos olmpicos interrompia-se as hostilidades, porem quando terminavam, estas recomeavam, nem o perigo brbaro se sobrepunha a realizao dos jogos. As suas competies, que serviam ao modelo das demais eram desportivas. Mas no se perdia a ocasio de discursar perante to numeroso publico. o que nos demostra um passo das Pausnias, e muito antes dele, o Hpias menor de Plato, que referre o habito daquele sofista, de comparecer a todas as olimpadas a fim de exibir a sua arte retorica. Na antiguidade e em importncia, ocupavam em segundo ligar os jogos pticos. Estes celebravam-se em delfos, tambm em agosto e em honra de apolo e o prmio era uma coroa de loureiro. As suas competies eram idnticas s de olmpia, mas como diferena importante: principiaram por contar apenas concursos musicais, e s mais tarde se introduziram provas desportivas. J vimos que o principal alvo do competidor aos jogos panhelnicos era alcanar a glria. Esta refletia-se sobre a polis. Segundo plutarco abria-se uma brecha nas muralhas da cidade, para receber o vencedor no seu regresso. Em Atenas ele e os seus descendentes eram alimentados no pritaneu. Em sua honra e ntoavam-se cnticos , a principio simples mais tarde compostos por grandes artistas. Os jogos mostram-nos pois uma faceta caracterstica dos Helenos: o espirito agnico (relativo a agonia). Representavam um dos raros vnculos de amplitude nacional e contriburam poderosamente para o desenvolvimento de quatro artes: a poesia e a msica na forma de epincios aos vencedores; a retrica e a escultura, pois muitos dos atletas vencedores eram comemorados em estatuas pratica que determinou o desenvolvimento do nu.

Pndaro
Pndaro (gr. ) teve grande fama em vida e durante toda a Antiguidade. Era chamado de "prncipe dos poetas" e, com ele, a lrica grega atingiu simultaneamente o apogeu e o fim. Biografia Nasceu em -518 na pequena cidade de Cinoscfalos, Becia; era de famlia aristocrtica e seu pai se chamava Dafanto. Segundo a tradio, foi educado em Atenas e comps provavelmente sua primeira obra antes de -498, com menos de 20 anos. Sua posio pessoal durante as guerras greco-prsicas controvertida, pois embora os aristocratas tebanos fossem simpticos aos persas, ele comps um elogio aos marinheiros eginetas que lutaram em Salamina (-480).
41

Nos anos seguintes, a fama de Pndaro se espalhou por toda a Grcia e ele se tornou poeta profissional itinerante. Comps por encomenda para Hiero I de Siracusa (-478/-467), Tero (tirano de Agrigento) (-488/-472) e Arcesilau IV de Cirene (c. -462), a quem pindaro no hesitou de dar conselhos e entre outros. Morreu em Argos com quase 80 anos, ou seja, por volta de -438. Obras sobreviventes As fontes antigas listam um total de 17 livros de Pndaro, entre hinos, pes, ditirambos, prosdions, partenions, hiprquemas, encmios, trenos e epincios. A coletnea foi organizada, sem dvida, pelos eruditos alexandrinos. Ele era o ltimo e, indubitavelmente, o mais importante dos nove poetas do cnone alexandrino de poetas lricos. Um total de 45 epincios chegou at ns, divididos em quatro livros: Olmpicas, Pticas, Nemias e stmicas. A ode mais antiga data de -498, e a mais recente de -446. Dos livros restantes, temos numerosos fragmentos de extenso e importncia muito desigual. Caractersticas da obra A ode pindrica tpica contm um argumento mtico, que de alguma forma o poeta relacionava com a cidade, a famlia do patrono ou a vitria obtida; um panegrico, discurso com elogios vitria e ao vencedor; finalmente, conselhos e advertncias de fundo moral e, s vezes, poltico. Pndaro utilizou basicamente o dialeto drico, porm com diversos elementos homricos e elicos, resultando numa lngua literria, um pouco distante da linguagem falada. Seu estilo era sempre elevado, grandioso e colorido, e descrevia os mitos com fantasia e muita originalidade. Embora tenha composto vrios tipos de poesia lrica, sua fama advm principalmente dos epincios, odes corais em honra dos vencedores de jogos atlticos, todos eles escritos por encomenda. Podemos com o auxlio dos seus diversos poemas reconstruir a histria da sua vida das suas disputas com os grandes das suas esperanas e das suas crenas. Mas aquilo que impressiona desde o incio a posio considervel que Pndaro ocupa no mundo grego. Um mundo contudo agitado por lutas vitais. Para o explicar importa compreender antes de mais que esta poesia destinada a festejar um feito desportivo, era contudo algo mais do que uma poesia de
42

circunstncia. Pndaro no descreve nada dos feitos que celebra. Tambm no diz nada da vida dos vencedores vai directamente para o sentido mais elevado do feito, considerado no que tem universal e simblico para a vida humana em geral. Atinge esta dimenso associado a evocao da vitria, por um lado um mito, por outro, um ensinamento moral. Os incios dos seus poemas so brilhantes evocam muitas vezes a gloria, a divindade, o ouro; e isto tudo se confunde; porque a glria vem dos deuses e brilha como o ouro. Por vezes seguem-se algumas palavras alusivas s vitrias j obtidas pelo vencedor e pelos seus parentes. Mas imediatamente, num movimento para reunir tudo e sem qualquer transio, Pndaro entra no domnio do mito. No nos diz porque que escolhe um ou outro mito, por vezes a ptria do vencedor que ou se deixa guiar pelo local da vitoria: a vitria olmpica de Hiero lembra assim a lenda de Plops sendo este objecto de culto em olmpia. Embora tenha composto vrios tipos de poesia lrica a sua fama advm principalmente das odes. Representante de uma mentalidade e cultura que derivado s contingncias sociopolticas que se encontrava em extino ele proclamava a grande aristocracia que concorre aos jogos e vive para a glria conservando a Arte como superioridade que se alcana pela coragem e pela arte. Os vencedores as quais Pndaro dedicou as odes triunfais esto dentro da mesma ordem ou da mesma hierarquia social: 1- Todos eram aristocratas, ou pelo menos pessoas de posses que podiam pagar pelos seus servios. O facto das odes de Pndaro estarem preferencialmente ligadas aos vencedores de modalidades hpicas teria a ver com o facto de estes jogos serem atribudos as classes mais nobres j que as restantes modalidades eram atribudas a atletas que tinham origem de outras camadas sociais. 2- Existe uma forte ligao entre o poeta e uma clientela composta por tiranos da Siclia e da Magna Grcia que eram especialmente ricos e grande percentagem desse trabalho eram dedicados a vencedores dessas regies. 3- A exaltao do heri adquire um sentido educacional. As gnomai ( sentenas) que fazem parte deste sentido educacional so outro elemento comum das odes que tal nos mitos estava na tradio lrica . Estas acrescentam observaes pessoais sobre o valor da sua arte ou conselhos de moderao quando escreve para tiranos. 4- A recorrncia a utilizao de mitos para dar realce aos seus trabalhos para fazer ligao aos locais das vitorias, s condies da vida dos atletas ou ainda as suas cidades serviam para explicar , exaltar e qualificar os heris que ele
43

dedicava as suas odes. De salientar que Zeus como deus supremo esta presente nelas todas. 5- Os conceitos de moral esto sempre presentes pois so para ele a hegemonia dos valores humanos que se alcanam pela coragem e pela arte. A Arte entendida como qualidade humana mxima e que esta ligada aos feitos de antepassados famosos, a moderao, a medida, a fidelidade aos juramentos e a justia , a verdade , tranquilidade e a paz. A glria do atleta a gloria da sua famlia tal como Homero deixou claro que a glria do guerreiro era a gloria dos seus familiares. 6- Para Pndaro a gloria dos deuses e dos heris esta acima de todas as glorias humanas e a funo do poeta lembrar e realar isso. 7- Utiliza muitos dos heris que entrevem na ilada e na odisseia como exemplos e comparaes com atletas a que ele tenta dar relevncia. 8- Referencia contante da moira / destino na vida dos homens e que soberania dos deuses que tudo vem e que tudo podem. Anlise da 1 ode De Pndaro A primeira ode olmpica, que pela sua beleza e pela categoria do seu destinatrioo tirano de siracusa e tambm por celebrar a historia da instituio dos jogos, abre a coletnea dos epincios, comemora a vitoria alcanada por Hiero, em 476 na corrida de cavalos efectuada em pisa antiga olmpica. O santurio fica junto das margens do Alfeu e l se venerava tambm o tmulo do heri que primeiro concorrera ao jogos Plops. precisamente este mito ligado ao local da vitoria e como vimos histria das olimpadas que o poeta Vai escolher para embelezar a sua ode e simultnea de moderao, sugeridas em frase como esta:
Mas no foi capaz de dominar a sua ventura excessiva

O mito de tntalo e de Plops era uma daquelas velhas histrias com as quais no se compadeciam as exigncias de uma mentalidade religiosa mais evoluda. Tntalo, filho de Zeus e de Plota, era rei da Frgia. Muito querido entre os deuses, frequentemente era convidado a partilhar das suas refeies no Olimpo. Durante um desses banquetes, Tntalo abusou da confiana dos deuses roubando-lhes um pouco de nctar e ambrosia, alimentos que davam a imortalidade, porm um privilgio somente do Olimpo. Era casado com Dione e tinha trs filhos: Nobe,
44

Dascilo e Plops. Tntalo, julgou que tambm era um deus poderoso e convidou os deuses para um jantar em sua casa, servindo-lhes como refeio, o seu prprio filho Plops em pedaos, para testar a divindade dos deuses. Os convidados deram conta do crime de Tntalo, mas Demter comeu o ombro de Plops. Zeus ordenou que o corpo de Plops fosse atirado a um caldeiro, onde Cloto, uma das Moiras, lhe devolveria a vida, substituindo o ombro por um marfim. Tntalo foi condenado ao suplcio de fome e de sede eternas. Mergulhado em guas at ao pescoo, quando ele se debruava para beber gua, esta desaparecia. Por cima de sua cabea, pendiam ramos de rvores com frutos saborosos, porm o vento retirava do seu alcance sempre que tentava apanh-los. O aviso dos deuses ficou na memria de todos: todo ser humano que provar da ambrosia dos deuses seria condenado ao suplcio de Tntalo. A famlia de Tntalo e seus descendentes foram amaldioados. Sua filha Nobe que tivera 7 pares de gmeos, perdeu todos os filhos devido a doenas terrveis. De tanto chorar ela se transformou numa gruta de pedras de onde descia uma cachoeira de gua salgada. Depois de ressuscitado, Plops foi entregue a Posidonque o criou at tornar-se um grande heri. Porm a profecia dizia que ele se tornaria um rei, mas jamais se livraria da maldio lanada sobre todos os descendentes de Tntalo . Werner Jaeger 1 considera a poesia de Pndaro como a expresso do ponto mais alto da antiga aristocracia grega. Ele tem o dom de nos mostrar o ideal de nobreza no momento em que ainda possua fora para fazer prevalecer o prestgio dos tempos mticos sobre a vulgar realidade do sculo V a.C.. sob o ponto de vista de um sentimento de helenismo que Pndaro deve ser apreciado. Os gregos nunca almejaram uma unio entre as suas cidades-Estado que viesse a formar uma nao no sentido moderno do termo. As competies em Olmpia, Delfos, Nemia e Corinto tinham o dom de trazer tona a sensao de um parentesco existente entre as cidades-Estado em geral e entre os indivduos em particular, baseado na lngua, na religio e nos valores em comum. O resto da historia contada em poucas linhas : luta vitoriosa, casamento com Hipodomia, descendncia e herizao.

45

Concluso Em Pndaro vemos o papel que a antiga aristocracia grega exerceu sobre a formao do homem, mais especificamente sobre a formao de um ideal de homem agonstico que se realiza por meio da aproximao com o modelo herico. O momento da honra e da glria o momento da imortalidade. Nele, ressurge o esprito herico da poesia pica, agora adaptado aos novos tempos e transformado na glorificao dos atletas. Em Pndaro a exaltao do heri-atleta tem um sentido educacional. Mais uma vez, estamos diante de um modelo pedaggico, que deve ser exibido e imitado. Poderamos nos surpreender com isso, diante do papel que a hereditariedade desempenha no pensamento do poeta tebano. Entretanto, devemos lembrar, em primeiro lugar, que Pndaro est se dirigindo a uma platia de nobres que possuem as qualidades necessrias para a realizao dos feitos hericos, agora transplantados para os estdios e para os hipdromos. Em segundo lugar, e a que reside o carter pedaggico da sua mensagem, a hereditariedade pura e simples no cria um heri nem um atleta vencedor. Ela uma potencialidade que exige a ao. necessrio que o homem torne-se o que ele . Da a importncia do modelo exposto nos poemas, que deve servir de emulao aos mais jovens. Por outro lado, no podemos perder de vista o fato de que os atletas de suas odes triunfais so homens que vivem e lutam em um tempo histrico. Ao ligar o sucesso atual ao passado mitolgico, Pndaro recobre homens de sua poca com a aura dos heris mticos, uma maneira de transform-los em exemplos a serem seguidos pelos mais jovens. Com Pndaro, pela primeira vez os hinos aos vencedores se convertem em uma espcie de poesia religiosa. Ele o criador de uma nova lrica que atinge o ponto mais crucial da experincia humana, pois descreve o homem que luta para atingir a perfeio da sua humanidade e ter a sua honra e a sua glria reconhecidas, segundo o ponto de vista de uma tica e de uma interpretao religiosa da vida. Como j dissemos antes, em outro lugar, outros poetas se dedicaram a cantar os vencedores dos jogos, mas em Pndaro que encontramos o exemplo mais elevado dessa arte. Nele vemos a concepo aristocrtica dessas competies e podemos apreciar o esforo humano por alcanar um certo ideal de perfeio, expressa, de maneira artstica, no Auriga( cocheiro) de Delfos.

46

Das könnte Ihnen auch gefallen