Sie sind auf Seite 1von 17

Como Escrever um Livro Sonho de Muitos

Consumidores de literatura, apaixonados pelo mundo das letras e uma intensa necessidade de mudar de lado. De consumidores para criadores. De leitores para escritores. Como escrever um livro?, perguntam-se. Ainda que esbarre em realidades assustadoras em nosso universo brasileiro de poucos leitores, seu sonho precisa ser levado adiante.Escrever um livro muito provavelmente no lhe render fama e dinheiro. Mas poder lhe render uma satisfao inimaginvel:poucas emoes se equiparam intensidade usufruda em se terminar um livro. Decidi criar uma srie de artigos que se aprofundam na questo de como escrever um livro. Minha proposta auxiliar o processo de criao em si. Estas dicas servem apenas como exerccio e orientao. No caia na armadilha de conselheiros que balbuciam: No faa isso, no escreva assim, no use aquilo. Voc no pode perder seu estilo e espontaneidade. O seu estilo ao escrever um livro o que o diferenciar de outros escritores. Existem tcnicas, verdade. Mas voc no pode deixar de ser voc mesmo, ao escrever um livro. No tente copiar outros escritores. No tente ser Jos se voc Joo. Rena seus sentimentos, traumas, alegrias e experincias e produza algo nico: seu livro, sua criao. Como escrever um livro? Voc precisar de alguns exerccios para botar pra fora o que j est a, camuflado no seu interior. O que no lhe poder ser transmitido atravs de exerccios a perseverana. Sem ela, parceiro, j era. Este o melhor conselho que posso lhe dar: se quiser escrever um livro, seja perseverante. Mergulhe de cabea, ou ento, melhor ir assistir TV. Abaixo, meus artigos e conselhos. Aproveite os que forem bons, e ignore os que no lhe servirem. Afinal, ningum dono da verdade.

Como Desenvolver a Criatividade Dicas para ajudar os escritores a desenvolverem sua criatividade ao criar personagens, e escrever crnicas, romances e poemas

A criatividade o elemento essencial para os escritores conseguirem trabalhar e produzir. Sem ela, o trabalho fica estagnado, e a decepo toma conta e domina todos os espaos. Como sabemos, em muitos casos, a criatividade parece cair do cu, suave e oportunamente. Em outras vezes, porm, preciso um esforo gigantesco para encontr-la, quase como que tirar gua da pedra. Mas h algo que podemos fazer para facilitar este processo, ajudando a nos tornar escritores (mais) criativos. A seguir, listei algumas dicas que ajudam experientes enovos autores a desenvolver a criatividade:

Envolva-se Com Pessoas Criativas Estar na companhia de pessoas que tambm trabalham com a criatividade uma excelente forma de estimular esta caracterstica. Muitas vezes, o simples fato de estarmos em um ambiente criativo j contribui para o desenvolvimento de nossa criatividade. Conhea Novas Vertentes No se limite apenas ao tipo de literatura que voc quer produzir. Se voc um romancista, leia poesia. Se um poeta, leia um roteiro cinematogrfico. Se gosta de romances policiais, experimente um romance medieval. Este tipo de exposio ajuda a tirar o crebro do seu estado de acomodao. Avise Seu Crebro Muitos escritores treinam o crebro para que saibam quando hora de entrar em uma particular zona de criatividade. Por exemplo, voc pode fazer uma caminhada todos os dias antes de comear a escrever. Ou talvez tomar uma xcara de caf. Para muitos, isto costuma funcionar. Assim, toda vez que voc realizar este ritual, seu crebro poder interpretar esta notificao como um aviso de que est chegando a hora de comear a trabalhar. Faa Coisas Novas Saia de sua zona de conforto e tente novas experincias. Aprenda xadrez. Toque um novo instrumento musical. Cante no chuveiro. Faa com que seus olhos e ouvidos sejam apresentados a coisas novas, diferentes. Tudo isso ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento do seu processo criativo. Lembre-se que a criatividade nada mais do que a combinao de ideias existentes. Por isso, quanto mais voc souber, mais fcil ser transferir este conhecimento para o papel, sob novos formatos. Conhea Novas Pessoas Ainda sob esta mesma linha de raciocnio, conhea novas pessoas. Veja quais so suas perspectivas de vida, como encaram o universo ao seu redor. Desenvolva o hbito de iniciar conversas na fila de um mercado, de um banco, ou dentro de um nibus. Destas conversas voc poder extrair novas perspectivas e, quem sabe, at criar personagens bastante interessantes. Descanse Seu Crebro Aps isso, conscientize-se de que seu crebro no uma mquina perfeita e incansvel. Ele precisa de um tempo para se recuperar, para assimilar todas as coisas novas a que foi exposto. Assim, descanse, durma. Seno, a desordem se estabelecer. Carregue Uma Cmera Com Voc Hoje em dia, com celulares e smartphones j possuindo cmeras integradas, no difcil aplicar este conselho. Utilize as cmeras para registrar coisas interessantes do seu dia a dia. Novas paisagens ou velhos ambientes esteja atento a tudo, e registre o que merece ser registrado.

Escreva Todos os Dias Criatividade um msculo. Procure criar algo e escrever todos os dias, para no permitir entrar em um estado de atrofiamento. Mesmo que seja apenas alguns versos, mesmo que apenas a frase de um romance, d ao seu crebro um exerccio dirio de criatividade.

6 Segredos Que Escritores Experientes No Admitem Conhea algumas das temveis verdades enfrentadas at pelos escritores mais experientes, mas que eles dificilmente costumam admitir Escritores publicados no parecem ser deste mundo. Eles possuem uma aura diferente. Uma intensidade anormal. Parecem estar alm dos problemas com que jovens escritores como eu e voc nos deparamos no dia a dia. Seus livros fluem em perfeita emoo. Uma perfeio absoluta que chegamos ao ponto de imaginar ser humanamente impossvel criar tamanha sublimidade. De fato, so escritores reais. No entanto, esta percepo de que eles vivem em outra dimenso no corresponde realidade. Todos escritores em todos os nveis possuem os mesmos desafios que eu e voc. Eles tambm possuem os seus segredos. Na verdade, seis temveis segredos que todos os escritores conhecem, mas que nenhum de ns um dia ir ouvi-los admitir. Escrever Difcil Existe um mito que permeia diversos segmentos da humanidade: o mito de que, se voc bom em alguma coisa, ento, vai ser fcil produzir. A verdade, porm, que escrever algo muito difcil. Especialmente quando nos referimos a comear a escrever. Escritores experientes tambm se deparam com este pesadelo. Sentar-se diante de um computador, preparar-se para escrever e nada. Acredite: no h nada de errado com voc. A pacincia ser sua grande aliada. Na verdade, na maioria dos casos, o incio de qualquer obra a parte mais complexa. Quando as ideias comearem a fluir, porm, a tendncia que o processo seguinte se torne mais automtico e intuitivo. Todos Lutamos Contra a Procrastinao Todos ns procrastinamos. Este no apenas o caso dos iniciantes. J vi declaraes de escritores experientes sobre sua luta para sentar e comear a escrever. Muitos de ns estamos acostumados a escrever algumas crnicas ou poemas, anotados desleixadamente em pedaos de papel ou postagens em um blog no entanto, quando chega o momento de comear um projeto de grande significado, como um livro de memrias ou um romance, entra em cena a procrastinao.

Existe ainda um tipo de procrastinao mais insidiosa: quando nos convencemos de que ainda no estamos prontos para iniciar determinado projeto. Com isso, acabamos tolhendo nossa genialidade, conspirando contra ns mesmos. H algo que voc pensa em escrever e vem procrastinando h muito tempo? Ento tome vergonhe na cara, pare de ler este blog e comece a escrever agora. Rascunhos Sempre So Uma Porcaria A nica forma de escrever algo bom, escrever primeiramente algo muito, muito ruim. Os primeiros projetos costumam ser infantis e tolos mesmo para os escritores mais experientes. Como leitores, ns s temos acesso ao projeto final, devidamente lapidado. No temos acesso aos esboos iniciais, falhos, vacilantes, execrveis. Mas acredite: estes rascunhos existem ou j existiram. Talvez estejam enfiados em uma gaveta, guardados em uma pasta do computador, ou mesmo queimados. De qualquer forma, suas sentenas desajeitadas e trechos dignos de causar vergonha ao escritor, foram devidamente escondidas do mundo. O Livro Nunca Est Bom A cada vez que voc realiza a reviso de seu livro, encontra diversas partes que prefere reescrever. Exclui trechos, adiciona frases, reformula ideias. Leonardo da Vinci disse que a arte nunca est devidamente finalizada, somente abandonada. preciso aceitar que um romance formado por pequenos fragmentos de ideias que juntamos para formar um enredo. Frases, pargrafos, captulos combinados e recombinados. Movimentados e expandidos. Por esta razo, temos esta sensao de que nosso trabalho est sempre inacabado, a sensao de que sempre h a possibilidade de ajustar um pouco mais. Em algum ponto, no entanto, precisamos abandonar o trabalho, ou ficaremos indefinidamente revisando as revises revisadas. Portanto, aceite este conselho: voc nunca atingir a perfeio. Sua obra s estar realmente completa e satisfatria quando ela tiver leitores. Escritores So Pessoas Estranhas No tente fugir desta realidade: se voc um escritor (seja de romances em ebook, impressos ou um blog) voc um estranho. Pessoas normais no so escritoras. A vasta maioria das pessoas no gostam de escrever. Talvez leiam um ou dois livros por ano. Mas no do vazo s suas ideias e traumas, no do vida aos seus pensamentos por registr-los por escrito. Escrever algo como uma obsesso. Pergunte a qualquer escritor e eles diro que no conseguem imaginar a vida deles sem escrever. Eu certamente acho difcil imaginar minha vida sem colocar muitas de minhas experincias, anseios e pensamentos no papel.

Assim, aceite que voc um estranho, bizarro, ou como queira nominar isso. Aceite e se divirta com a ideia. O resto do mundo no poder entend-lo. Mas isso no poderia ser diferente, afinal, eles no so escritores. Os Livros Parecem Cada Vez Piores Eu sei, voc j passou por isso: ao ler seu mais recente trabalho, chegou a concluso de que ele no to bom quanto os anteriores. A maioria dos escritores passa por isso. A cada nova histria, h aquela tensa sensao de que perdemos a fasca da criatividade, que o elixir da sensibilidade secou na fonte. Estas dvidas podem corroer a autoestima de qualquer um. So bastante destrutivas. Podem fazer com que um trabalho seja interrompido, privando futuros leitores de uma experincia maravilhosa. A primeira coisa que voc precisa ter em mente que no h nada de errado com voc, ao se deparar com estas dvidas, com esta sensao de retrocesso. Provavelmente, seu escritor favorito passa ou j passou pelas mesmas experincias. Em segundo lugar, quando for invadido por esta sensao de que j foi melhor, continue produzindo assim mesmo. Em outras palavras, aprenda a se ignorar. Esta voz em sua cabea lhe perguntando: Quem vai querer ler isso? uma voz idiota que no deve receber nenhum tipo de considerao de sua parte. Talvez, e eu espero que sim, aps ler este post voc chegue concluso: eu no estou sozinho. E realmente no est.

ESCREVER EM PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA? Que fatores devem ser considerados ao decidir entre escrever um livro em primeira ou terceira pessoa? Na literatura, um ponto de vista a perspectiva a partir da qual uma histria contada. O escritor pode escolher escrever seu livro sob uma de 3 perspectivas, a saber:

Primeira pessoa (eu e ns). Limita o leitor perspectiva de apenas uma personagem. O objetivo deste ponto de vista fazer com que a histria soe de forma mais intensa e pessoal; Terceira pessoa (ele, ela e eles). o ponto de vista mais verstil e poderoso.Permite que voc desenvolva um universo criativo mais amplo e completo. A terceira pessoa concede maior liberdade para o narrador. Segunda pessoa (voc). pouqussimo utilizado na literatura.

Qual destes pontos de vista voc vai escolher? Como escritor, voc precisa responder esta pergunta de forma estratgica. Precisa compreender qual destes pontos de vista permitir que voc desenvolva suas personagens e sua histria da forma mais eficiente possvel.

Quando se observa a tendncia entre novos autores, percebemos que a maioria prefere a primeira pessoa. Por que esta preferncia? Muitos jovens escritores utilizam a narrao em primeira pessoa por ser mais fcil de escrever, e por achar encantadora a ideia de suas histrias soarem de forma mais pessoal. A terceira pessoa, por outro lado, foge deste atributo. Histrias narradas sob esta perspectiva so menos pessoais e apaixonadas. Isto concede narrao uma viso mais ampla e imparcial um auxlio para descrever elementos mais discretos que a primeira pessoa desperceberia. At mesmo para quem est escrevendo uma autobiografia, a possibilidade de usar a narrao em terceira pessoa deve ser avaliada, no caso de desejar ampliar a viso sobre pessoas que interagem com o autor. Ao escrever um livro em terceira pessoa, precisar definir se a perspectiva do narrador ser onisciente ou limitada. Se estiver tendo dificuldades em desenvolver uma histria, considere alterar o ponto de vista do narrador. Em alguns casos, isto poder fazer com que uma histria travada se desenrole com incr vel espontaneidade. Alguns jovens escritores torcem o nariz s de pensar na ideia de reescrever tudo o que j fizeram (talvez, um romance inteiro), alterando o ponto de vista. Para escritores profissionais, no entanto, isto faz naturalmente parte do ofcio. Pode parecer bastante incoerente, mas pessoalmente gosto de ler livros em primeira pessoa. Porm, ao escrever, prefiro a perspectiva da terceira pessoa. E no seu caso? Voc prefere ler e escrever sob que ponto de vista? Alm disso, voc acha que o mercado editorial prefere contos e romances escritos em primeira ou terceira pessoa?

OS TIPOS DE PERSONAGEM MAIS COMUNS NA LITERATURA Escritores de fico passeiam pelo mundo de sua criatividade, suas mentes eltricas povoadas por uma variedade de personagens para seus contos eromances. O passo inicial que a maioria d ao criar seus personagens a elaborao de um protagonista e um antagonista (na vasta maioria das vezes, nesta ordem). Protagonista: a personagem principal de sua obra literria, aquela que voc espera conquistar a simpatia dos leitores. Antagonista: a personagem que se ope ao protagonista. No necessariamente, mas quase sempre, o vilo. Esta seria, a grosso modo, a definio primria e mais generalizada das personagens. Porm, realizando uma anlise um pouco mais profunda, podemos chegar a detalhes comportamentais mais significativos sobre estas figuras que tanto amamos.Compreender os diversos tipos de personagens poder ajud-lo a compor traos e elementos condutores das aes e pensamentos destes. Tambm pode revelar se seuromance contm um excesso de personagens classificados dentro do mesmo tipo literrio, em detrimento de outros.

Abaixo, listo os principais tipos de personagens, e uma pequena descrio de sua personalidade, pensamento, inteno. Confidente O Confidente algum em quem a personagem principal confia. O Confidente abre a oportunidade para o protagonista expressar seus pensamentos e sentimentos mais profundos, dando voz a segredos que outros jamais perceberiam. Um protagonista inexorvel pode deixar seu lado humano mais frgil vir tona, quando interage com seu Confidente. O Confidente no precisa ser necessariamente uma pessoa. Pode ser, por exemplo, um animal de estimao (confesse: voc tambm conversa com seu gato ou cozinho). Ou mesmo uma fotografia de uma pessoa querida com quem o protagonista abre seu corao nos momentos de solido. Romances narrados em primeira pessoa costumam fazer do prprio leitor, o Confidente. Dinmico O personagem Dinmico (ou, em desenvolvimento) aquele que sofre mutaes comportamentais ao longo do romance. Elementos importantes da histria afetam o modo como a personagem encara as coisas ao seu redor. Algum de boa ndole, no princpio de um romance, pode assumir ares ameaadores e perigosos a medida que foras externas impactam sua vida. Contraditrio Alguma vez voc j se arrependeu de algo que fez? Provavelmente, voc j agiu contrrio aos seus princpios, devido a qualquer um de uma srie de fatores. Comparando sua ao com sua personalidade, chegamos a concluso de que se trata de uma atitude contraditria. Suas personagens tambm podem carregar este estigma. Note que no estamos falando do Dinmico. No se trata de uma personagem que muda progressiva e definitivamente ao longo de uma histria, mas sim de algum que toma algumas atitudes que no de acordo com sua personalidade (talvez sob intensa presso ou por fraqueza de carter). Nota: se utilizar Personagens Contraditrias em seu romance, certifique-se de deixar claro que as atitudes contraditrias descritas por voc foram propositais. Um leitor desatento poderia concluir que isto reflete uma falha do escritor. Superficial So personagens que revelam pouqussimo de sua personalidade. Alm disso, seus traos comportamentais no sofrem oscilaes ao longo da trama. Manifestam sempre as mesmas caractersticas. A maioria de tais personagens no ocupa um papel de destaque dentro da trama. Por exemplo, voc poder ter um protagonista morando em um prdio, cujo porteiro, um sujeito mal-humorado que fala apenas o essencial, e sempre com resmungos intraduzveis.

Esttico Suas caractersticas principais so as mesmas de uma Personagem Superficial. A grande diferena entre elas, que a Personagem Esttica possui um papel mais decisivo dentro da histria. No entanto, os eventos na trama (perdas, ameaas, desiluses) no afetam a perspectiva do seu carter teso. Contrastante Personagens Contrastantes visam enriquecer a qualidade do protagonista (ou de qualquer outra personagem) por meio do contraste entre seus atributos. Uma lmpada acesa durante o dia pode passar despercebida, mas no quando mergulhada em plena escurido. Assim, por exemplo, se tiver uma personagem cuja honestidade voc gostaria de enfatizar, crie uma personagem contrastante que no d a mnima para tal caracterstica. Isso far com que os bons atributos da primeira se sobressaiam. Esteritipo Os modos, gestos e fala dos esteritipos so facilmente reconhecidos. So personagens prontamente identificados pelo leitor. Um patro opressivo, por exemplo, um tipo bastante comum. Embora um bom romance possa conter a presena destes elementos, preciso tomar cuidado com o uso deles. Utilizar Esteritipos em excesso tornar a trama superficial e previsvel. Pessoalmente, acredito que apenas as Personagens Superficiais devam ser esteritipos. Levando-se em considerao a frase acima, sim, possvel que haja uma amlgama entre os tipos de personagens. Assim, exemplificando, o Confidente poder ser Dinmico (como costuma acontecer em histrias de heris, quando o amigo confidente se torna um antagonista dinmico). Mas nem toda combinao possvel. Ou como acharia possvel criar uma personagem que seja Esttica e ao mesmo tempo Dinmica? Estes termos visam apenas lanar luz sobre o processo de criao das personagens. Apenas uma classificao para nortear a construo de tipos especficos, aqui ou ali. Acriao de personagens inesquecveis, por outro lado, exigir outros elementos que fogem de uma mera listagem de tipos literrios.

COMO ESCREVER COM ESTILO O que o Estilo Literrio? Como voc pode identificar e potencializar o seu estilo? Como escrever com estilo? Para responder esta pergunta, precisamos entender primeiramente o que pode ser definido como estilo de um escritor?Estilo Literrio a maneira particular que um escritor utiliza para compor suas obras. Elementos de sua personalidade podem pincelar sua escrita. A amargura pode ser revelada em textos corrosivos. A alegria pode salpicar aos olhos dos leitores com a escolha de palavras leves e aquietantes. O medo tinge o papel, a coragem se esparrama pelas folhas soltas. Isso no significa

que todo escritor revela sua personalidade por meio de seu material escrito. O Estilo Literrio tambm pode ser intencional, cuidadosamente construdo por seu minucioso artista. Intencionais ou no, estas revelaes sobre si caracterizam o estilo de um escritor. Quando voc escreve um texto, voc est compartilhando parte de sua experincia de vida com milhares de pessoas, ou meia dzia delas (no meu caso, a segunda opo). Sua amargura ou alegria, criatividade ou estupidez, pode bater carto do outro lado da rua. Ou quem sabe, cruzar oceanos. E isto algo que voc deve prezar. O SEU estilo. Prprio. nico. Exclusivo. A sua impresso digital literria. Por isso, lembre-se: ao escrever, seu estilo literrio precisa saltar das pginas de um livro (ou da tela de um computador). O estilo precisa ser um exibicionista. Isto far a diferena. Isto tornar seus textos nicos, fluindo sua alma em cada letra escolhida, ainda que aborde um assunto j tratado com insistncia por outros. Mas no pense no Estilo Literrio como algo automtico, que se derrama suave e automaticamente, medida que escreve. Ele pode, e muitas vezes precisa, ser lapidado. A questo : Como conseguir isso? Explore assuntos com os quais voc tenha afinidade Uma das formas mais notveis de trazer seu Estilo Literrio tona escrever sobre algo que voc conhece muito bem. Aquilo que reside no fundo do seu corao e que voc gostaria que outras pessoas pensassem a respeito. Quando falamos sobre algo que pulsa nosso corao, que salta pelos poros de nossa pele, o Estilo Literrio mostra suas caras e bocas. Este ser o elemento mais sedutor de suas narrativas. Tenha coragem para cortar o desnecessrio Sua eloquncia precisa servir ao propsito de suas ideias coro-las, e no confundi-las. Por isso, se uma sentena, por melhor que seja, no for essencial ao propsito descritivo, no tenha piedade: elimine. Ideias desnecessrias foram feitas para serem decapitadas. Soe como voc realmente E que alternativas voc tem a isto? Infelizmente, alguns novos autores tentam soar como seus escritores favoritos. E isto pssimo, j que polui sua identidade e obscurece aquilo que voc tem de melhor. No tente parecer com outros escritores que impactaram sua vida, mesmo com aqueles que inspiraram a fazer da escrita uma carreira. Ainda que voc possa ser influenciado por algum Estilo Literrio, no permita que o estilo de outrem ocupe o lugar da beleza natural que sua escrita pode assumir. Em resumo, seja voc, e dane-se o resto. E no se esquea que seu Estilo Literrio a arte de desenhar a si mesmo em palavras. COMO CRIAR VILES CONVINCENTES

Como j mencionei em outro post, grande parte dos viles do cinema e da literatura so figuras patticas e previsveis um misto nada interessante. To necessrios, so figuras carimbadas na fico. Carregam

sempre aquela aura perturbadora, a arrogncia brotando-lhes em cada poro, o sorriso cido diante de suas crueldades. E, na maioria das vezes, to irreais. O que preciso para criar um vilo realmente convincente, que faa com que seus leitores e espectadores sejam capazes de sentir seu cheiro emanando das pginas do livro ou da tela do cinema? Muitos escritores apelam para explicaes menos penosas, o caminho mais fcil, e cometem o erro de transformar distrbios mentais e emocionais em grandes viles. Por que ele faz tanta maldade? Ah, porque ele louco. A menos que esteja escrevendo o roteiro da prxima novela das 8, fuja deste padro. Transtornos de personalidade no so personagens, embora, s vezes, possam fazer parte deles. Este tipo de aplicao e explicao caracteriza o personagem como previsvel. Ele louco, logo, pode fazer qualquer coisa que sempre estar amparado pelos seu padecimento psicossomtico. Tolo! Por outro lado, a imprevisibilidade torna os viles marcantes. Um dos maiores exemplos disso o caso do Coringa, em o Cavaleiro das Trevas. Em determinado momento do filme, o Coringa explica a razo de ter o corte em sua boca. Ele havia sido presenteado pelo pai que lhe perguntou, momentos antes do golpe cirrgico: Por que est to srio?. Naquele momento, ns aceitamos esta explicao como plausvel. A explicao, por si s, humaniza o Coringa como algum de carne e osso. No entanto, mais tarde, o Coringa d outra explicao sobre o corte. E depois, apresenta mais uma. At que chegamos a concluso de que nunca vamos saber o que realmente aconteceu. Intrigante! Um vilo to mentiroso, que consegue enganar at os espectadores mais curiosos. E ainda, a atuao psicopata de Heath Ledger nos convence de estarmos realmente diante de algum luntico, um mentiroso consumado, que deixa o pblico com um gostinho de quero mais. Como o Coringa, os viles que conseguem torcer meu pncreas so os que possuem a capacidade de me surpreender. s vezes, o vilo consegue emanar uma vulnerabilidade inesperada. As razes dele, quando apresentadas, podem parecer to racionais que voc, no fundo, acaba tendo alguma empatia pelo odioso facnora. No que seja capaz de aceitar ou concordar com seus atos, mas capaz de entend-lo. Grandes viles so humanos, imprevisveis, convincentes e possuem as suas razes. Basicamente, esta a receita para voc conseguir impactar seus leitores ou espectadores com viles inesquecveis. Se quiser criar algo assim, comece por fazer algumas perguntas relacionadas a eles:

Qual o real motivo do meu vilo agir assim? O que o motiva? Existe uma necessidade interna que o impulsiona a agir de tal maneira, ou existem fatores externos que o inclinam a isso? Ao explicar as razes de seu vilo, no apele para o fundamental: Ele quer dominar o mundo, mas procure humaniz-lo por atribuir suas verdadeiras razes. Ser que ele quer conquistar o mundo porque a nica forma de se sentir seguro, quando todos compartilharem um medo mrbido dele? Ou ser que seu objetivo simplesmente ter posses, no existindo nada no mundo que no poder ser adquirido? Por que ele vai tomar esta atitude? Como j mencionei, no responda: Porque ele louco. As pessoas querem uma explicao plausvel e racional por trs de cada atitude. O que aconteceu no passado que o convenceu de ser capaz de conquistar aquilo pelo qual luta? No apresente seus viles simplesmente como querendo algo e ponto. Existe uma histria de vida,

um ciclo de traumas e conquistas que explicam seu convencimento. Aqui, voc precisar pincelar seu vilo com nobres qualidades. E quem disse que vilo no tem qualidade? Ele pode ter carisma, inteligncia ou outras habilidades que lhe deram sucesso no passado e que o convencem do

sucesso em seus objetivos malignos. Se o vilo tiver algum transtorno emocional, como este interfere em seus atos? Como estes intensificam uma maldade j existente? Lembre-se: transtornos de personalidade, puramente, no criam bons personagens. Quais so alguns dos seus viles favoritos? Tente escrever algumas caractersticas deles que o faz coloc-los no topo da sua lista.

Se conseguir extrair um personagem odioso aps esse exame, me apresente. provvel que eu o coloque ao lado do Coringa e de outros estimados desumanos viles.

COMO ENCONTRAR INSPIRAO

Se a inspirao saiu para dar uma voltinha, traga-a de volta na marra A inspirao pode ser alcanada mediante exerccios que faro com que seu foco criativo seja potencializado. Alguns so simples. Outros exigem um pouco mais de disciplina. Mas, somados, so foras para ajudar a impulsionar seu potencial criativo. Passe Um Dia Todo Em Silncio A regra simples: no fale e no escreva. Isto bom para limpar seu lado egosta. A inspirao muitas vezes ocorre a partir de influncias externas. Achar que aquilo que tem a dizer o mais importante pode ser um empecilho para sua desenvoltura criativa. Assim, use e abuse dos gestos. Quando lhe perguntarem onde est o casaco, simplesmente aponte. Quando lhe perguntarem como est seu dia, sorria e faa um sinal de positivo. Neste dia, voc no tem nada importante a dizer. Nada! Apenas, observe e absorva o que outros tem a dizer. Um passo vital para se escrever textos profundos ou ainda que os mais simples. importantssimo que avise seus familiares e amigos sobre isso, ou vo achar que voc tem um problema muito mais srio do que simplesmente falta de inspirao paraescrever um livro. Visite o Ambiente de Sua Narrativa Visite locais que integram sua narrativa, e passe algumas hora ali, anotando tudo o que lhe saltar aos olhos. Anote detalhes sobre o ambiente e sobre as pessoas (vestimenta, postura, estado de esprito, conversas). Isto aumentar seu campo de viso sobre a situao. Detalhes surgiro automaticamente e ficar mais fcil para sua inspirao dar as caras. Mas anote mesmo. Papel e caneta. Do contrrio, detalhes preciosos sero esquecidos.

Tente se Convencer de Que Est Errado Escolha um tpico que voc encara como uma realidade, um fato. Pode ser um acontecimento histrico, uma verdade cientfica, benefcios ou malefcios de uma certa conduta. Aps isto, faa uma pesquisa e escreva uma dissertao em que voc rene provas e argumentos de que est errado. Use todos os argumentos possveis. Apele para o raciocnio lgico e emocional. Esforce-se em se convencer de que est errado. Este exerccio vai ajud-lo a encontrar inspirao para escrever sobre personagens que possuem um ponto de vista diferente do seu. Chore Voc deve ter motivos para chorar, no ? Se tiver, por que se reprimir? Segurar as lgrimas s tornar seu trabalho superficial e desonesto. Por isso, chore. No tente cont-lo e nem chorar com estilo, como se estivesse participando de um concurso para ver quem chora mais bonitinho. Esbraveje, se necessrio. Alguns sentimentos bloqueiam a criatividade, e um bom choro pode mand-los para bem longe. Agora se voc no tem motivos para chorar tem certeza de que quer ser escritor? Ria Chorou o suficiente? Depois de colocar para fora tristezas reprimidas, voc se sentir muito mais a vontade para rir. Ria de tudo. E com vontade. Se por acaso lembrar-se de algo engraado, mesmo que estiver rodeado de estranhos, no segure o riso. Deixe que te olhem com estranheza. No tape a boca. Ria at perder o flego. Ria de piadas inteligentes e de coisas idiotas. Esta a beleza e a intensidade em sua vida capaz de prender a ateno dos seus leitores. No tem motivos para rir? Volte para o passo anterior e chore mais um pouco. Em concluso, mostre para sua inspirao que quem d as cartas aqui voc. Pode ser um pouco de trabalhoso, mas no final, ela se torna bem mansa e obediente.

ESTRUTURANDO UMA NARRATIVA

A Estrutura da Narrativa Se passeia em sua mente o desejo de escrever um livro, conceber uma histria, faltando apenas coloc-la no papel, hora de se perguntar: Quais so os elementos da narrativa? verdade que, conforme j disse inmeras vezes minha repetitividade, s vezes, me cansa -, o seu estilo lhe ditar como escrever um livro. Regras, talvez, s lhe serviro para tolher sua genialidade e espontaneidade. Porm, quando umjovem

escritor pensa em uma histria de forma estrutural, as ideias tendem a fluir mais naturalmente. Organizao, parceiro. disso que estou falando. Uma simples questo de organizao para dar vida a algo pleno e tambm complexo. Do caos, no nascem boas coisas, acredite. preciso identificar os essenciais elementos da narrativa e, ento, distribui-los na sequncia esperada. Aps isto, basta preencher as entrelinhas. Nada mais simples. Eis os elementos:

Era uma vez: Aqui onde voc situa a narrativa, apresentando os personagens e o contexto. Todos os dias: A rotina do personagem apresentada, evidenciando uma situao que, em breve, ir mudar. At que certo dia: Algo acontece e que lana o personagem numa tempestade de conflitos. Por causa disso: O personagem reage tentando controlar seus conflitos, tentando levar sua vida de volta tranquilidade apresentada no incio da narrativa. A quantidade de Por Causa Disso poder ser maior, j que uma reao do personagem levar a outro acontecimento que exigir uma nova reao para tentar restabelecer a ordem. Finalmente: O auge da narrativa, onde o personagem consegue atingir seus objetivos (ou no, dependendo do seu senso de humor).

Agora, basta preencher as lacunas. Era uma vez um jovem que sonhava em ser um famoso comediante em sua cidade. Todos os dias ele ia at a agncia de talentos locais para tentar realizar um teste aquele que mudaria sua vida porm, sem sucesso. At que certo dia, ao invs de ir a agncia de talentos, mergulhado em indignao e ebriedade, ele resolve improvisar um espetculo de humor num shopping. Por causa disso, foi abordado por policiais por perturbar a ordem e, intempestivo, reage. Por causa disso, acaba sendo preso por desacato autoridade. Finalmente, na priso, ele monta um show de humor, e se torna um famoso humorista no circuito de presidirios. O passo seguinte fazer deste brevilneo resumo, um livro capaz de mexer com a imaginao de seus leitores. Mas a, j outra histria.

COMO CRIAR UM PERSONAGEM

Quando se deparam com a questo de como escrever um livro, jovens escritores focam a trama como sendo o principal pilar da histria. No entanto, preciso ter em mente que personagens fortes sustentam este pilar personagens toscos e vazios fazem toda a trama oscilar, e podem levar ao cho tudo o que foi construdo. Nessas horas, pane no sistema! Como criar um personagem? Construir personagens do zero pode parecer um processo automtico para alguns. s vezes, at . Mas geralmente exige doses de concentrao e organizao at para evitar

contradies ao longo da trama. Em alguns casos, o nascimento e crescimento de uma personagem pode ser to dolorido quanto um parto real. Especialmente para estes autores que socam pregos na hora de parir seus heris e viles, fica a dica: um pouco de disciplina e ordem para cruzar a linha final. Quais caractersticas especificar no momento crucial de criar personagens? A primeira coisa que talvez pense so em caractersticas como aparncia fsica, idade, roupas, e afins. Sinceramente? Isto a superficialidade do superficial. A no ser que esteja fazendo quadrinhos. Do contrrio, deixe este tipo de informao para o final. Realmente, pouco provvel que o fato do personagem ser alto e forte far alguma diferena no contexto da histria. O que vai tornear todo o enredo est no fundo, bem l no fundo. preciso cavar. Mostre suas unhas e garras, e cave o quanto puder. No desista at perceber a cor e o cheiro de todas as caractersticas boas e ptridas florescendo das entranhas de quem voc est tendo a honra de criar. Assim, faa um trabalho organizado. No confie na sua massa enceflica (na minha, etiquetei: traidora). Bote tudo no papel. Caractersticas do personagem. Nada de falar da insinuncia dos olhos dele, ou das pernas arrasadoras que ela tem. Voc precisa definir primeiramente qualidades, temperamento, medos e traumas, e por a vai. Assim, ao invs de to-somente se perguntar: Como criar um personagem?, procure responder s seguintes questes. Objetivos Quais so os objetivos de sua personagem? Os principais, aquilo que lhe d a direo a seguir. Objetivos que so capazes de lhe arrancar o sono a noite, e que conduz suas aes durante o dia. No um alvo corriqueiro, como comprar um presente ou tirar frias, mas algo que faz o sangue dele correr desesperado pelas veias. Que obstculos enfrentar para conseguir atingir seus objetivos? Pode ser algo interno, como um trauma, uma limitao fsica, mental ou emocional. Ou fatores externos, como a natureza de como as coisas so, bem como a ao de um antagonista. O que ela est disposta a sacrificar por este objetivo? Talvez nem mesmo ela saiba, at ser colocada face a face com a dura deciso. Pode ser que na nsia de atingir seu alvo, a personagem se veja em uma ladeira, cruzando cegamente as linhas da moral que jamais imaginou atravessar. No pense apenas em coisas fsicas como: ela est disposta a perder o emprego por seu objetivo. Mas pense tambm em questes morais. Defeitos Quais so os defeitos de suas personagens? No importa quo bonzinho seus heris sejam, eles no so perfeitos. Coloque no papel seus defeitos, seus traumas, e lembranas que talvez ela prefere manter ocultas.

Na hora de criar seus viles, como j citado em outro post, pense em boas qualidades, primeiramente. Bons viles tem excelentes qualidades, mas acabaram sendo vencidos por suas falhas. E muitas vezes permitem que sua nobreza seja transmutada em odiosas tendncias. Medos Quais so os medos das suas personagens? Por maior que seja sua bravura, o que capaz de lhe tirar a coragem, e faz-lo tremer como um covarde? Tudo isto tendo sido feito, interligue todas estas caractersticas, fazendo com que uma d sentido a outra. Depois disto, talvez queira determinar se ela loira ou morena, se comum ou um monumento capaz de interromper as mais srias conversas. Ser que minha massa enceflica, a traidora, me fez esquecer de algum detalhe?

COMO SER UM BOM ESCRITOR 10 DICAS

Como ser um bom escritor? Pensei originalmente em listar 20 dicas para isso. At chegaria l. Mas regras so feitas para clarificar pontos. E para tanto, preciso simplicidade. Portanto, a vo dez dicas para se tornar um bom escritor (ou no). 1. Mantenha os pontos de exclamao no seu devido lugar. H quem prefira nem us-los. Colocar pontos de exclamao equivale a rir da prpria piada. 2. Cuidado com descries exageradamente detalhadas. Podem ser geniais ou fatalmente cansativas. 3. Cuide de seus personagens como se fossem sua famlia. 4. No aceite conselhos de ningum. 5. No aceite conselhos de ningum. 6. No resolva enigmas da maneira bvia. 7. Leia tudo o que cair em suas mos. 8. No aceite conselhos de ningum. 9. Escreva como voc fala, como voc pensa. 10. Esquea tudo o que eu disse, e nunca aceite conselhos de ningum.

6 PEQUENOS EXERCCIOS PARA JOVENS ESCRITORES Como se tornar um escritor? 6 pequenos exerccios

verdade que para ser um escritor, profissional ou no, exige-se criatividade. E ser criativo pode ser um dom. Ou no. O que quero dizer que, se voc no tiver sido agraciado com esta ddiva, ainda assim,

poder ser criativo. Criatividade parte intrnseca do crebro, um msculo que precisa de exerccios. Se Deus no lhe presenteou com um dom natural de derramar criatividade sobre o papel, na hora de criar seus personagens e suas histrias mirabolantes, considere estes exerccios para estimular sua habilidade na hora de escrever. 1. Escreva uma pequena cena dramtica em que duas pessoas conversam e, cada uma delas, possui um segredo que a outra desconhece. Detalhe: os segredos no podem ser revelados aos leitores. Ser criativo envolve saber brincar com o sigilo de seus personagens e manter leitores curiosos com o desfecho. 2. Valorize os verbos. Pegue um trecho de um de seus textos e analise se costuma utilizar mais frequentemente verbos ativos ou passivos. Pode ser que perceba uso demasiado de um em detrimento de outro. Como exerccio, pegue o mesmo trecho e altere todos os verbos: de passivo para ativo, de ativo para passivo. Por exemplo:Helena sentiu (PASSIVO) os raios de sol em seu corpo para Helena mergulhou (ATIVO)seu corpo nos raios de Sol. 3. Descreva um dos seus personagens. Escreva o tanto quanto puder sobre ele todas suas qualidades, defeitos, caractersticas, vcios, etc. No entanto, nesta descrio, ele no deve realizar nenhuma ao, o que inclui no dizer nada, e nem pensar em coisa alguma. 4. Feito isso, em outra folha, repita o exerccio. Desta vez, porm, descreva-o SOMENTE atravs de aes. As mesmas caractersticas que mencionou no Exerccio 3 precisam aparecer aqui, mas voc no deve declar-las. Os defeitos e qualidades de seu personagem devem vir tona somente atravs de suas aes. 5. Repita o exerccio anterior. Agora, voc deve expor as caractersticas dele SOMENTE atravs de suas palavras, em um dilogo. Estes exerccios servem para explorar as falas e aes de seus personagens como autoexplicativas, sem a necessidade de voc constantemente precisar justificlo. 6. Jovens escritores sempre tendem a criar personagens autobiogrficos. Como exerccio, tente criar pequenas histrias com personagens que so absolutamente diferentes de voc em TUDO. Apenas no permita que exerccios assim tirem sua caracterstica natural de escrever regra essencial para quem quer ser um bom escritor. Voc precisa ser natural e espontneo. Regras so boas para o profissionalismo, mas podem tolher sua genialidade. Exerccios como esses servem apenas para estimular talentos entorpecidos que jazem dentro de ns, precisando apenas de estimulantes para despertar e trabalhar em nosso favor.

DIAGRAMA DE UM LIVRO DE SUCESSO CLUBE DA LUTA

O que faz um livro de fico se tornar um best-seller? Voc tem a receita do sucesso a? Gostaria de compartilhar comigo? A verdade que se existe uma receita para o sucesso, apenas a minoria dos que a seguem, chegam l. O que torna a receita falvel. E de receitas falveis, minha lixeira est cheia.

Da Lua para a Terra. Ps no cho novamente. Receitas no fazem um bolo. Podem nortear, verdade. Mas os ingredientes, o talento, falam mais alto. Na hora de pegar aquele manuscrito fedendo a mofo e jog-lo na lista dos mais vendidos, o que rege a sinfonia o talento, o marketing pessoal, e um rabo virado pra Lua (de onde acabamos de descer). Observando alguns dos inmeros livros de sucessos ao longo da histria, o que percebemos em comum entre tantos : tais livros possuem enredos com altos e baixos, levando o personagem de momentos de extremo xtase profunda misria. Um sobe e desce de dar n no estmago. As pessoas procuram exatamente isso. Buscam na literatura aquilo que no encontram entre as quatro paredes de suas vidas. Concorde ou no, nossa vida cerceada pela mediocridade. De medocre, mediano, mdio. Sem este estimulante sobe-e-desce caracterstico dos livros de sucesso. Filmar nossa vida (como num Show de Truman) seria um fracasso de bilheteria. Na hora de mergulhar no mundo da literatura, as pessoas querem fugir da mediocridade. Querem emoo e xtase. Misria e depresso. Ainda que a trama no nos presenteie com o almejado sobe-e-desce. H livros de sucesso que apresentam, em suma, apenas um desce-e-desce (como O Apanhador no Campo de Centeio). Mas escapam de mediocridade. Escapam das quatro paredes. Ganham terra e mar. Cu e cho. E isso, acredite, faz toda a diferena. Inspirado num esboo feito por Kurt Vonnegut, escritor americano, criei um diagrama do livro Clube da Luta, de Chuck Palahnuik. Serve apenas para exemplificar que, se quiser uma receita de sucesso para seu livro (embora ela no exista), o primeiro passo, colocar seu personagem numa montanha-russa e dar asas sua imaginao.

Das könnte Ihnen auch gefallen