Sie sind auf Seite 1von 16

Aula

DISTRIBUIO DOS SERES VIVOS NA TERRA

METAS
Conhecer a classificao dos territrios biogeogrficos; mostrar os principais reinos florsticos e faunsticos; e apresentar as representaes cartogrficas.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: descrever a classificao dos territrios biogeogrficos; diferenciar entre os principais reinos florsticos e faunsticos e as espcies representativas; e expor as tcnicas de mapeamento e as diferentes representaes cartogrficas.

Seres vivos (Fonte: http://upload.wikimedia.org).

Biogeografia I

INTRODUO
A distribuio dos seres vivos, famlias e espcies, no so coincidentes em todos os continentes, mas h, em grandes espaos, certa concordncia, formando assim os reinos florsticos e faunsticos, hoje associados em, biorreinos. os imprios continentais so baseados nos endemismos de ordens e famlias o Brasil localizado totalmente dentro do imprio neotropical, e apresenta especies de fauna e flora caracteristicos como cactaceas, bromelaceas, tatus, bichos preguia, tamanduas. Existem diferentes fatores limitantes para estabelecer os limites entre as distribuies das espcies, aqueles de tipo abitico como temperatura, precipitao, disponibilidade de luz, tipo de solo, e os biticos como competncia, depredao, capacidade de disperso. Para poder representar a distribuio dos seres vivos, existe diferentes tcnicas de mapeamento, podemos utilizar cartas topogrficas, fotografias areas, imagens de satlite de alta e baixa resoluo, a seleo do insumo cartogrfico a utilizar dependera do objeto de estudo e da escala que se pretenda trabalhar. Hoje em dia com o avano desta tecnologia e o desenvolvimento das pesquisas ecolgicas das espcies, permitir num futuro a representao cartogrfica melhor detalhada da fauna e flora ainda desconhecida.

(http://images.google.com.br).

74

Distribuio dos seres vivos na Terra

Aula

OS TERRITRIOS BIOGEOGRFICOS

O estabelecimento e a comparao das reas evidenciam certas correspondncias na distribuio geogrfica dos seres vivos. Mas, na realidade, duas reas nunca so exatamente superpostas, possvel conhecer grupos de txons de localizao geogrfica idntica, ou endmica de uma mesma regio do globo. Tal conjunto de txons permite definir territrios florsticos e faunsticos, cuja hierarquia est baseada no nvel de endemismo ao que correspondem. Assim, podemos distinguir os imprios, caracterizados por endemismos de ordens e famlias, subdivididas em regies com endemismos de famlias e gneros. Portanto, as regies se subdividem em domnios, estes em setores, e estes em distritos cujos txons endmicos se situam, respectivamente, em nvel de gnero, da espcie e da subespcie. Na aula 1 apresentamos as grandes regies biogeogrficas, agora vamos a conhecer os imprios continentais, baseados nos endemismos de ordens e famlias. A clasificao foi proposta por George Leme, estes imperios so separados por zonas de transio de extenso varivel (figura 1). Os fatores limitantes que estabelecem os lmites entre as distribuies das espcies so do tipo abitico (temperatura, precipitao, disponibilidade de luz, tipo de solo, acidentes topogrficos) e biticos (competncia, depredao, capacidade de disperso). Para o estabelecimento dos limites enfrentamos vrios problemas, um deles que as barreiras no so universais para todos os taxa, por exemplo, se queremos estabelecer o limite de distribuio para os peixes de gua doce no continente americano, e tomamos como barreira a capacidade de tolerar gua salgada, neste exemplo o limite de distribuio ser o istmo de Panam. Mais resulta impossvel estabelecer lneas de demarcao absolutas, por exemplo, o limite do istmo de Panam funciona para peixes de gua doce, incapazes de tolerar gua salgada, porem no conseguem cruzar o istmo, mais para uma ave essa barreira no funcionaria porem no Figura 1. Classificao dos imprios de Gerge Leme. Imagem retirada de teramos o mesmo limite. http://geografia.laguia2000.com/wp-content/uploads/2007/05/region5.jpg
75

Biogeografia I

PRINCIPAIS IMPRIOS E OS TAXONS REPRESENTATIVOS


O Imprio Holrtico Tambm conhecido como imprio boreal, compreende o norte de Amrica, Europa, o Norte da frica e maior parte da sia, apresenta fauna e flora representativos ilustrados nas figuras 2 e 3 a, b.

Figura 2 a, b. Ranunculcea (Ranunculus muricatus) e Sauce (Salix babylonica http:// biorui.no.sapo.pt/ranunmuricat.jpg e http://lh6.g gpht.com/_v-WQNn0zBNI/ R3JsZiZtC5I/AAAAAAAABYc/EhoCo56hq24/Sauce02.JPG

Figura 3 a,b. Urso branco (Thalarctos maritimus) e castor (Castor canadensis). http://pro.corbis.com/images/42-18240380.jpg?size=67&uid=%7B3CBCDC1F-B66245BE-8DE4-AF8F4E1FBA41%7D e http://www.petandwildlife.com/americanbeaver-castor-canadensis.jpg

76

Distribuio dos seres vivos na Terra

Aula

O IMPRIO NEOTROPICAL
Tambm conhecido como Imprio Americano, inclui a desde a parte sul do Mxico, America central e America do Sul, neste imprio se localiza Brasil, e apresenta fauna e flora representativos ilustrados na figuras 4 e 5 a, b.

Figura 4 a, b. Hevea brasiliensis e Tropaeolum majus. http://www.rain-tree.com/PlantImages/Hevea_brasiliensis_p1gif.gif e http://home.hiroshima-u.ac.jp/shoyaku/photo/ Japan/Kouchi/030524nouzen.jpg

Figura 5 a, b. Cobra-cega e Vicugna vicugna http://www.colegiosaofrancisco.com.br/ alfa/cobra-cega/cobra-cega-1.php e http://www.britannica.com/EBchecked/topic-art/ 627854/116613/Vicua

77

Biogeografia I

O IMPRIO AFRICANO-MALGACHE
Tambm conhecido como Imprio Etipico, inclui os pases do continente africano e Madagascar, onde podemos encontrar fauna e flora representativa ilustrados nas figuras 6 e 7 a,b.

Figura 6 a, b. Gernios e Mogno ( Swietenia macrophylla) (Fontes: http://www.jardinmundani.org e http://www.ens-newswire.com).

Figura 7 a, b. Chimpanz (Pan troglodytes) e Girafa (Girafa camelopardilis) (Fontes: http:// pin.primate.wisc.edu e http://www.saudeanimal.com.br).

78

Distribuio dos seres vivos na Terra

Aula

IMPRIO ASITICO PACFICO


Tambm conhecido como Imprio Indo-malaio e polinsio, inclui a ndia o sudeste do continente Asitico e a maior parte das ilhas do Pacfico, apresenta fauna e flora representativos ilustrados nas figuras 8 e 9 a,b.

Figura 8 a, b. Canelo (Cinnamomum zeylandicum) e gengibre (Curcuma longa) (Fontes: http://www.yinyangperu.com e http://www.es.gov.br).

Figura 9 a, b. Tarsero (Tarsius syrichta) e Hilobtido (Hylobates lar) (Fontes: http://static-p4.fotolia.com e http://www.saudeanimal.com.br).

79

Biogeografia I

IMPRIO ANTRTICO-AUSTRALIANO
Compreende o continente australiano, Nova Zelndia e Antrtida, caracterstico pela flora e fauna representada nas figuras 10 e 11 a,b, onde os principais destaques so os mamferos marsupiais.

Figura 10 a, b. Llareta (Azorella ameghinoi) e Hayas (Nothofagus alpina) (Fontes: http:// www.srgc.org.uk e http://upload.wikimedia.org).

Figura 11 a, b. Kiwi (Apteryx oweni) e equidna (Tachyglossus aculeatus) (Fontes: http:// www.australearn.org e http://www.murray.wa.gov.au).

Estas divises biogeogrficas so baseadas em fauna e flora endmicas e representativas, se incluir as condies abiticas como clima, geologia, etc. teremos outra classificao conhecida como ecozonas terrestres.
80

Distribuio dos seres vivos na Terra

Aula

CARTOGRAFIA BIOGEOGRFICA MAPEAMENTO FITO E ZOOGEOGRFICOS


Nos estudos biogeogrficos h necessidade de elaborao de cartas fito e zoogeogrficas e/ou geoecolgicas. Elas representam um recurso importante para a interpretao e compreenso do meio ambiente. A dinmica acelerada da ocupao de terras e da conseqente organizao do espao exige registro cartogrfico, principalmente nos pases tropicais em desenvolvimento, onde estes fatos so muito importantes. As cartas de vegetao ou fitogeogrficas, dos animais, zoogeogrficas e das condies ambientais ou geoecolgicas, representam um inventrio de recursos naturais, que permitem estabelecer correlaes entre o meio abitico e bitico, pois muitos indivduos da flora e fauna podem fornecer dados seguros sobre determinados aspectos ambientais, sendo assim seres bioindicadores. Levantamentos sobre o valor econmico da flora e fauna e o planejamento racional sobre o manejo ambiental podem ser feitos a partir destas cartas. As cartas fito e zoogeogrficas englobadas formam as cartas biogeogrficas, que podem apresentar 5 aspectos: 1. Cartas de inventrio. Representam levantamentos de formaes vegetais, geobiocenoses e de espcies vegetais e/ou animais que ocorrem em determinado espao associado s condies ambientais reinantes. Estes mapas ou cartas so importantes para a avaliao das potencialidades biticas de espaos. 2. Cartas da dinmica populacional. Representam a expanso ou retrao do espao ocupado por apenas uma espcie ou toda uma geobiocenose. Sua importncia reside na possibilidade de avaliao das sucesses biticas no espao e no tempo. 3. Cartas de vulnerabilidade. Representam os parmetros que devem ser respeitados para no ocorrerem alteraes drsticas que afetem ou mesmo eliminem espcies da flora e fauna. Sua importncia reside em representar a sensibilidade das geobiocenoses e manejo adequado dos sistemas biticos. 4. Cartas de impactos ou de alteraes. Representam o grau de interferncia antrpica em geobiocenoses. Atravs das quatro classes propostas por Jalas (1965 apud Troppmair, 2002), hemeorbio ou ecossistema natural, oligohemeorbio ou ecossistema mais natural que artificial, mesohemeorbio ou ecossistema mais artificial que natural e, euhemeorbio ou ecossistema artificial, podemos avaliar as alteraes ambientais causadas pela ao do homem. Estas car-

81

Biogeografia I

tas representam o grau de interferncia humana e permitem a avaliao de impacto. 5. Cartas temticas e/ou especiais. Representam determinado aspecto da biosfera como fenologia de espcies vegetais, migrao de animais, aspectos biticos e abiticos.

TCNICAS DE MAPEAMENTO
Dependendo do objetivo, existem vrias tcnicas para elaborar cartas fito e zoogeogrficas: 1. Mapeamentos diretos sobre cartas bsicas. Esta tcnica utilizada diretamente em campo no caso de serem pequenos espaos a serem mapeados. A escala varia de 1:1.000 a 1:50.000. Lanam-se diretamente sobre o mapa os fenmenos biogeogrficos observados figura 12.

Figura 12. Recorte de carta topogrfica da rea correspondente foz do Rio So Francisco.

2. Utilizao de fotografia area. As fotografias areas, em diferentes escalas de 1:5.000 at 1:60.000, representam hoje importante instrumento para o mapeamento da flora e fauna. Esta tcnica empregada principalmente quando so mapeados grandes espaos ou reas de difcil acesso (figura 13). A restituio pode ser feita delimitando-se diretamente cada formao ou ecossistema ou ainda por quadrados de amostragem quando, atravs de simbologia, representa-se a porcentagem 25%, 50%, 75% ou 100% do fenmeno enfocado no quadrado.
82

Distribuio dos seres vivos na Terra

Aula

5
Figura 13. Recorte de fotografia area, exemplo no municpio de Brejo Grande.

3. Mapeamento com utilizao de imagens de radar. Em reas de grande nebulosidade, onde o cu, na maior parte do tempo est coberto de nuvens como na Amaznia (RADAM- RADar AMaznia) o mapeamento poder ser feito por imagens de radar, que permite a interpretao como as fotografias areas ou imagens de satlite figura 14.

Figura 14. Imagem Radar do estado de Sergipe, em vermelho o polgono da rea de Proteo Ambiental do Litoral Sul de Sergipe.

4. Imagens de satlites. Quando a rea a ser mapeada muito extensa, vrias centenas ou milhares de quilmetros quadrados, so utilizados imagens de satlite na escala que varia de 1:50.000 at 1:500.000 ou mais. Neste mapeamento h grande generalizao desaparecendo qualquer detalhe. Na figura 15 a imagem de satlite LANSAT, corresponde mesma rea que na imagem Radar (acima), note-se a grande quantidade de nuvens.

83

Biogeografia I

Figura 15. Imagem de satlite LANSAT do estado de Sergipe, em vermelho o polgono da APA Litoral Sul de Sergipe.

PROBLEMAS NA ELABORAO DE CARTAS BIOGEOGRFICAS


Ao elaborarmos uma carta biogeogrfica enfrentamos vrios problemas: I. Escala. A escala de importncia fundamental e deveremos escolher a escala de acordo com o que ser representado. Em escalas grandes 1:5.000, podem ser lanados detalhes como a ocorrncia de determinadas espcies ou associaes de vegetais e animais em espaos muito reduzidos. Mesmo escalas de 1:50.000 ainda podem oferecer bastante detalhe. Para Brasil o mapeamento global de regies ou grandes espaos de milhares de quilmetros devera ser feito na escala de 1:1.000.000. So propostas as seguintes escalas dependendo da rea do mapeamento: Macroecossistemas ou regies abrangendo aproximadamente 100.000km2 ou mais: escala de 1.3.000.000. Mesoecossistemas ou mosaicos de paisagens com rea aproximadas de 1.000 km2: a escala de 1:250.000 at 1:1.000.000. Ecossistemas com reas de aproximadamente 100 km 2: escala de 1:10.000 at 1:80.000. II. Projeo. Na confeco do mapa deve ser utilizado um tipo de projeo que mostre os aspectos representados de forma regular sem grandes deformaes. A escolha deve recair, de preferncia, sobre um tipo de projeo no qual j estejam elaboradas cartas topogrficas, pedolgicas e climticas da rea em causa, permitindo, desta forma, correlaes biolgicas com estes fatos abiticos.
84

Distribuio dos seres vivos na Terra

Aula

TCNICAS DE REPRESENTAO
Conforme a escala, o tema e os objetivos estabelecidos, podem se empregar as seguintes tcnicas na representao: 1. Em escalas grandes - abrangendo reas pequenas - podem ser mapeadas diferentes espcies assinalando-se os exemplares por smbolos diversos. Determinados smbolos podem representar dezenas ou centenas de indivduos da mesma espcie. 2. O grau de cobertura ou intensidade de ocorrncia pode ser representado por hachuras as quais, quanto mais densos, indicam ocorrncia mais freqente do fenmeno estudado. 3. A delimitao de reas de ocorrncia ou territrios pode ser feita por linha contnua, quando o fenmeno bem ntido como limite de mata e campo ou, por linhas pontilhadas caso existam reas de transio. 4. O emprego de cores. As cartas coloridas apresentam de forma mais ntida os fenmenos representados, permitindo uma interpretao mais fcil. Sua impresso torna-as de custo mais elevado.

PERFIS BIOGEOGRFICOS OU GEOECOLGICOS


Os perfis biogeogrficos ou geoecolgicos so outra forma de representar fenmenos biticos a abiticos, permitindo inclusive fcil correlao de todos os elementos atravs da leitura vertical ou leitura horizontal quando cada elemento pode ser acompanhado em sua distribuio espacial. (figura 16). Esta representao deve incluir: trecho do mapa topogrfico onde feito o perfil, perfil topogrfico ou altimtrico com as respectivas geobiocenoses, temperatura mdia, mxima e mnima, precipitao mdia, tipo de solo, excesso ou deficincia de gua no solo, perodo favorvel ou desfavorvel para flora e fauna, outros fatos e elementos de interesse: uso de solo, dias de geada, ou durao do perodo seco.

85

Biogeografia I

Bioindicador uma espcie ou grupo de espcies que reflete o estado biotico ou abitico do meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, ou tambm indicar a diversidade de um conjunto de txons ou biodiversidade de determinada regio. As alteraes observadas nestes organismos podem ser genticas, bioqumicas, fisiolgicas, morfolgicas, ecolgicas ou comportamentais. Bioindicadores podem revelar os efeitos cumulativos de diferentes poluentes no ecossistema e h quanto tempo o problema pode estar presente. Ecossistema (grego oykos, casa + ) Designa o conjunto formado por todos os fatores biticos e abiticos que atuam simultaneamente sobre determinada regio. Considerando como fatores biticos as diversas populaes de animais, plantas e bactrias e os abiticos os fatores externos como a gua, o sol, o solo, o gelo, o vento. So chamados agroecossistemas quando alm destes fatores, atua ao menos uma populao agrcola.A alterao de um nico elemento costuma causar modificaes em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilbrio existente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.

Fig. 16. Perfil Fitoecolgico do Estado de Sergipe. Imagem retirada de Troppmair 2002.

CONCLUSO
A partir da observao da fauna e flora diversa nas diferentes regies do mundo podemos estabelecer reas com fauna e flora similar os quais compes os diferentes reinos biogeogrficos. Dependendo do autor e baseados em flora ou em fauna podem variar de cinco a seis reinos ou mais. A gerao do mapeamento das reas de distribuio das espcies tem evoludo recentemente, com o uso de tecnologia inovadora, podemos utilizar diferentes tcnicas como as cartas topogrficas, imagens de satlite e fotografias areas, as escalas dependero do objeto e objetivo de estudo. Existem diferentes programas para a manipulao destas imagens, um dos mais usados e de tecnologia brasileira o software SPRING. Com o avano da tecnologia e dos estdios biolgico e ecolgico das espcies,

86

Distribuio dos seres vivos na Terra

Aula

num futuro poderemos estabelecer limites para os diferentes grupos biolgicos.

5
Ecozona Regio biogeogrfica definida como uma parte da superfcie terrestre representativa de uma unidade ecolgica a grande escala, caracterizada por fatores abiticos e biticos particulares. O sistema de ecozonas foi proposto por Miklos Udvardy, baseado nas classificaes previa de Sclater e Wallace, com o propsito de contribuir na conservao do meio ambiente. Geobiocenose Termo criado por cientistas da escola russa e equivale ao Ecossistema. A pesar de no ser aceito universalmente, os gegrafos utilizam-se desde tempo para ressaltar o enfoque geogrfico-espacial.

RESUMO
Diferentes pesquisadores no longo da historia tem proposto reas com fauna e flora caractersticas, assim nasce o conceito de reinos biogeogrficos, que agrupam animais e plantas similares. Assim cada imprio biogeogrfico apresentar os txons representativos. Resultado da historia evolutiva dos txons, a capacidade de disperso do organismo e a historia geolgica da Terra. A elaborao de cartas fito e zoogeogrficas e/ou geoecolgicas representam um recurso importante para a interpretao e compreenso do meio ambiente. A dinmica acelerada da ocupao de terras e da conseqente organizao do espao exige registro cartogrfico, principalmente nos pases tropicais em desenvolvimento, onde estes fatos so muito importantes. Com o avano da tecnologia hoje temos a nosso alcance diferentes recursos e metodologias para a realizao destas cartas. Temos imagens de satlite, de alta e baixa resoluo, a seleo desta dependera do objeto, e as reas de estudo, tm cartas topogrficas e fotografias areas. A disposio destes recursos e a facilidade para a obteno possibilitam um crescimento nesta rea de conhecimento.

ATIVIDADES
Qual a diferena entre imprios e regies biogeogrficas? Pesquise em qual imprio biogeogrfico encontramos o Brasil, e quais so as espcies caractersticas do mesmo? Mencione as principais tcnicas para elaborar cartas fito e zoogeogrficas?

AUTO-AVALIAO
Aps esta aula o aluno ser capaz de diferenciar os reinos biogeogrficos e as espcies representativas dos mesmos. Conhecera as diferentes tcnicas de mapeamento, as vantagens e desvantagens de cada uma, assim como as tcnicas de representao.

87

Biogeografia I

PRXIMA AULA
Na prxima aula apresentaremos os diferentes conceitos de bioma, discutiremos sobre o conceito de ecossistema, conheceremos os principais biomas no mundo e no Brasil, e evidenciaremos o funcionamento do ecossistema.

REFERNCIAS
ARAJO, D. P. Fundamentos de Cartografia. Editora da UFSC. Florianpolis, 3 ed. 208p. 2006. FRANCO, E. Biogeografia do estado de Sergipe. Segrase 136p. 1983. LACOSTE, A; SALANON R. Biogeografia. Oikos-tau, S.A. Barcelona. 271p. 1973. TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente . Rio Claro 197p. 2002.

88

Das könnte Ihnen auch gefallen