Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERIDADE FEDERAL DE GOIS FACULDADE DE LETRAS Bacharelado em Estudos Literrios Introduo Lingustica Descritiva Professora Maria Suel

Prova Lingustica Descritiva

Herick Martins Schaiblich Turma E

1 O que lngua? Como se estuda uma lngua para saber mais que um usurio? Para no fazer simplesmente um tratado das concepes que mais preponderam nas mentes dos linguistas, passando pelas bases tericas mais acessadas, como Saussure e Chomsky, tentarei, como iniciante nos estudos lingusticos, expor o que para mim a lngua, mas sempre me baseando nos conhecimentos que j adquiri. Considero importante identificar a lngua em si como algo inteiramente abstrato, mas que se materializa por meio da fala. J aqui abre-se para um discusso prolfera, que poderia questionar o fato de que a lngua s apreensvel por meio do contato do indivduo com uma comunidade lingustica, ou seja, pela fala; dessa forma, a noo poderia ser invertida: da fala que materializa a lngua em som, para a lngua que seria na realidade uma abstrao da fala feita pouco a pouco pelo falante desde que nasce, ou das relaes de fala com as quais a pessoa tem contato. Essas ponderaes reverberam na questo sempre discutvel de a lngua ser tambm algo imanente, ou seja, uma caracterstica naturalmente interior ao ser humano. Chomsky prope isso, dizendo que h uma predisposio biolgica no ser humano para adquirir a capacidade de se relacionar com outros pela lngua tal como a conhecemos. No necessria discusso nenhuma para salientar-se que fisicamente somos perfeitamente capazes de realizar a fala, embora entre os linguistas seja consensual a ideia de que os instrumentos fsicos responsveis por colocar a fala em prtica a lngua, as cordas vocais, a boca, etc. tm, antes, uma necessidade mais urgente do que falar propriamente. Rodar em torno dessas questes pode ser caminho aberto para discusses interminveis, que poderiam partir para um vis biolgico e filosfico, mas que no necessariamente pertinente para definir lngua. Independente de saber como, sabe-se que o ser humano inserido numa determinada comunidade capaz de adquirir a capacidade de relacionar por meio da fala. Por fim, pode se chegar concluso de que a lngua, como estrutura flexvel que se altera no tempo e no espao de acordo com os interesses comuns dos seus falantes, permeia toda uma comunidade lingustica, transcendendo o ato individual de cada falante. Ler incansavelmente os estudos feitos pelos linguistas o melhor caminho para ter um conhecimento maior acerca da linguagem, para sair do lugar-comum de que a lngua s um instrumento de comunicao ou uma maneira que se inventou para externar o pensamento. At mesmo para por em xeque a ideia risvel e acientfica que, no entanto, preponderante na mente de qualquer falante que tem um mnimo contato com o ensino bsico e no se prope a question-lo de que s certo na lngua aquilo que obedece incondicionalmente gramtica normativa.

2 Comente: A lngua est em constante evoluo, isso , ela passa por processo dinmico, gradual e coerente. A ideia de que a lngua um fenmeno social flexvel e varivel consensual entre os linguistas. Isso fica claro quando a observamos diacronicamente ao longo da histria e

ficamos conscientes de transformaes brutais, como no caso do latim que se ramificou em portugus, espanhol, francs, italiano, etc., ou as mudanas diversas ainda numa mesma lngua. No portugus, o voc um exemplo icnico e esclarecedor. Nas rememoraes mais antigas da lngua, a expresso nem mesmo se resumia numa palavra s vossa merc, que se tornou vosmic e em seguida o agora supostamente atual voc. No entanto, qualquer falante brasileiro minimamente inserido na sociedade sabe que c muito mais usado, especialmente na fala, embora seja impossvel dizer quando a gramtica normativa, sempre muito conservadora e retrgrada, ir se dar conta disso. Mas no preciso ir to longe no tempo, a anlise sincrnica de qualquer lngua mostra que mesmo numa sociedade que se coincide temporalmente, vrias caractersticas podem variar de acordo com determinantes como classe social, regio, etc. importante tambm lembrar que completamente ilgico pensar esse fenmeno evolutivo e varivel da lngua como um processo de deteriorao, como o senso-comum costuma dizer, com extremo asco pelas alteraes. A maneira como a lngua se altera ao longo do tempo tem relao intrnseca com a realidade de cada sociedade, e essa mutao ocorre sempre de acordo com o interesse da comunidade lingustica em questo. Nesse sentido, sem se prender em valores ideolgicos de um conservadorismo irracional, poderia at se dizer que esse fenmeno no somente necessrio, como tambm pode ser entendido como um processo de aperfeioamento da lngua, na medida em que ela se adequa para atender melhor os interesses de seus atuais falantes.

3 Faa comentrio e exemplifique: a) Fone, fonema, alofone. O fone corresponde estritamente noo de som. A conceituao de fonema, no entanto, tem repercusso histrica mais marcante. Com o tempo foi alterou, tendo como influncia noes dados por Saussure, Roman Jackbson, etc. Hoje, diz-se que o fonema uma unidade fonolgica mnima e indivisvel, de noo abstrata, onde ele no o som produzido, mas se identifica com o som ideal que pretende ser produzido pelo falante pra atingir determinado significado e a sua correspondncia psquica no interlocutor. O alofone corresponde s variantes dos fonemas numa mesma lngua. O s, por exemplo, pode ser pronunciado de trs formas distintas, embora o valor semntico e sinttico da palavra em que aplicado no altera. b) Emprstimo. O emprstimo lingustico acontece quando uma lngua integra a si palavras de outra lngua. Esse emprstimo um dos maiores responsveis por ampliar o vocabulrio de uma lngua, e vem ocorrendo de forma muito comum nos ltimos tempos, com a globalizao intensa. Algumas palavras do ingls, por exemplo, como mouse ou software so usadas hoje no Brasil de forma involuntria, como se pertencessem naturalmente ao portugus.

c) Gramtica prescritiva e gramtica descritiva. A gramtica refere-se organizao estrutural semntica de uma lngua, mas ela pode ocorrer de duas formas, como gramtica prescritiva ou descritiva. A gramtica prescritiva, que recorre noo muito semelhante de gramtica normativa ou tradicional, se baseia na imposio de determinado modo de falar ou escrever em detrimento de outro. Esse carter normativo extremamente prejudicial na medida em que faz das pessoas linguisticamente preconceituosas e acrticas, j que se torna comum considerar errado muito do que acontece naturalmente na lngua s porque a norma diz que o , mesmo que no tenha nenhuma lgica. A gramtica descritiva, por outro lado, pretende ser inteiramente fiel maneira como todos os falantes fazem uso da lngua, com o objetivo de desvendar sua estrutura interna. Esse tipo de gramtica no tem nenhuma pretenso de impor uma forma em detrimento do outra, mas to somente de descrever como a lngua realmente usada. Num dilogo onde se encontra algo como A cachorra fugiu, vai buscar ela!, a gramtica prescritiva consideraria errado pelo fato de usar o pronome ela numa situao que poderia ter sido substitudo pelo pronome oblquo busca-la. A gramtica descritiva, no entanto, tomaria com imparcialidade essa fala to comum ao brasileiro e buscaria compreender sua estrutura, o porqu de ela acontecer dessa forma e no de outra qualquer, etc. d) Lngua materna, lngua natural e lngua artificial. A ideia de lngua materna se refere primeira lngua com a qual um indivduo teve contato, ou seja, a primeira lngua que a pessoa aprendeu. Ela pode ser qualquer lngua natural, como o portugus ou o alemo. As lnguas naturais so todas as lnguas desenvolvidas pelo ser humano sem que houvesse previamente intenso em desenvolv-la, como uma lngua inata da capacidade e necessidade humana; lnguas como o francs e o italiano so lnguas naturais, assim como as lnguas de sinais tambm, por possurem as caractersticas primordiais das lnguas comuns que utilizam sons. As lnguas artificiais, em contrapartida, so as criadas intencionalmente pelos seres humanos, geralmente com uma finalidade objetiva, como no caso da linguagem computacional ou da utilizada pela lgica matemtica. e) Fronteira geogrfica de uma lngua. Faz referncias s diferentes maneiras de pronunciar, ao vocabulrio distinto e s variadas estruturas sintticas que a lngua pode tomar a partir de fronteiras geogrficas, ou mais especialmente, regionais. Observar, por exemplo, o uso de certas expresses corriqueiras que so comuns em um estado e completamente desconhecidas em outros, como o caso de Pi pra se referir a um menino, um moleque no Paran. A maneira de pronunciar o s que tem uma acentuao bem mais forte do Rio de Janeiro que em outros estados, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen