Sie sind auf Seite 1von 19

1

ANLISE DE MECANISMOS DE DESGASTE EM CORREIAS TRANSPORTADORAS VISANDO AUMENTO DE SUA VIDA TIL

Salustiano Martins Pinto Jnior, MSc (2) Rogrio Oliveira De Paula (3) Monique KretliI Zanetti

(1)

RESUMO
O objetivo deste trabalho aumentar a vida til de correias transportadoras industriais, atravs do estudo de seus mecanismos de desgaste. A metodologia apoiada em literaturas afins e complementada por um estudo de caso, aplicado em uma empresa produtora de pelotas de minrio de ferro, onde realizado coleta de dados, anlise dos mecanismos de desgaste e implantao de aes para a sua eliminao. O estudo de caso apontou que a temperatura de operao da correia o mecanismo de desgaste que mais contribui para reduo de sua vida til. Baseado nas propriedades dos materiais que compem a correia e nas propriedades termodinmicas da gua, formulou-se uma proposta de soluo de criar uma fina camada de gua para proteo trmica da correia antes do seu carregamento. Esse filme de gua criado por meio de bicos spray com gua de processo industrial, com vazo e presso controladas. Esta soluo trouxe benefcios correia transportadora em estudo, resultando em um incremento de vida til. Este aporte de desempenho maximiza o uso do ativo e, consequentemente, reduz custos de produo. A reduo de custos uma varivel procurada por todas as empresas que procuram sobreviver no atual mercado competitivo global. Palavras-chave: Correia; Transportadora.

1 2 3

Professor dos cursos de Engenharia da FAESA - Faculdades Integradas Esprito-Santense Engenheira de Produo - Faculdades Integradas Esprito-Santense Engenheiro de Produo - Faculdades Integradas Esprito-Santense

2 1 INTRODUO A correia transportadora, muito utilizada na maioria dos parques industriais brasileiros, um equipamento que representa uma poro significativa nos custos de manuteno em um parque fabril. Portanto, necessria uma ateno especial na sua operao e manuteno, para que sua vida til possa ser mxima e, consequentemente, reduzir os custos operacionais. O principal objetivo deste trabalho analisar mecanismos de desgaste em correias transportadoras, visando seu aumento de vida til.

Devido ao fato de que as correias de borracha so altamente resistentes corroso e abraso, mesmo materiais altamente corrosivos, tais como a alumina, podem ser transportados e mesmo materiais de fundio, tais como coque, snter e pelotas de minrio de ferro, so transmitidas com sucesso. Porm nenhuma correia existente no mercado atual totalmente resistente trabalhando temperaturas superiores 300 C constantemente (CEMA, 2002, p. 3).

A CEMA (2002, p. 199), esclarece que, geralmente, uma correia transportadora constituda por trs elementos principais: a tampa superior, a carcaa e a parte inferior. O objetivo principal da cobertura proteger a carcaa contra danos e a parte inferior trabalha para proteger contra qualquer deteriorao e fatores externos que podem estar presentes no ambiente de operao. A carcaa da correia transporta foras de tenso necessrias, absorve o impacto da energia de carregamento do material, e fornece a estabilidade necessria para o alinhamento adequado e suporte de carga sobre roletes em todas as condies de carga. Apesar de tampas superiores e carcaa serem tratados como componentes separados, uma operao bem-sucedida depende de esses componentes trabalharem em conjunto como uma nica unidade integral para fornecer as caractersticas de correia necessrias.

Dentro da diversidade de aplicaes da correia transportadora, em vrios tipos de instalao industrial, comum a correia trabalhar com temperaturas na faixa de 300 C, tais como no carregamento de pelotas de minrio de ferro, areia de fundio e snter. Consta em literaturas e manuais de fornecedores que o desempenho das correias inseridas neste contexto tende a ser reduzido, devido a severidade de operao e ao aporte de temperatura impostos a estes equipamentos.

Analisando o efeito da temperatura na degradao de correias atravs de ensaios de trao, a Figura 1 apresenta a imagem da amostra da correia analisada. Trata-se de uma correia utilizada para o transporte de pelotas queimadas:

Figura 1. Amostra de correia transportadora Fonte: Guastala, 2011, p.4

O grfico a seguir rene as curvas do dano em funo de tempo e temperatura.

Figura 2. Curvas de dano em funo de tempo e temperatura de envelhecimento Fonte: Guastala, 2011, p.3

Observa-se nas curvas de envelhecimento que, 200C, o dano relativamente pequeno, condizente com a especificao de temperatura de operao da borracha. Na curva entre 200C e 250C, as curvas apresentam comportamentos similares. Acima de 250C, o dano acumulado se acelera significativamente, sendo que a 325C, o dano praticamente total aps um curto tempo de exposio. Para que a correia ento suporte trabalhar a temperaturas constantes acima do especificado, o ideal que haja um sistema de resfriamento da correia, com a utilizao de gua de processo industrial.

4 A gua tem o segundo maior calor especfico dentre os compostos qumicos conhecidos, assim como uma alta entalpia de vaporizao (40,65 kJ mol1), ambos em consequncia da extensa rede de ligaes de hidrognio entre suas molculas. Essas duas propriedades incomuns permitem gua moderar o clima da Terra, amortizando flutuaes grandes de temperatura (GOMES, 2005, p. 7).

Durante o processo de aquecimento de uma massa de gua, a energia fornecida utilizada para variar a temperatura da amostra e tambm para fazer a gua mudar de fase, em seus pontos de fuso e de vaporizao. A energia que faz a gua variar temperatura chamado de calor sensvel e, para a mudana de fase, chamado de calor latente de fuso ou calor latente de evaporao. Como o calor latente de evaporao da gua muito maior que o calor especfico da gua, pode-se concluir que, para uma mesma massa de gua, a quantidade de calor fornecida maior para mudar de estado do que para variar a sua temperatura (SEARS et al, 2011, p. 352). 2 MATERIAL E MTODOS

O estudo de caso foi realizado em uma empresa que trabalha no ramo da minerao, localizada na regio da Grande Vitria, Esprito Santo. A referida empresa possui em seu parque industrial uma quantidade considervel de transportadores de correia para o transporte de pelotas, minrio e insumos em geral, tendo elevados custos de manuteno com trocas de correias mensais. A correia escolhida para esse estudo localiza-se na sada do forno, recebendo as pelotas depois da queima, trabalhando constantemente a temperaturas superiores a 300 C. Utilizando-se de tcnicas de amostragem, foi determinada a temperatura mdia de operao da correia em estudo.

As medies de temperatura foram feitas durante os dias normais de operao, em trs horrios distintos (09, 12 e 15 horas), durante 30 dias consecutivos, utilizando-se um pirmetro e cmera termogrfica para medir a temperatura da cobertura da correia antes do carregamento das pelotas que saem do forno.

Um teste de aderncia usado para se testar a hiptese de que uma distribuio de frequncia observada se ajusta ou concorda com alguma distribuio alegada (TRIOLA, 2008, p. 471). Atravs do tratamento das temperaturas amostrais, atestou-se que os dados coletados seguem uma distribuio normal.

A anlise de varincia (ANOVA) um mtodo para se testar a igualdade de trs ou mais mdias populacionais atravs da anlise das varincias amostrais (TRIOLA, 2008, p. 508). Atravs do teste de varincia, atestou-se que as temperaturas retiradas em horrios diferentes podem ser tratadas como uma nica amostra para o dia visto que a anlise das varincias no foi significativa. O histrico de troca de correia em manuteno aponta para um intervalo mdio de troca de, aproximadamente, quatro meses. Considerando horas em

5 operao, a correia estudada, sem o sistema de bicos instalado para fins desse estudo, operou 1.372 horas at atingir a sua exausto.

Ao final de sua vida til, e aps a troca da correia, foi instalado um sistema de bicos spray para criar uma fina camada de gua sobre a correia, na regio da cauda, composto pelos seguintes componentes:

01 tubulao de duas polegadas; Vlvula tipo globo de duas polegadas; 01 manmetro glicerinado de 10kgf/cm; 04 bicos spray tipo leque modelo UHM-5/4 do fabricante Unicontron.

A finalidade do sistema de bicos spray criar uma fina camada de gua para proteo trmica da correia antes do carregamento de pelotas queimadas, atravs da utilizao de gua de processo. Essa camada de gua receber o calor das pelotas, absorvendo a carga trmica. Com isso, a fina camada de gua passa do estado lquido para vapor, roubando calor latente das pelotas e protegendo a borracha da correia.

Figura 3. Bicos spray em funcionamento

Com o sistema de bicos spray em funcionamento na nova correia, realizou-se uma nova amostragem utilizando-se as mesmas tcnicas usadas anteriormente, com a finalidade de comparar as temperaturas mdias antes e depois do sistema de bicos spray. Segundo Triola (2008, p. 306), em estatstica, uma hiptese uma afirmativa sobre uma propriedade da populao. Um teste de hiptese, tambm chamado de teste de significncia, um procedimento padro para se testar uma afirmativa sobre uma propriedade da populao. Uma utilizao muito importante em teste de hiptese o teste t pareado, cujo objetivo definir o nvel de semelhana ou diferena entre dois momentos de uma mesma

6 amostra ou populao. Esse teste estuda as diferenas entre dois momentos distintos de uma mesma populao. Aps a realizao da amostragem na correia nova, foi realizado um teste t pareado que confirmou que as mdias das temperaturas amostrais apresentaram diferenas considerveis. Todos os grficos e testes deste estudo foram realizados no software Minitab.

O desgaste da cobertura das correias antes e depois do sistema de spray foi medido atravs de ultrassom para que o desgaste entre elas possa ser comparado, considerando-se as mesmas quantidades de horas operadas e o mesmo patamar de carga transportada. O incremento de vida til da correia com os bicos spray verificado quando comparada as horas em operao antes e depois do sistema de resfriamento instalado.

RESULTADOS

O estudo de caso inicia-se com a coleta das temperaturas amostrais em uma correia que transporta pelotas queimadas do forno para o peneiramento. Os dados so apresentados na Tabela 1.

7
Tabela 1. Coleta de dados antes do sistema de spray em 11/04/2012.

Levantamento da temperatura mdia do transportador de correias


Amostra 1 100 102 96 110 97 107 109 108 114 108 117 99 101 104 103 109 115 114 112 108 117 113 99 112 102 111 113 104 107,28 Hora da coleta 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 Media 1 Data da coleta 5/3/2012 6/3/2012 7/3/2012 8/3/2012 9/3/2012 12/3/2012 13/3/2012 14/3/2012 15/3/2012 16/3/2012 19/3/2012 20/3/2012 21/3/2012 22/3/2012 23/3/2012 26/3/2012 27/3/2012 28/3/2012 29/3/2012 30/3/2012 2/4/2012 3/4/2012 4/4/2012 5/4/2012 6/4/2012 9/4/2012 10/4/2012 11/4/2012 Amostra 2 101 102 105 97 109 115 105 100 116 109 115 103 102 109 110 113 118 111 109 110 115 109 104 112 109 116 114 109 108,82 Hora da coleta 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 Media 2 Data da coleta 5/3/2012 6/3/2012 7/3/2012 8/3/2012 9/3/2012 12/3/2012 13/3/2012 14/3/2012 15/3/2012 16/3/2012 19/3/2012 20/3/2012 21/3/2012 22/3/2012 23/3/2012 26/3/2012 27/3/2012 28/3/2012 29/3/2012 30/3/2012 2/4/2012 3/4/2012 4/4/2012 5/4/2012 6/4/2012 9/4/2012 10/4/2012 11/4/2012 Amostra 3 100 99 102 104 100 101 104 97 109 102 98 101 102 107 103 119 118 113 121 111 120 113 109 114 115 115 118 112 108,1 Hora da coleta 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 Media 3 Data da coleta 5/3/2012 6/3/2012 7/3/2012 8/3/2012 9/3/2012 12/3/2012 13/3/2012 14/3/2012 15/3/2012 16/3/2012 19/3/2012 20/3/2012 21/3/2012 22/3/2012 23/3/2012 26/3/2012 27/3/2012 28/3/2012 29/3/2012 30/3/2012 2/4/2012 3/4/2012 4/4/2012 5/4/2012 6/4/2012 9/4/2012 10/4/2012 11/4/2012

Em 05/01/2012 iniciou a operao e em 15/05/2012 foi trocada por exausto

A coleta de dados da tabela 1 realizada com um pirmetro manual, mas tambm pode ser visualizado o perfil trmico da correia, atravs de uma cmera termogrfica. A cmera, alm de medir a temperatura, tambm mostra o seu gradiente de propagao da carga trmica na correia, conforme a Figura 5.

Figura 4. Imagem trmica da correia em estudo antes do spray Fonte: inspeo da empresa estudada

A imagem trmica indica que no h pontos com valores discrepantes ao longo da largura da correia, pois a temperatura esta igualmente distribuda em toda ela. Com os dados coletados feito o teste de normalidade, para verificar a sua distribuio de frequncia, conforme o histograma demonstra na figura 6.
Histogram of mdia (antes)
Normal 6 5 4 3 2 1 0
Mean StDev N 108,1 5,385 28

Frequency

96

100

104

108 112 mdia (antes)

116

120

Figura 5. Distribuio de freqncia dos dados antes do spray Fonte: Minitab

Ao fazer inferncia estatstica em um conjunto de dados de fundamental importncia que a distribuio de probabilidade seja conhecida. A quantidade de carga transportada pela correia uma informao essencial para este estudo, uma vez que toda a carga trmica vem para a correia atravs do

9 material que a mesma est transportando. A produo do perodo antes do spray esta representada na Figura 7.

Figura 6. Carga transportada no perodo antes do spray Fonte: Sistema supervisrio da empresa estudada

Observa-se que a mdia de produo no perodo de 12.860 toneladas por dia. Excluindo o tempo de correia parada no perodo, e considerando que esta correia atingiu o final de sua vida til no perodo, a carga total transportada pela correia foi de 711.760 toneladas. A contagem do tempo em horas de operao da correia realizada atravs de sistema supervisrio online, conforme indica a Figura 8.

Figura 7. Horas de operao da correia antes do spray Fonte: Sistema supervisrio da empresa estudada

10 Subtraindo os tempos de correia parada durante o perodo, obtm-se a quantidade de horas em operao do equipamento. Conclui-se ento que a vida til da correia no perodo foi de 1.372 horas em operao. A maior parte dos eventos de troca de correias transportadoras por motivos de rasgos acidentais ou desgaste em sua cobertura visto que, sem ela, a estrutura da correia fica desprotegida, sendo ento atacada pelo material transportado. Neste caso no houve acidentes, a correia foi trocada por chegar ao fim de vida til, como se pode constatar na Figura 9.
CONTROLE DE DESGASTE EM CORREIAS TRANSPORTADORAS POR ULTRA-SOM

CORREIA
xxxx

DATA

REA

CLIENTE ROGERIO DE PAULA.

OS xxxxx

TCNICO / CONTATO J.B. (JEAN E BRUNO)

5-jan- Queima 12 56

DATA INSTALAO

DATA ULTIMA MEDIDA 10/5/2012

MENOR ESPESSURA (mm) 1,25

ESPESSURA MDIA (mm) 8,60

PREVISO DE TROCA 25/5/2012

5/1/2012

Figura 8. Controle de desgaste Antes do spray Fonte: Inspeo da empresa estudada

A correia desgasta gradativamente medida que operada. Vale ressaltar que estes valores so referentes a cobertura da correia que, quando nova, apresenta espessura de 10 milmetros de borracha. Ao final da vida til da primeira correia estudada, troca-se por outra com as mesmas caractersticas tcnicas, para que a comparao possa ser feita de forma apropriada. Descrio tcnica da correia nova: correia transportadora 1.200 mm de largura, carcaa nylon x nylon, cinco lonas, bordas protegidas conforme norma DIN 22102, cobertura com desgaste a abraso mximo de 130 mm, testes conforme Norma DIN 53516, cobertura superior 10 mm, inferior 3 mm, tenso mnima de trabalho 120kg/cm de largura, temperatura continua na superfcie de

11 200C, dimetro dos tambores de retorno de 500 mm e tambores de acionamento de 750 mm, adeso de cobertura inferior x primeira lona e adeso de cobertura superior x ultima lona de no mnimo 10 kg/cm, alongamento a tenso de trabalho de no Maximo 2,5%. Paralelamente a troca da correia, montou-se o sistema de resfriamento com bicos spray tipo leques na calda da correia. Este tipo de bico forma uma fina camada de gua em cima da correia, que permite distribuir o fluido em toda largura da mesma. O sistema equipado com 4 bicos spray montados em linha de forma ortogonal ao sentido de fluxo da correia. Com presso da rede de 6kgf/cm, a vazo do bico de 22 litros por minuto para o modelo UM-5/4 do fabricante Umicontrol. O furo do bico cilndrico, a geometria da parte externa que permite formar o leque, esta forma construtiva evita entupimentos quando os bicos esto em operao, utilizando gua de processo industrial. A presso e vazo dos bicos deve ser controlada para que a quantidade de gua aplicada no interfira no funcionamento da correia e na qualidade das pelotas em produo. A Figura 11 mostra o sistema de controle instalado.

Figura 9. Manmetro e vlvula de controle de presso

A regulagem feita de forma a no permitir o retorno de gua na cauda da correia. Todo o volume aplicado absorvido pelo movimento da correia.

A gua forma uma fina pelcula sobre a correia, antes do carregamento. Ao receber a carga de pelotas quentes, as pelotas ficam por cima da pelcula de gua, de acordo com a Figura 12.

12

Figura 10. Correia operando com carga de pelotas

Observa-se na Figura 13 o retorno da correia com duas faixas mais escuras. Nestas faixas, a gua no foi vaporizada por no ter entrado em contato com as pelotas, mas contribui fazendo troca trmica por conduo de calor. Na parte central da correia a gua foi completamente vaporizada, pois onde esta passando a carga transportada.

Figura 11. Regio onde a gua foi vaporizada na correia

A proteo trmica da correia reduz a temperatura da borracha em operao. De acordo com as propriedades do composto de borracha que compem a cobertura da correia, quanto menor a temperatura de operao, menor o dano sofrido pela mesma. Com o sistema de bicos spray em funcionamento, a nova amostragem realizada segue na Tabela 2.

13
Tabela 2. Coleta de dados depois do sistema de spray em 23/07/2012

Levantamento da temperatura mdia do transportador de correias


Amostra 1 85 84 86 87 83 85 84 82 86 84 84 85 83 86 85 82 84 87 85 82 87 86 80 82 83 84 86 87 85 84,44 H.coleta 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 Media 1 D.coleta 9/6/2012 10/6/2012 11/6/2012 12/6/2012 13/6/2012 14/6/2012 15/6/2012 16/6/2012 17/6/2012 18/6/2012 19/6/2012 21/6/2012 22/6/2012 2/7/2012 3/7/2012 4/7/2012 5/7/2012 9/3/2012 10/3/2012 11/3/2012 12/7/2012 14/7/2012 15/7/2012 16/7/2012 17/7/2012 19/7/2012 20/7/2012 22/7/2012 23/7/2012 Amostra 2 86 87 87 86 85 85 85 84 85 85 86 86 85 86 85 84 85 85 86 83 85 84 83 84 84 85 84 85 85 85 H.coleta 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 12:00 Media 2 D.coleta 9/6/2012 10/6/2012 11/6/2012 12/6/2012 13/6/2012 14/6/2012 15/6/2012 16/6/2012 17/6/2012 18/6/2012 19/6/2012 21/6/2012 22/6/2012 2/7/2012 3/7/2012 4/7/2012 5/7/2012 9/3/2012 10/3/2012 11/3/2012 12/7/2012 14/7/2012 15/7/2012 16/7/2012 17/7/2012 19/7/2012 20/7/2012 22/7/2012 23/7/2012
Amostra 3

H.coleta 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 15:00 Media 3

D.coleta 9/6/2012 10/6/2012 11/6/2012 12/6/2012 13/6/2012 14/6/2012 15/6/2012 16/6/2012 17/6/2012 18/6/2012 19/6/2012 21/6/2012 22/6/2012 2/7/2012 3/7/2012 4/7/2012 5/7/2012 9/3/2012 10/3/2012 11/3/2012 12/7/2012 14/7/2012 15/7/2012 16/7/2012 17/7/2012 19/7/2012 20/7/2012 22/7/2012 23/7/2012

86 83 85 86 84 85 85 82 84 84 85 85 86 85 84 84 84 83 84 83 83 83 82 83 85 82 83 87 84 84,1

Em 09/06/2012 Iniciou operao e ate 20/09/2012 operou 1417 horas

Observa-se nesta segunda amostragem que os dados esto com menor disperso justificado pela estabilidade trmica produzida pelo sistema de bicos spray instalado.

Verifica-se novamente a distribuio de probabilidade para fazer as inferncias estatsticas sobre a base de dados coletados depois da instalao do sistema de bicos spray. A base de dados segue tambm uma distribuio normal, conforme ilustra o grfico da Figura 14.

14
Histogram of mdia (depois)
Normal 9 8 7 6
Mean StDev N 84,51 1,117 28

Frequency

5 4 3 2 1 0 81,6 82,8 84,0 85,2 mdia (depois) 86,4

Figura 12. Distribuio de freqncia dos dados depois do s Fonte: Minitab

A carga mdia transportada no perodo com bicos em funcionamento aproximadamente igual a carga do perodo sem os bicos, o que permite fazer a comparao apropriada. A Figura 15 montra o patamar de produo diria transportada pela nova correia:

Produo diria - Depois do spray


16.000 14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0

9/6/2012

7/7/2012

4/8/2012

1/9/2012

16/6/2012

23/6/2012

30/6/2012

14/7/2012

21/7/2012

28/7/2012

11/8/2012

18/8/2012

25/8/2012

8/9/2012

Figura 13. Carga transportada no perodo dos bicos spray Fonte: Sistema supervisrio da empresa estudada

Observa-se que a mdia de produo no perodo de 13.650 toneladas por dia. Lembrando que a mdia de produo no perodo anterior foi de 12.860 toneladas por dia. Excluindo o tempo de correia parada nos dois perodos, a carga total transportada pela correia 711.760 toneladas no primeiro perodo e 844.254 toneladas no segundo. Mesmo tendo um aporte de 132.493 toneladas

15/9/2012

15 transportadas, a correia com o sistema de spray mostrou melhor resultado em relao ao desgaste da sua cobertura.

A correia sem o sistema de spray operou 1.372 horas em fim de vida til com espessura mnima de 1,25mm representando grande risco de ruptura. J a correia com o sistema operou 1.417 horas com espessura mnima de 6,67mm e ainda esta em condies de atender o processo produtivo. A Figura 16 ilustra as horas em operao:

Figura 14. Horas operadas com spray ate o dia 20/09/2011 Fonte: Sistema supervisrio da empresa estudada

Foi retirada a medida de espessura na cobertura da correia nova com aproximadamente as mesmas quantidades de horas operadas total da correia antiga para efeito de comparao de desgaste sem e com o sistema de spray instalado. A evoluo do desgaste da correia apresentada pela Figura 17.

16

Relatrio de Monitoramento da Condio do Equipamento


CONTROLE DE DESGASTE DE CORREIAS TRANSPORTADORAS POR ULTRA-SOM CORREIA xxxx DATA 17-mai-12 REA Queima 56 CLIENTE ROGERIO DE PAULA. OS xxxx TCNICO / CONTATO J.B. (JEAN E BRUNO)

DATA INSTALAO 17/5/2012

DATA ULTIMA MEDIDA 17/9/2012

MENOR ESPESSURA (mm) 6,67

ESPESSURA MDIA (mm) 8,97

PREVISO DE TROCA 17/11/2012

Figura 15. Controle de desgaste depois do spray Fonte: Inspeo da empresa estudada

De acordo com o grfico apresentado, a evoluo do desgaste mais lenta em relao a correia sem o spray, sujeitos ao mesmo perodo de operao e cargas.

Fazendo-se a comparao entre os dados antes e depois do sistema de spray, percebe-se que houve uma reduo na mdia e na varincia dos dados, conforme montra Figura 18.

17
Boxplot of mdia (antes); mdia (depois)
120

110

Data

100

90

80 mdia (antes) mdia (depois)

Figura 16. Comportamento dos dados antes e depois do spray Fonte: Minitab

No processo de manuteno de um equipamento, a formao do custo depende de vrios fatores tais como, listados pela tabela 3:
Tabela 3. Custos para trocar correia em 20/09/2012

Custo para trocar uma correia


Subtotal em Descrio do gasto Empilhadeira 7 ton Caminho muck 8 ton P carregadeira 5 ton Prensa de vulcanizao Talhas alavanca de 3 ton Talhas corrente de 2 ton Correia de 48" Kit de emenda Vulcanizador Tcnico mecnico Quantidade 1 diria 2 dirias 2 dirias 1 unidade 2 unidades 2 unidades 1 unidade 1 unidade 100 HH 16 HH Custo de troca Valor unitrio 590,48 843,28 1640 3500 5 5 120000 2000 16,36 31,81 reais 118,09 1686,56 3280 3500 30 30 120000 2000 1636 508,96 132789,61

De acordo com o histrico de trocas das correias antes do sistema de spray, a mdia de trocas era de quatro correias por ano. Considerando o aumento do

18 desempenho da atual correia com o sistema de spray, e sabendo que a empresa estudada possui mais 14 correias nas mesmas condies da correia estudada. Os resultados preliminares obtidos ate o momento, apontam um aumento de vida til de forma significativa, aja vista que a correia ainda esta em operao com 6,77 mm de espessura em sua cobertura. Considerando os custos apresentados no quadro 1, o resultado se mostra favorvel tambm na rea financeira, j que o aumento de vida til do equipamento traz imediata reduo de custos operacionais.

CONCLUSO

Aps a verificao dos mecanismos de desgaste na correia em estudo e com o apoio da literatura referenciada neste trabalho, conclui-se que a alta temperatura de operao da correia o mecanismo de desgaste de maior relevncia, provocando a maior parcela de desgaste no equipamento de forma prematura, conforme demonstrado pelo levantamento estatstico de dados em campo.

De acordo com as propriedades dos materiais que compe a correia transportadora, e conhecendo seu comportamento em altas temperaturas, foi possvel formular e implementar uma soluo, que consisti em criar uma fina camada de gua em cima da correia com gua de processo industrial. A aplicao desta tcnica baseia-se nas propriedades trmicas da gua e em sua mudana de fase de lquido para vapor, trazendo um resultado expressivo na reduo da temperatura mdia de operao da correia de 108C para 85C. Esta reduo trouxe um aporte de vida til para correia e resultados financeiros para empresa.

19 REFERNCIAS

1. CONVEYOR EQUIPMENT MANUFACTURES ASSOCIATION - CEMA. Belt conveyors for bulk materials. 5. ed. Naples: CEMA, 2002. 484p. 2. STEVENS, M. P. Polymer chemistry: An Introduction. 3. ed. New York: Oxford University, 1999. 3. GUASTALA, F.; SOUSA, V. S.; NOVACK, K. M. Estudo da influncia da temperatura na degradao de correias de altas temperaturas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLMEROS, 11., 2011, Campos do Jordo. 4. ARAJO, R. Aumento de confiabilidade em correias transportadoras por manuteno preventiva e corretiva. 2010. 96 f. Monografia (Psgraduao em Engenharia Mineral) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010. 5. ALMEIDA, M. T. Manuteno preditiva: benefcios e lucratividade. 2008. On-line. Disponvel em: <http://www.mtaev.com.br/download/mnt2.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2012. 6. MALDAGUE, X. P. V. Nondestructive evaluation of materials by infraren thermography. Verlag: Srping, 1993. 7. GOMES, A. S.; CLAVICO, E. Propriedades fsico-qumicas da gua. 2005. On-line. Disponvel em: < http://www.uff.br/ecosed/PropriedadesH2O.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2012. 8. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Fsica 2. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 9. SEARS, F.; YOUNG, H.; ZEMANSKY, M. Fsica 2: mecnica dos fluidos, calor movimentos ondulatrios. 2.ed. Rio de Janeiro : LTC,1999. 10. TRIOLA, F. M. Introduo estatstica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen