Sie sind auf Seite 1von 20

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

Boaventura de Sousa Santos

RESUMO Em onze teses o autor procura negar a noo de Portugal como um pas ininteligvel. Rebatendo idias como a de que o pas est "doente e precisando de cura psiquitrica", o autor considera que os mitos sobre Portugal so prprios de um pas sem tradio filosfica e cientfica; e que para compreender o carter nico da sociedade portuguesa de desenvolvimento intermdio, semiperifrica, heterognea, na qual o Estado desempenha papel privilegiado imprescindvel a contribuio terica inovadora das cincias sociais.
Palavras-chave: Portugal; Estado e sociedade; cincias sociais.

SUMMARY In eleven theses, the author seeks to undermine the common notion that Portugal is an unintelligible nation. The article considers that myths about Portugal are consistent with the country's weak philosophical and scientific traditions. In order to understand the specific character of Portuguese society marked by intermediate development, by a semi-peripheral location, by heterogeneity, and by the prominent role of the State an innovative theoretical contribution of the social sciences becomes necessary.
Keywords: Portugal; State and society; social sciences.

Portugal um pas inteligvel.

Portugal geralmente considerado, tanto por estrangeiros como pelos prprios portugueses, um enigma, uma sociedade paradoxal. Ainda recentemente Hans Magnus Enzensberger se perguntava como que Portugal, sendo um dos pases menos desenvolvidos da Europa, capaz de tanta utopia (do sebastianismo revoluo de 25 de abril de 1974), a tal ponto que seria certamente uma grande potncia numa "Europa dos desejos"1. Muito antes dele, h pouco mais de cem anos, Antero de Quental exclamava num tom mais pessimista: "nunca povo algum absorveu tantos tesouros, ficando ao mesmo tempo to pobre"2. Apesar de ser um pas europeu e de os portugueses serem tidos por um povo afvel, aberto e socivel, Portugal considerado um pas relativamente
136 NOVOS ESTUDOS N 34

(1) Enzensberger, Hans Magnus. "As virtudes arcaicas dos portugueses". Dirio de Notcias, 22 de fevereiro de 1987. (2) Quental, Antero de. Prosas scio-polticas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1982, p. 264.

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

desconhecido. Apesar de ser um pas com longa histria de fronteiras abertas e de "internacionalismo" das descobertas dos sculos XV e XVI emigrao dos anos 60 , considerado um pas extico, idiossincrtico. Desconhecimento e exotismo so, pois, temas recorrentes quando se trata de propor uma apreciao global do pas e do seu povo. Geralmente cr-se que o exotismo a causa do desconhecimento. Eu avano a hiptese oposta, a de que o exotismo um efeito do desconhecimento. Por outras palavras, sabe-se pouco sobre Portugal e, por isso, se considera ser Portugal um pas relativamente extico. II
Enquanto objetos de discursos eruditos, os mitos so as idias gerais de um pas sem tradio filosfica nem cientfica. O excesso mtico de interpretao o mecanismo de compensao do dficit de realidade, tpico de elites culturais restritas, fechadas (e marginalizadas) no brilho das suas idias.

A partir do sculo XVII, Portugal entrou num longo perodo histrico dominado pela represso ideolgica, a estagnao cientfica e o obscurantismo cultural, um perodo que teve a sua primeira (e longa) manifestao na Inquisio e a ltima (assim esperamos) nos quase cinqenta anos de censura salazarista. A violao recorrente das liberdades cvicas e a atitude hostil razo crtica fez com que acabasse por dominar a crtica da razo geradora dos mitos e esquecimentos com que os portugueses teceram os seus desencontros com a histria. O desconhecimento de Portugal , antes de mais, um autodesconhecimento. O Encoberto a imagem da ignorncia de ns mesmos refletida num espelho complacente. O excesso mtico da interpretao sobre a sociedade portuguesa explica-se em grande medida pela reproduo prolongada e no alargada de elites culturais de raiz literria, muito reduzidas em nmero e quase sempre afastadas das reas de deciso das polticas educacionais e culturais. Tenderam, assim, a funcionar em circuito fechado, suspensas entre o povo ignaro, que nada tinha para lhes dizer, e o poder poltico autoconvencido, que nada lhes queria dizer. No tiveram nunca uma burguesia ou uma classe mdia que os procurasse "trazer realidade", nunca puderam comparar ou verificar as suas idias, e to pouco foram responsabilizados pelo eventual impacto social delas. Sem termos de comparao e sem campo de verificao, acabaram por desconfiar das "idias aplicadas" (como dizia Tocqueville dos franceses) e de quem, dspota ou povo, as pudesse aplicar. A marginalidade social irresponsabilizou-as. Puderam dizer tudo impunemente sobre Portugal e os portugueses e transformar o que foi dito, numa dada gerao ou conjuntura, na "realidade social" sobre a qual se pde discorrer na gerao ou na conjuntura seguinte. A hiperlucidez nunca foi mais que uma cegueira iluminada, e a cegueira das elites culturais produziu a invisibilidade do pas.

NOVEMBRO DE 1992

137

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

III
A "Ptria" no "est doente" nem "precisa de cura psiquitrica".

As prticas sociais tm sempre uma dimenso simblica. A fora de repetio e inculcao, os mitos sobre a sociedade portuguesa so parte da nossa realidade social e como tal devem ser analisados. Na segunda metade do sculo XIX e nos princpios do sculo XX nasceram nos pases desenvolvidos da Europa as cincias sociais. Fundadas criticamente no pensamento social e poltico iluminista do sculo XVIII, tinham por vocao desmitificar e desmistificar as crenas sociais at ento aceitas como pensamento rigoroso de uma forma de pensar sem rigor (o senso comum). certo que cada teoria social proposta era per se algo arbitrria, e nessa medida no podia deixar de criar algum novo mito no processo de destruir os existentes. No entanto, esses novos mitos, fossem eles a indstria de Saint-Simon, o esprito positivo de Comte, a conscincia coletiva de Durkheim, a racionalidade de Max Weber, o socialismo de Marx ou o inconsciente de Freud, eram, tambm, mitos novos, porque se aceitavam em concorrncia com outros mitos, e nessa medida continham em si os seus contrrios. E tambm porque, conservadores ou progressistas, no eram reacionrios: pressupunham e aceitavam a fervilhante dinmica social do tempo e no se coibiam de ser confrontados com a realidade que lhes sobrasse. Verdadeiramente desmitificador e desmistificador foi o conjunto das cincias sociais e no nenhuma delas per se. Esse conjunto evoluiu orgnica e equilibradamente (ainda que com alguns sobressaltos) nos pases centrais. No foi o caso nos pases perifricos ou semiperifricos, como Portugal. Os comeos exaltantes da gerao de Coimbra (1870) foram asfixiados pela mesma (e sempre diversa) represso censria que, com algumas interrupes, havia de dominar os cem anos seguintes da nossa bloqueada modernidade. Os primeiros e, durante muito tempo, os nicos estudos sociolgicos empricos sobre a sociedade portuguesa foram realizados por socilogos estrangeiros. Por sua vez, Salazar identificava sociologia com socialismo, ao mesmo tempo que nos pases desenvolvidos a sociologia desempenhava um papel crescente na consolidao social do capitalismo. Terminada (definitivamente?) a represso com a revoluo de 25 de abril de 1974, criaram-se algumas condies para o desenvolvimento, to tardio quanto urgente, das cincias sociais. Seria, no entanto, um comeo difcil e de gestao lenta, sobretudo para as cincias sociais, que faziam depender as suas anlises de trabalho emprico sempre complexo e quase sempre caro. Nestas circunstncias, era de prever que tomasse a dianteira a cincia social mais arbitrria, a psicanlise, uma cincia, alis, duplamente arbitrria quando transposta (por culpa do prprio Freud) da anlise do indivduo social para a anlise da sociedade-enquanto-indivduo. A anlise arbitrria duplica o mito, mesmo quando sua inteno desmont-lo. Assim sucedeu com os nossos psicanalistas sociais, muitos e de vrios matizes.
138 NOVOS ESTUDOS N 34

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

No obstante o brilho sedutor de algumas anlises, o arbitrrio que as habita reside em que, nelas, Portugal , por antonomsia, o analista. Este investe-se da qualidade de informador privilegiado, nico e universal (um procedimento inaceitvel nas cincias sociais menos arbitrrias). O que ele diz de ns s a ele respeita mas, ao transformar-se em universo, marcianiza-nos, e por isso que somos considerados loucos e a precisar de cura psiquitrica. IV
Portugal um pas nico, integrado num sistema mundial constitudo por muitos pases, todos nicos. As cincias sociais so imprescindveis na determinao de tal unicidade.

Como s h um sistema mundial, no possvel fazer comparaes com outros sistemas que lhe sejam exteriores. Sendo assim, a unicidade dos diferentes pases reside to s no modo diferente e especfico como cada um se integra no sistema mundial. Para alm disto, no legtimo falar de originalidade. A originalidade a diferena sem limites e, como tal, pode ser facilmente postulada. Ao contrrio, a diferena a originalidade limitada e, como tal, tem de ser determinada com a possvel objetividade. A anlise das diferenas, ao contrrio da anlise das originalidades, dispensa a anlise psicanaltica e exige a anlise sociolgica, no sentido amplo das anlises produzidas pelo conjunto das cincias sociais. Neste domnio, as dificuldades com que deparamos so enormes. Duas merecem referncia especial: uma institucional e outra terica. Tem sido escasso e mal orientado o apoio institucional ao desenvolvimento das cincias sociais em Portugal nos ltimos quinze anos. Temos uma comunidade jovem e atualizada de cientistas sociais. Quando comparada com a comunidade dos analistas mticos e psicanalticos, mais atualizada. No entanto, tem tido muito menos apoio institucional que esta ltima. Apoio institucional entende-se aqui no seu sentido mais amplo, incluindo as polticas culturais e cientficas do Estado, os meios de comunicao social, a produo de opinio por parte de interesses organizados (associaes, partidos etc.). O brilho das anlises dos analistas mticos e psicanalticos constitui um capital simblico altamente rentvel em democracia. O modo especfico de o poder poltico democrtico no levar a srio as suas elites culturais, sem se privar dos dividendos que elas geram, consiste em neutraliz-las culturalmente atravs da cooptao poltica. Porque no tm o "peso da realidade social" (a pesar-lhes, pelo menos, na conscincia), as elites culturais de matriz mtica e psicanaltica so mais facilmente mobilizveis para investimentos conjunturais julgados importantes pelo poder poltico. No nvel dos meios de comunicao social e dos interesses organizados, a utilizao destas elites deriva sobretudo da sua capacidade para produzir conhecimento instantneo e cumplicemente dissonante.
NOVEMBRO DE 1992 139

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

A comunidade dos cientistas sociais tem tido muito menos apoio institucional e a manifestao mais clamorosa e mais escandalosa disso mesmo o Programa Cincia financiado pela Comunidade Europia. Tal como foi definido, o Programa Cincia exclui do seu mbito as cincias sociais, o que particularmente grave pelo fato de as cincias sociais estarem numa posio consolidada de take off e, portanto, em condies de garantirem a mdio prazo um conhecimento fivel, plural e complexo sobre a sociedade portuguesa. Mas alm de grave, esta excluso insensata, uma vez que, dada a qualidade dos recursos humanos, o seu baixo nvel etrio e a sua socializao ainda dominante numa atitude de dedicao entusiasta pelo trabalho cientfico, o investimento, mesmo moderado, nesta comunidade produziria certamente importantes e abundantes resultados cientficos. O Programa Cincia , assim, um programa de conhecimento e um programa de desconhecimento. acima de tudo um programa de desconhecimento social. Cabe, pois, perguntar a quem e por que interessa a produo deste desconhecimento. As cincias fsico-naturais aplicadas esto especificamente apetrechadas para determinar diferenas quantitativas, por exemplo, diferenas de desenvolvimento tecnolgico. Ao contrrio, as cincias sociais esto apetrechadas tanto para determinar diferenas quantitativas (nveis de rendimento, taxas de mortalidade etc.), como diferenas qualitativas (estrutura de classes, padres de consumo e suas relaes com padres de produo, forte ou fraca sociedade-providncia etc.). Enquanto as diferenas quantitativas legitimam os modelos de desenvolvimento scio-econmico hegemnicos, as diferenas qualitativas podem ser indicativas da necessidade de buscar modelos alternativos de desenvolvimento. Ora, neste momento, dado o tipo de integrao na Comunidade Econmica Europia que se adotou, h um interesse poltico em suprimir qualquer questionamento do modelo de desenvolvimento hegemnico. Por isso, o Programa Cincia visa, por uma lado, produzir conhecimentos sobre tudo aquilo em que somos diferentes porque somos menos em relao aos pases da comunidade e, por outro lado, visa produzir desconhecimentos sobre tudo aquilo em que somos diferentes, porque, mais ou menos, somos qualitativamente distintos. V
Portugal uma sociedade de desenvolvimento intermdio. A sua anlise particularmente complexa e no possvel sem ousada inovao terica.

Para alm das dificuldades institucionais, as cincias sociais defrontam em Portugal algumas dificuldades tericas. Portugal uma sociedade de desenvolvimento intermdio. Algumas caractersticas sociais (taxa de crescimento populacional, leis e instituies, algumas prticas de consumo) n
140 NOVOS ESTUDOS N 34

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

aproximam-na das sociedades mais desenvolvidas, enquanto outras (infraestruturas coletivas, polticas culturais, tipo de desenvolvimento industrial) a aproximam das sociedades menos desenvolvidas. Ora, as teorias e as categorias analticas utilizadas pelas cincias sociais para caracterizar os processos e estruturas sociais foram criadas tendo em vista, quer as sociedades centrais ou mais desenvolvidas (o chamado Primeiro Mundo), quer as sociedades perifricas (o chamado Terceiro Mundo), e adaptam-se mal a caracterizar sociedades intermdias, como Portugal. Se tomarmos em conta os indicadores sociais normalmente utilizados para contrastar o primeiro e o terceiro mundos (classes sociais e estratificao social; relaes capital/trabalho; relaes Estado/Sociedade civil; estatsticas sociais; padres de consumo ou de reproduo social etc.) conclui-se facilmente que Portugal no pertence a nenhum desses mundos. Na ausncia de adequada inovao terica, corre-se o risco de analisar a sociedade portuguesa pela negativa, por aquilo que ela no tem quando comparada quer com as sociedades centrais, quer com as sociedades perifricas. Tal negatividade uma outra forma de desconhecimento e por isso tambm campo frtil de anlises mticas e de estipulaes de exotismo, que so, neste caso, efeitos da inadequao dos instrumentos analticos. A inovao terica visa captar a especificidade das nossas prticas sociais, econmicas, polticas e culturais de molde a convert-las em potencialidades universalizantes num sistema mundial caracterizado pela concorrncia interestados. No se trata de insuflar nacionalismos reativos ou reacionrios mas de medir riscos e identificar se no mesmo inventar oportunidades numa dinmica transnacional cada vez mais voltil. Em 1762, Rousseau criticava, em O contrato social, Pedro, o Grande da Rssia por no respeitar a identidade nacional russa:
quis fazer alemes, ingleses quando era preciso comear a fazer russos; impediu os seus sditos de se tornarem alguma vez no que eles poderiam ser, persuadindoos de que eram o que no so3.

(3) Rousseau, Jean Jacques. Do contrato social. Lisboa: Portugalia, 1968, p. 125.

conhecida a reao encolerizada que esta apreciao de Rousseau suscitou em Voltaire. Entre as posies destes dois ilustres philosophes necessrio identificar a dialtica do nacional e do transnacional, do local e do universal. Afinal Afonso Duarte vislumbrou-a em dois versos lapidares: Quero ser europeu: quero ser europeu Num canto qualquer de Portugal.

NOVEMBRO DE 1992

141

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

VI
Os portugueses so portugueses. No so, por exemplo, espanhis diferentes. O que os portugueses so ou no so cada vez mais o produto de uma negociao de sentido de mbito transnacional.

As trocas de bens materiais e de bens simblicos em nvel mundial intensificaram-se muito nos ltimos vinte anos devido a trs fatores principais: a transnacionalizao dos sistemas produtivos (um dado produto final pode ser constitudo por n partes produzidas em n pases diferentes); a disseminao planetria de informaes e imagens; e a translocalizao macia de pessoas enquanto turistas, trabalhadores migrantes ou refugiados. Esta intensificao das interaes globais parece desenvolver-se segundo uma dialtica de desterritorializao/reterritorializao. Com a intensificao das interaes e das interdependncias, as relaes sociais desterritorializam-se na medida em que passam a cruzar fronteiras que at h pouco estavam policiadas por alfndegas, nacionalismos, lnguas, ideologias e freqentemente por todos eles ao mesmo tempo. Com isto, os direitos a opes multiplicam-se indefinidamente e o Estado nacional, cuja principal caracterstica a territorialidade, deixa de ser uma unidade privilegiada de interao e torna-se mesmo relativamente obsoleto. Mas, por outro lado, e em aparente contradio com este processo, esto a emergir novas identidades locais e regionais construdas na base de novos e velhos direitos a razes. Este novo-velho localismo, at h pouco considerado como um resduo da pr-modernidade, agora recodificado como ps-moderno e assume mesmo uma dimenso epistemolgica, com a reivindicao de um conhecimento local, desde a crtica dos cnones literrios e artsticos hegemnicos at a revitalizao de novos-velhos fundamentalismos (islmico, judaico, ocidental). Este localismo, que por vezes protagonizado por povos translocalizados e no , nessa medida, reconduzvel a um especfico genius loci, assenta sempre na idia de territrio, seja ele imaginrio ou simblico, real ou hiper-real. As relaes sociais em que se traduz so investidas de uma complexa tenso interna, uma vez que a sua desterritorializao corre a par da sua reterritorializao. Os discursos convencionais sobre a "identidade nacional" ou sobre o "carter nacional" tm sido construdos a partir de um genius loci mitificado abstrato e mistificador e os mais recentes tm-nos glosado (ou pouco mais) e tm ignorado sistematicamente a dialtica acabada de referir, com a exceo, nem sempre conseguida, de Eduardo Loureno. Num "estudo" sobre o "carter nacional portugus", Jorge Dias traa assim, em 1950, a "personalidade de base" dos portugueses. "O portugus um misto de sonhador e de homem de ao, ou, melhor, um sonhador ativo, a que no falta certo fundo prtico e realista"4. "H no portugus uma enorme capacidade de adaptao a todas as coisas, idias e seres, sem que isso implique perda de carter" (p. 19). "O portugus tem vivo sentido da
142 NOVOS ESTUDOS N 34

(4) Dias, Jorge. Estudos do carter nacional. Lisboa: Junta de Investigaes do Ultramar, 1971, p. 19.

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

Natureza e um fundo potico e contemplativo esttico diferente do dos outros pases latinos" (p. 19). "O portugus no degenerou" (p. 20). "No momento em que o portugus chamado a desempenhar qualquer papel importante, pe em jogo todas as suas qualidades de ao, abnegao, sacrifcio e coragem e cumpre como poucos" (p. 20). "Embora no lhe falte, por vezes, um fundo prtico e utilitrio, o grande mbil sempre do tipo ideal" (p. 21). "Para o portugus, o corao a medida de todas as coisas" (p. 23). "O esprito portugus avesso s grandes ilustraes, s grandes idias que ultrapassam o sentido humano" (p. 25). "O fundo contemplativo da alma lusitana compraz-se na repetio ou na imobilidade da imagem" (p. 27). " ainda essa enorme capacidade de adaptao uma das constantes da alma portuguesa" (p. 31). E, finalmente, " um povo paradoxal e difcil de governar. Os seus defeitos podem ser as suas virtudes e as suas virtudes os seus defeitos, conforme a gide do momento" (p. 33). Duvido que o mesmo no possa ser dito a respeito de qualquer outro povo, ou de um qualquer grupo social adequadamente numeroso e estvel. No entanto, este tipo de caracterizao quase consensual entre as nossas elites culturais e, fora de ser repetido, constitui um autntico senso comum sobre os portugueses, o "arqutipo do homem portugus" que, segundo Antnio Quadros, no deve ser confundido com variantes regionais e sociais e corresponde transtemporalidade de um projeto nacional transmitido atravs de geraes5. Trata-se de um senso comum fabricado pelas elites culturais, que como qualquer outro senso comum evidente e por isso dispensa qualquer verificao. por isso hostil a qualquer anlise sociolgica: "da que a aproximao sociolgica, com os seus inquritos e as suas entrevistas, pouco ou nada nos revele"6. Tal senso comum pode apenas ser ilustrado por infinitas instncias de confirmao, sejam elas o manuelino, os gneros literrios mais cultivados, o sebastianismo, o tipo de colonialismo, a estrutura da lngua. Em qualquer dos seus matizes um senso comum conservador, quer porque assenta numa viso naturalista da histria, quer porque reivindica para as elites a responsabilidade da sua reproduo. a "paidia essencialmente portuguesa" de que fala A. Quadros, "uma reivindicao que ou comea pelas elites, pelas classes letradas, ou nunca mais ser possvel"7. Este senso comum assenta em trs topoi retricos fundamentais. O primeiro o de que os portugueses so espanhis diferentes. So-lhes contrapostos a partir de um fundo da cumplicidade. Para Jorge Dias, a religiosidade portuguesa no tem o carter abstrato, mstico ou trgico prprio da espanhola, "tem [...] um cunho humano, acolhedor e tranqilo". Por isso "no se erguem nas aldeias portuguesas essas igrejas enormes e solenes, to caractersticas da paisagem espanhola"8. Para Unamuno, entrevistado por Antnio Ferro, "o portugus um castelhano sem ossos". O castelhano tem algo de lagosta. O portugus, ao contrrio, como um polvo9. Fidelino de Figueiredo salienta os contrastes entre a literatura espanhola e a portuguesa:
NOVEMBRO DE 1992 143

(5) Quadros, Antnio. Portugal: razo e mistrio. Lisboa: Guimares Editores, 1986, p. 78.

(6) Idem, ibidem, p. 79.

(7) Idem, ibidem, p. 61.

(8) Dias, Jorge. Estudos do carter nacional, op. cit., pp. 19, 24. (9) Ferro, Antnio. Prefcio da Repblica Espanhola. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1933, p. 75.

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL a pica espanhola, originalmente castelhana, medieva, popular e continental; a pica portuguesa renascentista, culta, ocenica, impregnada de lirismo e corre sempre no leito que lhe cavou o gnio de Cames. O lirismo portugus constitucional originrio; o lirismo espanhol uma aquisio erudita, laborosa, tardia10.

Para Natlia Correia, Espanha e Portugal so inseparveis macho e fmea . Neste jogo de espelhos, ora se salientam os contrastes, ora se salientam as cumplicidades. Se para Fidelino de Figueiredo a literatura portuguesa tem um fulcro dessiberizante12, para Natlia Correia "Portugal o grande intrprete da Espanha das Espanhas"13. Tal como antes dela Ricardo Jorge partia do "caos tnico da pennsula ibrica" para defender que, fora o amor independncia, "no mais somos hispanos, hispana a terra, hispana a gente"14. Quase ao mesmo tempo, Antnio Sardinha baseava a sua proposta do "supranacionalismo hispnico" e da "internacional crist" no fato de que os hispnicos, "no tendo do 'homem' uma idia de 'indivduo' mas de 'pessoa', a sua expanso determina-se por um irreprimvel instinto universalizador porque a 'pessoa' se lhes manifesta em inteira coincidncia com a humanidade"15. Por outro lado, as comparaes ora favorecem os portugueses (Jorge Dias, Fidelino de Figueiredo), ora os desfavorecem (Eduardo Loureno). Para este ltimo, a Espanha, alm de ser "um dos grandes milagres deste fim de sculo", "uma das poucas culturas mticas do Ocidente", "no um povo que se possa esquecer ou se deixe esquecer". Enquanto "o nosso caso foi um pouco diferente. Por natural fragilidade nossa, em parte, por uma boa dose de incria tambm"16. O segundo topos do senso comum elitista sobre os portugueses que no carter portugus se misturam elementos contraditrios, o que lhe confere uma ambigidade e uma plasticidade especiais. Segundo Jorge Dias, a saudade um estado de alma sui generis que deriva de uma "mentalidade complexa que resulta da combinao de fatores diferentes e s vezes opostos", combinao de "trs tipos mentais distintos: o lrico sonhador mais aparentado com o temperamento cltico , o fustico de tipo germnico e o fatalstico de tipo oriental"17. Para Agostinho da Silva, " de portugueses a unio de contrrios"18, enquanto para Natlia Correia a "plasticidade do homem portugus" decorre de nele conflurem trs grandes influncias contraditrias: a mediterrnica, a atlntica e a continental19. Francisco Cunha Leo, citado por A. Quadros, atribui aos portugueses "uma sensiblidade contraditria, ora afirmativa, ora depressiva"20; e o prprio A. Quadros conclui que
11

(10) Figueiredo, Fidelino de. Pyrenne. Ponto de vista para uma introduo Histria Comparada das Literaturas Portuguesa e Espanhola. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1935. (11) Correia, Natlia. Somos todos hispanos. Lisboa: O Jornal, 1988, p. 62. (12) Figueiredo, Fidelino de. Pyrenne, op. cit., p. 43. (13) Correia, Natlia. Somos todos hispanos, op. cit., p. 31. (14) Jorge, Ricardo. A intercultura de Portugal e da Espanha no passado e no futuro. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1922, p.5.

(15) Sardinha, Antnio. A aliana peninsular. Porto: Livraria Civilizao, 1924, p. VII.

(16) Loureno, Eduardo. Ns e a Europa ou as duas razes. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988, p. 79.

(17) Dias, Jorge. Estudos do carter nacional, op. cit., p. 20. (18) Silva, Agostinho da. Consideraes e outros textos. Lisboa: Assrio e Alvim, 1988, p. 97. (19) Correia, Natlia. Somos todos hispanos, op. cit., p. 8. (20) Quadros, Antnio. Portugal: razo e mistrio, op. cit., p. 80.

a aparente indefinio do carter portugus, apontado por alguns estrangeiros, no fundo o resultado dessa tentativa interior de conciliao de contrrios, evitando os radicalismos, conciliao de opostos como terra e mar, clculo e aventura, pacincia e temeridade, sonho e matemtica21.
144 NOVOS ESTUDOS N 34

(21) Idem, ibidem, p. 81.

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

Finalmente, Eduardo Loureno atribui ao "surgimento traumtico" do Estado portugus o serem os portugueses "um rebento incrivelmente frgil para ter podido aparecer e misteriosamente forte para ousar subsistir". Do que resulta a "conjugao de um complexo de inferioridade e de superioridade"22. O terceiro topos consiste na oscilao entre vises positivas e vises negativas da condio do "homem portugus". Enquanto o primeiro estudo de Jorge Dias sobre o carter nacional, datado de 1950, otimista, o segundo estudo, datado de 1968, profundamente pessimista. Pergunta se "poderemos, contudo, pensar que o carter nacional se vai manter indefinidamente igual, quando as circunstncias em que ele se formou se esto a alterar rpida e profundamente?". Responde que no e entre as razes inclui muitos dos fatores de transnacionalizao que referi acima: "a ao do emigrante, do turista, do cinema, da televiso, das leituras baratas, das revistas de capas erticas tem de fatalmente alterar a personalidade de base nacional". Por isso "a brandura dos costumes e o temperamento cordial do nosso povo vo sendo substitudos por dureza e grosseria"23. Para A. Quadros, na esteira de J. Dias, "o homem portugus no degenerou, apenas est adormecido ou entorpecido"24. A negatividade da situao presente que nela domina o Velho do Restelo sobre Gama: "o que parece dominar hoje em Portugal a face negativa, noturna, decada do arqutipo, do modelo ou da imagem sublimatria que o portugus j teve de si prprio"25. Um pessimismo semelhante perpassa a psicanlise mtica de Eduardo Loureno, enquanto Natlia Correia, mais otimista, atribui aos portugueses a incumbncia exagerada de cumprirem "cabalmente a Espanha das Espanhas". O excesso mtico deste discurso, que um s apesar de mltiplo, manifesta-se na arbitrariedade e seletividade com que manipula a histria do pas e na relao telescpica que estabelece com as transformaes sociais, polticas, econmicas e culturais do sistema mundial de que Portugal faz parte. Decidindo a seu bel-prazer o compromisso que lhe convm com a realidade sociolgica passada e presente do pas, -lhe fcil assumir um carter geral e abstrato, declarar-se evidente e decretar o futuro. No pode, pois, ser confrontado no seu terreno. Deve antes ser considerado um fenmeno sociolgico em si mesmo e ser analisado como tal. Enquanto senso comum das elites culturais o discurso mtico diz certamente muito sobre elas e muito pouco sobre o cidado comum. No entanto, na medida em que permevel s evidncias do discurso mtico e as interioriza, o cidado comum integra-as na sua prtica social e por essa via faz delas um senso comum de outro tipo, muito mais amplo, a suscitar uma anlise sociolgica de tipo diferente. A minha hiptese de trabalho que, dada a distncia entre as elites culturais e o cidado comum, o nvel de interiorizao deve ser relativamente baixo. As cincias sociais devem centrar-se na anlise do modo especfico como a dialtica da desterritorializao/reterritorializao das prticas sociais se desenrola em Portugal. Trs hipteses merecem especial ateno: (l) o fim do longo processo de desterritorializao colonial suscita diferentes
NOVEMBRO DE 1992 145

(22) Loureno, Eduardo. O labirinto da saudade. 2 edio. Lisboa: Dom Quixote, 1982, pp. 20-1.

(23) Dias, Jorge. Estudos do carter nacional, op. cit., pp. 44, 46, 48. (24) Quadros, Antnio. Portugal: razo e mistrio, op. cit., p. 86.

(25) Idem, ibidem, p. 62.

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

movimentos de reterritorializao (o impacto mltiplo do fato de o pas retomar, depois de cinco sculos, os limites do seu territrio); (2) estes movimentos (de que a produo recente do senso comum sobre Portugal pelas elites culturais apenas um exemplo) tendero a assumir formas ambguas e contraditrias, dada a emergncia quase imediata de um novo processo de desterritorializao (a integrao na Comunidade Econmica Europia); (3) a deficiente maturao dos movimentos de reterritorializao da decorrente pode conduzir no identificao ou ao desperdcio das oportunidades criadas pelo desterritrio emergente da Europa. O objetivo no pode quedar-se pela criao de um conhecimento cientfico-social sobre a condio de Portugal no sistema mundial. importante, acima de tudo, transformar esse conhecimento num novo senso comum sobre os portugueses, menos mistificador mas mais proporcionado, menos celebratrio mas mais eficaz, menos glorioso mas mais emancipador. Um senso comum autocrtico que no tenha a veleidade de, com a sua generalidade, superar as muitas clivagens econmicas, sociais, polticas e culturais que atravessam a sociedade portuguesa. VII
Portugal uma sociedade semiperifrica. Findo o ciclo do imprio, est a renegociar a sua posio no sistema mundial. No possvel que num futuro prximo seja promovido ao centro do sistema ou despromovido para a sua periferia. mais provvel que a sua posio intermdia se consolide em novas bases.

Referi na tese 5 que o conjunto dos indicadores sociais (no sentido mais amplo) confere sociedade portuguesa o estatuto de sociedade de desenvolvimento intermdio ou semiperifrico no contexto europeu, um estatuto que partilha com a Grcia, a Irlanda e, cada vez menos, com a Espanha. As sociedades de desenvolvimento intermdio exercem uma funo de intermediao no sistema mundial, servindo simultaneamente de ponte e de tampo entre os pases centrais e os pases perifricos. O seu padro de especializao, por exemplo, tende a ser dominado pelas produes que se desvalorizam no plano internacional e que portanto deixam de interessar aos pases centrais, como pode ser paradigmaticamente ilustrado com o caso da produo txtil nos ltimos cinqenta anos. No caso de Portugal, a funo de intermediao assentou durante cinco sculos no imprio colonial. Portugal era o centro em relao s suas colnias e a periferia em relao Inglaterra. Em sentido menos tcnico, pode-se dizer que durante muito tempo foi um pas simultaneamente colonizador e colonizado. Em 25 de abril de 1974 Portugal era o pas menos desenvolvido da Europa e ao mesmo tempo o detentor nico do maior e mais duradouro imprio colonial europeu. O fim do imprio colonial no determinou o fim do carter intermdio da sociedade portuguesa, pois este estava inscrito na matriz das
146 NOVOS ESTUDOS N 34

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

estruturas e das prticas sociais dotadas de forte resistncia e inrcia. Mas o fim da funo de intermediao de base colonial fez com que o carter intermdio que nela em parte se apoiava ficasse de algum modo suspenso espera de uma base alternativa. Essa suspenso social permitiu que no ps25 de Abril (entre 1974-1976) fosse socialmente credvel a pretenso de Portugal de se equiparar aos pases centrais e mesmo, em alguns aspectos, de assumir posies mais avanadas que as deles. Em 1978, o FMI destruiu a credibilidade dessa pretenso. Desde ento, Portugal entrou num perodo de renegociao da sua posio no sistema mundial, procurando para ela uma base que preenchesse o vazio deixado pela derrocada do imprio. No incio da dcada de 80 era j claro que essa base teria como elemento fundamental a integrao na CEE. Porque a CEE o centro de uma das trs grandes regies do sistema mundial, a integrao na CEE tende a criar a iluso credvel de que Portugal, por se integrar no centro, passa a ser central, e o discurso poltico dominante tem sido o grande agente da inculcao social da imaginao do centro: estar com a Europa ser como a Europa. Contudo, quando se analisa detalhadamente o interior do centro, fcil verificar que a realidade segue um caminho diferente do dos discursos. Nos ltimos dez anos, a diferena entre os rendimentos nacionais mximo e mnimo no interior da Comunidade no se atenuou e deu at alguns sinais de agravamento. Concomitantemente, aumentou a distncia social entre as regies mais desenvolvidas e as menos desenvolvidas da Comunidade. O modelo de desenvolvimento seguido em Portugal nos ltimos dez anos tem maior potencial periferizante do que centralizante. Assenta na desvalorizao internacional do trabalho portugus, ao optar por privilegiar, entre os setores de exportao, um setor em crescente processo de desvalorizao internacional, o setor txtil. Em conseqncia, o padro de especializao produtiva da nossa economia baixou 2,3%, enquanto o padro espanhol aumentou 3% e, s para comparar, o padro sul-coreano aumentou 10%. Portugal tem hoje a taxa mais baixa de desemprego da Europa (4,7%), mas tem tambm uma das mais degradadas relaes salariais. Ou seja, privilegiou-se a quantidade do emprego em detrimento da qualidade do emprego, o que tpico dos pases perifricos. Em suma, sob o manto feliz das aparncias, os sinais de despromoo so mais fortes que os sinais de promoo. Neste contexto, as relaes entre Portugal e a Espanha assumem uma acuidade especial. Tal como a promoo do Brasil no sistema mundial correu de par com a despromoo da Argentina, de perguntar se a promoo incontestvel da Espanha, que alguns (Salvador Giner, entre outros) j consideram um pas central, no acarretar a despromoo de Portugal. Reside aqui certamente uma das bases sociolgicas para o mais recente surto de iberismo (Natlia Correia, Eduardo Loureno, Vasco Pulido Valente, Joo Palma Ferreira, entre outros). O "federalismo ibrico" est de fato j em curso, mas no por via de renascidas crenas em hispanidades mticas. Decorre, outrossim, em boa medida, da atuao das grandes multinacionais, que estabelecem os seus quartisNOVEMBRO DE 1992 147

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

generais em Madri ou Barcelona e tomam como unidade de ao a pennsula ibrica. provvel que a integrao econmica na CEE mantenha dentro de certos limites a despromoo de Portugal, mas no menos provvel que para isso a Europa se desenvolva a trs velocidades: pases centrais; Espanha; Irlanda, Portugal e Grcia. Se assim for, Portugal consolidar numa nova base a sua posio semiperifrica no sistema mundial. mesmo possvel que dessa posio faam parte certos elementos de continuidade com a relao colonial: Portugal procurando consolidar, agora no mbito da CEE, uma relao privilegiada com as suas antigas colnias, atuando mais uma vez (embora de modo muito diferente) como correia de transmisso entre o centro europeu e a periferia africana de expresso oficial portuguesa. Os discursos mticos da vocao atlntica bebem aqui algumas gotas de credibilidade. VIII
Por via do tipo e da historicidade do seu nvel de desenvolvimento intermdio, a sociedade portuguesa muito heterognea. Caracteriza-se por articulaes complexas entre prticas sociais e universos simblicos discrepantes, que permitem a construo social, tanto de representaes do centro, como de representaes da periferia.

O fato de Portugal ter sido, durante muitos sculos, simultaneamente o centro de um grande imprio colonial e a periferia da Europa o elemento estruturante bsico da nossa existncia coletiva. Portugal foi o nico pas colonizador a ser considerado por outros pases colonizadores como um pas nativo ou selvagem. Ao mesmo tempo que os nossos viajantes diplomatas e militares descreviam os curiosos hbitos e modos de vida dos povos selvagens com quem tomavam contato no processo de construo do imprio, viajantes diplomatas e militares da Inglaterra ou da Frana descreviam, ora com curiosidade ora com desdm, os hbitos e modos de vida dos portugueses, para eles to estranhos ao ponto de parecerem pouco menos que selvagens. Se os mistrios do "carter nacional" fossem suscetveis de desvendamento, seria de procurar nesta duplicidade de imagens e de representaes a chave para a alegada plasticidade, ambigidade e indefinio que os discursos mtico e psicanaltico atribuem ao "carter do homem portugus". Devido a um modo especfico de formao de rendimentos e em particular ao peso dos rendimentos no salariais das famlias, as normas de consumo so na nossa sociedade mais avanadas que as normas de produo. Enquanto aquelas nos aproximam dos pases centrais, estas tm algumas perturbadoras semelhanas com os pases perifricos (trabalho infantil, salrios em atraso, represso sindical na fbrica etc.). A articulao entre ambas nas prticas cotidianas e nos mapas simblicos de orientao da ao social d origem a codificaes surpreendentes e por vezes aberrantes da
148 NOVOS ESTUDOS N 34

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

realidade, justificando, com igual credibilidade, representaes sociais tpicas das sociedades centrais, lado a lado com representaes sociais tpicas das sociedades perifricas. Talvez resida aqui o "mistrio" da coexistncia no "homem portugus" do complexo de inferioridade perante os estrangeiros ao lado de uma hipertrofia mtica gerando megalomanias e quimeras (Francisco Cunha Leo, Antnio Quadros, Eduardo Loureno). A coexistncia de representaes sociais discrepantes e seu acionamento diferenciado consoante os contextos da ao confere s prticas sociais uma certa instabilidade, que se manifesta como subcodificao e abertura a novos sentidos. Da, a ponta de verdade das leituras idealistas do "portugus como o polvo" (Unamuno), "com capacidade de adaptao a todas as coisas" (Jorge Dias), "essencialmente cosmopolita" (Fernando Pessoa). A mesma articulao entre elementos heterogneos detectvel em mltiplos domnios. Apenas um exemplo. Portugal seguiu um modelo de desenvolvimento agrcola e de relaes agricultura-indstria muito diferente daquele que foi adotado pelos pases mais desenvolvidos da Europa. Em conseqncia, Portugal tem a mais elevada porcentagem europia de populao a viver em meio rural e o operrio portugus tpico semiproletrio, pluriativo, isto , obtm simultaneamente rendimentos do trabalho industrial e da agricultura. Talvez por isso "o portugus tem vivo sentido da natureza e um fundo potico e contemplativo esttico diferente do dos outros povos latinos" (Jorge Dias). A pequena agricultura familiar portuguesa no se modernizou como a europia (mecanizao, quimificao, gesto, comercializao), pelo que freqentemente considerada como pr-moderna, subsistindo atravs de complexas articulaes com a agricultura e a indstria modernas. Mas esta codificao como pr-moderna ela prpria instvel e aberta a outras codificaes. A sobreproduo, a dedicao exclusiva e a degradao do meio ambiente que caracterizam a agricultura moderna tm vindo ultimamente a ser questionadas, e a tal ponto que j se fala de uma crise deste modelo de agricultura. Com a crise da agricultura moderna, o dficit de modernidade da agricultura familiar portuguesa tende a atenuar-se. Alis, a vingar a posio dos ecologistas, bem possvel que este modelo agrcola seja transcodificado e, de pr-moderno, passe a ser ps-moderno. A heterogeneidade social prpria da articulao entre elementos prmodernos, modernos e ps-modernos verifica-se muito para alm dos setores da produo material. No caso dos cuidados de sade, por exemplo, a medicina popular desempenha um papel importante e em muitas situaes a medicina de primeira instncia. Tanto na sua verso naturalista (chs, endireitas etc.), como na sua verso sobrenaturalista (bruxas, promessas etc.), a medicina popular usada quer como primeira opo, quer como nico recurso em face da inacessibilidade (fsica ou financeira) da medicina oficial. As deficincias do servio nacional de sade, em processo de liquidao, tm algo a ver com a "forte crena no milagre e nas solues milagrosas" que Jorge Dias atribuiu ao "carter nacional". Como quer que
NOVEMBRO DE 1992 149

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

seja, a produo de sade em Portugal o resultado de uma articulao complexa entre trs tipos de produo mdica: a medicina oficial estatal, a medicina oficial privada e a medicina popular. A coexistncia, em muitos outros nveis, da modernidade, da prmodernidade e da ps-modernidade na sociedade portuguesa, uma coexistncia dinmica e aparentemente duradoura, talvez o fator mais determinante da nossa especificidade a merecer uma anlise sociolgica cuidada, sobretudo no momento em que nos desterritorializamos de novo, desta vez na direo do continente. IX
0 Estado tem desempenhado em Portugal um papel privilegiado na regulao social. Um papel desempenhado com muita ineficincia e com muita distncia entre representantes e representados. Da a recorrncia de fenmenos de carnavalizao da poltica.

Nas sociedades de desenvolvimento intermdio o Estado tende a ser externamente fraco e internamente forte. A fora do Estado reside menos na capacidade de governar por consenso (legitimao), como sucede nos estados democrticos centrais, e mais na capacidade de mobilizar diferentes tipos e graus de coero social (autoritarismo, tanto sob a forma democrtica do populismo e do clientelismo, como sob a forma no democrtica da ditadura). A histria moderna do Estado portugus caracteriza-se por oscilaes mais ou menos longas e acentuadas entre o predomnio da legitimao e o predomnio do autoritarismo, em que este ltimo, sob diferentes formas, tem, no conjunto, dominado. A centralidade do Estado exercida com grande dose de ineficincia. Entre muitos outros fatores que a explicam, deve salientar-se o fato de entre ns funcionarem, com muito mais dificuldades que nos estados dos pases centrais, as dicotomias que esto na base do Estado moderno, tais como: Estado/sociedade civil, oficial/no oficial, formal/informal, pblico/privado. A prevalncia de fenmenos de populismo e de clientelismo contribui em grande medida para que a lgica da ao do Estado (estatal, oficial, formal, pblica) seja a cada passo interpenetrada, ou mesmo subvertida, por lgicas societais particularsticas com influncia suficiente para orientar a seu favor e de modo no oficial, informal e privado, a atuao do Estado. Um fenmeno que, em geral, se pode designar por privatizao do Estado (recursos estatais postos ao servio de grupos de indivduos e para a prossecuo dos seus interesses particulares) e que em perodos democrticos transforma os partidos, sobretudo o governante, em mecanismos privilegiados de mobilidade social. No ser ousado pensar que reside aqui a faceta do "carter nacional" para "sobrepor a simpatia humana s prescries gerais da lei", a qual

150

NOVOS ESTUDOS N 34

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

fez com que durante muito tempo a vida social e pblica girasse volta do empenho ou do pedido de qualquer amigo. Pedia-se para passar nos exames, para ficar livre do servio militar, para conseguir um emprego, para ganhar uma questo, enfim, para todas as dificuldades da vida.

E Jorge Dias acrescenta, mais ingenuamente do que usual: "hoje em dia [1950], tal hbito tradicional tem sido contrariado e j quase no existe"26. Se a ineficincia clientelista cria intimidade entre o Estado e os grupos com poder social para a mobilizar, cria, por outro lado, distncia em relao aos setores sociais menos poderosos, os quais tendem a ser a maioria. Da, a distncia entre representantes e representados que tem conferido at aqui uma instabilidade grande aos perodos democrticos, ao mesmo tempo que ajudou estabilidade de um regime no democrtico fundado constitucionalmente nela (distncia), o Estado Novo. Alis, esta distncia um fenmeno mais vasto e, como j referi na tese 2, caracteriza tambm as relaes (ou melhor, a ausncia de relaes) entre as elites culturais e as classes populares. Manifestao disso mesmo, e para me limitar a um tema j mencionado, a falta de repercusso social, bem assinalada por Fernando Catroga, dos vrios surtos de iberismo enquanto tpico de debate entre as elites culturais. Entre 1850 e 1880 publicaram-se 150 ttulos sobre a questo ibrica sem que o debate extravasasse para qualquer movimento social significativo27. A distncia entre representantes e representados torna possvel a carnavalizao da poltica. Por carnavalizao da poltica entendo a assimilao mimtica de padres de atuao dos Estados e das sociedades polticas (em sentido gramsciano) dos pases centrais, sem que os agentes polticos os interiorizem nas orientaes operacionais da ao poltica e os convertam em prticas polticas coerentes e duradouras. Este tipo de assimilao produz um efeito de descanonizao dos processos ideolgicos, um distanciamento ldico perante os efeitos da governao e confere a esta um tom geral frsico. So muitas as manifestaes da carnavalizao da poltica. Dou dois exemplos, um, do Estado, e outro, da sociedade poltica. O primeiro consiste na enorme discrepncia entre o direito e a realidade social. No seguimento da revoluo de 25 de abril de 1974, foi promulgada legislao social semelhante que vigora nos pases centrais da Europa, se no mesmo mais avanada. Muita dessa legislao no foi at hoje revogada e, no entanto, no tem sido aplicada seno muito seletivamente, pelo que as nossas prticas sociais vigentes so muito mais retrgradas que as leis que pretensamente as regulam. Esta discrepncia tolerada, e at mesmo produzida, pelo prprio Estado, um fenmeno que noutro lugar designei por Estado paralelo: o Estado compromete-se formalmente com um certo padro de legalidade e de regulao social, mas descompromete-se dele por omisso ou por vias informais28. O segundo exemplo diz respeito sociedade poltica. A carnavalizao e a descanonizao dos processos ideolgicos esto bem patentes no fato de,
NOVEMBRO DE 1992 151

(26) Dias, Jorge. Estudos do carter nacional, op. cit., p. 30.

(27) Catroga, Fernando. "Nacionalismo e ecumenismo". Cultura, Histria e Filosofia, 6, 419, 1985, pp. 419 ss.

(28) Santos, Boaventura de Sousa. Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento, 1990, pp. 193 ss.

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

at recentemente (1990), o Partido Comunista Portugus e o partido "Os Verdes" terem formado, sem escndalo nem ridculo pblicos, uma coligao eleitoral, apesar de a estratgia de desenvolvimento scio-econmico comunista, de raiz stalinista, estar nos antpodas daquilo que o partido ecolgico afirma defender. Perante o espetculo da carnavalizao da poltica, no admira que "o portugus" se tenha afeioado "a convices negativistas, nomeadamente no nvel poltico e educativo que o conduzem ao auto-envenenamento mental"29. X
A sociedade civil portuguesa parece fraca porque no se organiza segundo os modelos hegemnicos, os que tm predominado nos pases centrais da Europa. Constitui, por exemplo, uma forte sociedade-providncia que tem colmatado, pelo menos parcialmente, as deficincias da providncia estatal.

(29) Quadros, Antnio. Portugal: razo e mistrio, op. cit., p. 84.

comum considerar-se que em Portugal a sociedade civil fraca. Nos ltimos anos tem-se atribudo essa fraqueza asfixiante fora do Estado, pelo que se recomenda o enfraquecimento deste para que a sociedade civil possa finalmente prosperar. A concepo da fraqueza da sociedade civil vem de longe, do pensamento liberal do sculo XIX, e ao longo dos ltimos 150 anos serviu ora para justificar a fora do Estado, ora para justificar o enfraquecimento deste. Com maiores pretenses sociolgicas, Demolins classificava em 1909 a sociedade portuguesa entre as "sociedades dominadas ou referenciadas pela formao comunitria" e caracterizava-a do seguinte modo:
a desorganizao da comunidade deixa os indivduos geralmente pouco capazes duma iniciativa pessoal enrgica, o que assegura o predomnio dos poderes pblicos com um desenvolvimento exagerado do regime administrativo e da poltica. Influncias estranhas muito ativas30.

A ponta de verdade desta concepo est em que a sociedade portuguesa no tem uma tradio de organizao formal, centralizada e autnoma de interesses sociais setoriais bem definidos (interesses dos empresrios; interesses dos trabalhadores), capaz de gerar parceiros sociais fortes em permanente dilogo conflitual entre si e com o Estado. este o modelo de organizao da sociedade civil nos pases centrais da Europa, sobretudo depois da II Guerra Mundial e, como sabido, s nos ltimos quinze anos tem vindo a ser ensaiado em Portugal. Da, a hipertrofia da regulao estatal mencionada na tese anterior e tambm o fato de a dimenso autoritria ter sobrepujado a dimenso de legitimao. Expresso disso mesmo o fato de o Estado portugus no ser um Estadoprovidncia em sentido tcnico e de nele no ser fcil destrinar entre a componente social e a componente repressiva. Porque as polticas sociais no so ade152 NOVOS ESTUDOS N 34

(30) Demolins. "Classificao das sociedades". In: Poinsard, Leon. O estudo dos agrupamentos sociais. Coimbra: Imprensa Acadmica, 1909, p. 18.

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

quadamente realizadas (por exemplo, cria-se um servio nacional de sade mas no se o dota de recursos financeiros adequados), a distribuio dos benefcios seletiva e autoritria, sujeita a critrios subjetivos de agentes ou servios que criam nos clientes ou destinatrios dessas polticas situaes de dependncia e de sujeio, de punio ou de recompensa em tudo semelhantes s que so tpicas do Estado repressivo. Mas se Portugal no tem um Estado-providncia, tem, no entanto, uma forte sociedade-providncia que colmata em parte as deficincias da providncia estatal, uma sociedade organizada informalmente segundo modelos tradicionais de solidariedade social. Entendo por sociedadeprovidncia as redes de relaes de interconhecimento, de inter-reconhecimento e de ajuda mtua baseadas em laos de parentesco, de vizinhana e comunitrios, atravs dos quais pequenos grupos sociais trocam bens e servios numa base no mercantil e segundo uma lgica de reciprocidade que se aproxima da relao de dom analisada por Marcel Mauss. Basta observar e comparar com o que se passa nos pases centrais da Europa os milhares de pessoas que todos os fins de semana visitam os doentes internados nos hospitais centrais para aquilatar da presena e da fora da sociedade-providncia em Portugal. A solidariedade social que ela exprime tem a ver em grande medida com universos simblicos tpicos das sociedades rurais, os quais, no entanto, se reproduzem, sob novas formas, em meios urbanos, sobretudo naqueles em que a articulao entre a componente rural (passada ou presente) e a componente urbana das famlias se mantm. A forte presena da pequena agricultura familiar e a elevada porcentagem da populao pluriativa e a viver em meio rural so outros tantos fatores explicativos da sociedade-providncia. A extrapolao idealista a partir deste dado sociolgico transforma "o portugus" em um homem "profundamente humano", que "no gosta de fazer sofrer e evita conflitos", que "possui um grande fundo de solidariedade humana" e "extraordinariamente solidrio com os vizinhos"31. E a mesma extrapolao idealista est na base da "brandura dos nossos costumes" em que Salazar fazia asssentar a diferena entre a sua ditadura e a de Mussolini32. XI
Portugal no tem destino. Tem passado, tem presente e tem futuro.

(31) Dias, Jorge. Estudos do carter nacional op. cit., pp. 19 ss. (32) Ferro, Antnio. Salazar. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1933, p. 76.

Uma das constantes do pensamento mtico e do pensamento psicanaltico social de que Portugal tem um destino, uma razo teleolgica que ainda no cumpriu ou que s cumpriu no perodo ureo dos descobrimentos e que o dficit de cumprimento s pode ser superado por um reencontro do pas consigo mesmo, a solo ou no contexto da Espanha das Espanhas ou no contexto da Europa ou, ainda, no contexto do Atlntico. O discurso produzido por este tipo de pensamento, embora internamente diferenciado, tem uma matriz prpria que designo por jeremada nacional. um discurso
NOVEMBRO DE 1992 153

ONZE TESES POR OCASIO DE MAIS UMA DESCOBERTA DE PORTUGAL

de decadncia e de descrena e quando projeta uma idia positiva do pas f-lo de modo elitista e desfocado e por isso est sempre beira da frustrao, da queda e do ressentimento. So duas as patologias principais da jeremada nacional: o iberismo e o nacionalismo. H obviamente diferentes verses de um e de outro, umas mais conservadoras do que outras. Se o nacionalismo tem sido ora "tradicionalista" (quase sempre), ora "racionalista" (a gerao de 70), o iberismo (unitarista ou federalista; poltico ou cultural) tem sido, ora a "internacional crist" (Sardinha), ora republicano e socializante (Antero de Quental e Oliveira Martins). Da que, sendo plos do mesmo tipo de discurso, haja entre eles uma grande cumplicidade e tenham mesmo sido freqentemente combinados no pensamento do mesmo autor. Por um lado, o espantalho iberista tem feito muitas vezes danar o espantalho nacionalista. No sculo XIX, a exaltao iberista corre de par com o culto do l de Dezembro33. Por outro lado, o iberismo surge muitas vezes como forma de nacionalismo alargado (Antero de Quental, Oliveira Martins, Natlia Correia). Na segunda metade do sculo XIX, os federalistas ibricos apresentavam-se como nacionalistas defensores de uma posio que permitiria a Portugal recuperar o prestgio internacional, libertando-se do protetorado ingls34. Sinibaldo Mas propunha para capital da Ibria, Santarm, a salvo da influncia francesa e da esquerda inglesa35. Mas por detrs da "civilizao ibrica" est sempre o receio das pretenses hegemnicas da Espanha. Oliveira Martins, escrevendo a propsito do centenrio da descoberta da Amrica, comenta em 1888, parecendo faz-lo em 1988: "vemos a Espanha, levando-nos pela mo, convidar para Madri as naes neopeninsulares da Amrica em seu e nosso nome, sem autorizao do nosso governo"36. A jeremada nacional tem de ser confrontada com argumentos proporcionados. E h condies para isso, uma vez que Portugal est finalmente reduzido s suas propores. Sem triunfalismo nem miseralismo (cada um traz o outro no seu bojo), necessrio analisar os riscos e as oportunidades, avaliar os recursos e os modos de os rentabilizar num sistema de interaes transnacionais cada vez mais dinmicas. Sem cair na tentao antropomorfizante do discurso mtico e psicanaltico, impe-se uma atitude cordial com Portugal. Portugal no pode estar constantemente na posio de ter de prestar contas perante os seus intelectuais, ainda por cima sabendo que nunca as prestar a contento. Os intelectuais, os diferentes grupos de cidados e de interesses e as diferentes classes sociais que tm de se habituar a fazer contas e a no confiar em destinos nacionais ou horscopos coletivos. Uns e outros so sempre expresso de um dficit de presente que projeta num futuro excessivo o excesso de passado. Se algo caracteriza o tempo atual antes um excesso de presente que tem condies para deixar o passado ser passado e o futuro, futuro. A luta por argumentos proporcionados ser contudo difcil. Em grande medida essa dificuldade reside em que o regresso nossa territorialidade ocorre no momento da emergncia de um novo desterritrio, a Europa da CEE e do Ato nico Europeu. O discurso e a prtica da nossa integrao na Europa con
154 NOVOS ESTUDOS N 34

(33) Catroga, Fernando. "Nacionalismo e ecumenismo", op. cit., p. 437.

(34) Mascarenhas, Manuela. "A questo ibrica, 1850-1870". Bracara Augusta XXXIV, julho-dezembro, 1980, p. 18. (35) Catroga, Fernando. "Nacionalismo e ecumenismo", op. cit., p. 428.

(36) Martins, Oliveira. Dispersos I. Lisboa: Oficinas Grficas da Biblioteca Nacional, 1923, pp. 40 ss.

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

munitria e a reproduo de imagens de centro que suscitam correm o risco de produzir novas despropores na avaliao da nossa contemporaneidade. E ser tanto mais assim quanto o europocentrismo for a outra face do lusomerdismo. Tem razo Joo Martins Pereira quando afirma que a integrao na CEE parte "da total desconfiana nas energias e capacidades nacionais"37. Enquanto produto/produtor da Europa, Portugal tem de encontrar o seu "nicho de mercado" que lhe permita valorizar os seus recursos materiais, humanos e simblicos. Dessa contabilizao faro certamente parte tanto o iberismo como o nacionalismo, um e outro virados para o futuro. Neste contexto sobretudo importante que o Mercado nico de 1992 no seja a verso de fim de sculo do Ultimatum ingls de 1890. Um auto-ultimatum. Mais uma descoberta de Portugal, pela negativa. A integrao ibrica uma componente importante da integrao europia. No se faz hoje com discursos mticos ou psicanalticos, nem to pouco com os caminhos de ferro, como sucedeu na segunda metade do sculo XIX. Est a fazer-se, como j referi, por ao das multinacionais e ter de envolver muita negociao e inovao para no acarretar a despromoo da nossa economia e da nossa cultura. Por isso, errado pensar, como pensa Joo Martins Pereira, que todo o nacionalismo conservador38. Nas condies atuais de transformao do sistema mundial, os processos de reterritorializao e de identificao local e regional so demasiado diversos para poderem ser monoliticamente avaliados. No caso concreto da integrao europia, j visvel que o tipo de organizao de interesses que tende a dominar (mais pluralista e menos corporativista) obriga a negociaes de interesses nacionais em que se combinam de modo diferente interesses do capital e interesses do trabalho. H pois que avaliar o diferente peso e a natureza de cada um desses interesses antes de julgar o contedo poltico da defesa dos "interesses nacionais". Dada a dinmica transnacional da poca presente, no possvel postular futuro e muito menos futuros nacionais. Apenas se poder dizer que, para ser dos portugueses, o futuro que eles houverem de ter no poder ser reduzido ao futuro dos outros.

(37) Pereira, Joo Martins. No reino dos falsos avestruzes. Lisboa: Regra do Jogo, 1983, p. 52.

(38) Idem, ibidem, p. 21.

Boaventura de Sousa Santos socilogo, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Novos Estudos CEBRAP N 34, novembro 1992 pp.136-155

NOVEMBRO DE 1992

155

Das könnte Ihnen auch gefallen