Sie sind auf Seite 1von 6

www.casa.com.

br/cursodedecoracao2012

aula 8

POr GUSTAVO CALAZANS

Cozinhas
Trs cozinhas de configuraes diferentes so o cenrio desta aula saborosa. O arquiteto Gustavo Calazans preparou um cardpio recheado de informaes para quem quer ter espaos dinmicos, prticos e atuais.

Patrocnio

Realizao

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Perfil dos novos tempos

A vida corrida do dia a dia, a carncia cada vez maior de mo de obra domstica e a oferta de eletrodomsticos inteligentes impulsionaram transformaes radicais na cozinha. Hoje, esses espaos esto menores, mas muito bem equipados, priorizam materiais fceis de limpar e uma distribuio que torna tudo rpido de pegar e de guardar. Uma vez que os donos da casa passaram a ser os atores desses territrios, simplificar as tarefas virou quesito de primeira necessidade. Nessa frmula, integrar a cozinha com a sala tm se mostrado a grande tendncia. Assim, ningum mais se isola na lida com as panelas. Preparar as refeies virou um ato social, de interao e diverso. Solteiros e casais sem filhos, costumam unir tudo, eliminando fronteiras entre as reas de receber e cozinhar. J, quem tem crianas em casa, prefere o meio termo, usando portas de correr para garantir privacidade na hora de aprontar e servir os alimentos.

Aqui, a cozinha fica dentro do estar. Para deixar o visual delicado, Gustavo Calazans escolheu uma mesa de jantar de vidro (1,40 x 1,40 m). Esse material d leveza e permitiu encostar o mvel na bancada do fogo, explica ele.

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Para famlias com filhos

Uma das cozinhas apresentadas nesta aula uma boa inspirao para casas em que crianas almoam e jantam regularmente, exigindo uso intenso do espao. Com 18 m, o projeto agrupa cozinha e sala de almoo num nico ambiente e tem uma grande porta de correr que, aberta, integra esta rea ao estar e, fechada, isola totalmente os cmodos. Uma bancada em U compreende o setor de preparo dos alimentos. Aqui, o cooktop fica embutido num tampo voltado para a mesa de refeies. Dessa forma, quem cozinha pode interagir com os convidados.

Com 90 cm largura, esse tampo, alm de abrigar as instalaes de gs e de eltrica, permite ter armrios inferiores de ambos os lados. O que usado no cozimento fica voltado para a cozinha e itens como toalhas, pratos e copos, so guardados na rea da copa. Pia e geladeira formam a tradicional e prtica distribuio triangular em relao ao fogo.

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Sugesto para solteiros

A segunda cozinha de nossa aula pertence a um homem que mora sozinho e adora cozinhar para os amigos. Trata-se tanto ao de um estar, espao quanto totalmente aberto, integrado lavanderia. Numa ilha central fica o cooktop e para que mais de uma pessoa possa trabalhar na cozinha existe uma circulao livre de 1 m -- entre o fogo e a pia, geladeira e armrios. Embutida na bancada que isola a rea de servio, a lavadora de roupa fica longe da vista de quem est na sala. Como no h separao entre os ambientes, um nico piso cobre a casa toda. Optou-se por um laminado melamnico, que pode ser instalado sobre o revestimento anterior sem gerar resduos na obra.

Neste apartamento de um solteiro, a cozinha est integrada tanto ao estar quanto a rea de servio. O piso nico de laminado melamnico, que lembra rguas de madeira, reforou a sequncia dos espaos.

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Sob medida para casais

Como exemplo para uma casa em que moram apenas marido e mulher, o arquiteto Gustavo Calazans mostrou um projeto de 9 m, no formato corredor. Tambm integrada a sala, esta cozinha tem uma configurao bastante prtica, com bancadas frente a frente que podem ser acessadas simplesmente girando o corpo. Do lado do estar, o balco agrega um tampo livre de apoio, seguido pelo fogo e pela pia. Uma placa de vidro assegura que respingos do cozimento e de gua no passem para o estar. Alm disso, esse anteparo fixo resguarda a coifa, fazendo com

que o aparelho no perca potncia. A parte inferior do balco foi toda aproveitada por gavetes para as panelas e por gavetas dimensionadas para temperos e talheres. Na parede oposta ficam os armrios para copos e pratos, alm dos nichos
Para que duas pessoas possam transitar e trabalhar com folga na cozinha ao mesmo tempo, a rea de circulao entre as bancadas da pia e do armrio deve ter no mnimo 1 m.

para a geladeira e para eletrodomsticos de pequeno porte. Como a cozinha bastante devassada, foi criada uma rea de expurgo na lavanderia, em que uma segunda pia e uma lava-loua recebem os itens sujos, deixando, assim, as bancadas sempre em ordem.

aula 8 por Gustavo Calazans

Cozinhas

Dicas que valem para todos

Armrios: dispense os puxadores tradicionais, que vira e mexe nos deixam com contuses nas pernas. Portas com chanfros superiores ou inferiores so mais discretas e fceis de abrir. Armrios 2: cozinhas integradas com a sala pedem mais sofisticao. Quanto menos itens aparentes, melhor ser o visual. Procure resguardar gaveteiros e nichos em uma marcenaria fechada por portas. Madeira um revestimento apropriado neste tipo de projeto.

Na cozinha estreita, as bancadas prximas agilizam as tarefas, pois basta girar o corpo para acessar o armrio em frente a rea de preparo dos alimentos. Repare no vidro fixo junto ao fogo: ele assegura que respingos do cozimento no passem para o estar. Alm disso, esse anteparo resguarda a coifa, fazendo com que o aparelho no perca potncia, explica Gustavo.

Iluminao: dois tipos de luz so fundamentais para o bom uso da cozinha. A primeira composta por focos dirigidos para as bancadas de trabalho e para o fogo. A outra a iluminao indireta, que pode ser instalada sobre prateleiras que correm prximo ao teto. Essa luz rebate no forro branco e gera uma luminosidade confortvel e homognea, como se, mesmo a noite, o ambiente estivesse recebendo a claridade do dia.

Coordenao e reportagem: Maria Helena Pugliesi Produo e edio: Cristiane Komesu

Das könnte Ihnen auch gefallen