Sie sind auf Seite 1von 5

MATRIZ DE REFERNCIA - SALTO

CINCIAS

SISTEMA DE AVALIAO DA EDUCAO DO ESTADO DO TOCANTINS

MATRIZ DE REFERNCIA DE CINCIAS

A Matriz de Referncia do 5 e 9 do Ensino Fundamental da disciplina de cincias foi elaborada com a partio de Professores e Coordenadores Pedaggicos das Escolas Estaduais e Municipais, Tcnicos das Diretorias Regionais de Gesto e Formao e das Secretarias Municipais. A Matriz tem como principal funo servir de base para a elaborao das avaliaes do SALTO, na produo dos guias de aprendizagem de cincias e auxiliar os professores nos planejamentos das aulas. Os professores de cincias devem fazer uso da Matriz para elaborar atividades a serem trabalhadas com os alunos, dando prioridade aos descritores que os alunos demonstram mais dificuldades. Outra funo da Matriz padronizar a avaliao para que se consiga fazer comparao entre anos consecutivos de aplicao, e com isso verificar como est o desenvolvimento da aprendizagem. Em razo disso a Matriz no pode sofrer muitas alteraes.

Agradecemos a participao dos Professores, Coordenadores e Diretores das Unidades Escolares Estaduais e Municipais, dos Tcnicos das Diretorias Regionais de Gesto e Formao e das Secretarias Municipais de Educao no processo de Construo da Matriz de Cincias do SALTO 5 e 9 do Ensino Fundamental. A participao destes atores, principalmente a dos professores, foi de suma importncia para a melhor composio da Matriz, adequando realidade do Estado do Tocantins.

MATRIZ DE REFERNCIA DE CINCIAS


A Matriz de Referncia de Cincias do Sistema de Avaliao da Educao do Estado do Tocantins SALTO composta por quatro eixos, sendo eles: I Terra e Universo; II Vida e Ambiente; III Ser Humano e Sade; IV Tecnologia e Sociedade.

MATRIZ DE REFERNCIA DE CINCIAS: EIXOS E SEUS DESCRITORES 5 ano do Ensino Fundamental EIXOS DESCRITORES TERRA E D 01- Reconhecer a presena de solo, ar, gua, luz, e outros componentes dos UNIVERSO ambientes em diferentes espaos terrestres. D 02- Reconhecer a existncia de gua em vrios estados fsicos, a partir de textos ou ilustraes figurativas que apresentem diferentes regies do globo, situaes experimentais ou do cotidiano. D 03 - Estabelecer relaes entre gua e solo (filtrao, eroso, falta de drenagem em caso de solo impermeabilizado por asfalto, etc.) em situaesproblema. VIDA AMBIENTE E D 04 - Reconhecer a importncia da preservao e conservao dos mananciais, matas, animais e ar atmosfrico dos ecossistemas brasileiros, para a manuteno do equilbrio ecolgico, enfatizando a preservao dos ecossistemas locais. D 05 - Sequenciar transformaes que ocorrem com a gua na natureza em textos ou figuras que representem o ciclo da gua. D 06 - Identificar animais invertebrados e vertebrados comuns a partir de seus hbitos alimentares, forma, tamanho, habitat, locomoo e suas caractersticas e ambiente em que vivem em textos e representaes figurativas. D 07 - Descrever o ciclo vital dos seres vivos (animais e vegetais): nascimento, crescimento, reproduo e morte. D 08 - Localizar raiz, caule, folhas e flores ou frutos em representaes figurativas de vegetais reais. D 09 - Sequenciar seres vivos em cadeias alimentares simples a partir da descrio dos hbitos alimentares de conjunto de seres vivos habitantes de um mesmo ambiente. D 10 - Justificar situaes cotidianas pela atuao de microrganismos, como a produo de po e coalhada, o apodrecimento de alimentos, de restos de animais ou de vegetais, a existncia de determinadas doenas humanas veiculadas pelo ar ou pela gua no tratada. D 11 - Reconhecer que na fotossntese a planta usa energia solar, gs carbnico e gua para produzir acares que podem ser utilizados imediatamente ou estocados.

SER HUMANO E SADE D 12 Reconhecer a importncia dos alimentos naturais e das atividades fsicas para o desenvolvimento de uma vida saudvel. D 13 - Reconhecer diferentes necessidades humanas relacionadas ao uso da gua. D 14 - Identificar mudanas externas do corpo humano (infantil, adulto, feminino ou masculino). D 15 - Reconhecer os rgos e aparelhos do corpo humano e suas funes. D 16 - Interpretar a nutrio com os processos de quebra dos alimentos, absoro e transporte de nutrientes pelo sangue a todas as partes do corpo. D 17 - Identificar hbitos especficos de higiene corporal e ambiental - lavar as mos antes das refeies ou aps o uso dos sanitrios, cobrir alimentos, limpeza das casas e das ruas, cuidados com o lixo - como recursos para manuteno da sade individual e coletiva e na preveno das doenas comuns na infncia. D 18 - Relacionar o uso das vacinas na preveno de doenas em situaesproblema. TECNOLOGIA E SOCIEDADE D 19 - Selecionar objetos ou materiais que podem ser reutilizados ou reciclados dentre alguns considerados rotineiramente como lixo domstico ou escolar. D 20 - Reconhecer diversas fontes alternativas de energia (hidreltrica, termoeltrica, nuclear, solar...), seu uso nas atividades humanas e possveis danos ambientais ocasionados pelo processo de gerao.

MATRIZ DE REFERNCIA DE CINCIAS: EIXOS E SEUS DESCRITORES 9 ano do Ensino Fundamental EIXOS DESCRITORES TERRA E D 01 - Identificar a fora de atrao gravitacional (Leis de Newton) como aquela UNIVERSO que nos mantm presos ao solo, faz os objetos carem, causa as mars e mantm um astro em rbita de outro. D 02 - Explicar caractersticas do solo, como permeabilidade ou fertilidade, e suas alteraes em situaes experimentais ou do cotidiano, em ambientes naturais ou transformados pelo ser humano. VIDA AMBIENTE E D 03 - Reconhecer que os seres vivos se relacionam (produtores, consumidores e decompositores) e ocupam diferentes nveis trficos em uma cadeia alimentar. D 04 - Relacionar a existncia de seres vivos - animais, plantas, bactrias ou fungos presena de condies de vida especficas: determinadas disponibilidade de gua, de alimentos, de oxignio, de temperaturas adequadas e de iluminao, conforme o caso. D 05 - Agrupar, a partir de representaes figurativas, organismos invertebrados e vertebrados de acordo com caractersticas dadas e que estejam denotadas nessas representaes acompanhadas de legendas. D 06 - Estabelecer distines entre padres morfolgicos ou fisiolgicos de grandes reinos - animais, vegetais, fungos, bactrias e protozorios - e dos vrus, a partir de textos e de representaes figurativas acompanhados de textos.

D 07 - Reconhecer a importncia da preservao e conservao dos mananciais, matas, animais e ar atmosfrico dos ecossistemas brasileiros, para a manuteno do equilbrio ecolgico, enfatizando a preservao dos ecossistemas locais. D 08 - Reconhecer as funes das partes vegetativas das plantas (raiz, caule, folha, flor, frutos e sementes) e seu ciclo vital (germinao, crescimento, florescncia, polinizao e frutificao). D 09 - Reconhecer que na fotossntese a planta usa energia solar, gs carbnico e gua para produzir acares que podem ser utilizados imediatamente ou estocados. SER HUMANO D 10 - Reconhecer os diferentes sistemas e rgos do organismo humano, bem E SADE como suas funes e componentes a partir de textos e de representaes figurativas. D 11 - Distinguir os hbitos para manuteno e melhoria da sade alimentao equilibrada (fibras, vitaminas, sais minerais, protenas e alimentos energticos), repouso e laser (esporte e atividades culturais) adequados - daqueles que prejudicam o indivduo. D 12 Comparar clulas de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo que comportam caractersticas comuns (presena de membrana, citoplasma e ncleo - com algumas excees) e diferenciadas (formas e funes que desempenham no organismo), conforme o tecido de que so parte. D 13 Relacionar o aumento de disseminao das doenas humanas infectocontagiosas ao incremento da aglomerao humana e ao descuido da higiene ambiental em situao-problema. TECNOLOGIA E SOCIEDADE D 14 Relacionar, em situaes experimentais ou do cotidiano (ex: ciclo da gua, chaleira fervendo, gelo derretendo...), mudanas de estado fsico com processos de troca de calor entre um dado sistema e o ambiente. D 15 - Compreender os modelos atmicos, elementos qumicos, seus smbolos, as substncias qumicas, suas frmulas e sua importncia para os avanos cientficos. D 16 Diferenciar as funes inorgnicas: cidos, bases, sais e xidos. D 17 Reconhecer evidncias de reaes qumicas (mudana de cor, formao de gs, etc.) em processos do cotidiano ou experimentais, como a digesto, a queima de combustveis, a oxidao de superfcies, etc. D 18 Explicar, em situaes-problema, as mquinas simples (abridor de latas, alavancas, tesoura, pina, carrinho de mo, braos e pernas humanos) como dispositivos mecnicos que facilitam a realizao de um trabalho. D 19 Resolver problemas simples utilizando o conceito de velocidade mdia, acelerao e movimento uniforme (MU) e movimento uniformemente variado (MUV), sem necessidade de mudanas de unidade e envolve situaes reais. D 20 Diferenciar as misturas (homogneas e heterogneas) das reaes qumicas, em situaes do cotidiano, por exemplo: gua com acar e gua com sal-de-fruta; preparao de alimentos crus e de alimentos cozidos ou fritos; filtragem da gua e eletrlise da gua, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen