Sie sind auf Seite 1von 4

Um brief do Chr.

Michelsen Institute (CMI) e Centro de Estudos e Investigao Cientfica (CEIC)

ANGOLA BRIEF
May 2011 Volume 1 No.15

Mitos e percepes sobre as empresas chinesas entre trabalhadores angolanos

Trabalhadores angolanos em empresas chinesas. Foto: Aslak Orre

Uma srie de estudos sugere que as prticas das empresas multinacionais relativamente responsabilidade social e outras reas afins diferem consoante o pas onde estiverem a desenvolver as suas actividades. Estudando os factores que motivam as prticas das empresas mais facilmente se podem formular polticas que optimizem o impacto destas no desenvolvimento. Neste trabalho, com base na percepo dos trabalhadores de empresas chinesas e ocidentais, possvel identificar diferenas nas prticas das empresas que operam em Angola.Tambm idenficmos importantes tendncias para desmistificar os novos parceiros.
A CHINA EM ANGOLA A China, com a sua forte capacidade financeira, tornou-se um parceiro importante das relaes externas de Angola ao assumir o financiamento da reconstruo nacional do pas. A China representa hoje para Angola a possibilidade do pas poder continuar a sua reconstruo nacional a um ritmo elevado, mesmo com a actual crise que o mundo vive. Angola detm hoje a 1 posio de parceiro comercial africano da China. Sabe-se que o extraordinrio crescimento econmico chins s possvel com o fornecimento de matrias-primas, de que o petrleo uma das principais sendo Angola o 2 maior fornecedor em 2010 (com 36% do total das exportaes de petrleo angolano). Em 2010 o volume do comrcio bilateral atingiu os 24,8 mil milhes de dlares registando um crescimento de 45,4 por cento face a 2009. Os financiamentos concedidos pela China para projectos na reconstruo nacional e relanamento da economia angolana segundo fontes oficiais atingiram 14,5 mil milhes de dlares, at finais de 2010. A China precisa de recursos naturais essenciais sustentabilidade da sua economia e Angola precisa de reconstruir as suas infraestruturas e de desenvolver a sua economia. O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Angola, que no se refira ao sector do petrleo, provm na grande maioria das empresas estatais chinesas e ronda os 70 milhes de dlares. A energia, as infraestruturas e as finanas constituem os trs principais sectores de cooperao. CARACTERSTICAS DAS EMPRESAS CHINESAS A cooperao entre a China e Angola uma forma de entrada das empresas chinesas no

AS AUTORAS Regina Santos - Economista e investigadora do CEIC. Amlia Quinto - Economista com mestrado em politica financeira e monetria.

ANGOLA BRIEF MAY 2011 VOLUME 1 NO.15 MITOS E PERCEPES SOBRE AS EMPRESAS CHINESAS ENTRE TRABALHADORES ANGOLANOS

horas de trabalho, condies de trabalho e transferncia de tecnologia e de saber fazer. E assim, lanar um olhar sobre o posicionamento das empresas estrangeiras em Angola, tanto chinesas como ocidentais, que possa dar contribuies para a definio de polticas de emprego. Responsabilidade social das empresas
A responsabilidade social das empresas o conceito no qual as empresas incorporam nos seus negcios e na sua interaco com as vrias entidades, governo, clientes, empregados, investidores, etc., questes ambientais e sociais de modo voluntrio, isto , prolongam o seu papel para alm dos seus objectivos puramente econmicos.

Fig.1 - Salrios em empresas (em dlares americanos) mercado. Os projectos levados a cabo pelas empresas chinesas em Angola so financiados pelas linhas de crdito de bancos chineses. As empresas chinesas tm vindo a ser criticadas pelo seu modelo de negcios, de prticas laborais e da sua contribuio para o desenvolvimento local. Os acordos que estipulam a insero nos projectos de 30 por cento do empresariado nacional que muitas vezes no tem capacidade de resposta, segundo os empreiteiros chineses. De acordo com estes, os materiais nacionais so mais caros, a mo-de-obra mais lenta e dificilmente cumprem com os prazos estabelecidos. A prtica chinesa de empregar os seus prprios trabalhadores nos projectos uma particularidade das empresas chinesas, com implicaes importantes a nvel econmico, social e poltico.

Esta pesquisa baseia-se em questionrios, que captam a percepo dos trabalhadores angolanos destas empresas em relao presena chinesa em Angola, designadamente atravs de algumas questes: Com a chegada das empresas chinesas:
- tornou-se mais difcil aos angolanos encontrar trabalho? - pioraram as condies de trabalho para os trabalhadores angolanos? - causou mais longas horas de trabalho para os trabalhadores angolanos?

As empresas chinesas:

- providenciam boas e seguras condies de trabalho? - pagam bons salrios?

Os trabalhadores chineses, comparando-os com os angolanos:

- esto dispostos a trabalhar mais horas? - esto dispostos a trabalhar por menores salrios? - esto dispostos a trabalhar em piores condies de trabalho? - so melhores trabalhadores?

E tambm, os trabalhadores angolanos:


- trabalham bem junto com os chineses? - podem aprender muito com os chineses?

Fig.2 - Horas de trabalho dirio PERCEPO DOS TRABALHADORES SOBRE A PRESENA CHINESA EM ANGOLA Este trabalho investigou as actividades das empresas chinesas em Angola e as percepes dos trabalhadores angolanos em exerccio, quer nas empresas chinesas quer nas ocidentais, e dos efeitos daquela actividade na economia. O objectivo foi perceber o impacto da China na responsabilidade social das empresas, nomeadamente em aspectos relacionados com segurana, diferenas de salrios, 2

Por fim, inquiriu-se se prefervel trabalhar com uma empresa ocidental ou com uma empresa chinesa, no caso em que ambas pagassem o mesmo salrio? RESULTADOS CONDIES DE TRABALHO NAS EMPRESAS Importantes indicaes foram retiradas da anlise dos resultados, quanto responsabilidade das corporaes chinesas em Angola. Salientamos: Cerca de 40% dos trabalhadores das empresas chinesas tem menos de 22 anos enquanto nas ocidentais somente 18% e 9% nas petrolferas; 76% dos trabalhadores de empresas chinesas tem menos de um ano de trabalho,

ANGOLA BRIEF MAY 2011 VOLUME 1 NO.15 MITOS E PERCEPES SOBRE AS EMPRESAS CHINESAS ENTRE TRABALHADORES ANGOLANOS

apenas 34% nas ocidentais; 80% tem o ensino de base como nvel de escolaridade, nos trabalhadores das empresas chinesas e 50 % nas ocidentais. As empresas chinesas so as que pior pagam (Fig. 1) e porventura por isso a instabilidade laboral mais acentuada. Ainda na questo salarial, quem trabalha nas empresas chinesas (mais do que trabalhadores nas outras empresas) tende a afirmar que os chineses esto dispostos a trabalhar por salrios menores que os dos angolanos. As empresas chinesas aparentam violar as normas laborais com maior frequncia, ao permitirem ou fomentarem jornadas de trabalho de mais de 8 horas dirias Mas na verdade, os resultados indicam que as violaes do horrio de trabalho tambm acontecem na maioria das empresas ocidentais. Igualmente nas petrolferas a jornada de trabalho tambm violada, mas em menor percentagem, podendo haver como razo explicativa a natureza do trabalho e os nveis salariais praticados (Fig. 2). Conclui-se portanto, segundo a percepo dos trabalhadores, que os angolanos nas empresas chinesas trabalham mais horas por menores salrios do que os trabalhadores angolanos nas empresas ocidentais. Alm disso deparamo-nos com evidentes incompatibilidades que esto em jogo sociais, culturais entre trabalhadores chineses e angolanos. As diferenas culturais, lngua e histria ficaram evidentes quando se questionou sobre a preferncia dos Caracterizao da Amostra O universo da amostra, num total de 325 inquritos de empregados angolanos, agrupadas em empresas, Ocidentais (31 %), Orientais1 (38 %), Conta Prpria (todas no sector da construo civil) (8%) e Petrolferas (28%).2 A seleco das empresas concentrou-se essencialmente nos sectores em que as empresas chinesas esto fortemente ligadas. Vrias foram as dificuldades encontradas para a elaborao deste estudo, desde a escolha das empresas at colaborao das pessoas a inquirir.
(1) Empresas ocidentais: Zagope, Odebrecht, Somague, Soares da Costa. Chineses: Sinohydro, China Jiangsu Intl, GRN-CITIC construction. (2) Destas foram repartidas em 77% a empresas de construo civil e 23% a empresas petrolferas. As empresas petrolferas foram distribudas em 60% a empresas de explorao de petrleo e os restantes 40% a empresas prestadoras de servio s empresas petrolferas.

Fig.3 - Preferncia por empresas chinesas ou ocidentais

Fig.4 - Percepo sobre relaes entre angolanos e chineses trabalhadores por empresas chinesas ou ocidentais, para o mesmo salrio.Talvez estes factores contribuam para explicar que a maior parte dos trabalhadores angolanos preferem trabalhar para empresas ocidentais do que para as empresas chinesas e seria necessrio um acrscimo no salrio entre 20 e 60 %, segundo a grande maioria para preferirem trabalhar para empresas chinesas (Fig. 3). Alm do acrscimo salarial, preferem em muitos casos um simples contrato de trabalho, uma vez que na sua maioria no o tm. RESULTADOS PERCEPES SOBRE TRABALHADORES CHINESES Apesar da desvantajosa comparao das empresas chinesas com as ocidentais, os trabalhadores angolanos nas empresas chinesas tm uma percepo mais favorvel dos trabalhadores chineses do que os trabalhadores angolanos nas empresas ocidentais. Consideramos que os seguintes resultados so muito importantes para abalar alguns mitos que existem consoante o desconhecido, e indicam que medida que os trabalhadores angolanos se acostumam aos modos chineses tendem a normalizar a percepo. Por exemplo, podemos concluir que os trabalhadores que tm colegas chineses tendem mais a considerar que angolanos e chineses trabalham bem juntos, do que os angolanos que no tm colegas chineses (Fig. 4). Os que trabalham com chineses tambm tendem a confirmar a impresso bastante universalizada de que os chineses trabalham melhor que os 3

A srie Angola Brief um produto do Programa de Cooperao CEIC-CMI para a investigao de questes sociais e econmicas em Angola. Este produto visa contribuir com resultados de pesquisa e recomendaes, de forma a aumentar o debate pblico em e sobre Angola. Editores: Alves da Rocha & Aslak Orre Autores: Regina Santos, Amlia Quinto

Por um lado, h riscos evidentes, que os resultados do inqurito tendem a confirmar. A chegada de trabalhadores chineses um acontecimento social importante num continente com altas taxas de desemprego. A distoro do mercado de trabalho, com baixos salrios e baixo nvel profissional da mo-de-obra constituem impedimentos ao desenvolvimento, a aumentos da produtividade e dos rendimentos das famlias. Parece que as empresas chinesas apresentam piores condies de trabalho. O facto das empresas chinesas no respeitarem a clusula de subcontratarem no mercado local 30% dos servios cria um escasso impacto na criao de emprego local dos investimentos chineses. Fig.5 - Percepo da qualidade dos trabalhadores entre angolanos e chineses angolanos (Fig.5). Mais destacado ainda, parece que quem conhece os chineses acaba com a impresso de que os angolanos podem aprender muito com os chineses, mais do que os que no trabalham em empresas chinesas (Fig.6). CONCLUSES E RECOMENDAES Em Angola, a estratgia chinesa de concesso de emprstimos, linhas de crdito e outros apoios facilita a entrada de empresas chinesas. Tanto como os outros pases africanos, Angola deve olhar para a melhor forma de tirar partido das oportunidades de relacionamento com a China, com as devidas politicas econmicas e reforo das instituies nacionais de forma a maximizar as actuais e as futuras relaes. Por outro lado, revelam-se importantes mensagens positivas. A percepo dos trabalhadores angolanos no que diz respeito presena das empresas chinesas diferente em muitos aspectos dependendo da empresa em que os trabalhadores desenvolvem a sua actividade. O que o inquerito evidencia que apesar da novidade da entrada dos chineses, trabalharadores que trabalham nas empresas chinesas, e com chineses, tendem a desmistificar o novo parceiro. As suas percepes podem ser interpretadas a confirmar a tese que trabalhadores angolanos podem trabalhar bem junto aos chineses e aprender dos seus modos. Tomando em conta essas observaes, podese concluir que o governo angolano dever criar condies necessrias que garantam as condies de trabalho em geral, e nas empresas chinesas em particular. Estamos convencidos que o intercmbio cultural, econmico e profissional poder trazer grandes benefcios. Os resultados aparentam indicar que a desmistificao das relaes com os parceiros chineses poder ser proveitosa: os trabalhadores angolanos devem agarrar a oportunidade e o governo incentivar este intercmbio. Evidentemente, postulamos que h uma relao de interdependncia entre as condies de trabalho e a boa aprendizagem. PARA MAIS INFORMAO VISITE O STIO DE INTERNET DO PROGRAMA DE COOPERAO CEIC-CMI

www.cmi.no/angola

Fig.6 - Percepo sobre possibilidade de aprendizagem com chineses


CMI (Chr. Michelsen Institute) Bergen - Norway Phone: +47 47 93 80 00 E-mail: cmi@cmi.no www.cmi.no

ISSN 1892-3933
CEIC (Centro de Estudos e Investigao Cientfica) Universidade Catlica de Angola Phone: +244 922 280 541 E-mail: ceic.ucan@gmail.com www.ceic-ucan.org

Das könnte Ihnen auch gefallen