Sie sind auf Seite 1von 2

Rio de Janeiro Brasil

Criatividade e Inovao: Pensando Criativamente

Neste curso voc aprender como atender a crescente demanda por criatividade e inovao no ambiente de trabalho. Ajudar voc a desenvolver suas habilidades criativas e a usar as tcnicas de criatividade na soluo de problemas, melhoria da qualidade e produtividade e na explorao de oportunidades de inovao de produtos e servios. Este curso abrange atividades conceituais e prticas para desenvolvimento da criatividade individual e de equipes. OBJETIVOS

Esclarecer mitos e realidades sobre a criatividade. Identificar os trs estgios do processo criativo. Conhecer os principais bloqueios criatividade e como venc-los. Aprender e aplicar tcnicas para desenvolver sua criatividade. Usar a criatividade para resolver problemas, explorar oportunidades e tomar decises.

PROGRAMA 1. 2. 3. 4. 5. Criatividade e inovao: conceitos e princpios. Inteligncia, intuio e criatividade: como explorar seus talentos e habilidades. Os trs estgios do processo criativo: Ateno, Fuga e Movimento Bloqueios criatividade: como identific-los e super-los. As principais ferramentas de criatividade: o que so e como us-las. a. Brainstorming b. Mapa Mental (Mind Map) c. SCAMPER d. Pensamento Lateral e. Listagem de atributos f. Questionamento de suposies g. Nove Janelas h. PNI: Positivo, Negativo e Interessante Exerccios e dinmicas sobre o processo criativo e uso de ferramentas. A criatividade aplicada gerao de ideias inovadoras. Como apresentar suas idias e convencer as pessoas. O planejamento e monitoramento do processo de mudana.

6. 7. 8. 9.

CARGA HORRIA O curso tem a durao de 16 horas, mas pode ser ajustado s necessidades de sua organizao e realizado no local e ocasio de sua escolha.

http://criatividadeaplicada.com

Email: siqueira.jairo@gmail.com

Rio de Janeiro Brasil

INSTRUTOR Jairo Siqueira


Engenheiro, com mais de 30 anos de vivncia empresarial em cargos executivos na USIMINAS, Vale, Sul Amrica Seguros e Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, e como consultor em gesto estratgica, gesto e melhoria da qualidade e inovao de processos empresariais. Atuando como consultor desde 1993, tem liderado importantes projetos de desenvolvimento organizacional em setores diversos como alimentos, energia, logstica, metal-mecnica, minerao, petrleo, sade e seguros. Estes projetos incluem organizaes como a ANVISA, Agncia Nacional de Petrleo, Eletronuclear, ECT, Embratel, Furnas, Hospital Samaritano (Rio), INB Indstrias Nucleares do Brasil, Ministrio da Sade, Ministrio da Justia, Ministrio do Planejamento, Perdigo, Sul Amrica Seguros e Kreditanstalt fr Wiederaufbau - KfW. Desenvolvimento de metodologias e treinamentos em Planejamento Estratgico, Gesto de Mudanas, Gesto da Qualidade, Gesto e Melhoria de Processos, Criatividade e Negociao. Certified Six Sigma Champion pelo Juran Institute e Quality Lead Assessor.

SERVIOS DE CONSULTORIA
Nossos servios de treinamento e consultoria formam um conjunto coerente de tcnicas e ferramentas gerenciais destinadas a ajudar os dirigentes a: Diagnosticar e identificar as oportunidades de melhoria de resultados. Formular, implementar e monitorar suas estratgias para fortalecimento da competitividade e rentabilidade. Desenvolver as competncias internas essenciais para a realizao de seus objetivos estratgicos. A nossa estratgia se fundamenta no Modelo de Capacitao Assistida, que combina o aprendizado em sala de aula com sua aplicao imediata na soluo de problemas reais da empresa, sob a orientao de consultores experientes. Este modelo, resumido no ciclo Aprende, Aplica e Multiplica, visa formar um grupo de pessoas altamente qualificadas no uso das tcnicas de Soluo Criativa de Problemas e motivados multiplicadores das ferramentas de melhoria de qualidade e produtividade e de reduo de custos. Com sua forte nfase na ao imediata, este modelo assegura o retorno dos investimentos em capacitao sob a forma de aumento de produtividade e reduo de custos.

CONTATOS Jairo Siqueira E-mail: siqueira.jairo@gmail.com Skype: jairo_siqueira http://CriatividadeAplicada.com


http://criatividadeaplicada.com Email: siqueira.jairo@gmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen