Sie sind auf Seite 1von 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CONCRETOS E ARGAMASSAS

TRABALHO SOBRE DOSAGEM PELO MTODO DO IPT/EPUSP

BELM PAR 2013

TRABALHO SOBRE DOSAGEM PELO MTODO DO IPT/EPUSP

Trabalho apresentado como requisito parcial para obteno do conceito final da disciplina de Concretos e Argamassas, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Par.

Orientao: Prof. Dr. Paulo Srgio Lima Souza

BELM PA 2013

SUMRIO

1. INTRODUO....................................................................... 2. OBJETIVOS ...................................................... 3. AGREGADOS........................................................................

1. INTRODUO:

O concreto o material construtivo mais utilizado no mundo. amplamente disseminado por ser um material relativamente acessvel economicamente, pois existe uma disponibilidade abundante de seus elementos constituintes em vrias regies da terra. As aplicaes do concreto so as mais diversas, podendo ser encontrado em estruturas prediais, obras rodovirias, hidrulicas, industriais entre outras. De maneira geral, pode-se dizer que o concreto uma pedra artificial que se molda de vrias formas e tamanhos, podendo assim ser escolhida a mais conveniente do ponto de vista estrutural, dando maior liberdade ao projetista. Para se obter um concreto endurecido de boa qualidade, necessrio que ele seja tratado cuidadosamente na fase plstica, uma vez que as deficincias geradas nesta fase resultaro em prejuzos para o concreto endurecido, comprometendo a sua durabilidade. Tem-se ento a trabalhabilidade como uma propriedade significativa do concreto fresco, indicando a facilidade com que o concreto pode ser lanado e adensado sem segregao. A obteno de um concreto com trabalhabilidade adequada, ao contrrio do que se imagina, no depende unicamente da quantidade de gua utilizada ou aditivo, mas tambm da seleo e proporo adequada dos materiais. Basicamente, o concreto atual um material constitudo de uma mistura de cimento (os tipos variam de acordo com as necessidades), agregado mido (areia), agregado grado (brita, seixo etc.) e gua. So possveis, ainda, utilizar aditivos e adies com a finalidade de alterar caractersticas do material, de acordo com necessidades especficas de cada projeto visando obteno de propriedades previamente estabelecidas. A resistncia e durabilidade que devem ser atendidas so atingidas mediante o conhecimento das caractersticas de cada componente e de seu proporo correta na mistura, caracterizando assim uma dosagem ou trao. O trao pode ser em peso ou em volume, maior a preciso quando se adota um trao em peso, no entanto mais prtico se trabalhar com volume. Um estudo de dosagem deve ser realizado visando obter a mistura ideal e mais econmica, numa determinada regio e com os materiais ali disponveis, para atender

uma srie de requisitos. Uma das fases mais importantes a determinao do teor de argamassa, pois esta quem determina a adequabilidade do concreto quando lanado na frma. A falta de argamassa na mistura ocasiona porosidade ou falhas de concretagem. J o excesso proporciona melhor aparncia, no entanto aumenta o risco de fissurao como tambm eleva o custo da obra por m. No Brasil no existe uma norma especfica sobre dosagem de concretos, fica a critrio do calculista a determinao do mtodo a ser utilizado e o clculo da resistncia mdia de dosagem, atentando para isso as normas referentes ao projeto e a execuo de obras de concreto, pois a partir desta caracterstica que se faz a proporo dos materiais constituintes do concreto. Entre todos os mtodos encontrados na literatura especializada, no Brasil veem se utilizando com mais frequncia o mtodo de dosagem do IPT/EPUSP (Instituto de Pesquisa Tecnolgica). Este mtodo preconiza a formulao de curvas de dosagem para traos padres (1:5) chamada de trao de referncia, trao rico e trao pobre. Para atingir as caractersticas bsicas do concreto, varia-se o fator gua/cimento e o teor de argamassa com a finalidade de se obter um concreto com resistncia, textura e consistncia adequada aplicao desejada. Uma das fases mais importantes do estudo a determinao do teor ideal de argamassa para o trao inicial, pois a adequabilidade do concreto quando lanado na frma depende desse fator. A partir das misturas realizadas determinam-se as curvas de dosagens para os materiais empregados.

2. OBJETIVOS O mtodo do IPT consiste na obteno do teor ideal de argamassa atravs de avaliaes visuais e empricas utilizando um trao principal e dois auxiliares para um abatimento fixo. Portanto, tem-se como objetivo principal a elaborao de um diagrama de dosagem que proporcione um trao unitrio para um concreto de resistncia compresso caracterstica (fck) de 32 MPa aos 28 dias. O diagrama de dosagem deve ser obtido a partir de um abatimento de 80 10 mm. Portanto, a partir do diagrama de dosagem, objetiva-se obter, para a resistncia requerida: - Fator gua cimento (a/c); - Abatimento necessrio; - Proporo de agregado seco/cimento, conhecida como mistura seca, a partir da qual possvel determinar o consumo de agregado mido (areia) e agregado grado (seixo) por m de concreto; - Consumo de cimento por m de concreto;. 3. METODOLOGIA 3.1. MTODO DE DOSAGEM DO IPT/EPUSP Este mtodo de dosagem foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT) e pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (EPUSP). um mtodo essencialmente experimental bastante utilizado no Brasil, devido sua fcil execuo e equilbrio proporcional dos materiais constituintes. Para o desenvolvimento do mtodo fundamental saber que: (a) a relao gua/cimento (a/c) o parmetro de maior relevncia; (b) a economia do concreto diretamente proporcional ao aumento da dimenso mxima do agregado grado e ao menor abatimento do tronco de cone; (c) as Leis de Abrams, Lyse e Molinari so denominadas de Leis de Comportamento; (d)

possvel criar um diagrama de dosagem, que correlaciona, para concretos dosados com os mesmos materiais, a resistncia compresso axial, idade j, (fcj, em MPa), com a relao a/c, esta com a relao agregado seco/cimento (m, em kg/kg) e este ltimo com o consumo de cimento (C, em kg/m). O princpio do mtodo consiste em encontrar um teor ideal de argamassa para valores de consistncia (abatimento de tronco de cone), resistncia compresso e relao a/c inicial pr-estabelecidos. Para tal, so realizadas tentativas e observaes visuais e empricas. O mtodo realizado com o intuito de traar o Diagrama de Dosagem para o concreto. As etapas realizadas so: a) Ensaios de caracterizao dos materiais; b) Determinao da relao a/c atravs de equaes apresentadas por Helene e Terzian (1992). Geralmente, inicia-se com uma relao de 0,60; c) Determinao do teor de argamassa seca, atravs de tentativas e observaes prticas, a partir da utilizao de um trao de referncia, sugerido por Helene e Terzian (1992) como sendo 1:5 (cimento: agregados secos totais, em massa); d) Determinao dos traos auxiliares (1:3,5 e 1:6,5), que obedeam o mesmo teor de argamassa e mesmo abatimento do trao principal. Obtidos os trs traos, as misturas experimentais devem ser realizadas para efetuar as seguintes determinaes: a) Relao gua/cimento, para alcanar o abatimento desejado; b) Consumo de cimento por metro cbico de concreto; c) Massa especfica do concreto no estado fresco; d) Abatimento do tronco de cone; e) Resistncia compresso nas idades desejadas, atravs da moldagem e ruptura de corpos-de-prova.

Aps essas determinaes, traa-se o diagrama de dosagem (Figura 1), a partir do qual possvel obter o trao e os consumos de materiais para a famlia de concretos estudada.

Figura 1 - Exemplo de Diagrama de Dosagem (HELENE & TERZIAN, 1992).

3.2. AVALIAO DA RESISTNCIA DOS CORPOS-DE-PROVA. a) Ensaio de Resistncia a compresso simples (axial) A resistncia compresso simples a caracterstica mecnica mais importante relativa ao concreto. Para estim-la so moldados e preparados corpos-de-prova para ensaio segundo a NBR 5738 Moldagem e cura de corpos-de-prova cilndricos ou prismticos de concreto (trataremos, neste trabalho, exclusivamente sobre os corpos-de-prova cilndricos), os quais so ensaiados segundo a NBR 5739 Concreto Ensaio de compresso de corpos-de-prova cilndricos. Os moldes para o ensaio devem ter altura igual ou inferior ao dobro do dimetro. As dimenses mais usuais para corpos-de-prova cilndricos so 10x20cm e 15x30cm.

Antes de proceder moldagem dos corpos-de-prova, estes devem ser revestidos internamente com uma fina cama de leo mineral (desmoldante). Ao introduzir o concreto com auxilio de uma colher de pedreiro, deve-se tomar cuidado para que a distribuio seja simtrica. A moldagem dos corpos-de-prova feita em camadas. Para os cilndricos de dimetro 10 cm e altura 15 cm, so realizadas duas camadas, recebendo 15 golpes (com auxlio de uma haste) cada uma. Ao passo que para os corpos-de-prova de dimetro 15 cm e altura 30 cm, so feitas quatro camadas, recebendo 30 golpes cada. Alm dos golpes aplicados em cada camada, tambm pode ser realizado adensamento por vibrao, caso o abatimento requerido for menor do que 150 mm. Aps o adensamento, os corpos-de-prova devem ser identificados e armazenados por 24 horas em uma superfcie horizontal rgida, livre de vibraes e intempries e, devidamente cobertos com material no reativo e no absorvente, com a finalidade de evitar a perda de gua do concreto. Passadas s 24 horas, os moldes so retirados e os corpos-de-prova devem ser colocados em uma cmara mida, onde permanecem por sete dias, ou at a data do rompimento. Assim que o perodo de cura termina, realizado o ensaio de resistncia compresso simples. Os corpos-de-prova so capeados e levados ao rompimento por compresso axial realizado em uma prensa. b) b) Ensaio de Resistncia a trao por compresso diametral Tambm conhecido internacionalmente como Ensaio Brasileiro. Foi desenvolvido por Lobo Carneiro, em 1943. Os procedimentos de moldagem, adensamento, armazenamento e cura para esse ensaio so anlogos aos apresentados para o ensaio de resistncia a compresso simples. Neste ensaio, o corpo-de-prova cilndrico colocado com o eixo horizontal entre os pratos da prensa apoiado sobre duas chapas duras de madeira com

espessura h (Figura 2), sendo aplicada uma fora at a sua ruptura por trao indireta (ruptura por fendilhamento).

Figura 2 - Disposio do corpo-de-prova.

A resistncia trao por compresso diametral calculada pela seguinte expresso:

Onde: ft,D = resistncia trao por compresso diametral (MPa) F = carga mxima obtida no ensaio (kN) d = dimetro do corpo-de-prova (mm) L = altura do corpo-de-prova (mm)

4. PROCEDIMENTO DE DOSAGEM E AVALIAO DA RESISTNCIA DOS CORPOS-DE-PROVA.

4.1. CARACTERIZAO DOS MATERIAIS Para a realizao da dosagem, atravs do mtodo IPT/EPUSP, procurou-se conhecer as principais essas caractersticas fsicas dos materiais utilizados para se ter uma referncia do tipo de material usado. Portanto, tmse abaixo os resultados dos ensaios de caracterizao nos materiais utilizados

para a realizao das misturas experimentais, visando confeco do diagrama de dosagem. a) Cimento Utilizou-se o cimento portland com adio de material pozolnico, denominado pela NBR 1578 (1991) como cimento portland pozolnico ou CP IV - 32. Este cimento pode conter em sua composio de 15% a 50% de material pozolnico e tem a sua especificao definida tambm pela NBR 11578 (1991). Suas caractersticas, elas so apresentadas na Tabela 1. Tabela 1 - Caractersticas fsicas do cimento utilizado3 CARACTERSTICAS FSICAS MASSA ESPECFICA RESISTNCIA A COMPRESSO 28 DIAS CIMENTO 3,10 kg/dm 32 Mpa

b) gua Potvel, distribuda pela rede pblica de Belm, no sendo realizado nenhum ensaio prvio de caracterizao. c) Agregado mido (areia). Com relao ao agregado mido, adotou-se areia lavada de origem quartzosa. Foram realizados os ensaios de granulometria, massa especfica e massa unitria, de acordo com os procedimentos descritos na NBR 7217 (1987), NBR 9776 (1986) e NBR 7251 (1982), respectivamente. Na Tabela 2 encontram-se os valores obtidos com a realizao dos ensaios. Tabela 2 - Caractersticas fsicas da areia obtidas em laboratrio. CARACTERSTICAS FSICAS MASSA ESPECFICA MASSA UNITRIA AREIA 2,63kg/dm 1,44 Kg/dm

d) Agregado grado (seixo) O agregado grado utilizado foi seixo rolado de origem quartzosa. Foram realizados os ensaios de granulometria, massa especfica e massa unitria desse material. Na granulometria, seguiram-se as prescries da NBR 7217 (1987) e da NBR 7211 (1983), adotando-se as peneiras da srie normal e algumas da srie intermediria. Nas massas especfica e unitria seguiram-se os procedimentos da NBR 9937 (1987) e NBR 7251 (1982), respectivamente. Quanto aos resultados obtidos, eles so apresentados na Tabela 3. Tabela 3 - Caractersticas fsicas do seixo obtidas em laboratrio. CARACTERSTICAS FSICAS MASSA ESPECFICA MASSA UNITRIA SEIXO 2,53kg/dm 1,56 Kg/dm

5. RESULTADOS OBTIDOS 5.1. DOSAGEM


a) Dados de Entrada. Para a execuo das misturas experimentais foram pr-definidos os materiais e quantidades descritas abaixo: - Tipo de Cimento: CP-IV - fck = 30MPa - Abatimento = 80 10 mm - Quantidade de agregado grado: 20kg - Desvio Padro (Sd) = 5,5

- Fator gua/cimento: 0,60 (determinado pelo professor, porm pode-se adotar outro valor, como o sugerido atravs da equao de Abrams). - Teor Ideal de Argamassa a% = 43%. - Determinao das propores de Areia, seixo e cimento, a partir do Teor de ideal de Argamassa:

, logo:
Como m = a+p, tem-se: P= m-a.

b) Tabela utilizada nas tentativas de encontrar o teor ideal de argamassa para o trao principal (1:5) Para encontrar o teor de argamassa ideal para o trao principal (1:5) e as quantidades dos materiais necessrios, confeccionou-se a tabela 4. Atravs dela e dos clculos auxiliares descritos acima, foram realizados vrias tentativas, mantendo constante a quantidade de agregado grado (seixo 20 kg) e gua (4,33 kg), variando as quantidades de cimento e agregado mido (areia) at ser atingido um teor ideal de argamassa =47%.. Com o abatimento pr-estabelecido de 80 10 mm e as quantidades de material em tabela, a partir de avaliaes visuais definimos o teor ideal de argamassa em 47% para uma relao gua/cimento de 0,71 para o trao principal (1:5), esta nova relao a/c, se deu pelo acrscimo de 0,15 ml de H2O, necessrio para obteno do slump estabelecido, assim como uma consistncia desejada para fins de trabalhabilidade.

Tabela 4 - Valores utilizados para as tentativas de encontrar o teor ideal de argamassa para o trao principal (1:5).
Determinao do teor ideal de argamassa para o trao principal 1: Trao Cimento (Kg) Areia (Kg) gua (Kg) Teor de argamassa c: :a :p Total Acresc. Total Acresc. Total Acresc. 43 1 1,58 3,42 5,85 0,21 9,24 1,06 4,33 45 1 1,7 3,3 6,06 0,23 10,3 1,14 4,33 0,15 47 1 1,82 3,18 6,29 0,25 11,44 1,23 4,48 49 1 1,94 3,06 6,54 0,27 12,67 1,33 51 1 2,06 2,94 6,81 0,29 14 1,45 53 1 2,18 2,82 7,1 0,32 15,45 1,58 55 1 2,3 2,7 7,42 0,34 17,03 1,72 57 1 2,42 2,58 7,76 0,38 18,75 1,89 59 1 2,54 2,46 8,14 0,2 20,64 1,02 60 1 2,6 2,4 8,34 21,66 5 a/c 0,60 0,71 0,71 0

c) Dosagem para o Trao Auxiliar (1;3,5). Utilizando o teor de argamassa do trao principal (47%), encontramos o trao auxiliar e seus consumos de materiais. Para os clculos apresentados essencial saber que: - teor de argamassa a - quantidade de areia para o trao unitrio p - quantidade de seixo para o trao unitrio m - a soma das quantidades de seixo e areia (mistura seca)
Cs - consumo de seixo

Cc - consumo de cimento Ca - consumo de areia CH2O - consumo de gua a/c - relao gua/cimento H - teor de umidade do concreto

Utilizando o valor da mistura seca (ms) do trao principal (1:5) e a relao gua cimento do mesmo, encontramos o teor de umidade do concreto para o trao piloto. Este teor ser o mesmo para a mistura experimental auxiliar trao 1:3,5. ( )

Sendo assim, a partir do teor ideal de argamassa definido e o teor de umidade do concreto, foi possvel calcular o trao unitrio, a relao gua/cimento e os consumos de materiais para o trao auxiliar de 1:3,5. Clculo do trao unitrio: ( ) ( )

Com esses valores temos um trao unitrio de 1 : 1,115 : 2,385 : 0,53


Clculo do consumo de materiais para a quantidade fixa de seixo (20kg)

Cimeto 20 Mc Mc = 8,39 Kg 2,38 1 20 Ma

Areia 2 1,115 20 MH2O

gua 2,39 0,53

Ma = 9,35 Kg

MH2O = 4,44 Kg

d) Dosagem para o Trao Auxiliar (1;6,5). Utilizando o teor de argamassa do trao principal (47%), encontramos o trao auxiliar e seus consumos de materiais. ( )

Clculo do trao unitrio: ( ) ( )

Com esses valores temos um trao unitrio de 1 : 2,525 : 3,975 : 0,89


Clculo do consumo de materiais para a quantidade fixa de seixo (20kg)

Cimeto 20 Mc 3,975 1 Mc = 5,03 Kg

Areia 20 3,975 Ma 2,525 Ma = 12,70 Kg

gua 20 3,975 MH2O 0,89 MH2O = 4,48 Kg

e) Tabelas para dosagens Auxiliares.

f) Anlise visual e confeco dos corpos de prova. Aps separao dos materiais para ser adicionados na betoneira, comea o processo visual, no qual pode ser comprovado o teor de argamassa ideal com a visualizao do cobrimento do agregado grado pela pasta de cimento, e passando se a colher de pedreiro, para constatar uma tima coeso do material. Comeando com um teor de argamassa igual 43%, o slump test no chegou ao esperado (8010mm), sendo necessrio o acrscimo de material, conforme tabela n 4.

No final o teor de argamassa ideal para o slump fixado foi o de 47%, para isso foi necessrio um acrscimo de 150 ml de gua, alterando a relao a/c final para 0,71%. Logo em seguida foram confeccionados 8 corpos de prova cilndricos (10x15cm), para cada trao, total de 24 exemplares. Estes deveriam ser rompidos por compresso no 7 dia (dois exemplares de cada trao) e no 28 dia. O restante foi dividido em 2 exemplares de cada trao para o ensaio de compresso diametral, e o restante para o ensaio de mdulo de deformao. g) Resultados de resistncia e confeco do diagrama de dosagem. Com o ensaio de resistncia compresso simples, foi obtido a resistncia compresso do concreto para quatro corpos-de-prova, de acordo com a NBR 5739 (1994), sendo dois corpos-de-prova rompidos no 28 dia, os nicos considerados na montagem do grfico de dosagem. Os resultados obtidos esto na Tabela 7, a qual apresenta os valores de ensaio e os valores adotados, sendo estes ltimos utilizados para a montagem do diagrama de dosagem. Tabela 7 - Resultado dos ensaios de resistncia a compresso
TRAO VALOR ADOTADO PERCENTUAL EM RELAO NO 28 DIA (MPA) FCJ DE 39 MPA 26,22 23,4 16,8 67,23% 60,00% 43,08%

1;3,5 1;5 1;6,5

Com os dados da Tabela 7 possvel observar que ao 28 dia, houve ganho de resistncia, chegando a somente 67,23% do fcj do total estimado, 39 Mpa. Atravs destes percentuais notvel que a resistncia obtida foi abaixo do esperado. Tal resultado pode ser explicado por uma possvel falha durante a montagem e vibrao dos corpos-de-prova.

Nesta propriedade, para o trao 1:3,5 o esperado que nos sete primeiros dias o concreto obtenha elevados resultados quanto a resistncia compresso, devido ao seu pequeno fator a/c. Esta caracterstica do trao vai proporcionar algumas vantagens ao processo construtivo em possveis situaes que seja indicado seu uso, como o menor tempo para a desforma do concreto. h) Resistncia a trao por compresso diametral No ensaio de resistncia Trao por Compresso Diametral, fora rompidos dois corpos-de-prova ao 28 dia. Os resultados obtidos esto na tabela 8, onde foi considerado o resultado de maior valor. Tabela 8 - Resultados do ensaio de resistncia a trao.
TRAO fct Obtida(Mpa) 2,97 2,65 1,7 fck (Mpa) fct / fck (%)

1;3,5 1;5 1;6,5

26,22 23,4 16,8

11,33% 11,32% 10,12%

Se relacionarmos os resultados obtidos por compresso simples e os obtidos por trao por compresso diametral. possvel observar que a resistncia a trao mnima chegou a 10,12% da resistncia a compresso aos 28 dias, o que normalmente o observado nesta propriedade, que os resultados das resistncias trao obtidos nas misturas experimentais situam-se em torno de 10% do respectivo valor de resistncia compresso. i) Diagrama de Dosagem. Com o valor do fcj (Mpa), relao gua cimento (a/c) e consumo de cimento foi construdo o diagrama de dosagem (Figura 3). A partir dele possvel obter as caractersticas do trao para o concreto de 30MPa, traando as retas e obtendo as correlaes necessrias.

Figura 3 Diagrama de Dosagem obtido atravs do mtodo IPT

CONSIDERAES FINAIS

Comparando o trao utilizado para o ensaio e trao encontrado a partir do diagrama de dosagem, percebe-se a diminuio do consumo de cimento e gua de forma que apenas o consumo de areia aumenta, o que gera economia na utilizao deste trao. Porm as resistncias obtidas atravs dos ensaios ficaram abaixo do esperado, mas isto se justifica por provveis erros na moldagem dos corpos-de-prova.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Argamassa e

concreto - Determinao da resistncia trao por compresso diametral de corpos-de-prova cilndricos. NBR 7222. Rio de Janeiro, 2011. BASF. Ficha Tcnica de Produto - Glenium 51 . So Paulo, 2009. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Ensaio de

compresso de corpos-de-prova cilndricos. NBR 5739. Rio de Janeiro, 2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova. NBR 5738. Rio de Janeiro, 2003. BOHN, Ktia Aline; ARMO, Tiago Pereira; SANTOS, Thiara Moura; et al. Estudo de dosagem do concreto com materiais disponveis na regio de pelotas - RS. Pelotas: UFPel, 2012. Pg. 2-3. HELENE, P. R. L.; TERZIAN, P. R. Manual de dosagem e controle do concreto. Braslia: PINI, 1992. Pg. 225-233. SOUZA, Rafael Arajo de. Dosagem de concreto utilizando a ferramenta computacional Betonlab: estudo de caso para concreto reciclado. Bahia: UEFS, 2011. Pg. 16-18.

Das könnte Ihnen auch gefallen