Sie sind auf Seite 1von 27

Afinal todos somos estpidos

A macro e a microestupidologia
Alberto Unbalordo1 Traduo de Renato Roque

Objectivos desta conferncia


O objectivo fundamental desta conferncia ser de divulgar as principais concluses do projecto europeu SOS "Survey Of Stupid people".

Todos os resultados obtidos durante o ciclo de vida do projecto foram tornados pblicos sob a forma de 'deliverables' que esto disponveis para os interessados em http://www.SOS.com/balordo.

Nesta conferncia tentaremos nomeadamente, com base nos resultados do projecto SOS, fazer uma anlise critica breve da teoria estupidolgica de Carlo M. Cipolla; questionar a 2 Lei Fundamental da estupidologia; apresentar os resultados que completam as leis fundamentais da macroestupidologia; demonstrar a necessidade de criar a microestupidologia; apresentar as leis fundamentais da microestupidologia; apontar algumas pistas para o futuro.

Alberto Unbalordo professor de Sociologia nas Universidades de Bldsinn na Alemanha e de Palerma na Itlia. Liderou o projecto europeu SOS "Survey Of Stupid people", financiado pela Comisso Europeia.

Titulo: Afinal todos somos estpidos Ttulo original: La Macro e la Microbalordaggine 2000 Autor: Alberto Unbalordo Traduo: Renato Roque Editor: Edies Franctsticas 2003 ISBN 999-9999-000 Porto, Dezembro 2003

Introduo - A estupidologia de Carlo M. Cipolla A estupidologia uma cincia recente, fundada pelo Prof. Carlo M. Cipolla. Foi ele quem pela primeira vez estabeleceu de uma forma rigorosa os princpios que caracterizam de um ponto de vista cientfico o comportamento dos estpidos. O comportamento dos estpidos, tal como Cipolla demonstrou no conhecido ensaio "As leis fundamentais da estupidez humana", regulado por 5 leis fundamentais. 1 Lei - Cada um de ns subestima sempre e inevitavelmente o nmero de indivduos estpidos em circulao. 2 Lei - A probabilidade de uma certa pessoa ser estpida independente de qualquer outra caracterstica dessa mesma pessoa. 3 Lei - Uma pessoa estpida aquela que causa um dano a outra pessoa ou grupos de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para si, ou podendo at vir a sofrer um prejuzo. 4 lei - As pessoas no estpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estpidas. Em particular, os no estpidos esquecem-se constantemente que em qualquer momento, lugar e situao, tratar e/ou associar-se com indivduos estpidos revela-se infalivelmente um erro que se paga muito caro. 5 Lei - A pessoa estpida o tipo de pessoa mais perigosa que existe. Corolrio - O estpido mais perigoso que o bandido. Convm ainda referir que as pessoas so classificadas na estupidologia, de acordo com Cipolla, em quatro grandes grupos - crdulos, inteligentes, bandidos e estpidos em funo dos resultados das aces por si desencadeadas - considerando simultaneamente os resultados para si prprias e os resultados para as outras pessoas.

O crdulo - provoca um resultado negativo para si, positivo para as outras pessoas. O inteligente - provoca um resultado positivo para si e para as outras pessoas. O bandido - provoca um resultado positivo para si, negativo para as outras pessoas. O estpido - provoca um resultado negativo para si e para as outras pessoas, tal como se define na 3 lei fundamental.

Os quatro grupos podem ser representados graficamente, tal como Cipolla tambm props, num grfico cartesiano, onde os ganhos prprios (X) e os dos outros (Y) so representados respectivamente no eixo dos xx' e no eixo dos yy' do diagrama.

Crdulos X<0 eY>0

Inteligentes X>0eY>0
x

Estpidos X<0 eY<0

Bandidos inteligentes X > 0 e Y < 0 mas X > -Y

Bandidos estpidos X > 0 e Y < 0 mas X < -Y Bandido Perfeito Y=-X Figura 1 - diagrama cartesiano da estupidez

Aconselhamos a leitura atenta do ensaio "As leis fundamentais da estupidez humana" de Carlo Cipolla, para aprofundar o conhecimento da teoria macroestupidolgica.

Anlise crtica das cinco leis fundamentais de Cipolla Vamos comear por fazer uma anlise crtica das cinco leis fundamentais da estupidologia, tal como foram estabelecidas por Cipolla. Vamos comear pela 3 lei que poder ser encarada como o ponto de partida de todo o edifcio terico estupidolgico. Em rigor no se trata de uma lei mas de um axioma a partir do qual a teoria construda, axioma onde se define o conceito de estpido "um estpido aquele que causa um dano a outra pessoa ou grupos de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para si, ou podendo at vir a sofrer um prejuzo". Se o conceito fosse outro, se partssemos do princpio que um estpido era outra coisa, por exemplo "um estpido aquele que perde dando aos outros a ganhar", conceito muito arreigado em certos meios, por exemplo entre os no pagantes de impostos em Itlia ou Portugal2, as concluses da teoria seriam completamente diferentes. A 3 lei, sendo axiomtica, por isso inquestionvel! A 1 e a 4 lei completam-se e so indiscutveis. A argumentao e as provas apresentadas por Cipolla so irrefutveis. A 5 lei uma consequncia inevitvel da definio utilizada para estpido. Aquele que objectivamente causa prejuzo a si prprio e aos outros de longe o tipo mais nocivo e perigoso de um ponto de vista social, porque contribui claramente para o retrocesso da sociedade, pois s acrescenta valores negativos propriedade individual e colectiva - propriedade aqui entendida num sentido lato e no no sentido estrito materialista/capitalista com que muitas vezes usada.
2

Nota do tradutor - procurou-se adaptar realidade portuguesa (de 1999,ano da traduo deste texto), os vrios exemplos caractersticos da sociedade italiana ou alem, utilizados por Unbalordo ao longo desta conferncia, para os tornar mais compreensveis ao leitor. Este exemplo em particular, dos no pagantes de impostos em Itlia, pde ser, por razes bvias, convertido directamente para a realidade portuguesa.

importante, no entanto, para compreende melhor alguns dos resultados apresentados ao longo desta conferncia, aprofundar aqui um pouco o significado da 5 Lei. Para tal comparemos os estpidos com os bandidos porque muitos de ns tenderamos naturalmente a pensar que os bandidos eram mais perniciosos para a sociedade que os estpidos. Ora um bandido perfeito (X = -Y), aquele que obtm exactamente o que rouba aos outros, como Cipolla reala, ser de um ponto de vista social um elemento neutro, pois aquilo que ele ganha outro perde e o todo social no se modifica ( valores = constante); se considerarmos os bandidos inteligentes - bandidos colocados prximo do eixo dos xx' na representao cartesiana (X > -Y ) - verificamos mesmo que so elementos muito teis, pois aquilo que enriquecem superior ao empobrecimento que infligem aos outros, contribuindo assim para o enriquecimento colectivo ( valores aumenta). Tm, por isso, os bandidos inteligentes uma funo social extremamente positiva3,4. Ora, no caso dos estpidos, acontece precisamente o oposto, pois todos perdem ( valores diminui). Portanto, se deixarmos de lado questes morais e preconceitos despropositados, o estpido o elemento mais pernicioso para a sociedade, tal como se afirma com clareza na 5 lei de Cipolla. Resta a 2 lei que confesso sempre me causou alguma perplexidade. Se bem que a argumentao de Cipolla seja fundamentada, aceitar que a probabilidade de uma certa pessoa ser estpida independente de qualquer outra caracterstica dessa mesma pessoa, significa aceitar que essa probabilidade a mesma no seio dos meus amigos e
Para quem possa duvidar deste facto, chama-se a ateno para o grande nmero de empresrios conceituados - quase todos alis - cuja actividade comeou como bandido-mais-ou-menos-inteligente. Infelizmente, como tambm Cipolla reala, na classe dos bandidos predominam largamente os bandidos estpidos, bandidos para quem no basta roubar a pasta de dentro do carro mas que tm de destruir o fecho, ao arrombar a porta do veculo.
4 3

entre os scios do Benfica que mantiveram Vale e Azevedo anos e anos como presidente do clube, j para no falar de outras eleies. Admito que de incio a minha relutncia possa ter tido a ver com algum amor-prprio, recusando-me a aceitar facilmente que no seio dos grupos a que perteno a probabilidade de ser estpido fosse a mesma que no seio de outros grupos, claramente dominados por estpidos. Mas essa relutncia, que poderia partida ter sido motivada por sentimentos menos elevados, acabou por ser o ponto de partida para o projecto europeu SOS "Survey Of Stupid people", que aprofundaria a teoria estupidolgica de Cipolla e forjaria as condies para criao da microestupidologia. Os resultados finais do projecto acabariam por permitir afirmar hoje com segurana que a 2 Lei fundamental da estupidologia de Cipolla no verdadeira, devendo em rigor ser substituda pela 6 e 7 Lei fundamentais que propomos, ainda que em muitas situaes, como veremos, situaes chamadas macroestupidolgicas, a 2 Lei possa ser invocada, sendo um instrumento til, pela sua simplicidade e por se aproximar muito da realidade e, por isso, provocar erros muitas vezes desprezveis em termos de clculo. A 2 Lei Fundamental, a macro e a microestupidologia Para questionar a 2 lei num plano ainda meramente terico vamos utilizar o mtodo de reduo ao absurdo. Suponhamos que a lei verdadeira como Cipolla prope. Ento "a probabilidade de uma certa pessoa ser estpida independente de qualquer outra caracterstica dessa mesma pessoa" e tal significa que essa probabilidade a mesma para homens ou mulheres, europeus ou americanos, louros ou morenos, ricos ou pobres, brancos ou negros, como Cipolla afirma, e que em termos

macroestupidolgicos est correcto como os dados que ele apresenta comprovam. Mas significaria tambm, j agora, que a probabilidade tambm seria a mesma para todos os funcionrios da universidade de Bldsinn onde lecciono, para o grupo de professores dessa universidade, para os professores do departamento de Estudos Sociais em que me incluo, para mim mais o colega em frente, que mete o dedo no nariz enquanto preenche o Totoloto, ou finalmente para mim prprio. Ou seja, se a lei continuasse a ser verdadeira nesta ltima situao limite de um grupo com uma nica pessoa, isso equivaleria a afirmar que a probabilidade de qualquer indivduo ser estpido era exactamente a mesma, o que corresponderia a deitar por terra toda a teoria estupidolgica, j que deixaria de haver crdulos, inteligentes, bandidos e estpidos, pois todos teramos de ser a mesma coisa, eu diria muito estpidos, para termos construdo uma teoria to aliciante para logo de seguida a destruir. Este raciocnio e as suas concluses evidenciaram algo de essencial e que Cipolla no tinha considerado no seu ensaio, isto : necessrio distinguir claramente entre a macro e a microestupidologia. Ser curioso verificar que existem paralelismos importantes/interessantes com a fsica, na relao que se estabelece entre a macro e a microestupidologia. Tal como acontece na fsica os modelos e sistemas do mundo macro no podem de uma forma mecnica ser introduzidos no mundo micro5 Ser por acaso? A macroestupidologia estuda o comportamento dos estpidos de um ponto de vista social, de grandes grupos sociais, tnicos, religiosos, etc. A microestupidologia estuda o comportamento estpido de cada indivduo, ou de pequenos grupos de indivduos.

Na fsica das partculas a Teoria Quntica continua a ser rainha, apesar de todas as tentativas frustradas dos acrrimos defensores das teorias determinsticas e da necessidade de unificao com o mundo macro.

Para evidenciar esta diferena com dados inquestionveis o projecto SOS comeou por definir um conjunto de 'case-studies' com grupos sociais promissores. Dois 'case-studies' realizados durante o projecto SOS - os arrumadores de veculos e os polticos O primeiro grupo social escolhido foi o dos polticos. Temos de confessar que os primeiros resultados obtidos foram desencorajadores. De facto, encontrou-se no seio dos polticos uma probabilidade de estupidez idntica de outros grupos sociais, tal como a 2 lei de Cipolla preconiza. S medida que se foi obtendo um conjunto significativo de resultados que pudemos observar que havia algumas particularidades na forma como eles se distribuam, se tivssemos em ateno alguns factores como a percentagem de polticos no poder e fora do poder e se entrssemos em linha de conta com o tipo de regime poltico. De uma forma simplista verificou-se por exemplo que nas ditaduras aumenta a percentagem de estpidos no poder. Pelo contrrio, nas democracias predominam os bandidos e em particular nas democracias mais consolidadas predominam claramente os bandidos inteligentes, como se pode observar na figura.
Crdulos Inteligentes

Democracias avanadas

Estpidos
Ditaduras

Democracias

Bandidos-inteligentes

Bandidos-estpidos

Distribuio dos polticos no poder em democracias avanadas

Observou-se tambm que nas democracias se pode claramente estabelecer uma associao entre a bissectriz do quadrante dos bandidos, que separa os bandidos inteligentes dos bandidos estpidos, e os resultados das eleies democrticas. Os polticos eleitos so aqueles que aparecem aos olhos dos cidados como bandidos inteligentes. Se o seu comportamento indiciar maior estupidez e se cruzarem a bissectriz esto sujeitos a perder as eleies seguintes.

Estes resultados permitiram-nos comear a pr em causa a 2 Lei fundamental.

O segundo grupo social escolhido foi o curioso grupo dos arrumadores de veculos, personagem tantas vezes incompreendida e injustamente mal-querida. Os resultados evidenciaram que neste grupo a probabilidade de ser estpido mais baixa do que a esperada de acordo com a 2 Lei de Cipolla. Para alm disso, a distribuio de indivduos encontrada na amostra analisada prova que a maioria dos arrumadores, na realizao da sua actividade profissional, tem um comportamento de bandidointeligente6, como se observa na figura, distribuio curiosamente idntica dos polticos nas democracias avanadas.

Tal resultado no dever surpreender-nos. Quando damos ao arrumador uma moeda de cem escudos ficamos cem escudos mais pobres e ele fica cem escudos mais rico. Poderamos supor que estaramos na presena de um exemplo tpico de bandido-perfeito (X = -Y). Mas h neste processo de troca que considerar outros factores. H o caso de arrumadores que claramente prestam um servio de qualidade, possibilitando uma Gesto Racional do Espao para Veculos (Servio de GREVE). Esses arrumadores tero de ser considerados como inteligentes, j que todos - arrumadores e condutores - ganham como resultado da sua aco. Mas, mesmo no caso dos arrumadores inteis do ponto de vista do servio de Gesto Racional dos Espaos para Veculos, h pelo menos dois factores importantes a considerar, que influenciam a classificao dos arrumadores. Por um lado um factor social muito importante: os arrumadores conseguem atravs da sua actividade uma integrao social, contribuindo claramente para a diminuio da criminalidade e de muitas formas de violncia. Por outro lado h que considerar um outro factor muito interessante, a que poderemos chamar factor-prmio ou factor-concurso, que constitui a base dos concursos conhecidos, tipo totobola ou totoloto, e daquelas iniciativas que crescem em rvore, do tipo "envia mil escudos para o primeiro da lista, tira-o da lista e acrescenta o teu nome lista, envia cpia desta carta a 10 amigos e acabars por receber mil contos de mil pessoas ao fim de 3 iteraes" - se tudo correr bem, claro! evidente que a integrao social dos arrumadores constitui um benefcio enorme para a sociedade. O factor-prmio ou concurso faz com que tambm o ganho do arrumador, somando as moedas de todos os condutores, seja superior soma das perdas de cada um dos condutores. Cem escudos uma perda desprezvel para cada um, mas o ganho pode ser significativo. Este mais um exemplo que prova que o todo no igual soma das partes.

10

Crdulos

Inteligentes

Arrumadores Estpidos Bandidos-inteligentes

Bandidos-estpidos

Distribuio dos arrumadores de veculos no diagrama cartesiano

Muito curiosamente se se considerasse toda a actividade dos arrumadores, e no s a sua actividade profissional como gestores de espao, j os valores obtidos se aproximavam dos valores expectveis de acordo com a 2 Lei. Na sequncia dos primeiros 'case-studies' realizados para os polticos e para os arrumadores de veculos7, que permitiram finalmente evidenciar no seio da comunidade cientfica a necessidade urgente de criar a microestupidologia como um ramo autnomo da estupidologia, o projecto SOS aprofundou o estudo desta nova rea da cincia estupidolgica, conseguindo estabelecer de uma forma rigorosa o seu conjunto de leis fundamentais. Conseguiu ainda completar a macroestupidologia com

Outros grupos sociais com comportamento dominante expectvel de bandido-inteligente foram sugeridos no seio do SOS, de que se podem realar a famlia real britnica ou os prncipes do Mnaco. Estes grupos no chegaram a ser analisados, por impossibilidade de acordo com uma comisso representativa dos seus interesses sobre as verbas envolvidas. Tambm se tentou identificar grupos sociais onde pudessem predominar os inteligentes mas o SOS no conseguiu identificar nenhum.

11

a 6 e 7 leis fundamentais. So essas leis, que completam o edifcio cientfico macroestupidolgico de Cipolla, que vamos apresentar apenas sucintamente. 1 Lei Fundamental da microestupidologia

1 Lei - Qualquer pessoa pode ser muito estpida. Corolrio - Todo o estpido pode ser muito inteligente. Outros corolrios idnticos poderiam ser deduzidos desta lei fundamental. Por exemplo, "todo o indivduo pode ser um grande bandido" ou "todo o bandido pode ser muito estpido" e assim sucessivamente.

Os resultados globais obtidos, num universo de 1000 europeus, permitiram primeiro constatar que a estupidez humana para um grupo de pessoas representada com grande acuidade por uma distribuio normal8, podendo portanto ser caracterizada por dois valores: mdia e desvio-padro, como se observa na Figura 2.

250 N. Casos em 1000 200 150 100 50 0 -50 0 20 40 60 80 100 D. Normal N. Casos Observados

% Estupidez

Figura 2 - distribuio de estupidez para um universo de 1000 europeus e a distribuio normal

curioso, ou talvez no, encontrar-se uma distribuio 'normal' para a estupidez!

12

de realar que ao longo do trabalho de Cipolla parece haver j a conscincia desta 1 lei e portanto da necessidade de criar o domnio da microestupidologia. No seu famoso ensaio Cipolla afirma a dado passo:
"A maioria das pessoas no age coerentemente. Em certas circunstncias uma pessoa actua inteligentemente e, noutras, a mesma pessoa comporta-se como um crdulo. A nica excepo importante regra constituda pelas pessoas estpidas, as quais, normalmente, demonstram maior propenso para a coerncia total em todos os ramos de actividade"

Foram encontradas no projecto curvas idnticas para a inteligncia, credulidade e bandidismo.

Depois, para um conjunto de situaes tipificadas pelo projecto, utilizando um universo alargado de europeus, foram encontradas tambm distribuies normais para caracterizar a estupidez individual, com mdia e desvio-padro pessoais.

Concluso: cada ser humano pode ser aleatoriamente mais ou menos estpido, inteligente, crdulo ou bandido, sendo caracterizado no seu comportamento por uma distribuio normal de estupidez, inteligncia, credulidade e bandidismo. H mesmo uma proposta de um movimento radical na Alemanha para incluir obrigatoriamente esses dois valores no BI de cada cidado! 2 Lei Fundamental da microestupidologia

2 Lei - Um estpido aquele que tem um probabilidade mdia de ser estpido superior a um limiar .

p (e) Ede >


Tal como acontece na macroestupidologia - ver a 3 Lei - necessrio na microestupidologia uma lei de tipo axiomtico, que defina de uma forma rigorosa o

13

conceito de estpido, pois cada pessoa caracterizada por uma funo pessoal de densidade de probabilidade de estupidez.

O valor de no uma questo pacfica no seio da comunidade cientfica internacional e objecto de discusso alargada num grupo de trabalho na ISO. Como evidente esta definio de estpido pode propiciar alguma subjectividade na classificao, no sendo suficiente afirmar que um determinado indivduo estpido como se observou ningum estpido sempre9 - mas obrigando a concretizar que um determinado indivduo estpido a 10, 20 ou 90%, e ainda com desvios padro de X, ou eventualmente vir a dizer que um estpido-ISO tipo 1, 2 ou 3, quando o padro ISO tiver sido aprovado. 3 Lei Fundamental da microestupidologia

3 Lei - A probabilidade de ser estpido alterada pela observao - esta lei tambm conhecida pelo princpio da incerteza da microestupidologia.

Apesar do comportamento dos estpidos ser no racional, imprevisvel, razo por que muitas vezes particularmente nocivo, um estpido tem muito menos probabilidades de ser estpido quando observado por um indivduo inteligente ou por um bandido. Essa probabilidade j no baixa tanto quando observado por um crdulo, podendo inclusive aumentar quando observado por outro estpido.

Apesar dos esforos enormes de pesquisa, ainda no foi encontrado um estpido puro (P(Estpido)=1), nem mesmo o Presidente Bush, e acredita-se que no existe; h no entanto que ter algum cuidado, tendo em conta as surpresas reservadas pela 1 Lei de Cipolla.

14

Na Tabela 1 so apresentados como exemplo os resultados obtidos para uma amostra significativa de estpidos colocados perante a situao 479, no mbito do projecto europeu SOS "Survey Of Stupid people".
P(E) mdia na situao 479 0.75 0.32 0.39 0.81 0.95 Condies da observao Sem ter a percepo de ser observado Observado por um inteligente Observado por um bandido perfeito Observado por outro estpido Observado por outro estpido, seu superior hierrquico

Tabela 1 - Probabilidade de ser estpido na situao 479

Esta lei muito importante, pois um estpido tem muita tendncia a sentir-se observado! 6 lei Fundamental da macroestupidologia Vamos fazer aqui um pequeno parntesis e voltar macroestupidologia e tentar perceber melhor de que forma os resultados de Cipolla se relacionam com os resultados obtidos no mbito do projecto SOS. Vamos desta forma deduzir duas novas leis da macroestupidologia que Cipolla e os seus colaboradores no apresentaram. Vamos verificar ainda que mesmo em termos de macroestupidologia a 2 Lei apenas uma lei aproximada, devendo em rigor ser substituda pela 6 e 7 Leis.

6 Lei da macroestupidologia - A estupidez gentica da espcie humana constante.

Isto significa que se no existirem mutaes genticas, o que pouco provvel e acontece raramente, a probabilidade de ser estpido no evolui ao longo das geraes.

15

Esta lei pode ser facilmente demonstrada a partir de um exemplo muito simples de um diagrama gentico de 3 geraes com base na estrutura do gene estpido. A quem estiver interessado na demonstrao aconselho a leitura do artigo "s to estpido quanto os teus antepassados", em anexo. 7 Lei Fundamental da da macroestupidologia

7 Lei - A estupidez influenciada por factores culturais, mas essa influncia demora geraes.

Os resultados obtidos, no mbito do projecto europeu SOS, comearam por confirmar os resultados anteriores de Cipolla, ou talvez se possa mesmo dizer que pareciam solidific-los, pois encontraram-se curvas de distribuio estatstica, prximas da distribuio normal, e que eram quase coincidentes para todos os pases europeus, EUA e Canad, como se observa na Figura 3, onde esto representados os resultados obtidos para a funo densidade de probabilidade de estupidez para Portugal, Alemanha e EUA. As pequenas diferenas parecem dever-se apenas dimenso da amostra. Confirmou-se que aumentando o tamanho da amostra as curvas tendiam a aproximar-se. Isto significa que para estes casos a 2 Lei de Cipolla verdadeira no s em termos de mdia, como Cipolla afirmara, mas tambm em termos de funo densidade de probabilidade.

16

0.05 0.045 0.04 0.035 0.03 0.025 0.02 0.015 0.01 0.005 0 0 20 40 60 80 100 Portugal Alemanha USA

Figura 3 - p(Estupidez) para vrios pases europeus e EUA

Mas no mbito do projecto SOS tivemos o cuidado de tentar obter resultados estatsticos para grupos sociais muito afastados dos europeus, o que no tinha sido feito pela equipa de Cipolla, e os resultados obtidos so muito curiosos. Como se observa os valores obtidos para os ndios na Amaznia ou para os aborgenes da Austrlia so muito prximos uns dos outros, mas afastam-se muito dos resultados na Europa ou na Amrica.
0.045 0.04 0.035 0.03 0.025 0.02 0.015 0.01 0.005 0 0 20 40 60 80 100
Aborgenes da Austrlia Europa

ndios da Amaznia

Figura 4 - p(Estupidez) para os ndios da Amaznia e Aborgenes australianos

17

Curiosamente, e com certeza ao contrrio do que esperaria a maior parte dos ocidentais, orgulhosos do seu edifcio civilizacional, a probabilidade de estupidez para estes povos primitivos marcadamente inferior dos pases do norte, mas a curva que se obtm tambm mais espraiada, ou seja com um maior desvio padro. Isto significa em linguagem terra a terra que a probabilidade mdia de ser estpido bastante mais baixa do que na Europa ou EUA, mas que a probabilidade de obter valores muito mais altos do que a mdia tambm maior. Uma interpretao para este fenmeno, aparentemente estranho, poder ser encontrada nos resultados obtidos para a credulidade nestes mesmos povos, no mbito do mesmo projecto. Encontraram-se valores mdios para a credulidade muito altos. Concluso: esses indivduos podem ser facilmente enganados perante as situaes padro criadas, provocando uma maior variao do comportamento estpido. Outra interpretao possvel ser que, sendo menos estpidos, esto menos dispostos a responder a inquritos longussimos e, de vez em quando, perdem a pacincia, e nas respostas simulam o comportamento de um estpido. Os resultados obtidos com estes povos primitivos, para alm de porem em causa a 2 Lei de Cipolla, sugeriam uma de duas hipteses:
ou a informao gentica de estupidez destes povos substancialmente diferente das dos povos europeus ou americanos;

ou a estupidez influenciada por factores no genticos.

O projecto SOS props-se ento repetir os testes com os ndios da Amaznia. Sabiase que a mesma experincia tinha sido feito com Europeus, no alterando os resultados finais. Mas para os ndios da Amaznia os valores conseguidos na segunda experincia foram muito diferentes dos primeiros, surpreendentes mesmo, e provaram de uma forma irrefutvel a influncia dos factores culturais.

18

Os valores que obtivemos, tal como se constata na Figura 5, foram j muito prximos dos resultados para a Europa e EUA!

0.045 0.04 0.035 0.03 0.025 0.02 0.015 0.01 0.005 0 0 20 40 60 80 100 Europa ndios Amaznia

Figura 5 - resultados obtidos para a estupidez ao repetir os testes com os ndios da Amaznia

Podemos ento tornar mais precisa a ideia que expressmos na 7 Lei: a influncia dos factores culturais de facto em condies normais muito lenta, mas pode tornar-se muito rpida, se resultar do contacto com povos francamente mais estpidos.

1 Corolrio da 7 Lei - Os povos em contacto com povos estpidos aprendem rapidamente a ser estpidos, mas o recproco no verdadeiro.

Por isso a 2 Lei da macroestupidologia, mesmo em termos macro, friso bem, mesmo em termos macro, s pode ser considerada como uma aproximao da realidade, pois h que garantir que estamos a considerar grupos prximos culturalmente. Mas, nesses casos, como verificmos, a 2 Lei uma aproximao mais do que razovel, podendo ser mantida, desde que haja o cuidado de verificar se as condies em que pode ser aplicada so preenchidas.

19

Tal como a mecnica de Newton conduz a modelos aceitveis para velocidades muito inferiores da luz, no havendo necessidade de recorrer complexidade da teoria relativista, ou a teoria clssica dos sonhos permite interpretar o comportamento dos sonhos no espao-tempo para velocidades muito inferiores velocidade da loucura, sem ser imprescindvel recorrer TRRS10, a 2 Lei pode ser utilizada em vez da 6 e da 7 Lei se a velocidade dos factores culturais for muito inferior a um valor crtico. Ser legtimo associar os factores culturais luz? Poder-se- falar de uma Estupidologia Relativista, associada velocidade dos factores culturais? H tambm alguns estudos recentes procurando encontrar nos factores culturais fenmenos equivalentes ao foto e teoria de Planck. Estes podero ser campos frteis para futuros projectos Europeus Estpidos. Depois de termos apresentado a 6 e a 7 leis da macroestupidologia regressamos s leis da microestupidologia. 4 lei Fundamental da microestupidologia - a microestupidologia e a gentica

4 Lei - A estupidez gentica de um indivduo varivel de indivduo para indivduo.

O estudo da distribuio gentica provou que a probabilidade gentica global de estupidez constante para a espcie humana, mas demonstrou tambm que cada indivduo tem um mapa gentico de estupidez prprio - aconselho uma vez mais a leitura do artigo em anexo "s to estpido quanto os teus antepassados. H como bvio uma relao entre esse mapa gentico e a funo de probabilidade de estupidez que caracteriza esse indivduo.

TRRS - Teoria da Relatividade Restrita dos Sonhos - ver trabalho de Albert Eintraum "Os sonhos no espao-tempo"

10

20

5 lei Fundamental

5 Lei - A probabilidade pesada de um indivduo ser estpido tem tendncia a manterse constante ao longo da vida.

Desprezando a influncia dos factores culturais de ruptura, que so normalmente pouco perceptveis ao longo de uma gerao, a probabilidade de um indivduo ser estpido constante ao longo de toda a vida, o que parece estar de acordo com a 2 lei, se a aplicarmos no tempo a cada indivduo, em vez de no espao, como habitualmente acontece. Este resultado sugere mais uma vez um estudo relativista da estupidologia na realidade multidimensional espao-tempo. Esta poder ser uma linha de trabalho a prosseguir por futuros projectos. A 5 Lei levanta um conjunto de interrogaes para as quais ainda no existe resposta: Se a P(Estupidez) constante ao longo de toda a vida poder-se- tambm falar de P(Estupidez) para crianas ou mesmos bebs de 1 ou 2 anos de idade? Menos ainda? O que um beb estpido? Um beb que chora sem razo? E um beb inteligente? Um beb que chora quando est doente? E um beb-bandido? Os resultados obtidos no mbito do projecto SOS contemplaram apenas os adultos (idade >18 anos). Existem alguns projectos de investigao procurando obter resultados para crianas. O projecto SOS no foi to estpido que pretendesse responder a todas as questes11.

Se pretendesse responder a todas as questes, tctica muitas vezes utilizada para prolongar os projectos indefinidamente, no haveria resultados e portanto teramos X < 0 e Y < 0 = projecto estpido!

11

21

Concluses: O projecto SOS "Survey Of Stupid people" obteve resultados muito importantes para a estupidologia:

permitiu aprofundar e analisar os resultados de Carlo M. Cipolla; diferenciou a micro e a macroestupidologia; estabeleceu as leis fundamentais da microestupidologia; estabeleceu a 6 e a 7 Lei da macroestupidologia; ps em causa o carcter absoluto da 2 Lei da macroestupidologia, criando as bases para a nova Estupidologia Relativista;

permitiu obter um conjunto enorme de resultados estatsticos sobre a estupidez na Europa e no mundo;

apontou um conjunto de novas linhas de trabalho para futuros projectos estpidos.

22

Anexo - s to estpido quanto os teus antepassados

Neste artigo vai-se demonstrar que a probabilidade gentica humana de estupidez constante, a partir de um exemplo simples, de um diagrama gentico de 3 geraes, onde para simplificar se representou a estupidez por um nico gene - a preto12 - e onde se representaram as possibilidades de combinao gentica a partir de um par de indivduos idnticos, cada um deles com um gene branco e um preto.

1 gerao

2 gerao

A simplificao feita, pois a estupidez est associada a um conjunto de genes e no a um nico gene, no altera as concluses que vamos tirar e que so bastante simples.

Na segunda gerao cada uma das possibilidades genticas (1, 2, 3, 4) vai ter 25% de probabilidade de ocorrer. Consideram-se para a 3 gerao todas as hipteses possveis de emparelhamento na 2 gerao que naturalmente so igualmente provveis.

1-2 3-4 1-3 2-4 1-4 2-3

Na terceira gerao j h pois 24 hipteses de combinao gentica possveis, com exactamente a mesma probabilidade de ocorrer: (100/24)%.
12

Por ter escolhido a cor preta para o gene da estupidez neste e noutros artigos sobre esta temtica j fui objecto de muitas crticas e insultos por parte de vrias organizaes anti-racistas e alguns partidos de esquerda, que me acusam de pretender associar a cor preta estupidez, exigindo que duplicasse sempre os exemplos, um onde a estupidez fosse de cor preta e outro onde fosse de cor branca, e mostrando que os resultados no se alteravam!

23

Verifica-se facilmente que independentemente das trocas genticas, qualquer que seja o emparelhamento dos indivduos ao longo das geraes, haver sempre probabilisticamente para o total dos indivduos 50% de genes brancos e 50% de genes pretos, pois os genes no se modificam se no houver mutaes.

Mas ter 50% de genes estpidos significa que h 50% de estpidos? Tal no seria o caso se o gene estpido fosse dominante ou recessivo pois a sua manifestao dependeria da forma como se associava. Se o gene estpido fosse dominante e o inteligente recessivo por exemplo, no diagrama gentico apresentado teramos 100% (2 em 2) de estpidos na 1 gerao, 75% (3 em 4) na segunda e 79% (19 em 24) na 3 gerao. Mas os genes da estupidez tm um comportamento muito particular representado na Tabela 2 abaixo.

TIPO

CARACTERSTICAS
Inteligente puro

(Hbrido) 50% probabilidade de estpido

Estpido puro

Tabela 2 - tipos de combinaes genticas

Ou seja, o gene da estupidez nem dominante nem recessivo, tendo exactamente 50% de probabilidades de ser dominante e 50% de probabilidades de ser recessivo13. Isso significa que qualquer que seja a combinao realizada, teremos sempre em mdia 50% de probabilidade de estupidez, pois o nmero de inteligentes e de estpidos puros sempre probalisticamente o mesmo, equilibrando-se entre si no exemplo apresentado teremos na 3 gerao cinco inteligentes puros e cinco estpidos puros - e os restantes, os hbridos - quatorze no mesmo exemplo - tero uma probabilidade de 50% de serem estpidos.

fcil concluir que os resultados sero idnticos a probabilidade de estupidez gentica mantm-se constante ao longo das geraes - se prolongarmos o diagrama para mais geraes, ou se construirmos

24

outros diagramas a partir das outras possibilidades de combinao diferentes para o casal da 1 gerao. A tabela abaixo apresenta todas as possibilidades de emparelhamento gentico inicial.

Elemento X 1 2 3 4 5 6

Elemento Y

Tabela 3 - Emparelhamentos genticos possveis para a 1 gerao


Vejamos o que acontece em cada um desses casos: 1. 2. o 1 caso foi o analisado; no 2 caso, em que os pais so inteligentes puros, no haveria estpidos, pois no h gene de estupidez, e por conseguinte a probabilidade de estupidez seria constante, 0%; ou seja, a 6 lei curiosamente continuava a ser vlida; mas se tal se verificasse a estupidologia seria uma cincia intil e este artigo nunca teria sido escrito; 3. no 3 caso s haveria estpidos puros e a probabilidade gentica de estpidos seria de 100%; a 6 lei continuaria vlida mais uma vez; tambm neste caso, a estupidologia era uma cincia sem sentido e este artigo no teria hipteses de ter visto a luz do dia; 4. no 4 caso ser tambm fcil constatar que se mantm ao longo das geraes a probabilidade de estupidez de 25%, existente no primeiro casal - (0% +50%) / 2 - pois o 1 elemento do casal inteligente e o segundo tem 50% de probabilidades de ser estpido; 5. no 5 caso mantm-se uma probabilidade de estupidez de 75% do 1 casal - (100% + 50%)/2 pois o 1 elemento do casal estpido puro e o segundo tem 50% de probabilidades de ser estpido; 6. no 6 caso mantm-se a probabilidade de estupidez de 50% do 1 casal - (100% + 0%)/2 - pois o 1 elemento do casal estpido puro e o segundo inteligente puro. Tal constatao revela um comportamento nada estpido por parte do gene da estupidez para satisfao das organizaes anti-racistas. Este gene parece lutar com o gene da inteligncia pela supremacia e parece conseguir vencer o gene inteligente em metade das situaes!
13

25

Deixamos a demonstrao dos 4 e 5 casos para o leitor, como exerccio, construindo um diagrama gentico idntico ao que fizemos para o caso analisado, para o que reservmos o espao necessrio na pgina seguinte.

Exerccio 1

Exerccio 2

26

Bibliografia 1 - As leis fundamentais da estupidez humana - Carlo M. Cipolla14 2 - Deliverable115 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Status of the Art and Report on Current Activities in Stupidology" - Alberto Unbalordo 3 - Deliverable2 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Case studies demonstrating the need of microstupidology" - Alberto Unbalordo 4 - Deliverable3 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Definition of the Survey Scenario" Alberto Unbalordo 5 - Deliverable4 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Statistical Results of Survey in Europe, USA and Canada" - Alberto Unbalordo 6 - Deliverable5 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Microstupidologic Analysis of Statistical Results of the Survey in Europe, USA and Canada" - Alberto Unbalordo 7 - Deliverable6 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Definition of the Survey Scenario for Indians in Amazonia and Aborigine in Australia" - Alberto Unbalordo 8 - Deliverable7 for SOS "Statistical Results of Survey for Indians in Amazonia and Aborigine in Australia " - Alberto Unbalordo 9 - Deliverable8 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Microstupidologic Analysis of Statistical Results of the Survey for Indians in Amazonia and Aborigine in Australia " - Alberto Unbalordo 10 - Deliverable 9 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Microstupidology Fundamental Laws" - Alberto Unbalordo 11 - Deliverable 10 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "Cipolla's Macrostupidology Discussion" - Alberto Unbalordo 12 - Deliverable 11 for SOS "Survey Of Stupid people" project - "SOS final results" - Alberto Unbalordo 13 Article You are as stupid as your ancestors - Alberto Unbalordo

14 15

Nota do tradutor - editado em Portugal por CELTA EDITORA Nota do tradutor - todos os 'deliverables' esto acessveis no site http://www.SOS.com/balordo

27

Das könnte Ihnen auch gefallen