Sie sind auf Seite 1von 8

ARETEXTUALIZAOEOUSODOINTERNETSCOMOPRTICA ESCOLAR

SOUTO,AlexdeArajoeSILVA,SheilaMariaTabosa (UFCG) RESUMO Opresenteartigotemporobjetivoendossarainclusodaretextualizaocomoprticaescolarnasescolasdeensino fundamental e mdio, numa reaproximao do ensino de lnguas com a realidade dos alunos. Ou seja, a vivncia destealunadocomalnguafaladaecomalinguagemutilizadanaInternetservirdebaseparaodesenvolvimentoda lngua escrita dos estudantes, contribuindo para a formao de melhores leitores e escritores. Trabalhar com retextualizaosignificacolocaroestudanteemcontatocomalnguaemuso,vistoqueretextualizarconverterum texto oral ou da Internet em texto escrito baseado na norma padro. Alm disso, retextualizar contribui para a ampliao do vocabulrio e para uma maior competncia lingstica, pois o aluno poder ter embasamento para saberdiferenciarnoslnguafaladaelnguaescritacomotambmosmaisvariadosgnerostextuais.Apesquisafoi desenvolvida utilizandose do internets, tendo como arcabouo terico autores como Marcuschi e Castilho, dentre outros. PALAVRASCHAVE:Retextualizao;internets;ensinodelnguas ABSTRACT The present paper aims to empower the inclusion of the retextualization process as an educational practice in the primaryandsecondaryschools.Italsointendstolinkthelanguageteachingtotherealityofstudents.Therelationof students with the spoken language and the language used in the Internet are a basis to the development of the written language. Therefore, this work contributes to form better readers and writers. The retextualization process puts students in contact with the language in use, because it converts an oral text or an Internet text into a written one based on the standard language. Moreover, the retextualization practice contributes to the increasing of vocabulary and to a better linguistic competence, because the student will be able to know not only the differences between written and oral language but also the ones among textual genres. The research was developed using the InternetlanguageanditwasbasedontheworksofMarcuschiandCastilho,amongothers. KEYWORDS:Retextualization;Internetlanguage;LanguageTeaching.

0.INTRODUO Ao longo do tempo, o estudo e o ensino de lnguas vm sendo transformado de maneira radical. O ensino baseado exclusivamente na gramtica descontextualizada est fadado ao fracasso. J no se concebem aulas tipicamente estruturalistas que contribuem para uma crescente falta de interesse dos jovens pela escola, especialmente no tocante s aulas de lngua materna e estrangeira. Novas tecnologias emergem a cada dia e, com elas, novas formas decomunicao,novaslinguagens. Com a exploso da Internet, a reduo nos preos de computadores e a proliferao das LAN Houses, a populao deparousecomnovosgnerostextuaiscomooemail,ochateoscrap.Issocontribuiuparaquealeiturasetornasse ainda mais importante nos dias atuais, pois a comunicao virtual essencialmente visual. Tambm contribuiu para que um novo cdigo fosse desenvolvido. Esse cdigo, conhecido como internets, foi rapidamente assimilado e difundido entre os jovens, os maiores usurios da rede mundial de computadores e transformouse numa preocupaoparamuitosprofessoresdelnguaportuguesaeparaospuritanosdalngua. Face a este novo cenrio, o professor e a escola tm a obrigao de desenvolver novas metodologias e fazer uso das novas formas de comunicao na sala de aula, de modo a integrar o aprendizado ao mundo no qual os alunos e o professorencontramseinseridos. Nocasodoensinodelnguas,omesmonopodemaisconsideraralnguacomoumprodutohomogneo,comoum produto que deve ser examinado independentemente de suas condies de produo (Castilho, 2004, p.11). Lngua vida, ao, e no um emaranhado infinito de regras gramaticais fora de contexto. Pelo contrrio. A lngua um conjuntodeusosconcretos,historicamentesituados(Idem). Ao considerar a lngua um produto de interaes sociais, analisaremos uma das vias de comunicao mais usadas pelosjovensatualmente:asconversasatravsdaInternet.Estasseroabordadassoboenfoquedaretextualizao, que faz com que o aluno trabalhe sua escrita, habilidade to importante nos dias atuais. Conforme Poersch(1993) apud Soares(2005, p.94) afirma: [...]para quem vive numa sociedade letrada, a competncia no manejo do cdigo escrito constitui requisito bsico para uma verdadeira cidadania. Ao se trabalhar com o internets ou com a lngua falada para desenvolver a leitura e a escrita na sala de aula quebra o paradigma existente de que a escola [...]exclui da sua considerao o fato de que o aluno convive em seu cotidiano com diferentes formas de linguagem (Orlandi, 1988, p.38). Infelizmente, ainda muito presente a mxima de que o professor controla/domina (o aluno, o conhecimento) e controlado/dominado (pelo sistema escolar) (Sousa, 2002, p.87). Alm disso, no se podem apagar[...]ascondiessciohistricasnasquaisaEducaoseencontrainserida(Mascia,2002,p.170).

Portanto, trabalhar com novas tecnologias requer uma quebra de conceitos arraigados na mente de professores, alunos e da sociedade, que ainda consideram a escola como sendo um mundo parte do mundo real, devido ao seu carterestruturalistahmuitotempoadotado. 1.OINTERNETS Atualmente, a Internet no apenas uma ferramenta de trabalho. Mais do que isso, um valioso meio de comunicao pelo qual as pessoas enviam e recebem emails, tm acesso a todo tipo de assunto, fazem compras, alm de se comunicarem de modo quase que instantneo, por meio de programas como o MSN. Nos dias de hoje o acesso Internet vem se expandindo rapidamente, colaborando parauma maior disseminao de conhecimentos. A inclusodigital,temaquevemsendomuitodiscutido,umaprovadisso. A velocidade de comunicao exigida na Internet fez com que as pessoas das mais variadas culturas e falantes das mais diversas lnguas desenvolvessem cdigos prprios para se comunicarem. Surgiu, ento, o internets, uma mesclaentrelnguaoralelnguaescritaquedrapidezaoprocessodecomunicao,numatentativadeseaproximar davelocidadedalnguafalada. Esta linguagem, baseada na simplificao informal da escrita, com o objetivo principal de tornar mais gil, rpida, a comunicao (Wikipedia) faz uso de abreviaes, de modo que demonstra claramente a interferncia da fala na escrita. A simplificao da lngua no mundo virtual conquista cada vez mais adeptos, jovens em sua maioria, que usamointernetsparasecomunicarem. Assim como na lngua falada, no internets locutor e interlocutor assumem a coautoria do texto, que vai sendo gerado de forma interacional, obrigando ambos a uma sorte de coprocessamento sinttico (Castilho, 2004, p.16

17). Ou seja, uma modalidade diferente do dialogo, difundida em novos gneros textuais como emails, conversas onlineescraps. Entretanto, apesar da popularidade da nova linguagem, a mesma encontra resistncia por parte de pessoas que acusam os usurios do internets de destruir a lngua portuguesa, o que no passa de um radicalismo. Afinal, h tempos so usadas na escrita de cartas, bilhetes, anncios de jornais abreviaes como p/ (para), n(nmero), ap(apartamento), av(avenida), entre outras. E estas abreviaes no chegaram nem um pouco perto de destruir a lnguaportuguesa,oquemostraqueestatemfora,apesardasabreviaesemodismos. Ao analisarmos o internets, podemos perceber que se trata de uma reduo de caracteres com a finalidade de economizar tempo, numa tentativa de igualar a velocidade da conversao online velocidade natural da fala. Muitos destes caracteres possuem relao com a pronncia da palavra a que se referem. Desta forma, kd vc facilmente compreendido por cad voc. Porm, casos como o de termos como naum no constitui economia de tempo,apenasummodismo,emnossaopinio,apesardaprevalnciadaoralidade. Outros caracteres utilizados no internets j no possuem relao alguma com a oralidade. So os chamados emoticons, cuja origem a juno das palavras inglesas emotion e icon. Por exemplo, o smbolo :* equivale a mandarumbeijoeS2aumcorao. Neste caso, fazse necessrio um conhecimento maiorda linguagemdo mundo virtual. E esta linguagem adquirida com o convvio com o mundo virtual e tambm com a telefonia celular, j que estes cdigos tambm so utilizados nasmensagensdetextodatelefoniamvel. Essa nova modalidade da linguagem no deve ser condenada, apenas mais uma modalidade da lngua que tem normas prprias, concordando com Marcuschi(2003, p.31), que pondera que todas as variedades submetemse a algum tipo de norma. A lngua falada possui a sua norma prpria, assim como a lngua escrita, ambas em nveis formaleinformal.Assim,nadamaisnormalquealinguagemdaInternetpossuaasuatambm. Contudo, os usurios dessa nova modalidade precisam ter a conscincia e que a linguagem utilizada para comunicao na Internet deve permanecer exclusivamente na rede e no adentrar na lngua escrita propriamente dita. Assim, se as pessoas sabem diferenciar algumas caractersticas da oralidade e da escrita, elas precisam saber diferenciar o internets tambm. Com a era digital, possvel afirmar que h uma nova diferenciao de lnguas: lngua falada, lngua escrita e lngua virtual ou digital. Afinal, a lngua [...] reflete em boa medida, a organizao da sociedade(Ibid,p.35,grifodoautor).Ainda,segundoMarcuschi,somodosderepresentaocognitivaesocialque serevelamemprticasespecficas(Idem). nessepontoquesurgeanecessidadedoprofessordelnguaportuguesaaproximarsedeseusalunoseexplorarem suas aulas essa nova modalidade da lngua. A utilizao da retextualizao pode contribuir para que isso acontea.

Com a aproximao do professor e da escola realidade dos alunos e do mundo, o ensino pode se tornar mais prazerosoeeficaz. 2.ARETEXTUALIZAOEASCONCEPESDELNGUA O profissional que pretende trabalhar com retextualizao no pode ver a lngua como um fenmeno homogneo, imutvel, tampouco como sistema de regras. A heterogeneidade da lngua, sua dinamicidade e seu contexto histricosocial devem servir de orientao para o trabalho do professor que objetiva trabalhar com a retextualizao,vistoqueacontextualizaoprimordialparaofuncionamentoplenodalngua(Marcuchi,2003,p. 43). O professor no deve colocar a oralidade como a modalidade onde tudo permitido nem a escrita como a modalidade organizada, uma vez que a passagem da fala para a escrita no a passagem do caos para a ordem: a passagem de uma ordem para outra ordem (Op. Cit., p.47). O mesmo se aplica para a transformao do internets paraanormapadro. Todavia, no se pode confundir retextualizao com transcrio, pois a primeira uma atividade complexa em que ocorrem mudanas considerveis quando um texto de uma modalidade transformado em texto de outra modalidade. A retextualizao caracterizase por converter textos orais em textos escritos, por meio da eliminao dasmarcastpicasdaoralidadeepelainclusodeelementoscaractersticosdalnguaescrita. 3.RETEXTUALIZANDOOINTERNETS A utilizao do internets para produzir retextualizaes faz uso de algumas operaes diferentes das nove operaes sugeridas por Luiz Antonio Marcuschi em seu livro Da fala para a escrita: atividades de retextualizao. Issoporqueocorrempoucasestratgiasdeeliminao,quedolugaraestratgiasdeincluso,vistoqueopoucouso de caracteres no internets propicia esta condio em parte dos casos. Alm disso, faz pouco uso da paragrafao, devidobrevidadedasmensagensvirtuais,emsuamaioria. Vejamos um exemplo de retextualizao feita a partir do internets. Foi solicitado a uma estudante da 1 srie do ensino mdio a seguinte tarefa: escrever em uma folha de papel um scrap, como se fosse um recado enviado pelo Orkut, e em seguida, pediuse que os alunos trocassem seus scraps. Ento, o professor orientou a turma sobre as diferenasentrefalaeescrita,ressaltandoqueaescritausadanaInternetdevepermanecernaInternet,poisalngua portuguesa possui um sistema de normas e regras prprias na sua modalidade escrita e que muito importante ter conhecimento da escrita da norma padro. Afinal, esse conhecimento que permitir aos alunos as oportunidades deingressaremumcursosuperiore/oupleitearumbomemprego.

TextoemInternets Oieeeemiga!!!!Tdblz? tah.Qdofoavisa Bju,Ktia

Retextualizao Oiamiga!Tudobem? meavise. Beijos,Ktia!

Nunk + t vi. Pasa lah em ksa Nunca mais vi voc. Passe na minha casa depois. Quando voc for,

O que se nota na primeira linha uma influncia da oralidade na escrita, sobretudo na saudao inicial. Em seguida, h uma reduo de caracteres que, no entanto, no compromete a compreenso. Na segunda parte do scrap h a incluso de smbolos como o sinal da adio representando a palavra mais, a oralidade presente em nunk, pasa, ksa, fo e bju, em vez de nunca, passa, casa, for e beijos. O acento agudo foi substitudo pelo h em lah e tah. Ocorreu ainda a abreviao da palavra quando, que virou qdo. Como se pode observar, a compreenso no foiafetada,apesardoenxugamentodointernetsemrelaolnguapadro. Ao retextualizar o scrap, o estudante eliminou completamente os traos da linguagem da Internet e produziu um textocoerentecomalnguapadro.Obviamente,aretextualizaofoifeitautilizandoognerotextualcarta,queo que mais se aproxima do scrap. Outro fato interessante foi a substituio do termo blz, facilmente entendido por beleza que, ao ser retextualizado, foi trocado pela palavra bem, formando a expresso Tudo bem?. Este fato demonstra que o aluno sabe que a palavra beleza no caberia no contexto da lngua escrita, por se tratar de gria. Todavia, pode se observar que o trabalho com o internets visando a retextualizao limitado, pois os gneros textuaisquepodemserutilizadosnesteprocessosopoucos.Noentanto,osalunosdemonstramummaiorinteresse pela escrita, pois trabalham a partir de dados reconhecidos e produzidos por eles prprios e que tratam de assuntos consideradosporelesrelevantes,vistoqueosestudantesjulgamserdesumaimportnciasabersecomunicaratravs dointernets. possveltrabalhararetextualizaousandoconversaspeloWindowsLiveMessenger,popularmenteconhecidopor MSN. O processo para retextualizar as conversas do MSN o mesmo utilizado para a converso da lngua falada para a lngua escrita. Afinal, o MSN possui as mesmas caractersticas de uma conversa, especialmente a informal. A influnciadaoralidadenosusuriosdesteprogramaaltamentevisvel. OmesmopodeseraplicadoasitescomooOrkut.Adiferenaque,noMSN,asconversasocorremonline,comose duas ou mais pessoas estivessem conversando. J no Orkut esse fato nem sempre possvel. Deixase um recado scrap que, embora seja prontamente enviado pela Internet, o destinatrio poder ver a qualquer tempo, independentedeleestaronlineouno.

Nosdoiscasos,oprofessorexplicaaosalunosasdiferenasentrelnguafaladaelnguaescrita,conscientizandoseus alunosdequemuitasvezesfalamosdeumaforma,masescrevemosdeoutra. Porsuavez,aretextualizaodoemailsemelhanteaescreverumacartaoubilhete.Nestecaso,oprofessorexpe os alunos aos gneros textuais carta, bilhete, mostrandolhes o formato e as caractersticas de cada um, sempre contextualizando com a realidade dos estudantes. Afinal, o aluno demonstra mais interesse por assuntos que eles possamutilizarnocotidiano. 4.CONSIDERAESFINAIS Ointernetssetornacadavezmaispopularentreaspessoas,nosentreosjovens,mastambmentreadultosque necessitamdeumacomunicaoinformalonlinerpida.Sejaparafalarcomalgumamilharesdequilmetros,seja para deixar um recado, fato que so poucos os usurios da Internet imunes s facilidades que a linguagem virtual oferece. Nessa nova realidade, a escola precisa rever algumas de suas prticas para que desperte em seus alunos o gosto pela escrita e pela leitura. Para isso, utilizarse do internets em sala de aula constitui uma nova prtica, uma vez que se abre um novo campo a ser trabalhado pela escola. Juntase ao internets a importncia de se trabalhar comalnguafaladaetemosaprticadaretextualizao,queatua[...]comoumaferidordamaturidadelingsticado retextualizador quanto conscincia das diferenas da relao falaescrita (Marcuschi, 2003, p.76, gifo do autor). Ou seja,retextualizarpermiteaoprofessoraoportunidadedeanalisarseoqueeleestensinandoestsendoaprendido pelos seus alunos. Permite tambm ao aluno a oportunidade de criar textos distintos a partir de suas retextualizaes,vistoquedificilmenteumapessoafarumaretextualizaoidnticadeoutrapessoa. Outropontoimportantenesteprocessoaintegraodaescolacomomundorealemquetantooprofessorquanto os alunos esto inseridos. A escola no deve ser vista como algo separado do mundo. Ela parte do mundo e uma partedesumaimportnciaparaodesenvolvimentohumanidade.Diantedisso,cabeescolaouvirseusalunosacerca de novos conhecimentos, estimular a participao deles na escola. Nas palavras de EckertHoff a respeito da participaodosalunos:[...]necessrioquesuavozsejaouvida,enoabafada(2002,p.41). Trabalharaescritaapartirdafalaedointernetstrazerdevoltaarealidadesaladeaula.Desenvolvernosalunos essa capacidade significa desenvolver melhores usurios do cdigo escrito e melhoras na produo textual. Ou seja, uma melhor educao e mais chances dos alunos exercerem a cidadania e saberem expressarse, especialmente no tocanteescrita..

5.REFERNCIASBIBLIOGRFICAS CASTILHO,AtalibaT.Alnguafaladanoensinodeportugus.6Ed.SoPaulo:Contexto,2004. ECKERTHOFF, Beatriz. A leitura na aula de lngua estrangeira: o que dizem os professores. In: Trabalhos de LingsticaAplicada,n.40.UNICMP:Campinas,SP,2002,p.2943. MARCUSCHI,LuizA.Dafalaparaaescrita:atividadesderetextualizao.SoPaulo:Cortez,2003. ORLANDI,EniP.Discursoeleitura.SoPaulo:Cortez,1988. SOARES,Dbora.O papel do conhecimento prviona compreenso leitora. In: CARBONI, F. e BOROWSKI, Luana (orgs.).Aintertextualidadeeoensinodelnguasestrangeiras.PassoFundo,RS:UniversidadedePassoFundo,2005,p. 93106. MASCIA, Mrcia. As emergncias da resistncia. In: Investigaes discursivas na psmodernidade: uma anlise das relaesdepodersaberdodiscursopolticoeducacionaldelnguaestrangeira.Campinas,SP:MercadodasLetras,2002, p.163176. WIKIPDIA,AENCICLOPDIALIVRE.Internets.Disponvelem:HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Internet%C3%AAs. Acessoem22demaiode2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen